News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/01

Started by JotaCC, 02 de January de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Filipe Oliveira Titular em Alvalade


Depois do triunfo para o campeonato em Alvalade, por 2-1, no início da época, o Sporting de Braga quer voltar a repetir o êxito, desta vez para a Taça da Liga.
Os minhotos defrontam amanhã os 'leões' (20.15 horas) e viajam até Alvalade com o estatuto de líderes da Liga e motivação em alta depois de um ano novo histórico para a equipa e clube.

Já a pensar no último jogo da primeira volta do campeonato - na próxima semana com o Nacional - o técnico Domingos Paciência vai aproveitar o jogo da Taça da Liga para rodar jogadores e oferecer a titularidade a algumas caras novas.

O primeiro caso é Filipe Oliveira. O lateral direito saltou para a titularidade devido à saída de João Pereira para o Sporting e é o candidato natural para ocupar o lugar. Dep ois de ter atravessado um período de paragem devido a lesão, Filipe Oliveira tem estado em destaque nos treinos e jogos de preparação e retoma a titularidade após 30 minutos de utilização esta época. O jogador apenas alinhou em dois desafios no campeonato: frente ao Vitória de Setúbal, em casa, e em Paços de Ferreira, no jogo da última jornada da Liga.

Filipe Oliveira tem, assim, em Alvalade, uma oportunidade de ouro para convencer Domingos Paciência, numa altura em que o Sp. Braga já assegurou Miguel Garcia (ex-Olhanense), que será concorrente directo para a asa direita.
A par de Filipe Oliveira, Alvalade será sinónimo de titularidade também para o guarda-redes Pawel Kieszek. Na calha para um lugar entre o onze eleito, estão também Osvaldo e Matheus para a linha da frente.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Entorse afasta Hugo Viana da deslocação a Alvalade

Médio lesionou-se no pé esquerdo e poderá enfrentar paragem de duas semanas. Madrid deve entrar na equipa.

Hugo Viana entrou em 2010 com o pé esquerdo, que é como quem diz sob o signo do azar. O influente médio bracarense sofreu uma entorse e irá falhar o jogo de amanhã, com o Sporting, para a Taça da Liga.

Um duro revés para Domingos Paciência na contagem decrescente para aquele que, em teoria, é o desafio mais difícil do grupo B da Carlsberg Cup e no qual era importante para o Sp. Braga ter as suas armas mais importantes em campo.

O nome de Hugo Viana não surgiu ontem no boletim médico fornecido pelo clube, talvez porque o atleta ainda vai fazer um conjunto de exames para determinar a gravidade da entorse contraída no pé esquerdo. Feita a primeira avaliação, estima-se que Hugo Viana estará fora de combate entre uma semana e meia a duas semanas. A confirmar-se este tempo de paragem, o jogador falha não só a deslocação a Alvalade mas também a recepção ao Nacional, no próximo dia 8, no encerramento da primeira volta do Campeonato.

A preocupação imediata de Domingos Paciência é o Sporting e, nessa medida, Andrés Madrid afia as unhas para enfrentar o leão. O argentino é o substituto natural de Hugo Viana, ele que frente a U. Leiria e Leixões, para o Campeonato, aproveitou uma gripe do número 45 para carimbar o passaporte para a titularidade.

A BOLA

JotaCC

Competições a eliminar têm sido um pesadelo
TAÇA DA LIGA É OPORTUNIDADE PARA "APAGAR" PASSADO
   
O que têm em comum Elfsborg, E. Amadora, Fátima e Benfica? A resposta é simples e está diretamente ligada à carreira de Domingos. As quatro equipas derrotaram o jovem treinador em provas a eliminar, fazendo da Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga um pesadelo para o agora líder dos arsenalistas. Em 17 encontros para competições onde a regularidade não dita leis, Domingos soma 7 vitórias, 2 empates e 8 derrotas. Amanhã há um duelo em Alvalade que pode começar a "apagar" este passado negro.

