News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/12

Started by JotaCC, 17 de December de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

É preciso mais cabeça para tanto cruzamento
COMANDANTES DA LIGA TAMBÉM SÃO REIS NA ARTE DE "BEM" SERVIR O AVANÇADO

A avalancha ofensiva dos arsenalistas no arranque da temporada impressionou até os mais otimistas e os resultados foram imediatos: 6 vitórias consecutivas e nada mais nada menos do que 10 golos marcados e apenas 3 sofridos. Estava encontrada a equipa sensação de 2009/10 e os minhotos não tiraram o pé do acelerador. Pelo menos no que diz respeito a espreitar a área adversária. Finalizada a jornada 13, os líderes do campeonato estão, também, à frente no ranking dos cruzamentos.

Alan, Hugo Viana, Mossoró e Evaldo parecem só ter olhos para Meyong, mas, espreitando outras estatísticas, ao camaronês tem faltado mais cabeça para finalizar as ações dos companheiros: marcou em três ocasiões até à 4.ª ronda, mas em duas delas na transformação de grandes penalidades - quebrou o jejum para a Taça de Portugal, também da marca dos 11 metros, em finais de novembro, diante do V. Setúbal.

Nenhum dos craques de Domingos chega aos pés de Di María, é certo, rei destacado dos centros com 87 no total, só que, em conjunto, "esmagam" a concorrência: 317 passes para a área, mais 10 do que o V. Guimarães e 26 do que o FC Porto, que completam o pódio. Individualmente é pela direita que no Minho mais se ataca. Alan contabiliza 52 cruzamentos, seguido de Hugo Viana (49), Mossoró e Evaldo (ambos com 48).

Só o faro de golo parece ter desaparecido. Nos últimos quatro encontros para o campeonato apenas por três vezes houve festa na bancada onde estavam os adeptos do Minho. O resultado é esclarecedor: uma vitória (U. Leiria), dois empates (Leixões e Naval) e uma derrota (V.Guimarães)... para o líder!

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Presente de Natal antecipado

À espera de um presente de Natal antecipado. O Sporting de Braga defende a liderança do campeonato amanhã, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, numa jornada que poderá deixar a equipa minhota isolada no trono da Liga, aproveitando o facto de ser um fim-de-semana de clássico entre Benfica e FC Porto.

Os arsenalistas repartem a liderança com os encarnados e, em caso de triunfo no duelo em Paços de Ferreira e um deslize das águias, podem mesmo passar o Natal e o novo ano com um sorriso especial e um presente no sapatinho: o 'título' de campeão de Inverno e mais um recorde na era de Domingos Paciência.

Depois de não terem aproveitado o empate do adversário directo Benfica na última jornada, os 'guerreiro s' estão agora dispostos a passar o ano novo na liderança e, para isso, a concentração é máxima entre o plantel. O grupo tem preparado o jogo no maior segredo e calma possível - à porta fechada e longe dos olhares - e Domingos Paciência tem o plantel todo disponível para a estratégia de ataque na Mata Real. A excepção é Vandinho, que cumpre castigo depois do quinto amarelo da Liga. Ao onze regressa, assim, Andrés Madrid.

Conferência de imprensa de Domingos Paciência


O técnico Domingos Paciência faz esta tarde a habitual antevisão ao jogo da 14.ª jornada da Liga, numa conferência de imprensa agendada para as 14.45 horas. Segue-se o último treino antes do jogo em Paços de Ferreira, às 15.30 horas, novamente à porta fechada.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sem ele é um problema

A ausência de Vandinho não foi ainda devidamente esmiuçada. Se já se sabe o nome do seu substituto - Madrid - e também que o capitão arsenalista deixará de ser totalista na Liga Sagres, a verdadeira importância da falta do brasileiro vai muito para além do empirismo de quem vê os jogos do Braga e a olho nu entende que Vandinho é absolutamente fundamental para que a máquina trabalhe sem solavancos.

Suprimir a ausência de um jogador tão importante é uma tarefa árdua para Domingos e introduzir Madrid não basta para assegurar igual rendimento. Pela diferença de estilos, o Braga terá de reorganizar grande parte dos seus processos. Jorge Jesus tentou com o argentino, Frechaut, Stélvio e até Filipe Oliveira, curiosamente o que mais bem sucedido foi, pois a equipa não perdeu...

Nesta última época e meia, só uma vez o jogador que há mais tempo joga no Braga não foi titular por opção técnica. Contra a Naval, na quinta jornada da época passada, entrou ao intervalo. O Braga empatou, mas esse resultado nem faz parte das contas que abaixo apresentamos. Foram oito os jogos que o "artista e malabarista", como os adeptos cantam, falhou, metade por lesão, outra metade por castigo. Nessas ocasiões, o Braga venceu o Rio Ave (jogou Madrid) e o Belenenses. Empatou com o FC Porto, no Dragão, e com a Académica, em casa, perdendo contra Leixões, Sporting, Benfica e outra vez Rio Ave, para a Carlsberg Cup.

Vandinho foi, para os adeptos, o melhor jogador da época passada e está no pódio na votação que decorre a propósito desta. O seu registo fala por si: no Braga só João Pereira recupera mais do que duas bolas por jogo, como é o seu caso. E apenas Paulo César trava, com faltas, mais ataques adversários: 23 contra 18. Hugo Viana, que joga pouco à frente de Vandinho, tem apenas cinco faltas cometidas e perde muito mais bolas: 15 contra cinco oferecidas por Vandinho.


Calvário de Tiago Pinto está a duas semanas do fim


Faltam apenas duas semanas para que o lateral Tiago Pinto possa ser opção para rivalizar com Evaldo no lado esquerdo da defesa. Dia 1 de Janeiro, o jogador já poderá ser inscrito e no dia seguinte até jogar contra o Sporting, clube a que pertencia anteriormente.



Férias só para quem quiser


Há uma semana de férias prevista para os guerreiros do Minho, mas quem quiser manter a forma pode treinar no Estádio AXA. O Braga terá sempre um técnico do conjunto liderado por Domingos Paciência à disposição para orientar sessões para os mais aplicados ou para aqueles que estiverem a recuperar de lesão.



Mau tempo trava invasão

Os adeptos arsenalistas marcarão presença em Paços de Ferreira, mas não no número elevado com que pintaram os últimos campos visitados. O mau tempo levará a que muitos prefiram seguir o jogo pela televisão, tal como já aconteceu contra o Leixões, isto apesar do bilhete só custar 10 euros. Com viagem o custo aumenta para 15.

O JOGO


JotaCC

Na mira de reveillon histórico


O Braga pode assegurar amanhã, sexta-feira, caso vença em Paços de Ferreira, o 1.º lugar na Liga, na transição de 2009 para 2010. Um empate adia para domingo a definição, sendo que, na pior das hipóteses, virará o ano pelo menos como vice-líder.

À beira de uma proeza histórica. O Braga está à distância de uma vitória para assegurar um reveillon inesquecível. O triunfo, amanhã (20.15 horas, SportTV), em Paços de Ferreira, no jogo que abre a 14.ª jornada da Liga, garante automaticamente aos bracarenses o primeiro lugar no campeonato, na mudança de ano civil.

Não está nenhum troféu em discussão, mas a hipótese de o Braga ser primeiro na mudança de 2009 para 2010 é um registo muito agradável, já assumido publicamente pelo seu treinador, Domingos Paciência. Desde 1995/96, ou seja, desde que cada vitória na Liga passou a valer três pontos, o F. C. Porto tem sido o grande dominador, à porta do reveillon. Baste dizer que, em 14 campeonatos, passou o ano 12 vezes na frente. As excepções aconteceram nas épocas de 2001/02, com o Sporting em primeiro no final de Dezembro, e em 2008/09, com o Benfica na dianteira. Muito longe desse cenário tem estado a turma bracarense. Há um ano, por exemplo, então sob o comando de Jorge Jesus, na altura da mudança de ano civil, os arsenalistas estavam em sexto lugar, a seis pontos do líder. A mesma posição já ocupava na temporada anterior, mas então a 13 pontos do primeiro, que era o F. C. Porto. Nos últimos 15 anos, o melhor registo aconteceu em 2006/07, com o Braga a chegar ao final de 2006 em quarto lugar, a 13 pontos da liderança.

