News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Investir ou não?

Started by ric, 16 de December de 2009, 10:00

Previous topic - Next topic

ric

Amigos:
Estamos perto da abertura do mercado de inverno.
Independentemente de pensarmos que serua bom reforçar a equipa aqui ou ali, penso que de qualquer das formas haverá sempre que aumentar o custo do futebol para reforços.

A minha pergunta é simples:

Sendo presidente da SAD, investiriam no reforço da equipa sabendo que poderemos desiquilibrar as finanças e fazer resvalar o prejuizo ?
pensam que os objectivos do Braga (fazer melhor que o ano passado) estarão á mercê com esta equipa e portanto não se fará investientos mantendo a estrutura e não alterar o orçamentado?
Ou acham que é altura de apostar mais, tendo até emmente o título e portanto dotar a equipa dos tais elementos que possam desiquilibrar e que possam fortalecer MESMO  a equipa?

penso que estas questões traduzem claramente o pensamento que deve atormentar os responsáveis do nosso clube.

o que dizem  V. Exas?

krugger

#1
Sinceramente penso que temos um bom plantel, e com a diferença pontual para os nosso directos adversário que já conseguimos penso que conseguiremos fazer melhor do que no ano passado, isso sem duvida.

A questão de investirmos ou não prende-se exactamente com os nossos objectivos, se efectivamente a luta é por um lugar da UEFA penso que temos plantel para o conseguirmos, a nossa segunda linha pode não ser tão forte como a primeira mas dá para o gasto, agora se queremos ambicionar a algo maior, aí teremos de abrir os cordoes à bolsa e fazer algumas aquisições, estando o meio campo e a frente de ataque na pole para reforços.


Pedro_RBA

Penso que um investimento nesta altura, e quando as contas começam a desiquilibrar poderia ser o principio do fim. Temos um plantel de excelente qualidade, somos lideres e estamos com uma confortável distância para a nossa "habitual" posição (leia-se 4º lugar).

Como tal, e a não ser que o AS ou o CF saquem da cartola mais um jogador de luxo a custo zero (ou praticamente), penso que deveriamos aguentar a segunda volta com o que temos que já não é pouco.

A alterar penso que se deveria arranjar um matador em condições que nos ultimos tempos temos tido grandes dificuldades em arranjar algo que nos realemente sirva.. Agora sejamos realistas e tenhámos algum bom senso na hora de lançar nomes, porque já vi aqui alguns que meu deus.. ::)

Eu sei que alicia a cometer algumas loucuras a actual posição do nosso clube, mas temso de ter os pés bem acentes no chão e continuar com o crescimento sustentado e ponderado que temos vindo a ter nos ultimos anos. Só assim é que seremos cada vez maiores e com mais força, não caindo no risco de nos tornar-nos num Boavista II..

Aceito que os titulos são importantes, ou até mesmo imprescindiveis para a evolução e respectivo crescimento de um clube, mas sem uns bons alicerces essa evolução que os titulos deram serão rapidamente esquecidos por uma eventual falência..

Pois mais do que a honra de ganhar titulos, dou mais valor á honra de não dever a ninguém.

Saudações Ultras

Kilo

 Concordo em absoluto com o Pedro! A investir, apenas em jogadores que não apresentem grandes custos para o nosso clube!

E se conseguirmos vender alguém, melhor!

P_Rocha

Boas,

Acho que a SAD não deverá cair na tentação de alavancar dívida para dotar a equipa de melhores condições para uma eventual conquista do título... Seria dramático....

Todos nós sabemos que o futebol português é pródigo em "surpresas" e "erros" que toda a gente quer eliminar mas ninguém o tenta fazer na realidade.... Nestas condições, torna-se extremamente arriscado apostar em jogadores de maior qualidade (e logicamente mais dispendiosos) para atacar um campeonato para o qual partimos e partiremos sempre em desvantagem.

O campeonato que estamos a fazer é óptimo, acima de qualquer expectativa nossa, não temos obrigação de correr para o título. Esta obrigação é de outros, com outra estrutura, maior peso nas instituições que controlam o nosso "pobre" futebol, maior peso junto da comunicação social e consequentemente, maior poder de "lobbying".

Deveremos continuar o nosso caminho, com os jogadores que temos (e bons, por sinal), recorrendo apenas a alterações pontuais em sectores mais débeis, sem nunca comprometer o futuro do nosso clube com compras de jogadores "vedeta" que, para o adepto comum, são sempre interessantes mas que poderão trazer consequências dramáticas para a saúde financeira do clube.

A vida do SCB não termina na temporada 2009/2010, continuará por muitos mais anos....

Estou convencido que a SAD não cairá na tentação de fazer um atalho ao projecto que está a construir.

Como adepto e sócio é isso que espero de uma administração responsável!

Abraços!!
 

Olho Vivo

Quote from: Pedro_RBA on 16 de December de 2009, 11:34
Penso que um investimento nesta altura, e quando as contas começam a desiquilibrar poderia ser o principio do fim. Temos um plantel de excelente qualidade, somos lideres e estamos com uma confortável distância para a nossa "habitual" posição (leia-se 4º lugar).

Como tal, e a não ser que o AS ou o CF saquem da cartola mais um jogador de luxo a custo zero (ou praticamente), penso que deveriamos aguentar a segunda volta com o que temos que já não é pouco.

A alterar penso que se deveria arranjar um matador em condições que nos ultimos tempos temos tido grandes dificuldades em arranjar algo que nos realemente sirva.. Agora sejamos realistas e tenhámos algum bom senso na hora de lançar nomes, porque já vi aqui alguns que meu deus.. ::)

Eu sei que alicia a cometer algumas loucuras a actual posição do nosso clube, mas temso de ter os pés bem acentes no chão e continuar com o crescimento sustentado e ponderado que temos vindo a ter nos ultimos anos. Só assim é que seremos cada vez maiores e com mais força, não caindo no risco de nos tornar-nos num Boavista II..

Aceito que os titulos são importantes, ou até mesmo imprescindiveis para a evolução e respectivo crescimento de um clube, mas sem uns bons alicerces essa evolução que os titulos deram serão rapidamente esquecidos por uma eventual falência..

Pois mais do que a honra de ganhar titulos, dou mais valor á honra de não dever a ninguém.

Saudações Ultras


Concordo com tudo excepto na prioridade dada a mais um avançado, caso haja possibilidades de contratar mais alguém. Já o referi antes, a chegar alguém ao plantel, terá de ser um médio - e mais por razões de quantidade (falta de opções) do que de qualidade. O plantel que temos neste último aspecto está ao nível (talvez até acima) do que são as nossas possibilidades.

De resto, o ric não colocou bem a questão. O problema não é as contas resvalarem - porque já resvalaram de forma assustadora, sobretudo na época passada! Se mantivermos o plantel em Janeiro (trocando talvez um ala - Valente - por um médio), já me dou por satisfeito. Com o reequilíbrio do meio-campo (do ponto de vista do número de alternativas), estaremos à altura de lutar pela melhor classificação de sempre do clube.

De resto, os próximos investimentos têm de ser (muito) mais que compensados pelas saídas...

José Soares

Para fazer melhor que o ano passado estamos bem encaminhados mesmo com o que temos. Volto a lembrar que as aquisições desta temporada foram muito pouco utilizadas (nalguns casos nada). apenas Hugo Viana (emprestado) tem mostrado inegável qualidade. Os outros, alguns rotulados de excelentes jogadores, nem sequer jogam (Peña, Possebom, Diogo Valente, Paulão, Tiago Pinto, Ney, Yazalde). Ou seja, estamos a fazer a festa com o que adquirimos na época passada.

Para lutar pelo título teríamos que investir em jogadores de inegável qualidade e julgo que não temos $,  e o resultado do investimento seria muito incerto (os adversários têm outras armas e outas influências). Enquanto o campeonato vai a meio não lhes faz confusão que o Braga vá á frente. Lá mais para o fim não vão permitir que isso aconteça. E, face aos últimos resultados e exibições, também não sei se temos equipa para tanto.

Por isso, para garantir o terceiro lugar( que seria o melhor de sempre) julgo que fará sentido encontrar uma solução para o ataque (não acredito que Domingos esteja satisfeito com as alternativas que tem pois não as utiliza mesmo com o baixo rendimento (leia-se nº de golos) dos avançados titulares). E há dois ou três jogadores que não me parece terem substitutos (Vandinho, João Pereira e Hugo Viana). Para reforçar efectivamente a equipa não acredito em apostas em jovens promissores (que depois acabam todos emprestados). Se vier alguém julgo que deverá ser alguém com provas dadas e já estará tudo tratado e bem guardado.

Mais do que investir, julgo que o Braga irá vender para poder comprar.    

JotaCC

Acho que tudo parte dos objectivos a que se propuseram se queremos continuar no topo e assumir o objectivo de lutar pelo titulo investimos pelo menos num médio defensivo caso o Vandinho se magoe, outro para o lugar do Hugo um distribuidor de jogo e um avançado, se o objectivo for o liga europa como acho deve ser está bem assim vamos lutar com aquilo que temos e não entramos em loucuras a comprar so se  vender-mos alguem agora .

lipe

#8
Vender o Rodriguez para equilibrar as contas e, depois, se possível, contratar um ponta de lança que faça a diferença. Mas sem grandes custos. O que não será fácil.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

A.COSTA

Penso que todos devemos fazer um apelo mental ao realismo. Não podemos entrar em loucuras para fazer o mesmo que Boavista, Estrela ou Belenenses (este vai a caminho do abismo).

A saída mais que provável de Possebon (foi um fiasco) abrirá portas à entrada de 1 jogador mais útil.

As entradas não ultrapassarão 2 ou 3. E serão, como é hábito, estratégicas, tirando partido do mercado. Temos gente competente atenta ao mercado.

O ideal era vender bem RODRGUEZ, hoje por hoje um jogador com mercado e aparentemente contrariado em Braga.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

jacm

Claro que sim!!
Não investir é parar no tempo. E, o Braga não pode parar. Mas também é lógico que o faça com cabeça,tronco e membros, sem entrar em loucuras. Melhor do que nós, quem gere a SAD sabe até onde pode ir. Até prova em contrário, não tenho razões para duvidar.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Zav

Investir muito não, estamos com uma boa equipa e somos líderes, podiamos era vender o Rodriguez a um bom preço para equilibrar mais as contas ;).
Depois a nível de avançados se formos buscar um, é um que não tenhamos grande custo, o que é super dificil...Usamos apenas um e temos 3.

Continuo também a dizer que se lesiona o Mossoro e Viana não temos soluções a nivel de criatividade.

Mas a Sad tem trabalhado bem e vai fazer um bom trabalho ;)

jaimec

A SAD devia era, na paragem do campeonato, tentar angariar novos parceiros e investidores. Penso que nunca estivemos tão bem colocados para negociar como estamos hoje, pelo que é preciso aproveitar ... investir sim, gastar não !

p.s.- A quantidade de exemplos de má gestão no futebol que todos conhecemos, deve nortear a nossa política .

ric

para mim a questão é complicada mas eu a atacaria de forma simples:
1- O Braga sem vendas de atletas está a viver acima das suas possibilidades.
2- tivemos no passado ano, o maior orçamento de sempre no SCB
3- Com as dispensas deste ano (jorginho, Linz, Cesar peixoto, entre outros) diminuimos 8acho eu9 consideravelmente a massa salarial
4- Sinceramente, acho que com mais ou menos reforços, o sistema não nos deixará ser campeões
5- penso , no entanto, que o clueb ainda está no patamar de crescer em todos os níveis que nos podem conduzir ao tão almejado titulo. Não seria descabido considerar que este ano o titulo estará ainda fora do alcance mas mais perto do que anteriormente
6- Infelizmente não vejo que a sociedade civil e a região tenham despertado com este crescendo do Braga. O que me leva a pensar que , se calhar, o titulo também não trará os tais 20 mil certinhos em todos os jogos no AXA e um movimento ANORMAL  de interesse pelo clube.
7- Ora com base nestes pressupostos, parece-me que optaria por uma criteriosa operação de reforços podendo apenas a conduzir a "troca por troca". sai possebom 8que não deve ganhar nada mal9 por outro atleta de identica massa salarial mas que seja maisvalia.

e aguardariamos por ver as modas...

lembro que mesmo com a venda do Rodriguez ou outro, apenas iriamos seguir a poltica de vendas anteriores que sustentam o orçamento...

Pedro_RBA

Quote from: ric on 16 de December de 2009, 16:24
para mim a questão é complicada mas eu a atacaria de forma simples:
1- O Braga sem vendas de atletas está a viver acima das suas possibilidades.
2- tivemos no passado ano, o maior orçamento de sempre no SCB
3- Com as dispensas deste ano (jorginho, Linz, Cesar peixoto, entre outros) diminuimos 8acho eu9 consideravelmente a massa salarial
4- Sinceramente, acho que com mais ou menos reforços, o sistema não nos deixará ser campeões
5- penso , no entanto, que o clueb ainda está no patamar de crescer em todos os níveis que nos podem conduzir ao tão almejado titulo. Não seria descabido considerar que este ano o titulo estará ainda fora do alcance mas mais perto do que anteriormente
6- Infelizmente não vejo que a sociedade civil e a região tenham despertado com este crescendo do Braga. O que me leva a pensar que , se calhar, o titulo também não trará os tais 20 mil certinhos em todos os jogos no AXA e um movimento ANORMAL  de interesse pelo clube.
7- Ora com base nestes pressupostos, parece-me que optaria por uma criteriosa operação de reforços podendo apenas a conduzir a "troca por troca". sai possebom 8que não deve ganhar nada mal9 por outro atleta de identica massa salarial mas que seja maisvalia.

e aguardariamos por ver as modas...

lembro que mesmo com a venda do Rodriguez ou outro, apenas iriamos seguir a poltica de vendas anteriores que sustentam o orçamento...

Na mouche ;)

Saudações Ultras

Kilo

Quote from: Pedro_RBA on 16 de December de 2009, 16:35
Quote from: ric on 16 de December de 2009, 16:24
para mim a questão é complicada mas eu a atacaria de forma simples:
1- O Braga sem vendas de atletas está a viver acima das suas possibilidades.
2- tivemos no passado ano, o maior orçamento de sempre no SCB
3- Com as dispensas deste ano (jorginho, Linz, Cesar peixoto, entre outros) diminuimos 8acho eu9 consideravelmente a massa salarial
4- Sinceramente, acho que com mais ou menos reforços, o sistema não nos deixará ser campeões
5- penso , no entanto, que o clueb ainda está no patamar de crescer em todos os níveis que nos podem conduzir ao tão almejado titulo. Não seria descabido considerar que este ano o titulo estará ainda fora do alcance mas mais perto do que anteriormente
6- Infelizmente não vejo que a sociedade civil e a região tenham despertado com este crescendo do Braga. O que me leva a pensar que , se calhar, o titulo também não trará os tais 20 mil certinhos em todos os jogos no AXA e um movimento ANORMAL  de interesse pelo clube.
7- Ora com base nestes pressupostos, parece-me que optaria por uma criteriosa operação de reforços podendo apenas a conduzir a "troca por troca". sai possebom 8que não deve ganhar nada mal9 por outro atleta de identica massa salarial mas que seja maisvalia.

e aguardariamos por ver as modas...

lembro que mesmo com a venda do Rodriguez ou outro, apenas iriamos seguir a poltica de vendas anteriores que sustentam o orçamento...

Na mouche ;)

Saudações Ultras

Ora nem mais!

Arsenalista

Investir com critério.

Urgente um médio para o lugar de Possebon, o que mesmo assim pode ser curto para o nosso meio campo. Atenção tb às laterais, não me parece termos alternativas à altura para o J Pereira e Evaldo.

Saudações bracarenses!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

jaimec

Quote from: Arsenalista on 16 de December de 2009, 22:59
Investir com critério.

Urgente um médio para o lugar de Possebon, o que mesmo assim pode ser curto para o nosso meio campo. Atenção tb às laterais, não me parece termos alternativas à altura para o J Pereira e Evaldo.

Saudações bracarenses!

Filipe Oliveira e Tiago Pinto ...

Bracaro Augusto

Devagar se vai ao longe...Entrar em Loucuras, é que não...Vamos buscar o João Tomás e pronto. Quero o Braga, a subir degrau a degrau, não com saltos grandes, para depois cair pelas escadas a baixo !
BRAGA SEMPRE !!!

José Soares

Quote from: Bracaro Augusto on 17 de December de 2009, 01:49
Devagar se vai ao longe...Entrar em Loucuras, é que não...Vamos buscar o João Tomás e pronto. Quero o Braga, a subir degrau a degrau, não com saltos grandes, para depois cair pelas escadas a baixo !

Até que nem é má ideia. Até ao final da época marcava mais de 10 golos pela certa (os que falhava não me interessam).