Tudo começou com o Benfica, ao serviço da U. Leiria, em janeiro 2007. O adeus no Estádio da Luz à prova rainha do futebol português repetiu-se menos de um ano depois, já ao serviço da Académica. E foi pelos estudantes que o treinador sentiu o sabor amargo de uma derrota inesperada no terreno do Fátima, logo na estreia da Taça da Liga.

Alguns meses volvidos seria a vez de o E. Amadora "arrumar" com Domingos da Taça, numa época em que o 3.º lugar na Carlsberg Cup significaria... ficar pelo caminho. O salto para Braga abriu as portas da Europa e os adeptos ansiavam por ver repetidas as vitórias de Jesus. Só que o Elfsborg gelou o Axa e voltou a mostrar superioridade na Suécia.


RECORD

JotaCC

Dizem que é como Weah

Veloz, possante, bom cabeceador, exímio finalizador... As características que atribuem a Moussa Maazou em tudo fazem lembrar George Weah, que um dia saltou da Libéria para os grandes palcos europeus. Nascido há 21 anos, em Niamey, capital do Níger - um dos países mais pobres do mundo -, o novo avançado do Braga tem vindo a conquistar admiradores desde que em 2008 deixou o desconhecido Douanes (Togo) e assinou pelo modesto Lokeren. Duas dezenas de clubes chegaram mesmo a enviar emissários a um encontro da equipa tricolor frente ao FC Brugges para avaliar a sua capacidade, apesar de os primeiros tempos em território belga não terem sido fáceis. O frio começou por levar-lhe a melhor, mas com o tempo Maazou foi aprendendo a combatê-lo, usando estratégias pouco conhecidas. "Os outros jogadores africanos do Lokeren aconselharam-me a passar vaselina nos pés para os aquecer, e a verdade é que resulta", revelou na altura o internacional do Níger, que defrontou Angola na fase de qualificação para o Mundial'2010.

Produto das escolas do Sahel, pelo qual marcou nove golos em dez jogos em 2005/06, Maazou é um exemplo de aplicação no trabalho, tantas foram as vezes que ficou no relvado do complexo do Lokeren depois de o treino ter terminado. Conta quem o viu, que procurava aprimorar a técnica individual, o jogo de cabeça e o remate. De resto, a atitude mereceu-lhe elogios por parte do seu treinador e mentor, George Leekens. "Ele [Maazou] é um jogador com uma vontade enorme de triunfar e um grande desejo de evoluir", explicou o técnico ao sítio da FIFA.

Em termos desportivos, tamanha aplicação de Maazou resultou na obtenção de 14 golos em 23 jogos pelo Lokeren na época de 2008-09 e uma transferência milionária para o CSKA de Moscovo. Os russos pagaram quatro milhões de euros para o ter, mas o investimento acabou por não resultar, uma vez que o avançado, que sonha um dia jogar ao lado do ídolo Emmanuel Adebayor (Manchester City), fez o gosto ao pé apenas por três ocasiões em 15 encontros. A estadia na Rússia, que agora termina, foi mesmo uma das piores fases da carreira, ou não tivesse sido alvo de insultos racistas num embate contra o Dínamo de Moscovo. "Lamentavelmente, parte dos adeptos gritou e imitou macacos o tempo todo, acabando por perturbar o Maazou, que parou diversas vezes para discutir com eles", criticou o brasileiro Zico, então técnico do clube dos militares russos.

Rafael Bastos encantou Jesus

De Salvador da Baía (Brasil) a Lisboa há um enorme oceano pelo meio, mas isso não impediu que o perfume do futebol de Rafael Bastos encantasse Jorge Jesus, na altura no Belenenses. O treinador pediu para os dirigentes azuis não o deixarem fugir e estes fizeram-lhe a vontade, garantindo-o por empréstimo no começo da época de 2007/08. A concorrência de Silas e José Pedro fez com que o brasileiro cumprisse apenas nove jogos no Belenenses, alguns deles tendo como companheiro na equipa inicial Areias, que ficou com uma boa imagem do agora reforço do Braga. "Tecnicamente é muito evoluído. Nos treinos era um jogador empenhado e criava um bom ambiente no balneário", descreve o lateral-esquerdo a O JOGO, que viu o médio-ofensivo partir rumo ao Nacional em 2008/09, apesar de os arsenalistas, que já se encontravam de olho nele há algum tempo, o desejarem.

Tal como na equipa de Belém, Rafael Bastos acabou por não ter grandes oportunidades nos nacionalistas. Meia temporada não deu para mais se não para criar fortes laços de amizade com alguns jogadores, como Luiz Alberto, e para atribuir alcunhas aos companheiros, de que é maior exemplo João Aurélio. Daí partiu para uma aventura no desconhecido Consalode Sapporo, da II Divisão japonesa, mas os muitos quilómetros de distância não fizeram os dirigentes bracarenses perderem-lhe o rasto. O regresso a Portugal pode ser uma boa hipótese para relançar uma carreira que chegou a prometer no Bahia.


Miguel Garcia pronto para lutar por títulos

Está finalmente concluído o processo de transferência de Miguel Garcia para o Braga. Tal como já se sabia desde quarta-feira, o lateral-direito assinou um contrato válido até ao final da temporada de 2010/11, tendo ontem, de manhã, realizado o primeiro treino com os novos companheiros de equipa. À tarde surgiu a confirmação oficial no sítio do clube, através do qual o antigo jogador do Olhanense agradeceu aos responsáveis bracarenses a confiança que nele depositaram. "Esta é uma grande oportunidade para demonstrar o meu valor", afirmou Miguel Garcia, que está a relançar a carreira após um longo período de ausência devido a lesão. Aliás, o internacional sub-21 português, que procurou informações sobre os arsenalistas junto de Hugo Viana, companheiro nos escalões de formação do Sporting, admitiu que jamais esquecerá quem o ajudou nessa fase complicada. Mas agora, o seu pensamento é apenas um. "Garanto que tudo irei fazer para ajudar o clube a atingir os seus objectivos", prometeu, decerto sabedor que estes passam pela conquista de um título.


Rodriguez abandona mais cedo o treino

Numa altura em que se fala com insistência no interesse do Sporting em Rodriguez, o peruano lesionou-se no treino de ontem e deverá falhar a deslocação do Braga a Alvalade, onde poderia ser analisado à lupa pelos adeptos leoninos. O central ainda iniciou a sessão de trabalho de ontem, mas acabou por abandoná-la minutos mais tarde queixando-se de dores na perna esquerda. Os exames realizados posteriormente indicaram que "El Mudo" tem uma mialgia na região anterior da perna esquerda, problema que exige repouso e tratamento nas instalações do departamento médico do clube. Por isso, não se pode dizer que Rodriguez tenha entrado com o pé direito no novo ano, depois de ter terminado 2009 numa sequência de sete jogos consecutivos a titular.

André Leone tem a porta aberta à titularidade

O jogo com o Sporting, para a Carlsberg Cup, deve marcar o regresso de André Leone à titularidade, no lugar deixado vago por Rodriguez. O central brasileiro não faz parte das escolhas iniciais de Domingos Paciência desde que foi expulso contra o Benfica, a 31 de Outubro.

Treino e conferência antecedem a viagem

O Braga realiza, esta manhã, o derradeiro treino antes de viajar para a capital, onde amanhã defrontará o Sporting, para a Carlsberg Cup. O itinerário será cumprido à tarde, depois de Domingos participar na primeira conferência de Imprensa do ano, às 12h30.


