News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época a meio: balanço e expectativas

Started by Olho Vivo, 21 de December de 2009, 00:00

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Não havendo bola nos próximos tempos, abro este tópico para que possamos fazer (mais um) balanço do que tem sido a época até aqui e aferir as expectativas de todos para o resto da temporada. Que pontos fortes? Em que é que é ainda possível melhorar? Considerando as restrições financeiras da SAD, há ainda ajustamentos que se possam fazer ao plantel de forma a melhorar o nosso potencial?

Para pontapé de saída, aqui fica a apreciação do jornalista Nuno Madureira:

Sp. Braga: o mérito e a endurance

Um líder inédito a fechar 2009

Pela primeira vez na sua história, o Sp. Braga vira o ano na frente da Liga. Só por isso, já era merecido o destaque à equipa de Domingos Paciência, que em Paços de Ferreira conseguiu virar a página sem tirar brilho a um ano de ouro. Mas seria injusto não destacar também uma evidência: a de que Eduardo, João Pereira, Moisés, Evaldo, Vandinho, Mossoró, Hugo Viana e Alan, pelo menos, estão entre os dois ou três melhores da Liga nas suas posições.
A pausa de inverno parece surgir em boa altura para um Sp. Braga que mantém a consistência defensiva como grande argumento (simplesmente notável o registo de seis golos sofridos em 14 jogos!) mas nas últimas jornadas foi dando sinais de alguma quebra ofensiva.

Por isso, se o mérito da liderança não se discute - as vitórias sobre F.C. Porto, Benfica e Sporting falam por si - são legítimas as interrogações sobre o único ponto que fica por responder na entrada para 2010: mesmo tendo menos condições do que os concorrentes, o Sp. Braga joga como um grande, luta como um grande, e pontua como um grande. Só lhe falta mesmo provar que tem a endurance dos campeões.


http://www.maisfutebol.iol.pt/sobe/sp-braga-sobe-lider-liga/1111469-1497.html

joaobl03

O balanço não podia ser melhor . Para a liga , nas 14 jornadas já realizadas obtivemos 10 vitórias , 3 empates e 1 unica derrota , a isso junta-se o extraordinário feito das 3 vitórias conquistadas sobre os três suspeitos do costume . Na taça de Portugal mantemos as nossas ambições intactas depois de disputadas duas eliminatórias da prova .
Quanto às expectativas são positivas , mas sem entrar em euforias . Se queremos lutar pelo título temos que manter todas as peças mais importantes ( à exceção do Rodriguez que é o unico que tem suplente à altura ) e procurar dois ou três reforços de qualidade ( um médio centro e um avançado prioritáriamente ) .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Kilo

 O balanço não podia realmente ser melhor!

Supera toda e qualquer expectativa mas por uma longa distancia!

Quanto ao resto do campeonato, e sendo muito honesto, simplesmente acho que podemos lutar pelo 3º lugar.

Não temos armas, nem ataque para aguentarmos as 16 jornadas restantes... Mas quem sabe? Posso tar enganado! Espero que sim  ;D ;D ;D

Quanto a reforços, não passamos sem contratar um médio! E a isso, juntar o Guilherme como elemento mais assiduo. O rapaz tem muito potencial, muita qualidade e só precisa de ir aparecendo. Este não engana!


E se sobrarem uns tostoes, tentar arranjar um avançado!

De resto, e tirando uma venda pontual ou alguma saída por emprestimo (Rodriguez, Paulão, Diogo Valente, Peña...), não há necessidade de mexer mais!


Vamos a eles rapazes... ;D ;D ;D ;D

Lipeste

#3
Continuo a dizer o mesmo que dizia à 10ª, 11ª, 12ª...jornada...
http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=12395.0

