News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 25/09

Started by JotaCC, 25 de September de 2009, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Presidente do Benfica em dívida com António Salvador


O presidente da Benfica SAD vai ser inquirido a 17 de Novembro na qualidade de representante legal do réu do processo, movido pela Britalar, por alegadas obras adicionais não contratualizadas na construção do Centro de Estágio. Luís Filipe Vieira faltou à primeira audiência, a 2 de Junho, "por motivos imprevistos e inadiáveis", como determinou o juiz Nuno Salpico que ficasse exarado, e estava notificado para comparecer a 18 de Junho na 13.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, no Palácio da Justiça.

No entanto, a segunda sessão de julgamento não se realizou depois de os advogados do Benfica e da Britalar terem apresentado pedido de suspensão por um período de 30 dias para tentarem um acordo. A Benfica SAD recusou um acordo e tentou-se um compromisso, designando um tribunal arbitral, o que não foi possível.
Como o entendimento não existiu, o juiz agendou agora novas audiências, a primeira, marcada para as 10:00 horas de 17 de Novembro, destinada a ouvir o dirigente do Benfica e quatro testemunhas arroladas pela Britalar, empresa de António Salvador, presidente do Sporting de Braga.

Na segunda, programada para 23 de Novembro, serão ouvidos dois elementos indicados pelo clube, entre as quais o antigo vice-presidente do património Mário Dias e uma testemunha da empresa de construção civil.
Para 26 do mesmo mês está previsto a inquirição de mais duas testemunhas do Benfica e as alegações finais do processo, em que está em causa a construção do Centro de Estágio do clube, no Seixal, obra inicialmente orçada em 12,96 milhões de euros, em meados de 2004.

Mais tarde, a empreitada foi renegociada com a Britalar em mais 2,5 milhões de euros, mas, como disse António Salvador na primeira audiência, o Benfica apresentou mais projectos de especialidade em Janeiro de 2005.

A empresa comunicou ao clube que a adjudicação teria de ser feita mediante o pagamento de mais três milhões de euros e, já com as obras do complexo a decorrerem, António Salvador reuniu-se com Luís Filipe Vieira e Mário Dias, que se comprometeram a negociar essa verba adicional num jantar. Nesse encontro, as partes estabeleceram que o montante seria reduzido de três para 2,5 milhões de euros, mas, como vincou António Salvador em tribunal, apenas foi reduzido a contrato "quase dois meses depois'.

No entanto, a Britalar reclama mais 1,6 milhões de euros em obras alegadamente executadas e que não estavam previstas no contrato de empreitada, enquanto o Benfica entende que não há lugar a pagamentos adicionais e também constituiu a empresa como réu.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga: 'Xerife' em forma

A dúvida pairou até à última hora. Moisés sofreu uma mialgia e trabalhou com algumas limitações ao longo da semana. Mas recuperou e acabou por ser convocado para o jogo desta noite com o Olhanense, refente à sexta jornada da Liga Portuguesa de Futebol, com início às 20.25 h.

Será, portanto, uma aposta incontestável na equipa inicial, sendo um dos principais pilares — totalista — na formação arsenalista. Não se perspectivam alterações em relação à equipa inicial em comparação com o último jogo do campeonato, depois do triunfo diante do FC Porto.
Na lista dos convocados, porém, há duas novidades de relevo. As chamadas de Adriano e Osvaldo. pela primeira vez convocados pelo treinador do Sporting de Braga para compromissos oficiais.

Foram os últimos reforços a integrar o plantel. Adriano só esta semana começou a treinar a cem por cento, depois de ter acusado al guns problemas, e ameaça complicar as contas do treinador no que diz respeito às opções para o ataque. Mas, para já, não consegue retirar o lugar a Meyong ou Paulo César.

Osvaldo também actua como avançado. Teve algum tempo para a adaptação ao clube, uma vez que desconhecia o futebol nacional. O jogador brasileiro (22 anos) chegou a Braga oriundo do Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos) na última semana de Agosto. Tem-se revelado como um atacante de grande mobilidade, garantindo alternativa ao treinador para várias posições no ataque.

A lista dos convocados para Olhão contempla assim a presença de 20 jogadores.
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo e Ney;
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Alan, Matheus e Diogo Valente;
Avançados: Paulo César, Meyong, Yazalde, Adriano e Osvaldo

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mal-entendido dividiu ex-dragões

Jorge Costa e Domingos foram colegas no FC Porto durante sete anos. Uma relação de proximidade natural que foi abalada no início da época 2007/08, depois de uma confusão a propósito de um comentário feito pelo actual treinador arsenalista à forma de jogar do Braga, na época treinado por Jorge Costa. Domingos trabalhava para a Sport TV e terá sido visado pelo treinador do Olhanense no final de uma vitória na Amadora, dedicada a quem "ao intervalo fez declarações inoportunas."

Perante a dúvida criada em torno da ida de António Salvador ao balneário, Jorge Costa negou em comentário que o destinatário fosse o presidente. "Foram dirigidas a alguém exterior, que usou um meio de comunicação social", leu-se. Domingos apressou-se a demarcar-se do caso. "O alvo dele não era eu. Foi o Jorge Costa a ganhar o jogo quando mexeu no sistema e tenho a certeza que não entrei no campo profissional de um colega meu. Está alguém a usar-me como guarda-chuva", disse. Jorge Costa nunca esclareceu devidamente a questão e as dúvidas perduram. A amizade não é intensa, mas a cordialidade de relações permanece. "Está a fazer história no Olhanense. Tem o seu valor. Não falei com ele recentemente", comentou Domingos. Hoje os técnicos vão cumprimentar-se.

