News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As consequências da Liderança

Started by ric, 21 de September de 2009, 11:33

Previous topic - Next topic

ric

caros amigos:

A história não é nova e só a traga aqui para a discutirmos porque está á vista o que se vai passar a seguir...

Estar na liderança isolado com 5 jornadas é coisa que os "habitués" estudiosos do nosso fuytebol não estariam a contar.Poderiam pensar que nesta altura e depois de ser CONSAGRADO campeão da pré-época, os do lado da 2 ª cIrcular, estariam hoje confortávelmente instalados no 1º ligar.
Seria um arranque maravilha e o aumentar do brilho e da esperança que tantas vezes tem sido renovada , anos após anos, sempre com os mesmos resultados finais.
Contariam os passarinhos que estaria criada a onda encarnada e que meio país se voltava, em vénia, para as proezas de jesus e os voos de Cardozo e companhia.
Acontece que lhes aparece pela frente uma equipa do "segundo escação do nosso futebol" pois o primeiro é reservado a 3.

A CS vai ignorando esta "piquena" questão. Não lhe dão crédito de forma a que , mais cedo ou mais tarde, a história se reescreva e os tramites do "correcto" acabe por ditar as suas leis.

Sou daqueles que, objectivamente e com muito rigor emocional, assume que o título AINDA É UMA MIRAGEM. Não pelo valor da nossa equipa mas antes pela conjugação de factores que impedem que tal aconteça. Esses factores , nem preciso de falar deles...todos os conhecemos.

Por outro lado, acabo por "esbarrar" com páginas e comentários "simpáticos " para as nossas cores. Estes são os mais perigosos pois são eivados de uma hipocrisia grotesca e que só elogiam pelo factor "inédito".
Como que o SCBraga fosse hoje um caso raro, um case-study e uma pequena aberraçãozita, alvo de cuidadoso estudo ... Como  a National Geography dá a um animal curioso e em perigo de extinção.
Gostam de elogiar o feito mas vão logo apontadndo para a "liderança a prazo". Como a dizer que a "lei natural das coisas" lá se encarregará de colocar as coisas no sitio.
No fundo, o circo é o mesmo mas agora tem um intruso, castiço, engraçado mas que ninguém lhe liga grande importãncia. Se não forem os próprios a claudicarem (ou seja, a propria equipa) alguém lhes fará a cama...

Ora é contra esta hipocrisia e tom elogioso trapaceiro que eu me insurjo. ~
Que não caiamos no ridiculo de elevar fasquias que não podemos ultrapassar pois , mais cedo ou mais tarde, atiram-nos ao chão. Infelizmente é isto que pode acontecer. A menos que nos mantenhamos unidos, coesos, fortes e rijos e que a equipa mostre tamanha qualidade que , de per si, seja capaz de vencer o adversário, o sistema e a CS que nos elogia mas arrasta para o fundo. à espera da  tal "lei natural..."
E quando os 3 da vida airada estiverem juntos, lá virá o melancólico título : " o futebol voltou á normalidade...".

Confio imenso na capacidade de sofrimento dos nossos jogadores. Eles sabem que serão injustiçados, que terão de resistir á tentação dos amarelos, das acções impossíveis e inadmissiveis. Vão combater o adversário e uma série de milhões de adeptos dos outros clubes. A tarefa é árdua mas pode ser realizada. Saibamos - todos - ser fortes


PS: ACHEI O TITULO DO RECORD DE DOMINGO UMA ANORMALIDADE . "DOMINGOS TRAI FCPORTO". MAS QUE É ISTO DE TRAIR? SE TRAIÇÃO É JILGADO DE FORMA NEGATIVA  QUER DIZER QUE dOMINGOS TERIA DE "ABRIR ALAS" PARA O pORTO? qUE CRITÉRIO T~EM ESTES JORNALISTAS QUE DÃO AZO E PERMITEM TRAIÇÕES... COMOSE VENCER UM ANTERIOR CLUBE FOSSE TRAIÇÃO NO DESPORTO. cOMO VENCER O ANTERIOR CLUBE NÃO FOSSE UMA CASO SIMPLES DE PROFISSIONALISMO, ÉTICA E RESPEITO PELO PÚBLICO.
SIM, SE CALHAR, ERA MELHOR DOMINGOS NÃO TER  TRAÍDO O PORTO E DEIXAR QUE ELE TIVESSE GANHO...

