News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 31/07

Started by Bruno3429, 31 de July de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sporting de Braga perde em casa com Elfsborg (1-2)
Guerreiros com vida difícil na Liga Europa


O Sporting de Braga perdeu, ontem à noite, no Estádio AXA, com os suecos do Elfsborg, por duas bolas a uma, em jogo a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Agora, os arsenalistas têm de vencer na Suécia para carimbar o passaporte para a fase seguinte da nova prova uefeira. O médio Hugo Viana, ex-Valência, já esteve ontem em Braga e hoje assina contrato com os "Guerreiros do Minho", que vão perder César Peixoto, que está a caminho do Benfica.

Diario Minho

Bruno3429

O Sporting de Braga perdeu ontem, em casa, com o Elfsborg (2-1) hipotecando seriamente as hipóteses de passar à fase seguinte da Liga Europa de futebol, um dos grandes objectivos estabelecidos pelo presidente

O Sporting de Braga viaja agora em desvantagem para a Suécia, onde joga dia 08 de Agosto num relvado sintético, tendo que vencer por dois golos de diferença.

Face ao que hoje se verificou - eficácias defensiva e ofensiva do adversário e, acima de tudo, falta de um fio de jogo, inoperância atacante e fragilidades evidentes do sector mais recuado dos portugueses - a tarefa afigura-se muito difícil.

O Elfsborg mostrou alguns dos argumentos porque lidera o campeonato sueco, principalmente na primeira meia hora de jogo, saindo sempre com rapidez e muitos homens para o ataque, aproveitando também alguma desorientação do onze escalonado por Domingos Paciência.

E foi no seu melhor período, aos 16 minutos, que os visitantes inauguraram o marcador através de um bom remate de fora da área de Danielsson, após um mau corte da defesa arsenalista.

O Sporting de Braga só empataria aos 50 minutos, através de Meyong, na transformação de uma grande penalidade, dando corpo à reacção bracarense que começara já nos últimos 15 minutos da primeira parte.

Mas aos 75 minutos, a meia distância nórdica voltou a gelar o estádio minhoto quando Bajrami, com um potente remate de fora da área, bateu Eduardo, ainda que, mais uma vez a defesa bracarense não tenha sacudido a bola convenientemente da sua área.

O Sporting de Braga apresentou apenas dois reforços no onze inicial, o defesa-central Paulão (ex-Naval) e o médio Fernando Alexandre (ex-Estrela da Amadora), sentindo-se em demasia a falta de um médio que fizesse a ligação ao ataque.

César Peixoto foi convocado, mas ficou de fora dos 18, situação a que não será alheia a sua eventual transferência para o Benfica e na bancada já se sentou o seu sucessor, Hugo Viana, que assina contrato sexta-feira.

A primeira real oportunidade para o Sporting de Braga surgiu apenas aos 29 minutos: Paulo César, após canto da direita, tem um remate fortíssimo que obrigou a uma grande de Covic.

A partir daqui a turma bracarense partiu para uma boa ponta final da primeira metade e aos 40, Paulo César semeou o pânico na área sueca. Na sequência do canto, Alan, de cabeça, só não empatou porque Covic impediu-o com uma grande defesa.

Na segunda parte (49), Martin Andersson carregou Alan pelas costas e o árbitro marcou a respectiva grande penalidade que Meyong transformou com classe.


Braga tinha agora algum ascendente no jogo, e Meyong aos 60 minutos, desperdiçou, com um remate por alto, uma das raras jogadas de envolvimento da equipa.

Com excepção de outro remate perigoso de Alan, já nos últimos instantes do jogo, o Sporting de Braga pouco mais fez culminando, assim, uma exibição apagada, brindada com assobios dos sócios e adeptos bracarenses.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga: Hugo Viana garantido

Características únicas, enorme qualidade e experiência fazem de Hugo Viana um reforço de peso para o Sporting Clube de Braga e para o 4x3x3 de Domingos Paciência. O médio português vem por um ano de empréstimo, proveniente dos espanhóis do Valência, e promete dar criatividade ao miolo dos minhotos.
Na cidade dos arcebispos Hugo Viana vai auferir o mesmo que ganhava em Espanha, contudo o Sporting de Braga assume 200 mil euros por ano e os restantes 900 mil euros são pagos pelo conjunto do sul de Espanha.

