News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: Sigam o Líder

Started by cardoso, 07 de October de 2009, 19:54

Previous topic - Next topic

cardoso

Aí está o Braga com sete vitórias em sete jogos, à frente de orçamentos milionários e de equipas-maravilha tão brilhantemente enfeitadas nas primeiras páginas dos jornais desportivos! Nem o mais optimista dos braguistas poderia prever um início de campeonato tão brilhante após aquela desastrosa estreia europeia. O que é um facto é que Domingos Paciência está a dar uma lição, não só aos seus detractores como a outros técnicos que, de tão amarrados a esquemas tácticos, parecem treinadores de matraquilhos. De entre as muitas causas do sucesso até ao momento não posso deixar de destacar a liberdade de movimentos que o técnico dá a alguns dos "artistas".
Mas todos nós sabemos que, no futebol como na vida, o sucesso é quase sempre efémero. Mais tarde ou mais cedo os galões dos grandes, com os seus imensos acólitos bem colocados na Comunicação Social e na arbitragem acabarão por causar mossa. No entanto, ninguém nos pode tirar o direito de gozar este momento, de saborear a ira de alguns que nos invejam, mau grado o proteccionismo de que beneficiam e os milhões que gastaram.
Estão já à venda os bilhetes para o jogo SC Braga-Benfica. Desde há muitos anos que este é um confronto capaz de encher o estádio, quando o Benfica se encontra bem classificado, como é o caso desta época.
No entanto, nos últimos anos muita coisa mudou; a realidade dos anos 70 e 80, em que, nas palavras célebres de Jesualdo Ferreira, o "Benfica em Braga joga sempre em casa" há muito que deixou de ser verdadeira. Temos assistido a uma divisão praticamente equitativa dos adeptos. Por outro lado, nas últimas temporadas Braga e Benfica têm sido muitas vezes rivais directos na classificação, mau grado a enorme diferença de investimentos. Neste momento, recorde-se, o Braga está à frente do Benfica. Digo isto porque se nos limitarmos a ver as primeiras páginas de certos "jornais", ficamos com a impressão que o líder é outro. Mas, na verdade, aconteça o que acontecer na próxima jornada, defrontar-se-ão no AXA os dois primeiros classificados.
As mudanças que acima referi têm provocado um acréscimo acentuado de um certo "anti-benfiquismo" na cidade de Braga que não é nada saudável nem proveitoso para ninguém. Se, por um lado, é muito bom que os bracarenses sejam cada vez mais braguistas, por outro lado nunca devemos esquecer que o respeito pelos adversários é imprescindível para que o futebol seja a festa que todos apreciamos. Ser braguista não é ser contra ninguém. Mas a realidade é que já se ultrapassou perigosamente a fasquia da rivalidade para se entrar no campo do ódio.
Este contexto anuncia perigos cada vez mais latentes que me levam a voltar ao assunto da segurança no estádio. Mais do que nunca, a organização do jogo terá de ser muito cuidada. Será imprescindível a maior separação possível dos adeptos, caso contrário serão inevitáveis os sarilhos que podem provocar graves danos na integridade física de quem vai à bola para se divertir e não para entrar em batalhas campais mais ou menos camufladas.
Será necessário reforçar a segurança no estádio e fora dele. Nas bancadas é preciso que as forças de segurança e os Stewards não se limitem a olhar para o público. Também fora do estádio terá de haver mais acompanhamento policial; os grandes "sarilhos" costumam dar-se nas imediações do estádio antes e depois do jogo. E não há outra solução para este problema senão o reforço da vigilância policial.

A.COSTA

Boa CARDOSO. Depois de ler o teu texto fiquei certo de que o líder é uma equipa de vermelho, com um orçamento muito inferior, sem peso na comunicação social, nos órgãos directivos ou nas arbitragens. Estejamos pois atentos ao que se aproxima.

O Braga já ganhou: respeito de muitos, simpatia de muitos e bilheteira feita sem serventia a uns tipos da Capital


O título deveria ser, provocatoriamente: ABRAM ALAS AO LÍDER REAL. Isso é que era.  ;) ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Dracul

"Será imprescindível a maior separação possível dos adeptos, caso contrário serão inevitáveis os sarilhos que podem provocar graves danos na integridade física de quem vai à bola para se divertir e não para entrar em batalhas campais mais ou menos camufladas."

Retiro esta passagem da crónica por achar que é da máxima importância a separação dos adeptos nesse jogo. O benfiquismo em Braga tem os dias contados e o ódio dos adeptos bracarenses ao clube dos pardelhos é cada vez mais evidente.
Depois que ninguém se venha queixar que houve problemas...