No pólo oposto, na última década e meia, o pior registo do Braga aconteceu em 1999/00. Ao cabo de 15 jogos, a equipa estava em 14.º lugar, apenas com 14 pontos amealhados e a 20 pontos de distância do líder F. C. Porto.

Curioso é que, nas últimas quatro épocas, o Braga só venceu um jogo na despedida do ano. Foi na época passada, em casa, contra o Rio Ave (1-0). Amanhã, um triunfo no reduto pacense assegura o primeiro lugar, aconteça o que acontecer no domingo no Benfica-F. C. Porto. Se os bracarenses empatarem e também acontecer um empate na Luz, fica tudo na mesma. Já uma derrota na Mata Real ditará o adeus à liderança, mas, pelo menos, o segundo lugar está garantido. O que já seria muito significativo.


JN

JotaCC

Ney a caminho do Bonfim

Administrações sadina e bracarense têm tudo apalavrado para que o brasileiro, pouco utilizado por Domingos Paciência, seja cedido. Manuel Fernandes aprecia a polivalência do lateral.

Está encontrado o primeiro reforço de Inverno do Vitória: Ney Santos. O lateral, que pode fazer tanto o lado direito como o esquerdo - e se for preciso também alinha a central -deverá ser emprestado pelo Sp. Braga ao emblema setubalense até final da temporada.

Durante o dia de hoje todos os pormenores devem ficar acertados, existindo já um princípio de acordo entre as administrações para o negócio.

Pouco utilizado por Domingos Paciência em Braga, Ney tem assim uma excelente oportunidade para voltar a mostrar as qualidades que revelou na primeira época em Portugal, ao serviço do Estrela da Amadora, em 2008/09. Além da grande necessidade de Manuel Fernandes em contar um elemento para as laterais, o Vitória poderá ganhar um jogador que pode fazer várias posições.


A BOLA

JotaCC

Dulce Félix é a atleta europeia do mês
PORTUGUESA SUCEDE A... INÊS MONTEIRO
   
Dulce Félix foi nomeada esta quarta-feira como atleta europeia do mês de novembro, sucedendo a Inês Monteiro nesta iniciativa da Associação Europeia que reúne os votos do público, dos jornalistas e de um painel de especialistas. A atleta do SC Braga, de 27 anos, ganhou nesse mês os crosses de Tilburg e Roselaere. O austríaco Gunther Weidlinger foi o eleito nos homens.


RECORD

JotaCC

Lucílio Baptista arbitra Benfica-FC Porto
JUIZ DE SETÚBAL NOMEADO PARA O CLÁSSICO

   
O árbitro de Setúbal Lucílio Baptista foi hoje nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o clássico de domingo (20.05), na Luz, entre Benfica e FC Porto, relativo à 14.ª jornada da Liga Sagres.

Este será o 11.º jogo entre águias e dragões arbitrado pelo árbitro setubalense, mas apenas o segundo disputado na Luz, sendo que o saldo total pende claramento para o lado dos azuis e brancos, com 7 vitórias e apenas 3 derrotas (16 golos marcados e 7 sofridos).

Em relação às partidas realizadas no reduto dos encarnados, o Benfica tem 2 vitórias e 1 derrota.

Árbitros nomeados para os outros jogos da 14.ª ronda:

Benfica-FC Porto: Lucílio Baptista (Setúbal)
V. Guimarães-Rio Ave: Artur Soares Dias (Porto)
V. Setúbal-Marítimo: Jorge Sousa (Porto)
U. Leiria-Belenenses: Cosme Machado (Braga)
Leixões-Olhanense: Pedro Proença (Lisboa)
Naval-Sporting: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Nacional-Académica: Paulo Costa (Porto)
P. Ferreira-Sp. Braga: Duarte Gomes (Lisboa)

RECORD

DM92

Basquetebol - SC Braga
Juniores Masculinos -SP. BRAGA VENCEU SEGUNDO JOGO DO 'PLAY-OFF'

