News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 09/09

Started by Bruno3429, 09 de September de 2009, 07:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Nos Barreiros pela manhã

A quarta jornada terá um horário inédito para o Sporting de Braga. Afinal, o encontro entre Marítimo e a equipa líder do cam-peonato foi antecipado, não para sábado à tarde como ontem foi anunciado, mas sim para do- mingo, dia 13, a partir das 11.15 horas.
Um jogo matinal que representará a estreia para a equipa arsenalista, habituada aos confrontos da Liga em horário de final de tarde ou noite. Aliás, será também a primeira vez que um jogo da Liga principal se realizará pela manhã, horário habitualmente escolhido apenas para os jogos da Liga de Honra.
Depois de terem sido equacionadas várias possibilidades e de o encontro chegar a estar marcado para segunda -feira, 14, às 20.15 horas, os dois clubes chegaram a acordo para a altera-ção da data.
Em causa estiveram questões de ordem técnica - de acordo com o comunicado divulgado, ontem, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional - uma vez que a iluminação defeituosa e insuficiente do Estádio dos Barreiros, no Funchal, impedia a transmissão televisiva do jogo na segunda-feira à noite.
Assim, obtida a concordância dos dois clubes foi antecipado o encontro no sentido de viabilizar a transmissão televisiva pela SportTV, que invocou motivos de ordem técnica para justificar a impossibilidade de transmitir o jogo.
Equipa do Sp. Braga parte sábado para a Madeira.

Correio Minho

Bruno3429

Póquer de vitórias foge desde Jesualdo
DOMINGOS GANHOU 3 JOGOS E MELHOR SÓ EM 2005/06 

 

O Sp. Braga perdeu Jorge Jesus para o Benfica e António Salvador até chegou a dizer que a nova temporada tinha sido mal preparada, mas Domingos Paciência quer fazer história no seu novo desafio e alcançou 3 vitórias consecutivas no arranque da Liga. A liderança dos arsenalistas é, por agora, incontestável e pelo Minho já se pensa ir mais além. Repetir os 4 triunfos seguidos que Jesualdo Ferreira somou em 2005/06 é o objetivo imediato do grupo de trabalho para cimentar o 1.º lugar e ganhar ainda mais moral graças a um "borrego" que já dura há quatro anos.

Carlos Carvalhal, Jorge Costa, Rogério Gonçalves e Manuel Machado apenas conseguiram vencer, no máximo, dois jogos de forma consecutiva. Domingos apenas precisou de uma oportunidade para celebrar 9 pontos em 3 jornadas. Académica, Sporting (em Alvalade!) e Belenenses foram derrotados. Agora, segue-se o Marítimo, curiosamente a equipa que travou a série invicta de 2005/06.

Na altura, Jesualdo Ferreira já tinha derrotado Naval, Rio Ave, Boavista e Belenenses, mas viria a perder no Estádio dos Barreiros graças a um golo de Kanu. A desilusão afetou a equipa e depois de um bom arranque - 7 vitórias e 2 empates em 9 rondas - seguiram-se 5 derrotas em 7 desafios.

Bipolaridade

Também por isto, Domingos Paciência tem pela frente um desafio curioso:vencer o Marítimo e igualar Jesualdo Ferreira ou, em caso de desaire, preparar um plano de recuperar rapidamente a equipa para defrontar o FC Porto passados seis dias. Claro que o jogo deste... domingo de manhã (11.15) pode dar empate e, aí, todas as crónicas serão bem diferentes.


Paulão parou com mialgia
MOSSORÓ E YAZALDE COM QUEIXAS
 
 
Dois sustos e uma lesão no treino de ontem. Paulão foi o primeiro a sair com uma mialgia na coxa esquerda, enquanto Mossoró (pancada no pé esquerdo) e Yazalde (fadiga muscular) também se queixaram.

Record

Bruno3429

Um inédito acordar
ANDRÉ MORAIS

Nem 20h15, nem 17 horas nem qualquer horário convencional. O Marítimo-Braga jogar-se-á às 11h15 de domingo, para ir de encontro aos desejos de todas as partes: O Marítimo e a Sport TV queriam transmitir o jogo, o Braga não desejava antecipar muito em função de contar com três internacionais fora e ter a logística já organizada para segunda-feira, primeira data apontada.

Este horário, vulgar na Liga Vitalis, é inédito no escalão maior. Ainda assim, não acarreta diferenças profundas na preparação que Domingos estabeleceu para o jogo, além das inerentes ao próprio madrugar, como um pequeno-almoço mais leve. De resto, tudo se mantém, até porque jogar às 11h15 no Funchal é exactamente igual a jogar às 20h15, como esteve previsto. O microclima madeirense tem destas coisas e, a julgar pela previsão meteorológica, o Braga jogaria sempre debaixo de 23 ou 24 graus, temperatura mínimas e máxima para a cidade no fim-de-semana.

Castanheira, ex-capitão arsenalista, esteve 13 anos no escalão maior. Agora no Chaves, experimentou na semana passada, contra o Portimonense, a sensação de jogar de manhã. "É uma questão de rotinas. Se não se está habituado, tem de haver uma adaptação, mesmo em termos de espectadores. É estranho, mas não causa problemas. Toda a gente sabe que em termos de disponibilidade física o corpo se encontra no auge. Eu senti-me menos fatigado", explica. "Nunca é fácil jogar na Madeira, pois além do Marítimo ser complicado, o clima também é diferente. Mas isso aconteceria sempre. O Braga não é menos favorito por jogar lá de manhã", fechou.


Especialista aconselha mudanças "lógicas"

José Neto é especialista na área e garante "se as equipas treinam de manhã, é um contra-senso haver jogos à tarde ou à noite." Assim, aconselha os treinadores a mudanças lógicas. "Os modelos de treino deveriam ser iguais aos modelos de jogo. Os treinadores poderiam optar por treinar à tarde e à noite. Tem a ver com o renovar do ciclo cromobiológico", assegura, embora tenha a certeza que cientificamente é de manhã que mais se rende no desporto: "Na escola tem-se Matemática de manhã. Um treino estratégico é uma actividade lógico-dedutiva e por isso deve ser de manhã. O jogo também."


Viana conhece o hábito inglês

Hugo Viana, que ontem esteve a dar autógrafos a alguns adeptos no Continente de Braga, é o único da equipa que tem experiência em jogos matutinos. No Newcastle repetiu essa experiência algumas vezes e pode, melhor do que ninguém, explicar aos colegas a diferença em relação ao habitual. Diferente é, certamente, a temperatura a encontrar. No Funchal estará muito mais calor do que naquela cidade inglesa. Na sessão de autógrafos, Viana distribuiu simpatia e, acima de tudo, alegrou as crianças e adolescentes que foram de propósito para o ver.


Paulão complica opções defensivas

Paulão lesionou-se acidentalmente e teve de abandonar mais cedo o treino de ontem. O defesa-central saiu com a coxa esquerda ligada e o diagnóstico aponta para uma mialgia. Sem ser preocupante, a lesão deixa, contudo, o brasileiro em dúvida para o jogo de domingo. Sem Leone, que só hoje deve chegar à Cidade dos Arcebispos, Ney está de prevenção à dupla intocável Rodriguez/Moisés. Mossoró também sofreu um toque, mas não passou de um susto.

O Jogo

Bruno3429

Futebol: Salários em queda nas ligas profissionais, revelam agentes

Os salários dos futebolistas em Portugal têm diminuído e essa redução, no último ano à volta dos 10 por cento, obriga a uma mudança de paradigma, defenderam à Agência Lusa alguns agentes ligados à modalidade.

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) questionou o actual modelo competitivo - duas ligas profissionais, num total de 32 clubes - e revelou que os futebolistas, embora sejam capazes de subsistir durante a carreira, têm dificuldade no momento em que decidem 'pendurar as botas'.

'É notório que a crise económica afectou também o negócio do futebol e, desde logo, houve uma redução da massa salarial', disse Joaquim Evangelista à Agência Lusa.

O dirigente revelou que os salários estão cada vez mais baixos, não se praticando já, fora dos três grandes, as loucuras de quatro ou cinco mil euros por mês para cada atleta.

'É importante salientar a diferença entre os três grandes e os outros e depois entre a liga principal e a liga de honra. Há grandes disparidades. É, por isso, que muitos emigram, na procura de outros ordenados'.

Evangelista mostrou-se preocupado com o estado do futebol português, avançando mesmo com a tese que, no final da temporada, haverá de novo situações semelhantes às vividas pelos profissionais do Estrela da Amadora na época passada, com vários meses de salários em atraso e descida administrativa às competições não profissionais.

Um advogado contactado pela Lusa, e que pediu confidencialidade, explicou ter feito vários contratos este ano, aliás, como em temporadas passadas, e todos eles com redução salarial.

'Creio que a redução é de cerca de 10 por cento. Mas isso já tem vindo a acontecer. Não é apenas esta temporada. Ainda assim, os jogadores preferem assinar contratos baixos do que viver no desemprego. E muitos dizem preferir salários mais baixos e pagos a tempo e horas, do que altos que nunca são saldados', disse, à Lusa.

O empresário Jorge Manuel Mendes reconheceu também à Lusa a descida gradual dos ordenados dos futebolistas nos últimos anos e alertou para o facto dos clubes terem poucas receitas, tornando assim complicada a sobrevivência de muitos clubes.

'Há uma enorme diferença nos salários praticados na Liga e na Liga de Honra. A televisão é a grande fonte de receitas dos clubes da Liga principal e, isso, nota-se depois nos ordenados. Mas os clubes também sabem que, quanto menos se paga, menos qualidade existe', explicou.

Correio Minho

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10H30 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 10 de Setembro, às 10h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.


MAPA DE JOGOS – FUTEBOL JUVENIL (12 e 13 de Setembro) 

O eterno Clássico do Minho entre SC Braga e V. Guimarães no escalão de juniores, é sem dúvida, o momento alto do futebol jovem para este fim-de-semana. Com duas jornadas disputadas e após o triunfo na Vila das Aves, o SC Braga está a um ponto de distância do seu rival e tem a oportunidade de operar uma melhoria classificativa. Jogo marcado para as 17h00m de Sábado no Estádio 1º de Maio.

Depois da pesada derrota na Póvoa de Varzim (6-0), os Juvenis A têm nova deslocação desta feita ao Alto Minho para medir forças com o Limianos à passagem da 3ª jornada. Domingo às 11h00m no Campo do Cruzeiro.

Os Iniciados A iniciam o seu campeonato este Domingo às 11h00m no Campo da Ponte com a recepção ao GD Ribeirão. Na pré-época foram dadas boas indicações com os seguintes resultados:

19/08: SCB – 9 Paçô – 0;
22/08: Leixões SC – 1 SCB – 0;
26/08: SCB – 2 Barroselas – 1;
29/08: SCB – 3 Salgueiros – 1;
02/09: SCB – 1 Leixões SC – 0
05/09: At. Madrid – 4 SCB – 0
05/09: Celta Vigo – 0 SCB – 2
06/09: Valladolid – 1 SCB – 1.

SCBraga

Bruno3429

Camarões vence com Meyong no «banco»

Com o «bracarense» Meyong no banco de suplentes, a selecção do Camarões recebeu e venceu, esta quarta-feira, a sua congénere do Gabão, por 2-1, assumindo a liderança do Grupo A da fase de qualificação africana para o Mundial-2010/CAN-2010.

Makoun (23) e Eto'o (63) fizeram os golos dos «leões indomáveis», que ainda permitiram o golo de honra ao Gabão, apontado por Daniel Cousin, em cima do minuto 90. De salientar que, além de Meyong, o Camarões teve ainda Binya (ex-Benfica) no «banco».

Com a vitória, o Camarões passa a liderar o agrupamento, com sete pontos em quatro jogos, ultrapassando precisamente o Gabão, que soma seis. Togo soma cinco e Marrocos três.

A Bola