News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Falta de condições para deficientes do Estádio Municipal de Braga motiva queixa

Started by Kramer, 18 de September de 2009, 20:17

Previous topic - Next topic

Kramer

Falta de condições para deficientes do Estádio Municipal de Braga motiva queixa em tribunal

Um munícipe entregou hoje uma queixa contra a Câmara de Braga no tribunal daquela cidade por o Estádio Municipal não ter condições para albergar deficientes, como o seu filho, e seus acompanhantes.

Segundo explicou José Manuel Ferreira, a entrega da queixa é o culminar de um processo iniciado em 2004 com a inauguração do estádio projectado pelo arquitecto Souto Moura.

"Nessa noite, muito chuvosa, o meu filho, que sofre de paralisia cerebral, e mais dois deficientes tiveram que ser assistidos por estarem em estado de hipotermia. Os lugares que lhes estão destinados no estádio são os primeiros a apanharem chuva...", notou.

Mas mais criticável, segundo o queixoso, é o facto de ao serem colocados num corredor ao nível do solo, dividido do relvado por um gradeamento de cerca de 90 centímetros, os deficientes, sentados nas cadeiras de rodas, "não conseguirem ver nada".

José Manuel Ferreira acrescentou o facto da lei 163/2006 de 08 de Agosto obrigar todos os recintos desportivos e salas de espectáculos a disponibilizar lugares para deficientes e seus acompanhantes, mas no estádio de Braga isso não se verificar porque é obrigado a "ir para a bancada".

"O senhor presidente da câmara (Mesquita Machado) vai estar amanhã (sábado) no estádio a fumar o seu charuto e sentado na sua poltrona, mas o meu filho, que até gosta do FC Porto, não pode ver o jogo", lamentou.

José Manuel Ferreira disse ainda não perceber "como é que a câmara aprovou aquele projecto" e lamentou ainda a inacção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, da Federação Portuguesa de Futebol, do Instituto do Desporto de Portugal, do secretário de Estado do Desporto, entidades que já conhecem o caso, assegurou.

A melhor solução, defende, passaria pela cedência de um camarote para os deficientes: "não estou a ver a criarem uma plataforma em que teriam que prescindir de muitos lugares na bancada, além de que, esteticamente, o arquitecto Souto Moura não permitiria, certamente", disse.

A alternativa da cedência de um camarote já foi colocada ao Sporting de Braga, inquilino do estádio e que faz a gestão desses espaços, mas, segundo lhe informaram, todos os camarotes estão já ocupados.

Da câmara municipal, entidade gestora do recinto, a vereadora do Desporto (entre outros pelouros), Palmira Maciel, não quis fazer comentários, mas afirmou ter encaminhado o problema para o Sporting de Braga: "pensava que já estava resolvido", disse.

in Ojogo

Concordo com a queixa da pessoa. Já no outro dia foi relatado, aqui no fórum, a má assistência que foi prestada a uma pessoa que se sentiu mal durante um jogo.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

spinto

se há coisa que detesto é ver o clube na praça publica sem ter de estar.

Acham que é necessário ir para tribunal por isto, então o clube não sabe lidar ou resolver este problemas?

Li a noticia na abola e acho lameentável que se deixe chegar a este ponto, acho mesmo pelo que li que as pessoas estão fartas de serem "chutadas" para canto, depois vem com as velhas histórias do estadio "tem isto ou é aquilo".

Penso que há desprezo da direção do clube, acho que é por estes "pormenores" que o Braga nunca foi muito bem amado pelas suas gentes, quando há alguma situação ou se quer chegar á fala com alguém para resolver seja o que for, é simplesmente impossivel.

É lamentável, mas é a minha opinião e acho mesmo que "as pessoas põem-se a jeito" para este tipo de situações.

Não acham que é mais dificil resolver problemas de contratações, problemas de dívidas e mesmo problemas disciplinares, que simples problemas que até nem deviam sequer existir nos dias de hoje?

ACHO QUE HÁ FALTA DE VONTADE EM RESOLVER E NÃO ERA PRECISO VIR PARA OS JORNAIS ESTA VERGONHOSA NOTICIA.

desculpem o caps


SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

andre_carneiro

Sem querer estar a ser hipócrita até porque sempre critiquei a funcionalidade deste estádio... mas porra... não é preciso subir uma escada para ir para a nascente inferior!!!!

Tudo bem que apanham chuva... e compreendo o desanimo... mas para onde queriam ir? Camarotes? é o único lugar acessível por elevador!

Acho que o máximo que podem fazer é pedir o auxilio aos stewarts para levar o menino e a cadeira para uma fila mais alta...
Neste estádio não sei que mais se lhe poderá fazer! Honestamente não sei que solução se poderia sugerir?!

Mas realmente... se há solução é uma falta de senso do clube deixar isto chegar onde chegou...
E pensar que podemos perder um jogo em casa por causa disto!!!

[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

spinto

Isso da chuva é problema que não põe sequer, senão todos queriamos lugares sem chuva, aquecimento e comida já que é tudo igual.

Claro que desde que consigam 1 lugar na fila 5 ou 6 ou qq outra, o problema fica resolvido.

Obviamente que se estiver em lugar até á fila 15, não é mais do que os outros, está nas mesmas condições por isso não deverá reclamar nem direito a isso terá. (afinal o que se discute é igualdade de direitos).
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

kaspanamona

- compreendo perfeitamente a angústia deste pai (qualquer um de nós pode ou poderá vir a ter que se confrontar com uma situação destas, ninguém se livra);
- agora, valha-me Deus, aquela parte de que «o meu filho até gosta dos andrades». Será que estes pais não conseguem incutir aos seus filhos a mística bracarense?...ou braguista?...
- chiça!...está uma pessoa a ler uma notícia que apela aos sentimentos de todos nós, quando, a páginas tantas, se depara com essa de que «o meu filho até gosta dos andrades.»
- será caso para dizer, coitado do pai por ter um filho com a deficiência física ou pelo seu amor clubístico?
- saudações a todos.
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

Pedro_RBA

Quote from: kaspanamona on 19 de September de 2009, 10:16
- compreendo perfeitamente a angústia deste pai (qualquer um de nós pode ou poderá vir a ter que se confrontar com uma situação destas, ninguém se livra);
- agora, valha-me Deus, aquela parte de que «o meu filho até gosta dos andrades». Será que estes pais não conseguem incutir aos seus filhos a mística bracarense?...ou braguista?...
- chiça!...está uma pessoa a ler uma notícia que apela aos sentimentos de todos nós, quando, a páginas tantas, se depara com essa de que «o meu filho até gosta dos andrades.»
- será caso para dizer, coitado do pai por ter um filho com a deficiência física ou pelo seu amor clubístico?
- saudações a todos.

Concordo.. Perdi logo a vontade de protestar/dizer fosse o que fosse..

Saudações Ultras

Migu3l Cruz

Quote from: spinto on 19 de September de 2009, 09:58
Isso da chuva é problema que não põe sequer, senão todos queriamos lugares sem chuva, aquecimento e comida já que é tudo igual.

Claro que desde que consigam 1 lugar na fila 5 ou 6 ou qq outra, o problema fica resolvido.

Obviamente que se estiver em lugar até á fila 15, não é mais do que os outros, está nas mesmas condições por isso não deverá reclamar nem direito a isso terá. (afinal o que se discute é igualdade de direitos).


Olha que não é bem assim.
Uma pessoa normal que estiver até à fila 15 não é mais que os outros - tudo bem concordo. A diferença está no facto que quando começa a chover as pessoas têm a mobilidade de subir para lugares abrigados (caso estes nao estejam ocupados) ou subir para a superior e as pessoas de cadeira de rodas simplesmente não podem fazer isso, a não ser que haja boa vontade das pessoas em redor para pegar na cadeira com a pessoa e por-la em lugar abrigado (o que duvido que haja).
Braga Cidade e Clube sempre no coração

daniel_

com boa vontande tudo se resolveria...provavelmente deveria haver uma equipa de 2 ou 4 pessoas para prestar auxilio a estas pessoas, até porque, as que há não são tantas assim, levá-las ao sitio por exemplo. Em dias de chuva porque não um camarote? até porque não devem estar todos ocupados, digo eu.

PS: no último jogo em casa, ate me meteu impersão ver um jovem(não sei se será o mesmo que se esta a falar) no meu sector(A6) sentado na sua cadeira de rodas virado ao sol sem um único chapeu e a escorrer água que se fartava.

jacm

Li a entrevista e o Senhor não deixa de ter a sua razão.  Mas como é obvio tambem a vai perdendo ao longo da entrevista: A começar pela questão da chuva e do frio; passando por essa dos "andrades" ; a questão de querer impugnar os jogos do Braga no Axa, como se adianta-se muito ir por esse caminho. Iamos jogar para o 1ºMaio, será que depois ia tambem impugnar os jogos no 1ºMaio?
É visivel que realmente o Axa( e não deve ser o único a ser assim. será que quando ele leva o Filho ao Dragaõ, saí de lá com vontade de impugnar os jogos do Porto?)não tenha as condições ideias para as pessoas com de mobilidade reduzida. Mas também as proprias pessoas á falta de condições podem tentar minimizar os efeitos, porque senão neste país estão feitos ao bife, tal é a falta de sensibilidade em muitas das construções deste País.
Agora se ele vai assim tantas vezes ao Axa tem lá uma boa solução é só ter vontade de procurar: Sempre pode tirar bilhete( ou comprar cadeira) para a bancada superior poente e logo para a primeira fila quando entre: sempre se livra da chuva. Quanto ao frio tem gramar com ele tanto quanto todas as outras pessoas que para la se deslocam e sentem frio durante o jogo.
Só uma última coisa estava a ler a entrevista com interesse e quando li o individuo a falar na impugnação dos jogos do Braga no Axa só me veio uma coisa à cabeça: este senhor quer é protagonismo, porque se estivesse com vontade de minimizar o problema do filho não se lembrava de uma coisa dessas. Ou será que tambem vai impugnar tudo quanto é recinto, seja la para o que for, em Portugal que não tenha as melhores condições para pessoas nesta situação?
 
POR UM BRAGA CAMPEÃO

spinto

essa de ser dos andrades não li.

acho que o braga fica mal na fotografia em todos os aspectos, mas tb é verdade que se ele quizer ir tomar um café a qq lado tb terá de "inpugnar o café", se quizer ir á camara resolver algum problema e necessitar de wc tb "terá de impugnar a camara" e se for ás finanças ou outro qq serviço publico "tb terá de inpugnar o governo".

realmente nota-se que deve haver mais alguma coisita por trás, lá com o ser dos andrades e querer inpugnar, etc... .

Mas que o braga não ouve as suas gentes disso temos exemplos que chegue e não será preciso desenterrar problemas (agressões, etc...)
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Lateralus

Este caso foi mencionado no programa "Zona Mista" da RTPN. O Bruno Prata considerou um excerto desse texto como "A Fífia da Semana".

Anabela

Entendo e aceito que as condições do estádio não sejam adequadas a pessoas com dificuldades motoras.
Mas, se ele gosta tanto do porto, que vá para o estádio do dragão e depois venha dizer alguma coisa. Será que lá também há lugares destinados a essas pessoas?

joaobl03

Quote from: Anabela on 20 de September de 2009, 00:33
Entendo e aceito que as condições do estádio não sejam adequadas a pessoas com dificuldades motoras.
Mas, se ele gosta tanto do porto, que vá para o estádio do dragão e depois venha dizer alguma coisa. Será que lá também há lugares destinados a essas pessoas?

Eh pá tudo dito , depois desta afirmação não é preciso dizer mais nada !
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

andre_carneiro

Pah... mais uma vez fico frustrado com a funcionalidade deste nosso AXA... estive 20 min na fila dos torniquetes desde que passei a revista de segurança!!!!! Foi na porta para o sector A6 (não sei se é a 8 ou 9... passo lá cada 15 dias e nunca memorizei) e estavam apenas dois dos torniquetes a funcionar... não sei se o terceiro estava ou não estragado, só sei que o segurança tinha de estar sempre a passar o cartão porque aquilo estava sempre a encravar... resumindo, criou-se ali uma confusão!!!

Querem estádios preparados para deficiente mas ele nem para público normal está preparado! Isto não pode ser! Fico triste de ver neste jogo apenas 17000 pessoas quando se fosse minimamente funcional acredito que meteria muitas mais!
Eu já nem falo em remediar os escadórios ou as rampas... porra mas os torniquetes!!!!!
Depois falta é vontade ao povo de braga para ir à bola...
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

PrOdI_CDMax

Quote from: joaobl03 on 20 de September de 2009, 01:10
Quote from: Anabela on 20 de September de 2009, 00:33
Entendo e aceito que as condições do estádio não sejam adequadas a pessoas com dificuldades motoras.
Mas, se ele gosta tanto do porto, que vá para o estádio do dragão e depois venha dizer alguma coisa. Será que lá também há lugares destinados a essas pessoas?

Eh pá tudo dito , depois desta afirmação não é preciso dizer mais nada !

Sem dúvida tudo dito...


Isto realmente vêm fazer queixas de um estádio do Braga porque o filho que é do Porto e não consegue ver o único jogo da época que o Porto vem aqui...

Absurdo, se o objectivo fosse fazer o rapaz sócio que fosse assíduo aos jogos do Braga, agora simpatizante do Porto que queria vir 1 vez por ano ver o Porto a jogar em Braga...

euxinha

Questão...Será que este pai algum dia foi falar com alguém de responsabilidade para lhe resolverem a situação a bem?!?Como já disse conheço um caso em que as pessoas envolvidas foram falar com quem de responsabilidade e essa mesma pessoa prontificou-se a resolver essa situação...Portanto, não acredito que caso o pai do miúdo fosse lá falar as coisas seriam diferentes!

Com certeza que não se trata mais do que um caso de comodismo e de "xupismo"...

E tenho dito...

ELSA

Desculpem lá, mas acho tão VERGONHOSA a posição de todas as entidades intervenientes neste caso - seja o Braga, as CMB, o arquitecto - como a de alguns comentários aqui postados!

Como é possível dizerem que só porque o miúdo tem preferencia pelo Porto, não tem direito de exigir um lugar, minimamente razoável para uma pessoa com aquelas limitações?!?!?

Isto é uma questão de cidadania, do mais BÁSICO que pode haver!

Qualquer cidadão DEVIA poder assistir a um jogo de futebol, em qualquer estádio, condignamente...quanto mais pessoas com limitações físicas...

Infelizmente tenho que dizer isto: esta questão não se resolve de outra maneira e há comentários desta natureza porque, feliz ou infelizmente (nem sei que termo utilizar), ninguém tem que conviver com uma situação destas no seu dia-a-dia...senão tratariam a questão e pensariam de forma diferente...não tenho dúvidas!

Pois, por mim, o pai que leve isto até às últimas consequências e se tivermos que jogar noutro estádio, bem feito! Pode ser que assim o Presidente veja um seu desejo antigo concretizado!


Anabela

Quote from: ELSA on 20 de September de 2009, 18:23
Desculpem lá, mas acho tão VERGONHOSA a posição de todas as entidades intervenientes neste caso - seja o Braga, as CMB, o arquitecto - como a de alguns comentários aqui postados!

Como é possível dizerem que só porque o miúdo tem preferencia pelo Porto, não tem direito de exigir um lugar, minimamente razoável para uma pessoa com aquelas limitações?!?!?

Isto é uma questão de cidadania, do mais BÁSICO que pode haver!

Qualquer cidadão DEVIA poder assistir a um jogo de futebol, em qualquer estádio, condignamente...quanto mais pessoas com limitações físicas...

Infelizmente tenho que dizer isto: esta questão não se resolve de outra maneira e há comentários desta natureza porque, feliz ou infelizmente (nem sei que termo utilizar), ninguém tem que conviver com uma situação destas no seu dia-a-dia...senão tratariam a questão e pensariam de forma diferente...não tenho dúvidas!

Pois, por mim, o pai que leve isto até às últimas consequências e se tivermos que jogar noutro estádio, bem feito! Pode ser que assim o Presidente veja um seu desejo antigo concretizado!



Mas alguém aqui disse que o menino (no caso) outra pessoa com algum tipo de deficiência não possa exigir melhores condições?
Tem todo o direito de reclamar mas, será que os outros estádios do país têm condições especiais para os deficientes?
Infelizmente, e já todos vimos na comunicação social que, quem tem algum tipo de deficiência está limitado, não só pela sua condição, como também pelos próprios edifícios/transportes públicos, etc...

ELSA

Quote from: Anabela on 20 de September de 2009, 20:57
Quote from: ELSA on 20 de September de 2009, 18:23
Desculpem lá, mas acho tão VERGONHOSA a posição de todas as entidades intervenientes neste caso - seja o Braga, as CMB, o arquitecto - como a de alguns comentários aqui postados!

Como é possível dizerem que só porque o miúdo tem preferencia pelo Porto, não tem direito de exigir um lugar, minimamente razoável para uma pessoa com aquelas limitações?!?!?

Isto é uma questão de cidadania, do mais BÁSICO que pode haver!

Qualquer cidadão DEVIA poder assistir a um jogo de futebol, em qualquer estádio, condignamente...quanto mais pessoas com limitações físicas...

Infelizmente tenho que dizer isto: esta questão não se resolve de outra maneira e há comentários desta natureza porque, feliz ou infelizmente (nem sei que termo utilizar), ninguém tem que conviver com uma situação destas no seu dia-a-dia...senão tratariam a questão e pensariam de forma diferente...não tenho dúvidas!

Pois, por mim, o pai que leve isto até às últimas consequências e se tivermos que jogar noutro estádio, bem feito! Pode ser que assim o Presidente veja um seu desejo antigo concretizado!



Mas alguém aqui disse que o menino (no caso) outra pessoa com algum tipo de deficiência não possa exigir melhores condições?
Tem todo o direito de reclamar mas, será que os outros estádios do país têm condições especiais para os deficientes?
Infelizmente, e já todos vimos na comunicação social que, quem tem algum tipo de deficiência está limitado, não só pela sua condição, como também pelos próprios edifícios/transportes públicos, etc...

Não sei se têm ou não, só sei que deviam ter TODOS! Estádios novos e o nosso tão premiado...estamos no sec. XXI, este tipo de assunto já nem devia ser tema...

Quanto ao "alguém aqui disse..." é só ler os posts anteriores...ou se calhar fui eu que interpretei mal...


JAraujo

Estou farto de ver pessoas com deficiencias a ver o jogo. Ainda dentro da maioria não vi ninguem a fazer queixas de maior. Mas com pena minha não queiram ter um camarote (são bem pagos), talvez para ter mais acompanhantes dos Deficientes, de que propriamente daqueles que necessitam.