News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: Cuspiram no nosso Emblema

Started by cardoso, 05 de November de 2009, 14:05

Previous topic - Next topic

cardoso

Detesto usar frases como "eu bem dizia". Mas desta vez tem mesmo de ser. Há algumas semanas, escrevi aqui, a propósito do jogo entre SC Braga e Benfica: "Mais do que nunca, a organização do jogo terá de ser muito cuidada. Será imprescindível a maior separação possível dos adeptos, caso contrário serão inevitáveis os sarilhos que podem provocar graves danos na integridade física de quem vai à bola para se divertir e não para entrar em batalhas campais mais ou menos camufladas."
Será necessário reforçar a segurança no estádio e fora dele. Nas bancadas é preciso que as forças de segurança e os Stewards não se limitem a olhar para o público."
Evidentemente, fui um pouco egocêntrico, uma vez que pensei no meu caso que, com três familiares, tenho cadeira no sector A6, mesmo por baixo do muro que limita a bancada superior. Desejava eu, como já tenho pedido noutras alturas, que não colocassem adeptos adversários por cima das nossas cabeças.
Pois bem, estou aqui para agradecer aos senhores responsáveis pela organização (?) do jogo. De facto, não colocaram lá adeptos adversários; colocaram as claques adversárias. Além disso, ao contrário do que eu esperava não caíram de cima excrementos bucais; quer dizer, até caíram excrementos bucais mas acompanhados por refrigerantes variados, isqueiros em bom estado, cerveja, água, garrafas de plástico, cadeiras e até uns "divertidos" petardos. Foi uma verdadeira festa!
Mas tenho também que agradecer à segurança do estádio, nomeadamente aos stewards e à polícia, que não só, como eu previra, assistiram ao jogo com tranquilidade, como deixaram que a festa decorresse alegremente até ao intervalo.
Tudo isto seria muito bonito, mas não há bela sem senão. É que acontece que nem eu nem os meus familiares e vizinhos de cadeira estávamos muito predispostos para festas; não sei se era por causa do jogo, se algum vírus ou alguma coisa que comemos, mas na verdade não apreciamos muito a festarola, ao contrário de muitos outros adeptos braguistas que, em vez de protestar porque a festa estava demasiado rígida, preferiram ficar sentados a receber com um sorriso os "presentes" da claque benfiquista.
O certo é que eu, os meus familiares e vizinhos não conseguimos sequer sentar-nos nas cadeiras devido à abundância de escarros (desculpem vossa excelências o termo) e outros presentes apontados acima. Decidimos então alertar as autoridades para que a hipótese de a festa ultrapassar ainda mais os limites. Atenderam-nos amavelmente, convidando-nos a sentar numas cadeirinhas ali rente ao relvado... depois de uma animada conversa com os representantes da segurança (curiosamente o assunto era sempre da responsabilidade dos "superiores" que devem ser tão importantes que se tornaram invísiveis), lá resolvemos prescindir do lugar para o qual pagáramos e ficamos a apreciar o "show de bola" que o nosso Braga ia dando.
Mais tarde, reparámos que, tal como previra, a "festa" tornou-se mais rija ainda: os cuspos e líquidos vários tinham dado lugar a cadeiras, isqueiros e até um petardo que teria sido muito mais festivo se não se desse o caso de ter queimado o cabelo a uma senhora. Coitada, estava no lugar errado, ou seja, na sua cadeira... Então sim, como estava no intervalo, os senhores da polícia foram lá acima ver a festa mais de perto, o que não impediu que continuassem a cair algumas coisinhas...
Agora mais a sério: meus senhores! Cuspiram-me em cima! Eu, no AXA, não sou só um cidadão livre; sou um associado do SC de Braga! Portanto, se me cuspiram, cuspiram no símbolo do SC de Braga. E de quem é a culpa? Em parte, não tenham dúvidas, é vossa! Vi cabelos a arder, sócios a jurar que nunca mais compravam cadeira e crianças a chorar. Voltarão essas crianças ao AXA? Receio bem que não. Era isso que pretendiam? Então parabéns, conseguiram!

Pedro_RBA

Já tinha lido em formato de papel e gostei, tocaste nos pontos essenciais.

Apenas um reparo.. o que caiu no cabelo da senhora não foi um petardo (esses explodem) mas sim uma tocha.

Parabéns, continua o bom trabalho de defender a nossa bela dama.

Saudações Ultras

BRAGA FOREVER

Só vejo uma vantagem na colocação das claques no piso superior...simplesmente nem se ouvem...

Mas a verdade,é que não dá para aguentar mais esta situação.Temos de proteger os nossos adeptos e essencialmente as nossas crianças.

A rever com urgência por favor. :-\
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

disco infiltrator

Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?

Ricard8

Espero que quem "organiza" os jogos leia este texto e pensem mais um bocado sobre como colocar os adeptos adversários no estádio... Não é preciso nenhum génio para perceber o que esta mal...


Olho Vivo

Quote from: cardoso on 05 de November de 2009, 14:05
Agora mais a sério: meus senhores! Cuspiram-me em cima! Eu, no AXA, não sou só um cidadão livre; sou um associado do SC de Braga! Portanto, se me cuspiram, cuspiram no símbolo do SC de Braga. E de quem é a culpa? Em parte, não tenham dúvidas, é vossa! Vi cabelos a arder, sócios a jurar que nunca mais compravam cadeira e crianças a chorar. Voltarão essas crianças ao AXA? Receio bem que não. Era isso que pretendiam? Então parabéns, conseguiram!


É lamentável que num momento alto, em termos desportivos, continuemos a dar assim tiros nos pés. A SAD tem de lidar com esta questão de imediato, evitando que de futuro isto possa acontecer. Entretanto, deve pedir desculpas pelo sucedido aos sócios afectados, para pelo menos minorar os efeitos negativos que isto poderá ter na vontade dessas pessoas continuarem a vir ao estádio, para mostrar preocupação com o sucedido, com o bem-estar dos associados do clube e mostrar que não é composta por gente cega, surda e insensível. Deve também fazer queixa oficialmente dos prevaricadores junto da Liga e das autoridades competentes, ainda que isso não venha a dar em nada - porque, na verdade, independentemente da insensatez da colocação dos adeptos em zona de risco, as acções devem ser imputadas a quem as pratica.

Se não tivermos atenção a estes aspectos, jamais conseguiremos almejar o crescimento que todos desejamos. Como já várias pessoas fizeram notar, há uma imensa mole humana, algo distante do futebol e do desporto em geral, sem preferência clubística arreigada, que está disponível para ser "conquistada"... se fizermos do futebol uma festa (um pouco à imagem do que foi sucedendo até há pouco tempo com a nossa selecção). Com este clima de insegurança, o efeito é precisamente o contrário...

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 05 de November de 2009, 14:35
...
Deve também fazer queixa oficialmente dos prevaricadores junto da Liga e das autoridades competentes, ainda que isso não venha a dar em nada - porque, na verdade, independentemente da insensatez da colocação dos adeptos em zona de risco, as acções devem ser imputadas a quem as pratica.
...

Tens razão, Pedro; só não me referi a isso porque não quis acirrar ânimos que já estão bem exaltados. Preferi cuidar da parte que nos toca...

PEDRO_RBA:
de facto é ignorância minha; petardos e tochas para mim é a mesma coisa :(

Disco: esse seria uma boa solução. Uma rede resolve mais problemas que um batalhão de polícias... a ver a bola!

1

Quote from: disco infiltrator on 05 de November de 2009, 14:27
Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?


Na 2ª parte fizeram isso. A policia em Portugal muitas vezes revolta o mais pacifico. Já fui a jogos do Braga onde carregaram sobre os adeptos e magoaram apenas e só pessoas inocentes e a quem fez "m erda" nada aconteceu.
Neste jogo ficaram a olhar e só se lembraram de ir lá cima quando começaram a chover dezenas de cadeiras. Ridículo demais...

ELSA

O que eu queria mesmo era que este texto chegasse aos olhos de quem de direito...

E que o BRAGA fizesse alguma coisa (apurar responsabilidades na organização, própria e da polícia, e queixa dos COBARDOLAS que estavam lá em cima)...

E QUE TENHA SIDO A ÚLTIMA VEZ!


pamg

Espero que quem de direito ponha os olhos neste texto, mas não pondo em causa a qualidade do texto, acho que nem deveria ser necessário a quem organiza os jogos no AXA ter de ler textos para tirar conclusões sobre o que deve ser feito, ou sobre o que não deveriam ter feito, que foi coloca-los la para cima.

Também tenho cadeira no A6, e foi uma autentica vergonha aquilo que lá se passou!

Mas quem os coloca lá em cima não é a direcção do SCB nem a 2045, é a PSP!! PSP essa que os deixou a eles lá em cima a primeira parte toda do jogo sem qualquer tipo de vigilância por perto! Só depois de chover cadeiras é que foram para lá.

monica-sousa

O que se passou foi realmente deplorável e para além de termos no estádio uma segurança que dá dó, depende muito dos adeptos que para lá vão fazer a tal "festa"! Estas "pessoas" deste clubezeco são do pior que se tem visto por cá...
Outra coisa que já enjoa é o facto de no NOSSO estádio qualquer pessoa que tenha bilhete válido posso circular livremente entre bancada superior e inferior... Isto não se vê em mais estádio nenhum!
É necessário encontrar resposta para tudo isto e já vem uns anos atrasada...

Dracul

Quote from: disco infiltrator on 05 de November de 2009, 14:27
Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?

Não percebo como é que ainda ninguém pôs esta medida em prática. Já se vê em muitos estádios europeus, nomeadamente em Itália, sobretudo em jogos de risco.

Pedro_RBA

Quote from: dracul on 05 de November de 2009, 15:17
Quote from: disco infiltrator on 05 de November de 2009, 14:27
Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?