Fizemos a melhor primeira volta de sempre...ainda falta uma jornada...não tenho memoria de um Sp. Braga tão enorme como este...digo isto porque desde 1983/84 primeira vez em que assisti a um jogo do enorme Sp. Braga ao vivo nunca senti que tinhamos equipa ou seriamos capazes de ganhar em qualquer campo do futebol português como agora sinto...aliás é muito mais que um mero sentimento...é uma realidade que os numeros comprovam.
Este é o Sp. Braga que todos os Braguistas desejam...merecem...e devem "exigir"...o que esta época estámos a fazer para mim não é grande surpresa...todo o trabalho que o nosso ENORME tem desenvolvido vem precisamente neste sentido...no sentido de colocar o enorme Sp. Braga na luta pelos primeiros lugares da nossa Liga...tem sido assim nos ultimos anos...instalar e solidificar uma cultura de vitória que quanto a mim já está interiorizada por todos os Gverreiros e que é tão ou mais importante que qualquer reforço...solidificar as contas do clube é fundamental e tem vindo a ser feito com sucesso...claro que quando comparados os orçamentos nós dispomos de apenas 10% do orçamento quer de milhafres quer de dragonescos e "só" por isso o nosso mérito é incomparavelmente maior.

Para continuarmos a poder ambicionar legitimamente a melhor classificação de sempre...ou seja um lugar no podium...não podemos vender nenhum dos onze titulares...e para podermos ambicionar algo mais ou sonharmos com o titulo ou com uma ida à Liga dos Campeões teremos que nos reforçar no minimo com um MO esquerdo e um AV......e tudo isto sem colocar em causa as contas do clube, o que contribuirá para que o mérito seja ainda maior....haja vontade porque Gverreiros já todos sabemos que temos.

Continuo a ter a mesma opinião...o nosso principal problema são as nossas "segundas linhas"...para determinadas posições não temos no plantel grandes alternativas aos titulares...felizmente o Evaldo é fisicamente poderoso, leva poucos e não falha um jogo pois não temos ninguem que o possa substituir...o Tiago Pinto pode vir a ser um bom reforço para o colectivo...isto para citar uma das posições em que tambem temos/tinhamos falta de alternativas...para o lugar do João Pereira...por exemplo...em Guimarães ficou tambem evidente a incomparavel superioridade do titular em relação ao(s) suplente(s)...sem mais citações concluo mantendo a opinião de que o nosso principal ponto fraco são as nossas "segundas linhas" e um MO que jogue do lado esquerdo para entrar directamente no onze....o Paulo César tem sido fantástico mas continuo a achar que precisamos mais dele como opção para AV

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

C.P.

Balanço - EXELENTE

Expectativas - AS MELHORES. 

BRAGA SEMPRE
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

spinto

Perfeito, perfeito, perfeito .... mas era pedir demasiado, era ainda estar na liga europa, acho que uma das razºoes do crescimento e maturaçáo da equipa foi mesmo a assiduidade nas competiçóes europeias neste ultimos anos e o reflexo é o 1/2 campeonato que temos para juntar á intertoto.

;D ;D ;D só peço 1 lugar no pódio e uma taça. ;D ;D ;D

PS- e que o lugar do podio seja o mais alto!!!!!!

estamos muito bem a todos os niveis, parabens á equipa, equipa tecnica e estrutura directiva, sem esqueçer os adeptos sejam eles de bancada, de café, de sofã, de jornal ou mesmo de ocasião, quem sabe 1 dia estes ultimos tb sejam de bancada.

Acho que o Salvador vai buscar 2 trutas, mas era preferivel vender alguém pois o titulo não é permitido e na altura certa os "pretos" metem-nos no sitio, e assim o futuro continuaria assegurado com as finanças mais aliviadas.

Prefiro estabilidade durante muitos anos que 1 titulo ocasional e mortal.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

FIDELIS

Melhor era quase impossivel
Estamos em primeiro e somos campeões de inverno titulo que não serve para nada a não ser para o ego e para mostrar a todos que fomos de facto os melhores até agora.
Por outro lado nunca na sua história o Braga chegou a esta altura nesta posição, pelo que, só por aí, já devemos estar confiantes numa época brilhante e sentir  cada vez mais o orgulho em ser Braguista.
Mas como sabemos a procissão ainda vai no adro e temos muito que suar para garantir um lugar entre os tres primeiros e ganhar a Taça de Portugal. Não falo sequer em ser campeão porque sei que este ano tudo está a ser feito para que uma determinada equipa chegue ao pódio.

Quanto à equipa em si, é nitido que nos falta um matador e um bom médio centro que dê um pouco mais de consistencia a meio campo e nas transições para o ataque. Não podemos é deixar sair ninguem.

Mas estou certo que vamos sentir-nos orgulhosos da nossa equipa no final e lá para perto do verão vamos invadir literalmente a capital e trazer o caneco novamente para a Augusta Bracara

Fidelis Bracara
Braga e Basta


krugger


Bem penso que o basico já foi dito, uma epoca para já para alem das nossas mais optimistas expectativas, no plano desportivo, como é evidente, apesar da saida precoce da Liga Europa continuamos na taça de portugal, taça da liga e como é evidente estamos em grande no campeonato, quanto à liga intercalar não comento pois não considero sequer objectivo.
No que diz respeito ao que resta do campeonato e taça os reforços que aí vêm certamente terão uma palavra a dizer, o nosso 11 titular está espremido, do banco para já não vêm soluções capazes de fazer esquecer quem quer k seja, por isso o nosso Janeiro já será sintomatico da nossa indurance... a ver vamos.

O podio e a taça de portugal já é uma epoca desportivamente em grande, o campeonato não passa de um sonho, mas enquanto a equipa nos proporciobar a oportunidade de sonhar só nos resta sonhar......

Anabela

Melhor era difícil.
No início da época, depois de ver os jogos para a Liga Europa fiquei assustada e nunca pensei na hipótese do SCBraga estar no pódio quanto mais na liderança.
Portanto, aconteça o que acontecer, esta 1ª volta foi óptima. Só não foi excelente devido à eliminação precoce da Liga Europa e devido à derrota em "espanha".

Ricardo

É uma época acima das espectativas, não só pela posição mas pela solidez e regularidade da equipa ao longo das 14 jornadas.
Agora também não vale embandeirar em arco. Há alguns anos atrás estivemos em 1º na segunda volta e estávamos em posição para poder ganhar o campeonato a 4 jornadas do fim... E acabamos em 4º...
Há que manter a humildade, fazer contratações cirúrgicas (as contratações deste ano foram quase todas um fiasco) e gastar pouco dinheiro (e se possível fazer algum).
Em Maio cá estarei para celebrar o campeonato e a taça... ;D ;D
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

lininho

Balanço: BOM.

foi uma boa meia-época, pincipalmente por aquilo que parecia que iria acontecer após a precoce eliminação da taça europa.
ai... aquele jogo com a académica e, aquele, que para mim, será o golo da época (nem que se marquem golos de bicicleta do meio campo), por nos ter colocado em primeiro lugar logo à primeira jornada, que matou, literalmente, as criticas as domingos e proporcionou estabilidade para a restante primeira volta, com aquela sequência de vitórias e recordes batidos.

Expectativas: DOBRADINHA.

para mim, mas mesmo só para mim, espero mesmo que o SCBRAGA ganhe. seja o campeonato, a taça ou, mais não seja, a taça da liga.
e digo isto porque acredito na capacidade dos que cá estão (jogadores e treinadores) e, principalmente, tenho fé na ambição do presidente. e aqui é que reside, a meu ver, o x da questão. quanto a mim, salvador, se sentir que as "manobras de bastidores" são de tendência mono-clubística (entenda-se slbost), e apontam para um campeão antecipado, deverá desinvestir, vendendo activos rentáveis, nomeadamente, os jogadores de que sempre se fala; se por outro lado salvador sentir que não há manobras ou que essas se dividem e degladiam entre dois clubes (entenda-se slbost e fcporc), , que é aquilo que também eu sinto, deverá investir, com contratações cirúrgicas no meio campo para que este tenha alternativas credíveis a hugo viana e vandinho.
Esperando, assim, um quadro como aquele que pintei na segunda parte das expepctativas, acredito que vamos ganhar.

RUMO A ALGO ENORME
zé: futuro capitão. 8-)

jacm

O balanço é bastante bom. É óbvio que excedeu as melhores expectativas, ainda por cima com aquele inicio de época atribulado, que nos custou a Liga Europa. Mas há males que vêm por bem e agora que venha o titulo. ;D
Eu acredito.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

barinho

Fantástico,é aquilo que se pode dizer.Estamos acima de qualquer expectativa!E é bom que nós adeptos também percebamos isso,é bom que quando por vezes as coisas não correm tão bem como no jogo da Naval percebamos que não há lógica nenhuma em assobiar pois estes jogadores estão a dar-nos um momento único na história do clube.Temos também nós adeptos de ser como os jogadores e equipa técnica e ser humildes e lutar sempre pela vitória em todos os jogos.

papapremios

 Até agora tem sido "ISPECTACULAR"! ;D
Como a maioria, tinha um pressentimento muito mau para esta época, sobretudo após a eliminação da Euroliga, como lhe chama o Senhor das Chicletes. Até após o próprio jogo com a Académica não via um futuro risonho à nossa frente.
Porém, após esse jogo a equipa pôde trabalhar mais à vontade, fez um excelente jogo em Alvalade e...aqui estamos nós!
Concordo que é essencial, pelo menos, um médio e, se possível, um avançado e, se conseguirmos, manter estes jogadores até ao fim. É preciso fazer uma ginástica financeira do catano, mas não custa sonhar!
Por falar em sonho, as minhas expectativas apontam para a dobradinha! ;D Voltando ao mundo real, acho que uma final da Taça de Portugal e um lugar no pódio estão perfeitamente ao nosso alcance.
Agora é continuar com ambição, mas também com os pés no chão...No fundo, continuar com esta atitude que temos tido até agora, pois assim conseguiremos coisas muito bonitas (bonito é de Homem)!  ;)

duke

Realisticamernte, acho que podemos ficar em 3º lugar, o que será a melhor classificação de sempre. Por isso, muito bom.

Quanto a Taças, vamos ver os sorteios na Taça de Portugal. Acredito mais na Taça da Liga. Acho que para o fim da época pode haver uma quebra, pois há jogadores muito sobrecarregados.



jaimec

Concordo com quase tudo que li neste tópico ... era só para lembrar que a época ainda não está a meio.

Falta o jogo caseiro, com aquele adversário insular que nos tem feito bastante concorrência nos últimos anos. É um jogo IMPORTANTÍSSIMO, e que pode contribuir para uma definição mais clara do que vai ser o resto da época ! Estou confiante.

joaomf

#18
Esta (quase) meia época correu fabulosamente. Esperemos poder manter a bitola no que resta de temporada.
O Braga este ano tem 3 desafios, todos eles importantes de alcançar:
- acabar em 3º seria um feito, pois a nossa melhor classificação é 4º (várias vezes)
- acabar em 2º seria fantástico, pois permitia-nos jogar na Champions League.
- acabar em 1º seria FANTÁSTICO!!!

Estes dois últimos desafios sei que são difíceis, mas não são impossíveis.
Em qualquer caso, não troco, de forma alguma, um eventual sucesso efémero por uma gestão danosa. O clube tem que continuar a ser gerido de forma criteriosa e, nesse sentido, apoio totalmente a venda do J.Pereira: 3M é muito dinheiro para nós.

Temos ainda a Taça de Portugal, prova que todos ansiámos voltar a vencer. Mas aqui o sucesso depende muito daquilo que nos ditar o sorteio. Nos últimos tempos não temos sido afortunados nesse particular, pelo que talvez 2010 possa ser o nosso ano!!!

LeonelP

Quote from: joaomf on 27 de December de 2009, 11:43
Esta (quase) meia época correu fabulosamente. Esperemos poder manter a bitola no que resta de temporada.
O Braga este ano tem 3 desafios, todos eles importantes de alcançar:
- acabar em 3º seria um feito, pois a nossa melhor classificação é 4º (várias vezes)
- acabar em 2º seria fantástico, pois permitia-nos jogar na Champions League.
- acabar em 1º seria FANTÁSTICO!!!

Estes dos últimos desafios sei que são difíceis, mas não são impossíveis.
Em qualquer caso, não troco, de forma alguma, um eventual sucesso efémero por uma gestão danosa. O clube tem que continuar a ser gerido de forma criteriosa e, nesse sentido, apoia totalmente a venda do J.Pereira: 3M é muito dinheiro para nós.

Temos ainda a Taça de Portugal, prova que todos ansiámos voltar a vencer. Mas aqui o sucesso depende muito daquilo que nos ditar o sorteio. Nos últimos tempos não temos sido afortunados nesse particular, pelo que talvez 2010 possa ser o nosso ano!!!

Sem dúvida. Eu acrescento:

3. Lugar - Excelente
2. Lugar - Incrivel
1. Lugar - Um sonho