News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 18/11

Started by JotaCC, 18 de November de 2009, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Intercalar: Sp. Braga consegue primeira vitória


Ainda está um pouco longe do 'ponto de caramelo', para tornar-se uma verdadeira máquina de fazer golos no Sp. Braga, mas para lá caminha e a passos largos. Adriano 'queimou' ontem mais uma etapa na sua reabilitação de goleador (e algumas calorias a mais) e mostrou, no jogo contra o Varzim, que quem sabe, nunca esquece.

O avançado brasileiro fez dois bons golos, de cabeça, à ponta-de-lança, e carimbou a primeira vitória da equipa arsenalista na Liga Intercalar, Zona Norte, torneio amador organizado pela AF Porto. Adriano pauta-se mesmo como o melhor marcador dos 'guerreiros' nesta competição oficiosa. Marcou os únicos três golos bracarenses. Antes, já tinha facturado, de pénalti, na derrota em Paços de Ferreira (3-1).

Paciência atento aos suplentes

Domingos Paciência esteve na tribuna a assistir ao encontro, ao lado do manager Carlos Freitas, tendo delegado o comando da equipa ao seu adjunto Miguel Cardoso. Ao contrário do que sucedeu nos jogos com o Trofense, P. Ferreira e Feirense, onde jogaram maioritariamente juniores, desta vez, o treinador do Sp. Braga apostou nos jogadores do plantel principal, dando minutos importantes de competição aos habituais suplentes.

Para além do 'bis' de Adriano, estiveram em especial destaque, neste jogo com os poveiros, o lateral direito Filipe Oliveira, a confirmar, definitivamente, que já está em condições, depois da lesão no pé direito.

Ney, que jogou pela primeira vez esta época na sua posição natural (defesa esquerdo) também mostrou credenciais para ser uma viável alternativa ao titular Evaldo, apagando da cabeça dos poucos adeptos presentes, a sua estreia pouco fugosa no dérbi em Guimarães, onde jogou adaptado ao lado direito.

Na retina ficou ainda a exibição do jovem extremo brasileiro, Osvaldo, autor da assistência para o primeiro golo de Adriano, aos 26 minutos da primeira parte, onde fez um cruzamento milimétrico do lado direito e muitos outros bons pormenores.
Jogo treino entretido

O jogo não teve grande história. Resumiu-se praticamente ao maior domínio arsenalista, porém sem ser estonteante, rasgadinho, como, se calhar, era exigível a quem é suplente e aspira defender a titular as cores no líder da Liga Portuguesa.
O segundo golo nasceu de um canto genialmente apontado pelo jovem criativo júnior Guilherme, aos 85 minutos. Sem dúvida, um craque na forja.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Até podia ser bom mas vai ter de sair
POSSEBON JÁ SÓ ESPERA ABERTURA DO MERCADO
   

Rodrigo Possebon chegou a Braga numa espécie de redoma como um dos reforços mais sonantes, mas definitivamente vai ter de sair para voltar a colocar a sua carreira num trilho contínuo. Resguardado de críticas precipitadas só pelo simples facto de pertencer aos quadros do Manchester United, onde chegou a ser apontado por Sir Alex Ferguson como um estrela em fase ascendente, o médio apostou no Sp. Braga para jogar com mais regularidade e regressar a Old Trafford pela porta grande.

O problema é que o plano de intenções saiu furado e Possebon só espera a reabertura do mercado, em janeiro, para escolher outro porto de abrigo, dado que em Braga não tem mesmo mais hipóteses de encontrar o caminho certo. Se mais exemplos faltassem, ontem o brasileiro de 20 anos, já internacional italiano na categoria de Sub-21, porque tem passaporte transalpino, borrou a pintura de vez e saiu ao intervalo do jogo da Liga Intercalar, frente ao Varzim. Isto depois de uma primeira parte verdadeiramente inacreditável, em que raramente se fez a um lance, errou inúmeros passes e, acima de tudo, demonstrou que não queria nada com o jogo...

Miguel Cardoso, o adjunto de Domingos Paciência, que esteve no comando da equipa, não teve dúvidas sobre o que Possebon... queria! Foi mais uma oportunidade perdida. Talvez a última...


