News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 06/11

Started by JotaCC, 06 de November de 2009, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Duelo entre cidades e clubes diferentes

Vitória de Guimarães representa uma cidade que é "como a tribo do Astérix" e o Sp. Braga uma "mais aberta e cosmopolita", defendem antigos dirigentes dos dois clubes, que, amanhã, se defrontam em jogo da 10.ª jornada da Liga. A rivalidade entre os dois clubes é antiga, mas mais ancestral é a que existe entre as duas cidades que distam menos de 20 quilómetros entre si.

Braga tem cerca de dois mil anos de história e maior densidade populacional, mais hospitais e poder de compra, Guimarães reclama a paternidade da nação, tem uma área maior e é mais industrializada. Se Braga sempre foi tida como cidade de serviços, Guimarães é terra de mais indústria e o seu concelho é maior do que o de Braga.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a superfície de uso industrial do solo vimaranense é maior (753,6 hectares) do que em Braga (615,5 hectares), isto é, em Guimarães a indústria ocupa uma área equivalente a quase 140 campos de futebol superior a Braga.

Para António Duarte, antigo dirigente arsenalista nas décadas de 80 e 90, "Braga é uma cidade muito mais antiga que Guimarães, mas mais aberta e cosmo-polita. Nota-se bem a diferença entre as gentes das duas cidades", afirmou à agência Lusa.
Segundo o antigo jogador do clube, essas diferenças reflectiam-se também na forma de jogar das duas equipas: "o futebol do Vitória era mais em força, mais directo, o do B raga mais apoiado e rendilhado", recorda.

Para Luís Cirilo, ex-dirigente do Vitória e antigo Governador Civil de Braga, "historicamente, Guimarães é uma cidade quase exclusivamente virada para o Vitória, enquanto em Braga há dois clubes da casa, o Braga e o Benfica, como ainda se viu no último sábado", apontou.
"Desde sempre existiu em Guimarães um sentimento mais bairrista, muito pelo facto de ser a pátria da nacionalidade e pela própria figura de guerreiro do D. Afonso Henriques em que as pessoas se projectam", defende.

Mas, para Cirilo, existem outras razões para um sentimento mais apegado dos vitorianos ao clube: o estádio estar no meio da cidade, o sucesso das modalidades amadoras e ter património (estádio, complexo desportivo, pavilhão) - "Braga não tem nada".
Para o antigo dirigente, "a ideia que dá é que o Sp. Braga é um clube ainda muito ligado ao poder municipal e que se um dia o Mesquita Machado for embora vai ser complicado...".

Luís Cirilo lembrou ainda que a "implantação da Universidade do Minho foi melhor aceite em Braga" e que isso significou que a 'Cidade dos Arcebispos' tenha absorvido "mais gente de fora".
Guimarães é "mais fechada", funcionando "um bocado como a tribo do Astérix", e isso pode ajudar a perceber a forma como as pessoas sentem os clubes.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Hipótese Braga é do meu agrado"

Está mais do que sinalizado o próximo trunfo do Braga, precisamente o mesmo que muito recentemente chegou a estar na órbita do Barcelona, segundo a Imprensa espanhola: Danny. Tal como O JOGO avançou em primeira mão, os minhotos têm o avançado madeirense debaixo de olho há algum tempo e só precisam da autorização do Zenit para acertarem um contrato válido por seis meses, a contar a partir de Janeiro, num quadro de empréstimo. Impedido de regressar já à competição na Rússia, pois a sua baixa médica (foi operado a um joelho a 26 de Maio) só termina dentro de um mês, altura em que termina o campeonato russo; Danny procura no mercado uma alternativa de peso para poder mostrar-se, tendo acolhido com satisfação o interesse do actual comandante da Liga Sagres. "Seria do meu agrado. Darei preferência a clubes que pratiquem bom futebol e que lutem por objectivos elevados. O Braga entra claramente nesse lote", avaliou.

Voltar à Selecção Nacional e entrar em cena no Mundial, caso Portugal alcance a qualificação, são as metas seguintes do extremo, que, garante, só precisa de trabalhar com regularidade inserido num grupo para estar realmente "a cem por cento". "Sinto-me bem. Já faço tudo, mas sozinho, sob a orientação de um fisioterapeuta da minha confiança", contou, manifestando-se impressionado com a carreira do Braga. "É um clube fantástico. Estão muito fortes e envolvidos na luta pelo título. Acredito que conseguirão o apuramento para a Liga dos Campeões", antecipou.

