News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo Diário do Minho: Objectivos

Started by cardoso, 03 de October de 2006, 23:05

Previous topic - Next topic

cardoso

De há uma semana para cá, tudo mudou no panorama do S. C. de Braga. Desde o momento em que escrevi o último texto, o nosso clube entrou na fase de grupos da UEFA, deixando para trás uma equipa italiana e venceu categoricamente o campeão nacional. Daqui para a frente, o que nos espera? Um a carreira brilhante na UEFA e um lugar no pódio do campeonato? É isso que todos desejamos. Mas falemos da competição interna. O ideal seria ganhar a taça Uefa e ser campeão nacional. Mas todos sabemos que isso é impossível. Pessoalmente penso que a haver uma prioridade, ela deve incidir sobre a Liga, tal como defendi na semana passada.
Assim sendo, penso que faz sentido discutir nesta altura o verdadeiro e maior objectivo para esta época. Continuo a pensar que falar do título nacional é, neste momento, uma quimera. Ainda não criámos as condições necessárias para tão grande feito. Mas um lugar no pódio, com acesso à Liga dos Campeões, é um sonho possível.
O que será preciso então para concretizar, nesta época, tal sonho?
Na minha opinião que temos de encarar de frente seis estratégias:
1- Não vender jogadores na fase de reabertura do mercado. Todos conhecemos os efeitos das saídas por essa altura, na época passada. Para que tal aconteça é necessário estabilidade financeira (e tudo indica que estamos no bom caminho). Mas é preciso também que esses jogadores sintam que temos uma aposta válida para eles. Que sintam, de uma vez por todas, que podemos almejar as mesmas coisas que pretendem aqueles a que chamam "grandes". É preciso que os jogadores, desde já, se vão convencendo que não precisam de "dar o salto". O já o deram, como o salto que deu Wender de Alvalade para Braga.
2- Reforços em Dezembro. Embora o plantel do Braga seja bastante bom, há lacunas. Veja-se por exemplo, os esforços feitos pelo treinador nesta primeira fase das competições, para "acertar" com o lateral esquerdo. Seria bom que desde já se fossem identificando os sectores onde, no Inverno, possamos investir. Porque talvez esteja chegado o momento do "salto em frente". Para isso é preciso, obviamente, abrir os cordões à bolsa. Mas sem risco nada se consegue. E se conseguirmos equilibrar o risco com a gestão inteligente que A. Salvador tem posto em prática, teremos sempre uma sólida base que nos colocará ao abrigo de grandes sobressaltos.
3- Encarar a UEFA como um complemento ao campeonato. É muito bonito e muito bom que mostremos à Europa o valor da nossa equipa. Mas a competição interna não pode sair prejudicada. Continuo a pensar que o campeonato tem de ser prioritário.
4- Evitar por todas as formas a quebra física. Carvalhal tem sido acusado de rodar demasiado o plantel. Mas talvez isso seja fundamental para prevenir eventuais mazelas e sobrecargas que seriam determinantes para toda a época. Não é difícil recordar as lesões consecutivas de vários jogadores na época passada. E também aqui estamos no bom caminho: foi gratificante ver a forma física dos nossos jogadores nos 120 minutos de Verona e frente ao Porto, onde o campeão nacional demonstrou estar mais fatigado, embora tenha tido muito mais tempo de descanso.
5- Acção de bastidores: no futebol português, infelizmente já nem os anjinhos acreditam que reina a verdade desportiva. As manobras de bastidores são conhecidas de todos excepto, talvez, da justiça desportiva. Longe de mim dizer ou insinuar que António Salvador deve procurar favores seja de quem for. Mas evitar prejuízos será sem dúvida uma tarefa tão nobre como necessária. Urgente, mesmo.
6- Envolver o público: sem o público não há espectáculo e sem adeptos não há sucesso. Continuo convencido que estamos a crescer a olhos vistos. O bi-clubismo (o tão apregoado benfiquismo dos bracarenses) é cada vez mais um mito da Comunicação Social do que uma realidade. Mas ao nível do Marketing há ainda muito a fazer em Braga: facilitar o acesso ao estádio, distribuir entradas pelas escolas, procurar parcerias com empresas encorajando a ida ao futebol são tarefas prioritárias para um clube de topo como será cada vez mais o S. C. de Braga.

