News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 24/11

Started by JotaCC, 24 de November de 2009, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés: "Dérbi de Lisboa passa-nos ao lado"


Sem rodeios, Moisés garante concentração máxima no duelo com a União de Leiria, desafio agendado para a próxima segunda-feira no Estádio Municipal de Braga. A próxima jornada reserva um Sporting-Benfica, facto que pode beneficiar os arsenalistas, caso consigam triunfar diante do conjunto de Lito Vidigal, todavia Moisés nem quer ouvir falar do clássico da capital portuguesa.

"Não olhamos para o dérbi entre o Sporting e o Benfica. Temos que olhar primeiro para o nosso jogo e os outros resultados não nos preocupam. O que conta é vencermos o nosso jogo. Temos é que olhar para o Leiria, porque esses pontos dependem de nós, ao contrários dos outros jogos", começa por referir o defesa-central.

Euforia esbarra na parede

A euforia pode fazer mover montanhas, mas pode na mesma medida fazer d esabar uma construção longa e trabalhosa. Para Moisés as paredes do Estádio Municipal estão totalmente blindadas a esse estado de espírito. "A euforia é lá fora. Aqui temos os pés no chão. Sabemos o que é o campeonato português, quais são as dificuldades que vamos encontrar e que teremos que procurar ultrapassar. Temos é que pensar jogo a jogo e esperar para ver o que acontece no final", destacou ainda o jogador brasileiro.

Na próxima segunda-feira os arsenalistas vão medir forças com um conjunto que procura crescer na tabela classificativa. Os leirienses estão em crescimento com Lito Vidigal no comando técnico e deslocam-se à capital minhota com a clara intenção de criar dificuldades. O defesa destaca que o conjunto "precisa de estar atento a isso" e trabalhar para "obter mais três pontos".



Sp. Braga: Adriano aguça o apetite


Com o pano a cair no apronto matinal do Sporting de Braga, no quarto de cinco jogos disputados na sessão, eis que o ponta-de-lança Adriano alcançou um golo de belo efeito. Recebeu o esférico de costas para a baliza, rodou sobre si mesmo, deixou um contrário pregado ao solo e desferiu um míssil, que não deu qualquer chance ao jovem guarda-redes. Foi o culminar de uma hora e meia de aplicação nos limites. Adriano quer renascer, quer voltar aos tempos em que se sentava no trono dos artilheiros e vai aguçando o apetite.

Nos cinco jogos disputados em espaço reduzido, entre duas formações de seis elementos cada, assistiram-se a onze golos. De branco estiveram Eduardo, Rodrigo Possebon, Diogo Valente, Matheus, Andrés Madrid e o brasileiro Adriano. Com o colete azul surgiram Cristiano, Leone, Paulão, Ney, Osvaldo, Peña e o técnico Domingos Paciência.

No saldo final a vitória acabou por sorrir ao leque de colete azul, com o timoneiro arsenalista a deixar também a sua marca na baliza de Eduardo, demonstrando que a veia goleadora ainda está intacta.
Coube a Adriano marcar no primeiro jogo o único tento do desafio. Depois, assistiu-se a um encontro de sentido único para os brancos, com Matheus, Diogo Valente e Filipe Oliveira a rubricarem o resultado mais dilatado, num claro 3-0.

Domingos Paciência inicia a reviravolta

Os azuis despertaram com Domingos Paciência a dar o mote e venceram três desafios de uma assentada. Marcaram ainda Matheus e Ney.
Já no quarto jogo foi o venezuelano Peña a abrir o activo, à qual Adriano respondeu com o golo mais sedutor da manhã. O defesa Ney acabaria por voltar a marcar, obtendo o triunfo da vitória para os azuis.

Na negra, no jogo do mata-mata, houve samba no nevoeiro, com André Leone e Osvaldo a confirmarem o triunfo para a sua equipa.
Hoje não há treino programado e a equipa só regressa ao trabalho amanhã. O próximo jogo pa-ra a Liga é na próxima segunda-feira, a partir das 20.15 horas no Estádio Municipal de Braga, todavia hoje é dia de Liga Intercalar. Depois da primeira vitória na prova, com o selo de Adriano, o ponta-de-lança deve voltar a adquirir o papel de actor principal diante do Leixões.


CORREIO DO MIHO

JotaCC

Heróis improváveis

Mossoró e Moisés têm mais semelhanças do que apenas a primeira letra dos dois nomes, igual à de Meyong, outro dos marcadores dos golos que atiraram com o Setúbal fora da Taça de Portugal Millennium. A coincidência alfabética não passa disso mesmo e significante mesmo é que os dois primeiros se tenham, finalmente, estreado a marcar esta época.

Para a maioria, isto é uma novidade inesperada, uma vez que os dois são dos nomes mais repetidos quando se trata de identificar as figuras desta brilhante época arsenalista. E não porque ambos começam por "M", mas sim pelo brilho com que têm disputado cada jogo deste ano futebolístico, que para o Braga vai em 14 jogos e 10 vitórias. A verdade é que apesar disso nenhum é muito dado às balizas adversárias.

Moisés é um clássico nas preferências dos adeptos e um ídolo desde que chegou. Marcou na estreia pelo Braga, em casa do Sivasspor, na Taça Intertoto da época passada, mas desde então tem estado alheado das balizas. Em solo português este foi mesmo um momento único. "É verdade, foi saboroso. Faltava-me esse golo. Vinha a tentá-lo há algum tempo, e as bolas sempre a passarem perto. Agora tive felicidade", admitiu, ele que é um dos dois totalistas minhotos (o outro é Alan) e, pasme-se, um dos menos faltosos: 12 apenas.

Mossoró assumiu que, apesar da pecha na finalização esta é "a melhor época de sempre" em Portugal. Em 2007/08 marcou sete vezes no Marítimo e encantou. Mas caiu com Jorge Jesus. De tal forma que ainda agora a temporada vai no início e já só está a quatro jogos de igualar as 16 titularidades de 2008/09.

"Dominei bem a bola à entrada da área e felizmente marquei. Estar 10 jogos seguidos sem marcar não incomodava mas fico muito mais feliz assim", atirou, no final da tarde gloriosa em que além do golo da tranquilidade também sacou o penálti para que Meyong inaugurasse. "Ninguém pára o Mossoró" é o cântico que os adeptos lhe destinam todos os jogos. A salva de palmas é outro tributo habitual. É que, pela fragilidade física, é quase sempre um dos substituídos do técnico minhoto: saiu nove vezes em 12 titularidades.


52

Moisés não conta tantos jogos em três anos de Portugal como o que a sua qualidade faria prever. Primeiro porque esteve suspenso quatro meses, depois por culpa de uma lesão grave. Quando está joga sempre.


75

Na Liga Sagres, Mossoró conduziu 75 ataques do Braga, sendo apenas superado por Alan, com 119. É o 10º entre toda a competição, o que reforça a sua importância na transição defesa-ataque. E já leva duas assistências.



Moisés quer ganhar seja o que for

O primeiro golo da época não chega para mudar o discurso. O "jogo a jogo" é a expressão mais ouvida em Braga, mas é o título de campeão que os adeptos pedem. "Essa euforia é só lá fora. Nós temos os pés bem assentes no chão. Sabemos o que é o campeonato e as dificuldades que vamos ter", explicou Moisés. Por isso, o Sporting-Benfica da próxima jornada não vai merecer atenção especial. "Vou olhar é para o nosso jogo. Só o Leiria depende de nós. Os outros resultados não procuramos", confirmou o defesa-central.


A fibra de Eduardo não admite derrotas

Os grandes campeões não admitem perder, nem quando se joga a feijões. Eduardo está nesse leque. Que tinha fibra de vencedor já se sabia há muito, mas que fica tão zangado quando perde a brincar é que não. Ontem, num exercício em campo muito reduzido, fez questão de mostrar a todos (colegas e adversários) que exigia vencer. Por isso, foi o principal líder da sua equipa, uma espécie de treinador com voz dentro de campo. Gritou, pediu mais empenho, irritou-se com falhas nas marcações, incentivou e lamentou-se de tantos golos falhados por Possebon, Diogo Valente, Filipe Oliveira, Adriano e Madrid. Osvaldo, que era adversário de circunstância, até teve de lhe pedir calma. Mas Eduardo ripostou: "Estamos muito moles." E estavam. Tanto que perderam em toda a linha. Mas como não há mal que sempre dure, logo a seguir voltou a boa disposição. Trabalho é trabalho e o guarda-redes Eduardo leva o dele muito a sério.



Meyong não esperou pelos 500 minutos


Dizer que Meyong é um marcador improvável seria desvalorizar o brilhante trajecto do camaronês, que marca consecutivamente há mais de 10 anos e não vê, no plantel, nenhum outro como ele. Mas o golo ao Setúbal foi um suspiro de alívio, uma vez que esta época não está a ser propriamente profícua. O avançado não marcava há mais de dois meses e Domingos Paciência ofereceu-lhe o penálti para que pudesse recuperar a confiança. E assim foi: facturou ao fim de 484 minutos, novamente de penálti, evitando que a série negra se prolongasse. Agora, pode embalar definitivamente.

