News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carvalhal igual a JF. Desmontar um equívoco.

Started by Zé, 01 de October de 2006, 15:55

Previous topic - Next topic

A propósito do momento menos bom do SCB a nível exibicional, ouço e leio muitas observações e comparações entre ao actual SCB, liderado por Carlos Carvalhal,  e equipas de épocas anteriores lideradas por Jesualdo Ferreira. Ainda ontem um amigo me dizia que Jesualdo Ferreira demorou mais de um ano a montar a equipa que deu tão boa conta de si à duas épocas atrás.
Fazendo uma retrospecção, lembro que Jesualdo Ferreira assumiu a liderança técnica em 2002/2003 após a saída de Fernando Castro Santos. Desde a época 2003/2004 que Jesualdo Ferreira lidera de início a equipa técnica e se, nessa época, a contestação foi muita, nas épocas seguintes, os resultados foram muito positivos(2004/2005 e 2005/2006) e a contestação diminuiu de tom... Mas nunca desapareceu!

Acho imprudente dizer que Jesualdo Ferreira teve 1 ano e meio para fazer uma equipa que tão bons resultados deu em 2004/2005. Senão vejamos: O SCB na época 2003/2004 apresentava normalmente o seguinte onze: Quim; Eder, Nem, Paulo Jorge e Jorge Luiz; Vanzini, Frederick, Wooters(Nikolov/Kennedy); Paulo Sérgio, Wender(Igor) e Pena.
Na época 2004/2005 o SCB apresentava normalmente o seguinte onze: Paulo Santos; Jorge Luiz, Nem, Nunes, Abel; Luís Loureiro, Vandinho, Jaime(João Alves); Wender, Paulo Sérgio(Cândido Costa) e João Tomás.
Comparando as duas épocas podemos constatar que houve no onze inicial nada mais, nada menos, que 7 alterações.
Posso então facilmente concluir que, a afirmação que Jesualdo Ferreira demorou 1 ano e meio a construir uma equipa e apresentar bons resultados, é assente numa premissa errada.
Pelo contrário, a equipa depressa interiorizou os princípios e modelo de jogo do treinador e conseguimos fazer um arranque de campeonato razoável. Não fosse alguns erros individuais... e a performance seria muito boa. Convém não esquecer que, nessa época, o SCB defrontou nas primeiras 5 jornadas a Académica(F), o FCP(C), Guimarães(C), SLB(F) e o Nacional(C), que com a excepção do VSC e AAC, qualificaram-se na época anterior nos primeiros 5 lugares do campeonato português... E o jogo com o VSC é sempre um jogo de tripla. O SCB conseguiu 9 pontos...
Mais que o treinador(que é um aspecto fundamental) acho que a diferença residiu na qualidade dos jogadores, qualidade essa, reconhecida mais tarde, quando 4 jogadores foram nomeados para a atribuição de prémios na Gala da Liga. Nessa época, João Alves, Jorge Luiz, Nunes e Wender e João Tomás foram nomeados, para além de Jesualdo Ferreira. Wender e Jorge Luiz ganharam o título de melhores nas respectivas posições.

Na época 2005/2006, o onze que o SCB habitualmente apresentava era: Paulo Santos; Abel(Luís Filipe), Nunes, Nem, Jorge Luiz; Madrid, Vandinho, Hugo Leal; Jaime(Davide), Rossato(Césinha) e João Tomás.
Em relação à época anterior as mexidas não foram de monta...muito devido a isso o SCB conseguiu um arranque sem paralelo no seu historial e cedo consegui a liderança destacada de 5 pontos em relação ao segundo classificado. Só que... em Janeiro, a SAD braguista decidiu vender 3 jogadores fundamentais e dispensar 2 jogadores que foram sistematicamente utilizados, caso de Jaime e Maxi. O treinador do SCB, num ápice, teve que alterar o seu onze e promover à titularidade jogadores que antes eram as alternativas. As opiniões divergem, mas a verdade é que Jesualdo Ferreira ficou sem jogadores de inegável qualidade e o jogo do SCB ressentiu-se desse facto.

Na minha opinião, Jesualdo Ferreira foi um técnico, a par de Manuel Cajuda, que ficará no Historial do SCB com o seu nome escrito a letras de ouro. A par da SAD- que lhe proporcionou todas as condições para triunfar- Jesualdo Ferreira foi um dos mentores da reviravolta que sucedeu no SCB. Este aspecto é muito importante porque o ano 2003/2004 foi sem dúvida o ano da viragem.
Será, na minha opinião, um acto de pura injustiça e ingratidão estar agora a denegrir os 3 anos em que Jesualdo Ferreira liderou a equipa técnica do SCB, e porque não conseguiu o acesso à fase de grupos da Taça Uefa, classificar o seu trabalho e passagem como  um insucesso ou fracasso se tratasse...
Foram anos importantes, não só pelos resultados desportivos e consolidação no campeonato, porque antes o SCB viveu momentos de irregularidade classificativa, mas também porque pela primeira vez em muitos anos, os adeptos do SCB tiveram a possibilidade de sonhar. Mais que a possibilidade de sonhar, a percepção que o Sonho poderia ser uma realidade pairou nas nossas mentes e... corações!

O objectivo falhado da passagem à fase de grupos é o argumento, que se diga falacioso, para sustentar agora que Carlos Carvalhal é melhor que Jesualdo Ferreira.

Para mim são os dois bons! Não podem ser ambos bons treinadores?

Acho correctas as muitas críticas que Carlos Carvalhal está a ser alvo, como eram, as críticas que na ocasião eram endereçadas a Jesualdo Ferreira e, verdade seja dita, eu, também as fazia.
Neste momento estamos a assistir à divisão dos adeptos do SCB. Os pró e os anti-Carvalhal, se é que posso me exprimir assim.
Os pró Carvalhal, talvez reagindo ao infindável rol de críticas, sustentam que o SCB com Carlos Carvalhal fez mais que Jesualdo Ferreira. Se calhar fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC, digo eu!

Os anti Carvalhal, sustentam que o nível exibicional é paupérrimo e as vitórias foram fruto da sorte, porque no tempo de Jesualdo Ferreira, o SCB era objectivo e demonstrava uma clara filosofia e cultura táctica em campo. Se calhar, estes esquecem os empates com o Estrela, Penafiel e as derrotas com o VFC, Gil... E já agora, lembram-se das vitórias ante o Rio Ave(1-2), Naval(1-0), e outras em que fomos sobejamente bafejados pela sorte?

Neste momento acho inoportuno fazer juízos de valor acerca do momento da equipa, e tirar conclusões. Apesar de reconhecer que a equipa pode e deve render mais, acho que a equipa precisa de tranquilidade.
Não só a equipa, mas também acho que devemos dar maior margem de erro a Carlos Carvalhal, até porque qualquer contestação à equipa irá reflectir-se na qualidade do jogo da equipa.

Acho que é também oportuno parar e reflectir acerca do plantel do SCB. O nosso plantel, apesar de estar servido de excelentes jogadores, não é, na minha opinião, o melhor dos últimos anos. É puro engano!  Não temos jogadores no sector defensivo que façam a diferença em relação aos nossos adversários; no meio campo, a diferença em relação ao ano anterior é idêntica e no sector avançado temos a mais valia de Maciel e Zé do Golo, no entanto perdemos o Johnny Tomassen. Nos deves e haveres, acho que ficamos a perder em relação ao ano anterior.
É a minha opinião e vale o que vale... todavia, é este o fardo que Carlos Carvalhal carrega e não o pode deitar ao chão porque ao fazê-lo estaria a colocar em cheque a equipa liderada por ele.
Força Gverreiros

Anabela

Quote from: Zé on 01 de October de 2006, 15:55
Acho que é também oportuno parar e reflectir acerca do plantel do SCB. O nosso plantel, apesar de estar servido de excelentes jogadores, não é, na minha opinião, o melhor dos últimos anos. É puro engano!  Não temos jogadores no sector defensivo que façam a diferença em relação aos nossos adversários; no meio campo, a diferença em relação ao ano anterior é idêntica e no sector avançado temos a mais valia de Maciel e Zé do Golo, no entanto perdemos o Johnny Tomassen. Nos deves e haveres, acho que ficamos a perder em relação ao ano anterior.
É a minha opinião e vale o que vale... todavia, é este o fardo que Carlos Carvalhal carrega e não o pode deitar ao chão porque ao fazê-lo estaria a colocar em cheque a equipa liderada por ele.