Hugo Viana é uma das aquisições mais sonantes da história do Sporting Clube de Braga, a par de João Vieira Pinto. O jogador procura relançar a sua carreira aos 26 anos e em época de campeonato do Mundo a entrad a em Braga pode funcionar como rampa de lançamento para outros voos.
Hugo Viana está ligado ao Valência até 2011, ficando no final desta época apenas com mais um ano de vínculo. Para os espanhóis este empréstimo é visto igualmente como uma tentativa de valorização do passe do esquerdino.

Hugo Viana já esteve ontem no Estádio Municipal de Braga, a assistir ao desafio europeu, diante dos suecos do Elsfborg. O médio esquerdo vai começar a trabalhar nas próximas horas no emblema minhoto e poderá até ser opção para o desafio da segunda 'mão' da terceira pré- -eliminatória da Liga Europa, caso a sua inscrição seja efectuada em tempo útil. Uma aquisição de peso e que deixou o ego dos adeptos em alta.



Sp. Braga surpreendido pelo Elsfborg


O Sp. Braga não foi ontem nada feliz no primeiro oficial da temporada, ao perder em casa, por 1-2, com o IF Elfsborg, da Suécia, no jogo da primeira 'mão' da terceira eliminatória da Liga Europa. Os arsenalistas, apesar de tudo, têm mais noventa minutos, 120 e até os penálties, para dar a volta ao marcador, e seguir em frente na UEFA.

O que é preciso, ficou claro, é mais concentração, afinação táctica e também sorte, porque em termos de qualidade técnica individual e colectiva, os bracarenses não são inferiores à turma 'amarela'. O jogo decisivo da segunda 'mão' é já na próxima semana, quinta-feira (6 de Agosto).
Para tentar surpreender os líderes do campeonato sueco, Domingos Paciência apostou num 4x4x2 clássico, mas o pouco tempo de preparação deixou a nu as fragilidades da equipa.

Nada de surpresa nisto, e para complicar ainda mais a tarefa minhota, o Elfsborg leva já meia época nas pernas. Esse facto foi bem notório na segunda parte, com o Sp. Braga, apesar da força de vontade, a não ter argumentos para restabelecer, no mínimo, o empate.

O Sp. Braga até entrou coeso em campo, com as linhas juntas, mas aos 16 minutos cometeu um primeiro erro de marcação (perda a bola em zona proibida) e Helgi encheu o pé, fuzilando a sangue frio Eduardo.

Os guerreiros não conseguiram reagir de imediato, mas a partir da meia hora de jogo caíram em cima dos suecos até ao intervalo. Aos 29 minutos, Paulo César obrigou Covic à defesa da noite, e aos 40, na sequência de um canto de Matheus, primeiro Alan e depois Frechaut na recarga, ambos de cabeça, falharam clamorosamente o empate à boca da baliza.

A segunda parte é que não podia ter começado da melhor maneira para o Sp. Braga, com Mossoró a 'cavar' um penálti ao capitão do Elfsborg, que o árbitro espanhol ajuizou acertadamente. Meyong, com toda a classe, restabeleceu a igualdade aos 49 minutos, e animou a 'pedreira' (10 110 espectadores).

Os adeptos bracarenses puxaram pelos jogadores, Paciência refrescou a equipa, mas os deuses voltaram a preferir ontem os 'amarelos', e Bajrami fez o 2-1 aos 74 minutos, num remate genial sem hipótese para Eduardo. Até ao fim, desgastados, o Sp. Braga limitou-se a manter a eliminatória em aberto.

Correio Minho

Bruno3429

Cavalgada sueca arruma o Braga
Elfsborg vence no Minho e tem a eliminatória na mão

ALMIRO FERREIRA
O Braga comprometeu o futuro europeu, ao perder, em casa, com os suecos do Elfsborg, por 1-2, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. O segundo golo nórdico, por Bajrami, foi um balde de água fria.

No jogo de estreia de Domingos Paciência como treinador em competições europeias, não foi preciso esperar muito para se verificar o que mais temia o agora técnico do Braga.

