News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/10

Started by Pé Ligeiro, 04 de October de 2006, 08:41

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

CARLOS CARVALHAL SATISFEITO COM O SORTEIO
"Vamos discutir todos os jogos"

O calendário dos encontros também agrada ao técnico, uma vez que, no plano teórico, vai defrontar as equipas mais acessíveis em casa, tal como pretendia
LINO DEVESAS

Carlos Carvalhal, aparentemente, ficou satisfeito com o resultado do sorteio, apesar da presença do Sevilha no grupo, actual detentor do troféu e vencedor da Supertaça europeia, e de considerar a existência de grupos mais acessíveis. Positiva, de resto, foi também a ordem dos jogos, uma vez que, tal como pretendia, "o Braga vai defrontar fora as duas equipas teoricamente mais fortes" e, no sentido inverso, "as menos credenciadas" no municipal da Cidade dos Arcebispos. O técnico arsenalista lembrou, todavia, que tanto "o Grasshoppers como o Slovan Liberec são os primeiros classificados dos seus campeonatos" - Suíça e República Checa, respectivamente - e acrescentou: "Apesar de estarmos a viver um momento especial, não nos podemos iludir. Conquistámos um lugar na fase de grupos da UEFA, vencemos o campeão nacional, mas temos que reconhecer que o Braga não possui ainda uma grande experiência internacional. O Sevilha é um adversário fortíssimo, o AZ Alkmar esteve há dois anos nas meias-finais, onde foi eliminado pelo Sporting, enquanto o Grasshopers é uma equipa abrasileirada, e por norma os suíços defendem bem, e o Slovan Liberec é uma equipa de cariz futebolístico marcadamente checo, mas estamos cá e vamos continuar a acreditar", assinalou. Enquanto referia que o grupo F (Ajax, Sparta de Praga, Espanhol, Aústria de Viena e Zulte Waregem) é o masi forte, Carlos Carvalhal sublinhou que a sua equipa "vai discutir todos os jogos com a ambição de ganhar".


UEFA aumenta competitividade entre os jogadores
"Todos terão uma oportunidade"

L.D.

Carlos Carvalhal mantém o optimismo quanto à capacidade dos arsenalistas para fazer face às exigências das provas em que se encontram inseridos, independemente do que sucedeu na época passada ao Guimarães, que entrou na fase de grupos de UEFA e acabou por sentir imensas dificuldades na Liga portuguesa, acabando por descer. "Todos sabemos que a participação nesta fase da UEFA tem um peso significativo e tivemos uma experiência recente, já que depois do primeiro jogo com o Chievo, onde fomos bem sucedidos, perdemos em casa com o Leiria, mas cabe-nos fazer uma gestão correcta do plantel, pois, até Dezembro, vamos ter mais quatro jogos e temos que estar preparados", sustentou, acrescentando: "Por outro lado, e já disse isso no balneário, esta situação constitui mais uma janela de oportunidade para os jogadores, aumenta a competitividade interna e evita o desalento porque todos vão ter oportunidade de jogar", como ainda anteontem sucedeu com a estreia a titular de Castanheira, depois de o mesmo ter sucedido com Pedro Costa, frente ao Estrela da Amadora. A concluir, Carlos Carvalhal recusou a ideia de ter projectado "um pico de forma" para esta fase, explicando que o trabalho visa manter um bom nível durante toda a época.


Salvador traça novo objectivo
"Passar à fase seguinte"

L.D.

António Salvador apenas lamentou que o sorteio não tenha conjugado os aspectos desportivos com os financeiros. "Vamos defrontar o Sevilha, campeão em título e vencedor da Supertaça Europeia, o AZ de Alkmar, que ficou em segundo lugar no campeonato holandês e há dois anos esteve nas meias-finais, assim como o Slovan Liberec e o Grasshoppers, que são líderes nos respectivos campeonatos, mas já que aqui chegamos vamos fazer tudo para conquistarmos um dos três primeiros lugares. O Braga é um clube com ambição e quer afirmar-se como o quarto grande do futebol português e assinalar a sua presença na Europa", sustentou, acrescentando: "O sorteio foi melhor em termos desportivos do que financeiros. A UEFA, infelizmente, nada tem a ver com a Liga dos Campeões, as receitas provém apenas da televisão e das bilheteiras, pelo que, que em termos de projecção e financeiros, será importante passar à fase seguinte", afirmou.