Concordo com tudo, principalmente com este parágrafo!

1

Em relação à época anterior as mexidas não foram de monta...muito devido a isso o SCB conseguiu um arranque sem paralelo no seu historial e cedo consegui a liderança destacada de 5 pontos em relação ao segundo classificado. Só que... em Janeiro, a SAD braguista decidiu vender 3 jogadores fundamentais e dispensar 2 jogadores que foram sistematicamente utilizados, caso de Jaime e Maxi. O treinador do SCB, num ápice, teve que alterar o seu onze e promover à titularidade jogadores que antes eram as alternativas. As opiniões divergem, mas a verdade é que Jesualdo Ferreira ficou sem jogadores de inegável qualidade e o jogo do SCB ressentiu-se desse facto.

Em Janeiro quando estes jogadores foram vendidos já não estavamos em 1º.... e não foi por eles sairem porque os que entraram fizeram esquecer por completo os que sairam.

Este ano o plantel é mais forte exceptuando um dos nossos grandes trunfos nas epocas passadas, os defesas laterais. O Luis Filipe tem vindo a jogar pior de jogo pra jogo e o Carlos Fernandes defende bem mas não ataca com Rossato e o Jorge Luiz...

Agora criticar o Carvalhal sem lhe dar tempo nem margem de erro não tem minima logica. Deixem o homem trabalhar e logo se vê se ele tem capacidade para o Braga ou não. Agora ele não é nenhum "cesar" que mal chega "vence"... calma especialmente nos assobios. O Braga com o JuJu só começou a jogar bem nas 2 ultimas epocas... na 1ª até custava ver..

cardoso

Zé, como já te disse, a minha opinião coincide com a do 1, quanto ao plantel: o único sector em que estamos claramente em desvantagem relativamente à época anterior é quanto aos defesas laterais. Este ano já usamos 3 defesas esquerdos e dois direitos. É obra. E o pior é que nehum deles dá garantias excepto o Luis Filipe. No entanto, não posso dizer "apenas" quando digo que é só esse sector. É que esse sector é vital! Se queremos um jogo menos afunilado, se queremos transposições rápidas, se queremos apoio aos avançados temos de ter bons laterais. Esse é um dos grandes desafios do plantel actual.
Quanto ao Carvalhal, ainda está numa fase em que temos de dar o devido desconto. vamos aguardar. Para já estamos nos primeiros lugares e na fase de grupos da UEFA. O resto logo se vê. É cedo para fazer comparações ou tirar conclusões. Isto não impede que eu tenha as minhas opiniões. E acho que Carvalhaltem falhado em certos pormenores. Mas prefiro encarar isso como uma fase de adaptação.

BRAGA FOREVER

Tudo muito bem,e as opiniões valem o que valem...e na minha opinião o Jesualdo é melhor do que o Carvalhal,pode ser que o Carvalhal quando tiver a idade do Jesualdo seja igual ou até melhor.Neste momento é claramente inferior!!

Quanto ao plantel também é evidente que é bem melhor em todos os sectores,exepto no lateral esquerdo.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Ricardo

O Jesualdo e o Carvalhal nem devem ser comparados mas obviamente que há sempre essa tentação para comparar. No que se refere a mim sou anti e pró Carvalhal. Não gosto de como o Braga joga, não concordo com as escolhas para os jogos nem com o timing das substituições. No entanto tenho que dar a mão à plamatória quanto ao espírito de grupo e aos resultados.

