News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O número de sócios dos clubes 2009

Started by Luso, 04 de August de 2009, 15:42

Previous topic - Next topic

Luso

O número de sócios de um clube de futebol reflecte necessariamente a sua dimensão e o seu potencial em gerar receitas. No entanto o associativismo não é praticado em todos os países, nem por todos os clubes. Em certos países apenas alguns clubes têm sócios e noutros é considerado sócio do clube o adepto que compra o seu lugar anual no estádio. Portugal é culturalmente um país onde o associativismo está enraizado, segundo dados da Marktest de 2006 cerca de 1,3 milhões de pessoas são sócios de um clube desportivo.

O número real e efectivo de associados de clubes depende naturalmente das actualizações. Ainda assim será difícil explicar a um adepto britânico qual a razão que leva o adepto Português a pagar uma cota mensal para ver o seu clube na televisão. Em Inglaterra um adepto sofre para conseguir comprar um lugar anual no sempre lotado estádio do seu clube, no entanto, sendo Portugal um dos países do mundo com maior número de associados, apenas consegue preencher 60% da capacidade dos seus estádios através da venda de lugares anuais, isto falando apenas de Benfica, Porto, Sporting.

Em termos financeiros seria importante os clubes Portugueses redefinir o termo "sócio do clube" como o adepto que tem as suas cotas em dia e possuí um lugar anual/cativo no estádio, beneficiando aí sim, de todas as vantagens que o clube tem para oferecer.

Ao contrário de Portugal, o associativismo no Brasil só foi implementado em 2003. Desde então os programas de marketing "sócio-torcedor" têm vindo a generalizar-se, sensibilizando os adeptos para a importância de se associarem aos seus clubes e beneficiar de uma série de vantagens, como por exemplo a redução no preço dos bilhetes dos jogos. Hoje os número total de sócios de clubes Brasileiros já atinge os 380 mil e com uma enorme margem de expansão.

O maior caso de sucesso em termos de associativismo na América é o do Internacional de Porto Alegre, que conseguiu atingir os 100 mil sócios, permitindo ao clube atingir a 6ª posição mundial em termos de número de associados onde o Benfica e Barcelona lideram.

in FutebolFinance

Nunca pensei que a Académica estivesse à nossa frente e o Vitória quase a apanhar-nos. Para não falar da distância para o outro Vitória. :-\

Sérgio

se houvesse recontegem a história dos números era outra.

Luso

Quote from: Sérgio on 04 de August de 2009, 15:49
É de 2009...

lininho

Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 15:50
Quote from: Sérgio on 04 de August de 2009, 15:49
É de 2009...

internas - quer dizer no próprio clube, como foi feita há um par de anos em Braga.
zé: futuro capitão. 8-)

PMF

Curioso. O clube dos 6 milhões tem 171 000 sócios. A média de assistência, na época passada, foi de 36 000

espectadores. Dá que pensar. Serão todos esmifras?

Saudaçoes braguistas

Carvalhinha

Quote from: PMF on 04 de August de 2009, 17:00

Curioso. O clube dos 6 milhões tem 171 000 sócios. A média de assistência, na época passada, foi de 36 000

Saudaçoes braguistas

Pois, isso eu também acho estranho! Falam, falam... mas é tudo só garganta.
O Benfica há quanto tempo que não faz renumeração de sócios? Estas coisas também são importantes de se saber.

jacm

E sem contar com os kits que foram vendidos e que agora já não têm validade nenhuma. Também o que se espera de um clube que nas ultimas eleiçoes tinha numa comissão de honra de uma das listas candidatas(a do orelhas, pois claro!!) um falecido.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Somos Braga!

Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 15:42

Nunca pensei que a Académica estivesse à nossa frente e o Vitória quase a apanhar-nos. Para não falar da distância para o outro Vitória. :-\

Na realidade, o potencial de um clube como a académica ou Setúbal e o nosso é muito semelhante. Eles têm tudo para ter um clube com dimensão semelhante à nossa. Neste momento somos claramente maiores do que eles, mais importantes, não por termos mais e melhores sócios, não por termos mais património, não por termos mais títulos...

Somos maiores devido a um único factor: António Salvador! É essa a diferença neste momento entre o Braga e clubes como a académica e os vitórias.

O facto de a nossa "grandeza" estar assente em 1 único factor, é também a nossa maior fraqueza, porque as coisas em 2 ou 3 Anos podem facilmente inverter-se. É por isso que é fundamental aumentar a base de apoio do clube – aumentar o número de sócios. É a base popular que faz um clube ser "SEMPRE" grande, independentemente dos resultados ou do seu presidente. A nossa grandeza, neste momento, é meramente conjuntural.

Acredito firmemente que, caso consigamos manter este estatuto por mais uns 10 Anos, a nossa "grandeza" passará a ser mais duradoura pois, com mais 10 anos no topo, acredito que podemos duplicar o número de sócios.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Sérgio_Gonçalves

Acho estranho que quando Domingos se tornou sócio do Braguinha, era já o sócio numero 21300, só se este relatorio tem já algum tempo.

Anabela

Quote from: Carvalhinha on 04 de August de 2009, 17:24
Quote from: PMF on 04 de August de 2009, 17:00

Saudaçoes braguistas

Pois, isso eu também acho estranho! Falam, falam... mas é tudo só garganta.
O Benfica há quanto tempo que não faz renumeração de sócios? Estas coisas também são importantes de se saber.

O que pensarão os adeptos do Real Madrid, Manchester United, etc quando vêm um clube com tantos sócios ( ??? ) e nem o estádio conseguem encher...

DiogoEA

O Braga tem, neste momento, 21400 sócios e não 20000 como é referido na sondagem!!! Além disso fomos o último clube português a fazer renumeração...

Já o bembosta, conta com mortos, inválidos, pagantes, não pagantes, criancinhas de 2 meses e gajos que não pagam quotas há 5 anos!   ;D ;D ;D

Machado_87

Como diz o ponto (2), são os sócios registados, ou seja, até podem não pagar cotas que contam também. Se isso não acontecesse haveria ali umas quedas valentes  ;)
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

Luso

Quote from: Machado_87 on 04 de August de 2009, 21:46
Como diz o ponto (2), são os sócios registados, ou seja, até podem não pagar cotas que contam também. Se isso não acontecesse haveria ali umas quedas valentes  ;)
E no Braga também não há sócios que não pagam... ;)

jeba

Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 21:47
Quote from: Machado_87 on 04 de August de 2009, 21:46
E no Braga também não há sócios que não pagam... ;)
Tendo em conta que no ano transacto existiu no nosso clube, essa possibilidade pode existir,mas, em percentagem muitíssimo reduzidas!!! Quanto aos outros, quando foi a última vez que fizeram uma actualização de fichas??? Ou será que não lhes interessa?  ;)

PAF

O Braga neste momento e pelo menos pelo que vou lendo nos jornais e vai sendo informado pelos clubes, deve ser o que tem os números mais próximo da realidade, uma vez que nem há um ano foi feita a actualização... e isso implicava ter as cotas em dia.
Quanto aos números, são números, alguém acredita que o slb tenha mais que 60mil sócios pagantes actualmente? Dúvido... por acaso aquando das eleições deles tentem encontrar quantos podiam votar mas não vi o número em lado nenhum, pelo menos daria para perceber quantos tinham as cotas em dia.
No Sporting podiam votar 40 e poucos mil o que já diz muito!

Isto é quase como os eleitores em Portugal,neste momento há mais eleitores que habitantes... e porquê? Porque tal como alguns clubes alguns presidentes de Junta queriam ter muitos eleitores para receber mais e os que iam morrendo nunca foram eliminados.

duke

Na última Assembleria-Geral (há-de ver para aí um tópico com isso), o próprio António Salvador disse, em tom de queixa, que o Braga tinha 10 mil sócios com as quotas em dia, e se bem me lembro, qualquer coisa como isto...

"estamos em 4º no campeonato mas em sócios temos 7 à nossa frente".

Tenho a certeza disto. Vou ver se encontro o tópico.

Em resumo, nisto de sócios, pode haver uma grande diferença face ao que se pensa. Mas a verdade é que para quem diz ter 6 milhões de adeptos só em Portugal, os 170 mil do Benfica, mesmo que fossem reais, são fraquitos...

Cici

Quote from: duke on 12 de August de 2009, 19:05
Na última Assembleria-Geral (há-de ver para aí um tópico com isso), o próprio António Salvador disse, em tom de queixa, que o Braga tinha 10 mil sócios com as quotas em dia, e se bem me lembro, qualquer coisa como isto...

Em resumo, nisto de sócios, pode haver uma grande diferença face ao que se pensa. Mas a verdade é que para quem diz ter 6 milhões de adeptos só em Portugal, os 170 mil do Benfica, mesmo que fossem reais, são fraquitos...

Penso que seja isto que procuras do discurso do António Salvador da última Assembleia-geral:

"(...)Todo este trabalho, todo este esforço, à procura de um objectivo, à procura de um sonho.

Sermos num futuro próximo 30.000 associados.

Neste momento digo-vos claramente que estou desapontado, e não encontro explicação para a diminuição das receitas de quotização, de 15%, em igual período de exercícios anteriores.

Nem tão pouco justificação para a diminuição das receitas de bilheteira que no exercício anterior foi de 1 milhão e cem mil e neste exercício de cerca de 850.000 euros, que equivale a uma diminuição de cerca de 24%.

Talvez ninguém acredite, mas sendo verdadeiros os dados que temos disponíveis, o SC Braga é desportivamente, nos últimos 5 anos, quarto Clube português e o oitavo clube nacional em termos de associados.

Lamento e tenho muita pena que sejemos só 18.500 associados, e apenas cerca de 10.000 pagantes
.(...)"

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=8812.msg144096#msg144096

anti-lampioes

pelo que vi nos jornais o braga está em 6lugar, á frente está o guimaraes e académica mas os numeros de alguns nao valem nada porque até os mortos contam!

J

Se o Braga não actualiza-se os cartoes tão rapidamente , já teria mais de quarenta mil sócios...
  Já viram os jogos do setubal e da academica ?não me lembro de lá ver mais de quatro mil nas bancadas....

A.Castro

Quote from: anti-lampioes on 14 de August de 2009, 23:40

Mortos , cães e até mesmo peixes!!!Contam todos!!

pelo que vi nos jornais o braga está em 6lugar, á frente está o guimaraes e académica mas os numeros de alguns nao valem nada porque até os mortos contam!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR