News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Liga nova, pecados velhos

Started by cardoso, 16 de September de 2009, 13:54

Previous topic - Next topic

cardoso

O S. C. de Braga está em primeiro lugar, com quatro jogos e quatro vitórias! No entanto, o próximo fim de semana ficará marcado pela recepção ao campeão nacional, que tem exibido excelente qualidade futebolística. Este facto, aliado ao grande momento do S. C. de Braga, promete um jogo escaldante em que será necessário o apoio de todos os bracarenses.
Para já e para além da extraordinária campanha que o nosso clube está a fazer, gostava de deixar aqui o registo de alguns fenómenos que marcam este início de época.
1- O primeiro deles é o fosso inacreditável que está a crescer entre os clubes mais endinheirados e os mais pobres. É incrível como determinados clubes se mantêm na Liga com planteis formados por jogadores que, para além do brio profissional e da abnegação com que desempenham o seu papel, exibem uma qualidade futebolística muito aquém do que se espera para um campeonato como o nosso. Se não temos país para manter 16 equipas de bom nível, pois que se diminua o número de clubes; o que não podemos é continuar a deixar cair o nível do futebol da divisão maior.
2- Um fenómeno (na minha opinião) muito nefasto é a quantidade cada vez maior de estrangeiros no futebol português. Um clube de topo já chegou a actuar nesta época sem nenhum português. Nada tenho contra os estrangeiros; fomos um país de emigrantes e muito devemos aos países que nos receberam quando a fome apertava. Da mesma forma, temos de saber receber os imigrantes. No entanto, o desprezo pelos jogadores portugueses leva a que cheguemos ao ponto de ter de recorrer a estrangeiros para a própria selecção nacional. Liedson é, evidentemente, um grande jogador, nem é isso que está em causa; o que é grave é que, quando Carlos Queirós recorreu ao "levezinho" não tinha uma única alternativa de ponta de lança português a actuar na Liga!
3- Os inacreditáveis horários em que se joga futebol em Portugal. Agora as televisões, de quem os clubes dependem e às quais entregaram o poder, decidiram que também se joga de manhã. E a coisa até correu menos mal; sempre estavam quatro mil madrugadores a ver o Marítimo-Braga. Agora só falta mesmo experimentar um joguinho de madrugada, talvez a seguir ao CSI. E não me venham dizer que em Inglaterra também se joga ao fim da manhã; acontece que aí há público até para ver futebol ao nascer do sol!
4- As arbitragens, como sempre: ainda não houve escândalos de lesa-majestade mas os inteligentes que desprezaram os roubos de igreja de que o SC de Braga foi vítima na época passada vêm agora insinuar que o nosso clube está em primeiro lugar devido aos árbitros. A inveja é uma coisa mesmo muito feia...
Por outro lado, quem assistiu na passada quarta feira ao jogo entre o Chelsea e o F. C. do Porto pode avaliar as diferenças entre aquela arbitragem e o que é comum no nosso país. Continua a ser nítido que os nossos árbitros apitam demasiado, tornando-se muitas vezes as estrelas do espectáculo. É óbvio que por essa Europa fora também existem maus árbitros, como vimos no Sporting-Fiorentina, mas nos países em que os estádios enchem esses juízes são a excepção è regra.
Talvez seja a altura de, de uma vez por todas, as autoridades portuguesas da arbitragem abandonem essa postura altiva de desculpar o indesculpável, encobrindo a incompetências com o eterno "factor humano" de que tanto se abusa.

anti-lampioes

#1
cardoso corrige. o chelsea porto foi terça feira saudaçoes braguistas

joaobl03

"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Pedro_RBA

É bom ver os teus textos de volta Cardoso ;)

Ainda assim tenho de discordar dos pontos 1 e 3.

Concordo que tenhamos um futebol cada vez mais pobre e desnivelado, mas não me parece que a solução passe pela redução de clubes. Se as receitas televisivas são para muitos o seu unico sustento, ao reduzir os clubes não estamos a "castrar" alguma dessa receita a esses mesmos clubes?