Vamos esperar para ver.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Bracarus

Zé, só uma pequena observação: eu critico o nivel exibicional da equipa, eu critico a falta de capacidade de criar jogadas de golo, eu critico a fraca produtividade da equipa, mas nunca critiquei o CC !!
Portanto, há que saber que pelo facto de se criticar, não quer dizer que se esteja do contra !
E eu até conheço o CC !!!!
Dias depois do JUJU ter vindo para Braga em 2002, disse ao CC que tinha pena não ter sido ele o escolhido, mas que esperava um dia vê-lo a treinar o SCBraga.

Acredito que o CC seja um homem actualmente nervoso, sob uma imensa pressão (vê-se isso no seu estado no banco), e que há muita gente à espera das ecorregadelas. Não é o meu caso, mas isso não impede que diga o que penso.

Zeus

Acho que se estam a esquecer de um pormenor, o Carvalhal pegou numa equipa já feita com filosofia de jogo e experiência adquirida ao longo de 2 boas épocas e com estatuto, as suas opções(Carvalhal) quanto a mim  é que têm sido um pouco diferentes daquilo que é a nossa equipa ideal(isto é dos sócios), e como o futebol praticado não tem ajudado...vá lá que os resultados não são como as exibições.

Á custa dos resultados o Carvalhal vai tendo margem de manobra...vamos ver logo.

P.S. Ó carvalhal por favor não metas o frechaut...nem o L. Filipe a médio interior.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Olho Vivo

O objectivo falhado da passagem à fase de grupos é o argumento, que se diga falacioso, para sustentar agora que Carlos Carvalhal é melhor que Jesualdo Ferreira.

Para mim são os dois bons! Não podem ser ambos bons treinadores?

Acho correctas as muitas críticas que Carlos Carvalhal está a ser alvo, como eram, as críticas que na ocasião eram endereçadas a Jesualdo Ferreira e, verdade seja dita, eu, também as fazia.
Neste momento estamos a assistir à divisão dos adeptos do SCB. Os pró e os anti-Carvalhal, se é que posso me exprimir assim.
Os pró Carvalhal, talvez reagindo ao infindável rol de críticas, sustentam que o SCB com Carlos Carvalhal fez mais que Jesualdo Ferreira. Se calhar fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC, digo eu!

Os anti Carvalhal, sustentam que o nível exibicional é paupérrimo e as vitórias foram fruto da sorte, porque no tempo de Jesualdo Ferreira, o SCB era objectivo e demonstrava uma clara filosofia e cultura táctica em campo. Se calhar, estes esquecem os empates com o Estrela, Penafiel e as derrotas com o VFC, Gil... E já agora, lembram-se das vitórias ante o Rio Ave(1-2), Naval(1-0), e outras em que fomos sobejamente bafejados pela sorte?

Caro Zé,

Parece que me queres incluir numa das categorias que decidiste criar para os adeptos do ENORME. De facto, ainda há pouco lancei um post entitulado "Carvalhal melhor que Jesualdo". Mas como sei que és bom entendedor, porque leio os teus posts e, concordando ou não com eles, reconheço neles uma pessoa que pensa com lucidez o nosso clube, calculei que tivesses entendido o sentido irónico deste título...
É que, para quem esteve atento a alguma imprensa, a afirmação contrária tem surgido recorrentemente e muito mal dissimulada. A minha intenção é chamar a atenção para as tentativas de julgamento sumário (que parecem por vezes alastrar a uma parte da nossa massa adepta), sobretudo quando por trás das críticas estão intenções que considero estarem para além da mera análise da valia desportiva dos técnicos em causa.
É esta atitude que faz de mim pro-Carvalhal? Eu acho que qualquer adepto bem intencionado não pode deixar de ter esta atitude. Mais: deve dar o tempo a Carvalhal para fazer o seu trabalho e fazer a sua avaliação. As comparações com Jesualdo, nesta altura, são mal-intencionadas. Mas se as fazem num sentido que considero ter por fim abater o nosso actual técnico (com o objectivo último de atingir a SAD e a sua decidão soberana de alterar o comando técnico da sua equipa de futebol), então penso que devo fazer tudo o que está ao meu alcance (que é pouco) para defender o meu treinador. E sobretudo procurar alertar a SAD para tomar as medidas que entender necessárias à defesa do sue grupo de trabalho.
Querer dividir os adeptos do ENORME em pro e anti-Carvalhalparece-me um completo disparate. Eu, como adepto, sou pro-Braga. Ponto final. E penso que também tu o serás.

