News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 10/09

Started by Bruno3429, 10 de September de 2009, 07:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Arsenal de espetáculo
COM DOMINGOS A EQUIPA VIROU-SE PARA O ATAQUE  

 
A liderança na Liga é o ponto mais visível deste início de aventura de Domingos pelo Minho, mas o treinador, pelo menos por enquanto, já conseguiu transmitir algo mais à equipa e que António Salvador tantas vezes pediu: espetáculo!

Se a 1.ª jornada, ainda na ressaca da eliminação europeia, mostrou um onze com potencial, apesar de esbarrar na muralha defensiva da Académica, nos 2 jogos seguintes os arsenalistas soltaram-se e mostraram todo o seu futebol. Agora, com um antigo goleador no banco, o ataque é mesmo a prioridade. Os resultados estão à vista: 3 vitórias e 6 golos marcados!

Para trás ficou o registo de um conjunto preocupado, antes de mais nada, em defender. Jorge Jesus nunca o escondeu e os números comprovam-no: 5 das 13 vitórias para o campeonato foram por 1-0. O agora treinador do Benfica terminou a 1.ª volta na temporada passada com apenas 8 golos sofridos (mas também só com 14 marcados).

Com Domingos, os adeptos esperam mais espetacularidade e o presidente da SAD agradece. Eis o argumento que faltava para chamar público ao estádio e ajudar ao crescimento sustentado do Sp. Braga fora das quatro linhas.


Guerreiros unidos para combater a tradição dos Barreiros

Há estádios teoricamente mais difíceis e os Barreiros são, definitivamente, um desses exemplos no que diz respeito ao Sp. Braga. Das 29 visitas, os minhotos apenas conseguiram vencer em três ocasiões e chegaram a acumular um jejum de 17 anos sem qualquer triunfo.

Wender e Maciel (2-1, já sobre o minuto 90) deram uma alegria aos adeptos em 2006/07. Estava quebrado o enguiço, mas a vingança foi rápida e, uns meses depois, o Marítimo venceu por 4-0. Na época passada registou-se um nulo e, a título de curiosidade, as outras duas vitórias do Sp. Braga na Madeira tiveram lugar em 1990/91 e em 1977/78 (ambas por 1-0).


Experiências face à ausência de trio titular
AO SERVIÇO DAS SELEÇÕES  

 
O jogo matinal de domingo, com o Marítimo, continua a ser preparado com afinco por Domingos Paciência, longe de olhares curiosos. Ainda sem contar com os três internacionais - Eduardo, Rodríguez e Meyong são esperados hoje e já se treinam amanhã - o treinador tem testado os automatismos da equipa, onde se incluem jogadas ensaiadas. Após o triunfo frente ao Belenenses, não se preveem mexidas na equipa inicial tendo, nestes dias, existido algumas experiências, principalmente devido à ausência dos três titulares.

Kieszek substituiu Eduardo na baliza; Paulão e Ney têm "feito" de Rodríguez no eixo da defesa; enquanto Matheus (mas também Yazalde) foi chamado para atuar na posição mais avançada, na vez de Meyong. Os internacionais chegam a tempo de ser opção para os Barreiros e, salvo qualquer lesão, vão ser apostas iniciais de Domingos Paciência.

Tiago Pinto e Adriano são as baixas confirmadas.


Record

Bruno3429

ABC: Stankov chegou à Catedral

Aí está Jovan Stankov. O sérvio é o último reforço do ABC de Braga e já está a trabalhar com o plantel orientado por Jorge Rito. O timoneiro dos academistas desejava mais uma opção, para fazer face à lesão de Eduardo Salgado, e o emblema da capital minhota fez um esforço financeiro para adquirir Jovan Stankov.

Tradicionalmente actua como lateral direito, mas Stankov pode cumprir outras funções na primeira linha. É um jogador bastante experiente (31 anos), tem uma capacidade física invejável e funciona como um incremento importante na capacidade de choque. Aliás, ao nível de capacidade choque o ABC possui já fortes argumentos com Eduardo Ferreira e também Levk o Naumovski, contudo agora fica com mais uma unidade bastante poderosa.

É um reforço que visa igualmente as competições europeias, onde esta temporada o ABC tem fortes expectativas na Taça das Taças. Os minhotos pretendem brilhar nas provas internacionais e a escolha cirúrgica de Jovan Stankov está intimamente ligada a essa intenção, até porque o sérvio vai fazer crescer a equipa em centímetros e aumentar de peso.

Stankov, que no último ano foi chamado pelos petrodólares do Irão, tem a escola sérvia, depois de ter representado durante mui-tos anos o Varbs. Agora, já ficou a conhecer a catedral do andebol e já está às ordens do técnico Jorge Rito

Correio Minho

Bruno3429

Leone voltou aos treinos

André Leone já voltou do Brasil, onde esteve quase duas semanas a tentar encontrar novo clube. As negociações com o Internacional de Porto Alegre falharam, e o jogador já treinou ontem em Braga, onde ficará, pelo menos, até Dezembro. Depois começa nova época no Brasil, e a hipótese de sair voltará a ser estudada.


Paulão não deve jogar

Só fez tratamento e amanhã deve voltar a não trabalhar em pleno. Por isso, a chamada de Paulão para o jogo da Madeira está seriamente comprometida. Com Rodriguez e Moisés como titulares, será Ney o defesa chamado para o banco. O brasileiro, ex-Estrela da Amadora, esteve prestes a sair no final de Agosto. Pode ser útil no imediato.


Internacionais de regresso

Hoje Eduardo e Meyong já devem aparecer no Estádio AXA para se treinarem. Os dois estiveram nos jogos da suas selecções ontem: Eduardo na baliza de Portugal, Meyong no banco dos Camarões. Já Rodriguez, no Peru, só chegará amanhã, havendo dúvidas sobre se pode ou não trabalhar com os restantes colegas de equipa.


Optimizados com adaptações

Curiosamente, Paulo César e Mossoró experimentam este ano funções muito diferentes das da época transacta e das referências de origem. O ponta-de-lança Paulo César foi segundo avançado com Jorge Jesus e agora ganhou a titularidade a extremo-esquerdo. Já Mossoró apareceu em Portugal a jogar na esquerda e como avançado solto. Jorge Jesus usou-o sempre como "10", num lugar que o jogador também aprecia. Agora continua no meio, mas mais recuado. É um "8" com propensão a subir no com a bola controlada.

Armas pouco secretas
ANDRÉ MORAIS

Eram armas secretas com Jorge Jesus, mas são indiscutíveis neste esquema que Domingos implantou (à terceira tentativa). Para Mossoró e Paulo César, a troca de treinadores não poderia ter sido mais benéfica. O título de "arma secreta" não fica mal a ninguém, mas todos preferem ser arma... inicial. É o que acontece finalmente com os dois brasileiros, contratados na época passada, mas sem muitas oportunidades na equipa que Jesus idealizou como mais forte. Paulo César estava tapado por Meyong e Renteria; Mossoró jogava quando Luis Aguiar deixava.

Na época anterior, o agora treinador do Benfica teve em Matheus o suplente preferido. Para a Liga Sagres, chamou-o 15 vezes a jogo, já no segundo tempo. Na lista de suplentes preferidos seguiram-se Mossoró (13 chamadas) e Paulo César (nove). A situação de Matheus não se alterou, mas a da outra dupla, sim. A lição sueca (duas derrotas com o Elfsborg) obrigou Domingos a fazer alguns retoques. Mossoró e Paulo César trouxeram sangue novo, e a equipa passou a marcar em série e a um ritmo crescente: um à Académica, dois ao Sporting e três ao Belenenses.

No Braga, têm-se destacado Hugo Viana, Alan e Meyong. São eles os rostos do sucesso, mas a verdade é que estas duas ex-armas secretas muito têm contribuído para a liderança do campeonato. Paulo César, por exemplo, ainda não marcou, mas é o mais rematador da equipa (oito ensaios). Além disso, tem 16 ataques e, neste ponto, só Alan (23) o supera. Segue-se Mossoró, com 14 investidas. A cruzar, só o extremo-direito (14) e o incansável João Pereira (11) superam os dez cruzamentos de Paulo César e os nove de Mossoró. E, nas faltas sofridas, não há pai para o irreverente e sempre movimentado médio: 12 cargas dos adversários.

Apesar de os números serem interessantes e de agora poderem finalmente dizer-se titulares, os dois sabem que não são indiscutíveis. Ambos já foram substituídos duas vezes, sendo quase sempre primeiras opções para recolher ao banco, quando é necessário reforçar a defesa ou o meio-campo. Matheus continua a ser uma das opções mais recorrentes. Paulão também. Mas, neste caso, é natural. O Braga tem estado sempre em vantagem


O Jogo

JotaCC

Tiago Pinto só joga em 2010

Será inscrito na Liga apenas em Janeiro, uma vez que recupera de uma fractura no pé direito e estará apto a jogar em Dezembro. Contratado no Verão, ganhará estatuto de reforço de Inverno.

Tiago Pinto só será opção para Domingos Paciência a partir de Janeiro do próximo ano, quando reabrir o período de inscrições.

O lateral-esquerdo, última contratação do Sp. Braga, recupera de uma fractura no quinto metatarso do pé direito (lesão em tudo idêntica à do antigo capitão Paulo Jorge), estimando-se em mês e meio a dois meses o tempo necessário para Tiago Pinto voltar a treinar-se sem limitações, e pelo menos mais 30 dias para estar no ponto certo para entrar em competição.

Perante este quadro, e sem surpresa, o Sp. Braga optou por suspender a inscrição do esquerdino na Liga. Em Janeiro, quando abrir a segunda janela de inscrições, Tiago Pinto já será reforço de corpo inteiro dos arsenalistas, numa altura em que previsivelmente estará apto a jogar.

Com esta medida, o clube evitou queimar uma vaga na Liga, conseguindo inscrever todos os elementos activos do grupo de Domingos Paciência, incluindo André Leone, cuja transferência para o futebol brasileiro não se consumou nos últimos dias de Agosto.

Por imperativos regulamentares, os lugares de Frechaut, Fernando Alexandre e Rainford Kalaba não podem ser preenchidos, dado que este trio já actuou esta época em provas oficiais (Campeonato e/ou Liga Europa) com a camisola do Sp. Braga. No início de 2010, esses lugares já poderão ser ocupados.

A BOLA

JotaCC

Naide gomes fora do World Athletics

Naide Gomes não estará, no sábado, na final do World Athletics, em Salónica. A atleta, que em Berlim foi quarta, tinha previsto competir na prova grega, mas a lesão que a afastou de outros meetings piorou e Naide tem de parar. "A lesão que levou para Berlim é agora impeditiva. Está já entregue ao departamento médico para iniciar a época o mais depressa possível", disse o técnico Abreu Matos. Fica assim gorado o reencontro com a campeã Brittney Reese.Inscritas estão Dulce Félix e Inês Monteiro nos 3000 m.

O JOGO

JotaCC

TREINO SEXTA-FEIRA ÀS 16H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina sexta-feira, dia 11 de Setembro, às 16h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.



DULCE FÉLIX CONVIDADA PARA PARTICIPAR NA WORLD ATHLETICS

A bracarense Dulce Félix pertence ao número restrito de atletas convidadas pela Federação Internacional de Atletismo para participar na prova de 5.000m World Athletics, a realizar nos dias 12 e 13 em Salónica, Grécia.

Apenas quatro atletas portugueses foram convidados: os saltadores Nelson Évora e Naide Gomes e as fundistas Inês Monteiro e Dulce Félix. O convite vem de encontro ao conjunto de resultados obtidos por estes atletas e exprimem a qualidade que Portugal detém nos saltos e  no meio-fundo.

No entanto, Dulce Félix não estará presente. Depois de uma época extremamente longa e com excelentes resultados, após o Campeonato do Mundo efectuou uma paragem e não se encontra neste momento em condições de participar numa competição desta envergadura.


S.C.BRAGA.PT