News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mais uma vitória de braga- por Miguel Esteves Cardoso

Started by susana, 11 de October de 2009, 13:14

Previous topic - Next topic

susana

Mais uma vitória de braga- por Miguel Esteves Cardoso

Braga é mesmo uma cidade superior. Na semana passada escrevi sobre ela e sobre o sporting dela e nunca tive tantas reacções. Por uma só coluna recebi mais comentários e citações do que por todas as crónicas que aqui escrevi desde o primerio número da J.
Quero agradecer, sobretudo, ao magnífico site que é o superbraga.com. É um site de fanáticos
do Sporting de Braga, que está em número 1 e, por conseguinte, numa posição de mandar fazer
amor a concorrência. Mas não. Eles sabem que eu sou um lisboeta e benfiquista genético e incurável e que, ainda por cima, tenho uma panca severa pelo Porto e uma admiração-quase-orgulho
pelo FCP.
Sabem que eu queria que o benfica ganhasse o campeonato, graças ao treinador que roubámos ao Braga. E, no entanto, tiveram a generosidade e a superioridade civilizacional de agradecer o meu elogio e de entendê-lo no espiríto em que foi feito.
Desde quando é que um benfiquista, portista ou sportinguista faria isto? Nunca. Os bracarenses são diferentes. São aristocratas. Aceitam amavelmente a admiração do povo enganado e distante.
Se calhar, são, juntamente com os alentejanos litorais, os únicos portugueses que não tratam como estrangeiros os portugueses que têm o azar de não ser de lá. Mal se chega a Braga, vem logo o abraço do "Bem-vindo ao clube!" Não é o clube de Braga. É o clube dos portugueses.
Uma pessoa diz, quase como se pedisse desculpa, que é do Benfica. Eles respondem: " Não te preocupes, que não levamos a mal. Se calhar, nasceste lá, em Lisboa? E a escolha era seres do Sporting ou do Benfica? Imagino a pressão! Fizeste bem em escolher o Benfica! E o Sporting também é um clube porreiro, apesar de queque. É pena não seres do Porto: O Porto é mesmo bom."
O Sporting de Braga vendeu o treinador genial e faz questão de ficar á frente do clube cem mil vezes
mais rico que o comprou. Dirão que é uma questão de tempo. Pois sim, porque o dinheiro significa
jogadores muito melhores. Mas, à partida quando mais interessa, o Sporting de Braga já ganhou este Campeonato.
As respostas no superbraga.com - no qual me registei, com o meu e-mail verdadeiro, para poder agradecer- são um exemplo para os adeptos dos outros grandes clubes do mundo. Mostram que se pode ser incondicional e fanático sem ser malcriado ou cego ou agressivo. Mostram que a superioridae genuína não é rejeitar nem desconfiar dos elogios alheios- mas agradecê-los com generosa condescendência, do género "Olha, este pobre desgraçado, preso a outro clube por razões meramente geográficas ou genéticas, ainda tem a clarividência de reconhecer que o Sporting de Braga é um grande clube e a intelegência de compreender que tal se deve a Braga ser uma grande cidade."
Como benfiquista, há muito que me magoa nesta atitude. Pensava que éramos nós os mais inclusivos. Se fosse sportinguista, também me magoaria, pensando que éramos os maiores snobs. Se fosse portista, já sabia (com o mesmo medo e respeito) que Braga e o Sporting de Braga são mesmo assim.
Superiores. Gentis. Felizes. Bem-educados. Sinceros. Como português, tiro-lhes o chapéu. E, com toda a sinceridade, rendo-me a eles.
Mais do que isto, não posso dizer. Mas já disse. Exijo que o Benfica nomeie uma equipa de investigadores que descubra (inutilmente, de certeza) o que eles têm e nós nunca teremos. Serem bracarenses. É uma das poucas coisas que não se podem fingir: ou se é ou não se é. Eles são. Nós não. Paciência.



Mais um grande artigo do MEC! As dúvidas de que poderia não ser ele que andava a comentar este fórum foram desfeitas!  Obrigado por nos fazer sentir ENORMES !  ;D  ;D

barinho

Sim senhor,mais um grande texto.Mais um bocado e ainda rebentamos de orgulho ;D.

Ana Cunha


amtbraga

Quote from: susana on 11 de October de 2009, 13:14
Mais uma vitória de braga- por Miguel Esteves Cardoso

Mais do que isto, não posso dizer. Mas já disse. Exijo que o Benfica nomeie uma equipa de investigadores que descubra (inutilmente, de certeza) o que eles têm e nós nunca teremos. Serem bracarenses. É uma das poucas coisas que não se podem fingir: ou se é ou não se é. Eles são. Nós não. Paciência.



Estou, sem dúvida nenhuma, rendida ao MEC.
Mais uma brilhante crónica sobre o Sporting Clube de Braga e a grandiosa cidade de Braga.
Parabéns.
Orgulho Bracarense

zebraga1985

Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

eduardo_manulo

É pá até quase vem as lagrimas aos olhos com tanto orgulho  :D


Caro MEC, estou rendido a seus pés!


O meu muito obrigado, o nosso muito obrigado por este grande reconhecimento!


Excelente texto, parabéns!
Quem não sente, não entende! SCB1921@

ZGANDULO

Excelente elogio à nossa gente, ao nossso clube e à nossa terra mas também ao Superbraga.com! ;)

Obrigado Miguel por nos dar a devida atenção e por escreveres crónicas sempre cheias de humor mas acima de tudo referindo casos muito importantes...

8)
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

lipe

Não costumo comprar o jornal, mas hoje tinha de ser.

Orgulho ENORME!!!!

Miguel (permite que te trate por tu), quando decidires vires à nossa maravilhosa cidade, as portas de minha casa estão abertas, para ti e para os teus.

Come-se bem e bebe-se melhor. ;) :) :D 8)

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Karl

Sou irlandes e minha premeiro amigo guem tambem e journalista e um benficista. Como voces MEC ele esta um grande adepto do futebol. Sou Braguista 100% mas gosto tanto falar com qualquer pessoa quem entende futebol sem fazer asneiras. Fico muito feliz ler seu cronicas sobre Braga. Obrigado Miguel e espero que vais continur escrever na mesmo. Karl

Augusto Gomes

Hoje, comprei o JOGO, ainda por cima edição de Domingo, mais cara, em vez da habitual Biblia , A BOLA...
Culpa do MEC...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Afonso Matos

#10
Hoje abri uma excepção e comprei o jornal "O Jogo" pois normalmente ignoro os três.
Como um dos membros mais antigos do SuperBraga, sinto um orgulho imenso por termos atingido este patamar: Depois do reconhecimento regional da "Sede social" de todos os Braguistas, surge agora o reconhecimento nacional pela mão do MEC.
Estamos todos de parabéns: O Miguel Esteves Cardoso, pela visão, todos os foristas, pelo amor clubista, os moderadores, pelo frete que têm em mãos e que permite que isto tenha um ambiente "decente", falando de futebol e, em especial, o incansável Ric que, em boa altura, deu novo fôlego a este maravilhoso site que nos idos de noventa do século passado, ajudei a lançar.

Um abraço a todos e viva o S. C. BRAGA!!!

1

É sempre óptimo receber elogios! Obrigado MEC!



Grande orgulho em fazer parte deste fórum, um fórum de fanáticos do Braga mas que sabem bem receber, que têm respeito pela diferença! Nós somos realmente uns adeptos diferentes só espero que a cidade/região acorde definitivamente e totalmente para isto e que finalmente acabe a subserviência aos grandes.

RedViking

Obrigado MEC!!

Mais um Enorme artigo, sobre uma Enorme cidade, um Enorme clube e um Enorme Forum!

Somos Enormes!!!   :D

jacm

POR UM BRAGA CAMPEÃO

Carina23


Filipa V.

Mais um magnifico texto. :)
Muitas pessoas deveriam ler os dois textos que o MEC escreveu para entenderem muitas das coisas que rodeiam o universo bracarense/braguista.
É para mim um orgulho pertencer a este universo.

Força Braga

DM92

Sempre Contigo .. BRAGAAAA

SimpLe-Kid

É impossível ficar indiferente a estas palavras... é que é mesmo!

É um orgulho ser braguista!!!
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Luso


BRAGA FOREVER

E que tal convidar este grande senhor para o próximo jantar Superbraga?
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!