News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Marcelo Rebelo de Sousa, convidado do Trio d'ataque

Started by Zeus, 20 de October de 2009, 23:57

Previous topic - Next topic

joaomf

Creio que genericamente o MRS esteve bem. Teve algumas gaffes, mas só não as tem quem está calado!

Em primeiro lugar, os outros três estão a "jogar em casa". Ele é que é o "corpo estranho" daquele programa.
Em segundo, o MRS não precisa de usar as mesmas "armas" dos outros (o insulto, a crítica porque sim, a menorização dos outros, a justificação do injustificável) .

Fez muito bem em desvalorizar a sondagem que dava uns 80% de votos que diziam que o SCB é candidato ao título. Fez bem, em dizer que é preciso "arrefecer" o clima. São palavras sensatas numa altura em que os benfiq****s já acham que vão ser Campeões Europeus em 2009/10.  Creio que devemos fazer do jogo de sábado uma festa (e não uma guerra).

Creio que eles nos representou condignamente e acreditem que dou-lhe valor por  nunca ter renegado o seu braguismo. Cada um sente-o à sua maneira e não devemos expulsar ninguém da nossa família só porque não é tão exuberante ou teatral como eventualmente gostaríamos. Se há alguém que justifica a existência do neologismo "braguista" (sem acento no "a") é precisamente MRS.

P.S. O apresentador deve ser lamp, pois refere-se sempre ao clube dele com o nome completo.

Karl

Ja existe esa topico... Tambem penso que seu analise esta pobre. Para mim ele nao fiz nada especial como um politico com aspiracoes. Hesitou sobre a flata conra Moises... Isto diz tudo... Sem duvida um adepto mas parece um adepto quando precisa se. Para mim ha muitos quem sabe muito mais sobre os situacoes ridiculos que temos no futebol Portugues... os quatro jogos mais importantes esta semana no topo tivemos o minimo 10 erros graves dos arbitros... e muito mais possivelmente...
Nao sou intellectual e nao percebo tudo que ele disse no programa mais acho que eles escoleu Sr. Marcelo porque eles saberam a realidade e ele nao..Para mim ele era muito timide... ou contrario do normale.. O Senhor quen defende Sporting estava muito bem e os poucos vezes que eu vi sta programma aparece para mim o pessoa mais isento dos tudos... Nao se.. Mas isto e que eu vi.

jmeneses

O MRS foi impecável!...ao dar a aula...referiu-se á temperatura elevada...de alguns que até já pensam que tem um treinador melhor que o Mourinho...A nós só interessa a festa!...os eurinhos...
e claro que o SCB ganhe e bem!...

Nunex

vi o programa todo e prontos gostei de ver que o marcelo é mesmo brààguista  ;)
mas eu fiquei com a ligeira sensaçao que ele é um socio, adepto do braga mas que nao acompanha muito braga e o futebol, porque no lance do moisés ele ainda diz: deixa-me ver... eu sinceramente acho que ele nem viu o jogo e tava ver aquelas imagems pela primeira vez.
sabemos que para ser comentador naquele programa é preciso ser estupido como os outros para poder falar com eles e como o MRS nao o é, os outros tinham mais argumentos

ps: o quim roscas é mesmo adepto do BRAGA ? é que eu adoro ver o telerural :P

José Paulo Pedrosa

Quote from: A.COSTA on 28 de October de 2009, 00:20
Bem ... já vi aqui muita asneira escrita. Já vi post's de má educação para com um dos nossos maiores embaixadores. Obrigado Prof. Marcelo Rebelo de Sousa por ser braguista..
Enfim ... Não leias isto meu caro MEC ou ainda mudas de opinião.

Quanto aos "do Braga" é factual que há uns bons anos atrás muitos iam de vermelho e gritavam por quem marcasse. Era sempre festa. Outros, como eu, detestavam e saíam desanimados com tantas derrotas contra aquela equipa de Lisboa.

Com o decorrer do tempo e os sucessos do clube, ainda que relativos, o número de braguistas tem aumentado. Ainda bem ... tenho assistido a vários jogos em que os Gverreiros são superiores às gaivotas em números de adeptos presentes.

Não é consensual a definição entre bracarenses e braguistas. Para mim é assim:

1. Bracarense ... é natural ou habitante de Braga. Antigamente era afecto ao S.C.Braga. Um bracarense pode ser braguista mas não é líquido que o seja;

2. Braguista ... é adepto do S.C.Braga. Só do S.C.Braga. Um braguista pode ser bracarense ou de qualquer ponto do país ou do mundo, em última instância.

Nota: o termo braguista deveria constar do acordo ortográfico, sendo incluído nos termos usados. Tenho 1 colega de Português que costuma dizer que se um termo é dito ... então existe.
Exacto, não é consensual a definição entre bracarenses e braguistas.

Essa variância conceptual recente ainda me faz pensar um pouco, apesar da explicação que deu ter a sua lógica.

Se Braga é nome da cidade (e não bracara como antigamente) e se Braga é nome do clube...porque se hão-de distinguir bracarenses de braguistas? Ou são bracarenses os cidadãos residentes na cidade e adeptos do clube (independentemente de onde viverem); ou então são braguistas os dois!!! Porquê??? Porque a palavra de origem é a mesma...BRAGA.

O termo "bracarense" manteve-se intemporal, apesar da evolução do nome da cidade. Será que devemos começar a chamar aos cidadãos de Braga...braguistas??? Pela lógica... (pessoalmente prefiro "bracarenses").
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

José Paulo Pedrosa

Tendo em conta a nota final A.Costa...na minha terra há muitas pessoas que usam os mesmos termos mas de forma errada, porque não sabem falar correctamente...será que por ser muita gente a errar já existem os termos?? ???
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

Luís Duarte

Quote from: José Paulo Pedrosa on 28 de October de 2009, 18:13
Exacto, não é consensual a definição entre bracarenses e braguistas.

Essa variância conceptual recente ainda me faz pensar um pouco, apesar da explicação que deu ter a sua lógica.

Se Braga é nome da cidade (e não bracara como antigamente) e se Braga é nome do clube...porque se hão-de distinguir bracarenses de braguistas? Ou são bracarenses os cidadãos residentes na cidade e adeptos do clube (independentemente de onde viverem); ou então são braguistas os dois!!! Porquê??? Porque a palavra de origem é a mesma...BRAGA.

O termo "bracarense" manteve-se intemporal, apesar da evolução do nome da cidade. Será que devemos começar a chamar aos cidadãos de Braga...braguistas??? Pela lógica... (pessoalmente prefiro "bracarenses").
então e a distinção entre portuenses e portistas? A palavra de origem também é a mesma...PORTO.

José Paulo Pedrosa

Quote from: Luís.Duarte.35 on 28 de October de 2009, 19:41
Quote from: José Paulo Pedrosa on 28 de October de 2009, 18:13
Exacto, não é consensual a definição entre bracarenses e braguistas.

Essa variância conceptual recente ainda me faz pensar um pouco, apesar da explicação que deu ter a sua lógica.

Se Braga é nome da cidade (e não bracara como antigamente) e se Braga é nome do clube...porque se hão-de distinguir bracarenses de braguistas? Ou são bracarenses os cidadãos residentes na cidade e adeptos do clube (independentemente de onde viverem); ou então são braguistas os dois!!! Porquê??? Porque a palavra de origem é a mesma...BRAGA.

O termo "bracarense" manteve-se intemporal, apesar da evolução do nome da cidade. Será que devemos começar a chamar aos cidadãos de Braga...braguistas??? Pela lógica... (pessoalmente prefiro "bracarenses").
então e a distinção entre portuenses e portistas? A palavra de origem também é a mesma...PORTO.
Não me devo ter explicado bem :-\

Não disse que a variância conceptual fosse errada, só disse é que não devemos ser todos umas grandes cabras de um só pastor :D
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

Catarina

Vi o programa e acho que o Marcelo R.S. até esteve bem. Ele não é um comentador de futebol nato, nem nada que se pareça, parece-me que é uma pessoa bastante racional e mostrou isso mesmo ontem no programa.

Penso que pecou por falar demasiado do benfica quando lhe deram oportunidade para falar do Braga... mas enfim. Não duvido do seu braguismo.

Todos nós achámos que se estivessemos no lugar dele provavelmente poderíamos fazer melhor, mas daí a insultar o homem.

José Paulo Pedrosa

hummm...mas se os portistas fazem assim, faça-se a vénia e vamos copiar quem é grande (em tudo!!!)...digo eu.  :P Estou a brincar, mas já é um termo tão...socialmente aceite (portista) que já é vulgar e faz parte do diccionário (como disse o colega do A.COSTA). No entanto mantenho a minha linha de pensamento, sabendo de antemão que a evolução é no sentido do "braguista" e "bracarense". Se não o for seremos sempre "seres menores"...penso eu de que!!! :P
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

Carvalhinha

Também vi o Trio d'Ataque da RTPN, e foi a primeira vez que o vi do princípio ao fim. Não costumo ver este tipo de programas porque é sempre a mesma coisa: só dão tempo de antena aos três metralhas mas como se deram ao trabalho de convidar o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa para falar e defender o Sporting Clube de Braga tive de abrir uma excepção para assistir ao directo.

