News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 24/09

Started by Bruno3429, 24 de September de 2009, 05:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

600 quilómetros até Faro fazem-se a voar

Tal como sucedeu, recentemente, com o FC Porto, a SAD do Braga também escolheu o avião como forma de anular a distância para o Algarve, regressado ao mapa do campeonato principal com o Olhanense de Jorge Costa, o próximo adversário da equipa sensação da prova. O voo para mais 90 minutos em defesa da liderança está previsto para o início da tarde (de manhã, há treino, no AXA), num avião da TAP à medida da comitiva bracarense, que tem o regresso a casa marcado para a noite de amanhã, e crê que não será atingida pela greve marcada para a transportadora aérea nacional


Convocatória decisiva para Moisés

O Braga tem as portas fechadas para o último treino antes do jogo de amanhã, com o Olhanense, pelo que a convocatória esclarecedora relativamente à principal dúvida para a sexta jornada: a recuperação do central Moisés, que iniciou mais uma semana condicionado por lesão muscular. De resto, a lista de lesionados de Domingos Paciência incluiu outros nomes do eixo da defesa: Rodriguez e Paulão, além do esquerdino Tiago Pinto e do médio Peterson.


Estudava a Académica no comboio

A vida de Domingos nunca se afastou muito das origens, a não ser nas duas épocas de exílio no Tenerife (partiu para Espanha em lágrimas), antes de voltar ao FC Porto para encerrar a carreira de futebolista, em 2001. Vive nos arredores de Leça da Palmeira e, quando a nova carreira o afastou, para Coimbra, adoptou um hábito que o ambiente agradece: o de fazer a viagem entre o Porto e a Cidade dos Estudantes de comboio, um percurso de cerca de uma hora, que o treinador aproveitava para planificar o trabalho diário da Académica.

O rapaz de Deolinda outra vez a brilhar
MÓNICA SANTOS

Deolinda é um nome que está na moda. Conta e canta histórias de uma mulher que vive num bairro e vê passar dias e sonhos atrás da cortina da janela. Podia ser a Mãe de Domingos Paciência, a vê-lo correr atrás da bola, mas sem se atrever a pensar o que diz a canção, que "há sempre um que vem e que nos vai valer". Deolinda Paciência, mulher franzina e meiga, em irredutível e doce contraste com as vidas agrestes do Bairro dos Pobres, em Leça da Palmeira (Porto), onde começou a escrever-se a história do actual treinador do Braga, só tinha olhos para o filho. De resto, Minguitos nem era o mais impressionante dos irmãos, com a bola nos pés - é ambidextro. Um dos mais velhos era mesmo um fora-de-série, no futebol de salão, mas, os grandes clubes nunca repararam nele; é um honrado carpinteiro. A diferença para Domingos Paciência é que, a este, todos lhe conhecem a arte: os golos que, durante uma dúzia de épocas, marcou para o FC Porto, e esta nova proeza, chamada Braga, o líder do campeonato.

Aos 40 anos, na quarta temporada como treinador no primeiro escalão, volta a ter as atenções do público, e continua a não se perturbar. É um honrado treinador, que está no topo da tabela e até partilha com o irmão o jeito para talhar... equipas. Paciência é um predicado que lhe assenta bem. Só o abandonava quando perdia o golo e a reacção era tão espontânea, a frustração ficava-lhe tão à flor da pele que se lhe colou como rótulo, quando, nos primeiros tempos do Contra-Informação, foi distinguido com um boneco, Choramingos, que personificava a natureza de todos os pontas-de-lança.

No programa televisivo como na história real, aparecia quase sempre na companhia de Vítor Baliza. Baía foi o amigo de infância com quem percorreu o caminho dos campeões, que começou no campo da Bataria, o pelado dos treinos da Académica de Leça, ao FC Porto, que se ocupou deles e os transformou em figuras do clube e do futebol nacional - Baía fez história na modalidade, como vencedor, e hoje, embaixador dos dragões, vê o companheiro de sempre atravessar-se no caminho do tetracampeão. Domingos, esse, permanece igual a ele próprio. Continua franzino, uma herança materna que o ginásio não conseguiu vencer, e nem foi preciso, porque os genes brasileiros paternos lhe deram o instinto para chegar onde quer, qualquer que seja o caminho - e sem se perder, seja entre as pedras do bairro ou os bastidores do futebol. Sobreviveu e venceu num clube só para homens fortes. Fez-se lá treinador, mas, partiu para crescer, e a Académica foi a expressão mais apurada desse percurso, na época passada: eficácia e bom futebol foram o prenúncio do que pode fazer pelo Braga. É esperar para ver mais.

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga
«Centrais» quase recuperados


Os defesas do Sp. Braga, Moisés e Rodriguez, deverão recuperar a tempo de dar o seu contributo à equipa no jogo de amanhã, frente ao Olhanense. Apesar de não terem marcado presença no treino de ontem, os dois jogadores estão quase recuperados dos respectivos problemas físicos. Moisés tem uma mialgia, enquanto Rodriguez tem uma lesão na perna direita.

Jorge Costa
Braga pode lutar pelo título


O treinador do Olhanense, Jorge Costa, considera que o Sp. Braga pode ser candidato ao título. 'Não me surpreende a sua carreira. Tendo em conta a classificação actual e o grau de dificuldade que já teve em alguns jogos, como em Alvalade e na recepção ao FC Porto, é significativo e sinónimo de que esta equipa pode entrar na luta pelo título', disse.

O Primeiro Janeiro (O Norte Desportivo)

Bruno3429

Sp. Braga: Moisés recuperável

A prioridade é recuperar um dos defesas-centrais lesionados para o jogo de amanhã, com o Olhanense. As recuperações de Moisés e Rodriguez são ainda possíveis, num processo em que o brasileiro ganha terreno e caminha para que seja mesmo uma das opções de Domingos Paciência para o jogo da sexta jornada da Liga.

Moisés está a contas com uma mialgia, enquanto Rodriguez tem treinado condicion ado devido a uma lesão muscular na perna direita, recuperação bem mais atrasada do que a do defesa-central brasileiro.
O 'xerife' tem corrido contra o tempo e deverá mesmo recuperar para alinhar na partida com o Olhanense. É que apenas Leone tem treinado a cem por cento e, sem centrais de raiz, resta a Domingos Paciência - caso Moisés não recupere - adaptar Ney ou Madrid na estratégia.

Correio Minho

Bruno3429

Dois filhos do dragão
PANO DE FUNDO AZUL E BRANCO NO DUELO OLHANENSE-SP. BRAGA
 
 
Há um pano de fundo azul e branco no despique de amanhã entre o notável Olhanense que, 34 anos depois, regressou ao convívio dos grandes, e o sensacional Sp. Braga, líder isolado da Liga. Em primeiro lugar, porque os treinadores em confronto têm passado como jogadores ao serviço do FC Porto, um e outro deixando marcas indeléveis na história recente do clube; depois porque as duas equipas estão cheias de referências que remetem para a relação próxima de minhotos e algarvios com a maior potência do futebol português.

Jorge Costa, de 37 anos, e Domingos Paciência, de 40, foram parceiros com o dragão ao peito. Jogaram sete épocas juntos: numa primeira fase entre 1992, primeira temporada do antigo central na primeira equipa do FC Porto, e 1997, ano em que o ponta-de-lança se transferiu para o Tenerife; na segunda entre 1999 e 2001, lapso temporal em que Domingos regressou de Espanha e pendurou as botas. Foram futebolistas marcantes, com carreiras fabulosas - mais extraordinária a de Jorge Costa que, no novo século, seria campeão europeu e venceria a Taça UEFA. Um ao lado do outro foram três vezes campeões nacionais, ganharam três Taças de Portugal e outras tantas Supertaças.

Ambos se tornaram treinadores ao mais alto nível nacional. Prova da juventude para a nova função, Jorge Costa tem apenas 25 jogos na Liga, enquanto Domingos leva 84. Depois de passar sem glória por Braga, o antigo defesa tem mostrado em Olhão potencial para voos mais altos: fez regressar o clube ao convívio dos grandes e nos primeiros passos da nova época revelou uma equipa jovem, forte, atrevida e com soluções. Quanto a Domingos, chegou a Braga na sequência de bons trabalhos desenvolvidos na U. Leiria e na Académica. Ao serviço dos minhotos, o jovem treinador recebeu uma herança pesada, resistiu ao precoce desaire europeu e avançou para a construção de uma grande equipa, líder do campeonato, com 5 vitórias em 5 jogos - e já derrotou Sporting e FC Porto.

A caminho de uma inevitável fase de transição, o FC Porto não deixará de olhar para a carreira e talento de figuras que estarão eternamente ligadas à sua história. Domingos Paciência e Jorge Costa não são, de momento e em absoluto, candidatos a treinadores portistas. Mas o tempo, os resultados e o comportamento dos dois antigos companheiros podem contribuir para que, a médio ou mesmo a longo prazo, possam ter uma oportunidade no comando da nau azul e branca.