De forma natural e exibindo
maiores índices de qualidade, a
formação júnior do Sporting
Clube de Braga voltou a vencer
o vizinho Joane e seguiu para a
disputa do título distrital, no escalão
sub-18 de basquetebol.
Os arsenalistas venceram no
pavilhão de Vermoim, em Vila
Nova de Famalicão, mais uma
vez o Joane, depois de terem arrebatado
o triunfo na primeira
'mão' da competição. Agora
venceram por 70-57 e nem precisam
de disputar o terceiro jogo
do 'play-off', uma vez que com
a segunda vitória garantiram de
imediato a presença nos três jogos
finais que vão ditar o campeão
distrital deste escalão.
Na luta pelo título vão estar
ainda o Basket Clube Barcelos,
bem como o Vitória de Guimarães,
mas estas duas formações
vão ainda medir forças na cidade-
berço, uma vez que estão empatadas,
com uma vitória cada
uma delas.
Desta feita foi mesmo o Vitória
de Guimarães a alcançar o triunfo
e na deslocação ao recinto do
Basket Barcelos, depois dos barcelenses
terem vencido o primeiro
jogo em Guimarães. Os
vitorianos triunfaram por 86-55,
demonstrando enorme qualidade.
O Sporting de Braga, mercê
das duas vitórias obtidas, vai ter
maior tempo de descanso e preparação,
pese o facto de o 'playoff'
se disputar apenas no próximo
mês de Janeiro, de 2010.
Este fim-de-semana está reservado
para o terceiro e último jogo
da outra meia-final, entre
barcelenses e vitorianos, jogo
que o Sporting Clube de Braga e
o seu corpo técnico pode assistir
e tirar notas acerca do possível
adversário que lhe vai calhar
nesses três jogos finais e decisivos
para o título.

CORREIO DO MINHO  e DIARIO DO MINHO
Sempre Contigo .. BRAGAAAA

JotaCC

Domingos rejeita quebra

Não obstante os empates somados nas duas últimas jornadas, Domingos Paciência rejeita que se fale em quebra nas exibições do Sp. Braga. O técnico dos "arsenalistas" torce pelo empate no "clássico" entre Benfica e FC Porto e assume o desejo de reforçar a equipa com um goleador, em Janeiro.

«Não fomos felizes no resultado dos dois últimos jogos. Mesmo fora de casa as equipas assumem posturas defensivas que dificultam a nossa tarefa. É sinal de respeito pela qualidade do nosso jogo e liderança do Sp. Braga», afirmou Domingos, esta tarde, em conferência de imprensa.

Questionado sobre uma eventual quebra no nível exibicional do Sp. Braga, referiu que a mesma «pode ser avaliada por momentos do jogo, por exemplo, na finalização ou em qualquer erro que a equipa cometa».

Para Domingos, uma coisa é certa: «Chegar a este momento e estar a lutar pelo primeiro lugar deve ser motivo de satisfação e orgulho para os adeptos».

Depois dos empates com Leixões, fora, e Naval, em casa, o Sp. Braga prepara-se para defrontar o Paços de Ferreira, na Mata Real, com o propósito de «terminar 2009 com uma vitória». «É uma equipa difícil e cabe ao Sp. Braga dar a volta a uma abordagem potencialmente mais defensiva», afirmou, recordando: «Nos jogos em que entrámos bem e finalizámos, os resultados foram positivos».

«Duarte Gomes é um bom árbitro»

Árbitro do "derby" minhoto com o V. Guimarães, jogo que ditou a única derrota do Sp. Braga na Liga, Duarte Gomes continua a merecer o total respeito de Domingos, ainda que a sua actução no D. Afonso Henriques não tenha ficado imune a críticas.

«Nunca ponho em causa a honestidade de um árbitro. Duarte Gomes é um bom árbitro. Apenas não concordei com o fora-de-jogo que, logo depois, deu o golo do V. Guimarães. Espero que faça um bom trabalho e cometa o menor número de erros possível», desejou, na projecção ao jogo com o Paços de Ferreira, que amanhã abre a 14.ª jornada.

O técnico dos "arsenalistas" assumiu ainda a necessidade de reforçar o plantel com um goleador, notando que «o Sp. Braga não tem um goleador com 9 ou dez golos como outras equipas». No entanto, reconheceu que «é difícil encontrar um jogador que encaixe nas pretensões da equipa».

A escolha do matador está a ser objecto de análise conjunta com António Salvador e Carlos Freitas.

A finalizar, o desejo que o "clássico" da Luz dê em «empate».



Domingos em Espanha por Moisés

Domingos Paciência associa-se, no próximo domingo, ao jogo de solidariedade para com Moisés, seu antigo companheiro de equipa no Tenerife que sofre de esclerose múltipla.

O técnico do Sp. Braga vai integrar a equipa de Toñito, jogador argentino que representou o Sporting e que passou igualmente pelo Tenerife.

João Vieira Pinto e Fernando Couto também se vão associar ao jogo de apoio a Moisés, que envergou a camisola do Santa Clara.

A BOLA

JotaCC

MAPA DE JOGOS – DEPT. FUT. FORMAÇÃO (19 e 20 de Dezembro)

O próximo fim-de-semana apresenta menos actividade que o habitual, mas mesmo assim reserva importantes encontros para alguns escalões das camadas jovens. Os Juniores recebem o GD Aves, 12º classificado, adversário contra o qual pretendem prolongar a série de triunfos. A turma de Juvenis orientada por José Manuel recebe o Limianos e, em caso de vitória, poderá aproximar-se da frente da classificação. Já a turma B, comandada por Luís Ricardo, defende em Barcelos o título conquistado em Vizela na época passada. Os Iniciados C realizam o jogo em atraso da 7ª jornada, tal como as Escolas B mas em relação à 1ª jornada. Destaque ainda para a participação da turma de Escolas A no Torneio de Natal 2009 organizado pelo Arsenal Clube da Devesa, que decorrerá na tarde de sábado no Complexo Desportivo das Camélias. Abaixo as informações sobre os jogos:

·         Juniores:         SCB vs GD Aves – Domingo às 15h00m no Estádio 1º de Maio;

·         Juvenis A:      SCB vs Limianos – Domingo às 11h00m no Campo da Ponte;

·         Juvenis B:      Stª Maria vs SCB – Taça AFB, Sábado às 14h30m;

·         Iniciados C:    Gil Vicente vs SCB – Sábado às 10h00m;

·         Escolas A:      SCB vs Academia Bragafut – Sábado às 15h00m;

                  SCB vs FC Vizela – Sábado às 16h30m;

·         Escolas B:      Merelinense vs SCB – Sábado às 9h30m.




DULCE FÉLIX ELEITA ATLETA DO MÊS DE NOVEMBRO


PELA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE ATLETISMO


A bracarense Dulce Félix foi eleita pela Associação Europeia de Atletismo a melhor atleta europeia do mês de Novembro.

Ana Dulce de 27 anos de idade, é já um nome de destaque do meio-fundo, tanto a nível nacional como a nível do velho continente. Depois de vencer as competições realizadas em Tilburg na Holanda e Roeselare, na Bélgica, o público e os meios de comunicação social distinguiram a meio-fundista como a melhor atleta da Europa.

A atleta portuguesa que recentemente fez parte da equipa portuguesa que se sagrou campeã da Europa de Costa-mato, foi a atleta mais votada no sector feminino, superiorizando-se às russas Inga Abitova e Ludmila Petrova, segunda e terceira classificadas.



JUNIORES DO SC BRAGA VENCEM ATC POR 70 - 57

Juniores do S.C. BRAGA vencem novamente o ATC (70-57) e vão disputar o play-off final que definirá o campeão distrital   

Com toda a naturalidade a equipa bracarense voltou a bater (57-70) a equipa de Joane no segundo jogo do play-off do campeonato distrital de juniores (sub-18), disputado na passada sexta-feira à noite, no pavilhão de Vermoim, V.N. Famalicão. Deste modo a equipa bracarense não necessita de disputar o terceiro jogo e acaba de garantir o acesso aos três jogos que ditarão o campeão distrital deste escalão. Na luta pelo título estão ainda as equipas do BC Barcelos e do VSC, que terão que disputar um terceiro jogo, em Guimarães, uma vez que desta vez foi o VSC que foi bater o BC Barcelos à sua casa (55-86), pelo que o finalista que acompanhará o S.C. Braga será apurado neste jogo que se disputará no próximo fim-de-semana. A equipa bracarense disputará os jogos do play-off final em Janeiro de 2010.