Quanto ao ponto de jogos de manhã, sou apoligista destes em troca com os de Segunda á noite. Ver futebol para mim é de dia sem luzes e outros artefactos a tapar a beleza da "coisa". Ao contrário do que tu pensas tenho a ideia que traria mais gente um jogo num Domingo de manhã, pois a maioria dos mortais não trabalha e não perde o resto do dia, a uma Segunda-feira á noite onde há pessoal que ainda trabalha, outros têm de se levantar cedo no dia seguinte, ou simplesmente estão cansados e não estão para ir á bola.

Saudações Ultras

andre_carneiro

#4
Em inglaterra joga-se ao Sábado e Domingo às 12 e 15h. Por vezes às 17h uns jogos mais importantes, e os jogos em atraso são à semana a horários decentes...

Aproveitam ainda as épocas festivas para fazer uns jogos extra (basta lembrar a Boxing week, se não estou errado)

Não há cá jogos à 6a às 9.30... E todos os jogos são transmitidos...

Por semana temos 8 jogos... que sejam jogados 2 de cada vez a umas horas mais portuguesas: 14h e 16h de Sábados e Domingos, e tinhamos todos os jogos em dois dias e já que há até à Sport TV 3 creio que todos poderiam ser transmitidos na TV.

Sempre defendi que ir à bola é um hábito... mas é dificil manter um hábito quando não há maneira de saber se se vai jogar 6a à noite, sabado à tarde, segunda ao serão ou até ao Domingo de manhã...
Se fosse sempre neste horários fixos não era dificil de se habituarem os mais comodistas a ir à bola... é que assim poder-se-ia marcar jogos com muitas semanas de antecedencia... e por exemplo as equipas que jogam na Champions jogariam sempre ao Sábado e as que jogam a Liga Europa jogariam sempre aos Domingos. Distribuiam os restantes horarios segundo a classificação... e já tá... horários fixos para os próximos meses... poderiamos colocar na agenda os jogos de meia época com a possibilidade de se fosse cancelado, ser jogado no seguinte dia de jogo (4a feira/sábado/domingo) livre

Digam-me se assim não se acabava com a desordem que há?!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Karl

Grande abraço Cardoso. Sempre bom ler seu noticias.

cardoso

Quote from: anti-lampioes on 16 de September de 2009, 14:43
cardoso corrige. o chelsea porto foi terça feira saudaçoes braguistas
obrigado, anti, mas já foi assim pró jornal. Agora, como diz a minha mãe, que se coza!

cardoso

Pedro, este é um mundo-cão onde a concorrencia e os seus efeitos estão por todo o lado. Já lá diz o povão que "quem não tem pedalada não se mete nelas". Quem não paga desce e quem não sabe jogar à bola também.
Tu, implicitamente, apontas para uma solução interessante, mas ninguém quer saber dela: uma distribuição justa dos dinheiros da televisão; de facto, se houvesse melhor distribuição dos rendimentos, haveria mais equilíbrio ao nível financeiro! O pior é que os clubes venderam-se barato; agora sofrem a sconsequências! Se reduzíssemos a Liga para 14, por exemplo, as receitas da televisão e outras também seriam a dividir por menos, o que iria beneficiar clubes como o nosso.
Além disso, a redução da Liga até poderia contribuir para dar mais interesse à Liga Vitalis que, como se sabe, é um capeonato ingrato financeiramente para os clubes (exige investimento para tentar subir e não dá receitas quase nenhumas).
Quanto aos horário, pois sim senhor, se acontecer que aumentem as assistências, eu mudo de opinião. Simplesmente não acredito muito nisso: o Marítimo estava a fazer resultados razoáveis, jogava com o primeiro classificado e o estádio teve 4.000 pessoas!
Eu concordo com o André: a maioria das pessoas gosta de rotinas e seria vantajoso que os jogos se disputassem sempre dentro de 3 períodos fixos: sábado à noite, domingo à tarde (regra geral) e domingo à noite.