RECORD

JotaCC

Adriano pode resolver

Aos que torceram o nariz quando foi apresentado em Braga, Adriano não se cansa de provar que dificilmente será um erro de "casting" e muito menos um "flop". Mesmo encalhado no FC Porto e uns furos valentes abaixo da forma física ideal, o ponta-de-lança não poderia ter perdido tão depressa as qualidades de matador e, paulatinamente, verifica-se que o Braga terá acertado em cheio nesta aparente aposta de risco. Nem poderá falar-se num moroso processo de reciclagem, porque o ex-excedentário do FC Porto, de 30 anos, depressa mostrou nos "bastidores" dos treinos ser capaz de facturar a qualquer momento, razão pela qual já foi utilizado por Domingos Paciência em quatro jogos da Liga Sagres: Olhanense, Setúbal, Rio Ave e Guimarães. Nunca como titular, somente em pontas finais, funcionando como duplo ou suplemento de Meyong, embora também sem qualquer sorte em matéria de golos, situação que se compreende facilmente atendendo a que apenas contabiliza 61 minutos.

A permanente falta de inspiração do camaronês, que esta época só conseguiu facturar em quatro ocasiões (Elfsborg, Académica, Sporting e Marítimo), deverá entretanto proporcionar a Adriano uma primeira entrada directa no "onze" arsenalista para muito em breve, o que até poderá acontecer já na recepção ao Setúbal, a contar para a IV eliminatória da Taça de Portugal. Aos dois golos apontados no recente particular com o Montalegre, o avançado somou ontem outros dois, desta feita contra o Varzim, em jogo da Liga Intercalar, e logo de cabeça, sinal de que continua fortíssimo no jogo aéreo: primeiro, a desviar um cruzamento de Osvaldo; depois, a "voar" entre os centrais na sequência de um canto cobrado por Guilherme.



Filipe Oliveira "full-time"

Depois de ter sido reintegrado no início da semana - esteve afastado durante cerca de um mês por ter fracturado um dedo do pé direito -, Filipe Oliveira voltou ontem à competição, completando os 90 minutos do jogo da Liga Intercalar, com o Varzim. Posicionado no lado direito da defesa, o número 27 cumpriu a sua tarefa sem sobressaltos e, agora que está totalmente recuperado, perfila-se como nova alternativa a João Pereira, rendido em Guimarães por Ney, que ontem actuou a lateral-esquerdo. Actualizado ontem, o boletim clínico do Braga passou a apresentar apenas os nomes de Peterson e Bruno Tiago.

Meyong de regresso

Com Eduardo ainda ao serviço da Selecção Nacional, e Tiago Pinto e Yazalde nos Sub-21; a grande novidade do treino da manhã foi a presença de Meyong. O avançado esteve ao serviço da Selecção dos Camarões e já tem presença garantida no Mundial 2010, pois a equipa africana juntou-se ao lote das selecções já apuradas, ao vencer a congénere Marrocos por 2-0, com golos de Webo e Samuel Etoo. Meyong não saiu do banco de suplentes.



A redenção dos suplentes, à excepção de Possebon

Os nove que entraram na desastrosa segunda parte do jogo amigável de Paris, mais Cristiano e Filipe Oliveira, formaram o onze inicial do Braga e, desta vez, deram boa conta do recado, conseguindo a primeira vitória dos arsenalistas na Liga Intercalar - tinham perdido os três jogos anteriores, nos quais alinharam quase só com juniores. Houve, no entanto, uma excepção. Perante o olhar atento de Domingos Paciência, que viu o jogo na bancada, Possebon não agarrou a oportunidade numa altura em que se fala da hipótese de voltar a Inglaterra. Apático, o italo-brasileiro passou ao lado do jogo e saiu logo ao intervalo, sendo substituído pelo compatriota Guilherme, um júnior que se exibiu em bom plano, assistindo mesmo Adriano para o segundo golo. Outra boa actuação, a de Osvaldo, pronto para render Alan quando for preciso.

Braga 2 | Varzim 0

Estádio 1º de Maio

Árbitro Ricardo Vigário (AF Porto)

Treinador Miguel Cardoso

Cristiano; Filipe Oliveira, Paulão, Leone e Ney; Madrid, Possebon (Guilherme INT) e Peña; Osvaldo (Toumany 70'), Adriano e Diogo Valente (Cardoso 78')

Treinador eduardo esteves

Jefferson; Caetano (Hugo Costa 62'), Campinho, Neto e Augusto; Paulo Henrique, Viveiros (Fredson 73') e André (Rúben Saldanha INT); Luca (Salvador INT), Gonçalo Braga (Rafael INT) e Danilo (Mário 74')

Ao intervalo 1-0

Golos | 26' e 85' Adriano

Cartões | 71' Campinho e 78' Filipe Oliveira


O JOGO

JotaCC

Sporting recebe um ABC desgastado

Uma semana e meia depois do Sporting ter empatado com o ABC em Braga, as duas equipas reencontram-se hoje, às 21h30, em Lisboa, no pavilhão Casal Vistoso e em discussão está um lugar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O ABC, que chegou anteontem a Portugal após a deslocação ao Chipre, onde eliminou o Cyprus College na terceira ronda da Taça das Taças, está em desvantagem pelo desgaste físico inerente à viagem de Nicósia, e não teve tempo para recuperar lesões, mas o seu pedido para alterar a data do jogo de hoje foi recusado pelo Sporting.

Note-se que o vencedor defrontará, nos oitavos, o Vela Tavira. O sorteio ditou ainda os seguintes encontros: Madeira SAD-Leça, Xico Andebol/Évora-Santo Tirso, L.S. Bernardo-Maria Balaio, Ac. São Mamede-Horta, S Paio Oleiros-Ginásio Sul, Vitória/Benfica-FC Porto, Modicus-Maritimo.


O JOGO

JotaCC

ABC defronta o Sporting esta noite em jogo a contar para a Taça de Portugal     


O ABC defronta hoje o Sporting, em jogo a contar para os 16-avos de final da Taça de Portugal.

A equipa bracarense é detentora do troféu e está apostada em seguir em frente na competição.


O jogo Sporting - ABC realiza-se no Pavilhão Casal Vistoso, a partir das 21.30 horas.

O vencedor deste jogo vai encontrar a equipa do Vela Tavira, nos oitavos-de-final da competição.


ANTENA MINHO

JotaCC

Novo clube para Yazalde em Janeiro

Olhanense, Belenenses, U. Leiria e Leixões renovaram interesse no avançado Yazalde. O Internacional sub-21 jogou apenas 26 minutos esta época e em Janeiro deverá mesmo ser emprestado.

Yazalde deverá ser cedido a título de empréstimo a um emblema da Liga principal, na reabertura do mercado, em Janeiro. Pouco utilizado por Domingos Paciência no decurso desta época, o avançado, de 21 anos, precisa urgentemente de jogar com regularidade para continuar o seu processo evolutivo e há já quatro destinos que se perfilam no horizonte do internacional sub-21.

Com efeito, Leixões, Olhanense, Belenenses e U. Leiria renovaram o desejo, já manifestado em Agosto, de ter Yazalde nas suas fileiras. Até ao último dia de mercado aberto, o cenário de cedência esteve de pé, mas o Sp. Braga optou por manter o dianteiro no plantel, na perspectiva de o valorizar numa temporada que seria, supostamente, de afirmação.

Até ao momento, Yazalde somou 26 minutos em dois desafios oficiais pelo Sp. Braga: actuou um quarto-de-hora frente ao Elsfborg, na primeira-mão da eliminatória da Liga Europa, e 11 minutos com a Académica, na jornada inaugural da Liga.

Muito pouco para um jogador que nos treinos revela uma imensa generosidade e entrega e que ao serviço dos sub-21 continua a ser decisivo, como provou ontem ao marcar um dos golos da vitória de Portugal sobre a Grécia.

O problema é que no ordenamento táctico do Sp. Braga só cabe um ponta-de-lança, e, na circunstância, Yazalde tem a concorrência de pesos-pesados como Meyong, Adriano e Matheus.

O facto de também poder jogar nas alas não lhe tem valido de muito, dado que tanto Alan como Paulo César atravessam grande momento de forma. Resta a Yazalde esperar que a janela de Inverno abra para responder às quatro propostas de empréstimo.

A BOLA

JotaCC

XXXIII CARREIRA SAN MARTINO – OURENSE

FILOMENA COSTA NO PÓDIO

Foram mais de 3.000 os atletas que se inscreveram na famosa corrida de S. Martinho, em Orense, Espanha. De todos os que se inscreveram chegaram à meta 2.647 atletas que não tiveram medo de enfrentar o clima totalmente adverso a este tipo de competição. Muita chuva não retirou à competição o brilhantismo a que estamos habituados.

Com um nível competitivo extremamente elevado, esta corrida teve no pódio masculino apenas atletas de nacionalidade africana e no pódio feminino, apenas a bracarense Filomena Costa conseguiu infiltrar-se no domínio africano.

Filomena fez uma corrida muito interessante tendo obtido a terceira posição com o tempo de 34.42, atrás das quenianas Joyce Kirui e Jepkorir Winny, primeira e segunda respectivamente, que realizaram os tempos de 33.45 e 33.50. Na 4ª posição classificou-se outra atleta africana e na 6ª posição chegou a outra bracarense presente nesta competição, Ercília Machado realizando o tempo de 35.32.


S.C.BRAGA.PT