Record

JotaCC

Domingos Paciência quer manter liderança

Para o técnico do Sp. Braga, a liderança invicta do Campeonato é para manter na deslocação ao Algarve, onde esta sexta-feira os arsenalistas defrontam o Olhanense na abertura da sexta jornada da competição.

«Sabemos que o futuro depende de nós e que queremos continuar a ter sucesso, continuando a ser líderes invictos. Agora, isso implica muito sacrifício e disponibilidade da nossa parte, e é nesse sentido que vamos continuar a trabalhar», afirmou Domingos Paciência, em conferência de imprensa.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: "Queremos continuar a ter sucesso"

Para Domingos Paciência, técnico do Sp. Braga, a liderança invicta do Campeonato é para ser mantida na deslocação ao Algarve para defrontar o Olhanense, na abertura da sexta jornada da competição.

"Sabemos que o futuro depende de nós e que queremos continuar a ter sucesso, continuando a ser líderes invictos. Agora, isso implica muito sacrifício e disponibilidade da nossa parte, e é nesse sentido que vamos continuar a trabalhar", afirmou Domingos Paciência, em conferência de imprensa.

Sobre a pressão inerente à posição que o clube ocupa, Domingos afirma: "pressão extra é natural. Quem está atrás é natural que tente algumas estratégias. A mim, que nasci no futebol, nada me surprende. Alguns até caem no ridículo", afirmou.

Em relação ao Olhanense, o técnico garante que está alerta para a capacidade do adversário: "Trata-se de uma equipa jovem, com muita irreverência e coloca muita intensidade no jogo. Só nos resta abordar o jogo como temos vindo a fazer e para manter a liderança não podemos mudar aquilo que tem sido feito", sublinhando ainda: "O erro do futebol é quando as pessoas desvalorizam aqueles que não são considerados tão fortes".



Adriano e Ney convocados, Rodrígues não recupera a tempo

A lista de convocados do Sp. Braga para o jogo frente ao Olhanense foi alargada a 20 elementos, sendo Adriano e Ney as grandes novidades, sendo Rodrígues a ausência mais importante. O central peruano não recuperou a tempo da convocatória, ao contrário de Moisés, que está convocado e presente no onze, ao lado de Leone.

A comitiva segue hoje para Faro, às 18 horas num voo charter, atenção da SAD que Domingos Paciência agradece: "O cansaço menor e não vai existir qualquer tipo de desgaste. Há uma preocupação constante do presidente para dar todas as condições ao grupo de trabalho e isso satisfaz-nos".

Lista de convocados:
Eduardo, Kieszek, Leone, Moisés, Evaldo, Osvaldo, Mossoró, Paulo César, Diogo Valente, Yazalde, Andrés Madrid, Alan, Filipe Oliveira, Ney, Hugo Viana, João Pereira, Vandinho, Meyong, Adriano e Matheus.

O JOGO

JotaCC

Adriano e Ney convocados
COMITIVA VIAJA PARA O ALGARVE EM VOO CHARTER ÀS 18 HORAS
   
Adriano e Ney são as duas novidades numa lista de convocados do Sp. Braga alargada a 20 elementos. A ausência de vulto continua a ser Rodrígues. O central peruano não recuperou, mas em contrapartida
Moisés está convocado e firme no onze ao lado de Leone.

A lista completa para a viagem a Olhão é a seguinte: Eduardo, Kieszek, Leone, Moisés, Evaldo, Osvaldo, Mossoró, Paulo César, Diogo Valente, Yazalde, Andrés Madrid, Alan, Filipe Oliveira, Ney, Hugo Viana, João Pereira, Vandinho, Meyong, Adriano e Matheus.

A comitiva segue viagem para Faro, em voo charter, às 18 horas e Domingos Paciência congratula-se
com as atenções da SAD: "O cansaço menor e não vai existir qualquer tipo de desgaste. Há uma preocupação constante do presidente para dar todas as condições ao grupo de trabalho e isso satisfaz-nos."


Domingos: «A pressão extra é natural»
TÉCNICO PREPARADO PARA DEFENDER A LIDERANÇA DO SP. BRAGA
   
Domingos Paciência não se preocupa com o ruído de fundo que se instala perante a liderança do Sp. Braga e diz estar preparado para tudo. "A pressão extra é natural. Quem está atrás é natural que tente algumas
estratégias. A mim, que nasci no futebol, nada me surprende. Alguns até caem no ridículo", comentou, deixando esta certeza: "Nem eu, nem os meus jogadores, vamos assumir que somos candidatos. Temos feito
coisas boas e queremos continuar a melhorar. Estão disputadas cinco jornadas, quando faltarem cinco jornadas para acabar, e se isto estiver assim, eu faço a vontade e digo que sou candidato".