Em destaque |Castro

2 | Patrão em crescimento Embora já contabilize um título de campeão, em 2007/08, na Liga Vitalis, Castro ainda está a tentar afirmar-se na liga principal. E tem-no feito da melhor maneira, assumindo-se como o patrão do Olhanense e marcando golos de levantar o estádio (o de Alvalade é o melhor exemplo). Produto das escolas do FC Porto, este médio internacional sub-21, cujos principais atributos são a visão de jogo e a potência do remate, leva duas jornadas consecutivas a "facturar" e é o máximo artilheiro dos algarvios (dois golos). Hoje tentará a terceira seguida.

45 | Inclinação à direita

Alan tem sido uma figura em destaque e, por isso, não estranha que o Braga tenha a tendência para atacar pelo flanco do brasileiro. Desde que arrancou a Liga Sagres, o extremo já conduziu 45 ataques - é o quinto melhor registo da prova -, 32 das quais pela direita. Mas a "culpa" deve ser atribuída igualmente a João Pereira, já que o lateral-direito também adora subir no terreno.

86 | Faltas úteis

O Olhanense pratica um futebol que chega a entusiasmar os adeptos, mas também joga feio quando é preciso. De resto, é mesmo a quarta equipa mais faltosa da Liga Sagres (86), com uma média de 17,20 por jogo. O Braga é a terceira, com... 87.

Sport TV1 | 20h15

Estádio José Arcanjo

Árbitro Jorge Sousa [AF Porto]

Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

Treinador Jorge Costa

24 Ventura GR

15 Miguel Garcia LD

3 Sandro DC

2 Anselmo DC

20 Stephane LE

6 Tengarrinha MD

10 Castro MO

16 Rui Duarte MO

9 Toy AD

17 Ukra AE

29 Rabiola AV

1 Bruno Veríssimo GR

4 Éder Baiano DC

5 Pietravallo MD

8 Messi MO

23 Paulo Sérgio MO

22 Zequinha AV

19 Greg Nwokolo AV

Excluídos: Rui Baião e Carlos Fernandes (vermelho), cumprem o segundo e último jogo de castigo

Em risco de exclusão: Miguel Garcia, com quatro amarelos

Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

4 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

19 Meyong AV

9 Paulo César AE

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

68 Ney DC

23 Madrid MD

7 Osvaldo AD

11 Diogo Valente AE

99 Matheus AE

14 Yazalde AV

81 Adriano AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Nada a assinalar



Domingos Paciência
"Jamais assumiremos candidatura ao título"

Foram 18 minutos de intenso bombardeamento de perguntas, a maioria delas com enfoque no primeiro lugar que o Braga ocupa. Diríamos surpreendente, não fosse Domingos rebater de imediato. "Bem pelo contrário. Acredito no meu trabalho e na valia dos meus jogadores. Quem vê os jogos do Braga vê que não é anomalia nenhuma".

Falar em candidatura ao título é, porém, bem diferente. "Gostaria que as pessoas continuassem a viver muito tempo na expectativa sobre o que é que este Braga pode ser. Mas há uma coisa muito importante. Nem eu, nem os meus jogadores, jamais vamos assumir candidatura ao título. Mas claro que o grupo quer manter-se na liderança o máximo de tempo possível", vincou, chegando a irritar-se perante tanta insistência. "Então se quando tiverem passado 25 jornadas estivermos nesta posição, eu assumo", acrescentou.

Sobre o Olhanense, confirmou que o que viu contra o Sporting faz antever muitas dificuldades. "É uma equipa de jovens e essa irreverência pode criar dificuldades. O grande erro do futebol é quando as pessoas desvalorizam os que à partida não são tão fortes. Esse é o erro que não poderemos cometer", alertou, desvalorizando a crença algarvia. "É natural essa confiança. A nós resta-nos contrariar. A abordagem ao jogo terá de ser ainda mais forte, pois do outro lado querem ganhar ao líder."

Por fim, falou sobre o que espera dos outros jogos: "Quem estiver a ver o jogo em casa vai torcer pela nossa derrota, da mesma forma que nós jogamos com os resultado dos outros. O Benfica está a dois pontos e não vou torcer de maneira nenhuma para que ganhe."

Sem resposta para Jesus e comentários ridículos

Jorge Jesus puxou o mérito da escolha do actual plantel bracarense para si, mas Domingos recusa responder-lhe até se irritou quando se tocou no assunto: "Passo à frente. Façam-me outra pergunta." Jesus ficou sem resposta, mas o ruído de fundo a propósito da liderança do Braga, não: "É natural que quem está atrás tente algumas estratégias para desculpabilizar ou tirar confiança. Ando no futebol há muitos anos. Nada me surpreende, às vezes até o ridículo".


Perito aplaude opção pelo voo


A decisão dos arsenalistas em viajar de avião até ao Algarve é elogiada por José Neto, professor universitário especialista em metodologia de treino e antigo preparador físico de FC Porto... e Braga. "Não me surpreende, porque o Domingos trabalha ao nível da excelência. O clube atingiu uma bitola altíssima e oferece aos jogadores condições ao nível dos melhores", refere, sublinhando que a escolha não é nova em Portugal, pois o FC Porto já o fazia na era Artur Jorge, com quem trabalhou. "Quando tínhamos um jogo em Portimão e depois um jogo europeu, deslocávamo-nos ao Algarve de avião", lembra. Aliás, José Neto só vê vantagens. "Os jogadores passam menos tempo sentados do que se fossem de comboio ou autocarro, e ganha-se tempo. É menos desgastante e o regresso de avião vai permitir uma recuperação melhor para o próximo jogo. O Braga pensou no presente e no futuro, e esta viagem pode aumentar os níveis de coesão da equipa. Além disso, o grau de exigência dos atletas é maior para este jogo, porque eles, sentindo este apoio, vão querer dar o melhor de si para responderem à altura", observa. Ontem, Domingos justificou assim a opção: "Pouco tempo no ar para mantermos os pés bem assentes na terra. Estamos a trabalhar bem".

Com uma comitiva de 40 elementos, o Braga poupou (e muito) no tempo, mas esticou-se nos gastos. Se nem vale a pena comparar com os custos de uma viagem de autocarro, o charter fretado "triplica" o Alfa Pendular, cujo preço dos bilhetes, de ida e volta, em primeira classe, é de 131 euros.


Adriano e Osvaldo em estreia absoluta

A chamada dos avançados Adriano e Osvaldo surpreendeu, na medida em que Domingos Paciência não costuma convocar 20 jogadores. E se o segundo pode mesmo ser suplente, é de crer que Adriano só viajou para se começar a integrar no grupo. Na viagem para Olhão teve 50 minutos para fortalecer a relação com os colegas. Foi o tempo que o charter fretado demorou até Faro. António Salvador chefiou a comitiva, que ficou instalada em Vilamoura. Hoje, a equipa regressa a Braga logo após o término da partida.



História para o neto de Garcia


O treinador do Braga que, antes de Domingos Paciência, saboreou a delícia de cinco vitórias consecutivas no campeonato, em 1990/91, anda encantado com a proeza da equipa e não tem medo de sonhar com o título, que considera uma inevitabilidade. Carlos Garcia não é apenas um treinador que passou pelo então apenas clube. É o "sócio número 51, com as quotas em dia", e é essa ligação que se sobrepõe a tudo - até ao facto de, quando Domingos iniciou a carreira, no FC Porto B (terceiro escalão), lhe ter posto fim a uma série de sete triunfos em Vizela. Adepto que viveu o Braga por dentro, há quase uma década, orgulha-se do que tem visto da bancada. Para ele, há muito mais do que a mão-cheia de vitórias a explicar o momento da equipa de Domingos Paciência. "O clube melhorou as estruturas", tem "condições fantásticas" que permitem "ombrear com os grandes na organização, e isso traduz-se no que conseguiu nos últimos anos".

O Braga de Carlos Garcia não sonhava tão alto e "passou por dificuldades na classificação" antes de desatar a vencer entre Fevereiro e Março de 1991. "Era urgente dar uma sapatada nos resultados, e, com uma terapia de grupo, conseguimos mostrar o que éramos capazes de fazer", recorda o técnico, que até hoje não encontra explicação para as dificuldades que precederam essa série de vitórias. "Era um excelente balneário que até ali não tinha conseguido exteriorizar a sua qualidade e, nesse mês e meio, deitou tudo cá para fora." Ao contrário, neste Braga, que dispensa comparações - "São complicadas e não se devem fazer", nota -, basta olhar ao desenvolvimento dos "últimos cinco, seis anos", para perceber porque é que o título "será possível, sem ser um sonho". O emblema que apaixona Carlos Garcia "tem subido degrau a degrau" na tabela e na "estrutura" interna. "Outros subiram demasiado rápido e desceram", lembra. Além disso, conquistou a cidade, que antes vibrava com o vermelho do Benfica, que Garcia, "bairrista", se dispensa de nomear. "Hoje há bairrismo", orgulha-se. Sócio há 59 anos, "mérito do pai", que antecipou o hábito de registar as crianças nos clubes à nascença, Carlos Garcia, que deu continuidade ao ritual com o filho e com o neto, acredita que o pequenito David Garcia, de três anos, conhecerá um Braga campeão. O avô até acredita que "não será preciso crescer muito".

Mão-cheia de vitórias quase duas décadas depois

Carlos Garcia 1990/91

Braga-Nacional 6-2

Setúbal-Braga 0-1

Braga-Famalicão 1-0

Braga-Farense 4-2

Chaves-Braga 0-1

Domingos Paciência 2009/10

Braga-Académica 1-0

Sporting-Braga 1-2

Braga-Belenenses 3-1

Marítimo-Braga 1-2

Braga-FC Porto 1-0



Mónaco e Auxerre observam Diogo Valente

O Mónaco está atento a Diogo Valente. O interesse é do conhecimento do empresário que representa o esquerdino do Braga, Ulisses Santos, mas por enquanto não há qualquer contacto no sentido de uma futura contratação. De resto, o Mónaco não é o único a seguir-lhe os passos. Os clubes franceses são presença assídua nas bancadas do campeonato português e, na última jornada, o Mónaco não foi o único emblema gaulês presente: o Auxerre também teve um emissário na Pedreira, com a particularidade de ter sido difundida, através de um sítio de informações do mercado futebolístico, a extensa lista dos jogadores que interessam: Eduardo, Rodriguez (lesionado, não jogou), João Pereira, Meyong, Alan e também Diogo Valente, que apenas entrou no jogo a cinco minutos do fim do tempo regulamentar. Diogo Valente, que anteontem completou 25 anos, foi formado nas escolas do Boavista, de onde se transferiu para o FC Porto. Na época passada foi um dos protagonistas da grande época do Leixões, na sequência de um empréstimo, modalidade que, nesta temporada, o deslocou para Braga, já livre do vínculo aos portistas. Ou seja, é uma aposta que a SAD pode vir a rendibilizar.


O JOGO

JotaCC

Olhanense-Braga, esta noite
Domingos reencontra Jorge Costa

O jogo desta noite (20h15, Sport TV1) entre Olhanense e Sporting de Braga marca o reencontro de dois treinadores com passado comum no FC Porto, então como jogadores. Jorge Costa e Domingos estão agora em diferentes lados do campo e em posição distinta na tabela.


A condição de líder da Liga parece contudo não iludir o técnico Domingos, que recusa assumir candidatura ao título. "Se à 25ª jornada estivermos onde estamos agora, então nessa altura assumo." Na equipa bracarense, o ex-portista Adriano foi convocado pela primeira vez, tal como Osvaldo.

No Olhanense, Jorge Costa repete a lista de convocados que levou ao Estádio de Alvalade. O médio Castro, que apresentou queixas musculares nos últimos dias, recuperou totalmente.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Domingos: "Jamais assumiremos candidatura ao título"
Técnico, imune a pressões, aposta no ataque e chama Adriano

"Jamais assumiremos a candidatura ao título". O técnico do Braga isola a equipa de qualquer ilusão perniciosa e exige-lhe "atitude e concentração" no sexto desafio da Liga, hoje (20.15), em Olhão. O avançado Adriano está escalado.

O Braga viajou de avião para o Algarve, mas Domingos Paciência quer que o líder da Liga não ande nas nuvens e que "tenha os pés bem assentes na terra" quando jogar em Olhão. "O Olhanense vale três pontos, nem mais nem menos do que valeram as vitórias sobre o Sporting e o F. C. Porto", diz o treinador do Braga, que identifica no adversário da sexta jornada da Liga "uma equipa de muito valor, com jovens de muita irreverência".

"Não vamos cometer o erro de desvalorizar equipas mais pequenas. Não cometeremos esse erro", insiste Domingos, no que será um alerta ao jogadores bracarenses. "Não há jogos fáceis. Temos consciência do que está para trás e do que nos espera em Olhão. Temos de jogar com a atitude, com a intensidade e com a concentração habituais. E até teremos de ter uma abordagem ao jogo ainda mais forte, porque do outro lado estará uma equipa que quer ganhar ao líder", acrescenta o treinador do Braga.

E porque todos quererão vitoriar o escalpe do Braga, o sucesso terá de gerar, na óptica de Domingos, mais defesas. "Temos muita confiança. Mas sabemos que o futuro depende de nós e que o sucesso de ontem pede ainda mais sacrifício e disponibilidade de toda a gente", afirma o treinador.

E se observa a nacional premência mediática por interesses alheios, Domingos quer uma equipa imune a pressões externas. "O sucesso de uns é o insucesso de outros. É natural que quem vem atrás tente outras estratégias. Mas, a mim, que ando cá há muito, nada me espanta. Nem mesmo o ridículo", afirma o técnico, sem identificar a origem das astúcias nem o personagem digno de riso.

"O que nós queremos é fazer o nosso campeonato, para que os adeptos do Braga tenham orgulho desta equipa", afirma o treinador. O mesmo Domingos que, no início da época, dizia que "o sonho comanda a vida" e que, agora, sempre a propósito de uma eventual candidatura ao título, foge da questão como o outro da cruz. "Jamais assumiremos a candidatura ao título...", remata.

O que Domingos Paciência quer mesmo é ver a bola a pinchar, se possível nas redes das balizas contrárias. E, para isso, lá convocou, pela primeira vez, os atacantes brasileiros Adriano e Osvaldo, que são as novidades na lista de convocados para Olhão. E da qual não consta o central Rodriguez, que recupera de lesão.

Convocados: Eduardo, Kieszek, João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo, Ney, Vandinho, Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente, Yazalde, Osvaldo e Adriano. Indisponíveis: Rodriguez, Paulão, Tiago Pinto e Peterson (lesionados).

JN

JotaCC


Domingos rejeita candidatura do Braga ao título


Domingos Paciência diz que "jamais vamos assumir que o Braga é candidato ao título". "Há clubes que investiram para ser campeões e os nossos objectivos são os mesmos que definimos no princípio da época." Assim falou o técnico antes da visita de hoje ao Olhanense, ainda que o arranque da sua equipa convide a outros voos: "Quando o campeonato tiver 25 jogos, e se estivermos nesta posição, aí poderemos assumir algo mais."

Apesar do discurso cauteloso, a perseguição da sexta vitória consecutiva é a próxima meta. "Queremos continuar como líderes invictos e isso implica muito sacrifício e disponibilidade da nossa parte", assumiu o treinador bracarense. Com a mesma frontalidade, o técnico admitiu que o Braga é alvo de tentativas de pressão, por parte dos principais candidatos ao título: "Quem está atrás, é natural que tente algumas estratégias. A mim, que nasci no futebol, nada me surpreende. Alguns até caem no ridículo."

Domingos não espera facilidades no Algarve. "Os índices de concentração vão ter de ser maiores, porque eles vão querer derrotar pela primeira vez o líder", sustentou, dizendo que vai manter a linha de jogo que derrubou o FC Porto. "Os jogadores do Olhanense realizaram um bom jogo em Alvalade, são uma equipa de jovens, com irreverência, e essa intensidade pode criar-nos dificuldades." Adriano e Osvaldo estreiam-se na convocatória do Braga e o avançado brasileiro poderá somar os primeiros minutos de jogo.

Quem não muda é o Olhanense. Após ter feito suar o Sporting, Jorge Costa repete a convocatória no reencontro com o amigo Domingos e com a primeira equipa que orientou, algo que não suscita "sentimentos especiais" ao técnico olhanense.Matilde Rocha Dias

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga defronta esta noite o Olhanense

Jamais assumiremos a candidatura ao título

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, assegurou que 'jamais', se assumirá como candidato ao título porque há outras equipas que investiram mais que os minhotos. 'Jamais vamos assumir que o Braga é candidato ao título. Há equipas que investiram para ser campeões e os objectivos da equipa são os mesmos que definimos no princípio da época', explicou o treinador bracarense.
Para Domingos, a liderança do Sporting de Braga 'não é nenhum anomalia', mas o treinador recusa outras perspectivas e assumpções. 'Quando o campeonato tiver 25 jogos, e se estivermos nesta posição, assumo a candidatura', prometeu, mas para já quer apenas 'pés bem assentes na terra', O responsável técnico admite que o grupo sente que tem 'feito coisas boas', que 'o espírito de grupo é forte', e a ambição passa por 'manter a liderança o mais tempo possível', Quanto à pressão externa sobre a equipa, considerou-a natural: 'Quem está atrás é natural que tente algumas estratégias. A mim, que nasci no futebol, nada me surpreende. Alguns até caem no ridículo', confidenciou o ex-treinador da Académica.

Líder. Braga joga em Olhão


Sporting de Braga

Adriano estreia-se na convocatória

O avançado Adriano é a grande novidade da lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Olhanense. Guarda-redes - Eduardo e Kieszek; defesas - João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo e Ney; médios - Vandinho, Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró e Hugo Viana; avançados - Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente, Yazalde, Osvaldo e Adriano.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Olhanense-Sp. Braga abre 6.ª jornada

O líder Sporting de Braga desloca-se ao Algarve para defrontar o Olhanense, no encontro que abre a 6.ª jornada da Liga que tem o clássico FC Porto-Sporting como principal atractivo.

Os tetracampeões recebem a equipa de Alvalade no Estádio do Dragão às 19.15 horas, no mesmo dia em que o Benfica recebe o Leixões às 21.15 horas.

Para domingo não estão agendados quaisquer jogos, uma vez que vão realizar-se as eleições legislativas.

O Belenenses-Nacional foi adiado para dia 12 de Outubro (segunda-feira).

Calendário dos jogos da 6.ª jornada:

Sexta-feira:

Olhanense – Sp. Braga, às 20.15 horas (SportTV)

A BOLA

JotaCC

Olhanense-Sp. Braga : líder é o primeiro a entrar em cena
Adriano regressa aos relvados cerca de um ano e quatro meses depois

Olhanense e Sp. Braga defrontam-se nesta sexta-feira, a partir das 20.15 horas, no arranque da 16ª jornada do campeonato.

O líder da prova chega a Olhão com um currículo exemplar (cinco vitórias em outros tantos jogos, duas frente a Sporting e F.C. Porto) e vantagem de dois pontos sobre o segundo classificado, Benfica, que joga apenas sábado, tal como os protagonistas do Clássico do Dragão, sendo aqui a diferença já de cinco pontos.

A estreia de Adriano, ex-F.C. porto, é a grande novidade na convocatória de Domingos Paciência para o reencontro com Jorge Costa. O avançado brasileiro jogou pela última vez a 10 de Maio de 2008, pelo que o seu regresso é encarado com expectativa. Também o compatriota Osvaldo é estreante no ataque dos minhotos.

Já o Olhanense pode ter perdido em Alvalade, depois de estar a ganhar 2-0, mas o resultado não manchou a exibição dos «miúdos» de Jorge Costa. O técnico deve apostar no mesmo onze que jogou em Alvalade, até porque Carlos Fernandes e Rui Baião cumprem o segundo jogo de castigo.

Equipas prováveis:

OLHANENSE: Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo e Stéphane; Castro, Tengarrinha e Rui Duarte; Ukra, Rabiola e Toy.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho; Alan, Mossoró e Hugo Viana; Meyong e Paulo César.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

SP. Braga defende liderança

Braga quer manter a liderança


Um Sporting de Braga invicto visita esta sexta-feira a cidade de Olhão com o objectivo de defender o 1º. lugar da Liga Sagres.
O Sporting Braga, líder isolado da Liga portuguesa. SP. Braga defende liderança de futebol, visita hoje o campeão da Liga de Honra da última época, o Olhanense, no arranque da sexta jornada da competição.

O Olhanense, treinado por Jorge Costa, está bastante moralizado e segunda-feira deu muito boa conta de si em Alvalade - onde esteve a vencer por 2-0 -, apesar de sofrer a primeira derrota na prova (3-2).

O técnico Domingos Paciência, que domingo completa 100 dias à frente dos bracarenses, é um dos homens do momento, num Sporting Braga a jogar bem e com um pleno de vitórias, e em que se destacam Eduardo, Hugo Viana, Alan ou Meyong.

A equipa do Minho apenas depende de si para manter a liderança e a onda de triunfos, numa fase de campeonato em que o adversário mais próximo é o Benfica, segundo classificado a dois pontos.

O Sporting de Braga lidera, com 15 pontos, enquanto o Olhanense é sétimo, com seis pontos.


Programa da sexta jornada:

- Sexta-feira, 25 Set:

Olhanense - Sporting Braga, 20:15 (SportTV1)


RTP

Mac

25 de Setembro de 2009 07:09h

Diogo Valente cobiçado
Artigo Por João Paulo Godinho
   
O extremo arsenalista está a despertar o interesse de clubes franceses, mas não é o único jogador dos bracarenses a ser seguido por emblemas estrangeiros.


Os franceses do Mónaco e Auxerre são dois dos clubes interessados em Diogo Valente. Embora não exista ainda qualquer contacto no sentido de uma futura aquisição, o extremo permanece na agenda dos dois emblemas.

Aliás, tanto o Auxerre como o Mónaco tiveram emissários presentes no Estádio Municipal de Braga. O jogador, de 25 anos, chegou este ano a Braga, na sequência de uma boa temporada alcançada com a camisola do Leixões.

Paralelamente, surgiram rumores de que Eduardo, Rodriguez, João Pereira, Meyong e Alan têm também alguns clubes atentos à sua evolução

JotaCC

Sp. Braga vence Olhanense nos descontos (0-1)

O Sp. Braga somou esta noite a sexta vitória em igual número de jogos na Liga, ao vencer o Olhanense por 1-0, com golo solitário de Alan já em período de descontos. Arsenalistas, que jogaram toda a segunda parte em superioridade numérica, mantêm-se assim no comando da classificação.

Como se esperava, Olhanense e Sp. Braga proporcionaram um bom espectáculo no Estádio José Arcanjo, que se apresentou com boa moldura humana para assistir, in loco, ao primeiro jogo disputado em horário nocturno. Pena foi a expulsão de Ventura ao «cair do pano» da primeira metade...

O sinal mais nos primeiros 45 minutos pertenceu para os donos da casa, seguros a defender a velozes a sair para o ataque, colocando em sentido o líder do campeonato.

O primeiro lance de perigo pertenceu ao Sp. Braga, com um 'disparo' de Paulo César (14), de meia distância, que bateu com estrondo no poste esquerdo da baliza de Ventura. O Olhanense respondeu na mesma moeda, fazendo estremecer a baliza de Eduardo com um remate forte de Sandro (25), na transformação de um livre à entrada da área.

O Sp. Braga entrou bem no jogo, os minutos iniciais prometiam uma equipa de ataque, mas com o passar do tempo os comandados de Domingos Paciência foram perdendo clarividência. E foi num lance fortuito, mercê de erro crasso de Stephane, que os arsenalistas acabaram por dispor de soberana ocasião de golo, a fechar a primeira parte. O lateral do Olhanense atrasou de cabeça para Ventura, Alan antecipou-se ao guarda-redes e acabou por ser rasteirado. O guardião viu o cartão vermelho directo e, na cobrança do respectivo castigo máximo, Meyong atirou por cima.

O jogo, que até então tinha sido um espectáculo agradável de seguir, passou a ser de sentido único: o da baliza do Olhanense. Reduzida a dez elementos – foi Toy o sacrificado para dar lugar a Bruno Veríssimo – a equipa de Jorge Costa sentiu muitas dificuldades para sair a jogar, vendo-se remetida quase em exclusivo a trabalhos defensivos.

O Sp. Braga acercou-se então com muito perigo da baliza contrária, dispôs de várias ocasiões para desfazer o empate mas apenas no período de descontos logrou bater Bruno Veríssimo. Alan, que já decidira o jogo com o FC Porto, voltou a garantir mais três pontos para os líderes invictos do campeonato.

Estádio José Arcanjo, em Olhão

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Olhanense: Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo (Éder Baiano, 55) e Stephane; Tengarrinha, Castro e Rui Duarte; Ukra, Rabiola (Zequinha, 80) e Toy (Bruno Veríssimo, 45+1)

Suplentes: Pietravallo, Messi, Paulo Sérgio e Greg Nwokolo

Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho; Alan, Mossoró (Diogo Valente, 78) e Hugo Viana; Meyong (Adriano, 70) e Paulo César (Matheus, 62)

Suplentes: Kieszek, Yazalde, Andrés Madrid, Ney

Disciplina: Cartão amarelo para Moisés (24), Hugo Viana (75), Matheus (85), Bruno Veríssimo (86). Cartão vermelho directo para Ventura (44).

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 0-1, Alan (90+3)

Resultado final: 0-1

A BOLA


JotaCC

Olhanense-Sp. Braga, 0-1 (ficha)
Alan marca no terceiro minuto do tempo complementar




O Sp. Braga não cede na Liga. Os minhotos em Olhão por 0-1 com o único golo a ser apontado por Alan, três minutos depois dos 90!! Os minhotos jogaram em vantagem numérica durante 45 minutos, depois da expulsão de Ventura, guarda-redes do Olhanense.

Cada uma das equipas enviou uma bola ao ferro - Sandro e Paulo César - mas o resultado manteve-se inalterável quase até final, até ao tal golo de Alan, o terceiro anotado pelo brasileiro na Liga.

Depois deste resultado, o Olhanense continua com seis pontos, enquanto o Sp. Braga fica com 18 pontos e à espera do que fazem Benfica, F.C. Porto e Sporting.



Olhanense-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Golo tardio de Alan mantém minhotos na liderança

Foram certamente mais de oito mil os espectadores presentes no Estádio José Arcanjo, no segundo jogo oficial disputado em Olhão. Expectativas elevadas face ao desempenho que as duas equipas têm tido na prova, com o Braga a ser feliz no final, alcançando uma tangencial vitória nos descontos.

Avisado das anteriores prestações do conjunto algarvio, Domingos Paciência apertou as marcações aos médios e extremos locais, criando muitas dificuldades à equipa de Jorge Costa. O 4x4x2 dos arsenalistas anulava Castro e Rui Duarte, os «pensadores» do Olhanense, vigiados por Vandinho e Hugo Viana. Alan e Paulo César travavam as intenções atacantes dos laterais Miguel Garcia e Stephane. Sem bola, os extremos dos locais (Ukra e Toy) poucas oportunidades tiveram para sobressair nos primeiros minutos.

A supremacia dos visitantes durou vinte minutos e teve como melhor momento um remate de Paulo César (13 minutos) de fora da área, que embateu na parte superior do poste esquerdo da baliza de Ventura. Só que o ritmo do Braga baixou e o Olhanense conseguiu finalmente entrar no jogo, fazendo aquilo que melhor sabe: trocas de bola curtas e seguras e velocidade nas alas. Isto deu-lhe domínio mas, tal como o Braga, pouca capacidade de criar lances de finalização. A excepção foi um livre de Sandro (24 minutos) que embateu na barra da baliza de Eduardo.