Abraço.

P.S.:  "Se calhar (Carvalhal) fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC!" Isto sim, digo eu, é que é uma frase assassina! Até parece retirada o reportório do senhor Vítor Queirós...

Miguel Portela

Eu sou pró Carvalhal porque ele é o treinador do Braga.
Ontem contra o porto o Braga fez um grande jogo o melhor jogo oficial do Braga esta época, acho que isto vai galvanizar a equipa daqui para a frente.
No Apesar achar que o Braga do carvalhal e mais forte no meio campo e ataque, o que lhe permite abordar os jogos mais ofensivamente, a nossa defesa e mais insegura. Temos um claro problema no lado esquerdo não tão visível com o Carlos Fernandes lá como quando esse posto e ocupado pelo paito mas continua lá.
Quanto a mim e importante em Janeiro corrigirmos isso podíamos ir Buscar o Jorge Luís se ainda estiver disponível.
Agora e importante salientar que o Braga de Carvalhal apresenta indícios de querer jogar um futebol muito agradável e ao mesmo tempo com consciência deixada pelo Jesualdo que no final do jogo e importante ter-se os 3 pontos na mala para levar para casa.
Se reparem os processos defensivos do carvalhal só mondam num pequeno aspecto, O Madrid não defende tão perto dos centrais e apoia mais os defesas laterais. Que quanto a mim e uma correcção ao esquema táctico muito bem pensada.
Outra coisa o Jesuldo e mais treinador de um 11 quase pré definido o que tem vantagens com a rotina de jogo mas desvantagens quanto a motivação do plantel. O carvalhal roda bem mais a equipa e dá oportunidades a todos.   
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

Olá Amigos.
Para não  responder um a um, permitam-me que responda neste post, ok?

Cardoso e 1.
Remeto a minha resposta para o post do Reis´:"Ver melhor a época 2006/2007" concordo com ele...finalmente!!!shiuuuu!

Braga Forever.
Tens a tua opinião que respeito muito, no entanto, acho pematuro fazer qualquer tipo de análise ao curto(tempo) trabalho de Carlos Carvalhal. Recordo-te que Jesualdo Ferreira quando assumiu o comando técnico do SCB era um treinador sem "cotação". Estava esquecido num gabinete, na Luz, e pairava ainda nas mentes um mau início de época ao serviço do SLB.  Sem currículo em clubes, foi no SCB que Jesualdo Ferreira foi catapultado para, passe a expressão, o "estrelato".

Ricardo.
Concordo contigo mas continuo a achar que ainda não temos tempo suficiente para avaliar o desempenho de Carlos Carvalhal. Eu também  concordo com muito do que dizes, como as escolhas, etc, etc... Ele no entanto diz que há jogadores limitados fisicamente. A ser assim, só posso concordar com ele. Que achas?

Bracarus.
Sei que é assim Bracarus. Subscrevo as tuas critícas.
Como dizes há muita gente à espera que CC falhe. Mas isso não nos pode levar ao erro de extremizar posições. Para um lado e para o outro...

Zeus.
Como dizes e bem, Carvalhal herdou uma equipa(PS, Luís Filipe, Nem, PJ, CF, Madrid, HL, Vandinho(?), Castanheira, etc...)  já feita e com estatuto. Isso é uma vantagem até certo ponto... com um treinador novo, que concerteza quer incutir novas metodologias e filosofia de jogo, pode ser um óbice. Que achas?

Pedro.
É óbvio Pedro que o meu post é uma "provocação", no bom sentido. Se havia tópicos a apontar numa direcção(contra carvalhal) e outros a apontar na oposta(favorável a Carvalhal), achei salutar apontar para o meio, para uma posição lógica e de harmonia. Daí o título de CC igual a JF.