ELSA

#3
Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 19:54
...
Se, por um lado, é muito bom que os bracarenses sejam cada vez mais braguistas, por outro lado nunca devemos esquecer que o respeito pelos adversários é imprescindível para que o futebol seja a festa que todos apreciamos. Ser braguista não é ser contra ninguém.
...

E eu destaco esta, para ficar bem gravado nas nossas cabeças!

Vamos provar que o MEC tem razão...eu estou-me nas tintas para os benfiquistas...respeitem-me e serão respeitados!

Muito bem Cardoso...oportuníssimo, como sempre!

Karl

#4
So vi esta agora Cardoso. Gosto tanto. Muito bem mas para mim "anti-Benfiquismo" nao foi criado aqui em Braga mas para culpa propio do Comunicacao Social!

Aquiles

Boas,

Um bom texto com uma chamada de atenção oportuna, para a segurança no próximo jogo que se vai realizar no EMB.

Saudações Braguistas

anti-lampioes

Quote from: Aquiles on 09 de October de 2009, 00:03
Boas,

Um bom texto com uma chamada de atenção oportuna, para a segurança no próximo jogo que se vai realizar no EMB.

Saudações Braguistas
a segurança so se for cá fora que misturas nao vai haver os bilhetes para as gaivotas
sao todos para a superior.
http://scbraga.pt/bilhetes.php?cat=8


Casual 1921

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 19:54
Temos assistido a uma divisão praticamente equitativa dos adeptos.


não concordo... Este ano acredito que poderão aproximar-se de dividir o estádio, mas já desde os anos 90 que não os vejo a ter meia lotação contra nós.

ombaiz

Este artigo de opinião é brilhante...Excelente Cardoso..


E seguramente que nos últimos anos tem estado mais gente do braga que dos lampioes...

cavungi

acho que este artigo é só treta, nunca foi tão seguro ir ao futebol como agora. Axam que não há segurança? Não vejo onde. não precisamos de ter medo dos benfas, temos é de mostrar a nossa raça e corre-los com uma goleada á maneira.
de resto, aqui não há ódio nenhum ao benfica, nós detestamos a todos por igual

HugoSáPinto

Sempre ao velho estilo do Cardosão...
Uma no cravo, outra na ferradura...  ;D
Mas é nestas alturas que se devem fazer estes alertas, quando os ouvidos da direcção estão 'mais predispostos' para os necessários reparos!  ;)

Afonso Matos

Quote from: cavungi on 10 de October de 2009, 00:15
acho que este artigo é só treta, nunca foi tão seguro ir ao futebol como agora. Axam que não há segurança? Não vejo onde. não precisamos de ter medo dos benfas, temos é de mostrar a nossa raça e corre-los com uma goleada á maneira.
de resto, aqui não há ódio nenhum ao benfica, nós detestamos a todos por igual


Discordo. Há 2/3 anos houve um número indeterminado de benfas que iludiram a segurança e, após um jogos que perderam, vieram para o exterior, de forma premeditada e em grupo organizado (quais valentes!), espancar, sim, espancar adeptos adversários. Que o diga o Zezinho.
Devo dizer que só não levei porque senti algo/alguém estranho e me calei a tempo, após uma provocação (propositada?) duma fulana com pronúncia do sul.

Cautelas e caldos de galinha...

BRAGA FOREVER

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Carvalhinha

Como sempre, excelente texto!
Pois é, quem é o líder? Nós. Temos de dar o exemplo e esquecer os palermas dos benfiquistas que só vêem o SLB à frente.

ULTRAS MIKE

Só de ter visto á 3 anos a agredirem um bracarense pai com 70 anos por gajos pai com 20/25 que cobardolas.Nem identificados estavam.
A sorte deles é que a claque dos Red Boys não saìu naquela altura,se não a história era outra.
Enfim eles tambem só fazem isso quando estão 10 contra 2.

Nemec

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 19:54
Neste momento, recorde-se, o Braga está à frente do Benfica. Digo isto porque se nos limitarmos a ver as primeiras páginas de certos "jornais", ficamos com a impressão que o líder é outro. Mas, na verdade, aconteça o que acontecer na próxima jornada, defrontar-se-ão no AXA os dois primeiros classificados.