Acabado de entrar na etapa final do seu processo de recuperação, Danny apenas aguarda no Funchal que o presidente do Zenit se desloque a Portugal para resolver o seu futuro. O encontro com o dirigente russo e o seu empresário, Jorge Mendes, está marcado para a próxima semana, em Lisboa. "Espero que tudo se resolva rapidamente. Se as coisas correrem bem à Selecção, só poderei ir ao Mundial jogando num bom clube como o Braga ou outro do género", apontou.



Movimento pró-Evaldo

É um dos paradigmas do futebol português. A crítica diz de forma consensual que Evaldo é o melhor lateral-esquerdo a actuar na Liga Sagres, há dois anos que tem dupla nacionalidade e, no entanto, nunca foi chamado à selecção portuguesa, ao invés de Pepe, Deco e Liedson, três compatriotas que Portugal resolveu "adoptar" para compensar lacunas importantes nas posições de defesa-central, médio-ofensivo e avançado. Curiosamente, o actual pé de Aquiles da equipa das Quinas reside no lado esquerdo da defesa, posto onde Carlos Queiroz já ensaiou Duda e Miguel Veloso (este na condição de adaptado), e entre os responsáveis e corpo técnico dos bracarenses cresce a fé de que estará para muito breve o "baptismo" deste brasileiro, que já trabalha e reside em Portugal há mais de seis anos, o mínimo exigido para a obtenção de passaporte português, estando actualmente associado à melhor defesa do campeonato. Para já, ninguém se manifesta publicamente sobre o assunto, mas o movimento pró-Evaldo tem crescido em surdina, como se bastasse para acabar com o aparente alheamento de quem é responsável por convocar os melhores para a Selecção.

Contratado em 2003/04 pelo FC Porto para jogar na extinta equipa B, Evaldo chegou a comemorar o título de campeão nacional português pela equipa principal dos dragões, ao se ter estreado em Vila do Conde pela mão do treinador José Mourinho, saltando, depois, para o Marítimo, clube que representou durante quatro épocas, até chegar a Braga em 2008/09.



Madrid voltou ainda combalido com uma amigdalite

Refém da cama nos últimos dias, na sequência de uma forte amigdalite, Andrés Madrid regressou ontem ao Estádio AXA para trabalhar, embora com instruções precisas no sentido de se resguardar de correntes de ar e do frio. Revelando algum défice físico, o que é natural, o centrocampista argentino treinou à parte do grupo, num dos relvados adjacentes ao Estádio AXA, permanecendo, por isso, em dúvida para o assalto de amanhã ao vizinho Guimarães. Já o avançado Yazalde continua retido em casa, também devido a uma síndrome gripal, sendo por isso improvável a sua chamada para o "clássico" minhoto. Quanto ao avançado Paulo César, será mesmo uma realidade no lote dos convocados. Praticamente refeito de uma entorse no joelho esquerdo, o avançado queimou mais uma etapa da recuperação ao trabalhar com bola, pelo que só uma contrariedade de última hora poderá afastá-lo, cenário em que entrará Matheus como alternativa. Caso contrário, o extremo, que se revelou decisivo na vitória sobre o Benfica, poderá render no ataque o avançado camaronês, que tem demorado algum tempo a enquadrar-se com os golos. Uma hipótese que terá sido testada em mais um treino à porta fechada.


O JOGO

JotaCC

Liderança faz "vítimas"
SÃO VÁRIOS OS ATLETAS QUE HÁ MUITO PERDERAM ESPAÇO
   
Braga anda nas bocas do Mundo pelas melhores razões. A liderança na Liga, à 9.ª jornada, e o triunfo frente aos três crónicos candidatos ao título são argumentos de peso para a equipa de Domingos ser vista com outros olhos por toda a gente. Mas pelo Minho nem todos os sorrisos são iguais.

Possebon chegou do Manchester United carregado de uma técnica invulgar, e o treinador ficou tão impressionado que lançou o jovem, de 20 anos, logo no confronto europeu com o Elfsborg. A experiência deu para o torto e o brasileiro deixou de ser convocado. Fernando Alexandre também chegou a alinhar de início, mas rapidamente foi cedido ao Leixões.

Prosseguindo na rota dos "descontentes" encontra-se Peña, para muitos apontado como sucessor de Luís Aguiar no meio-campo. O internacional venezuelano falhou nos testes de pré-época e apenas tem encontrado espaço para jogar quando vai à seleção. Diogo Valente, Yazalde e Andrés Madrid são outras "vítimas" da liderança...