Sobre o Olhanense, o adversário de manhã, assume que está em alerta. "Trata-se de uma equipa jovem, com muita irreverência e coloca muita intensidade no jogo. Só nos resta abordar o jogo como temos vindo a fazer e para manter a liderança não podemos mudar aquilo que tem sido feito", sublinhando: "O erro do futebol é quando as pessoas desvalorizam aqueles que não são considerados tão fortes."

RECORD

JotaCC

Adriano e Osvaldo convocados para Olhão

As presenças dos avançados Osvaldo e Adriano são as novidades na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Olhanense, que se realiza sexta-feira no Estádio José Arcanjo, em Olhão, no arranque da sexta jornada da Liga.

Moisés recuperou da mialgia com que se debatia e foi chamado por Domingos Paciência, que não poderá contar com os contributos de Rodriguez, Paulão, Tiago Pinto e Peterson, todos a recuperar de lesão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo e Ney;

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Alan, Matheus e Diogo Valente;

Avançados: Paulo César, Meyong, Yazalde, Adriano e Osvaldo.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência rejeita candidtura do Sporting de Braga ao título    

Domingos Paciência faz questão de manter os pés assentes no chão. As cinco vitórias alcançadas nos cinco jogos já realizados para o campeonato não justificam a candidatura ao título.

O treinador do Sporting de Braga vincou, esta manhã, em conferência de imprensa, que essa luta está para os clubes que fizeram maiores investimentos...


O Sporting de Braga parte à procura da sexta vitória no campeonato, no jogo de amanhã com a Olhanense.

O central Moisés recuperou de uma mialgia e está convocado. Domingos Paciência considera que a equipa de Olhão é irreverente, mas o Braga está determinado em manter-se na senda das vitórias...


A comitiva do Sporting de Braga viaja hoje ao final da tarde para o Algarve, de avião.

O jogo está aestá agendado para amanhã, às 20.15 horas.


ANTENA MINHO

JotaCC

Jorge Costa admite Sp. Braga a lutar pelo título

Jorge Costa defende que o Sp. Braga, líder invicto da Liga e próximo adversário do Olhanense, na 6.ª jornada, pode assumir a candidatura ao título nacional. "Tendo em conta a classificação actual e o grau de dificuldade que já teve em alguns jogos, como em Alvalade e na recepção ao FC Porto, é significativo que esta equipa pode entrar na luta pelo título", considerou o técnico dos algarvios. Falando na antevisão da recepção de sexta--feira ao clube onde se estreou como treinador, Jorge Costa (foto) reconheceu que será um "jogo difícil, frente a uma equipa que ainda não perdeu e está com a motivação em alta". Todavia, assinala que o Olhanense "tem capacidade" para se bater com os minhotos.


Nunca Braga sonhou tanto com o título

Os minhotos vivem momento inédito nos 88 anos de vida. O antigo presidente Mesquita Machado fala em gestão inteligente e elogia os adeptos

O Sp. Braga está a viver um dos momentos mais altos dos seus 88 anos de vida. Cinco vitórias consecutivas colocam a equipa de futebol na liderança da Liga, algo que nunca aconteceu antes.

Os bracarenses - ou braguistas, como Marcelo Rebelo de Sousa chama aos verdadeiros adeptos do clube - têm como motivo de orgulho uma Taça de Portugal, conquistada em 1966 frente ao Vitória de Setúbal, no Jamor. Na época passada orgulharam-se da carreira europeia, na qual só foram parados nos oitavos-de-final pelo Paris Saint-Germain. E agora sonham com o título de campeão nacional. Mesquita Machado, histórico ex-dirigente do clube, disse ao DN que esse é, de facto, "um sonho" e assume que, "se não for este ano, será no próximo ou no outro a seguir".

Enquanto espera por essa "grande alegria", o actual presidente da Câmara Municipal de Braga reconhece que o clube está em plena fase de crescimento, atribuindo esses méritos "ao trabalho da actual direcção, nomeadamente do presidente António Salvador", que considera estar a conduzir o clube "de forma inteligente".