O apuramento para a próxima fase da Taça de Portugal encheu-o de alegria. Até porque essa não é uma prova secundária. "Taça e campeonato são objectivos iguais", frisou, admitindo que "o desejo de qualquer jogador é ser campeão, do que quer que seja."




Dois pararam por precaução

Meyong e Paulo César não treinaram ontem por precaução, numa situação recorrente por culpa das lesões que recentemente sofreram. Além destes, Domingos continuou privado de Yazalde e Tiago Pinto, ainda em casa por terem contactado com Castro, que teve gripe A, e Petterson, lesionado.



Leiria a preços muito baratos

Na próxima jornada da Liga Sagres não há desculpa para os jovens de Braga ficarem em casa. Para combater o frio e aumentar a lotação habitual, a SAD volta a colocar bilhetes a preços muito acessíveis. Assim, os sócios bracarenses com menos de 21 anos pagam apenas 1 euro e o público com a mesma idade só 2. Espera-se boa afluência.


Segunda linha na Intercalar

Fazer boa figura na Liga Intercalar é objectivo e, também por isso, o Braga vai usar hoje toda a segunda linha no jogo com o Leixões. Não há treino matutino para os habituais titulares, e os suplentes, como Adriano, concentram-se à tarde para atacar os matosinhenses. O Braga tem 11 jogadores disponíveis e serão precisamente esses a iniciar o encontro.


O JOGO

JotaCC

A preferência é deixar marca nas duas provas
LIGA E TAÇA DE PORTUGAL EM PÉ DE IGUALDADE
   
Nenhuma delas assume primazia: Liga Sagres e Taça de Portugal são duas competições que o Sp. Braga ambiciona de igual forma. Depois de Domingos ter dado esse sinal ao balneário ao apresentar, contra o V. Setúbal, a equipa habitualmente titular no campeonato - exceção feita à troca de guarda-redes -, Moisés veio reiterar as ideias do técnico, aliás partilhadas por todo o grupo.

"O campeonato e a Taça têm o mesmo valor para nós. Sabemos que são duas competição diferentes, mas estamos conscientes do que queremos em cada uma delas." O subcapitão arsenalista não quis precisar o alcance das ambições, mas, questionado sobre a vontade de visitar o Jamor pela primeira vez já em maio, sempre disse que "ser campeão é bom onde quer que seja".

Até lá, a máxima dos minhotos é ganhar jogo a jogo. A julgar pelas palavras de Moisés, é este pensamento que tem permitido ao grupo de trabalho alhear-se do ambiente que rodeia o Estádio Axa. "Há euforia mas é lá fora, porque aqui dentro temos os pés bem assentes no chão. Sabemos o que ainda vamos encontrar pela frente", disse. A fechar, a defesa habitual... "Vamos disputar um jogo de cada vez e ver o que acontece no final."


RECORD

JotaCC

A1 feminino: Clube K mantém liderança
Açorianas somam mais um jogo, sendo perseguidas pelo Ribeirense e Trofa.

Os favoritos continuam a somar triunfos e num fim-de-semana de jornada dupla é o Clube K quem está na liderança, apesar de ter mais um jogo que o grupo da frente. As açorianas venceram os dois jogos diante de CV Oeiras e Leixões, ambos pela margem máxima, enquanto o Ribeirense não disputou o encontro com as leixonenses no sábado, depois de estas perderem o avião.

Já o Trofa também saiu vencedor dos dois jogos disputados, frente ao CS Madeira e Câmara de Lobos, e mantém os mesmos pontos que o Ribeirense. Numa outra perspectiva, o CV Oeiras continua a não encontrar o trilho das vitórias, somando sete derrotas em outros tantos jogos.

