News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SNC: "nova contabilidade" (1Jan2010 em diante) e implicações nas SAD e clubes

Started by Nuno À-Braga, 15 de October de 2009, 11:33

Previous topic - Next topic

Nuno À-Braga

   A partir de 1 de Janeiro de 2010, a contabilidade deixará de ser feita com base no Plano Oficial de Contas (POC), para ser feita com base no Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

   O grande objectivo é "caminhar" no sentido da harmonização contabilística a nível internacional, a fim de permitir a comparabilidade entre empresas, entre outros aspectos significativos.

   Esta alteração de fundo terá imensas consequências de diversa ordem, nomeadamente em termos financeiros, fiscais, procedimentais, etc.

   Em Portugal, dadas as diferenças com o POC (actualmente em vigor), é expectável e exigível que a contabilidade que se fará a partir de Janeiro de 2010, além do ganho em termos de capacidade comparativa, venha a ser capaz de transmitir mais informação, melhor informação, informação mais transparente, mais verdadeira e mais completa.

   Abro este tópico para se discutirem as consequências que o SNC poderá trazer para os clubes e SAD, sobretudo para o SCB e a SCB, SAD.

Nuno À-Braga

   A partir do próximo exercício, as contas terão de ser apresentadas seguindo o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), pelo qual os activos deverão estar valorizados ao seu "justo valor", entendido como a quantia pela qual duas partes estariam dispostas a trocar o activo em causa.

  Ora, os activos serão, no momento da compra, valorizados pelo custo de aquisição (caso tenham sido objecto de aquisição onerosa) e, com o passar do tempo, o valor dos mesmos variará (se surgirem "indícios" que indiquem que, à data, já poderá ser diferente), em consonância com o seu "justo valor" à data, ou seja, com um valor ESTIMADO. (Será a avaliação de jogadores, com o intuito de serem considerados como activos ao "justo valor", um serviço que poderá vir a ser prestado por Empresários de jogadores, devidamente certificados para isso?)

  Numa primeira análise, pode parecer que as contas estarão mais sujeitas a serem mascaradas (com empolamento de valores de activos). Porém, o que se passará será que, quem se quer informar acerca da situação de uma empresa, COMO NÓS ACERCA DA SAD, deverá proceder à análise dos ANEXOS ÀS CONTAS, que se se alterarão no sentido de fornecerem muita mais informação que actualmente e mesmo da Certificação Legal das Contas, por parte do Revisor Oficial de Contas, essencialmente procurando a explicação para hipotéticas "ênfases" e "reservas" que o ROC assinale neste documento.

  A própria apresentação das contas aos sócios deverá ser reformulada, tendo em conta o aumento da importância do Anexo às Contas, pelo que não chegará apresentar as demonstrações financeiras (Balanço, Demonstração de Resultados, etc).

  Menos informação poderá ser ocultada, mas mais análise se exige aos interessados em se informarem.
   Tenho a esperança que mais informação terá obrigatoriamente de ser revelada acerca de negócios relativos à SAD, sobretudo os relacionados com transferências de jogadores.
   Não que não confie em quem faz os negócios ou sequer que desconfie dos negócios em si, mas porque a transparência é um dever de quem gere e um direito dos interessados na boa gestão.


P.S.: penso que, pela definição de "activo" constante do SNC, parece-me um jogador não poderá ser considerado como tal. Todavia, julgo que o caso específico do desporto, dos passes dos jogadores, continuará a ser uma excepção e, como tal, serão considerados como "Activos fixos intangíveis" (hoje, "Imobilizações incorpóreas").

krugger


Bem o clube já deverá estar preparado para esta alteração, uma vez que entra em vigor no proximo ano, mas o k as pessoas se enquecem é k os saldos iniciais de 2010 são os finais de 2009, por isso basicamente teremos de ter os 2 sistemas contabilistivos a a par um do outro, pk se se filam na passagem so no final do exercicio economico chera-me k vai haver confusão da bgrossa.

O facto de os passes dos jogadores serem avaliados pelo justo valor e nao a custo historico só trará beneficios, no nosso caso especifico e a sermos constantes epoca apos epoca, a tendencia é comprarmos jogadores "baratos" e consegui-los valorizar, ora essa valorização passará a constar no balanço da SAD, é verdade que o contrario tb poderá acontecer, não é so para o bem.

Quanto a mais materias sinceramente não conheço o SNC tão ao promenor para poder fazer tal avaliação, o que consta é que é um sistema mais transparente, e nesse sentido e como tb temos as contas auditadas penso que em termos de verdade contabilistica/financeira sairemos a ganhar, acho eu.

Aquiles

Boas,

Primeiro acho que devemos esperar para ver o resultados que vão ser divulgados em 23 de Outubro...