Subscrevo a 100% o Cardoso. está excelente como é habitual.

Confesso que me inquieta a próxima reabertura de Inverno. Madrid,  está formidável. Tem demonstrado uma regularidade e exibições acima da média. A julgar pelo historial de vendas, será que vamos ficar sem o Madrid?
Só AS poderá responder.
Vamos ter em breve uma assembleia geral. Se AS prometer que não vai vender jogadores, não sei porquê 8) 8), mas não acreditarei.

Concordo com o Cardoso em relação às prioridades, Pode parecer um pouco disparatado, mas a vitória de ontem ante o FCP deu-me um prazer enorme. Mais que a vitória ante o Chievo. Que orgulho! Que formidável!
Força Gverreiros

bracaraug

Excelente crónica. Não ainda não temos capacidade para ganhar uma Taça UEFA. Estou certo de que iremos chegar lá, mas pçara já é impossível.
Já no campeonato, podemos muito bem chegar ao 3º lugar.
Também é muito importante essa chamada da atenção para o mercado de Janeiro (não Dezembro como diz o cardoso). Nós temos que saltar para a frente, investir forte e não cair na asneira de vender os melhores. Mas é preciso ir pensando nisso já, não é na altura.

jarreta

Excelente visão.
É que não tenho mesmo nada a apontar. Perfeito.

Ricardo

Só uma coisa. Onde é que nesse texto está escrito que temos que ganhar a Taça de Portugal?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

BRAGA FOREVER

Quote from: Ricardo on 04 de October de 2006, 01:04
Só uma coisa. Onde é que nesse texto está escrito que temos que ganhar a Taça de Portugal?

Já na última crónica do Cardoso falei sobre a importância da comquista da taça de Portugal!

Penso que no mercado de inverno não vamos conseguir segurar mais o Madrid,e muito honestamente o Madrid é dos poucos que vai deixar muitas saudades a todos nós, merece tudo de bom pelo que tem honrado a nossa camisola!!

Agora um lateral esquerdo é a prioridade nº1.

Bom texto Cardoso. ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Reis

Quote from: cardoso on 03 de October de 2006, 23:05
Na minha opinião que temos de encarar de frente seis estratégias:
1- Não vender jogadores na fase de reabertura do mercado. Todos conhecemos os efeitos das saídas por essa altura, na época passada.

Não concordo!
Porque raio não podemos vender jogadores, se forem substituidos por outros melhores?
Só quero que o AS venha novamente a publico dizer o que disse aqui à tempos: "Os que sairem, serão substituidos por outros melhores..."

É preciso que os jogadores, desde já, se vão convencendo que não precisam de "dar o salto".

Acreditas mesmo que o Nunes (actualmente num clube espanhol), está a ganhar o que o Braga lhe CONSEGUIA pagar mensalmente?

2- Reforços em Dezembro. Embora o plantel do Braga seja bastante bom, há lacunas.

Concordo!

3- Encarar a UEFA como um complemento ao campeonato. É muito bonito e muito bom que mostremos à Europa o valor da nossa equipa. Mas a competição interna não pode sair prejudicada. Continuo a pensar que o campeonato tem de ser prioritário.

De inicio, todos pensavamos que teriamos 24 jogadores prontos para jogar sem que a equipa se recentisse, actualmente, não vejo isso, mas continuo a pensar que a UEFA dá muito prestigio e outras coisas (€€€€€) ao Braga....

4- Evitar por todas as formas a quebra física. Carvalhal tem sido acusado de rodar demasiado o plantel.

Concordo

5- Acção de bastidores: no futebol português, infelizmente já nem os anjinhos acreditam que reina a verdade desportiva.

Concordo! Deve ser por isso que o futebol tem cada dia que passa mais adeptos, tal como se vê nas vendas de jornais desportivos e programas televisivos...
O Zé povinho gosta é de escandalos e trafulhices.....

