News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Evangelização...

Started by Pé Ligeiro, 01 de October de 2006, 11:53

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Muito se tem falado sobre a existência de muita gente adepta daqueles que nós sabemos, em Braga e seus arredores. Tem-se falado também na abundância de bi-clubistas entre aqueles que gostam do Braga. Dando como verdade essas constatações eu iria propor, à semelhança de discussões tidas em tempos sobre esta matéria, que encontrássemos uma forma inteligente e eficaz de captar a atenção e o sentimento dessas pessoas para o clube da terra ou da região. Sei que isto é quase chover no molhado, pois já muitas vezes este mesmo tema foi objecto de discussão e pouco se terá tirado daí.
Propunha que em primeiro lugar se acolhessem bem os bi-clubistas, que poderão ser a primeira fonte de crescimento da massa adepta. Sei que não é fácil lidar com a situação, pois é mais fácil gritar golo, mesmo a 400Km de distância, do que sofrer junto dos da terra o peso amargo da derrota. O melhor caminho não será o da comparação de resultados, pois por aí não temos argumentos, mas será antes o apelar, de uma forma pacífica e civilizada, à solidariedade local e regional, apelar à identificação com os seus, com aqueles que nos rodeiam, com aqueles que vimos nascer, que vimos e vemos crescer, com os nossos antepassados, com a nossa terra, com a nossa região. Temos que ser pacientes e utilizar uma pedagogia persuasiva, que faça transparecer o orgulho que sentimos em apoiar o clube da nossa terra, porque gostamos dele como é e não porque ganha mais ou menos vezes que os outros. Temos que pôr de lado os queixumes as lamentações e mostrar que somos felizes ao apoiar o clube da nossa terra. Vamos deixar de parte a questão dos árbitros, pois só serve para dividir. Haverá sempre quem encontre uma vez em que o nosso clube foi beneficiado, mesmo que tenha sido prejudicado mil vezes. Logo não podemos ir por aí. A nossa missão de evangelização será longa e difícil, mas obterá resultados se formos convincentes e firmes nas nossas convicções.
BRAGA SEMPRE MAIS!

jaimeh

Ferreira-Braga! Eu diria que mais do que uma evangelização, seria captar a atenção dos mais jovens! Mesmo que estes sejam filhos dessa éspecie de seres! Porque de pequenino é que se promove o destino! Quanto a mudar a mentalidade de uma pessoa que gosta de outro clube para além do da sua terra é um pau de dois bicos! Mas talvez seja possivel! quem sabe!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Reis

Eu acho esta ideia fulcral para o crescimento do Braga!

Sem que saibamos acolher quem cá chega, nunca teremos quem se junte a nós....
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ric

considero ser extremamente dificil mudar a opinião de um benfiquista de Braga. Nisto de paixões clubistas, é assim: nasce-se de um clube ou então desde pequnino nos definem (definimos) de quem somos.

Para mim, crucial neste SCBraga sec XXI são os seguintes aspectos:

1- captar os actuais associados dadndo-lhes vontade de seguir e acompanhar o clube. Mostrar-lhes que o cluibe precisa deles como membros activos. Mais do que cativar novos sócios , o Braga deve aprender a cativar os que já tem. Como? com reforço de marketing, com serviços mais comodos, com alterenativas e multidisciplinariedade de opções para pagar quotas, bilhetes e afins, dotar o estadio de maiores condições de acesso, fazer com que o associado se "sinta importante e membro efectivo de um grande clube e não apenas quando as coisas estão mal é que se elembram deles"

2- captar os mais jovens. è de pequenino que se torce o pepino. Ser braguista hoje, em Braga e não só , é cativar os miudos desde o ensino básico para a realidade arsenalista. Este é o futuro e o objectivo princpila do clube

Pé Ligeiro

Pela nossa parte como sócios e adeptos do Braga, temos que actuar em todas as frentes. Temos que espalhar o nome do clube associando-o à região. O Braga tem que ser o grande representante do MINHO e tem agora uma oportunidade de ouro...
Está na altura de darmos mais um pouco de nós e ajudar mais o clube a crescer.
Temos que elaborar uma CARTILHA que contenha as ideias principais que devem ser difundidas por todos nós, entre os nossos familiares, entre os nossos amigos, nas nossas escolas, nos nossos locais de trabalho. Em todo lado onde estivermos!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Aquiles

Não concordo com o Ric, eu quando era pequeno era depto de um dos estarolas, mas a determinada altura o nosso Enorme subiu de divisão e chegou á primeira, pois a partir dai nunca mais quis saber de nenhum outro clube que não o SCBraga.
Hoje sou um Braguista a 100%, e ainda me recordo por exemplo de um Braga-Guimarães que ganhamos por 4-1 em que o Marinho ( que mais tarde foi para os lagartixas de lisboa) recebeu a bola de costas para a baliza á entrada da area e fez a rotação chutando sem deixar cair a bola, com esta a entrar no angulo superior direito, absolutamente fenomenal...
Por isso acho que se levarmos a miudagem á bola e jogarmos como hoje jogamos contra os tripas conquistaremos cada vez mais adeptos.

Acho que há muitos adeptos dos clubes ditos grandes que tem simpatia pelo SCB.
Conheço muitos que dizem que o SCB é o seu 2º clube. Não percebo muito bem como é possível mas isso é outra história.
Outros dizem que torcerão pelo SCB quando este lutar pelo título. Enfim...

Acontece que conheço muitos agora, talvez devido à dinâmica de vitórias do SCB,  dizem-se do SCB. Poderão andar ao sabor do vento, leia-se vitórias, poderão ao menor sinal de insucesso voltar a apoiar o clube "grande" mas o que importa realmente salientar é que neste momento são apoiantes do SCB.
Acho que compete à SAD, mas também a nós um papel fundamental na "evangelização" com diz o Ferreira-Braga.

Nós Braguistas o que podemos fazer? Quanto à forma de tentar persuadir penso que não pode ser generalizada, antes pelo contrário deve ser personalizada e adequada a cada um.
Acho que temos maior poder de influência junto de amigos,família e colegas de trabalho bis que a melhor campanha de publicidade, apesar de considerar que a SAD tem um papel fundamental.
Força Gverreiros

Pé Ligeiro

Acho que temos que espalhar o GRAGUISMO de uma forma inteligente, pacífica, motivadora e convicta!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Apenas_Braga

A "evangelização" tem de ser feita por todos e para todos, alguns "casmuros" à 1ª oportunidade viram o barco, mas, outros tal como já aconteceu aqui no Superbraga.com ficarão para sempre fieis ao SPORTING CLUBE DE BRAGA
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

magico21

Ora bem, vamos ver isto por outro prisma, será que os bi clubistas que dizem ser do Braga em segundo são alvo a  abater?...NÃO...pois isso só demonstra que tambem nao são do outro clube a 100%...deixem andar os gajos aí na boa, nós não ganhamos muito mas eles tambem nao, isso não importa, importa sim que cada um de nós SEJA O MAIS BRAGUISTA POSSIVEL....para os bi RENIE..alivia a azia

Manuel Pereira

O Sporting Clube de Braga já está a crescer há uns anos a esta parte.
Os/as jovens já são na esmagadora maioria braguistas.
Quando não são braguistas são só (regra geral) de outro clube.
Muitos deles começam a ver jogos do S C Braga e dezem passado algum tempo já fui (....), mas curei-me agora sou braguista.
Tenho ouvido estas palavras a jovens de 11/12 até jovens de 20/25 anos.
Os biclubistas típicos têm mais de 30 anos.
Entre os múltiplos argumentos a utilizar: " Se gostas de ver espetáculos desportivos, futebol ou outros (volei, futsal, natação, atletismo, andebol, hoquei...) então sê adepto do clube da tua terra pois contigo ele será mais forte e assim terás espetáculos melhores ao "pé da porta" e não só a 50/100 ou 300 Km".
Mais há gente mais velha (principalmente mulheres) que já foi adepta de outros clubes e embora nunca vá ao futebol que diz "pois claro, devemos ser pela nossa terra"
É evidente que queremos que venham ao estádio adeptos de todos os clubes.
Mas temos constantemente de "lutar" contra "ideias feitas". Hoje disse a um indivídou de Peniche que me perguntou qual é o meu clube.
Sou adepto do S C Braga.
Ele retorquiu: então também é do Benfica!
Respondi-lhe: para mim Benfica é uma Freguesia de Lisboa...
Temos de dizer constantemente  somos braguistas, só temos um clube.
Outros (os ditos bi-clubistas) podem gostar dos que quizerem um, dois ou mais.
É evidente que não ganhamos nada em hostilizá-los.
"Não se apanham moscas com vinagre".
Aliás constituimos a Associação Braguista, como sabem, com o objectivo último de fazer crescer a massa adepta do S C Braga.

Saudações braguistas.