News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/12

Started by JotaCC, 27 de December de 2009, 07:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sondagem por Yazalde
AZUIS NÃO ESTÃO SOZINHOS
   
O novo técnico belenense, Toni, admitiu no decorrer da sua apresentação, que queria reforçar o plantel, embora não especificasse para que posições.

A verdade é que os azuis já estão em prospeção do mercado (que reabre no dia 1) e existem alguns contactos. O bracarense Yazalde é um dos nomes de que se fala, mas o certo é que o Belenenses não está sozinho na corrida pelo empréstimo do jogador, e isto porque já outros clubes nacionais abordaram os minhotos no sentido de garantirem o avançado. Certo é o regresso ao trabalho (ao cabo de seis dias de férias), amanhã de manhã (10 horas), já sob o comando do novo treinador.



A bicicleta de Filipe

ATENÇÕES CENTRADAS NO DEFESA-DIREITO
   
O líder acordou sobressaltado de uma época natalícia marcada pela saída de João Pereira para o Sporting, mas enquanto não surge o nome do anunciado reforço, que deverá mesmo vir do estrangeiro, a prata da casa ganha moral. Não foi por uma mero acaso que Filipe Oliveira concentrou quase todas as atenções do arranque dos trabalhos, após as férias, no treino vespertino de ontem. Com cerca de 400 adeptos nas bancadas e todo o "estado-maior" da SAD a ver o treino, o defesa-direito ouviu aplausos quando "sacou" um grande golo de pontapé de bicicleta para espanto do guarda-redes Kieszek, como se pode ver na foto que acompanha esta peça.

Curiosamente, Filipe Oliveira era até agora a terceira escolha para o lugar, mas para já tem lugar garantido em Alvalade, no jogo da Taça da Liga de hoje a oito dias. É que Ney, a primeira escolha para render João Pereira, está a caminho do V. Setúbal, por empréstimo, como ficou definido antes ainda de se conhecer a transferência do momento. Ney, aliás, foi uma das 10 ausências do regresso aos treinos junto de Rodríguez, Paulão, Evaldo, Madrid, Vandinho, Peña, Meyong, Adriano e Possebon, todos com chegada marcada para hoje, depois da viagem a casa para o tempo de descanso. Peterson e Yazalde também não foram ao relvado e estão entregues ao departamento médico.


RECORD

JotaCC

#1
Filipe contra a malapata

Filipe Oliveira é, sem qualquer dúvida, o maior e talvez até único beneficiado com a venda de João Pereira ao Sporting. Com Ney a caminho de Setúbal, o lateral tem a porta da titularidade completamente escancarada. O Braga não se quer precipitar na contratação de um substituto para o agora sportinguista e o jovem ex-Leixões é que pode aproveitar. Em Alvalade será titular, depois depende de si. Já se sabe que Domingos só mexe no onze por necessidade (lesão ou castigo de um titular), mas também é verdade que numa equipa vencedora não há razões para mudar. Ganhar ao Sporting seria, então, a melhor forma de o primeiro substituto de João Pereira prolongar a sua titularidade. Para isso é preciso reverter uma tendência que ganhou na capital do Minho: consigo no onze, os arsenalistas não costumam ganhar.

O contrário só aconteceu uma vez, na visita ao Belenenses da época passada. Filipe Oliveira foi trinco, e a goleada (5-0) completamente inesperada. Nas outras quatro oportunidades, três derrotas e um empate, este último no Estádio do Dragão. As derrotas foram em casa do Leixões (2-0), Rio Ave (1-0) e na recepção ao Benfica (1-3), em que voltou a jogar no meio-campo.

Quebrar a malapata é imperativo para entrar em 2010 com o pé direito. O Braga está apostado em chegar à final da Carlsberg Cup e vencer o Sporting é um passo de gigante para as meias-finais. Quanto ao jogador, a esperança em voltar a jogar com regularidade nunca foi tão forte como agora. A qualidade de João Pereira nunca lhe deu veleidades e nas poucas vezes em que foi utilizado caiu na equipa de forma completamente descontextualizada. Com excepção do tal jogo no Estádio do Mar, nos outros era sempre mais fácil perder do que ganhar. Para a Carlsberg Cup, em Vila do Conde, jogou num onze completamente renovado e sem rotinas. Nos últimos três jogos da época o Braga passava por imensas dificuldades: a maioria dos jogadores estava lesionada. Os que sobravam tinham nas pernas um número assustador de jogos. Filipe tem muito com que se desculpar. E Domingos Paciência reconhece-lhe qualidade. Tanta, que fez questão de o manter no plantel, mesmo com Ney de prevenção.

Para o lateral-direito bracarense (de clube e cidade), a malapata não termina só nas titularidades. O Sporting também não é adversário que lhe ofereça boas recordações. Pelo Leixões, contabilizou um empate e uma derrota. Ao serviço do Marítimo perdeu nas três vezes em que defrontou os leões.


Adeptos deram-lhe moral no treino

Sabedores de que Filipe Oliveira terá nos pés a árdua missão de substituir João Pereira nos próximos tempos, os adeptos não quiseram perder a oportunidade de lhe dar moral. Ontem, no treino, o lateral foi o mais acarinhado por todos, que não se cansaram de lhe bater palmas ou de gritar o seu nome. O momento mais alto do dia aconteceu depois de um golo acrobático. "Força Filipe", ouviu-se.

A sessão correu particularmente bem ao motivadíssimo jogador, que agradeceu o apoio e retribuiu com mais bons momentos. Hoje terá oportunidade de reforçar rotinas no jogo-treino da manhã, contra o Merelinense.



João Pereira pior em 2006


Por caminhos diferentes, João Pereira e Filipe Oliveira tiveram percursos paralelos. São da mesma geração e ficaram famosos num grande, tendo de descer para se tornarem jogadores apreciados. Curiosamente, Filipe Oliveira já foi o número um em desfavor de Pereira. Em 2006, foi ao Europeu de sub-21 e o agora leão não.


30

Filipe Oliveira jogou apenas meia hora nesta Liga Sagres. Os primeiros 27 minutos deixaram João Pereira irritado, pois foi a ele que substituiu contra o Setúbal. Na Mata Real, na última jornada de 2009, fez 3 minutos como médio. Pelo meio, dois meses a recuperar de lesão.



Tiago Pinto só contra o Nacional e Ney fica de prevenção até Alvalade

Por culpa do calendário civil de 2010, Tiago Pinto ainda não será opção para Alvalade, da mesma forma que João Pereira ainda não poderá jogar contra o Braga. Para poder jogar a 3 de Janeiro, o lateral-esquerdo tinha de ser inscrito antes, o que é impossível, pois nenhum dos dias anteriores é útil. Primeiro é feriado, depois sábado. Assim, a inscrição só dará entrada na Liga de Clubes a 4 de Janeiro, estando Tiago Pinto disponível para defrontar o Nacional no fim-de-semana seguinte. Ney, que sairá em Janeiro, fica no Minho mais alguns dias. O Braga só tem, neste momento, um lateral-direito e outro esquerdo. Por ser polivalente, o brasileiro pode substituir Filipe Oliveira e Evaldo em caso de emergência.


Quase meio milhar para ver 14 treinar

Ney, Paulão, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Madrid, Possebon, Peña, Adriano e Meyong não compareceram no primeiro dia de treinos após a pausa natalícia. Os 10 estão devidamente autorizados a prolongar as férias e só hoje devem regressar a Portugal, mas não a tempo do jogo-treino agendado contra o Merelinense, da II Divisão, às 10h30, no Estádio 1º de Maio.

Além destes, Petterson e Yazalde, lesionados, também não puderam estar no relvado, para desgosto do quase meio milhar de adeptos que guardou a tarde de sábado para assistir ao treino da equipa líder do campeonato.

Assim, só treinaram 14 jogadores, num ritmo descontraído e que na fase final foi até de brincadeira, proximidade e cumplicidade com as mais de 400 pessoas que encheram o campo de treinos. Uma moldura inigualável nos últimos anos, que se deve ao brilhante campeonato e à época festiva, que fez muitos emigrantes regressar a Braga.

Esta foi, até, a grande surpresa do dia. Os jogadores ficaram admirados, mas não deixaram de retribuir o apoio com saudações. Pior foi no final. Os portões de saída foram rodeados de gente com máquinas fotográficas na mão e os heróis tiveram de aceder às requisições. Eduardo liderou a preferência dos adeptos.



Lesão de Márcio Mossoró chegou a assustar


Uma pancada no tornozelo direito de Márcio Mossoró chegou a assustar os adeptos que viram o treino. O criativo ficou algum tempo no chão, a queixar-se, e o corpo médico do clube teve de intervir. Mossoró regressou à peladinha, mas com dificuldades. Hoje estará apto.


Estado maior com Domingos na procura de um lateral


António Salvador e Carlos Freitas assistiram ao treino juntos e durante muito tempo ao lado de Domingos, com quem terão discutido a aquisição de um lateral-direito. Depois, o presidente saiu, precisamente na altura em que chegavam outros administradores da SAD.


Ansiedade

A oportunidade de ver de perto os guerreiros era única para muitos e meia hora antes do treino já o estacionamento estava lotado.

Goleador

A exibição do guarda-redes Kieszek fora da baliza animou a tarde. O polaco marcou de cabeça e de calcanhar e arrancou palmas.

Garantido


Com o guardião polaco em forma, era difícil a sua equipa não vencer. No final a festa foi de todos, mesmo dos que perderam.

OJOGO

JotaCC

Porto e Lisboa com 9000


São mais as semelhanças do que propriamente as diferenças entre as S. Silvestres do Porto e de Lisboa que se disputam hoje ao final da tarde, separadas apenas por trinta minutos. O primeiro tiro de partida escutar-se-á em Lisboa, às 18 horas. Em conjunto, terão cerca de nove mil atletas, um número bem interessante para um país em que a taxa de absentismo na actividade física é das maiores da União Europeia. No Porto, estão inscritos 2300 na prova principal e mais 2700 na caminhada. Em Lisboa estão previstos 4300.

Mas, apesar de separadas por 300 quilómetros, não há muito que apontar em matéria de diferenças. Qualitativamente possuem ambas um bom lote de portugueses, sem africanos, que terão de percorrer 10 000 m.

O JOGO

Em femininos, Sara Moreira, Fernanda Ribeiro e Marisa Barros são protagonistas na Invicta, enquanto Jessica Augusto, Dulce Félix e Ana Dias se destacam na capital. No universo masculino, Rui Pedro Silva, Alberto Chaíça e Paulo Gomes tentarão ser os primeiros na Avenida dos Aliados, enquanto Luís Feiteira, Ricardo Ribas e Fernando Silva farão o possível por se sagrarem vencedores no Rossio.

Como curiosidades, Lisboa promove a Guerra dos Sexos, enquanto o Porto apresenta a Copa Ibérica.

Divergem, claro, nos patrocinadores. A ASICS é o sponsor japonês desportivo que apoia o Porto, enquanto a norte-americana Saucony, foi escolhida por Lisboa.

JotaCC

Romaria para ver o líder

O estado é de graça e o forte apoio dos adeptos demonstra isso mesmo. Uma crença enorme e uma alma guerreira que ganha cada vez mais força. No regresso do líder Sporting de Braga aos trabalhos - após uma semana de férias devido à quadra natalícia - cerca de 500 adeptos e sócios fizeram questão de aplaudir os 'Guerreiros do Minho' e assistir de perto ao primeiro treino de preparação do jogo da Taça da Liga, com o Sporting.

Uma autêntica e verdadeira romaria à 'pedreira', com filas enormes de espera enquanto os portões do estádio não se abriam. Vinte minutos depois da hora prevista, a invasão tomou conta do relvado de apoio ao Estádio Municipal, numa enchente de aplausos e palavras de incentivo: "boa Braga".

Mesmo com apenas 14 jogadores no relvado e um frio intenso, ninguém arredou pé até ao apito final, numa sessão de trabalho bem mais ligeira do que o habitual, entre corrida, exercícios com bola e uma peladinha reduzida, mas recheada de animação e boa disposição. E os motivos são válidos. O Sp. Braga vai passar pela primeira vez na história a passagem de ano na liderança do campeonato e ostenta o título de campeão de Inverno, que enche de esperança os adeptos arsenalistas.

Com o campeonato parado, o próximo desafio é a Taça da Liga, no próximo domingo, frente ao Sporting. Domingos Paciência tem ainda o grupo de trabalho reduzido - hoje chegam os restantes jogadores que tiveram direito a mais dias de férias - mas vai aproveitando para repôr ritmo ao plantel com dois jogos-treino agendados para hoje e amanhã.

Sob o olhar atento dos adeptos e do presidente António Salvador, os jogadores alinharam numa peladinha animada com direito até a dois golos de belo efeito do guarda-redes Pawel Kieszek, um de calcanhar e outro de cabeça. Entre aplausos, no final, ficou a mensagem. "Bom trabalho
Domingos. Bom ano para o Sp. Braga".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga
400 adeptos no regresso aos trabalhos

O Sp. Braga regressou ontem aos treinos, após a paragem natalícia, e cerca de 400 pessoas quiseram assistir ao recomeço dos trabalhos dos minhotos, actuais líderes da Liga com o Benfica (33 pontos).

Hugo Viana, Osvaldo, Mossoró, Diogo Valente, Paulo César, Moisés, Tiago Pinto, Filipe Oliveira, Alan, Matheus, André Leone, Eduardo, Kieszek e Cristiano foram os jogadores que se apresentaram ao serviço. Os restantes atletas do plantel regressam hoje, no dia em que os bracarenses realizam um particular com o Merelinense (II Divisão) às 10h30.

O Sp. Braga regressa à competição no próximo dia 3 de Janeiro frente ao Sporting em jogo da Taça da Liga (20h15, SIC)


CORREIO DA MANHA

Pedrocol@

João Pereira esteve em Braga a assistir à vitória em jogo-treino

O estádio 1.º de Maio recebeu, este domingo de manhã, o jogo-treino entre o Sp. Braga e o Merelinense. Os arsenalistas venceram na antiga casa por 3-1, com golos de Matheus (24'), Alan (39') e Osvaldo (41').

A preparar a partida com o Sporting, para a Taça da Liga, Domingos Paciência colocou Kieszek a guardar a baliza, mas ainda fez entrar Eduardo. Tiago Pinto também teve direito a minutos de jogo, assim como vários juniores.

O golo de Merlinense foi apontado por Paulinho Lopes, de grande penalidade, na sequência de uma mão na bola de Diogo Valente, aos 44 minutos.

A assistir esteve João Pereira, junto do presidente do clube, António Salvador, e do director desportivo, Carlos Freitas. O jogador contratado pelo Sporting foi a Braga tratar de alguns assuntos pessoais e aproveitou para se despedir dos antigos companheiros.

O Sp. Braga tem outro jogo-treino agendado para esta segunda-feira, às 10h30, com o Vizela, também da II Divisão, desta vez a ser disputado no estádio Axa. Abaixo fica o onze titular da partida com o Merlinense.

Guarda-redes: Kieszek
Defesas: Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Diogo Valente
Médios: Mossoró, Hugo Viana
Avançados: Paulo César, Osvaldo, Alan, Matheus

in www.abola.pt

JotaCC

Dulce Félix e José Ramos vencem São Silvestre de Lisboa



Dulce Félix (Sp. Braga) e José Ramos (Conforlimpa) venceram hoje a segunda edição da São Silvestre de Lisboa, num percurso de 10 quilómetros com partida e chegada no Rossio.

A atleta minhota completou o percurso em 32.30 minutos, superiorizando-se a Ana Dias e Anália Rosa, que completaram o pódio.

No sector masculino, José Ramos gastou 29.49 minutos e cruzou a meta à frente de Hermano Ferreira e Luís Feiteira, ambos da Maratona.

Classificações:

Masculinos:
1. José Ramos (Conforlimpa) 29.49 minutos
2. Hermano Ferreira (Maratona) 29.50
3. Luís Feiteira (Maratona) 30.00
4. Fernando Silva (Maratona) 30.03
5. João Silva (Olímp. Oeiras) 30.30
6. Ricardo Ribas (Conforlimpa) 31.09

Femininos:
1. Dulce Félix (Sporting Braga) 32.30 minutos
2. Ana Dias (Casa Benfica Faro) 33.48
3. Anália Rosa (Maratona) 33.59
4. Salomé Rocha (FC Vizela) 34.31
5. Filomena Costa (Sporting Braga) 35.06
6. Catarina Ribeiro (FC Vizela) 36.33

A BOLA

JotaCC

João Pereira assiste ao triunfo sobre o Merelinense
REFORÇO DOS LEÕES DESPEDIU-SE DOS COMPANHEIROS
   
O plantel do líder da Liga Sagres não descansa e desde a tarde do último sábado que se voltou a remeter às ordens de Domingos Paciência. Agora, na manhã deste domingo, os "Guerreiros do Minho" tornaram a pisar o relvado para uma sessão de trabalho cuja atracção principal se traduziu num jogo-treino frente ao Merelinense, da 2.ª Divisão Nacional.

Na assistência houve um adepto que sobressaiu. Nada mais nada menos do que João Pereira, antigo dono da camisola 47 dos bracarenses, entretanto transferido para o Sporting de Carlos Carvalhal.

O defesa-direito esteve no Estádio 1.º de Maio para se despedir dos antigos companheiros e de toda a estrutura que o acampanhou em Braga, cidade onde tem estado, aproveitando para resolver assuntos pendentes e relacionados com a mudança para Lisboa.

Quanto ao desafio, o Sporting de Braga acabou por vencer por 3-1, um resultado construído durante o primeiro tempo, através dos golos de Matheus, Alan e Osvaldo - um avançado brasileiro, de 22 anos, que não tem tido espaço nas opções de Domingos, mas que aproveitou para se mostrar -, suficientes para bater um adversário que ainda reduziu através de Paulinho Lopes, na marcação de uma grande penalidade.

Na segunda parte não houve golos para celebrar e, dos elementos do plantel principal, só o guardião Eduardo e o defesa Tiago Pinto terminaram o desafio em campo, lado a lado com os muitos juniores que Domingos aproveitou para lançar em jogo.

RECORD