Penalty e Ventura para a rua

Estavam as equipas encaixadas à espera do intervalo, quando uma asneira de Anselmo (44 minutos), que atrasou mal de cabeça a bola para o seu guarda-redes, permitindo a intromissão de Alan, que foi derrubado por Ventura.

Grande penalidade bem assinalada por Jorge Sousa e expulsão do guarda-redes. Jorge Costa fez sair Toy, para a entrada de Bruno Veríssimo. Entre o lance e a marcação passaram-se três minutos e Meyong não foi capaz de transformar a preciosa oportunidade, atirando por cima da barra.

Alan resolve outra vez

Como se previa, na segunda parte o Braga atirou-se ao Olhanense, sem contudo criar muitas oportunidades de golo. Apesar da superioridade numérica, Domingos Paciência não arriscou muito nas substituições, trocando avançados por avançados (Paulo César por Matheus, Meyong por Adriano e Mossoró por Diogo Valente). O esquema manteve-se inalterável e só Alan ia conseguindo desequilibrar. Muito pouco para um líder, perante um adversário que neste período só defendeu. Medo de quê?

Cruzamentos para a área do Olhanense? Muitos e inconsequentes. Só por duas vezes, por Adriano, se farejou o golo. Mas a estrelinha continua a seguir o Braga, que continua a ser líder da Liga, graças a Alan (90+3 minutos) que nas costas de Stephane deu seguimento a um canto, rematando cruzado para dentro da baliza de Bruno Veríssimo.



Olhanense-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Sandro, Tengarrinha e Alan, claro

Segurança de Sandro e Tengarrinha
Sem dar nas vistas, Tengarrinha foi importante para o Olhanense «roubar» o domínio do Braga nos vinte minutos iniciais, sacando muitas bolas no miolo. Depois, na hora do aperto arsenalista, foi mais um bravo na defesa da sua baliza. Sandro foi um relógio suíço: certo do princípio ao fim, cortes afinados, pelo ar e pelo chão.

Só Alan criou desequilíbrios
Quiçá moralizado pelo golo ao F.C.Porto na última jornada, o extremo brasileiro foi o bracarense que mostrou mais vontade e qualidade para cheirar a baliza adversária. Saltava à vista que só ele poderia desempatar o jogo, como veio a suceder no último minuto do tempo complementar concedido por Jorge Sousa.

Castro em boa forma
Está num excelente momento de forma o número dez do Olhanense. Além de recuperar bolas, tem grande precisão em descobrir uma linha de passe no ataque e até com toques de calcanhar adornou a exibição. Na segunda parte, o recuo do Olhanense tapou-lhe a visibilidade.

A asneira de Anselmo
Por norma, é um dos mais regulares da sua equipa. Até aos 44 minutos andava nessa bitola, que foi traída pela cabeça. Melhor, pela fraca intensidade que atrasou, de cabeça, o esférico a Ventura, obrigando o seu companheiro a cometer grande penalidade, agravada de expulsão, condicionando toda a segunda parte da sua equipa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Alan deu vitória ao líder aos... 93'





Um golo dramático, numa altura em que os comandados de Domingos Paciência apostavam tudo no ataque, deu uma vitória feliz aos "arsenalistas" que conservam a liderança independentemente do resultado do Benfica perante o Leixões. Vitória perante o Olhanense (0-1) premeia insistência final dos bracarenses e penaliza um Olhanense que quase geria com eficácia um empate que seria saboroso.

O Sp. Braga venceu, esta noite, o Olhanense (0-1), na partida que abriu a 6ª Jornada da Liga Sagres e vai manter a liderança no campeonato independentemente do resultado que saia do Benfica-Leixões deste sábado, somando agora 18 pontos.

Não se pode dizer que tenha sido um triunfo tranquila da equipa de Domingos Paciência, com o resultado a ser selado apenas aos 93', quando Alan aproveitou uma falha da defesa algarvia para marcar o golo da vitória.

A 1ª Parte até foi dominada pela equipa de Jorge Costa, com mais oportunidades e mais dinâmica ofensiva do que uma formação "arsenalista" na expectativa.

A expulsão do guardião Ventura já em tempo de descontos da 1ª Parte, provocando uma grande penalidade desperdiçada por Meyong, no entanto, viria a inverter a tendência do jogo que, na 2ª Metade, foi inteiramente controlada pelos comandados de Domingos Paciência.

O golo, pleno de felicidade, chegaria aos 93', com um remate de Alan, na pequena-área, numa das raras falhas da defesa algarvia e que haveria de selar a sexta vitória do Sp. Braga ao final de seis jornadas disputadas.


Ficha de Jogo

Liga Sagres, 6ª Jornada
Estádio José Arcanjo, Olhão
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Olhanense
Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo e Stephane; Castro, Tengarrinha e Rui Duarte; Ukra, Rabiola e Toy.
Suplentes: Bruno Veríssimo, Eder Baiano, Pietravallo, Messi, Greg Nwokolo, Zequinha e Paulo Sérgio.
Treinador: Jorge Costa.

Sp. Braga
Eduardo; João Pereira, Leone, Moisés e Evaldo; Alan, Vandinho, Hugo Viana e Mossoró; Paulo César e Meyong.
Suplentes: Kieszek, Diogo Valente, Yazalde, Madrid, Ney, Adriano e Matheus.
Treinador: Domingos Paciência.

Golos: Alan (93').

RR

JotaCC

Domingos Paciência: «Vitória com muito esforço»
TREINADOR NÃO ASSUME CANDIDATURA AO TÍTULO
   
Domingo Paciência, treinador do Sp. Braga, era um homem radiante na hora de abordar o triunfo frente ao Olhanense (1-0), em encontro da 6.ª jornada da Liga. Os bracarenses seguem com seis triunfos consecutivos na Liga e voltaram a sorrir, depois de um tento tardio de Alan (90'´4). O treinador sabe o que vale este novo sucesso, mas não assume a candidatura ao título de campeão nacional.

"Foi uma vitória com muito esforço. Sabíamos que íamos ter muitas dificuldades, num jogo com muita intensidade. Não entramos bem no jogo e tivemos algumas falhas. Na primeira parte a equipa não esteve aos seu nível, mas isso foi também mérito da equipa da Olhanense", iniciou sobre a contenda.

"Na segunda parte, com o Olhanense com 10 jogadores as coisas mudaram um pouco. São vitórias como esta, em que se acredita sempre, que nos fazem crescer. Mas também podíamos estar a falar de um outro jogo, no caso do penálti ter sido convertido", resumiu.

A terminar, tempo para rejeitar a candidatura ao título. Por enquanto...

"Em Portugal há três equipas que apostam no título. Sabemos o que fizemos contra essas equipas. Temos de melhorar jogo a jogo, mas a questão do título, neste momento, não é para nós. Vamos ver...", rematou.

RECORD

JotaCC

Braga segura liderança com golo no último minuto



Um golo de Alan no último minuto de descontos permitiu ao Sporting de Braga vencer em casa do Olhanense, por 1-0, e manter a liderança isolada da Liga de futebol.

O Braga continua a ser a única equipa só com vitórias na Liga portuguesa, somando 18 pontos em seis jornadas.

Mesmo em cima do intervalo, o Sporting de Braga desperdiçou uma grande oportunidade. Meyong falhou uma grande penalidade, atirando por cima, depois de uma falta de Ventura sobre Alan, que valeu a expulsão do guarda-redes do Olhanense.

Depois de uma primeira parte em que cada uma das equipas enviou uma bola à trave, o Braga dominou a segunda parte, mas o guarda-redes Bruno Veríssimo e a má pontaria dos bracarenses foram impedindo o golo. Até que Alan deu a sexta vitória seguida a Domingos, com remate de pé direito no quarto minuto de descontos.


PUBLICO

JotaCC

Braga derrota Olhanense com golo aos 90+4

O Sporting de Braga derrotou o Olhanense em Olhão por 1-0 e manteve a liderança isolada do campeonato, independentemente do resultado do Benfica, que joga no sábado com o Leixões. Alan, aos 90+4, marcou o único golo do encontro.

O encontro foi bastante agradável e o Sporting de Braga não marcou no primeiro tempo devido ao azar mas também porque desperdiçou uma grande penalidade, aos 44 minutos, por Meyong, um lance que acarretou a expulsão do guarda-redes Ventura. Antes, as duas equipas estiveram perto do golo: Paulo César rematou ao poste e Sandro à barra.

O ritmo diminuiu no segundo tempo, mas o Sporting de Braga esteve sempre mais perto de marcar, principalmente devido a sua vantagem numérica. Bruno Veríssimo conseguiu manter a igualdade até aos 90+4, quando Alan, após passe de Hugo Viana, estabeleceu o resultado final.

DIARIO DIGITAL

Pé Ligeiro

Alan: «O importante é jogar com alegria»

Extremo dá segunda vitória consecutiva

Alan, autor do único golo do Sp. Braga na vitória sobre o Olhanense, em declarações à flash interview da SportTV:

«Sabíamos que ia ser complicado e lutámos até final com humildade. A vitória é resultado do trabalho forte e honesto que vimos fazendo. Estou feliz com estes golos, mas é toda a equipa a estar de parabéns. O importante é continuarmos a jogar com alegria e felicidade. A liderença? Todo o mundo gosta de ganhar e estamos a ter felicidade de consegui-lo»

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sporting de Braga ganha em Olhão e continua invicto na Liga

O Sporting de Braga conseguiu a sexta vitória seguida da época, ao derrotar o Olhanense com um golo solitário de Alan aos 94 minutos, em jogo da sexta jornada da Liga principal de futebol, disputado em Olhão.

A equipa bracarense, que tinha visto Meyong falhar uma grande penalidade no final do primeiro tempo, acabou por justificar a vitória, com alguma sorte à mistura, depois de ter dominado toda a segunda parte, ante uma equipa algarvia com menos um elemento e que parecia ir aguentar a pressão.

Com este triunfo, o conjunto de Domingos Paciência reforçou a liderança do campeonato, com 18 pontos, podendo observar os seus perseguidores directos de forma descontraida durante o fim-de-semana, enquanto o Olhanense mantém-se na sétima posição, com seis pontos.

Sábado, o Benfica defende (13 pontos) o segundo lugar, na recepção ao Leixões, com o jogo grande da ronda no Dragão, entre FC Porto e Sporting, clubes que estão igualados no terceiro lugar (12).

JN

JotaCC

A estrelinha - Alan - está lá...

O Sporting de Braga conseguiu a sexta vitória seguida da época, ao derrotar o Olhanense com um golo solitário de Alan aos 94 minutos, em jogo da sexta jornada da Liga principal de futebol, disputado
em Olhão.
A equipa bracarense, que tinha visto Meyong falhar uma grande penalidadeno final do primeiro tempo, acabou por justificar a vitória, com alguma sorte à mistura, depois de ter dominado toda a segunda parte, ante uma equipa algarvia com menos um elemento e que parecia ir aguentar a pressão.

Com este triunfo, o conjunto de Domingos Paciência reforçou a liderança do campeonato, com 18 pontos, podendo observar os seus perseguidores directos de forma descontraida durante o fim-de-semana, enquanto o Olhanense mantém-se na sétima posição, com seis pontos.

RTP