News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 29/09

Started by JotaCC, 29 de September de 2009, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Central Paulão está de volta


O central brasileiro, Paulão, treinou ontem a cem por cento e mostrou a Domingos Paciência que está em condições de ser chamado à equipa. O futebolista estava a contas com uma lesão muscular, que o impediu de participar nos últimos três jogos. No entanto, o futebolista reaparece, agora, em forma, apesar de não ser uma opção prioritária para o treinador. A dupla de centrais utilizada nos últimos jogos — Moisés e Leone — tem-se revelado imparável. E está para durar.

No entanto, não deixa de ser uma boa notícia para o treinador, numa altura em que as alternativas eram reduzidas. Rodriguez continua a treinar à parte, tal como Tiago Pinto. O internacional peruano pode, inclusive, falhar os compromissos da selecção nacional do Perú, apesar de ter sido convocado para os desafios com a Argentina e Bolívia, a contar para a fase de apuramento para o Mundial'2010.

O avançado Paulo César acusou mazelas no rescaldo do jogo em Olhão, mas já está operacional. E a provar está o facto de ter participado na sessão de ontem, sem qualquer limitação.
Ao fim de seis jogos no campeonato, a equipa técnica do Sporting de Braga revela já alguns cuidados com a gestão do plantel. Isso ficou bem vincado no treino de ontem, com Alan e João Pereira — dois totalistas do plantel — a efectuar trabalho de recuperação.

Não integraram sequer a peladinha, a fim de evitar o desgaste que já têm acumulado no competição.
O plantel comandado por Domingos Paciência regressa esta manhã aos trabalhos, pelas 10 horas, numa sessão aberta ao público.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos ameaça Jesus e Jesualdo

O impressionante arranque minhoto lança Domingos para os píncaros da história do clube. O treinador já bateu três recordes (melhor arranque, jogos consecutivos a ganhar e como líder), quebrou alguns mitos (ganhou em Olhão e no Marítimo, por exemplo) e caminha para muitas outras marcas inéditas, ao ponto de nesta altura estar bem lançado para ultrapassar Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus, os seus antecessores recentes mais bem sucedidos no clube. A igualdade já está consumada.

Foi o actual treinador do FC Porto que em 2005/06 falou pela primeira vez da vontade de quebrar recordes internos. Jesualdo considerou que, se o Braga já estava afastado da luta pelo título e dificilmente largaria os lugares europeus, então deveria saber motivar os seus jogadores com pequenas coisas. Falava a propósito da possibilidade de bater o recorde de golos sofridos. Conseguiu-o (22), ainda que Jorge Jesus o tivesse superado (21) depois, mas com pior média, uma vez que o campeonato só já tem 30 jornadas.

O professor foi também responsável por fazer o Braga ser líder à 19ª jornada, numa longevidade ímpar nesse posto, se bem que não de forma consecutiva. No final dessa época somou ainda o maior número de apuramentos europeus consecutivos: três.

Jorge Jesus, numa fase mais recente, contou com a Taça UEFA para o ajudar. Nunca um treinador do Braga tinha disputado 14 jogos europeus e muito menos levantado um troféu, ainda que menor (Intertoto). Pouco depois, ao vencer por 5-0 no Restelo, conseguiu o resultado mais volumoso de sempre fora de casa. Foi aí também que encerrou uma série de 10 jogos consecutivos sem perder (e repetiu-o), este sim um recorde que roubou a Jesualdo Ferreira.

Ora, em menos de três meses em Braga, Domingos segue imparável para fulminar todas estas marcas. Já é o melhor no que a vitórias consecutivas diz respeito (seis), bem como em relação ao melhor arranque de sempre. Em matéria de golos sofridos, só tem de manter a média para superar largamente os 22 de 2005/2006. Além disso, já se pode gabar de nenhum outro ter estado tanto tempo consecutivo na liderança.


