News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo jornal SCB: Mingos e os Samurais

Started by cardoso, 16 de September de 2009, 13:55

Previous topic - Next topic

cardoso

Valeu a pena ou não ter paciência? No momento em que escrevo estamos em primeiro lugar com quatro vitórias em quatro jogos. Depois da eliminação precoce da Liga Europa, à qual não foi estranho o imbróglio provocado pelo inacreditável processo de saída do treinador anterior, a equipa recompôs-se muito rapidamente e não podemos fugir à realidade: essa adaptação constitui, em primeiríssimo lugar, mérito de Domingos Paciência.
Eu disse a mim próprio que não ia alinhar nos trocadilhos com o nome do treinador, mas desta vez não resisto. E vou mais longe: este plantel faz-me lembrar um álbum dos meus tempos de juventude, de um músico exemplar e genial, um "senhor" do norte chamado Rui Veloso. O álbum chamava-se "Mingos e os Samurais". O Mingos era o líder da banda que fazia furor nos bailes paroquiais. E no jogo com o Marítimo, aquelas movimentações atacantes, com João Pereira, Alan e Mossoró fizeram-me vir à memória, por várias vezes, essa expressão: o Baile da Paróquia, uma das canções de maior sucesso de Mingos e os Samurais. Porque estes guerreiros têm sido verdadeiros Samurais!
No ano transacto jogámos um futebol bonito como há muito tempo não se via em Braga. Disse-o várias vezes e repito-o agora. No entanto, quantas vezes nos tivemos de satisfazer com as vitórias morais? Hoje, o Braga tem uma dinâmica ofensiva com não víamos no ano passado; remata-se muito mais à baliza; há mais objectividade no ataque.
Esta mudança positiva pode dever-se às mudanças verificadas no plantel? Não me parece. O único reforço que tem sido incluído no onze inicial é Hugo Viana; por outro lado saíram jogadores muito importantes. Só para citar os mais utilizados: Luís Aguiar, Renteria e César Peixoto; três titulares indiscutíveis. Portanto, da mesma forma que a eliminação europeia pode ter estado relacionada com determinadas opções do treinador, também temos de admitir, em nome da justiça, que o sucesso nesta primeira fase da Liga também se deve ao treinador Domingos Paciência que soube dar à equipa uma desenvoltura atacante que não víamos no ano passado. Este Braga está mais atrevido; o medo de perder foi erradicado; a defesa do resultado faz-se no meio campo adversário; o povoamento do meio campo adversário permite jogar a toda a largura do terreno; a ausência de extremos puros foi eficazmente compensada com a liberdade que é dada aos criativos Alan e Mossoró.
No entanto, temos de ter consciência que o momento não pode ser de euforia. Nós, adeptos, temos de saber que mais tarde ou mais cedo vamos perder um jogo e, nessa altura, não podemos voltar a cair na tentação de alguns que ainda no princípio da época pediam a cabeça do técnico. No futebol há sempre três resultados possíveis: a vitória, o empate e a derrota. E nós temos de saber esperar pelas vitórias quando elas não aparecem. Com paciência.
E mais do que nunca temos de estar unidos. As mudanças de treinadores do início da época acirraram ainda mais os ânimos de alguma comunicação social em relação ao S.C. de Braga. Alguns jornais são cada vez mais afectos aos clubes denominados "grandes". Ao tradicional desprezo pelos não-grandes somam-se agora alguns indícios de mal-estar perante a carreira do nosso clube. Nós, adeptos, não podemos cair na armadilha. A guerra entre os "grandes" não é nossa. Para nós só uma coisa deve interessar: apoiar o Braga, só o Braga e sempre o Braga! Tudo o resto são teorias de conspiração e estórias para vender papel.
Eu fico até satisfeito por saber que os ditos "grandes" se preocupam connosco nem que seja para nos insultar; isso significa que o S.C. de Braga é, para eles, uma ameaça à hegemonia que quase todos querem alimentar. Nós temos de ter consciência que continuamos a caminhar para o patamar mais alto. Não podemos, no entanto, prescindir do tempo. E da paciência...

Imbelloni

O Braga tem jogado bem, tem estado a melhorar desde eliminação da Taça UEFA no entanto nao creio que ja tenhamos superado o belo futebol do ano passado. Há aspectos a melhorar sobretudo a defender onde no ano passado eramos fortissimos. Não me parece que tenhamos ainda motivos para euforias a equipa ainda tem de crescer mais sobretudo no aspecto que ja referi. Temos tido alguma sorte que eventualmente no ano passado faltou. Domingos apercebeu-se que o esquema tactico que usava nao era adquado aos jogadores que tinha. Falhou e corrigiu é assim que se melhora e cresce!

Se continuarmos a evoluir como temos feito até aqui podemos escrever mais uma pagina dourada no nosso bonito historial futebolistico.

andre_carneiro

Quote from: Imbelloni on 16 de September de 2009, 16:20
O Braga tem jogado bem, tem estado a melhorar desde eliminação da Taça UEFA no entanto nao creio que ja tenhamos superado o belo futebol do ano passado. Há aspectos a melhorar sobretudo a defender onde no ano passado eramos fortissimos. Não me parece que tenhamos ainda motivos para euforias a equipa ainda tem de crescer mais sobretudo no aspecto que ja referi. Temos tido alguma sorte que eventualmente no ano passado faltou. Domingos apercebeu-se que o esquema tactico que usava nao era adquado aos jogadores que tinha. Falhou e corrigiu é assim que se melhora e cresce!

Se continuarmos a evoluir como temos feito até aqui podemos escrever mais uma pagina dourada no nosso bonito historial futebolistico.

Estamos muito melhor num importantissimo aspecto: o remate final... ou não te lembras de como os nossos laterais e extremos engonhavam a bola até a centrar para a area? E que a maior parte das vezes não centravam? E com quantos remates de fora da area ganhamos jogos?

O mm acontece com a actual equipa do JJ mas admitemos que a frente de ataque tem jogadores mais fortes e tb ainda não apanharam com uma defesa decente pela frente.
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

ZGANDULO

Bem-vindo de novo Cardoso!!! ;)

Esse titulo já por mim falado há uns tempos atrás queria dizer mesmo isso que escreveste quanto à observação e escolha dos seus "Samurais"...

O treinador tem muito mérito por saber parar para pensar e olhar para as características mais oportunas para ir á batalha mas não nos podemos esquecer que o plantel este ano está mais competitivo internamente e os guerreiros mostram nos treinos e nas batalhas travadas que o "Mingos" pode contar com eles, logo, se algum deles falhar pode começar a pensar que o seu posto está mais à disposição de outro "samurai"....Ainda bem que assim é!!!

Outro factor importante é o facto de nós termos um bom arranque, isso ajudou muito à tranquilidade no plantel e serve com que o empenho no próximo e no próximo e no seguinte jogo seja para jogar com tranquilidade com a ideia e garra para a vitória.

Mas no fundo o que mais me agrada é o facto de haver um bom banco que está disponivel para substituições, ora, no SCBraga todos querem jogar e jogar tal como o mister recomenda que se jogue... Na verdade todos jogarão mas uns mais que outros e também quem joga tem a percepção do seu desempenho e dedicação, não viesse a resposta das bancadas no estádio AXA...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

cardoso

Onde eu acho que melhorámos imenso é na dinâmica ofensiva: rematamos muito mais e (ao contrário do que se passava em Agosto), abrimos mais o jogo às faixas laterais do ataque.
Há no entanto um aspecto que eu não compreendo muito bem: Domingos apostou claramente em dar liberdade aos criativos (Alan, Mossoró, às vezes Matheus...); JJ está a fazer o mesmo no Benfica. Porque diabos ele não fez o mesmo em Braga e teimava em "agarrar" Mossoró e Alan a uma osição específica?
Eu digo-vos uma coisa: o Mingos está a surpreender-me em toda a linha!

Imbelloni

Quote from: andre_carneiro on 16 de September de 2009, 16:43
Quote from: Imbelloni on 16 de September de 2009, 16:20
O Braga tem jogado bem, tem estado a melhorar desde eliminação da Taça UEFA no entanto nao creio que ja tenhamos superado o belo futebol do ano passado. Há aspectos a melhorar sobretudo a defender onde no ano passado eramos fortissimos. Não me parece que tenhamos ainda motivos para euforias a equipa ainda tem de crescer mais sobretudo no aspecto que ja referi. Temos tido alguma sorte que eventualmente no ano passado faltou. Domingos apercebeu-se que o esquema tactico que usava nao era adquado aos jogadores que tinha. Falhou e corrigiu é assim que se melhora e cresce!

