News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga vs Guimarães - Rivalidade milenar (artigo DN)

Started by Legião, 07 de November de 2009, 12:13

Previous topic - Next topic

Legião

Braga vs Guimarães - Rivalidade milenar

Guimarães e Braga estão separadas por 20 quilómetros e historicamente nunca se deram bem. O futebol só ajudou a acicatar a querela  e coloca outra discussão em cima da mesa: qual  dos dois se afirmará como quarto grande?

A rivalidade entre vimaranenses e bracarenses não começou no relvado, mas nos livros de história. A relação entre vizinhos nasceu torta e é quase milenar. Braga era a cidade-estado religiosa e Guimarães o berço da nacionalidade, terra de D. Afonso Henriques. O símbolo dos dois clubes representa essa dicotomia, com os vitorianos, que nasceram em 1922 da fusão entre vários clubes da cidade, a adoptarem para emblema a estátua do "Conquistador" e os braguistas, fundados um ano antes, a decalcarem o brasão religioso do município, com a Nossa Senhora a carregar o Menino Jesus nos braços - dotando-o também de um laivo britânico, já que as cores do clube foram escolhidas pelo técnico húngaro Joseph Szabo, que sugeriu um equipamento semelhante ao Arsenal de Londres.

Historicamente a rivalidade foi provocada pelos privilégios da Colegiada da Senhora da Oliveira, localizada em Guimarães e apoiada pelo rei, o que desagradava aos arcebispos de Braga. Tal facto motivou confrontos e desavenças ao longo dos séculos, tal como a localização de vários pólos industriais e de ensino, nos anos mais recentes. Também nos últimos anos o futebol teve um papel determinante ao acicatar inimizades.

Um dos episódios mais marcantes aconteceu já nos anos 90, quando, após um jogo em que se sentiram prejudicados pelo árbitro, alguns adeptos vimaranenses se manifestaram na partida seguinte, empunhando um cartaz elucidativo: "Para sermos tratados assim, mais valia sermos espanhóis..." Estava dado o mote para que os vizinhos passassem a partir daí a apelidar os rivais, tão ciosos da nacionalidade, de espanhóis. Em Guimarães, devolveram a provocação e passaram a designar os vizinhos, tão orgulhosos da sua religiosidade, de marroquinos.

É um facto que nos últimos anos a rivalidade tem-se jogado bem mais à flor da relva. Sporting de Braga e Vitória de Guimarães assumem-se como claros candidatos a quarto grande do futebol português e isso ajuda a acicatar as discussões, quando não confrontos entre vizinhos.

Em Braga os arsenalistas acenam com o facto de serem o único clube minhoto a conquistar a Taça de Portugal (em 1965/66) e, sobretudo, com os bons resultados dos últimos anos, graças a presenças sucessivas nas competições europeias e agora com a liderança da liga. Do lado vimaranense, apresentam-se os números, também eles indesmentíveis. O Vitória tem mais sócios - 32 mil contra 20 mil do rival -, e mais público nas bancadas: nesta época a média de espectadores ronda os 18 mil, contra 14 mil dos bracarenses, mas a diferença é maior se atentarmos às últimas cinco épocas - 17 mil contra 12 mil.

Outra diferença prende-se com facto de em Braga haver muitos adeptos de outros clubes, com o clube local só recentemente a captar mais adeptos do concelho. A 20 quilómetros de distância, Guimarães orgulha-se de ser uma espécie de aldeia gaulesa no espectro clubístico: vitoriano que não torça só pelo Vitória é olhado de soslaio e jocosamente apelidado de "Vitorino". Mais: nenhum grande se permite a abrir uma casa ou núcleo de adeptos na cidade. As tentativas anteriores acabaram em ameaças e vandalismo.

in http://dn.sapo.pt/desporto/Interior.aspx?content_id=1413141
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Bragamo-te

Ainda há duvidas de quem é o quarto grande...?



Força Gverreiros!

1

Quote from: Bragamo-te on 07 de November de 2009, 12:17
Ainda há duvidas de quem é o quarto grande...?



Força Gverreiros!


Espero que não seja o Braga. Sou anti-grandes eu.

Pensei que já soubessem.... o Braga não é um grande é o Enorme

anti-lampioes

rivalidade milinar lol guimaraaes nem 2séculos tem de cidade braga já foi capital e é cidade á 2009 anos.
antes de portugal nascer já braga era capital.

DiogoEA

Quote from: anti-lampioes on 07 de November de 2009, 14:52
rivalidade milinar lol guimaraaes nem 2séculos tem de cidade braga já foi capital e é cidade á 2009 anos.
antes de portugal nascer já braga era capital.


Braga é cidade há mais do que 2009 anos faz favor! Pensa-se que foi fundada, pelos romanos, no ano 16 a.C., portanto:

2009 + 16 = 2025 anos

No entanto, já existia antes de os romanos a declararem como cidade! Antes de os romanos cá chegarem, já Braga (não com o nome Bracara Augusta) existia como uma importante região para os povos anteriores aos romanos...

Augusto Gomes

Outro artigo cheio de lugares comuns...
Em Guimarães há tantos biclubistas como em Braga!
Terão é mais (em quantidade) militantes da causa, mais agressivos (também no mau sentido) e praticam mais incivilidades.
Se calhar uma qualquer sede de um grande seria destruida pela tal minoria militante e criminosa...
Não existém delegações dos grandes em Guimarães porque o velho Benfica nunca o quis (isto é por mero acaso nunca foi incentivada a criação de nenhuma "Casa"...), preferindo ter apenas na capital de distrito., a qual aliás há muito que é apenas uma casa de batota...
Que eu saiba o Porto e o Sporting (ainda existe a de Celeirós?Se existe não conta, é muito longe de Braga...) também não têm delegações em Braga e nem por isso deixa de haver cá portistas e sportinguistas...
Agora as razões históricas são reais...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!