News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 22/09

Started by Bruno3429, 22 de September de 2009, 05:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

O líder voa para Olhão
CHARTER ALUGADO POUPA EQUIPA EM MEDIDA INÉDITA NO CLUBE
 
 
Uma medida de gestão de esforço que vai custar na ordem de 40 mil euros aos cofres da SAD, mas também a prova de que a liderança surpreendente está a ser levada a sério em Braga. Como nada pode ser deixado ao acaso, tudo foi tratado em tempo devido e está confirmado o aluguer de um charter para levar o líder do campeonato até ao Algarve.

Assim, a equipa ganha tempo e muitas horas de descanso, dado que se a opção fosse ir de autocarro eram necessárias pelo menos 7 horas para cumprir os 610 quilómetros entre Braga e Olhão. Além disso, o melhor seria seguir viagem já amanhã e, como o jogo é sexta-feira à noite, o regresso seria só no sábado. Com esta medida poupam-se duas pernoitas e Domingos Paciência pode ultimar a estratégia ainda 5.ª feira de manhã no Estádio Axa.

A comitiva segue num Embraer ERJ-145, avião igual aos 8 da frota da Portugália Airlines e com capacidade para 49 pessoas, na tarde de 5.ª feira, voltando a casa logo após o jogo. Mesmo com as formalidades de embarque e as curtas viagens entre Braga e Porto e Faro e Vilamoura, onde vai pernoitar, gasta pouco mais de duas horas...

Record

Bruno3429

Liga: confira o onze da 5ª jornada
Sp. Braga coloca três jogadores na equipa ideal


O Sp. Braga é a equipa mais representada no onze da 5ª jornada da Liga. A formação arsenalista venceu o F.C. Porto por 1-0 e faz-se representar por Eduardo, Evaldo e Alan, autor do golo solitário do encontro.

Edgar, avançado do Nacional, marcou dois golos na vitória frente ao Marítimo e foi o único jogador a receber nota máxima nesta ronda. Benfica e Sporting também colocam dois elementos na equipa ideal.


Equipa da 5ª jornada:

Eduardo (Sp. Braga), 4

Zé Gomes (Rio Ave), 4
Bruno Miguel (U. Leiria), 4
Daniel Carriço (Sporting), 3
Evaldo (Sp. Braga), 3

Alan (Sp. Braga) 4,
Castro (Olhanense), 4
Aimar (Benfica), 4
Vukcevic (Sporting), 4

Edgar (Nacional), 5
Cardozo (Benfica), 4

Maisfutebol

Bruno3429

Voo até Faro poupa plantel

A jornada seis obrigará o Braga a atravessar o território nacional, para defrontar o Olhanense. Para anular os 600 quilómetros que separam as equipas de Domingos Paciência e de Jorge Costa - ex-companheiros no FC Porto -, a SAD optou por fazer a viagem em avião, tendo para isso garantido um pequeno aparelho da TAP. A alternativa seria o comboio. A partida dos líderes está marcada para o início da tarde de quinta-feira e, o regresso após o encontro.


Candidatos a vencer a timidez

O problema deles é bom - é uma questão de timidez, talvez por o Braga não estar habituado a estas andanças de se intrometer prematura e perigosamente nas questões do título. No último treino à porta aberta desta semana, cerca de 25 adeptos assistiram, felizes, ao trabalho da equipa que os tem conduzido de surpresa em surpresa, que lhes alimenta o sorriso e as conversas cheias de esperança. Quando Domingos e os jogadores saem do relvado, há quem não resista a um aplauso, tímido. Há quem arrisque um voto - "É para continuar!" -, mas, é sobretudo uma alegria calada - e não é menos perceptível por isso.


Adriano juntou-se à festa dos guerreiros
MELO ROSA / MÓNICA SANTOS

O avançado Adriano, cuja contratação foi uma espécie de prenda da SAD do FC Porto ao Braga, já perto do final da época de transferências - tal como sucedeu, há um ano, com Alan, autor do golo acidental que derrotou o tetracampeão e reforçou a liderança bracarense do campeonato -, foi a novidade no treino de ontem, o último à porta aberta da semana curtinha que termina já na sexta-feira, em Olhão. O regresso ao trabalho sem limitações, coroado com três golos, na peladinha que encerrou a manhã, representa a oportunidade de começar realmente a época, depois de uma partida em falso, uma vez que, ao terceiro dia de actividade no AXA, o brasileiro sofreu uma lesão muscular que o obrigou a assistir da bancada ao inesperado percurso vitorioso da equipa pela qual ainda só sabe o que é marcar nos treinos - um bom sintoma para os adeptos registarem, nos dias em que as portas se abrem, como ontem sucedeu.

A recuperação de Adriano, ainda à procura da forma ideal, aumenta as opções do ataque mais temido do campeonato, numa altura em que o moral do Braga está elevadíssimo e a concorrência afina a pontaria: ontem, Adriano marcou por três vezes, tal como Diogo Valente e Yazalde, num desafio cujas regras punham à prova a espontaneidade do remate. Com a equipa no topo da tabela, Adriano representa o reforço do capital de confiança de quem, tal como o treinador, Domingos, conhece os passos e o prazer de ser campeão, ou não tivesse ele dado dois títulos ao FC Porto, no ano em que se estreou a marcar para o tetracampeão.

O Jogo

Bruno3429

SC BRAGA DEFRONTA SP. COVILHÃ NA TAÇA DE PORTUGAL  

O SC Braga irá defrontar o Sp. Covilhã, no Complexo Desportivo da Covilhã, no dia 18 de Outubro, em partida a contar para a III Eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio da prova decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 21 de Setembro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

SCBraga

Bruno3429

Taça traz Leiria a Merelim e leva Braga à Covilhã

O Merelinense recebe a União de Leiria na terceira eliminatória da Taça de Portugal, enquanto o Sporting de Braga viaja até à Covilhã.

Os arsenalistas são, de resto, a única equipa minhota a jogar fora de portas, com Feirense e Nelas a visitarem, respectivamente, Guimarães e Barcelos. Até ao Alto Minho viaja a Olhanense para defrontar o Valenciano.

Diario Minho

Bruno3429

Taça de Portugal: Sp. Braga desloca-se à Covilhã

O Sporting de Braga vai defrontar o Covilhã na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol segundo o sorteio hoje realizado em Lisboa.


Programa da terceira eliminatória

Lordelo (II) - Machico (III)

Tondela (II) - Oliveirense (LH)

Sporting (L) - Penafiel (LH)

Cinfães (III) - Pescadores (III)

Académica (L) - Portimonense (LH)

Paços de Ferreira (L) - Aljustrelense (II)

Leixões (L) - Casa Pia (III)

Merelinense (II) - União de Leiria (L)

União da Madeira (II) - Alcains (III)

Monsanto (II) - Benfica (L)

Cruzado Canicense (III) - Vigor Mocidade (III)

Leça (III) - Chaves (LH)

Fátima (LH) - Vila Meã (III)

Santa Clara (LH) - Marítimo (L)

Beira-Mar (LH) - Torre Moncorvo (III)

Oeiras (III) - Operário (II)

Camacha (II) - Paredes (II)

Belenenses (L) - Oriental (II)

Vitória de Guimarães (L) - Feirense (LH)

Naval 1.º de Maio (L) - Padroense (II)

Sintrense (III) - Pinhalnovense (II)

Rio Ave (L) - Esmoriz (II)

Varzim (LH) - Nacional (L)

Valenciano (III) - Olhanense (L)

União da Serra (II) - Coimbrões (III)

Atlético (II) - Vitória de Setúbal (L)

Covilhã (LH) - Sporting de Braga (L)

Tirsense (II) - Oliveira do Bairro (II)

Freamunde (LH) - Carregado (LH)

Gil Vicente (LH) - Nelas (III)

FC Porto (L) - Sertanense (II)

Vieira (II) - a)

a) Encontra-se em curso um processo disciplinar, instaurado ao Estrela da Amadora, relativo ao jogo Mafra-Estrela da Amadora, da primeira eliminatória da Taça de Portugal (Odivelas/Mafra/Estrela da Amadora).

Correio Minho

Bruno3429

O Sporting de Braga defronta o Sporting da Covilhã no jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal

O sorteio realizou-se ontem de manhã... os clubes da I Liga só agora entram nesta competição...