6- Envolver o público:
...
Mas ao nível do Marketing há ainda muito a fazer em Braga:

Acho muiot mais importante uma intervenção de cada sócio do que da SAD!
Se cada um de nós conseguir "arrastar" um amigo no mesmo momento DUPLICAMOS o n.º de sócios...
Por isso mantenho o meu lema para o Braga crescer: "quantos sócios conseguiste fazer ultimamente?"

Mais uma vez, Cardoso, desculpa, lá, mas os teus ideais, não são realmente os meus... Mas estamos a aproximar...  ;D ;D ;D ;D

1 abraço, amigo.....
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

braguista365

Concordo com praticamente todo o conteudo do texto,menos numa coisa

-nada é impossivel! tudo é dificil mas nada é impossivel!  ;)

cardoso

Olá amigo Reis
No que diz respeito à venda de jogadores, de facto, se encontrarmos melhor, nada tenho contra as vendas. Afinal de contas os bons negócios são sempre bem-vindos. Com esta afirmação, contra a venda de jogadores estava a pensar precisamente na hipotética saída do Madrid. Se queremos o pódio temos que manter o Madrid. Ele é o coração e o cérebro da equipa. Achas que conseguiriamos arranjar melhor?
Quanto ao "salto" eu sei muito bem que outros pagam melhor. Mas a camisola tem de contar! E uma coisa é um contrato com um clube espanhol, outra coisa é um passeio por Lisboa como o que fez o Wender. Os nossos jogadores podem e devem sentir que podem conseguir em Braga grandes coisas!
Quanto ao papel dos sócios no engrandecimento do clube, completamente de acordo. Mas a Direcção da SAD pode ficar de braços cruzados e delegar esse papel nos sócios?

