News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 28/09

Started by Bruno3429, 28 de September de 2009, 05:53

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Os hábitos que fazem o líder
GRUPO CHEIO DE REGRAS E ROTINAS 

 
Parece haver uma áurea de superstição a pairar no Estádio Axa, onde o líder destacado assenta arraiais e prepara cada jogo como se fosse uma... final!

O início histórico da equipa de Domingos Paciência não tem assim muitos segredos para revelar, mas justifica-se essencialmente por uma filosofia de rotinas adquiridas que muito raramente são quebradas.

De facto, toda a preparação do jogo seguinte parece tirada a papel químico do anterior, como se fossem os hábitos a fazer este líder cada vez mais pouco surpreendente. Em equipa ganha e não se mexe em... nada, mesmo na política de comunicação extremamente rigorosa para um clube que tem ainda muito a crescer em pessoas e números. Mas como a fórmula tem sido ganhadora, não há crítica que resista a seis vitórias consecutivas e a uma dinâmica adquirida com hábitos que chegam de trás. O prisma, regista-se, é consensual e natural, visando, sobretudo, proteger os jogadores de uma eventual onda de entusiasmo que poderia pairar sobre as suas cabeças. Não há abertura para entrevistas, apenas para declarações de circunstância no final dos jogos e, mesmo assim, Mossoró deixou escapar um "acreditamos no título" logo após a vitória sobre o FC Porto. Aí surgiu o timoneiro Domingos Paciência, também ele habituado como jogador a viver na sombra de uma exposição mediática perfeitamente controlada, a colocar o discurso no seu lugar, abrangendo uma missão coletiva que, por agora, não passa de continuar a percorrer o trilho da história. Por isso é que Domingos disse, antes do jogo de Olhão, para lhe fazerem essa pergunta do título a cinco jornadas do fim da Liga. Até lá é... acreditar!


Record

Bruno3429

Euforia vende lugares

O entusiasmo provocado pela liderança da Liga Sagres pode ser uma importante ajuda para continuar a comercializar lugares anuais. O clube já vendeu mais de sete mil, mas ambiciona outros patamares. Assim, e por 15 euros, qualquer sócio pode adquirir uma cadeira, estando já incluído o bilhete para o jogo com o Setúbal, a disputar sábado (21h15).


Dúvidas em torno dos avançados

Paulo César lesionado, Adriano em gestão de esforço. O panorama do treino de sábado deixa antever algumas dificuldades para Domingos Paciência no retomar dos trabalhos, agendado para hoje, às 10 horas.

Paulo César será reavaliado e Adriano poderá fazer outro tipo de treino, pelo facto de não jogar há muito tempo. Ambos estarão disponíveis para o Setúbal, mas o treinador deseja-os a 100 por cento o mais rapidamente possível, para que possa ensaiar a estratégia. Rodriguez e Paulão também serão vistos.


Leone imbatível contra Rodriguez

A pergunta é premente: Como resolverá Domingos Paciência a situação de André Leone quando Rodriguez regressar? É que o peruano é um titular absoluto, mas foi quando o brasileiro se juntou a Moisés que o Braga parou de sofrer golos.

Não é fácil, nesta altura, arriscar uma resposta com certeza, sabendo-se de antemão que qualquer decisão parece correcta. Rodriguez é um dos maiores activos da SAD e tem sido primeira escolha de todos os treinadores que passaram por Braga nos últimos anos. Mas a verdade é que, enquanto foi titular, a equipa sofreu sete golos. Em quatro deles (Elfsborg) pode argumentar que não estava ao lado de um velho conhecido (primeiro Frechaut, depois Paulão) mas os outros três já foi com Moisés ao lado.

Rodriguez foi substituído aos 41' do jogo com o Marítimo. Desde então passaram 229' e Eduardo não voltou a ser alvejado. Tanto tempo quanto o que leva Leone desde então. Imbatível, recusa ceder o lugar. Domingos tem a palavra no dia que Rodriguez recuperar.