O JOGO

JotaCC

Naumovski convocado

Levko Naumovski, pivô do ABC, foi chamado à selecção da Macedónia. O reforço deste ano dos academistas regressa assim à equipa do seu país, depois da ausência enquanto jogava na segunda divisão espanhola (División de Honor B). O ABC terá dado ao jogador maior visibilidade, tratando-se de uma equipa histórica do andebol europeu e até porque Naumovski já teve esta época a oportunidade actuar pelos minhotos na Taça das Taças e voltará à prova europeia em Fevereiro aquando dos oitavos-de-final frente aos alemães do Gummersbach.

Sublinhe-se que a Macedónia, integrada no Grupo 7 de apuramento para o Mundial'2011 (fase final na Suécia), defrontará já este mês as selecções da Lituânia, no dia 15, e da Turquia, no dia 16, ambas em casa.


Dulce Félix demolidora


O ano de 2009 ficará para sempre na memória de Dulce Félix como o melhor da sua carreira e, por isso, nada melhor do que um triunfo na última competição, a S. Silvestre da Amadora, para festejar os resultados alcançados.

Com efeito, anteontem na Amadora, Dulce Félix repetiu o triunfo de 2008, com um desempenho demolidor, deixando Sara Moreira, a 37 segundos. A sua boa forma, já demonstrada na S. Silvestre de Lisboa, disputada cinco dias antes, ficou bem patente, tendo realizado o quarto melhor tempo de sempre, a 17 segundos do recorde da prova que pertence à letã Jelena Prokopchuka, desde 2004.

Aos três dos dez quilómetros Dulce isolou-se e depois só teve de gerir a vantagem sobre Sara Moreira que também fez melhor registo do que há um ano. Dulce Félix conclui assim um ano em que foi 15ª no Mundial de crosse (em Março), 13º nos 10 000 do Mundial de pista de Berlim (em Agosto) e 6ª no Europeu de crosse (em Dezembro), só para relembrar as principais provas de 2009. A queniana Elisabeth Rumokol, vencedora da S. Silvestre de Lagoa, completou o pódio.

Em masculinos, Manuel Damião foi terceiro, não podendo competir de igual para igual com o vencedor, o queniano Joseph Ebuya, que já fora segundo em 2006. O africano isolou-se aos oito quilómetros, deixando que os dois restantes lugares do pódio fossem disputados por Nicholas Korir e por Damião. A vantagem acabaria por ser para o queniano, por dois segundos. De referir que os outros portugueses nos dez primeiros foram Hermano Ferreira (7º), Eduardo Mbengani (8º), José Rocha (9º) e Pedro Ribeiro (10º). Nota para o número de atletas chegados à meta que foi de 697 (67 mulheres), mais 28 do que em 2008, mas aquém do recorde que é de 781 (em 2007).



"Este ano estou melhor"

Dulce Félix estava satisfeita com o triunfo alcançado, principalmente por ter ganho a uma das melhores atletas portuguesas da actualidade. "Foi uma prova difícil. Ganhei a uma boa atleta que se chama Sara Moreira. Por isso fiquei muito satisfeita, não apenas por ter ganho, mas também por ter conseguido obter um tempo melhor do que no ano passado", disse a atleta do Sporting de Braga que considerou ainda que tal se deve a estar em melhor forma do que em 2008.


O JOGO

JotaCC

Comentário 2ª Divisão - Série A
Nuno Lázaro a propósito da primeira ronda de 2010, que começa já amanhã.

Estamos no final do ano de 2009, mas logo no dia 3 de Janeiro de 2010 temos mais uma jornada da 2ªDiv. Série A, e por isso não podemos parar!

Na última jornada, não houve qualquer surpresa, quer nos jogos, quer no que eu tinha escrito na minha antevisão e como tal está tudo exactamente na mesma. Claro que é uma forma de expressão em termos de tabela classificativa, porque para quem perdeu foram mais três pontos que terão que tentar recuperar o mais rapidamente possível. As coisas começam a ficar definidas em duas ou três posições de descida, porque se colocarmos o Módicus como praticamente certo para a subida de divisão, entre o Rio Ave que se encontra em lugar de subida(2º) e o Boavista(10º) que está na linha de água, apenas estão 9 pontos a separá-los e sabemos bem como tudo pode mudar rapidamente! Não me canso de dizer que esta 2ª Div. Série A, é das mais competitivas dos últimos anos e teremos emoção até ao final.

Assim, e depois desta pequena reflexão, passo a comentar o que poderemos vir a esperar da próxima jornada deste campeonato!

Piratas de Creixomil vs Acad. Leça: A Acad. Leça continua a fazer uma campeonato tranquilo e vai ao Piratas de Creixomil tentar conquistar os 3 pontos, sabendo que estas e a jogar em casa querem vencer e tentar aproximar-se dos lugares que dão acesso à permanência neste escalão. Quanto a mim será um jogo "morno" e que poderá pender para qualquer uma das equipas.

Farlab vs Boavista: Um jogo que será sem dúvida de bastante "luta" e força de vencer, pois os lugares que ambos ocupam não são os mais cómodos e de certeza que nenhuma quer perder. A juntar a isto temos o "ingrediente" de jogadores que representam hoje uma equipa, já representaram a outra e vão querer mostrar serviço. Quanto a mim um jogo que merece ser visto por muitos, pois conheço bem as duas equipas e será emoção até ao apito final do árbitro (cronometrista, claro)!

Módicus vs Póvoa Futsal: Duas equipas a atravessarem momentos bem diferentes no campeonato, pois o Módicus é líder isolado e o Póvoa encontra-se em zona de descida. Calculo que será um jogo em que o Póvoa tudo irá fazer para contrariar esse favoritismo do Módicus, mas não acredito que este a jogar em casa se deixe surpreender.

Gafanha vs Nogueiró: O Gafanha a jogar em casa vai querer vencer para tentar sair dos lugares incómodos da tabela, mas o Nogueiró vai com certeza querer conquistar mais 3 pontos para começar o ano com mais tranquilidade. Espero que seja mais um belo jogo de futsal e que tenho a certeza que terá um resultado pouco desnivelado.

Viseu Futsal 2001 vs Nogueirense: Vamos ver como reage este Viseu neste inicio de ano, pois parecia que tudo iria ser mais tranquilo e estes altos e baixos colocam a equipa neste momento num 4º lugar que não me parece o ambicionado por todos em Viseu. Joga esta jornada com o último classificado e se vencer, pode aproveitar o embate entre o 2º e 3º classificados da tabela. Será obvio que o Nogueirense quererá dificultar ao máximo as aspirações do Viseu, pois nada está perdido e como tal precisam muito de conquistar pontos.

FC Foz vs Lamas Futsal: Este será outro daqueles jogos em que a emoção estará ao rubro até final, pois ambos sabem que a vitória os aproxima ainda mais dos lugares cimeiros da tabela. Para mim o Foz é favorito por jogar em casa, mas tenho a certeza que este Lamas vai dar muito que fazer e poderá também vencer.

Rio Ave vs Braga/AAUM: Sem dúvida o jogo da jornada, pois jogam entre si o 2º e 3º classificados da tabela. Se o Rio Ave vencer aumentará para 6 pontos a vantagem sobre o Braga, mas caso se dê o contrário, o Braga passa a ocupar o 2º posto em igualdade pontual com estes. Por isto e pelo futsal que estas equipas têm vindo a apresentar, depois de momentos menos bons, vamos com certeza ter um jogo muito táctico e com as linhas muito fechadas, tentando sair depois em transições rápidas, porque o modelo de jogo de ambas é idêntico. Vamos esperar para ver quem vencerá este "duelo" táctico.