O Elfsborg, que lidera o campeonato sueco e vai já na 16 ª jornada da liga interna, apresentou uma diferença de andamento que a equipa portuguesa teve dificuladade para acompanhar.

Talvez sabedores dessa desvantagem minhota, os suecos lançaram o desafio em bases altas e rotações elevadas, imprimindo ao jogo, desde o início, uma velocidade que o meio-campo e a defesa do Braga não puderam suster. Foi um quarto de hora de cavalgada nórdica.

Com laterais e extremos velozes, e médios hábeis na construção, o Elfsborg apoderou-se do comando do jogo e chegou ao golo à passagem do minuto 16, com um remate de ressaca, fora da áera, disparado pelo médio Danielsson. Eduardo não teve a mínima hipótese de se fazer à bola. Até aí, os suecos, embora ameaçadores, nem tinham sido particularmente perigosos no ataque, mas tiveram a sorte de marcar no primeiro tiro à baliza do Braga.

Além de, com toda a evidência, actuar em rotações mais baixas, a máquina bracarense revelou alguns pecados da pré-época. Mas mal se viu em desvantagem, a equipa de Domingos foi corajosa e empenhada na busca da área contrária. Revelou descoordenação própria de quem leva algumas semanas de pré-temporada, mas soube empurrar o adversário para trás.

Paulo César obrigou o guarda-redes Covic a defesa de recurso e Frechaut esteve à beira de emendar, vitoriosamente, uma bola perdida na sequência de um canto. No resto, a forte defesa sueca varreu tudo. Varreu mesmo. Literalmente. No recomeço da segunda parte, o defesa sueco Karlsson deu uma vassourada a Alan dentro da área. O penálti, indiscutível, foi convertido no empate, com um remate seco de Meyong (50 m). O Braga reentrara em campo cheio de vontade.

Solta, alegre, compenetrada, a equipa minhota apertou os suecos e remeteu-os à defensiva. O Elfsborg já não era a equipa galopante dos primeiros 15 minutos do desafio e teve de sofrer para travar o futebol muito mais fluído do Braga. O enorme coração de Vandinho tomou conta do meio-campo e o "pace-maker" Alan criou um sem-número de situações atacantes, que a defesa sueca, alta e forte, continuou a varrer.

Até que chegou o balde de água gelada, a provar a frieza sueca. Um livre, uma bola sacudida pela defesa do Braga e disparada, desde a entrada da área, pelo médio Bajrami. Um golão que deixou o Braga tolhido e sem resposta. Ainda há a segunda mão, mas o futuro europeu do Braga parece comprometido.



Hugo Viana confirmado como reforço do Braga
00h30m
O médio Hugo Viana, do Valência, vai jogar no Braga, por empréstimo do clube espanhol. O internacional português, de 26 anos, já ontem, quinta-feira, assistiu ao encontro entre o Braga e o Elfsborg. O regresso do jogador a Portugal só foi possível mediante um acordo com o Valência, que assegurará a parte de leão do salário.

Hugo Viana tem contrato até 2011 e os clubes vão dividir os custos durante a vigência do empréstimo: ao Valência caberá o pagamento de 900 mil euros, arcando o Braga com 200 mil euros. É mais um reforço para Domingos Paciência, que, a fazer fé nas palavras de António Salvador, antes do Braga-Elfsborg, até poderá conservar César Peixoto. De acordo com o presidente do Braga, a ausência de César Peixoto na ficha do jogo com os suecos nada tem a ver com a possível transferência para o Benfica. "Se não jogou é porque não estava tecnicamente apto. Vai continuar em Braga", referiu António Salvador, anunciando a existência de uma cláusula de rescisão de dois milhões de euros.


Negócio Peixoto inevitável
Benfica prossegue negociações pelo atleta, que só pensa na Luz e não jogou pelo Braga


LUIS ANTUNES
O Benfica mantém-se focado na aquisição de César Peixoto para satisfazer a ambição de Jorge Jesus e encerrar o ciclo de contratações do plantel 2009/2010. O jogador já não integrou ontem, quinta-feira, o onze arsenalista na Liga Europa.

Apesar das declarações de António Salvador (ver caixa pagina 40) o JN sabe que as negociações entre os clubes se intensificam e que a ausência do atleta do confronto frente ao Elfsborg é mais um sinal evidente de que as partes têm noção da caminho inevitável da transacção. E que a utilização do jogador inviabilizaria o negócio da saída para a Luz - impediria a participação posterior na mesma prova em que os encarnados estão inseridos.

