News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: O campeonato tem de ser prioritário

Started by cardoso, 27 de September de 2006, 22:05

Previous topic - Next topic

cardoso

No momento em que escrevo ainda não se disputou o Chievo – S. C. de Braga. Para muitos este é o jogo-chave para a época recentemente iniciada. Não concordo com esta perspectiva. Qualquer que tenha sido o resultado da eliminatória, o campeonato deverá ser a prioridade. Uma passagem à fase de grupos é certamente um momento importante, um triunfo indiscutível e que não pretendo desvalorizar. Mas é bom não esquecer os exemplos recentes de como uma equipa pode sofrer consequências inesperadas da aposta europeia.
Por outro lado, no campeonato, nas duas ultimas épocas estivemos muito perto de uma classificação histórica. Agora, com o investimento feito para esta época, estamos mais preparados que nunca para invadirmos o terreno "sagrado" dos denominados "grandes": os 3 primeiros lugares.
Se fosse possível avançar no tempo e verificar o palmarés do Braga, o que nos deixaria mais orgulhosos: um segundo ou terceiro lugar no campeonato, com apuramento para a "champions league" ou uns oitavos de final (por exemplo) na taça UEFA? Evidentemente que queremos atingir estas duas metas. Mas se tiver de haver uma aposta maior, continuo a pensar que o campeonato deverá ser considerado prioritário.
Poderão alguns leitores objectar que uma aposta forte no campeonato é contrariada pelos resultados negativos das últimas jornadas. Na verdade, as duas últimas épocas habituaram-nos a lutar pelos primeiros lugares e uma derrota e um empate com equipas teoricamente inferiores são já motivo de descontentamento e até de contestação à equipa técnica. Na época que passou o terceiro classificado, apurado para a liga dos campeões, somou, salvo erro, seis derrotas e outros tantos empates. Portanto, pouco significado têm para já estes pontos agora perdidos. É a hora de, mais do que nunca, acreditar nos jogadores e na equipa técnica liderada por Carvalhal. Isto independentemente, repito, do resultado do jogo de ontem, que desconheço no momento em que escrevo.
Se, é certo ponto, é compreensível alguma insatisfação dos sócios e adeptos, não deixa de ser curioso que em alguns jornais tenham surgido textos claramente críticos em relação a Carvalhal, ao contrário do que normalmente acontecia em relação a Jesualdo Ferreira, mesmo quando perdemos jogos com equipas "de outro campeonato". Porquê a diferença de tratamento? Não sei e já desisti de compreender muitas coisas misteriosas que se passam neste triste futebol português, em que determinada Comunicação Social tem um poder incontestável.

Na passada quarta feira a claque Red Boys completou 14 anos. Com momentos altos e baixos, foram 14 anos de apoio incondicional ao S. C. de Braga. Mau grado o envolvimento em episódios menos dignificantes, principalmente nos encontros com os nossos vizinhos de Guimarães, os Rapazes Vermelhos têm sido absolutamente fiéis e incansáveis. Podemos e devemos ser críticos em relação aos exageros das claques que por vezes mancham o seu desempenho. Mas isso não nos deve impedir nunca de valorizar a atitude destes adeptos abnegados que acompanham o Braga para todos os campos para onde viaje a camisola vermelha de mangas brancas.
Aos Red Boys aqui ficam, portanto, os meus parabéns. Mas muito mais importante do que isso, aqui fica o meu sincero obrigado. Obrigado, rapazes por esse braguismo que tanto tem contribuído para os sucessos do nosso clube.

Afonso Matos

Boa Cardoso. Justificas uma jantarada paga pelos Rapazes Vermelhos. Eheheheh

Já agora, os meus sinceros parabéns também para eles! Apesar de tudo, bem os merecem.

Mau Maria

Boas cardoso.

Não tenho tido muito tempo para atentamente ler os teus artigos.

Mas este fugiu à regra.

Apenas um comentário se me permites.

Concordo com o objectivo do campeonato. No entanto, e para um clube que está na fase de "acentar arraiais" entre os 3 primeiros lugares, é de importância vital a experiência ao nivel das competições europeias, sejam elas quais forem. A experiência ganha, não só dos jogadores, mas também da camada dirigente é fundamental. O contacto com clubes de fora, formas de gestão, as suas estruturas, as suas práticas internas, enfim uma imensa troca de conhecimentos que os dirigentes podem obter é fundamental para se pensar em grande, e sobretudo para SER GRANDE.

De outra forms, por vezes, é mais importante ganhar um trofeu mais pequeno, a taça, para ganhar alguma relação mais intima com o "sabor" da vitória... e partindo daí, começar a pensar mais com mais força no tal 3º, 2º ou até mesmo o 1º.

A um grande clube é lhe exigido que jogue para ganhar todas as competições onde está inserido, mesmo sendo quase impossivel acontecer isso (liga dos campeões para um clube português). É esta exigência à qual o Braga se deve habituar. E para isso não pode, ainda, abdicar de alguns objectivos.

Por fim, a passagem agora à fase de grupos da taça UEFA pode ser aquele pequeno troféu que neste momento é necessário ao Braga. Ganha confiança, ganha experiência, convive com os melhores da europa, etc, etc... por isso, nem pensar neste momento (ainda antes do jogo com o Chievo) no campeonato...

abraço.
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

cardoso

Mau Maria, entendeste exactamente o que eu queria afirmar! As competições europeias são ocasiões para crescer, para ganhar experiência, maturidade, e, evidentemente, para nos dar algumas grandes alegrias. por isso é que eu insisto: longe de mim desprezar a UEFA...

Afonso, não fiques ciumento:))) Eu não esqueço o teu passado brilhante na Juventude Bracarense.

BRAGA FOREVER

Até que enfim que não concordo a 100% com o nosso ilustre forista Cardoso!! ;D

Na minha opinião e como adepto comum de bancada, prefiro para esta época uma peresença na fase de grupos e a conquista da taça de Portugal, a um 2º ou 3º lugar no campeonato com o direito á Champions!!

O campeonato é uma prova de regularidade que é por norma viciado sempre que se aproxima do fim,com claro prejuizo para os emblemas de menor dimensão.
Quanto á fase de grupos da UEFA e á taça de Portugal é sempre possível chegar mais longe,porque o factor mais determinante na decisão dos sorteios e dos jogos é o factor SORTE aliado á capacidade de sofrimento de determinado clube com ambição de ir sempre mais além...
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Reis

Só umas perguntas:

De que vale andarmos um campeonato completo a lutar por um lugar para a Europa, se depois só sentimos o seu cherinho?

De que vale ficar até em 3.º, se depois dessa classificação não vingarmos na Europa?

Temos de pensar que NESTE momento, e ainda sem sequer sabermos o desfecho do jogo de logo, acho que o Braga tem de se preocupar em atingir um objectivo JÁ traçado há 3 anos seguidos....

Porque será que se tem ido buscar jogadores com jogos europeus nas pernas?

Porque não é mais importante um jogador "aprender" a ser "europeu", e lógicamente um clube se EVIDENCIAR entre os papões da europa, do que ficar entre um 5.º e um 3.º num campeonato em que entre filhos e enteados todos se entendem?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Arsenalista

Geralmente concordo quase sempre com estes artigos mas hoje fujo à regra, primeiro pelo timing em que é escolhido para a sua divulgação, no dia em que o nosso clube está para fazer história entrando pela primeira vez na fase grupos, não me parece os melhores argumentos para motivar uma equipa e seus adeptos, depois o facto de se estra a esquecer do encaixe financeiro que daqui pode advir para o clube, não sei quanto será, mas para um clube como o Braga certamente que será importante. Mas sem duvida que acima de tudo está a afirmação a nivel nacional mas por exemplo o Sevilha que venceu o ano passado a competição ainda não se afirmou a nível nacional, é claro que são realidades distintas...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

