News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/09

Started by Pé Ligeiro, 23 de September de 2006, 10:27

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Paíto de fora é sinal de que perder não serve
LINO DEVESAS

Na deslocação ao Estoril, terreno escolhido pelo Estrela da Amadora devido às obras no seu estádio, o Braga vai procurar reencontrar-se com os êxitos, depois do desaire caseiro consentido diante do Leiria. A equipa de Carlos Carvalhal irá, todavia, encontrar pela frente uma adversário que, para além de não ter conseguido qualquer ponto, ainda nem sequer conseguiu marcar um golo. A incapacidade dos lisboetas nas primeiras três jornadas poderá deixar a antever uma tarefa de relativa facilidade para os minhotos, o que em termos práticos não será bem assim, uma vez que, apesar de actuarem em campo neutro, os estrelistas aguardam este embate com o propósito de inverter a tendência e acabar com as amarguras. O treinador do Braga procedeu a algumas alterações na convocatória e outras tantas se projectam na equipa, com o objectivo de ganhar e dessa forma aumentar os índices de confiança e motivação para o decisivo embate uefeiro de Verona, com o Chievo, na próxima quinta-feira.
A ausência de Paíto no lote dos convocados, por opção, depois de ter sido titular diante do Leiria, em substituição do lesionado Carlos Fernandes, constitui um significativo sinal de que as exigências que suportam os objectivos traçados pelos dirigentes bracarenses são elevadas, e que, por inerência, as desconcentrações não são permitidas. Uma decisão que pode funcionar como um aviso à navegação... Vencer é por isso o único pensamento dos bracarenses.
 
Equipas prováveis

Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril
17h00 |
Pedro Henriques [AF Lisboa]
Paulo Ramos + Gabínio Evaristo
Estrela da Amadora
treinador Daúto Faquirá
1 | Paulo Lopes GR
18 | Tony LD
16 | Wescley DC
90 | José Fonte DC
2 | Amoreirinha LE
6 | Luis Loureiro MD
30 | Tiago Gomes MD
29 | Jaime MO
14 | Marco Paulo AD
55 | Cleiton AE
99 | Jones AV
-
25 | Pedro Alves GR
4 | Hugo Carreira DC
7 | Zamorano LD
19 | Sérgio Marquês MD
21 | Rui Borges MO
15 | Moses AV
9 | Anselmo AV
Braga
treinador Carlos Carvalhal
1 | Paulo Santos GR
20 | Luís Filipe LD
3 | Paulo Jorge DC
5 | Nem DC
2 | Pedro Costa LE
23 | Madrid MD
21 | Ricardo Chaves MD
10 | João Pinto MO
19 | Maciel AD
15 | Wender AE
77 | Zé Carlos AV
-
12 | Dani Mallo GR
4 | Maurício DC
17 | Frechaut MD
6 | Hugo Leal MO
14 | Castanheira MO
11 | Cesinha AE
29 | Marcel Av


Dário e N'Diaye de fora
P.M.S.

O avançado Dário não recuperou da mazela contraída na véspera e foi excluído do lote de 20 convocados para a recepção ao Braga. De acordo com o médico João Pedro Oliveira, o internacional moçambicano sofreu uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, pelo que irá necessitar de repouso nos próximos dias.
De resto, Pedro Simões recupera de uma tendinite, e Paulo Sérgio também se encontra condicionado, em virtude da entorse que sofreu na articulação tibiotársica direita. De qualquer modo, o avançado emprestado pelo Sporting não poderia alinhar esta tarde, uma vez que cumpre um jogo de suspensão.
O senegalês N'Diaye não consta do lote de eleitos, mas por opção técnica.

Pedro Costa está de volta e para jogar
L.D.

Pedro Costa foi ontem chamado ao lote dos convocados pela primeira vez esta época e, em virtude das ausências dos laterais-esquerdos Carlos Fernandes (a recuperar de lesão) e Paíto (opção), deverá fazer a sua estreia na equipa de Carlos Carvalhal. As funções não constituem novidade para o futebolista, cuja polivalência lhe permitiu o desempenho da tarefa em épocas anteriores, sem comprometer. As perspectivas apontam para os regressos de Paulo Jorge ao eixo da defesa, João Pinto à tarefa de organizar o jogo ofensivo da sua equipa e Zé Carlos ao eixo do ataque. Por outro lado, Luís Filipe deverá regressar à sua posição de lateral-direito (que Frechaut cumpriu diante do Leiria), enquanto subsistem dúvidas sobre quem irá fazer dupla com Madrid: Ricardo Chaves, Hugo Leal ou Castanheira. São três jogadores de características diferentes e as condições do relvado poderão ser determinantes na escolha de Carlos Carvalhal, tudo indicando, porém, que a opção venha a recair sobre o ex-sadino.
IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Carlos Carvalhal: «Já não há jogos fáceis»
NÃO SE ILUDE COM MAU INÍCIO DO ESTRELA


Recuperar os pontos negativos da última ronda é a perspectiva do Sp. Braga para o jogo desta tarde com o E. Amadora. O adversário ainda não pontuou, mas nem por isso Carvalhal antevê facilidades.

"Não há jogos fáceis na I Liga, tendo em conta os objectivos que assumimos. Acresce que o Estrela ainda não venceu e vai querer contrariar essa tendência negativa", advertiu o treinador arsenalista, antes de explicar as saídas nucleares (Paulo Jorge, João Pinto e Zé Carlos) da última ronda: "Não se trata de poupar jogadores ou de promover a rotatividade. Há casos em recuperação e, para evitar que a curto ou médio prazo tenham de ser operados, tenho de preservar a sua integridade física e escolher os que estão em melhores condições para cada jogo."

Demissão na formação

O coordenador do futebol jovem do Sp. Braga, Fernando Louro, apresentou demissão do cargo. O responsável pela prospecção, João Cardoso, passará a acumular os dois pelouros.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Europa pode esperar

PAUSA na penalizadora gestão de recursos apresentada no encontro que ditou a primeira derrota da época, com o U. Leiria. Carvalhal deixa o campo de batalha europeu para segundo plano e direcciona todas as energias para a frente interna, apostando nas armas mais perigosas para o duelo com o Estrela da Amadora. 
Seguindo a lógica da calendarização, o treinador do Sp. Braga não dispensa ninguém no regresso ao campeonato, depois do insucesso, em casa, com os leirienses. Convém referir que a margem de manobra começa a afunilar e ninguém na Cidade dos Arcebispos admite vestir a pele de cordeiro, proporcionando ao Estrela o primeiro brilho da época. Por isso mesmo Carvalhal vai apresentar o seu melhor onze, se bem que subsista a dúvida quanto ao modelo a adoptar. Certos são os regressos de Paulo Jorge ao eixo da defesa, de João Pinto ao meio-campo e de Zé Carlos ao ataque.
Mesmo tendo em conta que a visita a Verona — onde os bracarenses jogam, na quinta-feira, o futuro europeu — começa a desenhar-se no horizonte, o amargo de boca provocado pelas muitas alterações operadas no último compromisso interno convida a uma mudança de planos. Carvalhal vai voltar a mexer e apresentará o quinto onze em outras tantas jornadas da Liga, devolvendo ao seu arsenal as munições de maior projecção.
A Europa pode, portanto, esperar, numa tentativa de evitar um quadro mais doloroso, pois novo deslize significaria a segunda derrota em apenas quatro jornadas. As ambições são altas, a qualidade do plantel permite sonhar e, valha a verdade, o Sp. Braga vai defrontar um conjunto em claro ciclo negativo, ainda à procura da primeira vitória da temporada.
Justificação técnica
Como tudo tem uma justificação, o treinador explicou ontem, na antevisão da partida, que a mudança de cara da ronda passada resultou de constrangimentos físicos, sem, contudo, especificar os atletas em causa. «Nunca perdendo a nossa identidade, fazemos as escolhas sem pensar em poupanças. Se tenho jogadores que apresentam processos inflamatórios, outros que com uma partida por semana estão bem, mas com o acréscimo do esforço até poderão ser operados, devo preservar a sua integridade física. Seria grande irresponsabilidade não o fazer, correndo o risco de perder elementos importantes», argumentou Carvalhal.
Aparentemente com os melhores recursos à disposição, o treinador voltará a apostar na linha que parece oferecer mais garantias, escudando-se na imagem deixada na etapa complementar do último jogo para definir a forma como a sua equipa deve actuar. «Não fomos felizes mas fizemos uma grande segunda parte e lutámos até à última gota de suor. Foi com base neste bom indicador que trabalhámos durante a semana», terminou Carvalhal, indicando o caminho para manter o Estrela apagado.
IN A BOLA

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Carvalhal pede eficácia para voltar às vitórias

Antes de decidir a passagem à fase de grupos da Taça UEFA,na próxima quinta-feira em Verona, o Braga joga hoje à tarde (17 horas) com o Estrela da Amadora, numa partida que será realizada no Estoril, devido às obras que ainda decorrem no estádio da equipa amadorense. Os minhotos tentarão redimir-se da derrota sofrida na passada segunda-feira ante a União de Leiria, enquanto o Estrela procurará conquistar os primeiros pontos da temporada (soma três derrotas até agora).

A convocatória divulgada ontem por Carlos Carvalhal apresenta quatro novidades, entre as quais a estreia do lateral-direito Pedro Costa e o regresso de Cesinha, que cumpriu castigo na jornada anterior. O treinador bracarense não chamou defesas esquerdos (Paíto ficou de fora por opção e Carlos Fernandes está na fase final da recuperação da sua lesão muscular), pelo que é provável a continuidade de Frechaut no lado direito do sector defensivo e nova adaptação de Luís Filipe ao flanco oposto.

Castanheira e o guarda-redes Dani Mallo também estão de volta às escolhas de Carvalhal, que continua sem poder contar com o lesionado Vandinho. Depois de terem sido suplentes na partida com a União de Leiria, Paulo Jorge, João Pinto e Zé Carlos serão titulares, pois a ideia de Carvalhal não é entrar em poupanças para o importante jogo com o Chievo. "Vamos determinados a conseguir os três pontos. A receita para conseguir esse objectivo é ter a mesma atitude da segunda parte do último jogo. Apesar da derrota, os jogadores entregaram-se e lutaram até ao fim. É esse o espírito que pretendemos, se possível com maisqualidade e eficácia", afirmou ontem o treinador do Braga, consciente de que, apesar de ainda não ter conquistado pontos no campeonato, "o Estrela é uma equipa com potencial, que vai dar tudo para ganhar e criar muitas dificuldades". "Teremos de ser rigorosos e jogar com espírito de sacrifício porque é importante vencer este jogo para continuarmos bem posicionados na tabela", acrescentou Carvalhal.

No Estrela da Amadora, as novidades são a estreia em convocatórias do brasileiro Edu Silva e o regresso de Zamorano, que constituem duas opções para o quarteto da defesa. Dário, lesionado, e Paulo Sérgio, castigado, são baixas de peso no ataque da equipa da Reboleira, que ainda não marcou qualquer golo nos três jogos já realizados na Liga. O técnico Daúto Faquirá já pode utilizar o avançado Jones, que cumpriu castigo na ronda anterior depois de ter visto um cartão vermelho ante a Naval.

Convocados Braga Paulo Santos, Dani Mallo, Luís Filipe, Pedro Costa, Paulo Jorge, Maurício, Nem, Frechaut, Hugo Leal, Ricardo Chaves, Andrés Madrid, João Pinto, Castanheira, Cesinha, Wender, Maciel, Zé Carlos e Marcel.

Estrela da Amadora Paulo Lopes, Pedro Alves, Amoreirinha, Hugo Carreira, Zamorano, Wescley, Tony, José Fonte, Edu Silva, Luís Loureiro, Marco Paulo, Sérgio Marquês, Jordão, Rui Borges, Jaime, Tiago Gomes, Cleiton, Anselmo, Moses e Jones.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Carvalhinha

Ganhar energias para o Chievo

Amanhã é dia de folga. Após o regresso do embate com o Estrela da Amadora, os jogadores do Braga terão de um dia de folga para recuperar do esfoço e recarregar baterias para a preparação do embate em Verona, na próxima quinta-feira. O regresso aos treinos está marcado para segunda-feira de manhã, prosseguindo na terça-feira ainda em Braga, enquanto o útlimo ensaio será já efecuado em Verona, ao início da noite da próxima quarta-feira.


*******************

Carlos Fernandes apto na próxima semana

Carlos Fernandes ainda treinou ontem com ligeiras limitações, mas vai fazê-lo sem condicionalismos a partir de segunda-feira, estando por isso apto a defrontar o Chievo. Em dúvida está Vandinho, que no início da semana irá fazer uma ressonância magnética.

*******************

Castanheira de volta

Eduardo, Paíto, Bruno Gama e Matheus, todos por opção do treinador, ficaram de fora do lote dos eleitos. As "baixas" foram colmatadas com a estreia de Pedro Costa e os regressos de Dani Mallo, Castanheira (restabelecido de uma ligeira lesão) e Cesinha (após castigo).

*******************

Carlos Carvalhal
"Não ganhamos por azar após várias oportunidades"
O técnico arsenalista sublinha que não há jogos fáceis, mas mantém a confiança na obtenção do terceiro triunfo dos bracarenses em quatro jogos do campeonato
LINO DEVESAS

Carlos Carvalhal espera dificuldades diante do Estrela da Amadora, mas não abdica de querer conquistar os três pontos. O técnico arsenalista sublinha que "não há jogos fáceis na Liga" e sustenta que o facto de o adversário ainda não ter pontuado "poderá significar maiores contrariedades", ao mesmo tempo que confessa a sua convicção na obtenção de um bom desfecho. "Os jogadores estão a trabalhar bem e a equipa agarrou o que de bom fez na segunda parte do jogo com o Leiria", argumentou. Quanto ao estado do relvado do Estoril, onde o embate se vai realizar e cujas condições impediram anteontem o Estrela de treinar, o técnico bracarense foi claro: "É óbvio que, embora as condições sejam iguais para as duas equipas, se o relvado não estiver em condições é mau e o Braga sentir-se-á prejudicado. A Liga devia ter um pouco mais de cuidado com estas situações, pois os relvados são um factor de qualidade e temos que preservar a qualidade".

Carlos Carvalhal confessou-se renitente quanto a dar explicações sobre as suas opções, apesar de ter prestado alguns esclarecimentos sobre o processo de escolha para o jogo com o Leiria. "Os jogadores são analisados durante o trabalho realizado ao longo da semana, das informações do departamento médico e do conhecimento que possuímos sobre as características do adversário; depois é que fazemos as melhores opções para cada jogo. Foi isso que fizemos e é isso que vamos continuar a fazer. Não sou obrigado a justificar que um jogador tem um processo inflamatório, que um jogador foi operado recentemente e que está ainda em processo de aquisição de índices físicos que lhe permitam fazer dois jogos numa semana, etc. É uma irresponsabilidade colocar em causa a integridade física de alguns jogadores, porque eles não são carne para canhão, são seres humanos. Não queremos ter jogadores para quinze dias e depois perdê-los por três ou quatro meses", realçou, acrescentando: "Com o Leiria tivemos azar. Não conseguimos ganhar, mas criamos oportunidades mais do que suficientes para vencer! Com a equipa do jogo anterior podíamos ter tido o mesmo azar... O que é preocupante é a incoerência. Dizer que o plantel é equilibrado e depois colocar sempre os mesmos a jogar, independentemente das circunstâncias. Nós somos coerentes e confiamos em todos os jogadores", destacou.

A concluir, Carlos Carvalhal reconheceu que o Braga está ainda em fase de crescimento, sustentando que, "como acontece com todas as equipas nesta altura do campeonato, o Braga possui ainda margem de evolução". "Mal seria se uma equipa à quarta jornada estivesse bem, na plenitude do seu potencial individual e colectivo. Vamos progredir. Ainda esta semana estivemos a analisar bem os quatro jogos que fizemos com o propósito de melhorar as performances da equipa", revelou.

In O Jogo