Banco de suplentes denuncia táctica

As segundas partes não têm tido substitutos em destaque, mas a composição do banco de suplentes denuncia de antemão as intenções atacantes de Domingos. Raras vezes sentam-se dois defesas a seu lado.


Ùltimos no fora-de-jogo

Seis jogos, sete foras-de-jogo. Um dos segredos deste Braga para marcar golos (Meyong, na foto) é a facilidade com que os seus avançados evitam o fora-de-jogo, situação que tantas vezes faz desperdiçar excelentes oportunidades de golo. Só o Rio Ave tem marca igual, já FC Porto, Setúbal e Leixões são os mais penalizados. Ou, se preferirem, os menos atentos.


O segredo está nas segundas partes

Jogo 1ª parte 2ª parte Diferença

Académica (c) 0-0 1-0 + 2 pontos

Sporting (f) 0-1 1-2 Igual

Belenenses (c) 1-0 3-1 Igual

Marítimo (f) 1-1 1-2 + 2 pontos

FC Porto (c) 0-0 1-0 + 2 pontos

Olhanense (f) 0-0 0-1 + 2 pontos

Acção 1ª parte 2ª parte Diferença

Ataques 112 120 + 7%

Remates 39 54 +38%

Cruzamentos 57 68 +19%

Cantos 19 19 00,00%



Acordar ao intervalo e massacrar até ao fim
ANDRÉ MORAIS

Domingos Paciência foi muito simplista quando O JOGO lhe perguntou o que disse aos jogadores no intervalo do jogo de Olhão. O treinador contou que pediu crença aos jogadores, com a certeza de que a vitória aconteceria. Ora, a receita foi seguida a preceito e os arsenalistas arrasaram. Só marcaram um golo mas multiplicaram os índices ofensivos: passaram de 16 ataques na primeira parte para 33 na segunda; seis remates converteram-se em 16, e sete cruzamentos foram um terço dos 21 da etapa complementar. O jogo de Olhão foi assim, os outros também. Este Braga acorda ao intervalo e atropela os adversários após esse período.

A conclusão é lógica e baseia-se não só na análise estatística. Os resultados, afinal o único índice que realmente importa, também comprovam o crescimento da equipa a cada 45 minutos. Nos seis jogos já disputados, os guerreiros conseguiram quatro vitórias após o intervalo: Académica, Marítimo, FC Porto e Olhanense. Foram oito pontos muito importantes a juntar a outros que pareciam certos na primeira metade (Sporting e Belenenses) , mas que só foram segurados na recta final. É que a apetência para ganhar jogos no segundo tempo corresponde à crença que a equipa deposita até ao final do jogo. Aliás, só o FC Porto não provou golos nos últimos 10 minutos.

A saúde física da equipa é invejável (mérito também dos adjuntos Miguel Cardoso e Rui Santos) e ninguém aguenta com uma pedalada tão elevada. A equipa assume os jogos e nunca se contenta com o empate. Imprime velocidade e acredita em velhas máximas para chegar às balizas. Por isso, abusa do chuveirinho e remata de qualquer sítio. Os adversários jogam debaixo de fogo permanente.

O Jogo

Bruno3429

Arranca hoje 'operação Setúbal'

É um líder com a moral ao mais alto nível que dá hoje início à 'operação Setúbal', de olho em escrever mais uma página na história do clube.
Na liderança incontestável do campeonato, o Sp. Braga soma seis vitórias consecutivas feito inédito para o clube e um dos melhores registos da Europa e, caso triunfe, em casa, frente ao Vitória de Setúbal pode mesmo ultrapassar a marca dos ingleses do Chelsea, que tinham seis vitórias, mas perderam no última jornada em casa do Wigan.

O jogo (sábado, pelas 21.15 horas) terá, por isso, todos os ingredientes para um forte apoio do público. Aliás, os adeptos têm marcado forte presença nos treinos, com palavras de incentivo e apoio ao líder, como se prevê esta manhã, no treino à porta aberta a partir das 10 horas.