Confesso que não detectei nenhum sentido irónico no teu post, bem pelo contrário, pensei que fosse uma reação a posições opostas.
Como tu dizes, a afirmação contrária  tem acontecido recorrentemente. Na mesma linha de pensamento, tu fazes o mesmo, mas no sentido oposto, porque se intitulas o teu tópico de "carvalhal melhor que JF" essa afirmação não é inocente.
Acho que essa postura não nos leva a lado nenhum porque cometes o erro deles e que até te levou a constestar(com toda a razão do mundo -diga-se). Não se trata de ser ou não o dono da razão... cada braguista poderá ter opiniões e razões para criticas diferentes relativas a CC, se calhar válidas e mais importante...legítimas. Acho que a questão deve centrar-se em dar tempo e tranquilidade ao grupo de trabalho, como dizes e não desdenhar as críticas que como disse são legítimas.

Em relação à pretensa divisão dos sócios do SCb, acho que é evidente que salvaguardei a expressão para evitar mal entendidos: "Neste momento estamos a assistir à divisão dos adeptos do SCB. Os pró e os anti-Carvalhal, se é que posso me exprimir assim."

Dizes que é um disparate? Lê o fórum... conversa com braguistas...  e concerteza vais mudar de opinião. Alem disso, reflecte sobre o que escreveste acerca deste assunto em enumeros posts e diz-me como classificarias a tua postura em relação a CC, onde inclusive fazes comparações com JF, apesar de neste mesmo tópico dizeres que quem as faz é mal intencionado.
Será que percebi bem? Espero estar completamente enganado,Pedro, porque a tua conduta é de enaltecer, mas deduzo que caso a intenção da comparação seja justificar uma posição contra Carvalhal, essa pessoa é mal-intencionada?
Diz isso aos muitos braguistas que neste fórum já o fizeram.

Acho que te prcipitaste, Pedro. Penso que ainda não percebeste que todos desejamos o melhor para o SCB. Cada um de nós poderá ter posições diferentes mas a finalidade é igual: O melhor para o SCB.
Um braguista poderá pensar que o melhor para o SEU mui amado SCB será o Carvalhal...Outros poderão achar que Carvalhal está a destruir o trabalho de anos.
São mal intencionados?
Não creio! Penso que agem com o coração uma vez que as suas expectativas não estão a ser correspondidas.
Ao invés de extremizar um posição, acho que a saída será apelar à união e a uma posição de harmonia.

Consideras a afirmação :"Se calhar (Carvalhal) fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC!" uma frase assassina.

E se a leres no contexto:Os pró Carvalhal, talvez reagindo ao infindável rol de críticas, sustentam que o SCB com Carlos Carvalhal fez mais que Jesualdo Ferreira. Se calhar fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC, digo eu!Reportando ao mesmo período temporal, Jaime Pacheco nesta ocasião no ano passado conseguiu a passagem à fase de grupos

Os anti Carvalhal, sustentam que o nível exibicional é paupérrimo e as vitórias foram fruto da sorte, porque no tempo de Jesualdo Ferreira, o SCB era objectivo e demonstrava uma clara filosofia e cultura táctica em campo. Se calhar, estes esquecem os empates com o Estrela, Penafiel e as derrotas com o VFC, Gil... E já agora, lembram-se das vitórias ante o Rio Ave(1-2), Naval(1-0), e outras em que fomos sobejamente bafejados pela sorte?"

Já pareces um jornalista! ;D ;D ;D

Miguel Portela.
Concordo contigo quando dizes que este últimos resultados poderão galvanizar a equipa no futuro. Não foi s~´o o jogo de ontem, mas penso que o SCB conseguiu também um bom jogo na 1ª mão da eliminatória ante o Chievo.
Oxalá seja assim!
Força Gverreiros

El Che

Mais uma vez faço minhas as palavras do Pedro Ribeiro.

Já me começa a cansar ter estar sempre de acordo com o Pedro Ribeiro. :) :D ;)

bracaraug

Eu concordo com o Zé mas parece que estão os dois a dizer a mesma coisa

Olho Vivo

Quote from: Zé on 03 de October de 2006, 21:37
Como tu dizes, a afirmação contrária  tem acontecido recorrentemente. Na mesma linha de pensamento, tu fazes o mesmo, mas no sentido oposto, porque se intitulas o teu tópico de "carvalhal melhor que JF" essa afirmação não é inocente.
Acho que essa postura não nos leva a lado nenhum porque cometes o erro deles e que até te levou a constestar(com toda a razão do mundo -diga-se). Não se trata de ser ou não o dono da razão... cada braguista poderá ter opiniões e razões para criticas diferentes relativas a CC, se calhar válidas e mais importante...legítimas. Acho que a questão deve centrar-se em dar tempo e tranquilidade ao grupo de trabalho, como dizes e não desdenhar as críticas que como disse são legítimas.

Caro Zé,
A minha afirmação de facto não é inocente. Mas deves levar em linha de conta quando é que eu a lanço para o fórum. Fi-lo apenas quando a decisão quanto ao primeiro objectivo da época se produziu, felizmente com êxito para as nossas cores... depois do que eu reputo de uma campanha produzida nalguns meios de comunicação social contra o nosso treinador. Chamei a atenção para ela várias vezes e dei a minha opinião quanto aos motivos que me pareciam estar por detrás dela. Obviamente, podes considerar que estou a ver fantasmas onde eles não existem. Estás no teu direito.
Mas, repara, nunca fiz qualquer juízo quanto à valia de Carvalhal. A minha única motivação quando chamei a atenção para esta questão foi mostrar a minha indignação com uma tentativa de julgamento sumário de um profissional que defende as nossas cores, sem sequer ter tido oportunidade de produzir trablaho palpável merecedor de avaliação! E quando falo de campanha, não estou a falar de sócios e adeptos! Refiro-me à comunicação social e, em particular, a alguns dos seus representantes. Obviamente que, como não vivemos em tempo de mordaça, mesmo estes têm o direito à livre expressão. Mas as questões de ética profissional e de responsabilidade perante os cidadãos em meios de comunicação capazes de dirigir a opinião pública colocam-se com especial acuidade. E é isto que eu acho que está aqui em causa.  Portanto, eu como qualquer cidadão, tenho o direito à indignação perante o que reputo de campanhas mal-intencionadas capazes, neste caso, de inquinar o ambiente em torno da equipa técnica e em última análise a própria relação entre adeptos e grupo de trabalho. Funciona apenas como alerta. Como, ao contrário do que dizes, eu não me acho dono da verdade, sei que a minha opinião pode ser tida em conta ou não. Até podem achá-la disparatada. O que a minha opinião não dá direito é a dizer que eu sou pro-Carvalhal. Se eu nunca fiz uma apreciação positiva ou negativa ao seu trabalho!!! O título do meu post só tinha por intuito ironizar com as sucessivas reportagens que na semana anterior o jornalista d' A Bola Vítor Queirós assinou, procurando por vezes de forma subtil outras de forma mais "tosca", a comparação desfavorável com Jesualdo Ferreira.

Em relação à pretensa divisão dos sócios do SCb, acho que é evidente que salvaguardei a expressão para evitar mal entendidos: "Neste momento estamos a assistir à divisão dos adeptos do SCB. Os pró e os anti-Carvalhal, se é que posso me exprimir assim."

Dizes que é um disparate? Lê o fórum... conversa com braguistas...  e concerteza vais mudar de opinião. Alem disso, reflecte sobre o que escreveste acerca deste assunto em enumeros posts e diz-me como classificarias a tua postura em relação a CC, onde inclusive fazes comparações com JF, apesar de neste mesmo tópico dizeres que quem as faz é mal intencionado.
Será que percebi bem? Espero estar completamente enganado,Pedro, porque a tua conduta é de enaltecer, mas deduzo que caso a intenção da comparação seja justificar uma posição contra Carvalhal, essa pessoa é mal-intencionada?
Diz isso aos muitos braguistas que neste fórum já o fizeram.

