News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 16/09

Started by Bruno3429, 16 de September de 2009, 06:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

André Leone é o único central em pleno

Há duas semanas, a SAD tinha-o como dispensável; ontem, Leone era o único central do Braga a treinar-se em pleno. As alternativas eram os juniores Lucas e Aníbal, uma vez que Moisés apenas correu, e Rodriguez nem pisou o relvado. Pelo segundo dia consecutivo, o peruano que Leone substituiu, aos 40 minutos do jogo com o Marítimo, ficou em tratamento à lesão muscular na perna direita, que o mantém em dúvida para a recepção ao FC Porto, no sábado (21h15). Paulão, outro central, voltou ontem ao relvado, mas, tal como Moisés, sem tocar na bola, tal como Adriano e Tiago Pinto, também em recuperação.


Viana ainda em repouso

Ainda não foi ontem que os adeptos bracarenses puderam rever Hugo Viana, depois do susto que o levou ao internamento no Hospital do Funchal, com traumatismo cranioencefálico, na sequência de um choque, no jogo com o Marítimo. Regressado a Braga na véspera, o médio permanece em repouso, e em dúvida para a recepção ao tetracampeão.


"Um baú cheio de jóias bonitinhas"

Como era o Braga que, há nove anos, arrasou no início da época em que o Boavista viria a fazer história, igualando a proeza antiga do Belenenses de se fazer excepção ao Benfica, FC Porto e Sporting, na regra dos campeões? "Era um baú cheio de jóias bonitinhas que tinham e têm para mim um valor inestimável", diz Manuel Cajuda, para quem esse ficou como o Braguinha, "a única equipa que ganhou os dois jogos" ao Boavista, o primeiro deles à quarta jornada: "O Boavista estava na moda, era uma equipa de um futebol muito agressivo. Foi novidade naquele ano, mas, foi claramente suplantada pelo Braga".


Cajuda a torcer por novo recorde
MÓNICA SANTOS

Antes de o Braga de Cajuda morder os calcanhares aos grandes, já Manuel José usava essa expressão para explicar o fenómeno Boavista do início da década de 90 do século passado. Talvez por se terem assim adiantado na ambição, os axadrezados chegaram ao título antes de todos os que sonhavam quebrar a rotina dos três grandes vencedores. Fizeram-no em 2000/01, com Jaime Pacheco, na época em que só o Braga de Manuel Cajuda conseguiu ser mais forte, no confronto directo. Nas primeiras quatro jornadas, o campeonato só deu Braga, tal como agora, com Domingos Paciência no banco. Dos Emirados Árabes Unidos, onde prepara a época do Al Sharjah, o homem que levou o clube por duas vezes ao quarto lugar saúda a proeza do companheiro, e fica a torcer por um novo recorde de vitórias. Essas quatro são "uma marca" entre várias que o ligam "eternamente" ao clube. "Foi bom ter recebido a notícia de que o Domingos tinha igualado, e também ficarei feliz, se o recorde for ultrapassado, diz quem continua a chamar "Braguinha" à casa onde passou "quase oito anos" - "outro recorde, ninguém esteve tanto tempo no clube", nota, "feliz" por "ter feito parte do crescimento", numa altura em que chegar ao topo era "muito mais difícil". "Eram condições diferentes, acho que o Braga tinha um campo de treinos pelado", exemplifica. "Hoje, tem melhores condições, seguramente melhor equipa", mas, mesmo quem defende que os recordes existem "para serem ultrapassados" prefere travar o entusiasmo, quando fazer história depende de vencer o FC Porto. "É difícil", admite. É "possível", prossegue, prudente, sem misturar o seu próprio sonho de ser campeão, que é partilhado pelos bracarenses, com a expectativa que rodeia o actual líder. Será possível o título, este ano? Não será ele a dizê-lo, porque conhece demasiado bem o campeonato que deixou, na pré-época; porque a choraminguice é melhor tolerada do que a ambição, em Portugal: "O Braga está muito bem. Já ganhou em Alvalade. Se vencer o FC Porto, ganha pontos aos rivais. A única coisa que não quero é criar problemas ao Domingos, ao dizer que pode ser campeão". O que tem por certo é que "agora falta muito menos" do que no tempo em que pegou na equipa pela primeira vez, "no fundo do poço". "É possível o Braga e até o próprio Guimarães, um dia, ganharem o campeonato", continua a afirmar, como faz há muito, o algarvio, de 58 anos, que deixou o D. Afonso Henrique e segue o caminho nos Emirados Árabes Unidos, numa equipa que, como o Braga e o Guimarães, um dia, encontrou "com muitas dificuldades", e ensinou a acreditar e a vencer, como ele próprio faz, todos os dias: "Eu vou voltar e, um dia, hei-de ganhar o título. E não deixo de lutar por isso. Porque quero, porque gosto, e porque sei que sou capaz".

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga

Rodriguez e Viana em dúvida

O «central» do Sporting de Braga, Rodriguez, contraiu uma lesão muscular na perna direita na partida frente ao Marítimo, e está em dúvida para a recepção ao FC Porto, agendada para sábado. Também Hugo Viana falhou o treino de ontem dos bracarenses, e também não é certo que esteja em condições de defrontar a equipa portista. Segundo o boletim clínico de ontem, o médio português está em repouso para tratar as sequelas do traumatismo, não avançando com uma estimativa de recuperação.
Também estão indisponíveis Paulão (lesão muscular na coxa esquerda), Adriano (lesão muscular na coxa direita), Tiago Pinto (recupera da fractura no quinto metatarso do pé direito) e Peterson (a recuperar de cirurgia).


Pedro Proença no Braga-FC Porto

Pedro Proença, de Lisboa, foi o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o jogo grande da quinta jornada da I Liga, entre o Sporting de Braga e o FC Porto, que terá no lugar no Estádio AXA, no sábado. No Municipal de Leiria vai estar o portuense Jorge Sousa, que vai apitar o encontro entre a equipa local e o Benfica, enquanto Rui Costa, também da AF Porto, vai dirigir a partida que vai opor Sporting e Olhanense. Árbitro para a quinta jornada: Leixões-V. Guimarães, João Ferreira (Setúbal); P. Ferreira-Rio Ave, Cosme Machado (Braga); Sp. Braga-FC Porto, Pedro Proença (Lisboa); Académica-Belenenses, Bruno Esteves (Setúbal); Naval-V. Setúbal, Marco Ferreira (Madeira); Nacional-Marítimo, Paulo Costa (Porto); U. Leiria-Benfica, Jorge Sousa (Porto); Sporting-Olhanense, Rui Costa (Porto).

O Primeiro de Janeiro (O Norte Desportivo)

Bruno3429

Sp. Braga: Rodriguez e Viana em dúvida para o FC Porto

Uma vitória no próximo sábado, frente ao tetracampeão FC Porto, permitirá ao Sp. Braga alcançar o melhor arranque de época de sempre na história do clube. Mas há duas grandes dúvidas para esta prova de fogo à resistência da equipa líder do campeonato: Rodriguez e Hugo Viana.

O internacional peruano contraiu uma lesão muscular no gémeo direito no jogo com o Marítimo, efectua tratamento, e está em dúvida para a recepção aos 'azuis e brancos'. Tudo indica que o defesa-central fique mesmo de fora das opções do técnico Domingos Paciência, cedendo o lugar a André Leone, que aliás o substituiu nos Barreiros. O brasileiro é mesmo a alternativa para o eixo central da defesa minhota. Curiosamente formando com Moisés a dupla com melhores resultados na temporada passada.

A outra dor de cabeça para Domingos é Hugo Viana. O médio apresenta sequelas do traumatismo cranioencefálico contraído no jogo de domingo e esteve, ontem, mais um dia em repouso.
O jogador - titular indiscutível dos minhotos e um dos atletas em destaque na equipa líder - foi, ontem, reavaliado pelo departamento médico do Sp. Braga, acabou por não subir ao relvado para o treino matinal e mantém-se em repouso.

Hoje, o médio voltará a ser reavaliado, mas a grande interrogação sobre a disponibilidade para entrar em campo sábado irá prolongar-se até à hora do jogo. É que, a partir de hoje, Domingos prepara a táctica para atacar os campeões nacionais à porta fechada e longe do olhar de adeptos e comunicação social.

Correio Minho

JotaCC

André Leone esteve para deixar a pedreira e regressou em grande

André Leone esteve com os dois pés fora do Sp. Braga, mas acabou por regressar ao Minho e já foi bastante útil à equipa, participando no triunfo frente ao Marítimo, que permitiu aos guerreiros seguirem isolados na liderança da Liga.

Com Paulão e Rodriguez lesionados, o defesa paulista apresenta-se como sério candidato ao onze que, este sábado, vai defrontar o FC Porto num duelo que promete.

A vida dá inúmeras cambalhotas e algumas têm tanto de inesperado como de agradável. É precisamente isso que Leone deve estar a sentir neste momento. No final do passado mês de Agosto, o defesa-central esteve para deixar o actual plantel do Sp. Braga e chegou mesmo a viajar para o Brasil, onde foi dado como reforço do Internacional de Porto Alegre.

O interesse foi real e chegaram a existir abordagens no sentido de o negócio avançar, mas os valores envolvidos não agradaram ao futebolista e ao clube bracarense, por isso mesmo a transferência não se concretizou. O mesmo sucedeu com os franceses do Boulogne. Conclusão: Leone recebeu instruções para regressar à pedreira, sendo reintegrado no grupo às ordens de Domingos Paciência na passada quarta-feira.

Como o futebolista se apresentou ao serviço em boa condição física, e Paulão se encontra lesionado, o treinador dos minhotos decidiu, e bem, integrá-lo na lista de convocados para a deslocação à Madeira.

O azar do compatriota acabou por lhe abrir as portas do encontro no Funchal e minutos antes do intervalo do desafio com o Marítimo foi chamado à acção devido a novo infortúnio de um companheiro.

Rodriguez sentiu dores musculares na perna direita e André Leone rendeu o internacional peruano, tendo cumprido com aquelas que eram as suas obrigações.

A BOLA

JotaCC

Há 21 portugueses no top-50 do mundo

Portugal fechou a época 2008/09 com 21 atletas entre os cinquenta melhores do mundo nas respectivas disciplinas. Trata-se de uma evolução colectiva por representar um aumento de seis atletas em relação à época anterior, que foi em ano de Jogos Olímpicos. São números que, de alguma forma, reflectem o bom resultado da Selecção Nacional no Mundial de pista de Berlim, onde 17 atletas se conseguiram classificar entre os 16 primeiros, um pecúlio acima do habitual.

No topo continuam a estar os saltadores Nelson Évora (triplo) e Naide Gomes (comprimento), ambos segundos nas respectivas disciplinas, sinal da manutenção entre a elite - eram líderes o ano passado -, embora os desempenhos em Berlim não tivessem correspondido às próprias expectativas.

De salientar o 19º lugar de Marco Fortes (lançamento do peso), o melhor de sempre na sua disciplina, o que não deixa de ser mais um alento para o lançador, que não conseguiu o apuramento para a final do Mundial.

No sector feminino, a boa época de Inês Monteiro (10 000 m), Jessica Augusto (3000 m obstáculos), Sara Moreira (5000 m) e Dulce Félix (10 000 m) ajudou a melhorar a imagem do meio-fundo e fundo lusos em matéria de competições de pista, acompanhando o já bem estruturado sector de marcha atlética, com Vera Santos desta vez a ser a melhor.


Rankings mundiais

Masculinos

Atleta Prova Lugar

Nelson Évora Triplo 2º

Marco Fortes Peso 19º

Rui Silva 1500 m 27º

Estafeta 4x100m 28º

João Vieira 20 km marcha 34º

Augusto Cardoso 50 km marcha 41º

Francis Obikwelu 100 m 43º

Jorge Costa 50 km marcha 50º

Rui P. Silva 10 000 m 56º

Femininos

Atleta Prova Lugar Naide Gomes Comprimento 2ª

Vera Santos 20 km marcha 16ª

Jessica Augusto 3000 m obst. 16ª

Inês Monteiro 10 000 m 20ª

Sara Moreira 5000 m 20ª

Sara Moreira 3000 m obst. 21ª

Inês Monteiro 5000 m 22ª

Dulce Félix 10 000 m 22ª

Inês Henriques 20 km marcha 24ª

Dulce Félix 5000 m 27ª

Ana Dias 10 000 m 27ª

Susana Feitor 20 km marcha 32ª

Marisa Barros Maratona 34ª

Fernanda Ribeiro 10 000 m 42ª

Vânia Silva Martelo 46ª


O JOGO

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 17 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

Bruno3429

Rodriguez ainda à parte

O central peruano, que contraiu uma lesão muscular na face posterior da perna direita no encontro com o Marítimo, voltou a não subir ao relvado no treino do Sporting de Braga, que decorreu esta quarta-feira à porta fechada nos campos de apoio do Estádio AXA.

Rodriguez, substituído por Leone aos 42 minutos do embate com os insulares, onde os minhotos mantiveram a senda vitoriosa no arranque da temporada, tem realizado tratamento durante os primeiros treinos da semana e ainda não subiu ao relvado para trabalhar com os restantes companheiros.

A manter-se este cenário, Domingos Paciência deverá apostar em Leone para entrar de início na recepção ao FC Porto, no próximo sábado.

Por outro lado, existe uma boa perspectiva de Hugo Viana recuperar a tempo de defrontar os dragões. Ontem, o médio esteve em repouso na sequência do traumatismo cranioencefálico contraído no Funchal, mas o departamento clínico dos bracarenses está optimista na recuperação total do jogador para o importante embate com os azuis e brancos.

Adriano (lesão muscular na face anterior da coxa direita), Tiago Pinto (sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito) e Paulão (lesão muscular na face posterior da coxa esquerda) voltaram a cumprir tratamento, enquanto Peterson - a recuperar de cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo - realizou tratamento e trabalho de ginásio.

Ausente esteve ainda Pena, que está ao serviço da selecção sub-20 da Venezuela.

O plantel arsenalista regressa ao trabalho amanhã, às 10 horas, sessão que vai decorrer à porta fechada nos campos de apoio do estádio do clube.

A Bola