Se continuarmos a evoluir como temos feito até aqui podemos escrever mais uma pagina dourada no nosso bonito historial futebolistico.

Estamos muito melhor num importantissimo aspecto: o remate final... ou não te lembras de como os nossos laterais e extremos engonhavam a bola até a centrar para a area? E que a maior parte das vezes não centravam? E com quantos remates de fora da area ganhamos jogos?

O mm acontece com a actual equipa do JJ mas admitemos que a frente de ataque tem jogadores mais fortes e tb ainda não apanharam com uma defesa decente pela frente.

Sim, nesse aspecto tens razao, este ano rematamos mais e sobretudo fora da area (o exemplo mais flagrante é o Alan), no entanto no global creio que ainda nao jogamos tao bem como o faziamos no ano passado.

easy_scb

Quote from: cardoso on 16 de September de 2009, 17:57
Onde eu acho que melhorámos imenso é na dinâmica ofensiva: rematamos muito mais e (ao contrário do que se passava em Agosto), abrimos mais o jogo às faixas laterais do ataque.
Há no entanto um aspecto que eu não compreendo muito bem: Domingos apostou claramente em dar liberdade aos criativos (Alan, Mossoró, às vezes Matheus...); JJ está a fazer o mesmo no Benfica. Porque diabos ele não fez o mesmo em Braga e teimava em "agarrar" Mossoró e Alan a uma osição específica?
Eu digo-vos uma coisa: o Mingos está a surpreender-me em toda a linha!

Isso reflecte-se na nossa dinâmica defensiva que este ano é claramente pior...vejamos só que Alan não fecha tanto atrás como o ano anterior onde ou acompanhava o Joao Pereira, ou ajudava a fechar espaços a meio-campo auxiliando Vandinho.

O caso de Mossoró é diferente...O JJ teimava-o em colocar na posição que era do Luis Aguiar (este ano do Hugo Viana) ora essa posição além de ser muito recuada no terreno é um lugar onde não se deve arriscar a finta, como tanto ele gosta, sob pena de apanhar a equipa desiquilibrada...ora aqui está para mim a grande descoberta do Domingos: Mossoró é 10, é um vagabundo que sabe, quer jogar com a bola colada ao pé quer fazer desmarcaçoes no espaço....e é exactamente isso que temos visto....se o Evaldo tem a bola lá cai o Mossoró na esquerda....se o ataque vai sair pelo Joao Pereira lá vai o Mossoró para a direita...

Em termos práticos esta equipa é ainda mais aventureira, ainda mais corajosa que a de Jesus, assumindo que Viana faz de Aguiar, que Paulo Cesar entrou para o lugar de Renteria, temos então que Mossoró entrou para o lugar do Peixoto....diferenças que se tornam obvias pela maior dinamica, explosão criatividade e velocidade que o brasileiro empresta ao jogo.

Não me agradando o facto de sofrer mais golos, o que é certo é que vejo nesta equipa capacidade para marcar sempre mais um que o adversário e depois frieza, calculismo e experiencia para aguentar as vantagens....os minutos finais em alvalade e na madeira foram exemplares e mostraram isso: uma equipa adulta e acima de tudo inteligente.

Aquiles

Um bom texto, sem dúvida. No entanto ainda é cedo para tirarmos tantas conclusões sobre a nossa equipa desta época 2009/2010.

Para já há que estar com a equipa, cantar Braga do primeiro ao último segundo e aplaudir sempre o esforço daqueles que no campo envergam a camisola que nos envolve o Coração!

Abraço Braguista

cardoso

ISI, isso é verdade; sofremos mais golos, do lado direito o Alan defende menos e do lado esquerdo não temos um médio "interior" como tinhamos o Peixoto que também apoiava a defesa.
Mas, sinceramente, prefiro assim! E se há coisa de que não nos podermos queixar é de ter um treinador "c%#ão" como parecia em Agosto.
Aquiles, é evidente que este texto se circunscreve ao "para já"... o diabo seja surdo, mudo e vesgo mas ainda podemos estar no início de uma péssima época. No entanto, eu sou dauqeles que gosta de viver o presente porque o passado já foi e o futuro ainda não é ;)

1989

cardoso,


Falta a referencia bibliográfica de onde foste buscar esta frase: "(...)No futebol há sempre três resultados possíveis: a vitória, o empate e a derrota. (...)"

De certeza que foi  ao dicionário do manuel (marmota) machadês, que a utiliza sempre que perde!



ric

100% de acordo com o texto do cardoso.
E 100% de apoio á equipa aquando de um resulktado menos feliz.
Antecipadamente mas sempre solidário!

E se todos nós nos consciencializassemos que SOMOS CAPAZES?
E se começassemos a analisar, friamente, os restante splanteis e vermos que não nos envergonhamos em qq sector do terreno?
E se em vez dos nomes sonantes de milhões de euros nós acreditassemos nos nossos valores que apenas AINDA não foram para esses clubes?

e se acreditasemos no valor do nosso Eduardo (quem é melhor?), nos nosos centrais (no meu entendimento só o porto tem melhor), nos nossos laterais (sinceramente não vejo muito melhor que JP e evaldo). E se confiassemos no nosso Vandinho (quem tem melhor?) , no nosso Hugo em boa forma (quem tem passes teleguiados melhores que o nosso Hugo?), quem melhor tem um ala direito como o Alan e pontas de lança como o nosso Meyong?

Não, não estamos tão abaixo dos 3G. E com humildade e vontade podemos lá chegar!
Yes , we can!

eduardo_manulo

Faço minhas as tuas palavras caro ric...

YES, WE CAN ;)
Quem não sente, não entende! SCB1921@

papapremios

 Grande texto, Cardoso! É verdade que ainda estamos no início, mas sou como tu: gosto de viver o presente, apesar de ser um pouco saudosista (mas só recordo as coisas boas!).
De facto, concordo com a ideia de que estamos mais decididos no ataque e mais vulneráveis na defesa em relação à época passada. Não se engonha tanto na hora de rematar, tenta-se mais vezes de fora da área ( algo de que Luís Aguiar beneficiaria, se ainda cá estivesse) e, parece-me, saímos mais rápido nas transições defesa-ataque. Por outro lado, sinto insegurança quando chega a hora de defender, embora com a entrada do Moisés isso tenha diminuído um pouco; contra jogadores como o Hulk, por exemplo, não pode haver tantas falhas como tem havido, mas acredito que, neste aspecto defensivo, tudo irá correr bem amanhã e, se assim acontecer, vamos ganhar, isto se o ataque se mantiver na grande forma em que tem estado, com destaque para o Alan, o que já não é surpresa, e também para o Mossoró, que finalmente mostra aquilo que se lhe augurava na pré-época passada, quando cá chegou, com o tal estilo do Deco, como dizia o Zé Gandulo!  ;D

Aquiles

Cardoso,

Concordo que realmente devemos viver o presente, até porque é uma enorme emoção assistir a um jogo intenso do Nosso Enorme SCBraga.

Bem haja, quem sempre escreve com a propósito sobre o SCBraga,

Abraço Braguista

barinho

Concordo com um ponto que o isi disse e que também me tem impressionado.A capacidade da equipa de controlar o jogo nos minutos finais quando tem uma vantagem de um golo.Nessas alturas geralmente quem está a perder lança-se todo para o ataque e a equipa em vantagem põe -se cá trás a despachar bolas pra frente mas nós temos conseguido ficar com a bola e não permitimos um único lance de relativo perigo ao adversário.E isto demonstra muita categoria e também muita experiência.

De resto também concordo que este ano se calhar temos um futebol ainda mais espectacular que o ano passado,o que vem às custas de um pouco menos de consistência defensiva mas também prefiro assim.É um regalo ver a nossa equipa a jogar,aqueles vagabundos lá na frente a espalharem o pânico pela área adversária.Mas esta táctica também permite jogar de forma diferente,não é preciso necessariamnete mudar de sistema e jogadores em jogos mais difíceis como faz o jesualdo quando vai a inglaterra.Não me admiraria nada que amnhã por exemplo o Alan fechasse um pouco mais por dentro para dar mais consistência como fazia o ano passado.E o sistema continuaria o mesmo e a forma de jogra também.