QUE RAIO DE COISA...

joaomf

Concordo com o que o Ric diz. Aliás, alguns comentadores da treta gostam de dizer que somos o Leixões da época passada, para dar a entender que mais tarde ou mais cedo vamos "estourar" como aconteceu aos matosinheneses. É também uma forma de menosprezar o nosso trajecto recente, com várias classificações no top-5 e com prestações europeias de relevo.

Como já disse noutro post, esta vitória ante o FCP foi muito importante para continuarmos a acreditar que podemos fazer um bom campeonato.
Não convém é pormos a fasquia muito alta, pelo menos de forma pública. Creio que o plantel internamente terá ambições altas (objectivo de acabar nos 3 primeiros lugares), mas, na minha opinião, elas só devem ser exteriorizadas, se tal ainda vier revelar-se como muito provável de acontecer, quando estivermos a uma meia dúzia de jogos do fim do campeonato. Foi dessa forma que o Boavista procedeu no ano em que foram campeões.
Com uma imprensa que nos é tão adversa e que bajula os 3 metralhas, qualquer assumpção de objectivos mais altos que aqueles a que normalmente nos propomos será ridicularizada, caso esses objectivos não venham a ser atingidos.

Dracul

As consequências da nossa liderança são claras. Muita azia para os lados da capital, principalmente agora que o SCB derrotou o FCP e calou a boca dos que nos apelidavam de Porto B.
A imprensa desportiva é o que se sabe, são vassalos dos três metralhas, sobretudo da lampionagem, e estão como abutres à espera que o Braga escorregue, para poderem glorificar o primeiro lugar do clube dos seis milhões.
Como esse mesmo clube já vai sendo empurrado pelos árbitros, também o nosso tem que se começar a preparar para o contrário.
Por outro lado, é muito importante que o SCB não facilite nos jogos contra os mais pequenos, porque é nesses jogos que se perdem pontos inesperados.

Qid

Ric,

Precisamente por causa destes problemas que antevemos aí para chegar,
eu ia escrever um post porque queria que revíssemos a história no sentido de precaver-mo-nos:

O Braga já esteve anteriormente em boa posição inicial (e mesmo a meio) no campeonato e depois acabou por ficar sempre da 4ª posição para baixo.

Quais os motivos pela queda posterior?
. Foi o facto de não termos número suficiente de jogadores de qualidade para entrarem devido a lesões dos titulares?
. Foi o facto dos nossos jogadores não terem uma preparação física tão boa como as equipas "grandes" que os fez não aguentarem todo o campeonato com bom ritmo?
. Foi o facto dos jogadores começarem a ficarem desconcentrados porque começaram a ver notícias da sua transferência para um clube grande?
. Foi o facto dos árbitros começarem a ser pressionados para beneficiar toda e qualquer equipa que jogar com o Braga.

Para responder a isto, uma boa investigação ao passado seria muito proveitosa.


Perguntas interessantes relacionadas:
. Qual a jornada máxima em que estivemos em 1º lugar? (já estivemos em 1º a meio de um campeonato?)
. Em qual dos campeonatos tivemos mais vitórias/empates? (foi num campeonato em que estivemos a morder calcanhares no início?)

A.COSTA

#4
Bom tema RIC. Por aqui passam, em larga escala, as minhas preocupações futuras dos Nossos Gverreiros.

Vejamos por pontos:

1. A Lei natural das coisas fará regressar a normalidade. Não contavam com tanta oposição do Braga neste momento em que, decorridas 5 jornadas, já foram derrotados Sporting e FCPorto, sem menosprezo para os outros adversários;

2. A Lei natural para esse bando de indigentes da Comunicação Social, de onde devem ser retiradas as poucas exceções, passa também pelo oportuno contributo dos árbitros;

3. São preocupantes os sinais de riqueza e opulência do SLB ao fim de 5 jornadas em que já beneficiaram de 5 penaltis. Isto nem no Afeganistão se vê;

4. A qualidade dos Nossos Gverreiros é muita e espero que a sorte dos campeões os acompanhe ... pois da arbitragem poderemos esperar coisas estranhas a breve prazo;

5. Desejo que o futuro me obrigue  a fazer uma vénia do tamanho do AXA, a quem eu dei pouco crédito no início;


PS. Quanto menos a Comunicação Social falarem de nós ... melhor. Até porque eles não conseguem ser isentos. Basta ver o penalti do SLB em Leiria nesta jornada ... em que os jornalistas (?) de serviço se esforçavam por justificar aquele penalti ridículo que lhes deu o 2º lugar isolado. Ai KALABA podias ter ajudado tanto e não ajudaste nada !!!!
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

ric

Engraçado será também reparar que em alguns croniqueiros e esperts da bola, era comum ouvir-se falar 8embora muitas vezes ao de leve...) que o nosso campeonato devia ser mais aberto e nãos e confinar á luta dos 3 dos costume. mesmo para estes "libertadores", o futebol luso devia ter mais concorrencia nos lugares da frente. No enatnto, á minima escorregadela de um dos 3G e a afirmação de um outro qq clube, logo surgem arautos da "normalidade" e falam destes intrusos com algum desdém, quase que de uma forma de lesa-majestade.

vejam as TV´s... o líder é um desde a primeira jornada e pouco ou nada se referem a este facto...continuam a falar dos outros como se nada se passasse "de anormal"... Ora é esta falata de senbilidade que me preocupa sobremaneira e espero que sejamos bem fortes para resistir a estas indiferenças... é que contrariamente a alguns foristas, eu acho que o low profile não nos ajuda nada. Acho que assumir que queremos ir mais á frente só nos traria mais ...respeito. Mas a chave, quanto a mim, reside na capacidade mental dos nossos jogadores. e sincera,mente, nesse particular estou super convencido que temos gente.

barinho

Valha-nos um ou outro comentador que ainda nos vai dando crédito tipo o LFB e o JVP,que ainda ontem disse que não se pode comparar o Braga ao Leixões da época passada pois o Braga já percorreu um caminho de consolidação entre os melhores do futebol português e obviamente tem melhor plantel.O Rui Santos também fala bem de nós,quando tá de bom humor...

1

Ainda bem que ninguém nos dá atenção, se desse os jogadores começavam logo a armar-se em vedetas, aliás coisa que quero ver se não vai já acontecer. É comer relva todos os jogos é a única maneira de ganhar jogos seja ao porto seja ao olhanense.


Espero que não nos dêem grande atenção eu não tenho necessidade de protagonismo como alguns parece que têm, o que interessa no fim é que o Braga fique bem classificado se a imprensa não nos dá atenção não fico triste nem me tira o sono, eu já deixei de ler esses anormais à muito, agora em desporto é só superbraga e raramente o maisfutebol

Pedro

Concordo com tudo que foi dito aqui, alias, desde o final do jogo no sabado que digo á aqueles com quem convivo que iriamos ter de lutar contra forças extras futebol se quisermos alcançar seja o que for neste campeonato.
Tenho muito receio do jogo contra o B***** em Novembro, pois tenho a certeza que se até lá as coisas se mantiverem como estão neste momento, vamos com certeza sofrer na pele a nossa ousadia de lutar por algo que aos 3 estarolas pertence á nascença.

amtbraga

Estou a ver o programa de desporto da tvi24, prolongamento, penso que é assim que se chama e estou realmente indignada com as declarações do Eduardo Barroso... Não é que este "senhor" diz que o Braga está a ter a "estrelinha da sorte" e a "estrelinha das arbitragens"!!!! MAs o que é isto??Até parece que é o Braga quem tem 4 penaltis em 5 jogos a nosso favor... Onde está o reconhecimento pelo bom inico de época???
Parece-me que este tipo de comentários é uma consequencia directa da liderança. Este mesmo senhor, chega a comparar o Braga ao Boavista no ano em que foram campeões.
Bem, o Braga realmente já começa a incomodar muita gente e o meu receio é que daqui para a frente o Braga começe a jogar contra 14...

Força Braga
P.s.- Desculpem o desabafo
Orgulho Bracarense

jacm

As consequências da liderança são só uma: os outros serem levados ao colo descaradamente, como aconteceu ontem com os lampiões e hoje com os largatos. Se queremos ir longe, não podemos dar abébias. Vão-nos atacar por todos os lados.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Armando Coelho

Quote from: amtbraga on 21 de September de 2009, 22:42
Estou a ver o programa de desporto da tvi24, prolongamento, penso que é assim que se chama e estou realmente indignada com as declarações do Eduardo Barroso... Não é que este "senhor" diz que o Braga está a ter a "estrelinha da sorte" e a "estrelinha das arbitragens"!!!! MAs o que é isto??Até parece que é o Braga quem tem 4 penaltis em 5 jogos a nosso favor... Onde está o reconhecimento pelo bom inico de época???
Parece-me que este tipo de comentários é uma consequencia directa da liderança. Este mesmo senhor, chega a comparar o Braga ao Boavista no ano em que foram campeões.
Bem, o Braga realmente já começa a incomodar muita gente e o meu receio é que daqui para a frente o Braga começe a jogar contra 14...

Força Braga
P.s.- Desculpem o desabafo


Por acaso tambem estava a ouvir as declarações desse Sr, e o minimo que eu posso dizer, é que as palavras desse Dr Eduardo Barroso não podem ser levadas a sério. Esse energumeno, sempre que representa o zbording fica completamente possuido, até fico na duvida se os óculos que usa não serão de cabedal, e possivelmente listados a verde e branco, é que este, nem com imagens a cores consegue distinguir o certo do errado (mesmo não sendo médico, esta doença é de fácil diagnóstico, SENILIDADE). Pior ainda, é continuar a bater na tecla do jogo com o Braga em que enfardou de forma mais do que justa e continua a dizer que o Braga foi beneficiado e tem a "estrelinha da sorte". Depois vem o contrasenso, em que o lampião (Fernando Seara) admite que normalmente nestas coisas as pessoas vêem os jogos e analizam as incidencias dos mesmos consoante as preferencias de cada um, admite que não conseguem ser imparciais, ora como podem ser levados a sério estes senhores?. Mas no fundo os culpados não são eles, eles apenas aproveitam as armas que lhes colocam à disposição, os grandes culpados deste circo, são obviamente as Tvs, que desvirtuam a verdade desportiva, que matam a essência do futebol português, que colaboram com os corruptos e branqueiam as vigarices perpetradas contra os mais desfavorecidos. Quanto aos paineleiros, são adeptos como nós, não estão ali para dizer a verdade, estão ali para puxar a brasa à sua sardinha, se me convidassem, eu conseguiria ser mais faccioso do que eles todos juntos, arranjaria sempre argumentos para rebater as imagens televisivas. A ÚNICA DIFERENÇA, É QUE EU NÃO ESTOU SENÍL, AO CONTRÁRIO DOS 3.

ELSA

#12
Quote from: Armando Coelho on 21 de September de 2009, 23:45
Quote from: amtbraga on 21 de September de 2009, 22:42
Estou a ver o programa de desporto da tvi24, prolongamento, penso que é assim que se chama e estou realmente indignada com as declarações do Eduardo Barroso... Não é que este "senhor" diz que o Braga está a ter a "estrelinha da sorte" e a "estrelinha das arbitragens"!!!! MAs o que é isto??Até parece que é o Braga quem tem 4 penaltis em 5 jogos a nosso favor... Onde está o reconhecimento pelo bom inico de época???
Parece-me que este tipo de comentários é uma consequencia directa da liderança. Este mesmo senhor, chega a comparar o Braga ao Boavista no ano em que foram campeões.
Bem, o Braga realmente já começa a incomodar muita gente e o meu receio é que daqui para a frente o Braga começe a jogar contra 14...

Força Braga
P.s.- Desculpem o desabafo


Por acaso tambem estava a ouvir as declarações desse Sr, e o minimo que eu posso dizer, é que as palavras desse Dr Eduardo Barroso não podem ser levadas a sério. Esse energumeno, sempre que representa o zbording fica completamente possuido, até fico na duvida se os óculos que usa não serão de cabedal, e possivelmente listados a verde e branco, é que este, nem com imagens a cores consegue distinguir o certo do errado (mesmo não sendo médico, esta doença é de fácil diagnóstico, SENILIDADE). Pior ainda, é continuar a bater na tecla do jogo com o Braga em que enfardou de forma mais do que justa e continua a dizer que o Braga foi beneficiado e tem a "estrelinha da sorte". Depois vem o contrasenso, em que o lampião (Fernando Seara) admite que normalmente nestas coisas as pessoas vêem os jogos e analizam as incidencias dos mesmos consoante as preferencias de cada um, admite que não conseguem ser imparciais, ora como podem ser levados a sério estes senhores?. Mas no fundo os culpados não são eles, eles apenas aproveitam as armas que lhes colocam à disposição, os grandes culpados deste circo, são obviamente as Tvs, que desvirtuam a verdade desportiva, que matam a essência do futebol português, que colaboram com os corruptos e branqueiam as vigarices perpetradas contra os mais desfavorecidos. Quanto aos paineleiros, são adeptos como nós, não estão ali para dizer a verdade, estão ali para puxar a brasa à sua sardinha, se me convidassem, eu conseguiria ser mais faccioso do que eles todos juntos, arranjaria sempre argumentos para rebater as imagens televisivas. A ÚNICA DIFERENÇA, É QUE EU NÃO ESTOU SENÍL, AO CONTRÁRIO DOS 3.


A mim, as declarações destes e de outros comentadores do género não me afectam nada...são obviamente tendenciosas, como a de cada um de nós...
É como quando vejo pessoas indignadas com as crónicas desportivas ou político-sociais que o Ricardo Araújo Pereira escreve na Bola e na Visão e acham que ele tinha que falar mal ou gozar os outros! Nós só temos que concordar ou não, achar graça ou não, ler ou não...não temos que exigir nada!
A mim, as declarações que me incomodam são as dos jornalistas, ou dos que se intitulam como tal...essas sim metem-me nojo, principalmente pelo tratamento desigual que nos dão!
Por isso, façam como eu - riam-se muuuuiiiito deles! O que eu tenho gozado com os meus amigos dos "3 GORDOS"!
Custa-me muito mais ouvir falar mal de nós quando estamos na mó de baixo, do que quando, como agora, estamos em alta! Dá-me tanto gozo ouvi-los falar do BRAGA!

POR MUITO QUE LHES CUSTE (E COMO CUSTA!), TÊM QUE FALAR DO ENORME S.C.BRAGA!

Aquiles

Este post está, parece-me bem colocado e é oportuno.

No entanto temos que manter é acima de tudo o mesmo comportamento, sem euforias e com a mesma humildade de sempre.

Para todos os que agora nos querem de alguma forma tirar mérito, é bom que não esqueçam, que já levamos 1/6 da época 2009/2010 em primeiro lugar isolados, que temos neste momento 6 épocas consecutivas com apuramento para a Taça Uefa e que em 2008/2009 ganhamos a Taça Intertoto.

Mas já se sabe que o que nos interessa realmente é ganhar o próximo jogo contra a Olhanense!

Força Braga!!!

Qid

Para relembrar:

Quais os motivos de queda de posição da tabela classificativa em anos anteriores?
. Foi o facto de não termos número suficiente de jogadores de qualidade para entrarem devido a lesões dos titulares?
. Foi o facto dos nossos jogadores não terem uma preparação física tão boa como as equipas "grandes" que os fez não aguentarem todo o campeonato com bom ritmo?
. Foi o facto dos jogadores começarem a ficarem desconcentrados porque começaram a ver notícias da sua (suposta) transferência para um clube grande?
. Foi o facto dos árbitros começarem a ser pressionados para beneficiar toda e qualquer equipa que jogar com o Braga.

Parece-me que poderemos estar a ver já o 3º ponto a querer "entrar em jogo"...

Stk

Venham TODOS ***** , CA VOS ESPERAMOS , NEM COM 20 nem com 30 NOS PARAM!!!! VENHA A CS + O BENFICA JUNTOS  :) :) :)

euxinha

Lamento muito a maneira como penso às vezes...porque apesar de querer acreditar que vamos ser campeões (porque qualidade para isso não nos falta), ainda acredito que de uma maneira ou de outra ainda vão dar um jeitinho na secretaria para que seja 1 dos estarolas a ganhar o campeonato...Sinceramente, espero ganhar a taça de Portugal, porque o campeonato,infelizmente, vai ser difícil...


jaimec


euxinha

Quote from: jaimec on 30 de January de 2010, 00:58
EU ACREDITO NO S.C.BRAGA


Eu também...Não acredito muito é que a máquina que está por traz seja muito credível e honesta com o que é feito em campo ... Porque a contar com o que temos mostrado em campo...somos campeões de certezinha! ;)

Aquiles

Sinceramente, o facto de sermos lideres, não é assim tão importante. Acaba por ser apenas uma consequência de tudo o que fazemos em campo, nas bancadas, no balneário, nos treinos, na administração, etc.

Depois de 6 apuramentos consecutivos para a Uefa, uma Taça Intertoto, e presença constante nos lugares da frente, a liderança é uma consequência.

A nossa maior conquista, é praticarmos um futebol positivo e entrarmos em todos os campos com espirito de Vitória!