Acho que te prcipitaste, Pedro. Penso que ainda não percebeste que todos desejamos o melhor para o SCB. Cada um de nós poderá ter posições diferentes mas a finalidade é igual: O melhor para o SCB.
Um braguista poderá pensar que o melhor para o SEU mui amado SCB será o Carvalhal...Outros poderão achar que Carvalhal está a destruir o trabalho de anos.
São mal intencionados?
Não creio! Penso que agem com o coração uma vez que as suas expectativas não estão a ser correspondidas.
Ao invés de extremizar um posição, acho que a saída será apelar à união e a uma posição de harmonia.

De facto percebeste mal. Já respondi atrás. Quando julgo intenções, refiro-me a alguns orgãos de comunicação social que em minha opinião hostilizam de forma manifesta Carlos Carvalhal...
Obviamente que não me estou a referir aos adeptos, que presumo só pretendem o melhor para o seu clube.. Estes, como qualquer outra pessoa (ainda que jornalista  ;D) podem ter a sua opinião e expressá-la livremente. A sua opinião, favorável ou desfavorável, não faz deles mal intencionados. Não é a opinião que faz de alguém mal-intencionado. Só o será se a sua opinião não for ditada por uma apreciação livre e, dentro da subjectividade a ela inerente, com um mínimo de senso de justiça e isenção.
Neste caso, contudo, penso que não há isenção jornalística: há uma tentativa de denegrir Carlos Carvalhal, que, em minha opinião, é prévia ao seu trabalho e portanto inaceitável... porque tem a ver com "lobbies" encapotados e se reflete nalguns orgãos de comunicação social em verdadeiras directrizes editoriais que, repito, visam atingir em última análise a SAD na sua decisão de prescindir dos serviços de Jesualdo Ferreira.

Consideras a afirmação :"Se calhar (Carvalhal) fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC!" uma frase assassina.

E se a leres no contexto:Os pró Carvalhal, talvez reagindo ao infindável rol de críticas, sustentam que o SCB com Carlos Carvalhal fez mais que Jesualdo Ferreira. Se calhar fez tanto como Jaime Pacheco fez no ano passado ao serviço do VSC, digo eu!Reportando ao mesmo período temporal, Jaime Pacheco nesta ocasião no ano passado conseguiu a passagem à fase de grupos

Os anti Carvalhal, sustentam que o nível exibicional é paupérrimo e as vitórias foram fruto da sorte, porque no tempo de Jesualdo Ferreira, o SCB era objectivo e demonstrava uma clara filosofia e cultura táctica em campo. Se calhar, estes esquecem os empates com o Estrela, Penafiel e as derrotas com o VFC, Gil... E já agora, lembram-se das vitórias ante o Rio Ave(1-2), Naval(1-0), e outras em que fomos sobejamente bafejados pela sorte?"

A tua frase, que admito irónica, comparando Carlos Carvalhal a Jaime Pacheco, pode ser lida como querendo sugerir que a seguir virá o descalabro. Acredito que não tenha sido essa a tua intenção, mas mais uma vez está aqui implícito um juízo de valor sobre o que aí vem. Do estilo da reportagem d'A Bola sobre os "Começos à Carvalhal". Eu prefiro analisar exibições e resultados e depois dizer de minha justiça e não fazer juízos prévios. O que posso analisar é o que está para trás, que globalmente é positivo, mas que é manifestamente curto para avaliar o trabalho de Carvalhal

Abraço.

Olá Pedro.
Se estavas a referir-te à CS ou aos adeptos, foi o meu dilema. A minha interpretação  é que no primeiro parárgrafo estavas nitidamente a referir-te à CS e no segundo, mesmo após ler muitas vezes, fiquei com a sensação que te estavas a referir aos associados, daí a confrontação. Desfeito o equívoco, pedindo desde já desculpa por algum exagero,devo dizer-te que estou esclarecido.
Força Gverreiros

gurka

P.S. Ó carvalhal por favor não metas o frechaut...nem o L. Filipe a médio interior.
E manda o Cesinha para a bancada durante uns jogos para ele pensar na vida que anda a levar.
Gurka
Viva o Braga