RECORD

JotaCC

Paulo Baptista dirige Marítimo-FC Porto

Dérbi minhoto apitado por Duarte Gomes

O lisboeta Duarte Gomes foi o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o dérbi minhoto entre o Vitória de Guimarães e o líder Sporting de Braga. Paulo Baptista (Portalegre) vai estar no Marítimo-FC Porto, enquanto no Benfica-Naval estará Lucílio Baptista (Setúbal). Árbitros: Belenenses-Paços Ferreira, Luís Reforço; V. Setúbal-Olhanense, Marco Ferreira; V. Guimarães-Sporting de Braga, Duarte Gomes (AF Lisboa); U. Leiria-Académica, Hugo Pacheco; Leixões-Nacional da Madeira, João Capela; Marítimo-FC Porto, Paulo Baptista; Rio Ave-Sporting, Artur Soares Dias; Benfica-Naval, Lucílio Baptista.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Braga e Guimarães "fechados" para o derby

As equipas do Sporting de Braga e Vitória de Guimarães prosseguem, à porta fechada, a preparação para o derby minhoto de amanhã à noite.

Diario Minho

Bruno3429

Duarte Gomes arbitra Vitória de Guimarães-Sporting de Braga  

Duarte Gomes é o árbitro designado para arbitrar o dérbi minhoto, entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

O jogo está agendado para sábado à noite, no Estádio D. Afonso Henriques, e o árbitro de Lisboa vai ser auxiliado por José Lima e Pedro Garcia.

No Benfica-Naval 1.º Maio vai estar Lucílio Batista, de Setúbal.

No Marítimo-FC Porto, a liga de clubes designou Paulo Batista, de Portalegre.

e o Rio Ave-Sporting, foi escolhido o portuense Artur Soares Dias.

Antena Minho

Bruno3429

Árbitros da 10.ª jornada: Lucílio Baptista na Luz

Lucílio Baptista dirige o Benfica-Naval, segunda-feira (20h15). Paulo Baptista apita o Marítimo-FC Porto (18h00), Artur Dias o Rio Ave-Sporting (20h15), domingo, e Duarte Gomes o V. Guimarães-Sp. Braga (21h15), amanhã.

Correio Manhã

JotaCC

Vem aí Gale Agbossoumonde

É central e internacional sub-20 pelos Estados Unidos. A 17 de Novembro, quando fizer 18 anos, chega a Braga e vai para os juniores mas terá porta aberta para a equipa principal.

Foi observado pelo Sp. Braga no Campeonato do Mundo de sub-20, que se realizou no mês passado, no Egipto, e os bracarenses já garantiram a sua contratação, sem qualquer custo associado.

Trata-se de Gale Agbossoumonde, um defesa-central de apenas 17 anos, já profissional no Miami FC, clube da United Soccer League (USL) detido pela Traffic, um grupo empresarial brasileiro com representação nos Estados Unidos e em Portugal.

Gale é uma das coqueluches do futebol norte-americano, um central forte na marcação e com boa presença no eixo. Não é por acaso que com 17 anos foi o jogador mais novo da selecção dos Estados Unidos que participou no Mundial de sub-20, onde também esteve o bracarense e venezuelano Angelo Peña.

Gale desde muito cedo que se impôs nos seleccionados do seu país de adopção - nasceu no Togo. Com a mesma naturalidade com que despontou no futebol, ganhou o seu espaço no Miami FC, clube ao qual está ligado até 2012.

Investimento a custo zero
Gale viajará para Portugal quando completar 18 anos, no próximo dia 17. Nesta altura terá autonomia de movimentos na Europa, sem depender dos pais. Numa primeira fase, o central vai para os juniores, mas terá a porta dos seniores aberta para uma avaliação constante por parte de Domingos.


A Traffic paga integralmente os salários de Gale, e todas as despesas associadas à transferência, tendo o Sp. Braga cláusula de preferência caso queira segurar o central americano por mais tempo.


A BOLA





Nome:   Gale Agbossoumonde
Nacionalidade:   Estados Unidos Estados Unidos
Nascimento:   1991-11-17 (17 anos)
Naturalidade:   Syracuse, New York - Estados Unidos Estados Unidos
Posição:   Central
Altura:   190 cm

JotaCC

Um dérbi minhoto e saídas difíceis para FC Porto e Sporting


Seja qual for o resultado do dérbi minhoto de Guimarães, o Sporting de Braga continuará na frente no fecho do primeiro terço do campeonato. A saída de Paulo Bento motivará o Sporting na deslocação a Vila do Conde?

O Sporting de Braga tem no sábado um novo teste ao seu estatuto da líder invicto na Liga portuguesa de futebol, numa 10ª jornada em que visita Guimarães e da qual tem a certeza de que continuará no comando.