VANDINHO QUASE
Nem sofreu entorse

L.D.

Nem sofreu anteontem, no jogo com o FC Porto, uma entorse na tibiotársica esquerda que o obrigou a abandonar o relvado aos 83'. O central esteve ontem no departamento médico e será hoje ser reavaliado, tudo apontando para que esteja apto até ao início da próxima semana, uma vez que a mazela não suscita, aparentemente, grandes cuidados. Quem também deverá estar fisicamente disponível para defrontar o Beira-Mar é Vandinho, que deverá reintegrar as lides diárias sem condicionalismos.
 
Portas abertas
Jogo-treino com os juniores


O Braga tem agendados dois treinos para hoje, o matinal com início previsto para as 10h00 e o da tarde para as 16h00, ambos à porta aberta. Como é óbvio, os jogadores que defrontaram o FC Porto vão efectuar um treino de recuperação activa (que poderá estender-se à tarde, com uma sessão de banhos e massagens), enquanto os restantes serão submetidos a um apronto matinal mais intenso e, à tarde, farão um jogo-treino com os juniores.

SEVILHA JÁ CEDEU
Cesinha marcou o primeiro golo

L.D.

O Braga já venceu o Sevilha, com um golo de Cesinha. O triunfo dos arsenalistas aconteceu na pré-temporada da época 2005/06, no Torneio Ramón Carranza, disputado em Cádiz, e no qual também participara Cádiz e Barcelona (que arrecadou o troféu). Depois de ter perdido com o Cádiz, o Braga defrontou o Sevilha e relegou o adversário para o último lugar, com golos de Cesinha (11') e Nunes (47'), agora no Maiorca, contra um de Antonio Lopez (21'). Do actual plantel jogaram de início Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem, Pedro Costa, Castanheira e Cesinha, enquanto Hugo Leal, Vandinho e Wender entraram ao intervalo.
IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Vandinho desejado sem correr riscos
BRASILEIRO CONTINUA A SUA VIA-SACRA


A recuperação de Vandinho tarda em consumar-se. O brasileiro faz falta ao meio-campo ideal do Sp. Braga, mas Carvalhal assume que vai continuar a usar de extrema precaução na abordagem a esta questão.

"Ele sofreu uma entorse na tibiotársica. São lesões com graus de gravidade diferentes. A de Vandinho, suspeitava-se que fosse de média gravidade, mas afinal era de gravidade média/alta", explica o técnico, admitindo de seguida: "Há duas ou três semanas que estamos à espera que ele possa regressar. No entanto, enquanto sentir o mínimo de dor não vamos correr o risco de agravar a lesão."