Vandinho
"A união é o segredo deste momento"

Recuperou a braçadeira de capitão de equipa a tempo inteiro e é um dos grandes responsáveis por fomentar o bom ambiente. Talvez por isso Vandinho destaque a união dos jogadores "dentro e fora do campo", como o factor principal que conduz a esta liderança inesperada. Não há heróis. "A responsabilidade deste momento é de todos. A união do grupo é muito forte, quer dentro do campo como fora dele. É esse o segredo", justificou, na ressaca da sexta vitória consecutiva, que nem por ter sido conseguida no último minuto deve ser chamada de sorte. "É a estrelinha que vamos tendo a cada jogo. Estamos de parabéns. Este é um momento especial", confessou.

Falar em título é que é discurso proibido. Domingos já tinha avisado. "Pensamos apenas jogo a jogo", descartou-se o médio, que no terreno joga mais recuado do que com Jorge Jesus. A reformulação táctica tem a ver com a menor combatividade dos médios que alinham à sua frente.


Ala direita inspira cuidados

São a dupla mais atacante do Braga e, por isso, qualquer dor que possam sentir é motivo de preocupação. João Pereira e Alan são mais do que imprescindíveis e 35% dos ataques da equipa partem das suas iniciativas,

Os dois chegaram de Olhão tocados e o departamento médico não hesitou em impedir que treinassem de forma normal. Fizeram alguns minutos de corrida e passaram a outros exercícios específicos antes de abandonarem a sessão. As lesões dos dois jogadores não inspiram, em teoria, cuidados de maior, mas com uma preponderância tão forte na manobra da equipa é natural que ninguém queira arriscar.

Para se ter uma ideia ainda mais concreta da importância da dupla, basta explicar que 55% dos ataques da equipa são feitos pelo lado direito. Mais do que centro e lado esquerdo somados. Ambos são totalistas e o segundo é mesmo o mais ofensivo jogador do campeonato.

Ainda entre o grupo de lesionados, não se regista evolução nos quadros clínicos e Rodriguez, Paulão, Petterson e Tiago Pinto. Mas Paulo César e Adriano estão já a trabalhar em pleno.

Guerreiros na escola

A época para o marketing arsenalista também está a arrancar em força. Uma comitiva de dois jogadores estará hoje na Escola EB 2/3 de Ribeira de Neiva pelas 15h00, numa acção que visa alegrar os estudantes e simultaneamente aproximá-los da mística guerreira. O clube distribuirá lembranças e tentará cativar novos sócios.

Paulo Menezes no Egipto

O prospector de talentos da SAD arsenalista está no Egipto a assistir à evolução de Peña, que ainda ontem participou na goleada da Venezuela ao Tahiti, por 8-0. Foi, aliás, Paulo Menezes que aconselhou Peña, estando neste Mundial também atento a outros valores que possam emergir. Peña fica em prova pelo menos até dia 5 de Outubro.

O JOGO

JotaCC

A equipa
A fórmula do Braga

O Sp. Braga está a deitar por terra a teoria de que um treinador quando pega numa equipa precisa de seis meses para a pôr a render como deve ser.

É uma tese defendida por uns quantos ideólogos do pontapé na bola – quase sempre sem trabalho premiado – que gostam de fazer crer que o futebol é uma ciência oculta. Não é ciência oculta. Tão-pouco é ciência. Futebol é músculo, habilidade e estratégia e inteligência. Sorte também, na proporção exacta do que ela representa no resto da vida. O Braga já mostrou tudo isto, em seis jornadas. Resta perceber por quantas mais estes ingredientes vão continuar juntos, na medida exacta da fórmula mágica. Mas nunca científica.

Mário Pereira



A análise
Eu teimo, tu teimas, eles teimam

O Sp. Braga teima em somar vitórias. Seis em seis, que para já valem o segundo melhor arranque de um líder na última década. Melhor, até ver, só o FC Porto, que em 2007/08 chegou a oito em oito.

Alan teima em acertar contas com os golos: três em seis jogos, tantos quantos os que conseguira nos sessenta anteriores. Todos eles valeram vitórias à tangente. E, somados à assistência para o golo de Meyong à Académica, dão um lucro directo de oito pontos. O suficiente para fazer do brasileiro o MVP desta Liga, até ao momento.

E Domingos pode ir repetindo um discurso de outsider que lhe assenta bem. Pelo menos até ao tira-teimas com Jesus, em Novembro. Excepção a uma jornada de poucos golos e muitas expulsões – determinantes paraas vitórias dos três primeiros – o Benfica teima em reforçara onda de euforia. A saúde recuperada de Aimar, que vai acumulando assistências, faltas sofridas e cartões arrancados, permite-lheassumir o papel de chefe de orquestra. E Cardozo teima em mantera liderança nos marcadores,sublinhando-a com o número100º da Liga.

No clássico, resolvido pela cabeça de Falcão, Hulk recuperou ossuperpoderes e a apetência para deixar marcas no Sporting.Patrício bem teimou em mostrar a vocação de pára-penáltis:defendeu cinco em oito, desde a estreia na Liga, em 2006.Não chegou para evitar a derrota, porque a equipa teima em dar brindes nos minutos iniciais. E Paulo Bento, teimando com Polga para lá do razoável, retirou argumentos à tese de que a derrota ficou pré-determinada pela teimosia de Vítor Pereira, ao escolher Duarte Gomes.

Na Madeira, o consulado de Carvalhal chegou ao fim com a terceira derrota consecutiva por 1-2. Somando as 11 jornadasda época passada, foram 13 pontos em 17 jogos, rendimento de quem luta para não descer. Convenhamos, prosseguir a aposta era teimosia a mais. Mesmo numa jornada tão cheia de casmurrices e cabeças duras, por algum lado a corda haveria de partir.

Nuno Madureira

   

CORREIO DA MANHA

   

Bruno3429

Guerreiros na elite europeia
Por Pascoal Sousa

Apenas oito equipas do Velho Continente venceram todos os jogos das respectivas ligas. Os bracarenses estão neste grupo, ao lado de alguns milionários como Real Madrid e Barcelona.

O Sp. Braga é o orgulhoso representante luso de um restrito grupo de equipas na Europa que ganharam todos os jogos do Campeonato. As duas potências do futebol espanhol estão lá, com cinco vitórias em outros tantos desafios, mas o Chelsea saiu recentemente do clube de elite, ao perder com o modesto Wigan.

Também o Galatasaray, de Frank Rijkaard, empatou com o Eskisehirspor e quebrou um ciclo de seis triunfos consecutivos, mas a Turquia mantém o fantástico Fenerbahçe - sete batalhas ganhas! - na liderança de uma tabela com formações europeias 100 por cento vencedoras, que conta ainda com o milionário Panathinaikos e os menos conhecidos Maccabi Haifa (Israel), Omonia (Chipre) e Valletta (Malta).

A Bola

Bruno3429

Rodríguez reintegrado
CENTRAL RECUPERADO DE LESÃO MUSCULAR
 
 

O destaque do treino desta terça-feira do Sp. Braga é a reintegração de Rodríguez, central que sofreu uma lesão muscular no jogo na Madeira e volta a estar disponível

Com a recuperação do internacional peruano, o treinador dos minhotos fica com todas as opções para o eixo da defesa à disposição, dado que Paulão também já foi dado como apto, depois de recuperado de uma lesão muscular.

À semelhança de segunda-feira, Alan e João Pereira, mantiveram alguns condicionalismos mas tudo indica que não está em causa a sua presença no jogo de sábado com o V. Setúbal.

Record

Bruno3429

Rodriguez integrado
Por Redacção

O central peruano do Sp. Braga realizou esta terça-feira o primeiro treino desde que se lesionou na perna direita no jogo da 4.ª jornada com o Marítimo.

Rodriguez começou por realizar corrida no início da sessão mas calçou as chuteiras mais tarde para integrar normalmente os trabalhos com o restante plantel arsenalista.

Indisponíveis para Domingos Paciência continuam Tiago Pinto (fractura num dedo do pé esquerdo) e Peterson (lesão meniscal). Cristiano (sub-20) Peña (Venezuela) estão ao serviço das respectivas selecções e, por isso, voltaram a falhar o treino.

A Bola

JotaCC

Rodriguez já está apto

O plantel do Sp. Braga treinou esta terça-feira e a única nota de destaque do dia vai para reintegração do defesa central, Rodríguez, que sofreu uma lesão muscular no encontro na Madeira e desta forma, volta a estar apto para jogar.

Com a recuperação do internacional peruano, Domingos Paciência conta com todas as opções disponíveis para o centro da defesa, dado que Paulão também já está apto, após ter recuperado de uma lesão muscular.

Por outro lado, Alan e João Pereira, continuam com condicionalismos mas tudo indica que não está em causa a sua presença no encontro, deste sábado, diante do V. Setúbal.

O JOGO

JotaCC

Mundial Sub-20: Venezuela, com bracarense Peña, dá 8-0
Goleada frente ao Taiti

A selecção venezuelana de sub-20 goleou esta segunda-feira o Taiti por incríveis 8-0 (mesmo resultado sofrido frente à Espanha), na segunda ronda do Grupo B do Mundial da categoria. Angelo Peña, do Sp. Braga, foi titular na partida, mas não chegou ao final do encontro.

Os números não enganam: foi uma vitória fácil dos sul-americanos, que aos quatro minutos de jogo já venciam por 1-0, graças a um golo de Rondon. Velásquez aumentou para 2-0 aos 20 minutos e, logo a seguir, o Taiti ficava reduzido a dez elementos. Acabaria o jogo com nove, dando argumentos à Venezuela para chegar aos 8-0.

Rondon completou o «hat trick» com uma grande penalidade e um golo no Segundo tempo; Rojas apontou um e Yonathan del Valle também fez um «hat trick». Quanto a Peña, saiu aos 62 minutos.

Com este resultado, os venezuelanos estão apurados para a fase seguinte, tal como a Espanha, que venceu a Nigéria.

MAIS FUTEBOL

JotaCC


João Pereira e Alan condicionados

O defesa direito João Pereira e o extremo Alan, do Sporting de Braga, líder isolado da Liga portuguesa de futebol, sofrem de mialgias nas coxas esquerdas, informou hoje o clube no seu sítio oficial na Internet.

Segundo o boletim clínico, ambos os jogadores "fazem tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado", mas estas limitações não devem ser impeditivas de alinharem sábado, na recepção ao Vitória de Setúbal, da sétima jornada.
As outras novidades são boas notícias para o treinador Domingos Paciência uma vez que na informação clínica já não constam os centrais Paulão e Rodriguez.
O brasileiro e o peruano estão refeitos das lesões musculares que os afastaram dos últimos jogos e integraram já em pleno os trabalhos do plantel.
Lesionados continuam ainda Tiago Pinto e Peterson, a recuperarem de uma fractura do quinto metatarso do pé direito e de uma lesão meniscal do joelho esquerdo, respectivamente.

RTP

JotaCC

João Pereira e Alan condicionados

O defesa direito João Pereira e o extremo Alan, do Sporting de Braga, líder isolado da Liga Sagres, sofrem de mialgias nas coxas esquerdas, informou hoje o clube no seu sítio oficial na Internet.

Segundo o boletim clínico, ambos os jogadores "fazem tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado", mas estas limitações não devem ser impeditivas de alinharem sábado, na recepção ao Vitória de Setúbal, da sétima jornada.

As outras novidades são boas notícias para o treinador Domingos Paciência uma vez que na informação clínica já não constam os centrais Paulão e Rodriguez.

O brasileiro e o peruano estão refeitos das lesões musculares que os afastaram dos últimos jogos e integraram já em pleno os trabalhos do plantel.

Lesionados continuam ainda Tiago Pinto e Peterson, a recuperarem de uma fractura do quinto metatarso do pé direito e de uma lesão meniscal do joelho esquerdo, respectivamente.

O JOGO

JotaCC

TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 30 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.



OS GVERREIROS DO MINHO VOLTAM À ESCOLA


O SC Braga tem vindo a desenvolver, desde há dois anos (época de 2007/08), as visitas às escolas da nossa região, tendo como objectivo promover o clube, aumentar a sua massa associativa e fazer com que se torne num clube de elite e referência, quer na vertente desportiva, quer na social.

Com esta preocupação de uma maior aproximação do Clube à região e aos menores, o SC Braga captou muitos novos sócios e proporcionou muitos momentos de alegria e satisfação. Neste sentido, e na tentativa de aumentar ainda mais a família dos Gverreiros do Minho, despertando os jovens para a importância do Clube na região, mas também fazê-los ver que têm um papel de inquantificável valor na "vida" deste Clube, retomaremos as visitas às escolas. O apoio destes jovens, a divulgação do Clube e o orgulho de pertencerem à família dos Gverreiros do Minho farão, com toda a certeza, engrandecer o já enorme nome desta instituição e o respeito pelo seu trabalho e espírito de conquista.

Desta forma, o SC Braga visitará novamente escolas durante esta época desportiva. A primeira acção realiza-se já amanhã na Escola EB 2, 3 de Ribeira de Neiva pelas 15h00. Esperamos proporcionar aos alunos desta escola grandes momentos de alegria e satisfação e incutir-lhes o espírito que faz de nós os verdadeiros Gverreiros do Minho.

BOLETIM CLÍNICO


João Pereira

Mialgia na fase posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Alan

Mialgia na fase posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Tiago Pinto

Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson

Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Braga, 29 de Setembro de 2009


O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo


O EXEMPLO DE PAULINHO


O dia 29 de Setembro ficará, seguramente, na memória de Paulo Alexandre (ou Paulinho, como carinhosamente é tratado), que esta manhã sentiu de perto o apoio e carinho de jogadores e treinadores do SC Braga. O sócio 20 913 dos Gverreiros do Minho, de cinco anos de idade, é um exemplo de amor ao nosso Clube, tendo sido comovente assistir à emoção por ele sentida ao partilhar o palco com os nossos jogadores. Nesta manhã, não foram os atletas os protagonistas, mas sim Paulinho, um verdadeiro craque da vida, que na ternura dos seus cinco anos serve de exemplo e inspiração para todos os Gverreiros do Minho. Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas o brilho que Paulinho tinha nos olhos é impossível de descrever.

Paulo Alexandre, sócio 20 913, juntou-se também à nossa Legião de Gverreiros do Minho com cadeira anual no Estádio AXA, sendo certo que os nosso jogadores têm, desde hoje, um apoio bastante especial.


100 NOVOS SÓCIOS NA EB 2,3 DE RIBEIRA DE NEIVA

Os Gverreiros do Minho "voltaram" à escola, retomando uma iniciativa de sucesso que na época passada conquistou mais 2000 novos sócios para a nossa Legião. A EB 2,3 de Ribeira de Neiva foi a escolhida para a entrada em força na época 2009/10, com Alan e Diogo Valente a serem recebidos em euforia pelas mais de 250 crianças presentes. Cachecóis, camisolas e, acima de tudo, um enorme fervor braguista marcou este encontro, com os jogadores do SC Braga a serem inexcedíveis em corresponder a todas as solicitações numa escola onde mais de cem alunos receberam orgulhosamente o seu cartão de sócio dos Gverreiros do Minho. A Legião não pára de crescer.


S.C.BRAGA.PT