Como faço colecção de cachecois, um dia destes troquei uns mails com um adepto do Schalke 04 (Alemanha) e num deles ele perguntava-me como se estava a safar o Braga. Eu respondi que tinha 7 vitórias em 7 jogos, uma delas frente ao campeão da época passada e que estava em primeiro lugar desde a primeira jornada, coisa que ele desconhecia totalmente, pois as noticias que lá chegavam mencionavam o 2º classificado como o clube com um arranque imparável... É triste acharem que tudo isto é passageiro, mas eu, tal como muitos outros sofredores, continuamos a sonhar e a acreditar que nem só para o Nody se abrem as alas...
Quanto ao texto, mais uma vez maravilhoso, e mais uma vez ao estilo do Cardoso.
Na minha opinião, estamos a criar um "odio" na mente de quem não nos consegue ver como diferentes, e a inveja de terem de olhar para cima durante tanto tempo tem criado um "anti-braguismo" em muita ave rara espalhada por aí e em muitos aldeões por trás do Sameiro. Tenho acompanhado o Braga por este país fora e tenho notado que nos ultimos anos não tem sido tão fácil ser recebido como "alguém que vem apoiar o Braga porque gosta de futebol e do clube" mas temos sido cada vez mais recebidos como "adeptos de um alvo a abater". Infelizmente nem toda a gente se sabe comportar dentro e fora de um recinto desportivo, pois uma coisa é haver rivalidade saudável, onde cada qual defende o que mais orgulho lhe dá sem ter de recorrer a pancadaria e afins, e no fim "todos se cumprimentam" ficando com a ideia que realmente defendem o que é melhor, outra coisa é recorrer, à falta de argumentos e de racionalidade, à violência porque o símbolo dele é diferente do meu. E se já me custa por vezes temer estar dentro ou perto de um estádio que não é o meu, custa-me mais temer quando estou dentro ou perto do meu estádio...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

cardoso

Nemec Rui já estava a sentir a falta das tuas intervenções. Ve3nham de lá esses textos!
Em relação ao que dizes, penso que os textos do MEC dizem claramente o que deve continuar a ser a atitude do braguista: altivez sem basófias nem provocações.No entanto, não podemos ser nós a fazer o papel das forças de segurança. Essas vão ter de estar muito alerta e deixar de ficar a segurar nos cães ou a olhar para as bancadas ou a esconder-se enquanto nas ruas, antes e depois do jogo há perseguições e espancamentos.

Cavungi, diz lá então porque é que isto é só treta? desembucha, "rapaz"!

NS_BRAGA

Sem dúvida um bom texto mas perdoem-me a insensatez, mais depressa me tombam do que me veem disfarçado ou caladinho. Mouros: mantenham-se longe sff...
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]

Nemec

Cardoso, já encomendei os textos e mais tarde ou mais cedo eles vão voltar a aparecer  ;) "O" Cavungi na verdade creio que é "a" Cavungi (pelo menos a avaliar pelo e-mail).

Eu sonho com um Braga a crescer, mas a manter-se fiel ao que é, e como o MEC descreve tão bem. Continuo a acreditar que somos um povo pacifico e que temos uma postura dentro e fora dos estádios de louvar, (nem toda a gente é assim e é obvio que há excepções à regra). Continuo a conseguir passear-me na grande parte das cidades onde o Braga joga, equipado com algo que me identifica com o clube e embora note que não sou olhado da mesma forma que à poucos anos atrás, continuo a tentar mostrar que os adeptos do Braga apenas querem ver futebol e divertirem-se, não procurando a violencia sob disfarce do futebol. Nem todos entendem ou querem entender isso (é pena), e nem todos os adeptos do Braga são iguais. Infelizmente já passei por alguns sustos, sem que tivesse provocado ninguém, sendo vitima apenas de alguém que não tem noção do que é apoiar uma equipa, e deixar que os outros apoiem a dele. Para que fique claro não pertenço a nenhuma claque e não tenho nada contra elas, ainda assim nunca me bateram, mas já ameaçaram e em sitios que talvez eu não imaginasse, como por exemplo Vila do Conde (entrei no estádio ao intervalo e fui recebido à pedrada ainda fora do estádio, com a policia a não conseguir fazer nada para serenar os ânimos), Porto (quando ganhamos 3-1, não foi fácil chegar ao carro), Vila das Aves (num jogo para a taça) e isto sem contar com as idas a Guimarães! É pena e é triste que isto continue a acontecer, espero que no proximo jogo em casa as coisas sejam bem diferentes, a bem do desporto e a bem da nossa imagem. Rivalidade sim, violência nunca...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

JotaCC

Mais um excelente texto Cardoso já o tinha lido no jornal, gostei bastante este ano o jogo contra os milhafres vai ter um gosto especial muito diferente do anterior, devido as todos os factores que o  rodeam, vai ter muita tensão até nós aqui já criamos vários tópicos em que o assunto vai dar ao mesmo.