Tendo em conta que Vandinho "tem andado sempre no limiar entre o poder e o não poder", Carvalhal acredita que "o pequeno passo que falta" poderá ser dado entre esta e a próxima semana.
IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Ficar nos três primeiros
CONFIANÇA: o termo que define a visita guiada do Sp. Braga à Europa, com Carlos Carvalhal a pesar bem os prós e contras e a admitir que a sua equipa se sente capaz de discutir todos os jogos. Grupo aberto e concorrido, com o detentor do troféu, Sevilha (novo líder mundial do ranking IFFHS), à cabeça dos favoritos. Sp. Braga entra na exposição europeia para se afirmar.
A colagem do Sp. Braga ao mapa europeu abarca, à partida, uma considerável carga de trabalhos mas, em tempo de sonhos e ilusões, há uma boa margem para melhorarem consideravelmente o ranking e a imagem, já muito beneficiada pelo afastamento de um representante do campeão mundial em título, o Chievo Verona.
Conhecidos os quatro parceiros da aventura europeia, Carvalhal adoptou um discurso seguro, realista, mas onde também se destaca uma forte convicção em superar esta segunda triagem.
«Objectivamente, estamos num grupo muito forte e, no campo do favoritismo, dominado pelo actual detentor da Taça UEFA e recente vencedor da Supertaça Europeia, o Sevilha. Também teremos como adversário o AZ Alkmaar, há dois anos semifinalista europeu afastado pelo Sporting e actualmente treinado por Van Gaal, e só por aqui se pode ver a qualidade deste grupo, que ainda engloba os actuais líderes dos campeonatos da Suíça e da República Checa...», sintetizou o técnico dos bracarenses, deixando, porém, a certeza de que «o Sp. Braga pode perfeitamente ficar num dos três primeiros lugares».
Tal como ele queria
Ainda sem projecções firmes mas com o conforto de um momento raro como o que se vive em Braga, Carvalhal lembrou a falta de experiência internacional como óbice mas não a ponto de despistar ambições.
«O Sevilha é claramente o adversário mais forte, o AZ virá a seguir numa escala de dificuldades, mas o Grasshoppers, muito abrasileirado e bom a defender, também é um adversário temível e o Liberec simboliza a poderosa escola checa. Ao Sp. Braga faltará uma certa habituação internacional mas cá estamos, acreditando que é perfeitamente possível ficar entre os três primeiros e dar a sequência desejada ao apuramento para esta fase, que era, como todos sabem, um dos máximos objectivos desta época.»
Um sinal positivo: se o sorteio podia ser mais brando, o facto é que o ordenamento de jogos veio relativamente ao encontro aos desejos de Carvalhal...
«Sim, no fundo foi como desejei, defrontamos os dois adversários mais fortes fora de casa, e recebemos os que, em teoria, podem ser mais acessíveis. O que posso dizer é que, já não existindo equipas fáceis, temos hipóteses de passar e vamos discutir todos os jogos e todos os resultados.»

IN A BOLA

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Maciel (Sp. Braga): «Mostrámos ao treinador do F.C. Porto que quem fala antes acaba perdendo»[ 2006/10/03 | 22:53 ] Redacção MaisFutebol
Maciel ficou motivado com a vitória do Sp. Braga sobre o F.C. Porto (2-1), na última segunda-feira, e, apesar de assumir que não é fácil fazer previsões na Liga, defende que a equipa minhota tem condições para lutar pelo título e chegar longe na Taça UEFA. Ainda em relação ao último jogo, Maciel considera que a equipa deu uma resposta adequada às declarações que Jesualdo Ferreira fez antes da partida.
«Foi uma semana muito produtiva. A nossa equipa mostrou que pode brigar por coisas maiores esta temporada. Na UEFA caímos agora num grupo que tem o campeão Sevilha, mas temos condições para chegar longe. Em Portugal nada podemos prever. O campeonato daqui é duro e imprevisível. Daqui a pouco um que está atrás sobe e outro da frente cai», começou por destacar em declarações à sua assessoria de imprensa.
O jogador brasileiro defende que a «regularidade» é a principal arma da equipa de Carlos Carvalhal e que a vitória sobre o F.C. Porto também foi uma resposta a Jesualdo Ferreira. «Regularidade é a arma, mas a nossa equipa está bem montada e mostrámos ao treinador do F.C. Porto que quem fala antes como ele falou que venceria a gente com tranquilidade, acaba perdendo. Se deu mal. Devem respeitar o Braga», destacou.
O Sp. Braga vai defrontar o Beira-Mar no próximo diz 15 e, quatro dias depois, estreia-se na fase de grupos da Taça UEFA frente aos holandeses do AZ Alkmaar.
IN MAISFUTEBOL
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Braga encontra o Sevilha e outras caras bem conhecidas