Seja qual for o resultado do dérbi minhoto de Guimarães, o Sporting de Braga continuará na frente do campeonato, numa fase em que fica cumprido o primeiro terço da competição e num percurso em que já venceu o Sporting (2-1), em Alvalade, e o FC Porto (1-0) e o Benfica (2-0), em Braga.

O jogo de sábado com o Vitória de Guimarães é mais uma prova de fogo para a equipa de Domingos Paciência, que não poderá apresentar o defesa direito João Pereira nem o defesa central Leone, baixas por castigo após a vitória sobre as "águias", na jornada anterior.

Rivalidade histórica

O Sporting de Braga enfrenta o jogo de sábado (21h15) numa óptima fase, enquanto o Vitória de Guimarães - que já mudou de treinador durante esta época (saída de Nelo Vingada, entrada de Paulo Sérgio) -, vem de uma derrota com a Académica - primeira vitória dos "estudantes".

O jogo tem contornos de rivalidade histórica entre as duas formações, mas a equipa bracarense continuará a querer mostrar a razão pela qual lidera incontestavelmente a Liga, enquanto os vimaranenses pretendem fugir ao fim da tabela (13.º), onde somam apenas mais um ponto do que o último classificado, a Académica.

Com a jornada a abrir hoje, sexta-feira, com a recepção do Belenenses (10.º) ao Paços de Ferreira (12.º), outros momentos altos da ronda estão previstos para domingo e segunda-feira, com a entrada em cena de FC Porto, Sporting e Benfica. Os crónicos candidatos ao título enfrentam a ronda depois de uma semana de compromissos europeus.

FC Porto com saída difícil

O FC Porto, já apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tem difícil teste na Madeira, frente ao Marítimo, e o Sporting joga sobre brasas - não vence desde a 5ª ronda e acaba de ficar sem o treinador Paulo Bento - em Vila do Conde, com o Rio Ave.

No jogo do Funchal, os "dragões" surgem com o moral em alta, depois de um apuramento precoce na Champions e apesar do empate com o Belenenses na jornada passada (0-0), embora o Marítimo queira aplicar a mesma receita de Alvalade.

Na última jornada, a equipa treinada por Van der Gaag arrancou importante empate em casa do Sporting (1-1) e, no estádio dos Barreiros, pretende usar da mesma fórmula frente ao campeão nacional, lembrando que também já empatou com o Benfica (1-1 na Luz).

Já o Sporting vive em plena convulsão. Nos últimos quatro jogos da Liga a equipa soma uma derrota e três empates, o que a deixa em 7.º lugar, a longínquos 12 pontos do líder Sporting de Braga. O jogo de domingo não parece ser o que melhor se adequa a uma recuperação dos "leões", frente a um Rio Ave que é 4.º e foi o único capaz de roubar pontos ao Braga (empate 1-1).

Que Sporting em Vila do Conde?

Já com Paulo Bento de fora, o jogo terá o aliciante de ver qual será a resposta dos "leões" em face deste abanão interno, que deixa temporariamente Leonel Pontes, adjunto de Paulo Bento, no comando da equipa até chegar o novo timoneiro.

A jornada que encerra o primeiro terço do campeonato fecha na segunda-feira, com o Benfica a receber na Luz a Naval 1.º de Maio, naquele que será o primeiro jogo das "águias" na Liga depois da derrota em Braga.

Os "encarnados" são claros favoritos, mas reside a dúvida se continuará em acção a equipa mais concretizadora da prova (30 golos marcados) e temível no seu terreno (goleadas ao Setúbal, 8-1, ao Nacional, 6-1, Leixões, 5-0) ou se algo mudou com o primeiro desaire.

Certo é que depois de Óscar Cardozo ter ajudado a equipa a vencer o Everton, a meio da semana, Jorge Jesus não contará com o goleador paraguaio (11 golos na Liga), expulso em Braga, e terá de fazer alterações na frente de ataque,


Sábado (dia 7)
Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 21h15 (SportTV1) 


EXPRESSO

JotaCC

TORNEIO DE MINIBASQUETE SC BRAGA / CLINTER CLÍNICA DE FISIOTERAPIA E MOTRICIDADE

Minibasquete do S. C. Braga

O basquetebol do S. C. de Braga, com o apoio do seu patrocinador "Clinter – Clínica de Fisioterapia e Motricidade", realizou no passado sábado, ao longo de todo o dia, no Pavilhão do Externato Carvalho Araújo, um torneio de Minibasquete que contou com a participação de cerca de 90 atletas representativos das equipas de minibasquete do S.C.Braga(várias equipas), do VSC, dos Leões das Enguardas e do ATC.

Enquanto não começam as concentrações distritais de minibasquete, organizadas pela Associação de Basquetebol de Braga (a primeira concentração terá lugar neste mesmo pavilhão no próximo dia 15 de Novembro e reunirá equipas do S.C.Braga, VSC, ATC e BCBarcelos), o S. C.Braga decidiu colocar novamente em actividade as várias dezenas de atletas que já praticam minibasquete no clube. Se na semana anterior tinham sido os seus núcleos a realizar o seu 1º convívio na presente temporada, desta feita a ideia foi promover o contacto com atletas de outros clubes que também se dedicam à promoção do minibasquete. Com o apoio do seu patrocinador "Clinter – Clínica de Fisioterapia e Motricidade", que ofereceu dezenas de fatos de treino aos atletas bracarenses, foram muitos os jogos, concursos e brincadeiras entre muitos amigos do basquetebol que aproveitaram este sábado para exibirem a aprendizagem já efectuada nos respectivos clubes desde o início da época. De referir também a presença de muitos familiares que com o seu incentivo entusiasmaram ainda mais os pequenos grandes jogadores que deram por muito bem entregue o dia passado à volta de uma bola de basquetebol. 


INFORMAÇÃO: As inscrições na secção de basquetebol do S.C. Braga continuam abertas a todos os jovens bracarenses dos 6 aos 18 anos (masculino e feminino). Na época passada fomos o clube do distrito com mais atletas federados nos escalões de formação. O nosso trabalho no minibasquete mereceu o reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol, que nos concedeu o título de Escola de Minibasquete. Contamos com a ajuda de todos os bracarenses para continuar a fomentar a prática do basquetebol no clube mais representativo da cidade de Braga. Se queres vestir as cores do teu clube comparece nos treinos e vem experimentar praticar basquetebol.


Treinos nos pavilhões do Externato Carvalho Araújo (diariamente das 20 horas às 23 horas) e do IEC -Ed. Congregados, Av. Central (MINIBASQUETE)(2ªs, 3ªs e 5ªs das 19.00h às 20.15h  ). Para mais informações: http://www.scbbasket.net/ e geral@scbbasket.net.



JUVENIS DO SC BRAGA VENCEM VSC

A equipa juvenil de voleibol do SC Braga venceu por 3/2 a equipa do Vitória de Guimarães, num jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Regional de Juvenis Feminino. Após uma derrota na 1ª Jornada frente ao Atlético VC (por um expressivo 3/0), a mais jovem equipa do SC Braga tinha mais uma difícil tarefa, frente a uma equipa com atletas de segundo ano neste escalão juvenil.

Num 1º set muito disputado, embora com muitos erros das duas equipas, a equipa do SC Braga, após uma recuperação de 18-23 para 24-23, acabou por perder por 27-29.

No 2º set a equipa do SC Braga entrou muito bem, mais constante e cometendo menos erros, manteve-se sempre no comando do set, tendo vencido por 25-20. A vitória do 3º set pertenceu à equipa do Vitória de Guimarães, que se manteve sempre na frente até aos 25-19 finais.


A perder por 2-1 (em sets) a equipa do SC Braga, orientada pelo Professor José Carlos Silva, conseguiu corrigir alguns aspectos determinantes que levaram a vencer o 4º set por um claro 25-7.

No 5º set, disputado com equilíbrio até aos 8-7, a equipa do SC Braga, mais confiante e determinada a vencer o jogo, finalizou o set com 15-11.


A jovem equipa bracarense alinhou com: Inês Dias (capitã), Ana Isabel, Ana Rita Oliveira, Rita Miranda, Catarina Oliveira, Sara Silva, Bruna Grego, Ana Mafalda, Inês Góis, Carolina Machado, Ana Rita Araújo e Maria João.


S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Sub-16: Cinco estreias nos convocados

As estreias de Flávio Almeida, Pedro Rosário, Pedro Torrado, Ruben Lameiras e Carlos Chaby são os destaques da convocatória do seleccionador dos sub-16, Emílio Peixe, para o estágio de dos dias que vai decorrer no Jamor.

Os 25 convocados vão realizar três treinos no Estádio Nacional divididos pelos dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira) de Novembro.

Eis a lista de convocados:
Benfica: Bruno Varela, Fábio Cardoso, Guilherme Matos, Hélder Costa, João Teixeira, José Costa, Pedro Rosário e Pedro Torrado;
Bridon Ropes (Inglaterra): Ruben Lameiras;
Padroense: Bruno Silva, Frederic Maciel, Gerson Sousa, Jorge Azevedo, Lima Pereira e Rui Cardoso;
Roma (Itália): Flávio Almeida;
Sp. Braga: Rafael Alves;
Sporting: Alexandre Guedes, Carlos Chaby, Iuri Medeiros, Luís Cortez, Mané, Nuno Malheiro e Rui Bento;
V. Guimarães: Francisco Teixeira.

A BOLA

JotaCC

20 CONVOCADOS PARA JOGO COM O V. GUIMARÃES

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou 20 jogadores para o jogo com o V. Guimarães (sábado, dia 7 de Novembro, às 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques) a contar para a 10ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, Ney, Paulão, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Possebon, Mossoró, Osvaldo, Peña, Hugo Viana, Alan, Diogo Valente, Matheus, Paulo César, Adriano e Meyong.

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Possebon em estreia-se para o «derby» minhoto

A estreia do médio Possebon para jogos da Liga é a principal novidade na lista de convocados do Sporting de Braga para o «derby» minhoto com o Vitória de Guimarães.

Além da estreia do brasileiro, emprestado pelo Manchester United, Domingos Paciência – alargou a convocatória a 20 jogadores - promoveu ainda os regressos de Paulão e Peña, uma vez que não pode contar com os castigados João Pereira e Leone.

Moisés (mialgia) e Madrid (amigdalite) apresentaram-se limitados no último treino, porém, recuperaram a tempo de entrar na convocatória para o jogo da 10.ª jornada, que vai decorrer amanhã no D. Afonso Henriques.

De fora, por lesão, ficaram Filipe Oliveira (fractura da falange do pé direito), Peterson (lesão meniscal) e Yazalde (síndrome gripal).

Sp. Braga (1.º classificado com 25 pontos) e V. Guimarães (13.º com 7) entram em campo amanhã, às 21.15 horas, no Estádio D. Afonso Henriques.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Moisés, Rodriguez, Evaldo, Ney e Paulão.

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Hugo Viana, Possebon e Peña.

Avançados: Alan, Diogo Valente, Paulo César, Meyong, Matheus, Adriano e Osvaldo.


«A moral da equipa está em alta» - Domingos Paciência

Após a vitória (2-0) caseira diante o Benfica, o treinador do Sporting de Braga espera vencer, amanhã, o «derby» minhoto com o Vitória de Guimarães e seguir na condição de líder isolado da Liga.

«A moral da equipa está em alta. Vamos a Guimarães para jogar nos limites e ganhar. É essa a nossa principal motivação», disse Domingos Paciência em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Vitória de Guimarães, minimizando a rivalidade que existe entre os dois clubes minhotos: «Os verdadeiros profissionais colocam sempre essas rivalidades de parte. Este é apenas mais um jogo.»

Apesar do mau arranque dos vimaranenses no campeonato, Domingos não espera facilidade diante o conjunto orientado por Paulo Sérgio: «Sabemos que o adversário vai dar tudo e jogar nos limites. Deste lado irão encontrar uma equipa que irá colocar a sua identidade em campo.»


«Faltou ao Paulo Bento o título de campeão nacional» – Domingos

O técnico do Sp. Braga admitiu que é um momento «triste» a demissão de Paulo Bento e que o treinador fez um bom trabalho no Sporting, onde considerou que apenas «faltou-lhe o título de campeão nacional».

«É sempre triste, quer se queira quer não, o Paulo Bento habituou-nos, ao longo destes quatro anos, a uma forma de estar no futebol, que nós também aprendemos, mas a vida de um treinador é assim. Um momento menos bom, se calhar, esconde durante quatro anos as coisas muito boas que eles no Sporting. Faltou-lhe apenas o título de campeão nacional, mas acaba por conseguir fazer durante quatro anos coisas boas no Sporting», realçou Domingos.

O jogo entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães arranca às 21.15 horas deste sábado no Estádio D. Afonso Henriques.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência assume favoritismo para Guimarães

O treinador do Sporting de Braga assumiu hoje, ainda que implicitamente, que sonha com o título da Liga de futebol e disse ainda que, por ser líder, é favorito em Guimarães, sábado, em jogo da 10ª jornada.

"A nossa forma de pensar e trabalhar é a seguinte: temos um puzzle de 16 peças, vamos pondo uma de cada vez. Quanto juntarmos tudo, logo vermos. No fim destes 16, viramos o puzzle e temos mais 16, a segunda volta, mas há lá uma palavra escrita no meio e nós sonhamos com ela", revelou aos jornalistas, entre sorrisos.

No entanto, oficialmente o Sporting de Braga não assume qualquer candidatura: "Temos de ter os pés bem assentes no chão, porque esse não é o principal objectivo. Não sabemos como a equipa vai estar daqui a dois meses, mas enquanto olharmos para cima e não virmos ninguém é bom sinal".

Domingos Paciência perspectivava em conferência de imprensa o jogo de sábado ante o Vitória, em Guimarães, onde espera "dificuldades".

"Amanhã (sábado) vamos ter pela frente uma equipa que traçou objectivos e não está na posição que gostaria, mas temos consciência de que eles vão dar tudo e jogar nos limites. É sempre difícil jogar contra o Guimarães e um apanhado dos resultados nos últimos 10 anos diz que o Braga só ganhou uma vez", recordou.

Contudo, a equipa do Sporting de Braga "está motivada pelo que fez no passado, mas consciente que só pode mexer no presente e no futuro", pelo que espera ter uma "equipa super motivada, a jogar nos limites para poder ganhar".

O treinador do Vitória de Guimarães, Paulo Sérgio, considerou hoje o Sporting de Braga a melhor equipa do campeonato e Domingos reconhece que, pela classificação e pelo momento actual das equipas, "é natural que se atribua ao Braga o favoritismo".

Sobre a rivalidade entre os dois clubes, o técnico assegurou que os jogadores vão "passar ao lado de ser um clássico e um derby e pensar que é um jogo que querem ganhar".

Domingos vai ter que fazer alterações no "onze" habitual, devido aos castigos de João Pereira e André Leone, na sequência do jogo com o Benfica, na última jornada.

Nada que o preocupe: "o plantel do Braga não é curto, tem qualidade, tem jogadores novos que passaram por um período de adaptação e conto com eles. Essa situação não me preocupa e confio em todos. Se chegámos até aqui, não foi só com 11, foi com um grupo fantástico", avisou.

O treinador assumiu ainda algum interesse no internacional português Danny, do Zenit: "é um bom jogador, internacional, infelizmente está lesionado e é natural que queira voltar a mostrar o que fez num passado recente e que interesse a qualquer clube, não só ao Braga".





Domingos Paciência diz que a Paulo Bento "só faltou o título"

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, afirmou esta sexta-feira que a Paulo Bento apenas faltou ganhar o título de campeão nacional de futebol pelo Sporting, clube do qual se demitiu.

Na conferência de imprensa de antevisão do embate com o Vitória de Guimarães, da 10.ª jornada da Liga de futebol, Domingos deixou uma palavra para o colega de profissão.

"É sempre triste, o Paulo Bento habituou-nos a uma forma de estar no futebol, mas a vida de um treinador é assim. Um momento menos bom esconde o que de muito bom ele fez", frisou o ex-futebolista do FC Porto.

Domingos foi claro: "Faltou-lhe apenas o título no Sporting", considerou

O JOGO

JotaCC

Domingos: «Manter a nossa identidade»
DÉRBI COM O V. GUIMARÃES PARA "JOGAR NOS LIMITES"
   
Domingos Paciência não nota diferenças no dérbi do Minho, apesar dos 18 pontos que separam as duas equipas neste momento. Para o treinador do Sp. Braga, a receita continua a ser a que tem levado os arsenalistas ao sucesso: "O Guimarães não está na posição que gostaria, mas também vai jogar nos limites, como nós, e dar tudo pela vitória. Estamos à espera de grandes dificuldades, mas queremos manter a nossa identidade, sabendo que vamos jogar onde o Sp. Braga só ganhou uma vez nos últimos dez anos."

Sobre a liderança, a receita é naturalmente "dar tudo para a manter o máximo de tempo possível", mas Domingos continua a ter muita... paciência quando lhe falam de uma candidatura ao título: "Já disse mais do que uma vez para me fazerem essa pergunta lá para a 25.ª jornada. Neste momento, compete-nos semana a semana colocar a equipa a jogar para ganhar e ter os pés bem assentes no chão. Mas enquanto continuarmos a olhar para cima e não virmos ninguém é sempre bom sinal. É natural que, pela posição que ocupamos, a equipa esteja muito confiante, mas claro que é prematuro dizermos que somos candidatos quando ainda vamos na 10.ª jornada."



Duas novidades entre 20 convocados
POSSEBON E PEÑA CHAMADOS PELA PRIMEIRA VEZ PARA O CAMPEONATO

   
Domingos Paciência convocou 20 jogadores para o dérbi em Guimarães, sinal de que ainda tem dúvidas quanto à total disponibilidade de vários elementos que passaram a semana em recuperação de problemas físicos, como foram os casos de Paulo César, Andrés Madrid e Moisés. Assim, assume-se como perfeitamente natural o regresso aos eleitos de Paulão, dado que o seu compatriota André Leone, também defesa-central, cumpre o primeiro dos dois jogos de castigo, depois da expulsão com o Benfica. Também João Pereira, a cumprir um jogo de castigo, está fora dos convocados, onde a grande novidade são as presenças de Rodrigo Possebon e Peña, ambos pela primeira vez chamados para um jogo do campeonato.

