News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

CONDIÇÕES para uma GRANDE ÉPOCA!

Started by Legião, 07 de August de 2009, 10:13

Previous topic - Next topic

A.COSTA

A saída precoce da Liga Europa significa:

1. Perda de uma montra importante;

2. Abandono prematuro de uma competição de nível internacional;

3. Maior concentração nas competições internas;


Ninguém perde uma época numa pré-eliminatória. Seja já do que for. É verdade que os sintomas seriam melhores aos contrário ... mas isto está a começar e é preciso não disparar em todos os lados.

Há 1 ano, sensivelmente ou talvez menos qualquer coisa, muitos dos que hoje pedem a cabeça do Paciência estavam aqui a derrubar o trabalho de JJ e hoje lamentam a sua saída. É preciso serenidade e agir com a razão. O treinador quer o mesmo que nós: SUCESSO DESPORTIVO.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

cavungi

Há condições para uma época razoavel, mas para uma grande época só na ficção cientifica.
Sem a Europa esta época foi à vida. Para mim já é uma época perdida de uma forma VERGONHOSA.

Arsenalista

Claro que temos todas as hipoteses de ainda fazer uma grande época, a nível interno está claro. Para isso bastaria vencer um dos troféus; taça da liga ou de Portugal, ou então entrar nos 3 primeiros lugares da liga. Perdemos uma batalha mas ainda temos mais 3 competções pela frente, motivação não deveria faltar.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

anti-lampioes

#23
Quote from: cavungi on 09 de August de 2009, 18:12
Há condições para uma época razoavel, mas para uma grande época só na ficção cientifica.
Sem a Europa esta época foi à vida. Para mim já é uma época perdida de uma forma VERGONHOSA.


se ganhasemos a taça de portugal mesmo que ficasemos a meio da tabela nao seria uma grande época? ou estavam a pensar em ganhar taça uefa? para a historia so fica o nome dos vencedores que dos vencidos no ano seguinte poucos se lembram

anti-lampioes

Quote from: JR2969 on 07 de August de 2009, 23:29
Acho que podemos tentar ver esta eliminação pelos seus aspectos positivos (que obviamente não compensam a eliminação, mas que são de ter em conta): nas épocas anteriores sempre dissemos que não conseguimos chegar mais longe na liga e nas taças por causa das participações na uefa; veja-se a eliminação com o Belen na taça de portugal e na taça da liga com o rio ave no ano passado, que aconteceram depois de jogos europeus, em que foi preciso descansar a equipa. E na liga os nossos piores resultados aconteceram naquelas jornadas que foram entre as duas mãos de uma eliminatória. Agora isso já não vai acontecer, e podemos melhorar os nossos resultados nas competições internas. Menos jogos, menor cansaço e menos lesões, e menor desgaste psicológico.
nao foi com o belem mas com o nacional que saimos da taça!

José Soares

Não me parece que a grande epoca esteja a ser preparada.
Desde logo pela tardia e indecisa escolha do treinador. Depois da saída de JJ (aqui nem tivemos culpa) esta solução foi uma escolha atabalhoada, inexplicavelmente demorada mas baratinha. Parece-me que a grande época ficou por fazer e JJ era a esperança para a mesma. Tendo saido lá se foi a esperança de resultados superiores aos do ano passado. De resto, a reacção do presidente à eliminação vergonhosa da Taça Europa dá para perceber que tudo será desculpado em nome da poupança e da consciência de que vai ser difícil fazer algo de muito positivo.
Por outro lado, a anunciada venda de 10 milhões de jogadores desmotivou tudo e todos (podiam ter ficado caladinhos e vendiam na mesma alguns jogadores. Assim dão a impressão de estar desesperados para vender e ninguém compra pelo justo valor. Por isso tantos negócios anunciados e depois não concretizados.). 
Acresce a tudo isto um ambiente muito pesado e de grande frustração entre a generalidade dos bracarenses. Quer se queira quer não os jogos europeus foram muito importantes para o Braga nos últimos anos. E trouxeram muito mais prestígio do que qualquer 4º lugar no campeonato. Depois da saída de JJ e da demora na escolha do sucessor, cheguei a pensar que este ano iríamos ter um treinador de nível internacional para continuar este percurso notável. Não seria difícil cativar alguns nomes sonantes. Mas não. A escolha foi a que os jornais venderam.E agora voltamos atrás uns anos com esta eliminação e vai ser difícil voltar a chegar tão alto outra vez. 

A nível interno acho que temos jogadores com qualidade para podermos fazer um campeonato interessante. Mas tal como as coisas estão qualquer deslize será uma tragédia. Se começarmos a ganhar com a Académica e depois formos ganhar a Alvalade... (este ano não temos Aguiar nem Renteria para fazerem estragos na débil defesa do SCP).Oxalá se consiga. Talvez assim se consiga voltar a motivar os bracarenses. Mas uma coisa não tenho dúvida, agora tem que ser a equipa a fazer com que os adeptos voltem a estar com ela. E isso só se consegue com bom futebol, golos, vitórias.

Força BRAGA.

P.S. Já viram como fez diferença ficar em 4º ou 5º lugar na época passada?Caso tivessemos ficado em 4º ainda estavamos a preparar tranquilamente a época.De quem foi a culpa? Claro que foi de JJ. Não consigo esquecer aquela derrota com o Benfica.i

Olho Vivo

Quote from: José Soares on 09 de August de 2009, 19:20
Por outro lado, a anunciada venda de 10 milhões de jogadores desmotivou tudo e todos (podiam ter ficado caladinhos e vendiam na mesma alguns jogadores. Assim dão a impressão de estar desesperados para vender e ninguém compra pelo justo valor. Por isso tantos negócios anunciados e depois não concretizados.).

Quando ouvi essa tirada de A.Salvador pensei que ele já tinha três ou quatro transferências alinhavadas e que estaria apenas a preparar os adeptos para a inevitabilidade dessas saídas. Como afinal ninguém saiu (após as suas palavras), fico realmente sem perceber qual o seu intuito... Como dizes, parecem ter sido contraproducentes...


Quote from: José Soares on 09 de August de 2009, 19:20
Depois da saída de JJ e da demora na escolha do sucessor, cheguei a pensar que este ano iríamos ter um treinador de nível internacional para continuar este percurso notável. Não seria difícil cativar alguns nomes sonantes. Mas não. A escolha foi a que os jornais venderam.E agora voltamos atrás uns anos com esta eliminação e vai ser difícil voltar a chegar tão alto outra vez. 

Neste aspecto discordo. Seria sempre extraordinariamente complicado cativar um nome sonante – e não está apenas em causa o dinheiro. O compasso de espera após a saída de JJ e a entrada de Domingos, para mim foi sintomático. Tentou-se outros nomes... mas não foi possível...


Quote from: José Soares on 09 de August de 2009, 19:20
P.S. Já viram como fez diferença ficar em 4º ou 5º lugar na época passada?Caso tivessemos ficado em 4º ainda estavamos a preparar tranquilamente a época.De quem foi a culpa? Claro que foi de JJ. Não consigo esquecer aquela derrota com o Benfica.i

É evidente que tens razão. Não me canso de o repetir – e não está em causa o valor de JJ como treinador, que está (e vai) esta época comprovar – Jesus não "quis" chegar (pelo menos) ao quarto lugar! Se o quisesse teria gerido a sua saída de outra forma, sem deixar que o seu futuro profissional perturbasse o caminho da equipa até final da época. Pensou apenas no seu futuro profissional – e nem me vou referir à forma como o fez –  "cagando" para os interesses do clube que representava na altura. É evidente que hoje ninguém pode garantir que se as coisas tivessem decorrido de outra forma teríamos ganho ao Benfica ou no Dragão. Mas todos temos legitimidade para admitir que tal pudesse acontecer – e não seria razão para nenhum milagre.

Embora se calhar neste momento até se esteja a rir da situação, uma (boa) parte da responsabilidade pelo facto de não estarmos na eliminatória de play-off da Liga Europa é de JJ...

filipescb

na minha opiniao temos tudo para fazer uma boa epoca e jogar bom futebol,é preciso tempo e trabalho e acima de tudo temos de ser pacientes,mas esta equipa ganhando 1 pouco de confiança será muito dificil para-la,começando na baliza temos o titular da nossa seleçao,na defesa temos grandes jogadores citando por exemplo o J.Pereira, Moises, Evaldo,rodriguez....temos 1 meio campo de grande qualidade que na minha opiniao os titulares sem sombra de duvidas era o Vandinho,Hugo Viana jogando um pouco mais á frente na trancisao defesa ataque,e o Mossoró,se bem que o kalaba é 1 jogador a ter em conta num futuro mais proximo,e jogando na frente com extremos a meu ver tambem temos grandes opçoes como a alan do lado direito matheus e Diogo Valente do lado esquerdo(é preciso deixar de assobiar o Matheus,ele ja provou que é bom de bola.falta-lhe apenas confiança)e tambem temos bons pontas de lança,e continuo a dizer que o yazalde tem lugar de caras no plantel até quem saiba no 11 titular.e temos 1 treinador humilde que nao é arrogante a sabe assumir os erros,por isso vamos dar confiança a esta equipa que o nosso sucesso tambem é o sucesso deles ,e nao acredito que ninguem jogue para perder...

1

Podemos ter condições para uma grande época desportivamente (embora duvide) mas receio que em termos financeiros  (e ainda não vi ninguém falar disso) a época esteja perdida e que o prejuízo seja muito. Nos anos passados o lucro podia não ser muito nas competições europeias mas este ano as receitas eram bem maiores espero que a nossa direcção não estivesse a contar com elas, agora sim posso dizer pela 1ª vez que estou preocupado com as finanças do nosso clube (mas nesta altura a maior parte das "empresas" estão mal )

Olho Vivo

Quote from: 1 on 09 de August de 2009, 19:48
Podemos ter condições para uma grande época desportivamente (embora duvide) mas receio que em termos financeiros  (e ainda não vi ninguém falar disso) a época esteja perdida e que o prejuízo seja muito. Nos anos passados o lucro podia não ser muito nas competições europeias mas este ano as receitas eram bem maiores espero que a nossa direcção não estivesse a contar com elas, agora sim posso dizer pela 1ª vez que estou preocupado com as finanças do nosso clube (mas nesta altura a maior parte das "empresas" estão mal )

Não estão em questão apenas os benefícios directos (que esta temporada poderiam ser bem maiores) mas sobretudo os indirectos – a promoção do plantel e a projecção da equipa em termos publicitários.

A passada UEFA deu alguma notoriedade a alguns jogadores que, não fora o clima de crise económica em que vivemos, poderiam ter sido transferidos por boa maquia. Ainda assim, Luís Aguiar foi transferido para a Rússia num negócio (a crer nos jornais) avaliado em 6 milhões de euros – 3 milhões por 50% do passe – o que é um valor muito elevado para um clube da nossa dimensão e que se explica pelas extraordinárias exibições que o uruguaio fez nos jogos da UEFA, na temporada passada. Nesta época, o plantel estará bem menos "exposto"...

Por outro lado, não esqueçamos que termina no final desta temporada o contrato de patrocínio com a AXA, negócio que nos rendeu 4 milhões de euros em 3 épocas. Numa altura em que certamente se pretenderá negociar um novo patrocínio (com a AXA ou com outra empresa), num período péssimo do mercado publicitário (enfim, talvez daqui a uns meses não esteja tão mau),  é no mínimo uma infelicidade ter de o fazer sem a equipa estar presente na montra do futebol europeu...

Creio que os efeitos indirectos da eliminação serão até mais pesados que os efeitos directos...