S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Dois clássicos abrem segunda volta
SPORTING-FC PORTO E BENFICA-ABC
   
A primeira jornada da segunda volta do Andebol 1 tem como cabeças-de-cartaz dois jogos que colocam frente-a-frente quatro colossos da modalidade, desde logo com um Sporting-FC Porto a abrir, no próximo sábado. Depois, o domingo é dia de Benfica-ABC.

ABC e FC Porto, que se defrontaram na derradeira ronda, surgem nestes importantes jogos com estados de espírito distintos depois dos portistas terem deixado o Flávio Sá Leite com um triunfo.

Jogos e árbitros da 12.ª jornada:

Sábado, 19 de dezembro
17:00, Madeira SAD-Xico Andebol, Daniel Teixeira/Nuno Gonçalo (Lisboa)
17:00, São Bernardo-Marítimo, Ana Silva/Ana Afonso (Porto)
18:00, Belenenses-ACFafe, Nuno Francisco/Fábio Perregil (Madeira)
18:00, Sporting-F.C.Porto, Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira)
21:00, Sporting da Horta-Águas Santas, César Carvalho/Daniel Santos (Braga)

Domingo, 20 de dezembro:
17:00, ABC-Benfica, António Trinca/Tiago Monteiro (Lisboa)



RECORD

JotaCC

Paulão e Diogo Valente regressam aos convocados

O defesa brasileiro e o médio português são as novidades na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Paços de Ferreira, que se disputa sexta-feira na Mata Real, no arranque da 14.ª jornada da Liga.

Em sentido inverso, e por comparação com os eleitos para a recepção à Naval, fica de fora Vandinho, suspenso por um jogo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez, Paulão e Evaldo;

Médios: Andrés Madrid, Mossoró, Hugo Viana e Diogo Valente;

Avançados: Matheus, Meyong, Alan, Osvaldo Adriano, Paulo César e Yazalde.


A BOLA

JotaCC

Diogo Valente e Paulão de volta aos convocados, Vandinho de fora

Diogo Valente e Paulão são as novidades nos convocados do Sp. Braga para o jogo frente ao Paços de Ferreira, que se realiza na próxima sexta-feira na Mata Real, a contar para a 14ª jornada da Liga Sagres. Vandinho, por seu lado suspenso por um jogo, fica arredado da convocatória.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez, Paulão e Evaldo;



Domingos Paciência quer empate no Benfica-FC Porto

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, rejeitou a ideia de uma quebra de rendimento da equipa na Liga Sagres e confessou preferir um empate no "clássico" entre Benfica e FC Porto.

"Tendo em conta que há três equipas a lutar por um lugar, o empate seria o resultado que vinha mais ao encontro das nossas pretensões", justificou.

Na antevisão à deslocação a Paços de Ferreira, para a 14.ª jornada da Liga, Domingos Paciência não se escusou a analisar os resultados menos positivos da equipas nos últimos dois jogos (empates, fora, com o Leixões e, em casa, com a Naval), justificando-os pela falta de eficácia na concretização.

"As quebras, ou perdas de fulgor, como alguns lhe chamam, muitas vezes estão em um ou dois momentos de jogo, em oportunidades que se podiam concretizar, ou num erro defensivo", explicou, sublinhando estar "satisfeito" com o rendimento da equipa.

Domingos lembrou que, "mesmo fora de casa, as equipas assumem posturas defensivas que dificultam a nossa tarefa", atitude que "é um sinal de respeito pelo percurso e qualidade do jogo do Sporting de Braga".

Interrogado sobre as reais possibilidades do Sporting de Braga terminar nos três primeiros lugares, Domingos contornou a questão e estabeleceu comparações com a temporada passada: "Sei que o Natal de 2009 vai ser melhor que o de 2008, é só analisar as posições dos dois anos".

"Temos a consciência que o que fizemos até aqui é bom e motivo de orgulho para nós e para todos os bracarenses, mas também que podemos fazer muito mais para ver se continuamos nesta posição durante muito tempo", disse.

Sobre a deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, sexta-feira, o treinador disse estar à espera de um "jogo difícil", sobretudo pela atitude do adversário quando joga em casa e pelas circunstâncias do recinto pacense, um relvado de reduzidas dimensões.

"Era importante terminar o ano de 2009 com uma vitória, mas sabemos que há um adversário que quer ganhar e que as dificuldades podem ser muitas ou poucas dependendo da forma como entrarmos em jogo", avisou.

Sobre a falta de eficácia goleadora da equipa nos últimos jogos, Domingos Paciência disse que o "Braga não tem um goleador com 9, 10 golos", mas que os tem "distribuídos pela equipa".

Tendo em conta a previsível participação do avançado camaronês Meyong na Taça das Nações Africanas de futebol, que vai decorrer em Janeiro, em Angola, o treinador quer ver reforçado o sector atacante.

"Vamos ver se podemos colmatar essa ausência. A situação está a ser analisada pelo presidente e pelo Carlos Freitas, há uma janela que se abre, mas sabemos também que não é fácil encontrar jogadores nesta altura que possam servir as pretensões do Braga", notou.

O jogo entre Paços de Ferreira e Sporting de Braga tem lugar sexta-feira, às 20:15, no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.

O JOGO


Médios: Andrés Madrid, Mossoró, Hugo Viana e Diogo Valente;

Avançados: Matheus, Meyong, Alan, Osvaldo Adriano, Paulo César e Yazalde.

JotaCC

Paulão e Diogo Valente de volta aos eleitos
CONVOCATÓRIA PARA A DESLOCAÇÃO A PAÇOS DE FERREIRA
   
Os regressos de Diogo Valente e Paulão e a saída do capitão Vandinho, por castigo, são as novidades nos convocados do Sporting de Braga para a deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, numa partida que abre a 14.ª jornada, na sexta-feira à noite.

Diogo Valente não era chamado há cerca de um mês e meio (6 de novembro, com o Vitória de Guimarães), mas não efetua um jogo há quase três meses, pois a última vez que foi utilizado foi a 25 de setembro, nos últimos 14 minutos do jogo com o Olhanense, no Algarve, que os bracarenses venceram por 1-0.

A única baixa devido a lesão é Peterson, que está a recuperar de um problema num joelho.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: João Pereira, Moisés, Rodríguez, Evaldo, André Leone e Paulão.

Médios: Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Osvaldo e Diogo Valente.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Adriano e Yazalde.



Domingos quer empate no clássico

BRACARENSES PODEM TERMINAR O ANO NA LIDERANÇA

   
O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, rejeitou esta quinta-feira a ideia de uma quebra de rendimento da equipa bracarense na Liga de futebol e confessou preferir um empate no "clássico" entre Benfica e FC Porto, que permitiria à equipa do minho, caso pontue, terminar 2009 como líder.

"Tendo em conta que há três equipas a lutar por um lugar, o empate seria o resultado que vinha mais ao encontro das nossas pretensões", justificou o técnico português na antevisão à deslocação a P.Ferreira, para a 14.ª jornada da Liga.

Domingos Paciência não se escusou a analisar os resultados menos positivos da equipas nos últimos dois jogos (empates, fora, com o Leixões e, em casa, com a Naval), justificando-os pela falta de eficácia na concretização.

"As quebras, ou perdas de fulgor, como alguns lhe chamam, muitas vezes estão em um ou dois momentos de jogo, em oportunidades que se podiam concretizar, ou num erro defensivo", explicou, sublinhando estar "satisfeito" com o rendimento da equipa.

Domingos lembrou que, "mesmo fora de casa, as equipas assumem posturas defensivas que dificultam a nossa tarefa", atitude que "é um sinal de respeito pelo percurso e qualidade do jogo do Sporting de Braga".

Um Natal mais feliz

Interrogado sobre as reais possibilidades do Sporting de Braga terminar nos três primeiros lugares, Domingos contornou a questão e estabeleceu comparações com a temporada passada: "Sei que o Natal de 2009 vai ser melhor que o de 2008, é só analisar as posições dos dois anos".

Sobre a deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, sexta-feira, o treinador disse estar à espera de um "jogo difícil", sobretudo pela atitude do adversário quando joga em casa e pelas circunstâncias do Estádio da Mata Real, com um relvado de reduzidas dimensões.

Substituição de Meyong

Tendo em conta a previsível participação do avançado camaronês Meyong na CAN, que vai decorrer em Janeiro, em Angola, o treinador quer ver reforçado o sector atacante.

"Vamos ver se podemos colmatar essa ausência. A situação está a ser analisada pelo presidente e pelo Carlos Freitas, há uma janela que se abre, mas sabemos também que não é fácil encontrar jogadores nesta altura que possam servir as pretensões do Braga", notou.


RECORD

JotaCC

P. Ferreira-Sp. Braga (antevisão): sofrer e depois relaxar
Minhotos têm de vencer na Mata Real para usufruírem do Clássico

Primeiro sofrer e depois relaxar no sofá. É este o programa do líder Sp. Braga para o fim-de-semana. Sexta à noite os minhotos têm uma tarefa ingrata na Mata Real. A equipa de Domingos empatou os dois últimos jogos no campeonato e a missão passa também por calar os arautos da desgraça. Está este Braga surpreendente em quebra ou não?

O teste frente ao Paços de Ferreira vai ser muito interessante, até porque a equipa agora orientada por Ulisses Morais vem de uma moralizante vitória sobre o Nacional da Madeira.

Depois do dever, o prazer. Os minhotos vão assistir com redobrada atenção ao Clássico da Luz. E esperar que o resultado entre Benfica e F.C. Porto seja favorável às suas ambições. Mas antes, lá está, têm de provar que merecem, de facto, ostentar o estatuto de candidato ao título.

Vandinho está castigado

Domingos Paciência não vai poder contar com o capitão Vandinho (castigado) em Paços de Ferreira. Num jogo que se antevê de luta e garra, o brasileiro irá fazer, com certeza, falta. Para o seu lugar deve avançar Andrés Madrid, que ocupou o lugar de Hugo Viana em duas jornadas consecutivas.

No Paços, Ulisses tem seis baixas confirmadas e decidiu preterir ainda Ciel do lote de eleitos. O problemático brasileiro parece não ter convencido o sucessor de Paulo Sérgio. Cristiano, como se sabe, já não mora em Paços de Ferreira. O esquerdino foi vendido ao PAOK e gerou um lucro de 150 mil euros aos cofres pacenses.

Equipas prováveis:

P. FERREIRA: Cássio; Danielson, Ozeia, Ricardo e Maykon; Baiano, Pedrinha, Leonel Olímpio e Filipe Anunciação; Roncatto e William.

Outros convocados: Coelho, Kelly, José Coelho, Manuel José, Mario Rondon, Leandrinho e Diarra.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodríguez e Evaldo; Madrid, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Meyong e Paulo César.

Outros convocados: ainda não foram divulgados



Domingos Paciência torce pelo empate no clássico da Luz
Treinador do Sp. Braga fez carreira de jogador do F.C.Porto


Domingos Paciência deu imensas alegrias aos adeptos do F.C. Porto, enquanto jogador. Contudo, como treinador do líder Sp. Braga, o antigo ponta-de-lança não deixa o coração torcer pelos dragões no Estádio da Luz. No clássico, prefere um empate.

«Tendo em conta que há três equipas a lutar por um lugar, o empate seria o resultado que vinha mais ao encontro das nossas pretensões, atirou o técnico, nesta quinta-feira.

O Sp. Braga visita o Paços de Ferreira e espera passar o Natal na liderança: «As quebras, ou perdas de fulgor, como alguns lhe chamam, muitas vezes estão em um ou dois momentos de jogo, em oportunidades que se podiam concretizar, ou num erro defensivo.»

«Temos a consciência que o que fizemos até aqui é bom e motivo de orgulho para nós e para todos os bracarenses, mas também que podemos fazer muito mais para ver se continuamos nesta posição durante muito tempo. Era importante terminar o ano de 2009 com uma vitória, mas sabemos que há um adversário que quer ganhar e que as dificuldades podem ser muitas ou poucas dependendo da forma como entrarmos em jogo», rematou Domingos.


MAIS FUTEBOL