Nuno Amaral

Realizou-se ontem, em Nyon, o sorteio da fase de grupos da Taça UEFA, que colocou os espanhóis do Sevilha, os holandeses do AZ Alkmaar, os checos do Slovan Liberec e os suíços do Grasshoppers no caminho do Braga, a única equipa portuguesa presente nesta fase da competição. Os minhotos disputarão o Grupo C, abrindo a sua participação no dia 19 de Outubro, com uma viagem a Alkmaar. A 2 de Novembro, recebem o Liberec, três semanas depois jogam em Sevilha e fecham esta fase no dia 14 de Dezembro, em casa, ante o Grasshoppers.

Carlos Carvalhal tinha pedido um grupo com dois adversários fortes para jogar fora e dois menos poderosos para defrontar em casa e o facto é que o sorteio de Nyon lhe fez a vontade. O Sevilha é o actual detentor do troféu e a equipa mais cotada do grupo, contando no plantel com jogadores de classe mundial, como os brasileiros Adriano, Daniel Alves e o bem conhecido Luís Fabiano, que jogou no F. C. Porto em 2004/05. O português Duda, contratado pelos sevilhanos ao Málaga no Verão passado, é outra das figuras dos andaluzes.

O AZ Alkmaar, que o Sporting eliminou nas meias-finais da Taça UEFA de há duas épocas, é agora treinado pelo famoso Louis Van Gaal, o sucessor de Co Adriaanse, que trocou o clube holandês pelo F. C. Porto no início da temporada passada. O Slovan Liberec é, talvez, o conjunto menos conhecido do grupo, mas curiosamente é o único que já conquistou um título nacional. O Grasshoppers é orientado pelo búlgaro Krassimir Balakov, outro nome bem familiar dos adeptos portugueses, desde os tempos em que brilhou com a camisola do Sporting na década de 90 - e também conta com um jogador luso nas suas fileiras, o extremo Roberto Pinto, que chegou este ano ao futebol suíço depois de várias épocas a jogar na Alemanha, ao serviço do Estugarda, Hertha de Berlim e Arminia Bielefeld.

No papel, Sevilha e AZ são os favoritos do grupo, podendo o Braga lutar pela restante vaga de apuramento com o Slovan Liberec e Grasshoppers. Como estas duas equipas terão de jogar no Minho, pode dizer-se que o sonho da passagem aos 16 avos-de-final não é, de todo, impossível de concretizar para a equipa de Carvalhal, que já provou a sua força ao afastar o Chievo Verona na primeira eliminatória.


"Podemos discutir apuramento para a fase seguinte"

Terminado o sorteio de Nyon, Carlos Carvalhal referiu que o Braga tem hipóteses de lutar por um dos três primeiros lugares do Grupo C, que garantem o acesso aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, embora não tenha ficado totalmente feliz com o resultado.

"Não foi um bom sorteio para nós, pois temos pela frente o Sevilha, que é o detentor do trofeú, o AZ Alkmaar, que na época passada foi segundo no campeonato holandês e há dois anos chegou às meias-finais da Taça UEFA, e depois ainda temos o Slovan Liberec e o Grasshoppers, que neste momento são líderes dos respectivos campeonatos", afirmou o treinador bracarense, acrescentando "O Sevilha é uma equipa fortíssima e o AZ também é forte. Penso que poderemos discutir o apuramento com o Liberec e o Grasshoppers".

Carvalhal referiu que o Braga vai "discutir todos os jogos porque o plantel está preparado para isso, tanto em qualidade como em quantidade", e assumiu a intenção de seguir em frente na prova. "O nosso primeiro objectivo era entrar na fase de grupos, mas agora que cá estamos, queremos passar à fase seguinte da competição", indicou.