De acordo com o sorteio, o Braga desloca-se ao Estádio da Covilhã, da Liga de Honra, para disputar a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

O Merelinense, da II Divisão Nacional, recebe a União de Leiria.
...
Os jogos realizam-se a 17 e 18 de Outubro

Antena Minho

Bruno3429

A Figura
A vida recomeça aos trinta anos


Não pode dizer-se que os golos tenham sido essenciais para construir a sólida reputação de Alan em Portugal. À excepção da eufórica temporada 2003/04, em que marcou nove vezes pelo Marítimo, o extremo carioca tem sido consistentemente frugal nos festejos: três golos na época seguinte, um por ano entre 2005 e 2008 e dois no primeiro ano em Braga. O total modesto de 21 em 205 jogos na Liga não tinha, até este ano, muitos episódios para figurar na memória.

Mais notado pelos golos dados a marcar, à média de cinco assistências por temporada, Alan parece ter descoberto, neste fim de Verão, a vocação para ser feliz com os grandes. Depois de abrir caminho à vitória da equipa minhota em Alvalade, na segunda jornada, o número 30 do Sporting de Braga aproveitou um cruzamento afortunado para manter a liderança e o registo perfeito da equipa de Domingos Paciência. Seguramente a melhor forma de festejar a entrada no clube dos trintões, no exacto dia em que o seu pé direito impôs a primeira derrota ao FC Porto, por onde passou sem glória entre 2005 e 2007.

Nuno Madureira


A Análise
Duas marés vermelhas


A primeira é a do líder Sp. Braga. Começo fantástico – 5 vitórias seguidas – com o 'detalhe' de ter conseguido três delas em jogos de grande exigência: Alvalade, Marítimo (no Funchal) e agora com o tetracampeão FC Porto, que não perdia um jogo há 27 jornadas – com a Naval (0-1), em Novembro de 2008.

Não há coincidências. Há ali um Braga compacto, há ali competência de Domingos e há ali um 'plus' de frescura física motivado pela ausência de competição europeia. Os ventos da História não favorecem o supremo desígnio de António Salvador – fazer do Sp. Braga o primeiro campeão nacional fora do eixo Lisboa-Porto – e parece-me que falta ao minhotos um 'matador' da classe A. Se Carlos Freitas conseguisse descobrir outro Liedson em Dezembro, o Braga teria mais hipóteses de realizar o sonho. O Benfica personifica a outra maré vermelha. Esta arrasta multidões e faz a felicidade dos tesoureiros. Em Leiria, houve ameaça de tropeção e não seria escândalo nenhum o empate. Mas ganhou a águia, porque há uma diferença enorme – para melhor – entre este Benfica e o da última temporada. A começar pela estrela da equipa. Nesta, é o treinador. Em dois meses e meio, Jorge Jesus pôs o Benfica a jogar e a lutar três vezes mais, expondo (por contraste) todos os erros e limitações de Quique Flores. No próximo sábado temos clássico no Dragão, com FC Porto e Sporting iguais (quem diria...) e os dragões obrigados a sacudir a pressão de duas derrotas seguidas – 'alguém vai pagar', reza a tradição. O problema é que o Sporting, apesar do fraco jogo colectivo, reaprendeu a ganhar (mesmo de aflitos)... e Bento é a besta negra de Jesualdo Ferreira: em 11 jogos desde Outubro de 2006, o prof. ganhou dois e perdeu seis. A estatística vale o que vale, mas a realidade é esta: quem perder pode ficar com um atraso de 8 pontos para o líder – se Domingos vencer o velho amigo Jorge Costa em Olhão.

André Pipa


A Equipa
Braga em grande


O Sp. Braga é a única equipa só com vitórias nesta Superliga e esta semana infligiu uma derrota aos campeões nacionais, que já não perdiam em competições internas há 11 meses.

Um feito notável dos comandados de Domingos Paciência que começaram a época a ser afastados da fase de grupos da Liga Europa, mas que se têm demonstrado temíveis no campeonato nacional, com destaque para as duas vitórias alcançadas diante do Sporting (fora) e agora do FC Porto (em casa). Resta saber se este início de época se ficará por um 'fogacho' ou se voltaremos a ter os bracarenses a meter-se na habitual luta a três no topo da classificação. A primeira impressão é magnífica.

Duarte Moral

Correio Manhã

JotaCC

Adriano disponível para entrar em acção

O ponta-de-lança Adriano é mais um a entrar nas contas de Domingos Paciência. O futebolista está totalmente recuperado de uma lesão muscular que o impediu de trabalhar a cem por cento nas últimas semanas e já pode ser chamado para o jogo com a Olhanense. Adriano chegou a Braga na última semana de Agosto, mas logo contraíu uma lesão muscular.

Na sessão de ontem o futebolista brasileiro já treinou sem limitações e até apontou três golos numa ligeira sessão de trabalho ministrada por Domingos Paciência.
Todavia, Adriano terá de esperar por uma oportunidade, tendo em linha de conta que Paulo César e Meyong têm dado conta do recado. O internacional camaronês, com três golos, é o melhor marcador da equipa na Liga Portuguesa de Futebol.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Líder voa até Olhão

Vai ser rápida e cómoda a viagem do Sp. Braga até ao Algarve, onde esta sexta-feira o líder do campeonato defronta o Olhanense, no Estádio José Arcanjo. A SAD decidiu fretar um avião para fazer a ligação entre Porto e Faro, proporcionando aos jogadores uma jornada tranquila e com reduzida margem de desgaste.

É a primeira vez que o Sp. Braga aluga um charter para deslocações internas, o que se explica, em parte, pela inexistência de voos regulares directos entre a Invicta e Faro. A aeronave que vai transportar os bracarenses é um Embraer ERJ 145, da Portugália, com capacidade para 50 passageiros. Um aparelho utilizado sobretudo para ligações curtas, como é o caso da viagem ao Algarve, que demora menos de uma hora.

Em comparação com o autocarro ou o comboio, a opção aérea tem custos mais elevados para os cofres do clube. Colocado perante os benefícios em matéria de conforto e de agilidade horária, António Salvador não hesitou em investir nesta alternativa. Aliás, na época passada, o presidente bracarense autorizou o aluguer de um avião para uma longa viagem até à Turquia, onde os minhotos defrontaram o Sivasspor, para a Taça Intertoto. O charter custou 200 mil euros e permitiu que a equipa demorasse metade do tempo a chegar ao seu destino.

A BOLA

JotaCC

Um autocarro "feito" pelos sócios

"O ABC somos todos nós!" Este é o slogan que desde há algum tempo vai sendo utilizado pelo clube de Braga, como forma a traduzir o espírito que rodeia este histórico do andebol nacional.

E foi precisamente levando esta ideia à letra que um grupo de jogadores, adeptos e dirigentes conseguiu "fazer" um autocarro para a equipa principal. Uma "obra" caseira que não envergonha. O veículo foi emprestado, por tempo indeterminado, por um sócio que prefere manter o anonimato, mas depois foi necessário puxar pela imaginação e tornar o autocarro, que não é novo, num "elemento privilegiado de promoção do ABC e, ao mesmo tempo, de demonstração daquilo que o clube é, por todos os cantos onde vamos e onde encontramos sempre gente que gosta do clube e de andebol", explica o presidente Luís Teles.

"Uns arranjaram o vinil para a decoração, outros conceberam o desenho, outros ainda deram a mão-de-obra, e assim conseguimos melhorar em muito a logística de transporte do clube", refere o dirigente, orgulhoso por "estar num clube onde este espírito se vai mantendo, apesar das dificuldades".

Sem gastar verbas significativas, fundamental em tempo de crise, os academistas, com criatividade, melhoraram as condições de uma equipa que não tem tido vida fácil...


O JOGO

Bruno3429

Moisés parou e Rodríguez melhorou
DOMINGOS AINDA COM DÚVIDAS NO EIXO DA DEFESA
 

O Sp. Braga prepara a estratégia para Olhão à porta fechada, mas a divulgação do boletim clínico, o que acontece duas vezes na semana de trabalho, deixa entender que Domingos Paciência continua com dúvidas quanto à formação do eixo da defensiva.

Moisés trabalhou de forma condicionada no treino desta manhã, devido a uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, mas Rodríguez, que não alinhou com o FC Porto, já apresentou melhorias da lesão muscular que sofreu na Madeira.

O internacional peruano tem boas hipóteses de voltar a ser opção, mas a realidade é que a dois dias do jogo com o Olhanense só André Leone está em perfeitas condições físicas, dado que Paulão continua também a recuperar de uma lesão muscular sofrida em vésperas da viagem à Madeira.

Record

JotaCC

Moisés com mialgia

Domingos Paciência não pôde contar com Moisés no treino desta terça-feira, realizado à porta fechada. O «central» está a contas com mialgia na face posterior da coxa esquerda e está limitado a tratamento e trabalho condicionado.

O técnico dos bracarenses poderá assim ter importante «baixa» para o encontro de sexta-feira com o Olhanense, no Algarve, onde vai defender a liderança do Campeonato. Isto porque também o peruano Rodriguez e o brasileiro Paulão estão lesionados, deixando Domingos Paciência com o brasileiro André Leone como único «central» de raiz disponível.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência com dificuldades no centro da defesa

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, não contou esta terça-feira com o defesa Moisés no treino ocorrido à porta fechada. É que o central está a contas com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e está a efectuar tratamento e trabalho condicionado.

O técnico dos bracarenses terá desta forma uma importante baixa para o jogo desta sexta-feira diante do Olhanense, no Algarve, onde irá defender a liderança do Liga Sagres. Já os defesas centrais, o peruano Rodriguez e o brasileiro Paulão encontram-se também lesionados, ficando Domingos Paciência somente com o brasileiro André Leone como único central disponível para jogar.

O JOGO

Bruno3429

RESULTADOS – FUTEBOL JUVENIL (19 e 20 de Setembro)

A 4ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores ditou a segunda derrota na prova com a deslocação ao terreno de um dos líderes, a Académica de Coimbra. A equipa até começou bem com o primeiro golo da partida obtido por Januário, mas permitiu a reviravolta do adversário, embora a grande penalidade que deu origem ao primeiro golo da Académica levante muitas dúvidas. Nuno Valente ainda teve uma grande oportunidade para alcançar o empate perto do final, mas permitiu a defesa ao guarda-redes na marcação de uma grande penalidade. O SC Braga está no 7º lugar com 6 pontos, a 4 pontos do líder, FC Porto, adversário que receberá já este sábado no Estádio 1º de Maio pelas 17h00m.

Os Juvenis A conseguiram novo triunfo folgado na 4ª jornada na recepção ao GD Cachão.

Os jovens Gverreiros do Minho venceram por 6-0, com golos de Diogo Orlando, Erivaldo a apontar um hat-trick (leva cinco golos no Campeonato) e Romeu. O SC Braga segue no 5º lugar com 7 pontos, a 5 pontos do 1º classificado, o Varzim.

Os Iniciados A alcançaram o primeiro triunfo da competição na deslocação às Marinhas.

Ao intervalo e apesar do domínio bracarense, o marcador seguia em branco, mas na segunda metade, Falcão (com dois golos) e Miguel fizeram o justo resultado final de 0-3. O SC Braga está no terceriro lugar com 4 pontos, menos dois que os primeiro classificados, V. Guimarães e Bragança.

A equipa de Juvenis B tinha agendada para este fim-de-semana a participação na Taça AF Braga mas por desistência do adversário segue em frente nesta cmpetição.

Os Iniciados C orientados por Lito participaram no Torneio Quadrangular do Palmeiras alcançando o 3º lugar. Na meia-final defrontaram o anfitrião terminando o jogo empatado a uma bola (golo de Tiago Vilela), mas perderam na marcação das grandes penalidade. Na outra meia-final o V. Guimarães venceu o Gil Vicente por 2-0. No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, o SC Braga empatou novamente a uma bola com golo de Francisco, mas desta feita a vitória através da marcação de grandes penalidades sorriu aos jovens Gverreiros. O V. Guimarães venceu o torneio ao bater na final o Palmeiras por 2-0.


TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 23 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.


BOLETIM CLÍNICO

Rodriguez
Lesão muscular na face posterior da perna direita. O atleta efectua treino condicionado.

Paulão
Lesão muscular na face posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Moisés
Mialgia na face posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Tiago Pinto
Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Braga, 22 de Setembro de 2009

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo

SCBraga

JotaCC

Sp. Braga: líder tem problemas no eixo da defesa
Rodríguez, Paulão e Moisés com limitações físicas

Domingos Paciência só tem um defesa central a treinar normalmente. Alberto Rodríguez, Paulão e Moisés estão com limitações físicas e só o último poderá recuperar a tempo de alinhar na sexta-feira em Olhão. André Leone é, por isso, o único disponível deste sector.

Rodríguez e Paulão têm lesões musculares e trabalham de forma muito condicionada. Já Moisés, um dos pilares mais importantes do líder da Liga, tem uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e tem dividido o treino entre o ginásio e o relvado. O brasileiro tem mais dois dias para recuperar totalmente e alinhar frente ao Olhanense.

A ficha de Moisés

Tiago Pinto e Peterson completam o leque de elementos entregues aos cuidados do departamento médico. O lateral esquerdo foi operado ao quinto metatarso do pé direito e está em plena fase de recuperação; o médio haitiano sujeitou-se a uma artroscopia ao joelho esquerdo e também só faz tratamento e ginásio.

O Sp. Braga tem cinco vitórias consecutivas na Liga e desloca-se na próxima sexta-feira ao Estádio José Arcanjo, em Olhão.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429


...
Liga Sagres

6.ª jornada

Sexta-feira

Olhanense- Sp. Braga, Jorge Sousa (Porto)


Sábado

V. Setúbal - P. Ferreira, Hugo Miguel (Lisboa)
Marítimo - Naval 1.º Maio, Vasco Santos (Porto)
Rio Ave - Académica, Pedro Henriques (Lisboa)
FC Porto - Sporting, Duarte Gomes (Lisboa)
Benfica - Leixões, João Capela (Lisboa)

Segunda-feira

V. Guimarães - U. Leiria, Paulo Baptista (Portalegre)

Domingo (11 Outubro)

Belenenses - Nacional, hora e árbitro a indicar
...
Record

JotaCC

Liga: quatro primeiros marcaram quase metade dos golos
Sp. Braga, Benfica, F.C. Porto e Sporting já marcaram mais dezoito golos do que há um ano



O número de golos marcados pelos quatro primeiros classificados da Liga - o líder Sp. Braga e os três grandes - coloca em evidência um fosso difícil de esconder entre os demais clubes. A média de golos por jogo subiu ligeiramente em relação à temporada passada, passando de 2.15 em 2008/09 (86 golos) para 2.25 na presente época (89 golos). Uma pequena diferença de três golos que choca com a evolução dos quatro primeiros que, sozinhos, marcaram mais dezoito golos de um ano para o outro.

Em relação à temporada passada, o Benfica marcou mais sete golos (9/16), o Sp. Braga marcou mais seis (3/9), o F.C. Porto mais quatro (7/11) e o Sporting mais um (7/8). Todos juntos, marcaram mais dezoito golos, num total de 44 golos, quase metade do total de golos marcados esta temporada (89). Há um ano, os mesmos clubes tinham marcado apenas 26, por outras palavras, menos de um terço do total (83).

Se os quatro primeiros marcaram mais dezoito golos e a diferença em relação à temporada é de apenas mais três, isto significa que os restantes clubes marcaram menos quinze golos do que há um ano.

Uma diferença que é fácil de constatar numa comparação entre as duas classificações à 5º jornada. Em 2008/09 os quatro primeiros eram F.C. Porto, Nacional, E. Amadora e Leixões. Um ano depois, os quatro primeiros são Sp. Braga, Benfica, F.C. Porto e Sporting.

Diferença de golos entre 2008/09 e 2009/10
Total à 5ª jornada (+3): 86 golos (83 em 2008/09)
Golos dos actuais 4 primeiros classificados (+18): 44 (26 em 2008/09)
Golos do Benfica (+7): 16 (9 em 2008/09)
Golos do Sp. Braga (+6): 9 (3 em 2008/09)
Golos do F.C. Porto (+4): 11 (7 em 2008/09)
Golos do Sporting (+1): 8 (7 em 2008/09)
Média de golos por jogo: 2.225 (2.15 em 2008/09)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Moisés padece de uma mialgia e está em dúvida para o jogo com a Olhanense     

O Sporting de Braga prepara a deslocação a Olhão para defrontar a Olhanense.

Moisés - a contas com uma mialgia - não treinou esta terça-feira e está em dúvida para o jogo da próxima jornada.

A comitiva arsenalista viaja na quinta-feira, de avião, para o Algarve, evitando assim o desgaste de uma viagem de 600 quilómetros de autocarro.

ANTENA MINHO