Ao contrário de muitos eu até gostei da presença do nosso conterrâneo. Como sempre ele é "politicamente correcto" e não deixou de admitir logo no início que o futebol não é o seu lado mais forte. Aliás, até fiquei admirada por ele ter falado da diferença entre o termo bracarense e o braguista (embora não muito correcta ;D). Também ficámos a saber que quando ele vai à Luz ou a Alvalade é porque as direcções de ambos os clubes o convidam para tal, para ele ver as partidas do SCB, e nesses encontros há uma diferença de atitude: Se o SCP marca contra o Braga, os lagartos são amigos e pedem "desculpa e pedem para ter paciência" mas quando é com o SLB o caso muda de figura: "é golo, é golo!" não se interessam pelos os outros. Tirando aquela hesitação em dizer que a falta sobre o Moisés é clara o professor esteve bem. Quando menos se esperava deu umas belas atacadas ao Vasconcelos (irra que o homem só tem palas nos olhos!). Até os próprios companheiros de programa se riram dele, das barbaridades que disse da boca para fora. De resto até concordei com os comentários do sportinguista (que defendeu o Mourinho e acusou o JJ de ser mentiroso) e do portista (falou das simulações dos encarnados em campo).

Para terminar vou dizer que gostei do resultado da pergunta da emissão de ontem: O Sporting Clube de Braga é um candidato ao título? 80% SIM, 20% NÃO. :D

Aquiles

Só para referir uma das partes hilariantes do programa de ontem. A dada altura o Vasconcelos afirma que o Jorge Jesus é melhor que o Mourinho...

Mas vá lá que no caso da explicação do JJ sobre o sinal que fez para o banco do Nacional, com os quatro dedos, até o Vasconcelos concordou que a explicação não tinha cabimento e que era o mesmo que chamar imbecis a quem assistiu...

Achei igualmente piada á preocupação em afirmar que o Braga este ano joga muito pior que o ano passado e que agora os nossos laterais não sobem e que jogamos com 2 trincos ;D ;D ;D.
Cá para mim, estas foram afirmações encomendadas, para tentar desestabilizar a nossa equipa... O que vale é por cá estamos apenas concentrados em ganhar o próximo jogo, o resto...Os cães ladram, a caravana passa...

Força Braga!

JR1287

Vocês estão habituados a que os comentadores deste tipo de programas sejam malcriados, burros e tendenciosos, como todos são (principalmente o tal de Vasconcelos, o Cervan e o Pôncio Monteiro). E quando aparece alguém mais moderado e calmo, com ironia subtil e inteligente, mesmo que não tão percebedor de futebol, estranham - e alguns até insultam.
Sinceramente, prefiro um representante com a calma e a postura do Marcelo, mesmo que não seja tão bom a defender o Braga, do que imbecis (ou melhor, cretinos) com palas nos olhos, que defendem o seu clube até morrer mas só dizem barbaridades.
Enquanto que ouvindo um adepto dos 3 gordos temos vontade de fugir e de o insultar, ouvir o Marcelo, mesmo para quem é de outro clube, é agradável. Tenho a certeza que, a partir de ontem - e só a partir de ontem - o termo "braguista" passou a ser conhecido e utilizado, e até poderá ter direito, como outro forista já disse, a constar do dicionário (não basta um termo existir para estar num dicionário ou numa enciclopédia; é necessário também que o autor desse dicionário ou enciclopédia conheçam o termo, e isso só aconteceu, a nível nacional, a partir da explicação, mais ou menos correcta, do MRS).
E não se esqueçam de um detalhe muito importante: o MRS tem ambições, toda a gente sabe, de ser Presidente da República, ou pelo menos o candidato da direita. Acham que dizer-se do Braga, e afrontar directamente o clube dos "seis milhões", lhe dá votos??? É preciso muita coragem e muita personalidade para, um lisboeta da classe alta e intelectual, se auto-apelidar de indefectível braguista!!! E só isso é de louvar!
Mas, aliás, a sua intervenção não se limitou a isso: mostrou ignorância em duas ou três situações, é certo, dedicou demasiado tempo ao benfica (mas não é só ele; a antevisão do braga-gaivotas aqui no fórum já vai em 13 páginas - deve ser um record...), mas explicou o conceito de braguista (à maneira dele...) e fez uns comentários fantásticos a gozar com os benfiquistas.
Por isso, gostei! Senti-me bem representado por ele!
Ouvi, também, aqui há umas semanas, a participação do presidente da assembleia-geral (o tal membro dos Mão Morta) num programa deste género na Antena 1, também com um adepto de cada gordo; também teve a sua ironia engraçada, também representou bem o Braga, mas certamente que já ninguém se lembra dele; já a participação do MRS não será brevemente esquecida. Posso até dizer que hoje recebi dois mails de dois amigos meus, de longe de Braga, a dizer que não sabiam que o Marcelo era do Braga, que agora já me percebem quando eu digo que sou braguista, e que nunca tinham gostado tanto daquele programa.