lininho

Quote from: Arsenalista on 28 de September de 2006, 11:19
Geralmente concordo quase sempre com estes artigos mas hoje fujo à regra, primeiro pelo timing em que é escolhido para a sua divulgação, no dia em que o nosso clube está para fazer história entrando pela primeira vez na fase grupos, não me parece os melhores argumentos para motivar uma equipa e seus adeptos, depois o facto de se estra a esquecer do encaixe financeiro que daqui pode advir para o clube, não sei quanto será, mas para um clube como o Braga certamente que será importante. Mas sem duvida que acima de tudo está a afirmação a nivel nacional mas por exemplo o Sevilha que venceu o ano passado a competição ainda não se afirmou a nível nacional, é claro que são realidades distintas...

aqui, é um adianto, gracioso, por parte do colunista que, afortunadamente, é forista do SB.
a crónica só estará disponível, ie, publicada amanhã 6ª feira.
quanto à crónica em si, é o que é e revela o ponto de vista do cronista. :P
zé: futuro capitão. 8-)

Rato_RedBoys92

Quote from: cardoso on 27 de September de 2006, 22:05

Na passada quarta feira a claque Red Boys completou 14 anos. Com momentos altos e baixos, foram 14 anos de apoio incondicional ao S. C. de Braga. Mau grado o envolvimento em episódios menos dignificantes, principalmente nos encontros com os nossos vizinhos de Guimarães, os Rapazes Vermelhos têm sido absolutamente fiéis e incansáveis. Podemos e devemos ser críticos em relação aos exageros das claques que por vezes mancham o seu desempenho. Mas isso não nos deve impedir nunca de valorizar a atitude destes adeptos abnegados que acompanham o Braga para todos os campos para onde viaje a camisola vermelha de mangas brancas.
Aos Red Boys aqui ficam, portanto, os meus parabéns. Mas muito mais importante do que isso, aqui fica o meu sincero obrigado. Obrigado, rapazes por esse braguismo que tanto tem contribuído para os sucessos do nosso clube.

Apesar de nao ter "poder" para isso venho agradecer em nome de toda a claque o destaque que nos deste e as palavras de incentivo...Tal como postei em outro topico tudo faremos para melhor os aspecto menos bons e as vossas criticar sao muito importantes para iso mesmo...Mais uma vez obrigado...

cardoso

Quanto ao timing penso que é o mais correcto. Este texto vai sair amanhã pelo que não contribuirá para qualquer desestabilização (se calhar não o devia ter posto no fórum tão cedo).
Acho que o timing é o correcto porque se perdermos (ou melhor, se perdessemos) iria amenizar a tragédia e chamar a atenção para a meta do 3º lugar na liga. Se passarmos (ou melhor, como vamos passar) este texto pode contribuir para alertar para o perigo de acontecer o que aconteceu ao Guimarães ou a outros clubes noutras épocas: desleixo no campeonato em nome de um objectivo europeu que, sejamos realistas, dificilmente chegará ao topo.
O resto, meus amigos, são opiniões, como sublinha o lininho. Pessoalmente preferia um 3º lugar na Liga a uns oitavos de final ou até uns quartos na UEFA. As duas coisas era o ideal mas todos sabemos como é difícil...

jaimec

Concordo com o conteúdo ... discordo do timing ! O Braga tem que querer ganhar todos os jogos, logo todas as competições em que está envolvido ... deixem-me sonhar !

CONCORDO PLENAMENTE COM O CARDOSO!!!

A prioridade terá que ser sempre o Campeonato e o timing não poderia ser o melhor!

1- a prioridade terá que ser o campeonato uma vez que é isso que nos fará crescer como clube. A UEFA é uma consequência do campeonato. Além disso, acho que o SCB não terá aspirações na Taça UEFA. Há que encarar os jogos com seriedade e profissionalismo, entrar para ganhar... mas primeiro o campeonato.