Correio Minho

Bruno3429

Aposta em Meyong é para manter
Por Pascoal Sousa

Não será um penalty falhado a tirar-lhe a titularidade. Adriano é séria ameaça mas camaronês tem mais ritmo e resistência. Na Liga marcou sempre nos últimos 10 minutos.

Meyong vai continuar a ser a principal arma ofensiva do ataque bracarense. Criticado por alguns sectores da massa associativa pela forma como falhou uma grande penalidade em Olhão, o internacional camaronês deverá segurar a titularidade frente ao V. Setúbal.

Ainda que Adriano tenha entrado bem na dura batalha com o Olhanense, somando os primeiros minutos oficiais com a camisola arsenalista, esse dado apenas reforça a ideia de que a luta interna por um lugar no onze vai aquecer no futuro.

Domingos Paciência possui um lote respeitável de unidades de ataque e como referência de área tem ainda Yazalde, sem esquecer Paulo César, que tem explodido na asa esquerda mas que também jogar no meio. A fartura de soluções estimula a concorrência, mas na hierarquia dos avançados Meyong conserva o estatuto de primeira opção.

A Bola

JotaCC

Paulão integrado

O defesa brasileiro, que falhou os últimos três jogos do Sp. Braga devido a uma lesão na coxa esquerda, foi integrado no treino desta segunda-feira e trabalho sem qualquer limitação.

Por seu lado, Rodriguez (lesão na perna esquerda) voltou a treinar condicionado (corrida), enquanto João Pereira e Alan, titulares no jogo com o Olhanense (vitória por 0-1) realizaram recuperação física.

Paulo César, que se apresentou limitado no final da semana passada, também trabalhou normalmente, numa sessão em que o guarda-redes Cristiano, ao serviço da selecção sub-20, esteve ausente.

O plantel comandado por Domingos Paciência volta a treinar amanhã pelas 10 horas, de novo à porta aberta.

A BOLA

JotaCC

Paulão de novo à disposição de Domingos

O destaque do treino dos bracarenses desta segunda-feira vai para a integração do defesa brasileiro, Paulão, que falhara os últimos três jogos devido a uma lesão na coxa esquerda.

Rodriguez continua com trabalhos condicionados devido à lesão na perna esquerda, enquanto João Pereira e Alan realizaram recuperação física.

O guarda-redes Cristiano esteve ausente do treino pois encontra-se ao serviço da selecção sub-20.

Os pupilos de Domingos Paciência voltam a treinar-se amanhã, às 10 horas.

O JOGO

Bruno3429

Paulão volta ao ativo
RODRÍGUEZ AINDA TEM DE ESPERAR
 
 

O líder voltou ao trabalho com a novidade da plena integração de Paulão. Ao fim de três semanas de ausência devido a uma lesão muscular, o defesa-central é mais uma opção para Domingos Paciência, mas vai ter de esperar pela sua vez, dado que a titularidade no eixo da defensiva está nesta fase entregue à dupla Moisés/André Leone.

O peruano Rodríguez continua a recuperar de um problema muscular e não deve ser esta semana que será dado como apto.

O Sp. Braga iniciou esta manhã a preparação para o jogo de sábado, frente ao V. Setúbal, no Estádio Axa, às 21.15 horas. O guarda-redes Cristiano está no estágio dos Sub-20 e Peña continua no Mundial da categoria ao serviço da Venezuela. Hoje há novo treino, a partir das 10 horas, à porta aberta.

Record

Bruno3429

RESULTADOS – DEPT. FUTEBOL DE FORMAÇÃO

Sortes distintas para as equipas de futebol jovem que disputam os campeonatos nacionais. Enquanto que Juniores e Juvenis perderam, a equipa de Iniciados somou novo triunfo na manhã de Domingo (na foto).

Com o Estádio 1º de Maio a registar mais uma grande assistência, a equipa júnior recebeu o FC Porto, líder da prova, e mostrou valor para aspirar a outro lugar na classificação. Se o adversário, a espaços, foi mais dinâmico na primeira parte – onde a equipa se pode queixar de uma grande penalidade por assinalar sobre Januário – o SC Braga dominou por inteiro a segunda parte mas não conseguiu ser mais eficiente. A perder por uma bola a zero no fim da primeira parte, os jovens Gverreiros tudo fizeram para conseguir a reviravolta, mas um golo em posição irregular perto do final da partida quase sentenciou o resultado. Quase, porque neste clube a determinação é elevada e Élvis ainda fez o 1–2  em cima dos 90`, para na compensação desperdiçar uma soberana ocasião para obter o empate que traria mais justiça ao marcador. Os jovens Gverreiros do Minho acreditaram mais e durante mais tempo que o adversário que seria possível recuperar mas não sairam devidamente recompensados.

O SC Braga está agora na 9ª posição com 6 pontos, a sete de distância dos dois primeiros, que defrontou nas duas últimas jornadas.

A equipa de Juvenis A saiu derrotada da visita a Freamunde pela terceira época consecutiva. Antes de sofrer o primeiro golo na primeira parte, Erivaldo teve uma boa chance mas não conseguiu converter em golo o que poderia dar outro rumo ao jogo. Maia também desperdiçou uma ocasião com o marcador já a favor dos locais antes do intervalo. A segunda parte foi dividida mas o adversário foi a única equipa a conseguir obter um golo fazendo o 2-0. Os jovens Gverreiros estão no 6º lugar com 7 pontos, menos seis que os líderes, Varzim e Padroense.

No Campo da Ponte, os Iniciados A receberam e venceram o FC Famalicão por 2-1. O adversário adiantou-se no marcador aos 9` através da marcação de uma grande penalidade. Gama logo de seguida igualou a contenda com Miguel antes do intervalo a estabelecer o resultado final. A segunda parte foi de domínio bracarense mas sem conseguir dilatar o resultado. O SC Braga mantém-se na 3ª posição com sete pontos, com atraso de dois pontos para V. Guimarães e Bragança.

Os Juvenis B ainda estão na fase de preparação da nova época tendo vencido um jogo particular frente ao Vilaverdense por 3-1. No próximo fim-de-semana iniciam a participação no Campeonato Distrital da AF Braga com uma deslocação ao terreno do Gil Vicente.


OS GVERREIROS DO MINHO VOLTAM À ESCOLA

O SC Braga tem vindo a desenvolver, desde há dois anos (época de 2007/08), as visitas às escolas da nossa região, tendo como objectivo promover o clube, aumentar a sua massa associativa e fazer com que se torne num clube de elite e referência, quer na vertente desportiva, quer na social.


Com esta preocupação de uma maior aproximação do Clube à região e aos menores, o SC Braga captou muitos novos sócios e proporcionou muitos momentos de alegria e satisfação. Neste sentido, e na tentativa de aumentar ainda mais a família dos Gverreiros do Minho, despertando os jovens para a importância do Clube na região, mas também faze-los ver que têm um papel de inquantificável valor na "vida" deste Clube. O apoio destes jovens, a divulgação do Clube e o orgulho de pertencerem à família dos Gverreiros do Minho farão, com toda a certeza, engrandecer o já enorme nome desta instituição e o respeito pelo seu trabalho e espírito de conquista.

Desta forma, o SC Braga visitará novamente escolas durante esta época desportiva. A primeira acção realiza-se já amanhã na Escola EB 2, 3 de Ribeira de Neiva pelas 15h00. Esperamos proporcionar aos alunos desta escola grandes momentos de alegria e satisfação e incutir-lhes o espírito que faz de nós os verdadeiros Gverreiros do Minho.


TREINO TERÇA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA ABERTA  

O plantel do SC Braga treina terça-feira, dia 29 de Setembro, às 10h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga