News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 17/09

Started by Bruno3429, 17 de September de 2009, 07:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Viana praticamente recuperado
RETOMOU OS TREINOS E NÃO SE RESSENTIU DO TRAUMATISMO 


Hugo Viana integrou o treino de ontem praticamente sem limitações, indiciando claramente que poderá ser opção para o jogo de sábado. É uma boa notícia para Domingos Paciência, na medida em que o experiente médio se tem revelado uma peça fundamental (2 golos em 4 jogos) na manobra da equipa.

Depois de uns dias de repouso em casa na sequência do traumatismo cranioencefálico de que foi vítima no jogo com o Marítimo na manhã do último domingo, o internacional português de 26 anos recebeu autorização do departamento médico minhoto para voltar a pisar os relvados e não se ressentiu minimamente. Hoje, de novo à porta fechada, deve intensificar a sua preparação e, caso mantenha os resultados satisfatórios, será titular contra o FC Porto. E, assim, a única novidade no onze deverá ser Leone, suplente utilizado na Madeira devido à lesão de Rodríguez. O brasileiro Paulão trabalha no relvado, mas continua longe de ser uma opção.

No Egito já se encontra Peña, médio venezuelano que vai participar no Mundial de Sub-20 que se inicia no dia 24. O jogador do Sp. Braga integrou os trabalhos na segunda-feira, treinando-se normalmente com os companheiros. "Peña incorporou os treinos sem problemas", garantiu Serafin Boutureira, máximo responsável pela delegação que se encontra no Egito. A estreia da Venezuela está reservada para o dia 25, frente à Nigéria.



Nenhum o assusta
DOMINGOS NÃO PERDOA NEM AO CLUBE DO CORAÇÃO
 

Não é de agora que as equipas de Domingos Paciência derrotam os grandes e o treinador do Sp. Braga pode orgulhar-se de, em apenas quatro temporadas como técnico do principal escalão, já ter conseguido ganhar a Benfica, FC Porto e Sporting. O primeiro a cair aos pés do treinador de 40 anos foi mesmo o seu clube do coração.

Em Leiria, na 17.ª jornada da edição 2006/07 da Liga, ganhou por 1-0 com o golo de Tixier. Jesualdo disse que o jogo, dirigido por Elmano Santos, "devia ser investigado"; Domingos não omitiu o "sabor especial" de derrotar o clube que representou durante mais de uma década, mas focou-se no essencial: "Treino estes jogadores para ganhar, independentemente do adversário."


Agradados

Desse espírito não se esquece o herói Tixier. "Ele transforma cada jogo numa final da Liga dos Campeões. Esse jogo com o FC Porto, por exemplo, teve uma preparação intensa, mas no final não houve euforia. Festejámos normalmente, como se tivéssemos derrotado a Naval", recorda o atual jogador do Neuchatel Xamax, considerando "Domingos e Jorge Jesus técnicos especiais".

Ivanildo também participou nesse triunfo e sentiu-se contagiado. Diz que o treinador "motiva os jogadores de uma forma especial" e que costuma lembrar algo inevitável na relação entre grandes e pequenos. "Recordo de nos ter dito mais ou menos isto: 'Se o FC Porto ganhar, no dia seguinte vão dizer que o FC Porto ganhou; se nós ganharmos, vão dizer que o FC Porto perdeu.' Ele sabe muito da gestão de um plantel", destaca, completando assim o atual jogador do Portimonense: "Acredita imenso no trabalho que produz diariamente e transmite a sua coragem ao grupo com toda a sinceridade."


Pedro Roma: «Exigência no máximo»
EX-GUARDA-REDES DA ACADÉMICA SENTE QUE DOMINGOS TEM TATO PARA LIDAR COM OS JOGADORES 

 
RECORD - Como é que Domingos Paciência motiva as suas equipas contra os grandes?
PEDRO ROMA - A sua abordagem a este tipo de jogos é muito forte e a mensagem passa com facilidade. Um jogo dessa envergadura, por si só, motiva qualquer profissional, mas depois há o detalhe e a fórmula, algo que depende muito das ideias de cada treinador. Domingos prepara esses jogos com extrema intensidade. Faz os jogadores acreditar que é possível ganhar. Tendo ele passado por uma instituição chamada FC Porto, bebeu uma mística que faz escola e que marca a diferença.

R - Mas que argumentos usa? É assim tão especial?
PR - Passa basicamente por potenciar as qualidades individuais, colocando a exigência sempre no máximo. Dentro de um trabalho global, no fundo a razão do sucesso de qualquer coletivo, Domingos Paciência procura que os jogadores percebam a importância do desafio. Para ele, é mais um jogo, mas não deixa de focar que é um jogo sempre especial.

R - Conviveu com vários treinadores em Coimbra, é possível estabelecer algumas diferenças relativamente a Domingos?
PR - Estamos a falar do Domingos Paciência e, existindo naturais diferenças, não me parece correto fazer comparações. Cada ser humano tem o seu pensamento e cada técnico tem a sua fórmula, os seus princípios e maneira de abordar o jogo. Domingos tem grandes condições e está na linha da frente para chegar ao topo.


Record

Bruno3429

Sp. Braga não vai acusar a pressão frente ao Porto

Barroso, antigo médio dos arsenalistas e dragões disse ao Diário do Minho que «o Braga «não vai acusar a pressão» da liderança» frente ao Porto, porque tem no plantel jogadores «com muita experiência e que já actuaram em equipas grandes».

Diario Minho

Bruno3429

Sp. Braga: Onda vermelha

Pela cidade dos arcebispos está a formar-se uma onda vermelha em torno do Sporting Clube de Braga. Cresce a expectativa para a recepção ao FC Porto e a legião braguista quer mesmo encher o Municipal. Os bilhetes estão a ser vendidos a bom ritmo, aliás a procura está a ser superior ao habitual, mesmo neste tipo de jogos. As previsões, para já, apontam para vinte mil almas na pedreira, mas o número pode crescer.

Dez mil ingressos já estão vendidos e perspectiva-se que nas próximas horas o número venha a crescer. Colocando os olhares nas estatísticas de anos anterio-res, o dia do jogo costuma ser o de maior vendas, mas os responsáveis minhotos avisam para os adeptos anteciparem a compra.

Há também um pedido expresso para que os braguistas se vistam de vermelho e levem um cachecol. Pela cidade, nas habituais tertúlias, cafés, e também pelos blogs está a circular um a onda vermelha, com o desejo de encher as bancadas do Municipal e apoiar a legião de Domingos Paciência a abafar a chama do dragão.
É uma cidade que está a fervi-lhar, abraçada por um arranque galopante e disposta a levar a legião ao colo na busca intensa de um sonho.


Hugo Viana já esteve no relvado

Com muitos condicionalismos, devido à delicadeza que envolve a lesão, Hugo Viana já esteve ontem no relvado, onde realizou alguns exercícios.
O médio do Sporting de Braga está a recuperar bem, contudo todas as cautelas são poucas e como tal o departamento médico dos minhotos está a tratar com as maiores cautelas.
Rodriguez é que continua a recuperar da lesão, tal como Paulão. São duas dúvidas para o centro da defesa, onde Moisés tem lugar cativo. André Leone pode saltar para a titularidade, mas ainda é cedo, até porque ainda faltam três dias para o jogo.

Correio Minho

Bruno3429

Praga das lesões centrais volta a atacar

O Braga terminou a época 2008/09 com apenas 11 jogadores de campo disponíveis. Lesões houve de todos os tipos e com a defesa e o ataque como enfoques principais. Ora, a praga voltou mesmo e novamente tendo nos defesas-centrais os principais alvos. Paulão e Rodriguez são os indisponíveis, nesta altura, ambos por problemas musculares. Moisés e André Leone estão bem, mas também não começaram a época a 100 por cento.

Na época transacta, os problemas foram tantos que Jorge Jesus teve de usar nove duplas diferentes no eixo da defesa. Domingos já vai em quatro! Começou com Rodriguez/Paulão, na recepção ao Elfsborg, mas mudou imediatamente para Frechaut/Rodriguez no jogo da Suécia. O regresso de Moisés deu estabilidade ao sector e essa será novamente abalada com a mais que provável nova combinação: Moisés/Leone. Fica a faltar experimentar Ney.


Hugo Viana treinou muito condicionado

Já refeito do enorme susto que apanhou na Madeira, Hugo Viana alegrou ontem os colegas quando subiu ao relvado para voltar a treinar. O traumatismo crânioencefálico não lhe permitiu apresentar-se em pleno e o médio fez mesmo uma sessão muito condicionada. Hoje acelerará o processo de recuperação, mas a delicadeza da situação não permite pressas exageradas. Por isso, é até provável que Hugo Viana não possa ser utilizado contra o FC Porto, no dia em que se discutirá a liderança da Liga Sagres.


Madrid é forte candidato ao onze

Para além de Leone, há outro potencial dispensado que tem as portas do onze escancaradas. Andrés Madrid é o mais provável substituto de Hugo Viana. Domingos Paciência tem outras soluções no plantel, mas nenhuma reúne tantas condições como o argentino. Peña está verde e Possebon não é o preferido do treinador desde o primeiro jogo da época. Perante a hipótese de adaptar um dos alas, Madrid reforça posição. É médio de origem e já esteve 75 minutos ao lado de Vandinho na vitória importante em casa do Marítimo.


Mais objectividade à frente sem perder segurança

O Braga tem sofrido alguns golos, mas nada que possa denegrir a imagem de defesa sólida construída no ano passado, com 21 golos sofridos em 30 jogos. Neste momento são três em quatro jogos, o que representa uma percentagem idêntica. A grande diferença é mesmo o ataque. Com Jesus o Braga marcava ao ritmo de 1,26 golos por jogo. Domingos elevou a fasquia para dois golos por partida.


O parceiro preferido
ANDRÉ MORAIS

Rodriguez e Moisés é que são os titulares, mas é ao lado de André Leone que cada um deles rende mais. O paradoxo não tem explicação, até porque as rotinas deveriam trazer qualidade. Neste caso trazem, e bastante, mas não tanto como quando Leone entra na equipa. Isto se nos reportarmos apenas aos factos objectivos. Nesta época não há ainda registos além dos 48 minutos que os dois brasileiros jogaram juntos em casa do Marítimo. Mas na época anterior, foi com Leone e qualquer outro que o Braga sofreu menos golos. Senão vejamos. Rodriguez e Moisés jogaram juntos 14 vezes e sofreram 10 golos, à média de 0,71 por jogo. Com Leone, o peruano teve oito aparições e a bola só entrou na baliza de Eduardo quatro vezes. Leone e Moisés actuaram ao lado um do outro cinco partidas e também com registo amplamente favorável: três golos encaixados, à média de 0,6 por jogo.

Como se pode verificar pelos números, a substituição do lesionado Rodriguez por Leone não será propriamente uma enorme dor de cabeça para Domingos. A não ser pelo facto de Leone ter estado no Brasil muito tempo, à procura de clube, e não ter nesta altura a condição física ideal. Mas já não tinha na Madeira e foi ele que saltou quando o peruano saiu. E a tendência manteve-se: Moisés/Rodriguez sofreram um golo; Leone/Moisés nenhum. Mas é justo dizer que beneficiaram de uma conjectura colectiva mais favorável.

Dos outros centrais do Braga, Leone só ainda não jogou com Paulão. A sua adaptabilidade é, contudo, grande. Na época anterior, experimentou também Frechaut, Stélvio e Paulo Jorge e sempre de forma satisfatória. Aliás, só mesmo um vencimento muito alto fez com que a SAD estivesse na disposição de o deixar partir. Isso não aconteceu e Domingos é que beneficiou. De quinta opção vai passar imediatamente à titularidade.

A título de curiosidade refira-se que a melhor dupla do ano passado já não se pode reeditar. Moisés e Frechaut jogaram juntos em sete ocasiões e só viram três bolas entrar, numa média de 0,43 por jogo.

O Jogo

JotaCC

Corrupção
Ex-jogador de Braga e FC Porto condenado

Andrzej Wozniak, antigo guarda-redes de FC Porto e Sporting de Braga, e Dariusz Wdowczyk, ambos ex-internacionais de futebol pela Polónia, foram condenados a três anos e meio de prisão por corrupção. Entre as acusações do tribunal de Kielce destacam-se a combinação de resultados, a compra de árbitros e o suborno a jogadores rivais.
Apesar da condenação, a dupla beneficiou de pena suspensa durante cinco anos. Os factos remontam a 2003/2004, quando o Korona Kielce, treinado por Wdowczyk e por Wozniak, lutava para subir de divisão.

PUBLICO

JotaCC

Sporting de Braga defende liderança frente ao tetracampeão

Sporting de Braga defronta o FC Porto no próximo Sábado

O tetracampeão FC Porto procura sábado "roubar" a liderança ao Sporting de Braga, na quinta jornada da Liga portuguesa de futebol, em que o Benfica também pode subir ao primeiro lugar.
Depois da derrota frente ao Chelsea (1-0), na primeira jornada da Liga dos Campeões, os "dragões" querem regressar aos triunfos e impor a primeira derrota aos "arsenalistas", a única equipa cem por cento vitoriosa nas quatro primeiras rondas.

O encontro de sábado (21:15) será o segundo do Sporting de Braga frente a um dos "três grandes", depois de já ter vencido fora o Sporting, por 2-1.

Os bracarenses têm um ponto de avanço sobre o FC Porto e o Benfica, que tem melhor diferença de golos que os "dragões" e que defrontam domingo a recém-promovida União de Leiria, que também ainda não perdeu qualquer jogo.

Os "encarnados", que se estreiam hoje na Liga Europa, frente ao BATE Borisov, estão a atravessar um grande momento e, depois do empate na primeira ronda, venceram os três encontros seguintes, somando, nas duas últimas jornadas, 12 golos marcados e apenas um sofrido.

Actualmente na quinta posição, o Sporting recebe o Olhanense, que regressou este ano à Liga e ainda não perdeu, e procura somar a segunda vitória consecutiva, depois de ter conseguido um primeiro triunfo caseiro esta temporada, numa exibição sofrida frente ao Paços de Ferreira.

Uma das surpresas do início de temporada está a ser o Rio Ave, que soma dois triunfos e dois empates, e que sábado procura manter, pelo menos, o quarto lugar na deslocação ao terreno do Paços de Ferreira.

Apesar da boa prestação europeia, o Nacional da Madeira ainda não venceu e tem este domingo um bom jogo para se estrear a vencer, uma vez que recebe o rival e vizinho Marítimo, que, actualmente, ocupa o nono posto.

Depois de ter somado o primeiro triunfo na quarta jornada, o Vitória de Guimarães abre a ronda com a deslocação ao terreno do Leixões, uma das seis equipas que ainda não venceram nesta edição da Liga e que na última ronda foi goleado pelo FC Porto (4-1).

Os dois últimos classificados da Liga portuguesa, Naval 1. de Maio, que domingo estreia Augusto Inácio e Vitória de Setúbal, foram os primeiros a afastar os treinadores e defrontam-se na Figueira da Foz.

A goleada com o Benfica (4-0) ainda estará na mente dos jogadores do Belenenses, que visita a Académica, que somou apenas um ponto nas primeiras quatro jornadas.


RTP

JotaCC

Sp. Braga-FC Porto: Duelo de líderes analisado por Barroso

Os dois primeiros classificados da Liga Sagres ao fim de quatro jogos encontram-se na cidade dos arcebispos para disputar a liderança. O jogo cabeça-de-cartaz da 5ª Jornada é analisado em Bola Branca por Barroso, antigo jogador de ambas as equipas.

Depois da Liga dos Campeões, o FC Porto regressa à Liga Sagres e, pela frente, na 5ª Jornada, terá uma tarefa complicada, diante do Sp. Braga, no Estádio AXA. Os "dragões" encontram o líder da prova, que só sabe ganhar.

Em Bola Branca, Barroso, antigo jogador das duas equipas, antevê um encontro muito equilibrado entre FC Porto e Sp. Braga e expressa o desejo de que a equipa de Domingos Paciência possa manter a sequência de vitórias e a liderança do campeonato.

De há uns anos a esta parte, a conquista de um título de campeão nacional é assunto recorrente em Braga. Barroso diz que ainda é cedo para perceber se há candidato no Minho, embora admita que sonhar não é proibido.


RR

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA SEXTA-FEIRA ÀS 16H00

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sexta-feira, dia 18 de Setembro, às 16h00, para projectar o encontro com o FC Porto, a contar para a quinta jornada da Liga Sagres.


Os Gverreiros do Minho treinam depois, às 17h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga