News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 15/09

Started by Bruno3429, 15 de September de 2009, 07:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

A história pede mais uma vitória
MÓNICA SANTOS

São apenas três pontos, mas, podem valer um marco histórico: se vencer o FC Porto, no sábado, o Braga registará o melhor arranque no campeonato que o clube alguma vez experimentou. À quarta jornada vitoriosa, Domingos Paciência igualou o registo de Manuel Cajuda, em 2000/2001. À quinta, em casa, diante dos tetracampeões nacionais, que recebe na ressaca da Liga dos Campeões, poderá fazer história. Esta é a segunda vez que os bracarenses saboreiam a competição lá do topo da tabela, só com vitórias na memória. Da primeira, no início do século XXI, a época chegou ao fim com um campeão inédito, mas, não aquele que entusiasmou as rondas iniciais - o ano do título do Boavista de Jaime Pacheco começou com a equipa de Manuel Cajuda em grande, com uma série de triunfos que, cinco épocas depois, Jesualdo Ferreira esteve à beira de igualar.

Em 2005/06, o Braga venceu as três primeiras jornadas (Leiria, Penafiel e Guimarães) e foi o FC Porto que, com um nulo no AXA, impediu o actual treinador dos dragões de igualar o recorde de Cajuda. Desta vez, Jesualdo Ferreira estará do outro lado, a tentar evitar uma série inédita de vitórias bracarenses e, sobretudo, a disputar a liderança da prova, que a equipa de Domingos Paciência mantém com dois pontos de vantagem, graças aos triunfos sobre Académica, Sporting, Belenenses e Marítimo. Esta entrada avassaladora no campeonato é a resposta à eliminação prematura da Liga Europa, que era um dos objectivos da SAD, decepção que os resultados caseiros trataram de diluir. Na pedreira, respiram-se esperança e serenidade, para as quais as estatísticas contribuem: em qualquer das épocas em que entrou assim tão bem, o Braga terminou em quarto lugar, dentro do objectivo europeu que mantém como meta, embora o sonho bracarense seja outro: terminar exactamente onde está.


Cajuda entrou em cheio no ano de Miki Fehér

As boas relações entre o Braga e o FC Porto, postas em evidência na disputa jurídica do Verão passado pelo lugar dos dragões na Liga dos Campeões, na sequência do Apito Final (o Guimarães aliou-se ao Benfica, junto da UEFA, e a SAD de António Salvador absteve-se de entrar na questão, que os actuais tetracampeões venceram) são antigas e encontram-se nas melhores memórias minhotas. Em 2000/01, quando Cajuda entrou a vencer tal como Domingos - o Alverca (1-1) pôs termo à série vitoriosa e só perderia à oitava jornada -, a figura do ataque era Miki Fehér, o jovem húngaro cedido pelos portistas que viria a morrer, tragicamente, a 25 Janeiro de 2004, no relvado de Guimarães, com a camisola do Benfica.


Matador saudado

"É penálti claríssimo. Vou chutar a bola e há obstrução. Toda a gente viu". Meyong reagiu desta forma categórica às queixas do Marítimo relativamente ao penálti que deu ao Braga a vitória nos Barreiros, que manteve a equipa na frente do campeonato. O goleador camaronês foi dos mais saudados pelos adeptos que foram aplaudir a equipa, ontem à tarde, no regresso a casa e ao trabalho.


Peña na World Soccer

"O mais brilhante jovem talento da Venezuela". É assim que a revista "World Soccer", uma das mais prestigiadas do mercado, descreve o bracarense Peña, a quem dedica uma página da última edição. O espaço dedicado às "jovens estrelas de amanhã" é preenchido pela história do médio, de 19 anos, revelação da Venezuela, no caminho para o Mundial.


Rodriguez parado

Rodriguez não participou no treino de recuperação que, ao final da tarde, juntou no relvado de apoio do AXA os líderes do campeonato. O central sofreu uma lesão no gémeo direito, no jogo com o Marítimo, e foi poupado ao primeiro dia da preparação para a recepção ao FC Porto. Adriano e Tiago Pinto correram; Paulão e Peterson permanecem em tratamento e os juniores Guilherme, Januário, Lucas e Aníbal reforçaram o grupo que suou um pedaço mais, sob as ordens de Domingos.


Hugo Viana teve alta

Reavaliado, ontem, de manhã, o traumatismo cranioencefálico que o obrigou a permanecer quase 24 horas internado no Hospital do Funchal, Hugo Viana teve alta e regressou a Braga. Hoje, tem nova visita ao médico na agenda e só depois se saberá se terá autorização para voltar a pisar a relva ou se permanecerá ainda por mais algum tempo em repouso.

Hugo Viana lesionou-se aos 13 minutos do jogo com o Marítimo, nos Barreiros, na sequência de uma disputa de bola com Roberto Sousa. Caiu desamparado, perdeu os sentidos e, depois de cinco minutos a ser assistido, foi transportado ao Hospital do Funchal, onde foi examinado e permaneceu em observação, até ontem. A equipa do Braga regressou a casa no domingo à noite, sem o médio e sem o médico João Pedro Araújo, que o acompanhou em todo o processo. Sem complicações nas horas seguintes ao choque, Hugo Viana voou, ontem, para o Porto, e já pernoitou em casa. Permanece em dúvida para o jogo com o FC Porto.

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga
Hugo Viana já está em Braga


O médio do Sporting de Braga, Hugo Viana, regressou ontem a Braga, depois de ter perdido o conhecimento momentâneo no jogo com o Marítimo. Na sequência da lesão, Hugo Viana foi obrigado a passar a noite no hospital do Funchal, não regressando a Braga com a restante a equipa. O médio está em repouso e será reavaliado hoje, pelo médico do clube.

O Primeiro de Janeiro (O Norte Desportivo)

Bruno3429

Hugo Viana já está em Braga

O médio dos bracarenses, Hugo Viana, que sofreu um traumatismo crânio-encefálico no embate com o Marítimo, disputado na manhã de domingo, no Funchal, regressou ontem ao continente, sendo acompanhado pelo director clínico do Sporting de Braga, João Pedro Araújo, que ficou na Madeira a acompanhar a situação clínica do atleta. Hoje será reavaliado em Braga, prevendo-se que seja opção frente ao FC Porto.

Diario Minho

Bruno3429

Sporting de Braga em alta

Um líder em alta, moralizado e com confiança q.b.. A primeira prova de fogo do duplo teste que põe à prova o Sp. Braga no trono da Liga já está ganha, segue-se o tetracampeão Futebol Clube do Porto, mas nem por isso a equipa se intimida. Pelo contrário. Respira-se optimismo no plantel minhoto e moral em alta entre sorrisos e brincadeiras dos jogadores. E há mais do que motivos para isso: quatro jogos, quatro triunfos, a liderança do campeonato e bom futebol dentro das quatro linhas.

A prova da qualidade é que, nos últimos 19 anos, o Sp. Braga apenas tinha vencido o Marítimo uma vez. No domingo, a tradição foi quebrada com uma equipa tecnicamente forte, dotada e de atitude guerreira. Domingos Paciência tem já uma página 'dourada' na história do clube, naquele que é um dos melhores arranques de época de sempre.

E se, n a estatística não há dúvidas de que é um Sp. Braga em grande este que se vê em campo, nos treinos essa moral em alta transborda pelos poros. Brincadeiras e boa disposição - perante cerca de duas centenas de adeptos que fizeram questão de apoiar a equipa - marcaram o regresso do plantel aos trabalhos.

No pensamento está já o próximo jogo de sábado, com o FC Porto. Os titulares do jogo com o Marítimo fizeram apenas corrida e um ligeiro treino de descompressão com bola, enquanto Domingos juntou os restantes jogadores disponíveis (Possebon, Yazalde, Filipe Oliveira, Diogo Valente, Ney, Matheus e Osvaldo) num mini-jogo juntamente com quatro juniores chamados para colmatar as ausências (Guilherme, Januário, Lucas e Aníbal).

Hoje, o plantel regressa aos relvados, a partir das 10 horas, num treino matinal que terá porta aberta aos adeptos.

Correio Minho

Bruno3429

Teste à liderança do Braga como em 2005
MIGUEL AMORIM

Pela frente, de novo o F. C. Porto. Assim aconteceu em 2005/06, após um início bracarense com três vitórias seguidas. Desta vez, o Braga leva quatro triunfos, também no começo da época. É o reeditar do teste à liderança.

Em 2005/06, o Braga comandava a Liga, na altura em parceria com o F. C. Porto. Também defrontou os portistas no arranque da temporada. As duas equipas encontraram-se na quarta jornada e o resultado foi um empate, sem golos. Foram os primeiros pontos perdidos pelo então Braga de Jesualdo Ferreira...

Sábado próximo se verá como o arsenal minhoto, agora conduzido por Domingos Paciência, conviverá com a liderança. Até ao momento, segue 100% vitorioso. Ganhou fora ao Sporting e ao Marítimo. Em casa, venceu a Académica e o Belenenses. Os tetracampeões nacionais também aparecem embalados, mercê de três vitórias consecutivas.

Em 2005/06, o empate, a zero, deixou tudo na mesma. Braga, F. C. Porto e Nacional ficaram instalados no pódio, em igualdade pontual. Anteriormente, os arsenalistas tinham ganho em Leiria e em Guimarães, e batido o Penafiel, no AXA. Uma série tremendamente positiva, intervalada pelo nulo frente aos dragões, mas retomada logo a seguir. Pois, o Braga seguiu imbatível até à 10.ª jornada. Aqui chegado, perdeu com o Marítimo, na Madeira, e entregou o comando ao dragão.

Para os bracarenses, tratou-se de uma excelente maratona, sempre a carregar o primeiro lugar. No sábado à noite, a capacidade de aguentarem a pressão da liderança será, de novo, posta à prova. Também a hipótese de repetirem o ciclo de 2005/06 não deixará de alimentar as ambições.

Vítima de um traumatismo e de perda de conhecimento momentâneo, no decurso do jogo Marítimo-Braga, Hugo Viana já está em casa, após ter rcebido alta, no Hospital do Funchal.

O centrocampista foi examinado na Madeira, deixou a unidade hospitalar, ontem, de manhã, e fez a viagem de regresso até Braga. Encontra-se em repouso domiciliário e é hoje sujeito a uma reavaliação clínica.

Mas não foi só Hugo Viana a sofrer mazelas nos Barreiros. Também Rodríguez saiu tocado. O defesa-central sofreu uma lesão no gémeo da perna direita. Deste modo, o peruano foi poupado, fazendo apenas tratamento, no regresso da equipa de Domingos Paciência ao trabalho.

No boletim clínico também entram Adriano e Tiago Pinto, ambos condicionados. Por seu lado, Paulão e Peterson estiveram no ginásio

JN

Bruno3429

A táctica
Domingos, pela manhãzinha


E o Sp. Braga com uma forte ajuda do árbitro confirmou no Funchal que deve ser levado muito a sério na luta pelo pódio. Domingos torceu o nariz à hora matinal do jogo (11h15), mas à uma da tarde festejava a quarta vitória consecutiva e a liderança isolada à 4ª jornada, o que nunca tinha acontecido.

Procuro nos registos e concluo que o Sp. Braga nunca ganhou cinco jogos seguidos – que melhor aperitivo para a recepção ao FC Porto na próxima jornada? É cedo para se afirmar que Domingos pode fazer melhor do que Cajuda e Jesualdo, mas que o Braga, com ele, tem uma equipa sólida, organizada e ambiciosa, é um facto. Vamos ver o que Jesualdo pensa disso.

André Pipa
A equipa
Liderança lateral


Menos de um ano depois de o Leixões ter liderado a classificação durante quatro jornadas consecutivas, eis que o Sporting de Braga repete a proeza, sem apoquentar ainda os principais adversários e perante a indiferença dos media e dos adeptos.

O Braga de Domingos Paciência será, no entanto, muito mais consistente e ameaçador do status quo. O 'outsider' distingue-se por possuir os melhores defesas-laterais do futebol português, João Pereira à direita e um eventual quarto luso-brasileiro para a selecção, Evaldo, à esquerda, numa equipa de grande coesão defensiva, consistência no meio-campo e talento e experiência na linha da frente. Para levar a sério.

João Querido Manha


A análise
Tendências e incertezas


Após quatro jornadas, há uma tendência que se acentua: Benfica e FC Porto prometem feroz ombro-a-ombro na Liga.

Ambos começaram hesitantes, cedendo empates diante de competidores notoriamente mais fracos. Percebe-se agora que terá sido o nervosismo do primeiro dia. Os dois já 'voam' em velocidade de cruzeiro, pujantes, convincentes e aterradores, acrescentando às exibições os golos, que uma coisa sem outra não faz sentido, como se viu no recente 1-1 de Portugal na Dinamarca. E por falar nisto, é bom lembrar que o campeonato esteve parado 15 dias, muitos jogadores estiveram fora nas respectivas selecções, mas nem por isso a eficiência de águias e dragões parece ter ficado afectada. Pelo contrário, voltaram ainda mais fortes, uns e outros, a despachar adversários com chapa-quatro e a mostrar o potencial de fogo que revela a riqueza dos respectivos plantéis: Saviolas e Falcões, Cardozos e Hulks, Garcias e Álvaros Pereiras. Até Coentrões e Varelas brilham, tal é o fulgor.

Há quem desconfie. Quem se interrogue se será sempre assim até ao fim e se este bom momento de forma das duas equipas não chega cedo de mais. É legítima, a questão. Seguramente não será sempre assim. Mas cada vez mais, em futebol, o amanhã conta bem menos do que o hoje. É o momento que vale. Vai um exemplo? O Braga, única equipa cem por cento vitoriosa, fez uma fraca pré-temporada. Foi afastado prematuramente da Liga Europa e antes do primeiro encontro do campeonato o seu técnico, Domingos, tinha praticamente a cabeça no cepo. No jogo inaugural com a Académica, Meyong, a três minutos do fim, fez o golo salvador e evitou que o machado baixasse. De então para cá, os minhotos têm estado imparáveis. O que estava errado já é correcto, o futuro improvável (líder isolado cedeu lugar à certeza do momento).

É por um click destes que Alvalade suspira. Terá sido Liedson, ante o P. Ferreira, o Meyong de Paulo Bento? Os adeptos querem acreditar que sim. Mas isto é hoje...

Mário Pereira


Correio Manhã

JotaCC

Depois da desilusão na prova europeia, Domingos Paciência está a dar cartas na Liga
Sporting de Braga alcançou a segunda vitória em 19 anos nos Barreiros e manteve a liderança isolada no campeonato, com quatro triunfos consecutivos


As goleadas e boas exibições do Benfica e FC Porto estão na ordem do dia e fazem perspectivar um campeonato renhido na luta pelo título, mas o nome que figura no topo da classificação continua a ser, para já e desde a primeira jornada, o do Sp. Braga. Quatro vitórias, doze pontos, um futebol tecnicamente vistoso são alguns dos argumentos dos minhotos, bem comandados por Domingos Paciência, que está a convencer naquele que é o maior desafio da sua ainda curta carreira de treinador.
A precoce eliminação dos bracarenses na Liga Europa (frente aos humildes suecos do Elfsborg), depois da excelente campanha uefeira da temporada passada (alcançaram os oitavos-de-final), levantou algumas dúvidas entre os adeptos, saudosos de Jorge Jesus, mas as primeiras rondas do campeonato depressa dissiparam a desconfiança. Tornou-se líder isolado da Liga logo na jornada de estreia, onde o Sporting de Braga foi a única equipa a somar três pontos. Justificou plenamente o estatuto na ronda seguinte, ao derrotar, com muito mérito, o Sporting de Paulo Bento em pleno Estádio de Alvalade (2-1).
O triunfo frente aos "leões" veio também reforçar uma das especialidades de Domingos enquanto treinador (seguindo uma tradição iniciada como jogador): surpreender em Lisboa os "gigantes" da capital. Ao serviço da Académica, nas duas temporadas anteriores, contabilizou duas das três vitórias da história da Briosa no Estádio da Luz (a primeira acontecera em 1953-54).
Depois de ter batido em casa o Belenenses (3-1), os bracarenses foram à Madeira arrancar o quarto triunfo consecutivo, num terreno historicamente complicado, onde apenas tinham vencido uma vez nos últimos 19 anos. "Tivemos uma atitude guerreira", salientou o técnico no final.
Aos 40 anos, Domingos Paciência está empenhado em provar que é um dos treinadores de top portugueses. Tal como foi um avançado de eleição ao serviço do "seu" FC Porto. De dragão ao peito conquistou sete títulos (foi o melhor marcador do campeonato na temporada 1995-96), duas taças de Portugal e seis Supertaças.
Para já, em Braga, quer superar os registos da temporada passada: melhorar o quinto lugar alcançado pelo agora técnico benfiquista Jorge Jesus. Faltam 26 jornadas para se saber se a capacidade da equipa está à altura da ambição do treinador, mas para já Domingos vai deixando a sua marca. Ao triunfar na Madeira, fez o pleno no arranque da Liga e ultrapassou a performance do adversário directo da próxima jornada. Em 2005-06, o Sp. Braga de Jesualdo liderava à quarta jornada com 10 pontos, de braço dado com o FC Porto. Agora Domingos tem 12. E um tira-teimas com o campeão nacional no próximo sábado.


PUBLICO

JotaCC

Hugo Viana em repouso

O médio português apresenta sequelas do traumatismo crânioencefálico contraído no embate com o Marítimo (vitória por 2-1), no domingo e, por isso, está em repouso, não tendo participado no treino do Sp. Braga desta terça-feira, no qual Domingos Paciência prosseguiu a preparação para o jogo de sábado com o FC Porto, relativo à quinta jornada da Liga.

Rodriguez, a contas com uma lesão muscular na face posterior da perna direita, efectuou tratamento e também não subiu ao relvado, tal como Peterson - a recuperar de cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo - que realizou tratamento e trabalho em ginásio.

Adriano (lesão muscular na face anterior da coxa direita), Tiago Pinto (sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito) e Paulão (lesão muscular na face posterior da coxa esquerda) realizaram tratamento e trabalho condicionado no ginásio e no relvado.

A sessão, onde os jogadores utilizados no Funchal realizaram uma sessão de treino mais ligeira, também não contou com Pena que continuam ao serviço da selecção sub-20 da Venezuela.

A preparação para a recepção ao FC Porto prossegue amanhã, às 10 horas, sessão que vai decorrer à porta fechada nos campos de apoio do Estádio AXA.

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana e Rodríguez falham treino
SEQUELAS DO JOGO COM O MARÍTIMO
   
Hugo Viana e Rodríguez não integraram o treino da manhã desta terça-feira do Sp. Braga.

O jogador português continua de repouso na sequência  do traumatismo crânioencefálico sofrido no domingo, no Marítimo-Sp. Braga. O internacional peruano efetua tratamento a uma lesão muscular na face posterior da coxa direita, contraída também no encontro do Funchal.

Hugo Viana passou a noite de domingo no Hospital do Funchal, onde fez vários exames. Recebeu alta segunda-feira de manhã. Desde ontem que está de repouso em casa.

RECORD

JotaCC

Hugo Viana e Rodriguez novamente ausentes

O médio português, Hugo Viana, e o defesa central peruano, Rodriguez, não foram vistos na sessão desta terça-feira que serviu de preparação para o jogo do próximo sábado com o FC Porto.

Recorde-se que Hugo Viana sofreu um traumatismo crânioencefálico na partida ganha frente ao Marítimo (2-1) no passado domingo, algo que o obrigou a pernoitar no Hospital do Funchal, e permaneceu em repouso no domicilio. Por sua vez, Rodriguez continua a debelar uma lesão na perna direita enquanto o Pena permanece a trabalhar com a restante selecção sub-20 venezuelana.

A juntar ao lote de indisponíveis, por lesão, encontram-se Adriano, a ultrapassar um problema na coxa direita, Tiago Pinto, a contas com uma fractura num dedo do pé direito, e Paulão, com queixas musculares na coxa esquerda. Todos os jogadores mencionados fizeram tratamento e trabalho especifico de recuperação. Os titulares utlizados por Domingos Paciência no Estádio dos Barreiros fizeram uma sessão de treino ligeira.

Os "arsenalistas" prosseguem a preparação ao encontro da quinta jornada com o FC Porto com um novo treino agendado para amanhã, à porta fechada, pelas 10 horas, nos campos adjacentes ao Estádio AXA.

O JOGO

Bruno3429

TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 16 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.


BOLETIM CLÍNICO  

Rodriguez
Lesão muscular na face posterior da perna direita. O atleta efectua tratamento.

Paulão
Lesão muscular na face posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Tiago Pinto
Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Hugo Viana
Sequelas de traumatismo cranioencefálico. O atleta efectua repouso.

Adriano
Lesão muscular na face anterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Braga, 15 de Setembro de 2009

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga
Drº João Pedro Araújo

SCBraga

JotaCC

Pedro Proença dirige Sp. Braga-FC Porto

A Comissão de Arbitragem nomeou Pedro Proença, da AF Lisboa para arbitrar o encontro entre o Sp. Braga e o FC Porto, no próximo sábado, na 5ª jornada da Liga Sagres.

Jorge Sousa, da AF Porto, vai dirigir o União de Leiria-Benfica do próximo domingo.

Rui Costa, da AF Porto, foi nomeado para o Olhanense-Sporting, na segunda-feira.

Árbitros nomeados:

Liga

Sexta-feira
Leixões-V. Guimarães, João Ferreira (Setúbal)

Sábado
P. Ferreira-Rio Ave, Cosme Machado (Braga)
Sp. Braga-FC Porto, Pedro Proença (Lisboa)

Domingo
Académica-Belenenses, Bruno Esteves (Setúbal)
Naval-V. Setúbal, Marco Ferreira (Madeira)
Nacional-Marítimo, Paulo Costa (Porto)
U. Leiria-Benfica, Jorge Sousa (Porto)

Segunda-feira
Sporting-Olhanense, Rui Costa (Porto)

O JOGO