News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/12

Started by JotaCC, 08 de December de 2009, 08:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Decisão do CD sem recurso para o CJ
AINDA OS SUMARÍSSIMOS EXIGIDOS A SAVIOLA E JAVI
   

O Sp. Braga perdeu a oportunidade de recorrer para o para o Conselho de Justiça da FPF da decisão da Comissão Disciplinar da Liga de não aplicar processos sumaríssimos aos jogadores do Benfica, Saviola e Javi García após o jogo realizado entre os dois clubes no Estádio Axa.

Apesar de o Sp. Braga ter anunciado a intenção de apresentar recurso no CJ, não chegou à Liga qualquer documento nesse sentido dentro do prazo estipulado pelos regulamentos (7 dias úteis). De qualquer modo, o recurso minhoto ficaria sempre comprometido uma vez que as diligências processuais impõem, num primeiro passo, a reclamação para o plenário da CD "até às 24 horas do terceiro dia seguinte à notificação" (art. 200.º do Regulamento Disciplinar), sendo esta condição essencial para impugnar decisões daquele órgão. O Sp. Braga não apresentou qualquer reclamação junto da Liga dentro do prazo útil.



Derrapagens fora travam euforia
LÍDER DEIXA FUGIR 7 PONTOS EM APENAS 3 JOGOS
   
Oscar Cardozo marcou três golos à Académica, Saviola brindou Rui Nereu com um chapéu, mas não foram os sul-americanos comandados por Jorge Jesus a colocar o Benfica, de novo, colado ao líder. O Sp. Braga é que voltou a derrapar longe de casa.

São já três jornadas consecutivas a deixar fugir pontos (7!), um cenário por alguns antecipado, apesar dos triunfos alcançados nas primeiras rondas. Matosinhos, Guimarães e Vila do Conde apenas acentuaram os erros que os arsenalistas já tinham cometido.


Inês Monteiro, Jessica Augusto e Dulce Félix nomeadas

VOTAÇÃO DE ATLETA DO MÊS DE NOVEMBRO INCLUI PORTUGUESAS
   

      
Três das atletas portuguesas que no domingo correrão o Europeu de Corta-Mato, em Dublin, foram nomeadas para a votação de Atleta do Mês de novembro, a decorrer no site da Associação Europeia de Atletismo. Inês Monteiro, 29 anos, vencedora em outubro, voltou a ser designada por ter sido a melhor europeia sucessivamente nos crosses de Burgos (3.ª), Sória (2.ª) e Llódio (3.ª) - e ainda faltou referir o 2.º lugar em Oeiras.

Jessica Augusto, vencedora em Oeiras (o que é omitido na referência feita), aparece graças ao seu 2.º lugar (melhor europeia) no Cross do Aço, em França. E Dulce Félix é referida como tendo ganho os crosses de Tilburg (Holanda) e Roeselaere (Bélgica).

São nomeadas, ao todo, 14 atletas (nove em corta-mato e cinco em maratonas) e a principal rival das atletas portuguesas, que ganharam à generalidade das restantes nomeadas em crosse, será certamente a russa Lyudmila Petrova, 2.ª na Maratona de Nova Iorque e, por isso, favorita nesta votação.

No sector masculino não há qualquer português entre os 13 nomeados. A Associação Europeia esqueceu-se do Cross de Oeiras, já que se teria justificado a nomeação de Eduardo Mbengani, 2.º classificado apenas batido pelo campeão mundial Gebre Gebremarian.

RECORD

JotaCC

Freamunde é o próximo adversário do Sp. Braga na Taça

O Sp. Braga conheceu ontem o seu adversário dos oitavos-de-final da Taça de Portugal no sorteio que se realizou na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

O Freamunde é o próximo adversário dos arsenalistas e no final do sorteio Rui Casaca administrador executivo da SAD bracarense reconheceu que apesar das diferenças entre as duas formações certamente que o Freamunde "vai colocar dificuldades" aos minhotos mas acrescentou que um dos grandes objectivos do clube para a temporada é a conquista da Taça de Portugal.

"É um dos objectivos tentar ganhar um título. Temos este a Taça da Liga estamos bem no campeonato. Este é um título que já vencemos e que gostaríamos de repetir" declarou o responsável arsenalista.
De recordar que na edição deste ano da Taça de Portugal os arsenalistas já ultrapassaram duas eliminatórias vencendo com um tento solitário apontado por Matheus o Sp. Covilhã e depois o Vitória de Setúbal por três golos sem resposta tentos apontados por Meyong Mossoró e Moisés.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Seguros no forte AXA

Para recuperar de um empate indigesto no Estádio do Mar, nada melhor do que um jogo numa casa onde nada abala os guerreiros minhotos. O AXA é talismã e certeza de triunfo. Foi assim em todos os jogos deste campeonato. E já lá vão seis. Curiosamente, nos últimos três fora de casa as coisas não correram de feição. O regresso vem mesmo a calhar.

Jogar em casa é, para o Braga, um sossego. Com excepção de Académica e FC Porto, numa fase inicial do campeonato, nenhuma outra equipa conseguiu perder apenas pela diferença mínima. Mas 11 golos marcados não chegam para ir além do quarto lugar nesse ranking particular. Em matéria de defesa sim, os arsenalistas têm de se gabar: um golo sofrido é o melhor registo entre todos os grandes campeonatos europeus, a par do do Chelsea, uma das equipas que também não sabe o que é ceder pontos em casa. Barcelona e Real Madrid são os outros ilustres pares desta surpresa minhota, que semana a semana continua a ser destacada na Imprensa mundial como uma das maiores revelações da época. E na contagem englobamos Espanha, Itália, Inglaterra, França e Alemanha.

Em Portugal, nas duas ligas profissionais, não há caso sequer semelhante. O Braga é a única equipa totalista a vencer quando joga em casa. Se alargarmos a pesquisa aos restantes campeonatos nacionais, encontramos outros cinco clubes nestas circunstâncias, embora nenhum com tantos jogos disputados. O Gondomar, da Série Norte da II Divisão, e o Vila Meã, da Série B da III, jogaram cinco vezes. O Ribeira Brava e o São João de Ver, também do quarto escalão, quatro. Todos sofreram mais de um golo.

Eduardo é pois um dos que mais podem sorrir quando este domingo entrar em campo contra a Naval. O AXA é também o seu forte e sinónimo da tranquilidade que precisa para esquecer rapidamente o erro que custou dois pontos em casa do Leixões. Já na época passada foi o segundo guarda-redes do país menos batido dentro de muros: 10 golos em 15 jogos.

Hugo Viana é outro dos que podem sorrir na Pedreira, pois só consegue marcar debaixo do apoio dos seus adeptos. Já lá vão quatro golos (é, a par de Alan, o goleador arsenalista).

Se à Liga Sagres juntarmos o jogo da Taça com o Setúbal, o número de vitórias passa para sete e os golos sofridos não aumentam. Para encontrar um resultado negativo no recinto que quer ser o quarto português no Mundial 2018 é preciso recuar até 30 de Julho, dia da derrota contra o Elfsborg, da Suécia, na primeira parte da hecatombe europeia. Passaram mais de quatro meses, o dobro do melhor conseguido o ano passado com Jorge Jesus.

Bastam pontos em casa para bater Sporting

A importância de vencer os jogos em casa mede-se com números. E, nesse capítulo, ao Braga bastava fazer esses jogos para estar, por exemplo, à frente do Sporting na tabela da classificação geral. Com a vitória de ontem, em Setúbal, os leões passaram a totalizar 18 pontos, tantos como os dos guerreiros no AXA. Mas com pior goal-average... Na classificação seria suficiente para se situar na sexta posição - a um ponto do Marítimo - aquela que depende do vencedor da Taça de Portugal para garantir apuramento europeu. Domingos só pode estar feliz.

2 | Dois jogos que faltam em casa até ao final da primeira volta. Vencê-los significa virar o campeonato pelo menos no segundo lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões

2 | Só duas vezes o Braga venceu pela margem mínima em casa (Académica e FC Porto). O resultado típico é o 2-0. Foi assim nos últimos três desafios: Setúbal, Benfica e Leiria


Simão deu parabéns pela campanha

Mais um elogio ao Braga vindo do estrangeiro, embora de um português. Simão Sabrosa, ex-jogador do Benfica e confesso adepto do actual segundo classificado, deu os parabéns aos minhotos pelo brilhante campeonato realizado. "Não é fácil conseguir o que o Braga está a fazer", disse à Antena 1, certo de que esta surpresa se manterá até ao final do campeonato. O internacional português acredita que o Braga é mesmo candidato ao título, a par de Benfica e FC Porto, excluindo, tal como Jorge Jesus, o Sporting da corrida. Além do Benfica, Simão também já alinhou nos leões, onde aliás foi formado.

Mossoró será reavaliado

O traumatismo contraído por Mossoró, no pé esquerdo, no empate em casa do leixões, será reavaliado hoje no regresso ao trabalho de campo. O treino de ontem foi no ginásio e os jogadores só fizeram trabalho de recuperação muscular. Além do brasileiro, só Petterson está entregue aos cuidados do departamento médico.



Braga não cumpriu os prazos de recurso para o CJ


O último Braga-Benfica continua a dar que falar - e não apenas por causa do célebre "caso do túnel". Os bracarenses anunciaram há uma semana ir entregar ao Conselho de Justiça (CJ) da FPF um recurso da decisão da Comissão Disciplinar da Liga de não dar provimento às reclamações apresentadas para a instauração de processos sumaríssimos a Javi García e Saviola só que... tornaram pública tal intenção depois de já estarem esgotados os prazos para o poderem fazer.

A Comissão Disciplinar, sabe O JOGO, decidiu no dia 24 de Novembro, através de "juízes de turno", não dar provimento à reclamação do Braga e no dia seguinte informou a SAD minhota da sua deliberação. Acontece que, à luz dos regulamentos, o Braga estava obrigado a fazer uma reclamação da decisão notificada - o que não sucedeu - para o plenário da Comissão Disciplinar - e só com base na deliberação deste era possível o recurso para o CJ.

Ainda que o Braga tivesse enviado directamente o recurso para o CJ, este órgão dispõe de jurisprudência que rejeita liminarmente tal "recurso directo" de decisões individuais da Comissão Disciplinar.

Ou seja: objectivamente, o Braga não reclamou em tempo para o plenário da Comissão Disciplinar e deixou caducar a possibilidade de impugnação junto do Conselho de Justiça da não instauração pela Liga de sumaríssimos a Javi García e Saviola.

O JOGO

JotaCC

Sumaríssimos
Braga 'cai' após erro processual

Uma questão processual impediu o Sporting de Braga de recorrer para o Conselho de Justiça da FPF da decisão da Comissão Disciplinar em não instaurar processos sumaríssimos a Javi García e a Saviola, na sequência de alegadas agressões dos dois jogadores do Benfica na partida entre as duas equipas, na 9ª jornada.

De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga, o Sp. Braga deveria ter feito uma Reclamação, após ter sido notificado da decisão da CD (a não instauração de sumaríssimos) e só depois estava habilitado a recorrer para o CJ da decisão da Reclamação. Como não o fez, perdeu direito ao recurso.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Saviola e Javi García não serão alvo de processos sumaríssimos

A intenção manifestada pela SAD doSp. Braga, há uma semana, de recorrer para o Conselho de Justiça (CJ) da FPF da decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, que optou por não instaurar processos sumaríssimos aos benfiquistas Javier Saviola e Javi Garcia, na sequência do jogo Sp. Braga-Benfica, carece de suporte legal.

Após um requerimento dos arsenalistas que pedia punição para Saviola e Garcia, a CD decidiu, a 24 de Novembro, não instaurar sumaríssimos aos aludidos jogadores do Benfica, tendo no dia seguinte notificado o Sp. Braga desta mesma decisão.

Sucede que, ao invés do que pensaram os minhotos, a decisão da CD não era directamente recorrível para o CJ. A via processual correcta seria a que passava, nos termos do artigo 204.º do Regulamento Disciplinar (RD) da Liga, pela reclamação para o Plenário da CD. Só depois do Plenário se pronunciar poderia haver lugar a recurso para o CJ.

Assim, e porque o artigo 200.º do RD estabelece que «a reclamação deve ser apresentada, sob pena de caducidade do respectivo direito, até às 24 horas do terceiro dia seguinte à notificação da decisão a que disser respeito», verifica-se que o Sp.Braga não reclamou a tempo para o Plenário da CD e deixou caducar a hipótese de impugnação, pelo CJ, da decisão da CD.

A decisão da CD da Liga de não instaurar processos sumaríssimos a Javier Saviola e Javi García é assim definitiva.

A BOLA

JotaCC

Madrid com contractura, Mossoró em pleno

O médio argentino está a contas com uma contractura no adutor da coxa direita, razão pela qual realizou tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado no treino do Sporting de Braga que decorreu esta terça-feira à porta aberta no Estádio AXA.

Já o brasileiro, que ontem se apresentou condicionado devido a um traumatismo no calcanhar esquerdo, trabalhou sem limitações e tudo indica que estará em condições de defrontar a Naval, no próximo domingo.

Possebon, com sintomas gripais, voltou a ficar em casa sob vigilância médica, enquanto Bruno Tiago, com sequelas de fractura dos ossos da perna esquerda, efectuou tratamento e trabalho em ginásio.

O haitiano Peterson continua a recuperar da cirurgia a que foi submetido ao joelho esquerdo, cumprindo tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado.

Para amanhã, Domingos Paciência voltou a agendar novo treino para as 10 horas, de novo no Estádio AXA, mas desta feita à porta fechada.

A BOLA

JotaCC

Andrés Madrid em dúvida para recepção à Naval

O médio argentino Andrés Madrid, do Sporting de Braga, equipa líder da Liga Sagres, sofreu uma lesão no adutor da coxa direita, informou hoje o clube minhoto no seu sítio oficial.

O jogador argentino, que foi titular nas duas últimas partidas dos "arsenalistas", está assim em dúvida para a recepção à Naval 1.º de Maio, da 13ª jornada da prova, domingo, às 18:00.

O boletim clínico hoje divulgado pelo Sporting de Braga revela ainda que o atleta realiza tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Nota ainda para o facto de Possebon continuar sob vigilância médica em casa devido a uma síndrome gripal e para a continuação da recuperação de Peterson a uma cirurgia ao joelho esquerdo.

O Sporting de Braga volta a treinar quarta-feira, às 10:00, numa sessão à porta fechada, nos campos de apoio ao Estádio Municipal de Braga.


O JOGO

JotaCC

Andrés Madrid ausente do treino
SOFREU CONTRATURA NO ADUTOR DA COXA DIREITA
   
Andrés Madrid foi a principal baixa do líder do campeonato no regresso aos treinos. O médio argentino apresentou uma contratura no adutor da coxa direita e fez apenas ginásio e corrida.

Mossoró, que saiu queixoso do Estádio do Mar, treinou sem condicionalismos. O plantel volta a juntar-se amanhã de manhã para preosseguir a preparação da receção à Naval.

RECORD