António Salvador, presidente da SAD bracarense, também definiu metas ambiciosas para o clube na competição europeia. "Todas as equipas que nos saíram no sorteio estão bem classificadas nos respectivos campeonatos, mas o Braga está confiante e irá disputar todos os jogos com determinação e vontade de vencer. Queremos ficar entre os três primeiros do grupo e vamos discutir a passagem à fase seguinte", afirmou o dirigente.

Depois da vitória sobre o F. C. Porto, o plantel do Braga gozou ontem um dia de folga, mas hoje regressará ao trabalho, com um treino de manhã (10 horas) e outro à tarde (16 horas). Os próximos dias serão mais tranquilos para o conjunto treinado por Carlos Carvalhal, já que no próximo fim-de-semana não haverá jogos da Liga portuguesa, devido aos compromissos da Selecção Nacional na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2008. A próxima partida dos arsenalistas está marcada para o dia 15 de Outubro, em Aveiro, ante o Beira-Mar, no fim-de-semana que antecede a estreia no Grupo C da fase de grupos da Taça UEFA. Nuno Amaral
IN JN
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Espanhóis são os detentores do troféu
Taça UEFA: Braga defronta o Sevilha no Grupo C
 
03.10.2006 - 11h40   

O Sporting de Braga ficou colocado no Grupo C da fase de grupos da Taça UEFA, onde vai jogar contra o detentor do troféu, o Sevilha, AZ Alkmaar, Liserec e Grasshoppers, ditou o sorteio realizado hoje em Nyon, na Suíça.
A fase de grupos da Taça UEFA decorre de 19 de Outubro a 14 de Dezembro em oito grupos compostos cada um por cinco equipas.

Os dois primeiros classificados de cada grupo recebem mais tarde a companhia dos oito terceiros classificados dos vários grupos da Liga dos Campeões.
IN PÚBLICO
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Taça Uefa - sorteio faz Carvalhal sonhar
Os mais fáceis jogam em Braga
Carlos Carvalhal, técnico do Braga, foi peremptório: "Nós vamos discutir a passagem à fase seguinte da prova com o Grasshoppers [Suíça] e com o Slovan Liberec [República Checa]."
Colocado no grupo C, o Sporting de Braga, único representante português nesta prova europeia, tem como adversários, para além dos clubes já referidos, o Sevilha, actual detentor do troféu, e os holandeses do AZ Alkmaar.

Sabendo-se que nas provas europeias não há adversários fáceis, a verdade é que o sorteio acabou por, pelo menos no plano teórico, ser favorável aos bracarenses.

É que a equipa minhota defronta as equipas mais fortes (AZ Alkmaar e Sevilha) fora e joga em casa com os adversários teoricamente mais acessíveis – Grasshoppers e Slovan Liberec.

"Temos pela frente um Sevilha fortíssimo, um AZ Alkmaar forte e um Grasshoppers e um Liberec com quem poderemos discutir a passagem à fase seguinte da competição", disse ao técnico arsenalista, salientando que, "ao contrário do que possa pensar-se, não foi um bom sorteio". E explica porquê: "Temos o Sevilha que é o detentor do troféu, o AZ Alkmaar, que na época passada foi segundo na Holanda e há dois anos foi às meias-finais da Taça UEFA, e depois temos o Liberec e o Grasshoppers, que são líderes dos respectivos campeonatos."

O Sp. Braga estreia-se no próximo dia 19, na Holanda, frente ao AZ Alkmaar, recebe no dia 2 de Novembro o Slovan Liberec, visita Sevilha no dia 23 desse mês e, depois de uma folga, recebe o Grasshoppers no dia 14 de Dezembro.

Sabendo-se que passam aos 16 avos-de-final os três primeiros de cada um dos oito grupos (a que vão juntar-se os terceiros classificados da Liga dos Campeões), os dirigentes do Braga manifestam "uma grande esperança" em passar à fase seguinte.

"O nosso primeiro objectivo está conseguido, agora queremos ir mais além", disse António Salvador, presidente da SAD do Braga.
IN CM
BRAGA SEMPRE MAIS!