News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

TOLERÂNCIA PRECISA-SE!

Started by ELSA, 01 de October de 2006, 12:05

Previous topic - Next topic

ELSA

"...Se eu estivesse a falar com um amigo(ex Cardoso) acerca do fórum, concerteza que lhe diria que o fórum vai de mal a pior. Não devido à falta de assuntos para comentar...não devido a um eventual desaire do SCB, etc, etc...
Vai de mal a pior pela atitude dos foristas (onde eu também me incluo) que cada vez mais, esquece que o fórum não é a sua "quinta", onde tudo se pode dizer e fazer.

Diria ao Cardoso que os moderadores deveriam ter "mão pesada" e estes, infelizmente, talvez  para não ferir susceptibilidades preferiram não intervir a agir. Acho que seria preferível agir e quem pisasse o risco deveria ser sancionado(para que existem as regras?)... até porque a passividade transmite um clima de impunidade e naturalmente irá haver uma escalada que culminará nos ataques pessoais como ainda hoje pude constatar ao ler tópicos neste fórum. Sei que a tarefa de moderar é ingrata, mais difícil que parece, e reunir o perfil adequado é muito difícil. Acho que é importante para o bem do fórum a equipa de moderadores reflectir acerca disto...talvez definir tarefas e aumentar o número de moderadores(ex Ferreira-Braga, Braga Forever).
Apesar do esforço dos moderadores, louvável e muitas vezes esquecido, há ainda foristas que demonstram uma tamanha ingratidão  e complicam ainda mais a vida aos moderadores respondendo a tópicos despropositados.
A um insulto respondem com outro. A foristas que não comungam da mesma opinião apelidam-no de "terrorista", burro, etc... e depois, como se fossem os donos desta quinta, querem que os moderadores reprimam aquele que está fora do "grupinho" e da "onda"... haja paciência!!!
Os moderadores precisam da colaboração de todos. O fórum será aquilo que quisermos fazer dele.
É fundamental que haja pluralidade de opiniões e mais importante que se respeitem as opiniões, que é o que tem mais faltado neste fórum.

Diria ao Cardoso que ao invés, há uma gritante falta de tolerância para com a opinião dos outros. será que se alguém discorda doutra opinião é preciso chamar-lhe burro ou cego ou mesmo questionar a sanidade mental? Será que não seria preferível pedir argumentações, respeitar a outra opinião ou contra-argumentar?
Mas não... depois há os "oportunistas", altivos e prepotentes que escudados por falas mansas e agradáveis ao ouvido tentam manipular... passam a mensagem de coêrencia e seriedade mas, simultaneamente, andam na penumbra e na sombra, e as suas armas são a intriga, a conspiração e a deslealdade. Se tiverem a oportunidade saltam das sombras e espetam o punhal, não de frente e olhos nos olhos, mas pelas costas porque é mais fácil ser cobarde.
Não há humildade... coisa tão precisa ao mundo! Se houvesse mais humildade não estariamos a questionar onde anda o pessoal da AB, o CCPEM, SJ...

Uma vez o Cardoso disse neste mesmo fórum que as pessoas tem tendência a usar uma linguagem binária. Nunca esqueci as palavras do Cardoso...O sim e o não. O preto e o branco... serã que não existe o cinzento? será que não existe o talvez?
Porque será que tenho a impressão que alguns foristas não conseguem olhar de igual para igual?
Porque teimam em subir ao cimo do pedestal?
Porque alguns são braguistas verdadeiros e os outros são ingratos?
Porque não somos todos iguais?..."

Desculpa Zé a ousadia de pegar nas tuas palavras pra criar um novo tópico, mas achei que devia...

Para reflectir e aprender...PRA TODOS!

Muito bem, Zé!

Pé Ligeiro

Tolerância precisa-se!
Tolerância precisa-se!
Tolerância precisa-se!
Tolerância precisa-se!
             .
             .
             .
Tolerância precisa-se!

Quanto à questão dos moderadores, devo dizer que têm a posição mais ingrata e mais difícil no fórum, pois, por um lado, têm que estar constantemente atentos ao que por cá se passa, lendo aquilo que vai sendo escrito, o que atendendo à dinâmica deste fórum, não é fácil. Por outro lado, têm a espinhosa missão de filtrar e corrigir aquilo que por vezes é aqui postado com alguma falta de sensatez. 
Penso que não é necessário aumentar o número de moderadores, o que é necessário é que cada um de nós se consciencilize que tem que respeitar os outros, para que possa também ser respsitado e para que o nível do fórum não caia para níveis que nos façam pensar se vale a pena continuar.

BRAGA SEMPRE MAIS!

ZGANDULO

Muito bem D. ELSA!!!

Quanto ao assunto em questão, tenho a responder em linuagem binária o seguinte:

É COMPLICADO, NÃO É???

SAUDAÇÕES ESPECIAIS DO CAMARADA ZGANDULO

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

cardoso

De facto, já conversei com o Zé várias vezes sobre este assunto.
Nós, seres humanos, temos uma tendência muito grande para nos agarrarmos com unhas e dentes áquilo que julgamos ser a verdade. E depois falta-nos discernimento e sangue frio para encararmos de frente atitudes que vão contra a nossa verdade. E esquecemos que a forma como vemos as coisas depende da cor das lentes dos nossos óculos. E os outros têm todo o direito de usar lentes de cor diferente.
Mas há três situações distintas:
1ª situação: alguém diz algo que não ofende mas é uma opinião disparatada, à luz das nossas ideias. Neste caso ninguém tem o direito de exigir tópicos trancados ou de insultar quem escreveu essas opiniões. Por mais que nos custe, uma opinião disparatada tem tanto direito de existir como a nossa. No entanto, o que acontece é que nós ficámos irritados com essas opiniões; não temos capacidade de encaixe para nos rirmos sózinhos desses disparates e levamos as coisas pelo pior caminho: desatamos a disparatar também perdendo assim toda a razão.
2ª situação: alguém escreve uma bacorada nitidamente com o objectivo de provocar. perante uma bojarda dessas nós caimos sistematicamente no erro de responder com outra bojarda. Está o caldo todo entornado! Se essa opinião é tão disparatada porque é que merece a nossa irritação? Às vezes está o tópico com essas bojardas a cair para o fundo da página e vem alguêm e escreve: "isto devia ser apagado". Resultado: tópico cá pra cima outra vez! Às vezes chega-se ao ridículo de escrever: "não escrevam para que o tópico desça" e com esta intervenção a unica coisa que conseguiram foi trazê-lo para cima. Perante isto só há uma solução: que cada um de nós, em vez de responder, desate a rir da bacorada e passe à frente. Se assim fosse o autor da bacorada nunca mais postava. Eu não sou exemplo para ninguém mas há dias houve aí um cromo que me mandou uma desss bojardas. Insultou-me mas eu consegui rir do insulto, de tão baixo ele vinha. Nem eu me desgastei a responder nem ele conseguiu o que pretendia: armar a giga. Ninguém arma a giga se nós não colaborarmos.
3ª situação: Alguém diz "é branco"! Nós como não concordamos, gritamos: "é Preto"! Pois a verdade é que normalmente a resposta certa é "cinzento". Porque é que, perante opiniões extremadas, radicais, não somos capazes de contrapor com o meio termo e somos tentados a ir logo para o outro extremo?  Isto acontece muitas vezes neste fórum: alguém diz que Carvalhal falhou. Depois alguém responde: "és contra o Carvalhal mas para mim ele é o melhor do mundo". Reparem: tudo começou com uma simples observação a um jogo. Daí deduz-se logo, com todo o exagero, uma opinião genérica sobre o treinador.

Ricardo

Com efeito houve uma altura em que saí deste fórum porque as opiniões estavam a ficar completamente extremadas e fundamentalistas. E não é por acaso que, comparando com a antigamente, em que era o usurário com mais postagens, neste fórum não passo de um post aqui e ali.
Isto porque há aqui posições completamente extremistas que eu não quero ler. Não percebo porque é que  cascam sempre em cima dos biclubistas que cá vêm. Afinal, ficam todos fulos quando há um gajo de Braga que também é do Benfica mas ficam todos contentes por ver um Benfiquista "transformar-se" em braguista. Afinal esses últimos também não são biclubistas?

E estas são só algumas das incongruências que não quero discutir aqui. Este post não serve esses interesses. O que quero dizer é que acho que há muito fundamentalismo e que as pessoas deviam pensar antes de dizer as coisas.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

BRAGA FOREVER

Qualquer forista ou mesmo visitante tem de ser tratado com respeito e cordialidade, essa é a base e o sucesso deste forum!

Não consigo perceber, como é possível ás vezes perder-se o controlo emocional e o respeito por outra pessoa,quando por norma estamos todos aqui a lutar pele mesma causa SPORTING CLUBE DE BRAGA!!

Haja tolerância por parte de todos (incluindo eu) a bem do nosso forum. SIM NOSSO!!!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Bracarus

eu estou de acordo com o conteúdo e geral.
mas pergunto eu, se a Elsa fez este artigo e se olhou ao espelho.
e digo isto porque dei a minha opinião acerca do jogo de Italia, e fui atacado como tivesse dito uma barbaridade. Voltei a reescrever o que disse, e novo xurrilho de criticas vieram, a quem nem me dignei responder.

É a velha história da mulher de César....

ZGANDULO

Quote from: Bracarus on 01 de October de 2006, 22:15
e digo isto porque dei a minha opinião acerca do jogo de Italia, e fui atacado como tivesse dito uma barbaridade. Voltei a reescrever o que disse, e novo xurrilho de criticas vieram, a quem nem me dignei responder.

Calma Bracarus.

Sabes que ás vezes escrever não é a mesma coisa do que o fazer olhando as pessoas nos olhos...

Muitos foristas que eu nunca vi (ou talvez já) dizem asneiradas velhas e outros até conseguem dizer algo acertado mas há uma enorme difereça entre escrever e poder enfrentar verbalmente e fazer-nos entender de ambas as partes...

Com calma e por amor ao clube!!! ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

ELSA

Quote from: Bracarus on 01 de October de 2006, 22:15

Em 1.º lugar Bracarus, as palavras não são minhas, são do Zé - limitei-me a concordar com elas e a destacá-las para que TODOS pudessem reflectir!

Por outro lado, se te achas no direito de críticar de modo tão contundente, parece-me óbvio, que deverias ter o tal "poder de encaixe", de que falou o Cardoso no seu post (no qual, aliás, explana o tema muito bem), pra ser criticado quando alguém pensa que, sim, disseste uma barbaridade!

Depois dizes que voltas a reescrever o que disseste e "novo xurrilho de críticas"??? Da minha parte??? Onde??? Limitei-me a contra-argumentar, sem fazer, desta vez, crítica alguma!

E se este tópico serve para "a tal Elsa" se ver ao espelho (que serve, obviamente), sugiro que faças o mesmo, até pela forma como começaste a resposta de que falas: "vou tentar explicar, como se fossem mesmo burros." (é apenas um pequeno exemplo!)

TOLERÂNCIA (E NÃO SÓ) PRECISA(M)-SE!...

ric

caros amigos:

Sobre a moderação, não vou falar. Alguém tem de a fazer. Muitas vezes de forma não muito correcta ou "da forma mais correcta" mas esta função terá sempre um cunho pessoal. Dificilmente poderei dissociar a situação de ter  MINHA INTERPRETAÇÃO  e ela poder ser completamente errada. Mas é a vida e temos que ter algumas regras...

Sobre a tolerãncia, acho tb que muitas vezes ela falha. Em todos nós... temos de facto de ser mais tolerantes às criticas porque elas reflectem uma posição individual, válida, e certa no seu entender.
parece-me que deveremos tb ter em atenção aos novos registadaos com ideias diferentes, até de clubes diferentes. Compreendo que não é fácil encaixar mas devemos ser tolerantes (desde que não passem limites). Devemos ser além de um forum de adeptos do Braga um forum de desportistas. é óbvio que não queremos insultos e que nos firam na nossa honra de braguistas convictos.
Mas para isso , temos moderadores e ferramentas fáceis de avisar os moderadores em todos os posts. é assim que muitos posts são apagados ou #riscados".

Vamos empenhar-nos por um forum cada vez melhor.
Hoje, 2ª feira, o forum aparece ao longo de uma pagina no jornal O JOGO. Estou certo que teremos nos próximos dias inúmeros visitantes curiosos de ver o que por aqui se vai discutindo. temos que saber receber, ser condescendentes e paulatinamente a selecção far-se-á. Agora não os recebamos de "pedra na mão"...

aurelio

Acho que o forum é um espaço livre e aberto a ideias divergentes.

A partir do momento que haja respeito e educação todas as opiniões deverão ser aceites.

Bracarus

elsa

se quiseres ler  que eu escrevi e o que respondeste no post designado "BRAGA NA FASE DE GRUPOS DA UEFA!"vai lá ver.

e desculpa não me dar ao trabalho de fazer mais "copy & past", mas não perco mais tempo nem com este assunto, nem contigo.

ELSA

Quote from: Bracarus on 02 de October de 2006, 13:21
elsa
.
.
.
...mas não perco mais tempo nem com este assunto, nem contigo.

Bracarus,

Já li o tinha a ler e escrevi o que tinha a escrever...e penso que fui clara...

Relembro-te que o tema do tópico é a TOLERÂNCIA...

Cá por mim vou continuar a discutir, argumentar, opinar e criticar sempre que achar conveniente...mesmo contigo...se achasse que estava "a perder tempo" nem sequer me registava...

rucac

Já parece uma birra de crianças...Toda esta divergencia de opinioes é ,na minha humilde opinião salutar,significa que estamos a cresçer,claro que existem certos posts que nos "tiram do serio",,mas temos de argumentar ,,sem insulltar ninguem...
Contudo ,apesar destas divergencias todas,,sabem  qual o denominador comum a todos nós??? O AMOR PELO NOSSO BRAGA,,logo discordemos ,critiquemos,desde que o nosso objectivo final seja o do crescimento do nosso BRAGA...

Sá Pinto

Eu acho que os moderadores são muito complacentes com algusn post completamente ridículos e descontextualizados...Sem que não é tarefa fácil, mas concerteza não faltarão novos moderadores dentro do fórum, prontos a contribuir numa melhor organização :)

Com este acumular de situações podemos perder a identidade do fórum (se é que nao se perdeu já alguma) ou até membros, como já foi o caso do Kilo, que a par do Pedro Ribeiro, melhores crónicas faziam :(

Penso que se devia reflectir sobre isso e penso não ser o único também...
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

Não tens que te desculpar Elsa.

Acho que o importante é passar a mensagem que TODOS temos direito a expressar uma opinião, desde que observe regras e respeite os valores de comportamento. Quer concordemos ou não, essa opinião tem que ser respeitada porque concerteza o autor, independente de a ter bem fundamentada ou não, de a ter elaborado de forma analítica ou abstracta, tem legitimidade para a fazer e terá o propósito de querer o melhor para o Sporting Clube de Braga!
Força Gverreiros