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de August de 2009, 19:39
...
Quote from: José Soares on 09 de August de 2009, 19:20
P.S. Já viram como fez diferença ficar em 4º ou 5º lugar na época passada?Caso tivessemos ficado em 4º ainda estavamos a preparar tranquilamente a época.De quem foi a culpa? Claro que foi de JJ. Não consigo esquecer aquela derrota com o Benfica.i

É evidente que tens razão. Não me canso de o repetir – e não está em causa o valor de JJ como treinador, que está (e vai) esta época comprovar – Jesus não "quis" chegar (pelo menos) ao quarto lugar! Se o quisesse teria gerido a sua saída de outra forma, sem deixar que o seu futuro profissional perturbasse o caminho da equipa até final da época. Pensou apenas no seu futuro profissional – e nem me vou referir à forma como o fez –  "cagando" para os interesses do clube que representava na altura. É evidente que hoje ninguém pode garantir que se as coisas tivessem decorrido de outra forma teríamos ganho ao Benfica ou no Dragão. Mas todos temos legitimidade para admitir que tal pudesse acontecer – e não seria razão para nenhum milagre.

Embora se calhar neste momento até se esteja a rir da situação, uma (boa) parte da responsabilidade pelo facto de não estarmos na eliminatória de play-off da Liga Europa é de JJ...

Muito bem, Pedro. Pões o dedo na ferida com o apropósito que te caracteriza.
muitas vezes tenho defendido que o carácter, o valor dos profissionais enquanto Homens (com O grande, como dizia o outro) tem influência directa no seu desempenho.
Atrevo-me a dizer que JJ poderia ser um grande treinador se fosse uma Homem com O grande. Mas não é e nós pagamos a factura como o Belenenses pagara e como, provavelmente, os milhafres vão pagar.

cardoso

Quanto às finanças, 1 e Pedro, compartilho as vossas preocupações. Ou, até Dezembro, valorizamos 2 ou 3 jogadores (e a jogar assim vai ser difícil) ou vamos passar maus momentos.

Ana Cunha

Quote from: Luso on 08 de August de 2009, 14:08
Quote from: Ana Cunha on 08 de August de 2009, 14:05
Para mim, uma GRANDE época neste campeonato já não é possível, pelo simples facto que já saímos da Taça Uefa. O que vier agora pode ser bom, mas nunca será nada de especial.
;D ;D ;D ;D. Se fosses campeã dizias que não tinha sido uma época nada de especial...ok
Nesta altura o Domingos ou:
-Fica em 5º e ganha a Taça de Portugal.
-Fica em 4º e vai à final da Taça de Portugal.
-Fica em 3º,2º ou 1º (Parece-me impossível).

Sejamos realistas: não vamos ganhar o campeonato. Ok?

O que quero dizer é que uma GRANDE época já não será tendo em conta o nosso prematuro afastamento da Uefa.

Pode ainda vir a ser uma época razoável... mas não espero muito mais.

Lateralus

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de August de 2009, 20:04
Quote from: 1 on 09 de August de 2009, 19:48
Podemos ter condições para uma grande época desportivamente (embora duvide) mas receio que em termos financeiros  (e ainda não vi ninguém falar disso) a época esteja perdida e que o prejuízo seja muito. Nos anos passados o lucro podia não ser muito nas competições europeias mas este ano as receitas eram bem maiores espero que a nossa direcção não estivesse a contar com elas, agora sim posso dizer pela 1ª vez que estou preocupado com as finanças do nosso clube (mas nesta altura a maior parte das "empresas" estão mal )

Não estão em questão apenas os benefícios directos (que esta temporada poderiam ser bem maiores) mas sobretudo os indirectos – a promoção do plantel e a projecção da equipa em termos publicitários.

A passada UEFA deu alguma notoriedade a alguns jogadores que, não fora o clima de crise económica em que vivemos, poderiam ter sido transferidos por boa maquia. Ainda assim, Luís Aguiar foi transferido para a Rússia num negócio (a crer nos jornais) avaliado em 6 milhões de euros – 3 milhões por 50% do passe – o que é um valor muito elevado para um clube da nossa dimensão e que se explica pelas extraordinárias exibições que o uruguaio fez nos jogos da UEFA, na temporada passada. Nesta época, o plantel estará bem menos "exposto"...

Por outro lado, não esqueçamos que termina no final desta temporada o contrato de patrocínio com a AXA, negócio que nos rendeu 4 milhões de euros em 3 épocas. Numa altura em que certamente se pretenderá negociar um novo patrocínio (com a AXA ou com outra empresa), num período péssimo do mercado publicitário (enfim, talvez daqui a uns meses não esteja tão mau),  é no mínimo uma infelicidade ter de o fazer sem a equipa estar presente na montra do futebol europeu...

Creio que os efeitos indirectos da eliminação serão até mais pesados que os efeitos directos...

Agora que me lembras do contrato com a AXA, torna-se ainda mais importante voltar à Europa para o ano, sob o risco das consequências económicas serem devastadoras para o nosso clube.

Ricardo

Meus amigos, o Braga que ganhe a taça de Portugal e digo-vos que será a época com mais sucesso que já vi o meu Braga a ter... É que nos dá um (mais) um título nacional.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

João Pedro

#35
Para mim, a saída prematura e sobretudo inesperada da Liga Europa transforma já, nuns 40%, a época como falhada.

E porque é que atribuo uma percentagem tão grande à UEFA? Não porque a fôssemos ganhar, mas pelos motivos já citados: pelo prestígio e pela projecção. Projecção da cidade e do turismo, projecção do clube, projecção dos jogadores, etc, por essa Europa fora (e Mundo?). Tudo isto traz consequências absolutamente benéficas ao clube. Se a isto juntarmos a (hipotética) melhoria de receitas que este ano as equipas presentes nesta prova vão receber, mais agravado fica o cenário da nossa ausência.

O que resta fora da UEFA? Muito. Campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal. Por partes:

- Campeonato: o mínimo exigível, a meu ver, é o 4º lugar. Abaixo disto é uma expectativa gorada.
- Taça da Liga: dentro das competições que resta é a menos aliciante. Não peço grandes conquistas a este nível, mas, claro, se ganharmos é bom.
- Taça de Portugal: para mim a competição que realmente pode "safar-nos" duma época banal. Gostava imenso de poder voltar ao Jamor e, especialmente, de trazer a taça e ver alegria na cara dos nossos sócios e adeptos.

Só que há um contra nisto tudo. Na Taça UEFA já tínhamos atingido um estatuto (cabeças de série nos sorteios de pré-eliminatórias/eliminatórias, e sermos 2ºs cabeças de série na fase de grupos suponho), pelo que "alguma longevidade", à partida, seria expectável --> logo muita alegria e muita expectativa em volta desta equipa (à semelhança do ano passado). Sobrando-nos apenas a Taça de Portugal como competição onde nos queremos mostrar e dar cartas, surge uma complicação: a aleatoriedade. É que tanto nos pode calhar um óptimo conjunto de sorteios, como calhar um menos favorável (ir a casa dum clube "B/P/S", com a agravante dos árbitros dada a nossa sorte) e deitar as expectativas todas a perder. É que eu gostava muito de ver a taça aqui, mas é muitoooo complicado, e parece-me quase utópico dizermos que esse é um dos principais objectivos, porque o formato da TP é injusto. Ora, dada esta "injustiça", basta não ganharmos a TP para achar a época como "mais uma".

Sinceramente, só um 4º lugar + Taça de Portugal me deixaria contente. Tudo o que for excepção a esta condição é falhanço para mim. Desculpem-me se estou a ser exigente, mas é isso que temos que cultivar: quer entre nós, quer para o exterior.

Imbelloni

Para mim ao sairmos da Taça UEFA perdemos a competição que nos diferenciava da maior parte dos clubes, mesmo assim ainda vamos a tempo de fazer uma grande epoca! Ir à Europa é o objectivo se o atingirmos será desde logo uma boa epoca, se a isso juntarmos um caneco será ainda melhor. Eu nos 20 anos que levo de socio só vi o Braga ganhar uma competição e foi a Taça Intertoto...ao contrario da generalidade das pessoas por aqui...