Não percebo como é que ainda ninguém pôs esta medida em prática. Já se vê em muitos estádios europeus, nomeadamente em Itália, sobretudo em jogos de risco.


Sim penso que era a solução mais facil e até barata de resolver estes problemas.. Se bem que as cuspidelas iriam continuar.. só se a rede fosse muito fina.. mas coisas como agua ou outros liquidos continuaria a ser atirado..

Saudações Ultras

Vlad

Felizmente, sou dos que estou coberto pela bancada superior e portanto a salvo desses horrores. Percebo perfeitamente a revolta do Cardoso quando ele diz "Cuspiram-me em cima!". PQP!!!!
Não pode acontecer! Meus amigos, isto não pode acontecer!!!! Um gajo ir à bola, todo contente, e... SER CUSPIDO por uns badamecos anormais vadalhocos cobardolas deficientes?!?!?
Não pode.

Um abraço solidário para todos os que sofreram estas... estas coisas...
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

NS_BRAGA

Pergunta: Que teria sucedido se fosse o contrário?Assistiríamos à mesma impavidez do corpo policial!?!? Embora estando muito longe da zona onde cairam cadeiras e afins avisei um senhor do corpo de intervenção que se alguma daquelas coisas caísse à minha beira ia ser o primeiro a levar com ela nos cornos...Claro que fui logo ameaçado de ser detido, ainda melhor. Fui militar vários anos, a minha esposa é militar presentemente, mantenho relações com vários quadrantes das forças policiais/militares e todos nós sabemos que estão sempre sujeitos a vários grupos de pressão.e claro que clubes "grandes", infelizmente possuem muita mais influência do que seria desejável.
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]

A.Castro


Essa conversa, ja tinha sido aqui debatida no forum, e se não me falta a memória, os participantes braguitas eram contra as claques adversárias no topo do Axa.

A pergunta é, se nem em nossa casa podemos estar tranquilos na NOSSA cadeira, que fará fora?

Ou seja para que tanto trabalho a angariar novos socios, se com estas situações, afastam outros braguistas?

Acho que a direcção do Sporting de Braga, tem de resolver este assunto, o mais rapidamente possivel, para que num proximo jogo de risco mais elevado estas situações não aconteçam!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Carvalhinha

Quote from: pamg on 05 de November de 2009, 15:00Mas quem os coloca lá em cima não é a direcção do SCB nem a 2045, é a PSP!! PSP essa que os deixou a eles lá em cima a primeira parte toda do jogo sem qualquer tipo de vigilância por perto! Só depois de chover cadeiras é que foram para lá.
Mas nesse aspecto, se o Braga não quer receber mais críticas destas deveria publicar um comunicado no site oficial do clube a revelar a situação em causa. Aliás, o SCB é responsável pela qualidade de espectáculo no estádio AXA. E se nós, os que vamos ao estádio, estamos descontentes, temos de transmitir ao SCB, e o Braga tem o dever de comunicar à PSP os danos causados com a prensença das claques adversárias na bancada superior da nascente.

(O Belenenses também veio contestar a proibição de símbolos do clube no Dragão, como também o impedimento dos seus adeptos acederem aos lugares que lhes estavam destinados como clube visitante.)

kiklm

Quote from: disco infiltrator on 05 de November de 2009, 14:27
Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?

Boas Pessoal

Eu iria mais longe se fosse o presidente.

Não colocaria uma linha de stewards mas sim uma jaula como no estádio do sevilha. E é mesmo uma jaula que esses visitantes de treta merecem, não sabem perder (é que tem mesmo mal de perder). os visitantes que vão a vários estádios tanto em Espanha bem como em Itália estão separados dos adeptos da casa por grades que fazem bem lembrar jaulas....

Saudações Guerreiros do Minho

Ricardo

Contra o meu clube falo mas espero que alguém ponha um processo à direcção. Não há paciencia para aguentar tamanha incompetência. Talvez assim eles aprendam. Melhor do que aprender quando morrer alguém!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Ricardo

Quote from: kiklm on 05 de November de 2009, 18:36
Quote from: disco infiltrator on 05 de November de 2009, 14:27
Coloquem uma rede lá em cima e uma linha de stewards/policias na frente deles.  Custa  muito entender isso?

Boas Pessoal

Eu iria mais longe se fosse o presidente.

Não colocaria uma linha de stewards mas sim uma jaula como no estádio do sevilha. E é mesmo uma jaula que esses visitantes de treta merecem, não sabem perder (é que tem mesmo mal de perder). os visitantes que vão a vários estádios tanto em Espanha bem como em Itália estão separados dos adeptos da casa por grades que fazem bem lembrar jaulas....

Saudações Guerreiros do Minho
O problema de redes ou jaulas é que estas não protegem dos dilúvios corporais. E ninguém vai pagar para ser cuspido. Eu exigiria o meu dinheiro de volta!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com