Pé Ligeiro

Concordo com boa parte daquilo que diz o Cardoso.
Relativamente à saída de jogadores, a ser feita, deverá ser sempre no final da época e não a meio, pois desequilibra completamente uma equipa. Independentemente do valor dos jogadores que entrarem, o rendimento da equipa é sempre afectado, pois é necessário um certo período de adaptação e entrosamento dos novos, até estarem aptos para entrar na equipa em boas condiçoes e no entretanto vão passando algumas jornadas onde a equipa não poderá render o máximo, estando por isso mais vulnerável e podendo hipotecar em meia dúzia de jogos os objectivos de uma época.
Relativamente à aposta a fazer nas competições, penso que o Braga tem que encarar todas as possibilidades, ou seja, enquanto tiver possibilidades matemáticas de ter êxito em qualquer das competições, deve empenhar-se nessas competições com o mesmo afinco. Há neste momento duas grandes competições em curso, campeonato nacional e taça UEFA. Neste momento há possibilidade de êxito em qualquer das duas. É claro que a noção de êxito é relativa. Será êxito na UEFA, daqui para a frente, se o Braga ultrapassar a fase de grupos, obtendo uma classificação entre os três primeiros do grupo. O êxito será maior se poventura conseguir ir mais além. Por outro lado, no campeonato, o êxito mínimo é obter uma qualificação para a UEFA do próximo ano. Será êxito uma classificação entre os três primeiros do campeonato. Neste momento, parece-me muito mais realista poder obter um dos três primeiros lugares na fase de grupos da UEFA, do que obter um dos três primeiros lugares no campeonato. O campeonato é uma prova muito longa, onde a regularidade, a ausência de lesões, o apoio da massa associativa e a actuação dos árbitros são muito importantes. Se olharmos bem para estes requisitos e nos perguntarmos em qual deles é que o Braga poderá estar em vantagem relativamente ao Porto, Sporting e Benfica, talvez possamos dizer com alguma fé que poderá ser regularidade, pois nos outros, provavelmente, estaremos em desvantagem. Logo, o primeiro requisito de todos, a regularidade, estrá sempre muito condicionada pela conjugação dos restantes. A ser assim, nem nesse requisito teremos vantagem.
Quanto à rotação de jogadores ela inevitavelmente que ter-se-à que fazer.
Quanto à acção de bastidores, ela terá que ser feita sem receios. Neste caso o presidente A. Salvador terá que dar a cara e "enfrentar as feras". Terá que aparecer na comunicação social a defender o Braga, sempre que os seus interesses sejam potos em causa.
Quanto à envolvência do público, já por diversas vezes foi afirmado que é necessário apostar a sério no marketing. Neste caso os sócios e adeptos poderão ter uma palavra, mas a verdadeira iniciativa terá que nascer da direcção.
Quanto à taça de Portugal, é uma competição em que iremos estar envolvidos, mas que atendendo à forma como é realizada, tem um factor aleatório muito grande. O facto de cada eliminatória ser realizada apenas num jogo, dá uma vantagem muito grande ao clube que joga em casa. O facto de envolver equipas de escalões inferiores, também contribui para aumentar a incerteza e o factor aleatório. Uma equipa tanto poderá ter que enfrentar equipas do mesmo escalão, até porventura as mais fortes, como outra poderá só enfrentar equipas de escalão inferior e com um bocadinho de sorte, até fazer os jogos todos em casa. É uma competição que nos muito, pois já por uma vez conseguimos fazer história, só que, atendendo à forma como está organizada, não poderá ser um objectivo determinante e prioritário.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Quote from: cardoso on 05 de October de 2006, 00:19
Olá amigo Reis
No que diz respeito à venda de jogadores, de facto, se encontrarmos melhor, nada tenho contra as vendas. Afinal de contas os bons negócios são sempre bem-vindos. Com esta afirmação, contra a venda de jogadores estava a pensar precisamente na hipotética saída do Madrid. Se queremos o pódio temos que manter o Madrid. Ele é o coração e o cérebro da equipa. Achas que conseguiriamos arranjar melhor?
Quanto ao "salto" eu sei muito bem que outros pagam melhor. Mas a camisola tem de contar! E uma coisa é um contrato com um clube espanhol, outra coisa é um passeio por Lisboa como o que fez o Wender. Os nossos jogadores podem e devem sentir que podem conseguir em Braga grandes coisas!
Quanto ao papel dos sócios no engrandecimento do clube, completamente de acordo. Mas a Direcção da SAD pode ficar de braços cruzados e delegar esse papel nos sócios?

Quantoi à eventual saída de Madrid todos sabemos que basta um interessado accionar a cláusula de rescisão e, adiós Madrid... Penso que a cláusula está cifrada nos 5 milhões de euros, verba essa, que a ser accionada terá que ser paga na totalidade, o que não está ao alcance de qualquer clube. Com o SCB na fase de grupos, haverá maior projecção internacional e eventualmente um colosso europeu poderá reparar nele... acho que não estou a exagerar se disser que Madrid será o melhor médio em Portugal e está ao nível de um qualquer jogador a actuar no Barcelona, Chelsea, Liverpool, Real, Bayern...Actualmente, os 3"G" devem estar a assediar AS com o intuito de fazer negócio. Não duvido disso... É caso para dizer a Madrid: - porquê comeres sardinha se podes comer lagosta!!!

Quanto ao papel dos sócios no engrandecimento do clube óbvio que os sócios tem um papel importante. Mas como vou convencer um simpatizante a tornar-se sócio se este me disser que para ele o principal obstáculo é os horários dos jogos? Como vou convencer um simpatizante a tornar-se sócio se este me disser que não pode ser sócio porque não pode dispender +/- 220 euros(?) por época? Como posso convencer um simpatizante a tornar-se sócio, quando ele souber que não pode ir para a minha beira e terá que ficar sózinho?
Tudo estes pequenos pormenores são da competência da SAD e só a SAD poderá resolver. Como disse, são pormenores que para mim não seriam entraves, porque sou braguista. Será um erro abordar esta questão pela nossa perspectiva. A perspectiva correcta é analisar pela perspectiva de quem não nutre, ainda, aquela paixão pelo SCB, como nós braguistas sentimos.
Força Gverreiros