Cici

Quote from: cardoso on 16 de September de 2009, 17:52
Pedro, este é um mundo-cão onde a concorrencia e os seus efeitos estão por todo o lado. Já lá diz o povão que "quem não tem pedalada não se mete nelas". Quem não paga desce e quem não sabe jogar à bola também.
Tu, implicitamente, apontas para uma solução interessante, mas ninguém quer saber dela: uma distribuição justa dos dinheiros da televisão; de facto, se houvesse melhor distribuição dos rendimentos, haveria mais equilíbrio ao nível financeiro! O pior é que os clubes venderam-se barato; agora sofrem a sconsequências! Se reduzíssemos a Liga para 14, por exemplo, as receitas da televisão e outras também seriam a dividir por menos, o que iria beneficiar clubes como o nosso.
Além disso, a redução da Liga até poderia contribuir para dar mais interesse à Liga Vitalis que, como se sabe, é um capeonato ingrato financeiramente para os clubes (exige investimento para tentar subir e não dá receitas quase nenhumas).
Quanto aos horário, pois sim senhor, se acontecer que aumentem as assistências, eu mudo de opinião. Simplesmente não acredito muito nisso: o Marítimo estava a fazer resultados razoáveis, jogava com o primeiro classificado e o estádio teve 4.000 pessoas!
Eu concordo com o André: a maioria das pessoas gosta de rotinas e seria vantajoso que os jogos se disputassem sempre dentro de 3 períodos fixos: sábado à noite, domingo à tarde (regra geral) e domingo à noite.

Só uma coisa, reparei durante o jogo que o estádio do Maritimo tava em obras. Provavelmente a fraca assistência também se deveu a isso e talvez pela hora do jogo.
Os jogos nem sempre se podem realizar num desses 3 periodos devido às transmissões televisivas, e frequentemente acontece que sejam sexta ou segunda à noite.

HappyBraga

Quote from: andre_carneiro on 16 de September de 2009, 16:40
Em inglaterra joga-se ao Sábado e Domingo às 12 e 15h. Por vezes às 17h uns jogos mais importantes, e os jogos em atraso são à semana a horários decentes...

Aproveitam ainda as épocas festivas para fazer uns jogos extra (basta lembrar a Boxing week, se não estou errado)

Não há cá jogos à 6a às 9.30... E todos os jogos são transmitidos...

Por semana temos 8 jogos... que sejam jogados 2 de cada vez a umas horas mais portuguesas: 14h e 16h de Sábados e Domingos, e tinhamos todos os jogos em dois dias e já que há até à Sport TV 3 creio que todos poderiam ser transmitidos na TV.

Sempre defendi que ir à bola é um hábito... mas é dificil manter um hábito quando não há maneira de saber se se vai jogar 6a à noite, sabado à tarde, segunda ao serão ou até ao Domingo de manhã...
Se fosse sempre neste horários fixos não era dificil de se habituarem os mais comodistas a ir à bola... é que assim poder-se-ia marcar jogos com muitas semanas de antecedencia... e por exemplo as equipas que jogam na Champions jogariam sempre ao Sábado e as que jogam a Liga Europa jogariam sempre aos Domingos. Distribuiam os restantes horarios segundo a classificação... e já tá... horários fixos para os próximos meses... poderiamos colocar na agenda os jogos de meia época com a possibilidade de se fosse cancelado, ser jogado no seguinte dia de jogo (4a feira/sábado/domingo) livre

Digam-me se assim não se acabava com a desordem que há?!


O problema aqui de também se jogar e transmitir jogos ao sábado de tarde será da sportv.. não estou a ver a sportv a deixar de tramsmitir um jogo entre "arsenal-manchester"  para transmitir um naval-paços ferreira por exemplo... Posso estar enganado mas...

(E diga-se de passagem que um jogo entre 2 equipas medianas em inglaterra é muito melhor de assitir do que um mediano de aqui... na minha opinião, claro!)
http://img692.imageshack.

cardoso

justLooking, tanto quanto julgo saber o estádio do paraíso fiscal tinha disponíveis 6 mil lugares, portanto não foi por causa das obras que só teve 4000. Não sei é se as obras condicionaram de outras formas...

Aquiles

Carissimos,

Infelizmente quem manda no futebol tem uma visão de curtissimo prazo. A ideia dos jogos repartidos por quatro dias da semana (sexta, sábado, domingo e segunda) anda a matar este desporto há alguns anos e a encher os bolsos da sportv ao mesmo tempo...
Em Inglaterra joga-se mais cedo por causa de vender as transmissões para os países Asiáticos, mas joga-se só ao Sábado e Domingo...porque lá como cá, os adeptos trabalham durante a semana.

O fosso entre os primeiros e os outros estará este ano a ser maior, por culpa de todos os que sempre se esforçaram por fazer planteis de elevado nivel sem terem dinheiro para os pagar. Agora chega o dia em que já não dá para empurrar mais para a frente e há que fazer uma equipa superbaratinha. Resultado, a diferença de qualidade é mais evidente...Mas os 3 do costume também alinham na mesma onda e continuam a ter planteis, pagos com o dinheiro do banco, garantidos por receitas futuras e cá para mim com muitas "comissões" para quem aprova operações financeiras a clubes que tem passivos de 50 e 60 milhões de "contos"...

O Fenomeno dos estranjeiros a mais no futebol Português está se calhar directamente ligado á actividade dos "empresários" que cada vez conseguem colocar mais estranjeiros nas equipas de juniores da 1ª divisão. Também aqui as "comissões" devem ser mais que muitas...

De qualquer forma ainda bem que alguem escreve sobre este tema...

NS_BRAGA

Foi unânime a opinião de que o jogo(maritimo.braga) teve mais observadores do que o habitual...
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]

Anabela

Quote from: justLooking on 16 de September de 2009, 18:08
Quote from: cardoso on 16 de September de 2009, 17:52
Pedro, este é um mundo-cão onde a concorrencia e os seus efeitos estão por todo o lado. Já lá diz o povão que "quem não tem pedalada não se mete nelas". Quem não paga desce e quem não sabe jogar à bola também.
Tu, implicitamente, apontas para uma solução interessante, mas ninguém quer saber dela: uma distribuição justa dos dinheiros da televisão; de facto, se houvesse melhor distribuição dos rendimentos, haveria mais equilíbrio ao nível financeiro! O pior é que os clubes venderam-se barato; agora sofrem a sconsequências! Se reduzíssemos a Liga para 14, por exemplo, as receitas da televisão e outras também seriam a dividir por menos, o que iria beneficiar clubes como o nosso.
Além disso, a redução da Liga até poderia contribuir para dar mais interesse à Liga Vitalis que, como se sabe, é um capeonato ingrato financeiramente para os clubes (exige investimento para tentar subir e não dá receitas quase nenhumas).
Quanto aos horário, pois sim senhor, se acontecer que aumentem as assistências, eu mudo de opinião. Simplesmente não acredito muito nisso: o Marítimo estava a fazer resultados razoáveis, jogava com o primeiro classificado e o estádio teve 4.000 pessoas!
Eu concordo com o André: a maioria das pessoas gosta de rotinas e seria vantajoso que os jogos se disputassem sempre dentro de 3 períodos fixos: sábado à noite, domingo à tarde (regra geral) e domingo à noite.

Só uma coisa, reparei durante o jogo que o estádio do Maritimo tava em obras. Provavelmente a fraca assistência também se deveu a isso e talvez pela hora do jogo.
Os jogos nem sempre se podem realizar num desses 3 periodos devido às transmissões televisivas, e frequentemente acontece que sejam sexta ou segunda à noite.

Em vez de transmitirem os jogos à sexta/segunda à noite, transmitem aos sábados/domingos à tarde/noite. A sporttv tem 3 canais!!! Geralmente transmitem 5 jogos, dá perfeitamente para repartir esses 5 jogos em 2 dias.

Em relação ao fosso que existe entre os "grandes" e os "pequenos": nota-se cada vez mais.
É reduzir o numero de clubes e fazer como noutros países da europa (suécia, escócia, suíça) que jogam "voltas".

jacm

Reduzir o número de clubes não é solução. Foi a última alteração que fizeram com a justificação de aumentar a competitividade e os resultados são os que estão aí: menos jogos para os grandes poderem escorregar. Precisamente o que eles queriam. 
A melhor solução não sei qual seria, mas uma delas e justa seria uma distribuição justa das receitas da televisão. Que quanto a mim seria um bolo dividido em partes iguais.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

jacm

Reduzir o número de clubes não é solução. Foi a última alteração que fizeram com a justificação de aumentar a competitividade e os resultados são os que estão aí: menos jogos para os grandes poderem escorregar. Precisamente o que eles queriam. A melhor solução não sei qual seria, mas uma delas e justa seria uma distribuição justa das receitas da televisão. Que quanto a mim seria um bolo dividido em partes iguais.
não sei como a mensagem anterior saiu assim ;D
POR UM BRAGA CAMPEÃO

A.COSTA

#16
Mas este país de facto está cheio de gente sem vergonha. Então não é que agora insinuam que a posição do Braga se deve aos árbitros ... tanta azia.

Para mim o grande trunfo do Braga está no futebol positivo e na busca incessante da vitória. Parabéns ao DOMINGOS PACIÊNCIA por isso e espero que seja para manter. Quem viu o jogo da Madeira teve chance de observar o Marítimo jogar no erro do Braga ... reconhecimento inequívoco da nossa superioridade ... e a equipa do Braga sempre em busca da vitória onde o azar foi adiando os merecidos golos da equipa que a conduzissem à mais do que justa vitória.

Fazes bem CARDOSO, à semelhança do PACIÊNCIA, em aproveitar o "teu espaço público" para mostrar algumas evidências à cegueira de alguns ilustres deste rectângulo à beira-mar plantado. E ilhas ... claro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Little_Devil

Quote from: cardoso on 16 de September de 2009, 17:52
Pedro, este é um mundo-cão onde a concorrencia e os seus efeitos estão por todo o lado. Já lá diz o povão que "quem não tem pedalada não se mete nelas". Quem não paga desce e quem não sabe jogar à bola também.
Tu, implicitamente, apontas para uma solução interessante, mas ninguém quer saber dela: uma distribuição justa dos dinheiros da televisão; de facto, se houvesse melhor distribuição dos rendimentos, haveria mais equilíbrio ao nível financeiro! O pior é que os clubes venderam-se barato; agora sofrem a sconsequências! Se reduzíssemos a Liga para 14, por exemplo, as receitas da televisão e outras também seriam a dividir por menos, o que iria beneficiar clubes como o nosso.
Além disso, a redução da Liga até poderia contribuir para dar mais interesse à Liga Vitalis que, como se sabe, é um capeonato ingrato financeiramente para os clubes (exige investimento para tentar subir e não dá receitas quase nenhumas).
Quanto aos horário, pois sim senhor, se acontecer que aumentem as assistências, eu mudo de opinião. Simplesmente não acredito muito nisso: o Marítimo estava a fazer resultados razoáveis, jogava com o primeiro classificado e o estádio teve 4.000 pessoas!
Eu concordo com o André: a maioria das pessoas gosta de rotinas e seria vantajoso que os jogos se disputassem sempre dentro de 3 períodos fixos: sábado à noite, domingo à tarde (regra geral) e domingo à noite.

Quanto as receitas , continuo a não entender como o Porto , sporting e Benfica recebem 100 e os outros clubes como Braga, Guimarães, Académica, etc recebem 40 das receitas televisivas. Aqui em Portugal quem é pequeno assim continua, quem é grande continua a crescer.

Arsenalista

Gostei da experiência dos jogos ao fim da manhã de Domingo, sempre é melhor que jogar à segunda à noite. A resposta definitiva só poderá ser dada pela assistência nos jogos, e pelo menos nesta primeira experiência até foi positiva. Os clubes continuam a ter receita televisiva e aumentam a receita de bilheteira. Se resultar, até poderia ser ponderado um jogo por jornada no Sabado à mesma hora.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

cardoso

Eu só queria lembrar que foram as SAD's/Clubes que venderam os direitos televisivos antecipadamente por vários anos. Se as televisões fazem o que querem, é com o poder que lhe foi dado pela conivência dos clubes e da Liga. Quiseram o bolo todo de uma vez e fizeram asneira, porque às fatias tinham "comido" muito mais!