O internacional Sub-20 venezuelano foi pela última vez convocado para o jogo da Taça de Portugal, na Covilhã, enquanto o médio brasileiro já não era chamado desde a eliminatória da Liga Europa com os suecos do Elfsborg, em agosto.


Lista de convocados

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Paulão, Moisés, Rodriguez, Evaldo e Ney.

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Rodrigo Possebon, Mossoró, Peña e Hugo Viana.

Avançados: Alan, Matheus, Diogo Valente, Osvaldo, Adriano, Paulo César e Meyong

RECORD

JotaCC

Domingos faz puzzle com o título e admite interesse em Danny
Treinador do sp. Braga assume favoritismo natural para Guimarães

Domingos Paciência fez uma comparação interessante, na conferência de imprensa de antevisão do embate com o V. Guimarães. Questionado sobre uma candidatura do Sp. Braga ao título nacional, o jovem treinador falou de um puzzle para completar ao longo da época, esperando terminar esse jogo com a palavra certa.

«A nossa forma de pensar e trabalhar é a seguinte: temos um puzzle de 16 peças, vamos pondo uma de cada vez. Quanto juntarmos tudo, logo vermos. No fim destes 16, viramos o puzzle e temos mais 16, a segunda volta, mas há lá uma palavra escrita no meio e nós sonhamos com ela», disse Domingos, em declarações reproduzidas pela Agência Lusa.

O técnico arsenalista, contudo, ainda não assume oficialmente o objectivo. «Temos de ter os pés bem assentes no chão, porque esse não é o principal objectivo. Não sabemos como a equipa vai estar daqui a dois meses, mas enquanto olharmos para cima e não virmos ninguém é bom sinal.»

O Sp. Braga prepara o derby minhoto com o Vitória, em Guimarães. «Sábado vamos ter pela frente uma equipa que traçou objectivos e não está na posição que gostaria, mas temos consciência de que eles vão dar tudo e jogar nos limites. É sempre difícil jogar contra o Guimarães e um apanhado dos resultados nos últimos 10 anos diz que o Braga só ganhou uma vez. A equipa do Sp. Braga está motivada pelo que fez no passado, mas consciente que só pode mexer no presente e no futuro. Espero uma equipa super motivada, a jogar nos limites para poder ganhar.É natural que se atribua ao Braga o favoritismo», atira.

Domingos Paciência não está preocupado com as mudanças no onze, face aos castigos de João Pereira e Leone. «O plantel do Braga não é curto, tem qualidade, tem jogadores novos que passaram por um período de adaptação e conto com eles. Essa situação não me preocupa e confio em todos. Se chegámos até aqui, não foi só com 11, foi com um grupo fantástico», lembrou, comentando ainda o propalado interesse em Danny, jogador que está impedido de alinhar pelo Zenit: «É um bom jogador, internacional, infelizmente está lesionado e é natural que queira voltar a mostrar o que fez num passado recente e que interesse a qualquer clube, não só ao Braga.»



Sp. Braga: Paulo César recuperou e foi convocado
Avançado é opção para Guimarães, João Pereira e André Leone ficaram de fora por castigo


O avançado Paulo César recuperou de uma entorse e foi convocado por Domingos Paciência para o jogo em Guimarães. O brasileiro aumenta assim as opções do treinador do Sp. Braga para o derby do Minho. Tal como acontece, de resto, com Moisés (mialgia) e Madrid (amigdalite), também recuperados e convocados.

De fora da lista dos eleitos ficaram João Pereira e André Leone, ambos por castigo. O primeiro acumulou mais um amarelo frente ao Benfica, o segundo foi expulso no mesmo jogo e por isso não são opção. Filipe Oliveira, Peterson e Bruno Tiago ficam também de fora do jogo de Guimarães, mas neste caso por lesão.

O Sp. Braga, recorde-se, defende a liderança da Liga neste sábado, em Guimarães, num jogo que é quase um clássico do futebol português: um derby entre os dois vizinhos do Minho. O encontro tem início agendado para as 21.15 horas no Estádio D. Afonso Henriques e será dirigido pelo árbitro lisboeta Duarte Gomes.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Ney, Paulão, Rodriguez, Moisés e Evaldo;
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Possebon, Mossoró, Osvaldo, Peña e Hugo Viana;
Avançados: Alan, Diogo Valente, Matheus, Paulo César, Adriano e Meyong.



MAIS FUTEBOL