disco infiltrator

O ideal seria conciliar as duas coisas: ter sentido institucional e entender de futebol. Assim só vejo um que é o Rui Moreira, sem dúvida que representa condignamente o clube dele.

Contudo, é preferivel termos alguém educado, inteligente e com modos a representar o nosso clube do que termos um energúmeno do nível dum poncio ou daquele cineasta esquecido.

Temos muito mais a ganhar do que a perder com a presença do MRS. Que continue a falar e a defender o SCB


cardoso

Concordo com o disco.
No entanto, era bom que o professor Marcelo, que é tão estudioso, se informasse um pouco mais sobre o "Brága" e o "Bráguismo" (influência da Maité?).
Com a lábia ( e inteligência, claro) que ele tem, se estivesse mais "por dentro" teríamos ali o porta voz ideal.

Legião

Vi agora no Telejornal da RTP na previsão do jogo Braga vs benfica declarações do MRS e esteve bem melhor. Explicou porque somos Braguistas, disse que em  Braga já somos a maioria mesmo nos jogos contra o benfica e que já temos cerca de 24 000 sócios. E disse que apesar de dificil o Braga tem hipoteses de lutar pelo titulo. Gostei de ouvir.


Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Kramer

Quote from: AMO-TE BRAGA on 31 de October de 2009, 13:39
Vi agora no Telejornal da RTP na previsão do jogo Braga vs benfica declarações do MRS e esteve bem melhor. Explicou porque somos Braguistas, disse que em  Braga já somos a maioria mesmo nos jogos contra o benfica e que já temos cerca de 24 000 sócios. E disse que apesar de dificil o Braga tem hipoteses de lutar pelo titulo. Gostei de ouvir.


Repetiu aquilo que já tinha dito no trio de ataque, mas desta vez a mensagem chegou a muita mais gente. É bom que cada vez mais gente saiba o que realmente acontece aqui em Braga, esta reportagem no jornal da tarde da rtp1 serviu para isso e, aos poucos, o mito de Braga ser dos lampiões acaba!!!
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Bragamo-te

Quote from: Kramer on 31 de October de 2009, 13:44
Quote from: AMO-TE BRAGA on 31 de October de 2009, 13:39
Vi agora no Telejornal da RTP na previsão do jogo Braga vs benfica declarações do MRS e esteve bem melhor. Explicou porque somos Braguistas, disse que em  Braga já somos a maioria mesmo nos jogos contra o benfica e que já temos cerca de 24 000 sócios. E disse que apesar de dificil o Braga tem hipoteses de lutar pelo titulo. Gostei de ouvir.


Repetiu aquilo que já tinha dito no trio de ataque, mas desta vez a mensagem chegou a muita mais gente. É bom que cada vez mais gente saiba o que realmente acontece aqui em Braga, esta reportagem no jornal da tarde da rtp1 serviu para isso e, aos poucos, o mito de Braga ser dos lampiões acaba!!!

Alguem sabe onde encontrar o video da RTP 1 que passou hoje no Telejornal das 13h00 com essas declarações?

Olho Vivo

Não sei se voltaremos a ter MRS no Trio de Ataque. Mas caso seja esse o caso, penso que a própria SAD deveria ter o cuidado de documentar o professor sobre o que se passou no túnel - até porque ele não parece ser pessoa particularmente informada sobre tudo o que rodeia os nossos jogos. O que até será natural porque os seus interesses serão outros.

De todo o modo, devemos aproveitar esta oportunidade (se ela de facto se confirmar), até porque estou em crer que os diversos programas onde estão representados os metralhas vão pintar um cenário negro para os nossos interesses.

pamg

Amanha vou adorar ver a cara de tacho daquele benfiquista reles que comenta neste programa!!!