2- O SCB vai defrontar o FCP. Para todos os efeitos um adversário directo(é, não é?) e uma eventual vitória poderá significar 4 pontos. O feito histórico de entrar na fase de grupos está alcançado, foi muito giro, maravilhoso, festejamos, celebramos e agora começa nova etapa, e esta é fundamental...
O próximo jogo é ja na segunda feira! há que vestir o fato de trabalho.

Peço-vos para  pensarem no cenário hipotético que poderia eventualmente acontecer: Se o SCB conseguisse chegar longe na Taça Uefa e hipotecasse a qualificação para as competições europeias, como qualificariam a presente época?
Ao invés, se ficasse pela fase de grupos da Taça UEFA, mas conseguisse a qualificação para Liga dos Campeões ou no mínimo, novamente a qualificação para a Taça Uefa, como qualificariam a época?
Peço-vos uma resposta, por favor...
Força Gverreiros

BRAGA FOREVER

Quote from: Zé on 29 de September de 2006, 22:59

A prioridade terá que ser sempre o Campeonato e o timing não poderia ser o melhor!

1- a prioridade terá que ser o campeonato uma vez que é isso que nos fará crescer como clube. A UEFA é uma consequência do campeonato. Além disso, acho que o SCB não terá aspirações na Taça UEFA. Há que encarar os jogos com seriedade e profissionalismo, entrar para ganhar... mas primeiro o campeonato.

2- O SCB vai defrontar o FCP. Para todos os efeitos um adversário directo(é, não é?) e uma eventual vitória poderá significar 4 pontos. O feito histórico de entrar na fase de grupos está alcançado, foi muito giro, maravilhoso, festejamos, celebramos e agora começa nova etapa, e esta é fundamental...

Peço-vos para  pensarem no cenário hipotético que poderia eventualmente acontecer: Se o SCB conseguisse chegar longe na Taça Uefa e hipotecasse a qualificação para as competições europeias, como qualificariam a presente época?
Ao invés, se ficasse pela fase de grupos da Taça UEFA, mas conseguisse a qualificação para Liga dos Campeões ou no mínimo, novamente a qualificação para a Taça Uefa, como qualificariam a época?

Tudo muito certo e estou plenamente de acordo, agora também queria uma resposta quanto á conquista da taça de Portugal se não seria uma prioridade bem mais interessante do que um 3º lugar com direito a champions??
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Pé Ligeiro

Quote from: Zé on 29 de September de 2006, 22:59

Discordo do Zé e do Cardoso

De que serve uma qualificação para a UEFA se depois não é para apostar na UEFA? É a mesma coisa que um atleta fazer mínimos para uma competição (isto é, tempos que lhe permitam participar nessa competição) e depois não comparecer nessa competição.

Havia um duplo objectivo que era qualificação para a UEFA e entrada na fase de grupos. Para que esse objectivo seja atingido com brio e dignifique o clube, é preciso que o Braga se empenhe e tente alcançar a melhor classificação possível, escrevendo mais uma página dourada no seu historial!

Se a participação na UEFA prejudicar de alguma forma o rendimento da equipa nas competições internas (campeonato e taça), temos que saber viver com isso. Pois é preferível sofrer mais um pouco internamente, para alcançar uma boa posição no futebol internacional.

Se de cada vez que nos qualificassemos para uma competição internacional (Taça UEFA ou LIga dos Campeões) abdicassemos de tentar atingir a melhor classificação possível, qual era a razão dessa qualificação?

Se queremos ser grandes e fazer jus ao nome, temos que entrar para vencer nas competições onde nos propomos competir!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Olá amigos.
Acho que me intrepretei mal. Ninguém pense que quero que o SCB abdique da Taça Uefa, atire com a toalha ao chão. Ninguém pense que acho que o SCB deve somente cumprir calendário, abordando os jogos como que um frete. Nada disso...
A passagem à fase de grupos, já disse anteriormente, tal como no ano anterior, é fundamental, até pela constituição do plantel, possibilitando que todos joguem, e que todos andem felizes. ;)

Relego a carreira internacional do SCB para segundo plano, Ferreira, se é que me fiz entender. É a tua opinião,que respeito muito, mas se o SCB "sofrer" como dizes um pouco internamente pode correr o risco de na próxima época não haver futebol internacional para ninguém, certo?

Cada coisa a seu tempo.
Primeiro acho que o SCB deveria acoçar os 3"G" e para aí dirigir todos os seus esforços. - Quero com isto dizer queo SCB deve "consolidar" a sua posição internamente.
Ao morder os calcanhares aos 3"G" numa prova de regularidade como é o campeonato, está novamente a conseguir acalentar as expectativas dos adeptos e a conseguir o desiderato de jogar nas provas europeias. Para completar o meu raciocínio, lembro-te o quão importante seria a entrada do SCB na Liga dos Campeões pela questão financeira e pelo prestígio.

Força Gverreiros

Pé Ligeiro

Zé,

O que eu acho é que em futebol não nos podemos dar ao luxo de colocar determinada competição em 2º plano, pois nunca se sabe se não será exactamente nessa que vamos obter mais êxito. O futebol é uma caixinha de surpresas, logo nunca se sabe o que pode acontecer...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Arsenalista

Quote from: Ferreira-Braga on 01 de October de 2006, 10:59
Zé,

O que eu acho é que em futebol não nos podemos dar ao luxo de colocar determinada competição em 2º plano, pois nunca se sabe se não será exactamente nessa que vamos obter mais êxito. O futebol é uma caixinha de surpresas, logo nunca se sabe o que pode acontecer...

Exactamente, a motivação tem que ser para dar o máximo nas 3 frentes embora todos tenham consciência do grau de difilculdade em atingir determinadas fases avançadas da competição, mas o facto de um dos objectivos apontdos pela direcção no inicio de época ser atingir a fase de grupos, não quer dizer que agora atingida essa fase, a ambição diminua ou a competição deixe de ser prioritária... apartir de agora cada passo em frente será histórico para o clube e se alguns podem cair na tentação de poupar esforços para não desgastar o plantel, também poderão ver nesse esforço uma forma de ganhar confiança e motivação para os jogos do campeonato.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Quote from: Arsenalista on 01 de October de 2006, 15:39
Quote from: Ferreira-Braga on 01 de October de 2006, 10:59
Zé,

Exactamente, a motivação tem que ser para dar o máximo nas 3 frentes embora todos tenham consciência do grau de difilculdade em atingir determinadas fases avançadas da competição, mas o facto de um dos objectivos apontdos pela direcção no inicio de época ser atingir a fase de grupos, não quer dizer que agora atingida essa fase, a ambição diminua ou a competição deixe de ser prioritária... apartir de agora cada passo em frente será histórico para o clube e se alguns podem cair na tentação de poupar esforços para não desgastar o plantel, também poderão ver nesse esforço uma forma de ganhar confiança e motivação para os jogos do campeonato.

Compreendo a vossa posição. Só que os jogadores não são máquinas e em breve iremos estar noutra competição em que podemos ter aspirações legítimas: Taça de Portugal. Mais jogos,mais desgaste...
No que diz respeito à abordagem do jogo e opções, o treinador terá que tomar decisões até porque haverá condicionados e jogadores em quebra física. Necessariamnete haverá rotatividade no plantel. É inevitável!!!
Então que opções deve o treinador fazer?
Força Gverreiros

1

O Braga tem que apostar tanto na Uefa como no campeonato. Se não lutarmos pelo 3º lugar porque estamos na Uefa muito tempo não me custa nada. Agora a qualificação para a Uefa no fim do campeonato tem que ser apresentado como serviços minimos tendo em conta o plantel e o actual "estado do clube"

cardoso

uma das coisas que me levou a exprimir esta opinião é que todos sentimos o "encantamento" de alguns jogadores perante  a UEFA. Como diz o zé eles não são máquinas: há o desgaste físico mas há também o exagero na forma como se envcara a europa, provocando assim um certo relaxamento em relação às competições internas. Ou alguém ainda duvida que em alguns jogos caseiros os jogadores "estão com a cabeça noutro lado"?