Aproveito para desejar a todos um bom ano de 2010 a todos os que gostam de Futsal e que nele trabalham de forma a tornar a modalidade mais vista e mais querida entre o público em geral. Aos adeptos o meu obrigado por nos apoiarem, quer nos jogos, quer nos vossos comentários, desde que estes venham de uma forma construtiva, pois para denegrir a imagem do futsal e dos seus agentes já existem muitos...

JotaCC

O guerreiro bragantino

Emprestado pelo Braga ao Covilhã esta época, Pizzi, de 20 anos, esteve em grande destaque na primeira volta e foi eleito pelos treinadores da Liga Vitalis como a maior jovem promessa da competição. "Foi uma surpresa total para mim. Fiquei muito contente pelas pessoas estarem a dar valor ao meu trabalho" -foi desta forma que o jovem extremo-direito reagiu à distinção que lhe foi feita pelos técnicos através de O JOGO. Utilizado em todos os 14 jogos disputados pelos Leões da Serra até ao momento no campeonato, somando 1111 minutos nas pernas, Pizzi já marcou quatro golos, pelo que, na sua opinião, "a época está a correr espectacularmente bem".

A "experiência adquirida" na época passada no Ribeirão; o facto de ter sido "bem recebido por todos"; e as "semelhanças" entre a sua cidade natal, Bragança, e a Covilhã são as razões que o jovem extremo apresenta para explicar o seu sucesso na Serra.

Ligado contratualmente aos Guerreiros do Minho até 2011, Pizzi luta no Covilhã pelo regresso à procedência. "Esse é o meu principal objectivo e gostava de ter a minha oportunidade no Braga. É nesse sentido que tenho trabalhado", revela. Outra das metas que já definiu foi "chegar à Selecção sub-21", ele que soma cinco internacionalizações pelos sub-19, a primeira das quais, em 2007/08, contra a Turquia. O salto para um grande fecha o pódio das ambições. Se o coração mandasse neste caso, a preferência recaía no Sporting. No Covilhã espera "garantir a manutenção" e, quiçá, aproximar-se dos "lugares cimeiros" para "complicar as contas dos favoritos".

Fora do futebol, diz-se "reservado" e sai pouco de casa. Gosta de "jogar computador, ler romances e ver televisão". Na Covilhã, partilha a casa com o guarda-redes Diego, também emprestado pelo Braga, o seu "melhor amigo no futebol".


Quando era miúdo jogava no bairro com a camisola de Pizzi

Luís Miguel Afonso Fernandes começou a ser conhecido por Pizzi por volta dos nove anos. "No bairro em que eu jogava futebol com os meus amigos, eu levava a camisola do Barcelona, com o nome do Pizzi, e a partir daí puseram-se a alcunha", conta, esclarecendo que o antigo internacional espanhol, que também passou pelo FC Porto, nunca foi o seu ídolo. A camisola era mera coincidência. A verdade é que o jogador do Covilhã, por empréstimo do Braga, gosta de ser chamado desta forma. "É um nome mais interessante em termos futebolísticos. Fica no ouvido as pessoas. Se eu fosse o Luís Fernandes passava despercebido", admite. Número 7 desde as camadas jovens, admirou Figo e agora Cristiano Ronaldo é o seu jogador preferido.



Nos seniores aos 16 anos

O talento de Pizzi revelou-se no Bragança, o clube da sua terra e onde iniciou a carreira. Aos 16 anos, já jogava pela equipa principal, ajudando o pequeno clube transmontano a subir à II Divisão Nacional. Na temporada seguinte, ainda júnior, continuou a jogar pelos seniores, até que despertou a cobiça do Braga. Após um torneio entre equipas portuguesas e espanholas disputado precisamente em Braga, foi convidado por António Caldas, então treinador dos juniores arsenalistas, e aceitou transferir-se para o clube minhoto. Foi lá que fez o seu último ano de júnior e, na época subsequente (2008/09), foi emprestado ao Ribeirão, da II Divisão. Uma experiência que "correu mais ou menos" e que serviu principalmente para "ganhar mais experiência". Novo empréstimo, agora ao Covilhã, levou-o pela primeira vez aos campeonatos profissionais.


Fisioterapia congelada


Apesar de o futebol ser a sua prioridade, Pizzi nunca descurou os estudos. Terminado o 12º ano, entrou no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave para estudar fisioterapia, outra das suas paixões. Por questões profissionais, no entanto, congelou a matrícula, que espera reactivar brevemente. Com saudades da família - não foi a casa na passagem de ano, porque teve treino ontem - sublinha o apoio dos pais como fundamental para o seu percurso no futebol.


OJOGO



JotaCC

Rodriguez, Viana e Yazalde desfalcam Braga no ataque a Alvalade

O líder do campeonato vai defrontar o Sporting sem algumas peças importantes nos três sectores da equipa: Rodríguez desfalca a defesa, no meio campo o ausente é Hugo Viana e na frente, Yazalde também não poderá jogar.

Além destes três jogadores, Domingos Paciência também não pode contar com o médio Peterson e com o guarda-redes Cristiano, todos lesionados.

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Kieszek e Eduardo

Defesas: Paulão, Leone, Moisés, Evaldo e Filipe Oliveira

Médios: Vandinho, Mossoró, Diogo Valente, Andrés Madrid e Peña

Avançados: Paulo César, Osvaldo, Meyong, Alan, Adriano e Matheus



Domingos assume: «Queremos ganhar o campeonato»

O treinador do Sp. Braga entra em 2010 com um discurso forte e assume: «Claro que queremos ganhar o campeonato».

«Estamos na frente e enquanto estivermos nessa posição vamos lutar por ela até ao fim da temporada», afirmou Domingos Paciência, na conferência de imprensa de antevisão à partida com o Sporting para a Carlsberg Cup.

Uma competição que o técnico quer juntar ao palmarés do clube: «Todas as provas são prioritárias.»

Quanto ao encontro com os leões, Domingos considera que o jogo deste domingo vai ser «completamente diferente» do encontro para o campeonato (que o SC Braga venceu por 2-1), «até pela responsabilidade da liderança».

Além disso, o treinador dos arsenalistas espera um «Sporting preocupado em aumentar o seu rendimento» e por isso mais combativo do que no encontro da primeira volta do campeonato.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Hugo Viana e Rodriguez são baixas para Alvalade
Domingos Paciência faz regressar Vandinho e Peña.


Hugo Viana e Rodriguez, lesionados, não são opção para Domingos Paciência na deslocação a Alvalade, onde o Sp. Braga defronta o Sporting, em jogo da primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga. Um encontro que está marcado para as 20h15 deste domingo.

O médio contraiu uma entorse no tornozelo esquerdo e o central apresenta uma mialgia na perna esquerda, pelo que estão entregues ao departamento médico dos bracarenses.

Em relação à última convocatória, para o jogo com o P. Ferreira, saíram ainda João Pereira, que se transferiu para o Sporting, e Yazalde, que apresenta problemas físicos. Entraram Vandinho, que cumpriu castigo, e Peña.

Lista dos convocados
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Moisés, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Paulão;
Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró, Peña;
Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos assume que quer ser campeão

O treinador do Sporting de Braga assumiu este sábado a vontade de ser campeão e vencer as taças de Portugal e da Liga de futebol, na véspera de visitar o Sporting na primeira jornada da terceira fase desta última prova.

"Claro que quero ganhar o campeonato, enquanto pudermos vamos lutar por manter esta posição até à última jornada", explicitou Domingos Paciência, pela primeira vez esta temporada.

Os minhotos lideram o campeonato com 33 pontos, os mesmos que o Benfica, mas com vantagem sobre este no confronto directo.

Mas a ambição bracarense não fica por aqui, já que o técnico, que falava na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting, domingo, no Estádio de Alvalade, pensa noutras conquistas.

"Queremos ganhar a Taça da Liga e a Taça de Portugal, mas sabemos que não é fácil estar envolvidos em todas as competições, requer muito empenho e sacrifício do grupo", disse.

Domingos Paciência frisou que o clube "não definiu qualquer competição como prioritária" e lembrou a "dificuldade" de serem provas "a eliminar" e a influência que o sorteio pode ter no decurso de ambas.

Considerou ainda que "será um jogo diferente" daquele da segunda jornada da liga, que o Sporting de Braga venceu em Alvalade por 2-1, e que se nota que "houve algum crescimento do Sporting" desde essa altura.

Além do mais, acrescentou, a equipa bracarense vai a Lisboa "com uma responsabilidade muito maior porque é líder da liga, só por isso é diferente".

O treinador recusou ainda que a transferência de João Pereira para o adversário de domingo e o propalado interesse dos "leões" no defesa centralRodriguez possam condicionar a equipa "arsenalista".

"O futebol está de tal forma que é normal os jogadores saltarem de um lado para o outro, não mexe com qualquer grupo, muito menos com o meu",disse.

Frisou que o "futebol vive de objectivos colectivos e não individuais" e que "não é a saída deste ou daquele jogador que vai desviar" do que querem atingir.

Domingos disse-se ainda preparado para mais saídas porque "o Braga não é, nunca foi, nem será apenas 11 ou 12 jogadores".

"Tenho confiança em todos e um plantel suficientemente bom, com opções de qualidade, para manter o mesmo nível de rendimento e que pode colmataressas saídas", rematou.

O jogo da primeira jornada do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga tem início às 20:15, domingo, no Estádio de Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.


Domingos Paciência - manter liderança ate ao fim

"Claro que quero ganhar o campeonato, enquanto pudermos vamos lutar por manter esta posição até à última jornada", explicitou Domingos Paciência, pela primeira vez esta temporada.


Domingos Paciência - conquistar troféus


"Queremos ganhar a Taça da Liga e a Taça de Portugal, mas sabemos que não é fácil estar envolvidos em todas as competições, requer muito empenho e sacrifício do grupo", disse.

RTP

JotaCC

Hugo Viana não segue para Alvalade
MÉDIO SOFREU UMA ENTORSE
   
Hugo Viana, com uma entorse, é baixa de última hora para a deslocação a Alvalade e junta-se a Rodríguez, Yazalde e Peterson no lote de indisponíveis.

Vandinho volta de castigo e Peña teve nova oportunidade nos convocados.


Lista dos convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek

Defesas: Moisés, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Paulão

Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró, Peña

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente



Domingos: «Quero ganhar o campeonato»

TÉCNICO FESTEJA 41 ANOS E ASSUME AMBIÇÃO

   
O treinador que lidera o campeonato está de parabéns e abriu o coração. "Claro que quero ganhar o campeonato", atirou Domingos Paciência, no dia em que completou 41 anos, apesar do objetivo da conferência de imprensa até ser para antever o embate com o Sporting, para a Taça da Liga. "Vamos lutar por esta posição até à última jornada", prosseguiu, antes de abordar as outras competições: "Não definimos que prova seria prioritária para nós. Sabemos que estar em muitas frentes provoca um maior desgaste no plantel, mas queremos vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga."

Sobre o jogo com o Sporting, o treinador é mais calculista: "Será diferente do encontro da 2.ª jornada do campeonato que nós vencemos.

Estamos numa altura mais avançada da época, o Sporting nota-se que está a crescer de rendimento e nós, pela liderança da Liga, teremos maior responsabilidade."

Por fim, o mercado. João Pereira rumou a Alvalade, Rodríguez pode seguir-lhe as pisadas. Domingos desvaloriza. "O Sp. Braga não é apenas 11 ou 12 jogadores. Quando nos faltou alguém, por lesão ou castigo, mantivemos o rendimento. Temos soluções à altura no plantel..."

RECORD