6ª jornada
Ribeirense – Leixões
Clube K 3-0 CV Oeiras (25-14;25-13;24-7)
Câmara de Lobos 3-0 SC Braga (25-22;27-25;25-22)
CS Madeira 0-3 CA Trofa (15-25;22-25;11-25)
GDC Gueifães 3-1 ALA Gondomar (25-10;25-23;22-25;25-16)

7ª jornada
Ribeirense 3-0 CV Oeiras (25-10;25-14;25-12)
Clube K 3-0 Leixões (25-16;25-17;25-15)
Câmara de Lobos 0-3 CA Trofa (20-25;11-25;10-25)
CS Madeira 3-1 SC Braga (27-25;25-20;19-25;25-19)

Classificação:
1º Clube K, 15 pontos (8 jogos)
2º CD Ribeirense, 13 pontos (7 jogos)
3º CA Trofa, 13 pontos (7 jogos)
4º GDC Gueifães, 12 pontos (7 jogos)
5º CS Madeira, 11 pontos (8 jogos)
6º ALA Gondomar, 10 pontos (7 jogos)
7º Câmara de Lobos, 10 pontos (8 jogos)
8º SC Braga, 9 pontos (7 jogos)
9º Leixões, 8 pontos (6 jogos)
10º CV Oeiras, 7 pontos (7 jogos)

JotaCC

Yazalde também seduz o Wigan

Jornal inglês coloca o jovem atacante na esfera de interesse do emblema da Premiership.

O nome de Yazalde foi ontem colocado na esfera de interesse do Wigan, emblema inglês que na última jornada da Premiership foi cilindrado por 9-1 pelo Tottenham.

De acordo com o jornal News Of The World, o atacante despertou a atenção do manager Roberto Martinez no jogo dos sub-21, que opôs a Inglaterra a Portugal, no Estádio de Wembley. Ainda segundo aquele periódico, Martinez ficou tão impressionado com a força e a técnica do bracarense que irá continuar a seguir os seus desempenhos até Dezembro.

De concreto, sabe-se que Yazalde tem quatro clubes portugueses interessados na sua cedência em Janeiro: Olhanense, Belenenses, U. Leiria e Leixões.
O Sp. Braga luta em três frentes competitivas - ainda vem aí a Taça da Liga - e não é líquido que o clube liberte Yazalde na reabertura o mercado, pese tanto o jogador como a SAD reconhecerem a importância que uma utilização mais intensiva representaria para a sua evolução.

A BOLA

JotaCC

Benfica marca muito, Braga capitaliza mais

O Benfica é a equipa que mais golos marca nos últimos 15 minutos dos jogos da Liga portuguesa de futebol, mas é o líder Sporting de Braga que mais pontos conquista com os remates certeiros nesse período.

Quando está concluído o primeiro terço da principal competição do futebol português, os encarnados, melhor ataque da prova, com 31 golos, aparecem destacados na liderança do número de golos apontados no último quarto de hora, registo que equivale a cerca de um terço da sua facturação.

Dos 11 tentos marcados, quatro assumem especial importância, por terem oferecido 10 pontos, resultantes de um empate - golo de Weldon ao Marítimo (1-1), na primeira jornada - e três vitórias - Ramires, ao Vitória de Guimarães (1-0), Cardozo, à União de Leiria (2-1) e Javi Garcia, à Naval (1-0), este na última jornada.

Atrás do conjunto da Luz, aparece o líder Sporting de Braga, com sete golos, quatro dos quais resultaram no mesmo número de triunfos (12 pontos): três tentos de Meyong, frente a Académica (1-0), Sporting (2-1) e Martímo (2-1), e um de Alan, frente ao Olhanense (1-0), já em tempo de compensação.

No caso dos bracarenses, os números demonstram mesmo que o último quarto de hora é o de maior acerto nas balizas adversárias, pois cerca de metade dos 15 golos apontados na Liga aparecem durante esse período.

O FC Porto, com cinco golos marcados (menos de metade do rival lisboeta), completa o pódio das equipas mais concretizadoras nos últimos 15 minutos, embora apenas o tento do colombiano Falcao ao Paços de Ferreira (1-1), na primeira jornada, tenha sido lucrativo para os portistas, pois todos os outros confirmaram vitórias.

Quanto ao outro grande do futebol português, o Sporting, aparece no quarto lugar, a par de Académica e Leixões, com quatro golos, sendo dois decisivos para a conquista de duas vitórias (seis pontos): Liedson, ao Paços de Ferreira (1-0), e Vukcevic, ao Olhanense (3-2), tento que deu a volta ao marcador, depois da desvantagem de 2-0.

No pólo oposto, o de quem menos marca no último quarto de hora, encontram-se cinco equipas, com apenas um tento registado: Belenenses, Marítimo, Olhanense, Rio Ave e Vitória de Setúbal.

No caso dos sadinos, o único tento foi apontado por Hélder Barbosa ao Benfica, já em tempo de compensação, na goleada sofrida no Estádio da Luz, por 8-1, além de ser igualmente o único que os vitorianos conseguiram marcar em todas as segundas partes, tal como o Olhanense.

Os números mostram ainda que é precisamente no último quarto de hora dos jogos que as 16 equipas da Liga apresentam maior caudal goleador, com 52 golos marcados (11 já em tempo de descontos), o que equivale a mais de um quarto dos 187 golos apontados nas 80 partidas já realizadas.

EQUIPA Nº GOLOS

Benfica 11
Sp.Braga 7
FC Porto 5
Sporting 4
Académica 4
Leixões 4
Nacional 3
V.Guimarães 3
Naval 2
P.Ferreira 2
U.Leiria 2
Belenenses 1
Marítimo 1
Olhanense 1
Rio Ave 1
V.Setúbal 1

O JOGO

JotaCC

3.ª fase: Benfica e V. Guimarães juntos no Grupo C

Benfica, detentor do troféu, e V. Guimarães vão defrontar-se no Grupo C da 3.ª fase da Taça da Liga, ditou o sorteio realizado esta manhã na Sede da Liga de Clubes, no Porto. FC Porto e Sporting também já conhecem os adversários.

A primeira jornada disputa-se a 2 e 3 de Janeiro, a segunda está marcada para o dia 13 e a terceira para os dias 23 e 24 do mesmo mês.

As meias-finais disputam-se a uma mão, no dia 10 de Fevereiro. A final está agendada para o fim-de-semana de 20 e 21 de Março, em local ainda a definir.

Apuram-se para as meias-finais os três primeiros classificados de cada grupo e a equipa que ocupe o segundo lugar com a melhor pontuação.

Composição dos grupos:

Grupo A: FC Porto, Leixões, Estoril e Portimonese

Grupo B: Sporting, Sp. Braga, Trofense e U. Leiria

Grupo C: Benfica, Nacional, Rio Ave e V. Guimarães.

Programa de jogos:

2 e 3 de Janeiro

Grupo A
FC Porto-Leixões; Portimonense-Estoril

Grupo B
Sporting-Sp. Braga; U. Leiria-Trofense

Grupo C
Benfica-Nacional; V. Guimarães-Rio Ave

13 Janeiro

Grupo A
Portimonense-FC Porto; Estoril-Leixões

Grupo B
U. Leiria-Sporting; Trofense-Sp. Braga

Grupo C
V. Guimarães-Benfica; Rio Ave-Nacional

23 e 24 Janeiro

Grupo A
Estoril-FC Porto: Leixões-Portimonense

Grupo B
Trofense-Sporting; Sp. Braga-U. Leiria

Grupo C
Rio Ave-Benfica; Nacional-V. Guimarães

A BOLA

JotaCC

Conheça os adversários dos portugueses nas provas europeias


O ABC vai defrontar o Vfl Gummerbasch, detentor da Taça EHF e o Benfica joga com os alemães do TBV Lemgo, nos oitavos-de-final da Taça das Taças de andebol, segundo ditou o sorteio realizado em Viena.

O VfL Gummersbach é quinto classificado no campeonato alemão, enquanto o TBV Lemgo, é sexto.

Na Taça Challenge, o Sporting tem como adversário os gregos do A.O. Dimou Thermaikou, enquanto o Xico Andebol terá pela frente os sérvios do RK Metaloplastika.


Os jogos da primeira-'mão' estão marcados para 13 e 14 de Fevereiro, e a segunda-'mão' para 20 e 21 do mesmo mês.


A BOLA

JotaCC

TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 25 de Novembro, às 10h00. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

S.C.BRAGA.PT

Bruno3429

Liga Intercalar: Sp. Braga vence Leixões (4-3)
Por Redacção

O Sp. Braga venceu esta tarde o Leixões por 4-3, em jogo referente à quinta jornada da Liga Intercalar.

«Chuva» de golos no Estádio 1.º Maio. Sete no total. O Sp. Braga marcou quatro, o último em cima do minuto 90, e acabou por levar a melhor sobre o Leixões, que vendeu cara a derrota.

José Pedro (20), na própria baliza, deu vantagem à equipa da casa, Trombetta (31) restabeleceu a igualdade para os visitantes, antes de Pouga (35) dar a 'cambalhota' no marcador para o Leixões. Paulão (45) fixou em 2-2 o resultado ao intervalo.

A etapa complementar trouxe mais três golos. O primeiro para o Leixões, por Fábio Espinho (65), sendo que o segundo surgiu de 'rajada', para os donos da casa, apontado por Adriano (66), de grande penalidade.

Matheus, em cima do minuto 90, marcou o golo da vitória do Sp. Braga.

A Bola