O crescimento do Sp. Braga enche de orgulho este antigo presidente, que destaca as "condições de treino", a "organização profissional" e "os adeptos" como impulsionadores. Quanto às assistências no Estádio Axa, a média de 12 mil espectadores nos três jogos lá disputados, representa uma aproximação das pessoas. "Orgulhamo-nos de, em casa, já termos mais adeptos do Braga do que dos outros clubes, mesmo quando recebemos os três grandes", sublinha Mesquita Machado, para quem o Sp. Braga "já não é o segundo clube" de benfiquistas, sportinguistas ou portistas.

O sonho de ver os arsenalistas com a dimensão dos outros grandes também alimenta o espírito dos adeptos. "Ainda não temos esse estatuto, mas espero que lá chegaremos", assume, desejando que "os resultados sejam o reflexo do que se passe em campo e não consequência de situações externas". E assim os bracarenses alimentam o sonho da glória...

DN

JotaCC

António Salvador

Depois de pressionado por Mesquita Machado e pelo Cónego Melo, avançou para a presidência, tendo sido eleito em Outubro de 2003, isto depois de em Fevereiro ter iniciado a caminhada na liderança do clube, de forma interina, após a demissão de Fernando Oliveira. Casado e pai de dois filhos, este empresário da construção civil, de 38 anos, propôs-se resolver a crise financeira e a formar uma equipa que todos os anos jogasse na Europa.

Presidente do clube


As seis traves mestras de Braga

Nos cinco primeiros jogos da Liga, o Sp. Braga apenas sofreu três golos e marcou nove. Mas o grande destaque vai para o facto de apenas conhecer triunfos a nível interno. Domingos Paciência pode orgulhar-se de ter um plantel equilibrado, mas onde seis jogadores são autênticas traves mestras da equipa que, provavelmente, teriam lugar em qualquer grande do futebol português.

Aos 30 anos, é o suporte do sector defensivo. Esteve no Sporting em 2006, mas não jogou por questões burocráticas.

O camaronês de 28 anos é o goleador da companhia. Já marcou por três vezes, uma delas em Alvalade.

É o principal desequilibrador da equipa. Que o digam Sporting e FC Porto, que já provaram do seu veneno.

É o maestro e leva dois golos marcados. Aos 26 anos quer renascer e esquecer os fracassos de Inglaterra e Espanha.

É o capitão e a voz de comando da equipa. É este médio defensivo que garante o equilíbrio da equipa,

Este transmontano de 27 anos, é o dono da baliza do Sp. Braga, onde se formou, e da selecção nacional.



Carlos Freitas

Antigo jornalista, destacou-se no futebol do Sporting, quando em 1999/00 e 2001/02 ajudou os leões a chegar aos títulos de campeão. Deixou Alvalade em Janeiro de 2008. Em Abril chegou ao Braga onde assume a gestão do futebol. Tido como um conhecedor do mercado de jogadores, Freitas, de 43 anos, recuperou para o Sp. Braga alguns jogadores que quis levar para o Sporting, casos de Moisés e Mossoró.



Domingos Paciência


Chegou a Braga com a difícil missão de fazer melhor que Jorge Jesus. Este desafio começou mal, devido à prematura eliminação na Liga Europa. Mas a nível nacional tudo corre sobre rodas. Domingos, de 40 anos, iniciou a carreira de técnico principal no FC Porto B. Após uma época sem clube, fez depois um bom trabalho na U. Leiria até se demitir por problemas com a direcção. Se os últimos dois excelentes anos na Académica tiverem seguimento em Braga, pode abrir-se a porta do Dragão.

DN

JotaCC

Domingos chama Adriano e Ney para o jogo com a Olhanense      

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, convocou Adriano e Ney para o jogo com o Olhanense, em Olhão, na sexta-feira.  De fora ficaram os centrais Moisés (mialgia) e Rodriguez (problemas no joelho) que não recuperaram a tempo de defrontarem a equipa de Jorge Costa.

Paciência convocou Adriano
O Braga vai de avião para Olhão, um gesto da direcção que agradou o treinador:  «O cansaço é menor e não vai existir qualquer tipo de desgaste. Há uma preocupação constante do presidente para dar todas as condições ao grupo de trabalho e isso é muito importante.»

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo, Kieszek
Defesas: Leone, Moisés, Evaldo, Filipe Oliveira, Ney e João Pereira
Médios: Andrés Madrid, Vandinho,Mossoró, Hugo Viana, Diogo Valente, , Alan e Matheus
Avançados: Osvaldo,Paulo César, Yazalde,Meyong e Adriano.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: Adriano estreia-se nos convocados
Osvaldo e Ney Santos são as outras novidades para Olhão

A estreia de Adriano é a principal novidade da lista de convocados do Sp. Braga, com vista ao jogo no reduto do Olhanense, marcado para sexta-feira. O avançado brasileiro está recuperado de um problema físico que o atingiu poucos dias depois de ter sido contratado ao F.C. Porto.

Entre os 20 eleitos de Domingos destaca-se ainda outra estreia, a do avançado brasileiro Osvaldo. De regresso às escolhas está o lateral esquerdo Ney Santos. Moisés recuperou de lesão e foi convocado, ao contrário de Rodriguez, que continua entregue ao departamento médico.

A comitiva do Sp. Braga viaja para o Algarve na tarde desta quinta-feira, em avião «charter». O regresso será feito da mesma forma, logo a seguir ao jogo da 6ª jornada. Isto para evitar um desgaste maior no plantel.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Ney Santos, Evaldo;
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Diogo Valente;
Avançados: Osvaldo, Adriano, Paulo César, Yazalde e Meyong.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: Adriano em estreia absoluta
Ex-avançado do FC Porto chamado para a deslocação do líder a Olhão.

A chamada de Adriano é a principal novidade na lista de convocados elaborada por Domingos Paciência para a deslocação a Olhão, onde o Sp. Braga, líder da Liga Sagres, irá defrontar o Olhanense, em jogo marcado para amanhã, às 20h15, a contar para a 6ª jornada.

Além do avançado ex-FC Porto, que se estreia numa convocatória de Domingos Paciência, também Osvaldo é novidade nos eleitos do técnico arsenalista, que não poderá contar com Rodríguez, lesionado.

A comitiva segue hoje para Faro, às 18h00 horas num voo charter, atenção da SAD que Domingos Paciência agradece: "O cansaço menor e não vai existir qualquer tipo de desgaste. Há uma preocupação constante do presidente para dar todas as condições ao grupo de trabalho e isso satisfaz-nos".



Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Kieszek,

Defesas: Leone, Moisés, João Pereira, Evaldo, Filipe Oliveira e Ney;

Médios: Andrés Madrid, Hugo Viana, Vandinho, Diogo Valente e Osvaldo;

Avançados: Mossoró, Paulo César, Yazalde, Alan, Meyong, Adriano e Matheus.

SCN

JotaCC

Adriano estreia-se na convocatória do Sp. Braga

As estreias de Adriano e Osvaldo são as novidades da lista de convocados do Sporting de Braga, hoje divulgada, para a deslocação, de sexta-feira, ao terreno do Olhanense, da sexta jornada da Liga de futebol.

O ponta-de-lança, ex-FC Porto, já debelou a lesão muscular que contraiu nos primeiros dias em Braga, tendo estado em destaque esta semana nos treinos ao apontar vários golos e foi chamado pelo treinador Domingos Paciência, assim como o compatriota brasileiro Osvaldo, que também se estreia nos convocados.

Moisés, que sofre de uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, recuperou e integra a comitiva que viajará de avião para o Algarve hoje, ao final da tarde.

O também defesa central Rodriguez não recuperou da lesão muscular que já o deixou de fora da recepção ao FC Porto, na última jornada, assim como os outros lesionados: Paulão, Tiago Pinto e Peterson.

O Sporting de Braga é líder isolado da prova, com 15 pontos, a Olhanense é sétima, com seis. O jogo tem início às 20h15, sexta-feira, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.

Lista dos 20 convocados:
- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
- Defesas: João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo, Ney.
- Médios: Vandinho, Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana.
- Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente, Yazalde, Osvaldo, Adriano.




Domingos recusa assumir candidatura ao título, mas liderança "não é nenhuma anomalia"


O treinador do Sporting de Braga assegura que "jamais" se assumirá como candidato ao título, apesar de liderar isolado a Liga de futebol. E quer os "pés bem assentes na terra".

"Jamais vamos assumir que o Braga é candidato ao título. Há equipas que investiram para serem campeões e os objectivos [do Braga] são os mesmos que definimos no princípio da época", frisou Domingos Paciência.

Na antevisão do jogo com o Olhanense, no Algarve, sexta-feira, Domingos Paciência recusou a pressão sobre a equipa pela excelente campanha que está a realizar (cinco vitórias em cinco jogos). Para Domingos, a liderança do Sporting de Braga "não é nenhum anomalia", mas o treinador recusa outras perspectivas e assumpções.

"Quando o campeonato tiver 25 jogos, e se estivermos nesta posição, assumo a candidatura", prometeu, mas para já quer apenas "pés bem assentes na terra". O responsável técnico admite que o grupo sente que tem "feito coisas boas", que "o espírito de grupo é forte" e a ambição passa por "manter a liderança o mais tempo possível".

Quanto à pressão externa sobre a equipa, considerou-a natural: "Quem está atrás é natural que tente algumas estratégias. A mim, que nasci no futebol, nada me surpreende. Alguns até caem no ridículo". Domingos Paciência abordou ainda a euforia dos adeptos bracarenses e a sua maior exigência, dado o campeonato até agora realizado.

"Pois, esse é o erro no futebol: quando as pessoas desvalorizam os outros, os que à partida não são tão grandes. Esse é o erro que não queremos cometer, eu e os jogadores", avisou. Domingos considerou que no jogo com o Olhanense, "se calhar, a concentração tem de ser maior", lembrando que terá pela frente "uma equipa que quer derrotar pela primeira vez o líder". Por isso, alertou, o Braga "não pode mudar em nada e, se possível, melhorar".

Domingos elogiou a formação orientada pelo seu antigo companheiro no FC Porto, Jorge Costa: "temos consciência das dificuldades que vamos ter em Olhão, realizou um bom jogo em Alvalade, é uma equipa de jovens, com irreverência, e essa intensidade pode criar-nos dificuldades", anteviu.

O jogo tem início às 20h15, sexta-feira, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.


PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga candidato? «Jamais», diz Domingos
Técnico quer o plantel com «os pés bem assentes na terra»

Cinco vitórias em outras tantas partidas e a liderança isolada da prova não são suficientes para alterar o projecto de uma época. Pelo menos na óptica de Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, para quem os objectivos do clube se mantêm idênticos, pese o entusiasmante início de prova.

«Jamais vamos assumir que o Braga é candidato ao título. Há equipas que investiram para ser campeões e os objectivos da equipa são os mesmos que definimos no princípio da época. Quando o campeonato tiver 25 jogos, e se estivermos nesta posição, assumo a candidatura», afirmou em conferência de imprensa, citado pela «Lusa».

Domingos não entra em euforias, quer uma equipa «com os pés bem assentes na terra», uma vez que os principais candidatos ao título, nesta altura atrás do Sp. Braga, irão tentar «algumas estratégias». «A mim, que nasci no futebol, nada me surpreende. Alguns até caem no ridículo», lamentou.

O próximo obstáculo ao conjunto bracarense dá pelo nome de Olhanense e é nessa partida que Domingos quer que esteja a mente dos jogadores: «Se calhar a concentração tem de ser maior, porque eles vão querer derrotar pela primeira vez o líder. A equipa não pode mudar em nada e, se possível, melhorar.»

«Temos consciência das dificuldades que vamos ter em Olhão, eles realizaram um bom jogo em Alvalade, são uma equipa de jovens, com irreverência, e essa intensidade pode criar-nos dificuldades», previu o técnico.

O Olhanense-Sp. Braga é o jogo de abertura da 6ª jornada, estando marcado para a próxima sexta-feira, pelas 20h15.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Campeonato perfeito não faz Domingos levantar os pés do chão

O timoneiro do Braga não entra em euforias

Com um registo totalmente vitorioso nas primeiras cinco jornadas da I Liga, o que lhe vale a liderança destacada do campeonato. Sporting de Braga desloca-se ainda hoje ao Algarve, onde amanhã defronta o Olhanense de Jorge Costa, outra das agradáveis surpresas deste início de temporada.
O técnico bracarense, Domingos Paciência, mostra-se irredutível em manter os pés bem assentes na terra, apesar do excelente desempenho dos "arsenalistas" até ao momento, inclusive já com vitórias sobre FC Porto e Sporting no currículo desta temporada. Domingos é peremptório ao afirmar que "jamais assumirá que o Sp. Braga é candidato" ao título, até porque considera haver equipas mais habilitadas do que a sua para discutirem a vitória final.

Quanto ao desafio com o Olhanense, liderado por Jorge Costa, seu ex-companheiro dos tempos de futebolista, Domingos revela grande respeito, recordando, por exemplo, o desempenho dos algarvios no recente jogo em Alvalade contra o Sporting.

O treinador do Sp. Braga tece rasgados elogios à equipa do Olhanense, de quem diz ser um conjunto "jovem e irreverente", características que podem "trazer muitas dificuldades" ao actual líder do Campeonato. Mas Domingos também garante saber o que fazer para contrariar as qualidades.


Domingos Paciência "jamais" assumirá candidatura do Sp. Braga ao titulo

Apesar do campeonato perfeito até agora (cinco jogos/ cinco vitórias/ liderança isolada), o técnico Domingos Paciência garante que "nem eu, nem os meus jogadores, jamais iremos assumir" uma candidatura ao título de Campeão Nacional.

Domingos Paciência: "há equipas mais fortes"

O treinador do Sporting de Braga revela pragmatismo ao reconhecer que há outras equipas mais fortes e por isso mais habilitadas a conquistar o Campeonato


Domingos Paciência elogia futebol do Olhanense

O treinador do Sp. Braga tece rasgados elogios à equipa do Olhanense, de quem diz ser um conjunto "jovem e irreverente", características que podem "trazer muitas dificuldades" ao actual líder do Campeonato. Mas Domingos também garante saber o que fazer para contrariar as qualidades exibidas pela equipa de Jorge Costa.

RTP

JotaCC

Domingos responde a Jesus: "Alguns caem no ridículo"

A conferência de imprensa do técnico do Sp. Braga visava a projecção do jogo com o Olhanense, mas Domingos Paciência aproveitou ainda para responder a Jorge Jesus.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Olhanense, esta sexta-feira, na abertura da 6ª Jornada da Liga Sagres, Domingos Paciência abordou essa mesma partida mas, a certo momento, fez um parênteses para responder a Jorge Jesus.

Depois das declarações do técnico dos "encarnados", que afirmou que o sucesso do Sp. Braga se devia à sua construção do plantel bracarense na temporada passada, o técnico do líder do campeonato não dirigiu a resposta no sentido da Luz, mas confessou que nada o "surpreende" no futebol.

"No futebol, para haver sucesso de uns, tem que haver insucesso de outros e quando o Sp. Braga, nesta altura, está no 1º lugar, quem está atrás tenta estratégias para desmoralizar e tentar retirar confiança à equipa. Quem anda no futebol, como eu ando há muitos anos, nada me surpreende e alguns até caem no ridículo", comentou, em clara alusão a Jorge Jesus.

Já quanto à partida com os algarvios, Domingos Paciência quer manter a liderança isolada da Liga Sagres no final do jogo de Olhão.

"Sabemos que o futuro depende de nós e que queremos continuar a ter sucesso, continuando a ser líderes invictos. Agora, isso implica muito sacrifício e disponibilidade da nossa parte, e é nesse sentido que vamos continuar a trabalhar", garantiu.

O Olhanense não é uma equipa qualquer, alerta Domingos, realçando a "irreverência" e a juventude do conjunto orientado por Jorge Costa.

"É uma equipa jovem, com muita irreverência e que coloca muita intensidade no jogo. Só nos resta abordar o jogo como temos vindo a fazer e para manter a liderança não podemos mudar aquilo que tem sido feito", avisou o técnico bracarense.

Esta tarde foram também divulgados os 20 convocados de Domingos Paciência para o jogo com o Olhanense. Destaque para a inclusão de Moisés, recuperado de lesão, mas também para a ausência de Rodríguez, ainda afastado dos relvados. Adriano e Ney são as duas novidades nos eleitos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo e Ney.
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Alan, Matheus e Diogo Valente.
Avançados: Paulo César, Meyong, Yazalde, Adriano e Osvaldo.

Às 18h, a comitiva bracarense parte, em voo charter, para Faro.

RR

Bruno3429

Tudo sobre a 6ª jornada: lesionados, castigados e convocados
Ronda começa em Olhão e só termina em Outubro


Saiba quem foi chamado e quem não está disponível para a sexta jornada da Liga, que pode seguir AO VIVO no Maisfutebol. A ronda abre no Algarve, com o Olhanense a receber o Sp. Braga e fecha apenas a 12 de Outubro, quando o Belenenses receber o Nacional.

Sexta-feira:
OLHANENSE-SP. BRAGA, 20h15
OLHANENSE
Convocados: Ventura e Bruno Veríssimo; Miguel Garcia, Anselmo, Éder Baiano, Sandro, Tengarrinha e Stéphane; Messi, Pietravallo, Castro e Rui Duarte; Zequinha, Toy, Ukra, Greg, Paulo Sérgio e Rabiola.
Lesionados: Djalmir
Castigados: Carlos Fernandes e Rui Baião

SP. BRAGA
Convocados: Eduardo e Kieszek; João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Ney Santos, Evaldo; Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Diogo Valente; Osvaldo, Adriano, Paulo César, Yazalde e Meyong
Lesionados: Rodriguez, Paulão, Tiago Pinto e Peterson
Castigados: -

...

Maisfutebol