Até ao momento, desconhecem-se os valores exigidos pelo emblema do Minho, mas a margem de manobra também não será elevada face à vontade do atleta, que mantém contacto com Jorge Jesus.

A Gestifute de Jorge Mendes tem intermediado a operação e o caso pode ganhar contornos mais evidentes nos próximos dias.

Noutro plano, a SAD benfiquista manteve ontem à tarde negociações para formalizar o acordo com o guarda-redes Júlio César. Depois de selar o entendimento com o Belenenses, Paulo Gonçalves, assessor jurídico, reuniu-se durante o dia com Costa Aguiar, representante do atleta.

Inicialmente, o representante do keeper não apreciou a proposta das águias que desejava manter o actual nível salarial do futebolista - cerca de 20 mil euros - e estabelecer um conjunto de prémios, além de fixar uma elevada cláusula de rescisão.

Este último ponto motivou uma forte resistência do procurador do jogador. À hora do fecho da edição desconhecia-se o resultado do encontro. Todavia, a vontade do futebolista também não permitia qualquer volte-face no desfecho do caso.

Por outro lado, o negócio Luisão mantém-se num impasse. Ontem, Pantaleo Corvino, director-desportivo da Fiorentina, referiu-se ao processo num sentido figurado, uma vez que também abordava outro dossiê de aquisição dos "Viola".

"Pedem importâncias que não correspondem ao real valor dos atletas. No plano numérico querem 10 milhões e só ofereço cinco milhões. É a última proposta", destacou, ontem, o responsável em declarações à imprensa italiana.

Apesar da aparente intransigência, os dirigentes da Luz acreditam que a transacção pode concretizar-se ao nível dos oito a nove milhões de euros. Se Luisão sair, a SAD deverá encontrar uma alternativa.

Jornal Notícias

Bruno3429

Segunda mão a 6 de Agosto
Suecos não alinham em paródias


O Sp. Braga foi ontem derrotado (1-2) em casa diante do Elfsborg em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Na partida de estreia de Domingos Paciência em jogos oficiais no comando técnico dos bracarenses, os 'Guerreiros do Minho' entraram apáticos perante uns suecos pouco dados a brincadeiras, e que cedo se colocaram em vantagem com um grande golo de Danielsson (17'), aproveitando uma perda de bola de Fernando Alexandre.

Sobressaltados com a iminente saída de César Peixoto para o Benfica, os adeptos da casa brindaram o regresso de Hugo Viana ao futebol português. Tónico ou não, o médio que chega a Braga cedido pelo Valência viu Meyong empatar a partida na conversão de uma grande penalidade (49').

O pior estava para vir. A 15 minutos do final da partida, o sueco Bajrami fechou a contagem.

FICHA DO JOGO

Liga Europa - 3.ª Pré - eliminatória 30/07/09

Estádio Municipal de Braga - Assistência: 7500

SP. BRAGA: Eduardo, Frechaut, Paulão, Rodriguez, Evaldo, Fernando Alexandre (Yazalde, 76'), Vandinho, Alan, Matheus (Diogo Valente, 55'), Paulo César (Mossoró, 61') e Meyong. Treinador: Domingos Paciência.

ELFSBORG: Ante Covic, Daniel Nordmark (Wikstrom, 70'), Teddy Lucic, Karlsson, Mathias Florén, Valur Danielsson, Svensson, Ishizaki (Johansson, 86'), Andersson, James Keene e Bajrami. Treinador: Magnus Haglund.

Árbitro: Cesar Muniz Fernandez (Espanha)

Disciplina: Cartões amarelos - Anders Svensson (22'), Matheus (47'), Frechaut (88')

Correio Manhã

Bruno3429

Carlos Freitas negou contactos com Benfica     


«O César era um dos 19 convocados e o treinador entendeu que ele devia não jogar. Tão simples quanto isso». Esta a ser negociado com o Benfica? A única coisa que tenho a dizer do César Peixoto e que e um profissional do clube e tem contrato ate 30-06-2010 e o clube tem todo em dia com ele. Por isso, aquilo que exigimos e que tenha o mesmo comportamento com a entidade patronal. Quem quiser o César Peixoto ou outro jogador do Sp. Braga tem de negociar com o presidente ou o manager, pois não aceitamos sondagem por pessoas intermédias

Não tem cláusula de rescisão? Não.

Quanto ao jogo o homem forte do futebol bracarense referiu que o Sp. Braga tem capacidades para vencer na Suécia.  «Estamos a perder ao intervalo com uma equipa que considero que não tem argumentos técnicos superiores que a nossa, mas tem um andamento manifestamente superior e isso ficou patenteado em algumas fases da partida. Os profissionais do Sporting de Braga estão empenhados em dar a volta a esta situação. Não falta motivação, capacidade para  chegar a Suécia e repetir o que fizemos o ano passado em vários campos com bons resultados e vitórias», concluiu.



Hugo Viana viu equipa perder com os suecos      

Hugo Viana vai representar o Sp. Braga por empréstimo do Valência. Viana viu o jogo com os suecos do Elfsborg no Estádio AXA ao lado de Carlos Freitas, manager para o futebol arsenalista.

Entretanto, o clube minhoto anunciou que o esquerdino assinará amanhã, sexta-feira, o contrato que o ligará ao clube. Hugo Viana tem 26 anos, representou a Selecção Nacional 26 vezes e participou nos Mundiais de 2002 e 2006.

Formado no Sporting, representou também Newcastle, Osasuna e Valência. Neste último clube perdeu espaço e foi colocado na lista de dispensáveis. Agora volta a Portugal e ao norte do país, onde nasceu em 1983 na cidade de Barcelos.



Iceberg sueco gelou a pedreira     

O Sporting de Braga entrou com o pé esquerdo no regresso às competições europeias ao perder por 2-1 esta quinta-feira na recepção aos suecos do Elfsborg, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.  Perante a apatia da equipa orientada por Domingos Paciência, os suecos adiantaram-se no marcador aos 15 minutos, com um remate forte de Danielsson.  Só por volta da meia hora é que os minhotos conseguiram criar perigo, com o guardião sueco a corresponder com uma grande defesa a um remate de Paulo César. Na recta final do primeiro tempo os bracarenses voltaram a criar perigo, com Alan e Paulo César em destaque.  Uma grande penalidade a punir falta sobre Alan foi convertida por Meyong aos 49 minutos, restabelecendo a igualdade.  Aos 73 minutos, Bajrami, com um remate potente após defesa para a frente de Eduardo, fixou o 2-1 final.

Maisactual

Bruno3429

Braga perde em casa com o Elfsborg na sua estreia europeia
O Braga não foi capaz de derrubar o Elfsborg


O Sporting de Braga entrou na Liga Europa com o pé esquerdo. Perdeu em casa com o Elfsborg (1-2) e fica obrigado a grandes esforços para inverter o resultado na Suécia, no encontro da segunda mão.

O Braga começou com autoridade e mais posse de bola. Mas só alimentou verdadeiramente a vontade de marcar quando se encontrou em desvantagem. Já o Elfsborg, mostrou-se sempre muito consistente e felino na aproximação à baliza, fazendo-o em contra-ataques rápidos e ao primeiro toque.

Paulo César foi o primeiro a tentar o golo. De calcanhar. Paulão tentou de cabeça. Ambos muito ao lado da baliza. E se a falta de pontaria não bastava, o pior veio depois: os suecos marcaram depois de uma benesse do meio-campo do Braga, aos 16 minutos. Fernando Alexandre perdeu a bola, Rodriguez aliviou mal, a bola ficou em Danielsson e o médio fuzilou a baliza de longe.

O Braga não esmoreceu. A equipa balanceou-se toda para o ataque, em busca do golo. Paulo César chegou a ter um golo bem desenhado na cabeça, mas o guarda-redes do Elfsborg afastou o perigo com um voo espectacular (28 minutos).

A estrutura e a atitude mais ofensiva do Braga, mantiveram-se no segundo tempo. Os minhotos conseguiram incomodar o Elfsborg de tal modo que Alan arrancou uma grande penalidade. O castigo máximo serviu para Meyong repor a igualdade. Mas os suecos, melhor fisicamente, por conta de 16 jornadas já acumuladas nas pernas não cometeram mais falhas na defesa, sobretudo após a entrada de Wikstrom. E como o futebol é cheio de ironias, um mau corte de Eduardo acabou por proporcionar ao Elfsborg o golo da vitória. O extremo Bajrami recebeu e rematou à entrada da área, tornando esta estreia do Braga na Liga Europa num pesadelo.

Publico

Bruno3429

Hugo Viana em Braga com o Valência a pagar a maior parte do ordenado

Dispensado pelo clube espanhol, Hugo Viana regressa ao futebol português por empréstimo do Valência
Hugo Viana assistiu ao Braga - Elfsborg na qualidade de jogador dos minhotos, tendo chegado com a partida a decorrer.

O médio foi emprestado pelo Valência, onde teve participação pouco mais do que nula, e vincula-se ao Sp. Braga por uma época.

Os minhotos pagam 200 mil euros ao jogador, na nova temporada, sendo que o remanescente (900 mil) de um contrato global de 1 milhão e 100 mil, será assegurado pelo clube "ché".


Peixoto não jogou contra o Elfsborg para acautelar ingresso na Luz

Domingos não pôde contar com o esquerdino minhoto, uma forma do Braga acautelar a eventual transferência para o Benfica.
Como BB revelou às 18h15, César Peixoto não fez parte da ficha de jogo do Sp. Braga-Elfsborg da Suécia, dado que está iminente o negócio da sua transferência para o Benfica.

Ao não ser utilizado, ficou salvaguardada a inscrição do jogador para as provas europeias.

Se César Peixoto tivesse sido utilizado esta noite, por tratar-se de um jogo da Liga Europa, mesmo numa fase preliminar, ficaria automaticamente impedido de representar o Benfica na mesma competição.

Dadas as quase inexistentes relações entre os dirigentes dos dois clubes, é o empresário Jorge Mendes que tem intermediado o negócio que vai levar o jogador a representar o Benfica.
César Peixoto despontou no Taipas, mas tornou-se profissional no Belenenses em 2001.
Foi o brasileiro Marinho Peres que o lançou na alta-roda : "Lembro-me que esse menino quando chegou ao Restelo mostrava muita qualidade. Não percebo por que razão não ficou no Porto, embora tenha-se mudado para o Braga que, também, é uma equipa grande e onde o César tem tido excelentes actuações. Indo agora para o Benfica, pela mão do treinador que o dirigiu em Braga,
estarei torcendo por ele, caso concretize mais um "salto" na sua carreira. Além disso, ele é um jogador completo que, sobre a esquerda, joga desde a defesa ao ataque".



Sobre o futuro de César Peixoto, uma fonte contactada por BB, confirmou a veracidade da notícia avançada pelo jornal Record, segundo a qual, o Sporting pretendeu na semana passada contratar Peixoto, devido ao impedimento de Izmailov

Derrota caseira ( 1 - 2 ) deixa Braga longe da Liga Europa

Terá valido ao longo dos 90 minutos o maior andamento dos nórdicos que mesmo depois do empate do Braga ainda conseguiram chegar ao triunfo na "Pedreira".
Depois da desvantagem ao intervalo, com o golo sucedo marcado por Danielsson aos 17 minutos, o Braga conseguiu chegar ao empate, logo ao 48 minutos por Meyong, de grande penalidade, a castigar de derrube a Alan.

Domingo refrescou o conjunto arsenalista com as entradas de Diogo Valente, a render Matheus e Mossoró para a vaga de Paulo César.

O Elfsborg fez entrar Avdic, "internacional" sub-21 da Suécia, como sinal de que iria apostar no ataque.

Aos 73 minutos, os suecos acabaram, mesmo, por chegar à vantagem, numa fase da partida marcada pelo equilíbrio. Emir Bajrami, de primeira, bateu sem remissão Eduardo.

Evaldo, Alan e Paulão ainda tentaram o golo que desse para chegar ao empate mas o Elfsborg conseguiu aguentar a pressão final dos minhotos.

Com este resultado, nem a vitória por um a zero na Suécia serve ao Braga. Para ser apurado, terá que ganhar, marcando mais de dois golos

RR

JotaCC

Peixoto está livre
JOGADOR FICOU FORA DA LIGA EUROPA
   
César Peixoto não jogou ontem pelo Sp. Braga e está livre dos compromissos europeus, ficando totalmente disponível para jogar de águia ao peito nas competições europeias. O esquerdino foi o 19.º jogador nos eleitos de Domingos Paciência para o encontro com o Elfsborg [ver páginas 10 e 11], a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, num sinal evidente do clube minhoto em não pretender "prender" o jogador, de 29 anos.

Se Peixoto tivesse jogado ontem, comprometeria a temporada europeia na Luz, visto que, apesar de se tratar de uma pré-eliminatória, não poderia representar um segundo clube, neste caso o Benfica, em jogos da UEFA.

Preso por horas

Não aconteceu e César Peixoto pode cumprir ainda hoje o desejo de se transferir para a Luz, onde voltará a trabalhar com Jorge Jesus. As negociações pelo esquerdino estão muito adiantas e este é um negócio que, segundo esperam o jogador e o Benfica, deverá ter desenvolvimentos ainda nas próximas horas.

António Salvador, presidente do Sp. Braga, e Luís Filipe Vieira, líder da águia, têm negociado a compra de Peixoto por parte dos encarnados, sabendo-se que o clube da Luz oferece ao jogador um contrato de três épocas.

Com o guarda-redes desejado disponível a partir de hoje, Jorge Jesus fica, agora, a aguardar por César Peixoto, que tanto poderá jogar a médio como a defesa. Aliás, é a pensar no sector mais recuado, e num concorrente para o argentino Shaffer (Jorge Ribeiro está de saída e Sepsi colocado no mercado), que o treinador pretende contratar o internacional português.

RECORD

Bruno3429

Sporting de Braga hipoteca hipóteses de passar à fase seguinte


O Sporting de Braga perdeu esta quinta-feira, em casa, com o Elfsborg, por 2-1, hipotecando as hipóteses de passar à fase seguinte da Liga Europa, um dos grandes objectivos estabelecidos pelo clube.


Domingos Paciência, treinador do Braga, diz que o jogo não correu bem «de maneira nenhuma»


O Elfsborg, que lidera o campeonato sueco, esteve melhor no início do jogo e, aos 16 minutos, inaugurou o marcador através de um bom remate de fora da área de Danielsson, após um mau corte da defesa "arsenalista".

A primeira real oportunidade para o Sporting de Braga surgiu apenas aos 29 minutos: Paulo César, após canto da direita, fez um forte remate que obrigou a uma grande defesa de Covic.   
 
A partir daqui a turma bracarense partiu para uma boa ponta final da primeira metade e aos 40, Paulo César assustou a área sueca. Na sequência do canto, Alan, de cabeça, só não empatou porque Covic impediu-o com uma grande defesa.
 
O Sporting de Braga só empatou aos 50 minutos, através de Meyong, na transformação de uma grande penalidade por falta de Martin Andersson sobre Alan.

O Braga tinha agora algum ascendente no jogo e Meyong, aos 60 minutos, desperdiçou, com um remate por alto, uma das raras jogadas de envolvimento da equipa.

Aos 75 minutos, a equipa sueca voltou a ficar em vantagem, com um potente remate de fora da área de Bajrami, que evidenciou falhas da defesa bracarense.

Com excepção de outro remate perigoso de Alan, já nos últimos instantes do jogo, o Sporting de Braga pouco mais fez.

O Sporting de Braga apresentou apenas dois reforços no "onze" inicial, o defesa-central Paulão (ex-Naval) e o médio Fernando Alexandre (ex-Estrela da Amadora), sentindo-se a falta de um médio que fizesse a ligação ao ataque.
 
César Peixoto foi convocado mas ficou de fora dos 18, situação a que não será alheia a sua eventual transferência para o Benfica.

Na bancada do Braga já se sentou o sucessor de César Peixoto, Hugo Viana, que assina contrato sexta-feira.

Depois desta derrota, a equipa de Braga viaja agora em desvantagem para a Suécia, onde joga dia 8 de Agosto num relvado sintético, tendo que vencer por dois golos de diferença.

Num encontro disputado no Estádio Municipal de Braga, perante 10110 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
 
Sporting de Braga: Eduardo, Frechaut, Rodriguez, Paulão, Evaldo, Vandinho, Fernando Alexandre (Yazalde, 75), Alan, Matheus (Diogo Valente, 55), Paulo César (Mossoró, 61), Meyong.
 
Suplentes: Kieszek, Ney, Possebon, Mossoró, Kalaba, Diogo Valente, Yazalde.
 
Elfsborg: Covic, Mobaeck, Teddy Lucic, Martin Andersson, Karlsson, Danielsson, Anders Svensson (Avdic, 58), Ishizaki (Johansson, 85), Nordmark (Wikstrom, 68), Bajrami, Keene.
 
Suplentes: Andreas Andersson, Wikstrom, Floren, Johansson, Avdic, Niclas Hult, Mohammed.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Nordmark (19), Anders Svensson (22), Matheus (47), Frechaut (87), Teddy Lucic (90+1).

TSF

JotaCC

Vieira convenceu Salvador a não utilizar jogador no jogo de ontem
Benfica conta com Peixoto para a UEFA

Conversas telefónicas entre Luís Filipe Vieira e António Salvador mantiveram abertas as portas da Luz a César Peixoto, que ontem não foi utilizado frente ao Ellfesborg, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Liga Europa.

De acordo com os regulamentos, César Peixoto ficaria impedido de representar as águias nas competições europeias se tivesse sido utilizado, pelo que a sua eventual transferência para o Benfica ficaria comprometida.

O CM sabe que, não obstante o litígio que opõe o Benfica à construtora Britalar, propriedade do líder dos minhotos, estando o caso a ser dirimido em tribunal, os dois presidentes continuam a falar com alguma regularidade, sobretudo quando estão em causa assuntos de interesse comum.

O CM apurou também que na Luz a preocupação maior de Luís Filipe Vieira e dos seus assessores, em relação ao êxito do negócio, é a influência que o FC Porto exerce neste momento sobre o Sporting de Braga. Ainda ontem Pinto da Costa esteve sentado ao lado de António Salvador na Tribuna de Honra do estádio Axa.

César Peixoto não está disposto a perder esta grande oportunidade de relançar a carreira, após ter sido dispensado do FC Porto há três épocas. Falta ainda um mês para o fecho do mercado de transferências, mas o jogador deverá ser, no entanto, anunciado pelo Benfica nas próximas horas. António Salvador não quer ninguém contrariado no plantel e César Peixoto tem apenas mais um ano de contrato. A partir de Janeiro, poderá sair para outro clube a custo zero.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Gelo nórdico em Braga

Estreia infeliz do Sporting de Braga na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, com uma comprometedora derrota (1-2) perante os suecos do Elfsborg, numa partida em que os minhotos, já com o reforço Hugo Viana na bancada, demonstraram fragilidades ofensivas fatais.

A entrada destemida dos escandinavos no jogo surpreendeu um Braga demasiado apático para o futebol simples e objectivo do Elfsborg, que logo aos 16 minutos provou a razão de ser o líder do campeonato sueco, com o golo de Danielsson, num bom remate de fora da área.

Apesar da dificuldade na construção de lances de ataque, os minhotos ainda esboçaram uma reacção, tentando com os remates de Paulo César e Alan, travados com boas intervenções de Covic, contrariar a desvantagem.

A segunda metade começou melhor para os portugueses, com o empate assinado por Meyong, de penalti, a castigar falta sobre Alan. A partir de então os pupilos de Domingos soltaram-se, criaram mais perigo, mas aos 74' acabaram novamente traídos pelo frio futebol dos suecos.

Bajrami, mais uma vez com um remate de longe, recolocou o Elfsborg na frente do marcador, destabilizando fatalmente um Braga que até ao final ainda sofreu mais alguns calafrios perante desconcentrações que terão de ser corrigidas na segunda mão desta eliminatória, a disputar a 8 de Agosto.

Diario Notícias

JotaCC


«A eliminatória não está perdida» - Domingos Paciência

Apesar da derrota (2-1) caseira diante o Elfsborg, em jogo da primeira «mão» da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o treinador do Sporting de Braga está confiante na passagem da equipa à próxima fase da competição.

«A eliminatória não está perdida, de maneira nenhuma. Não vamos baixar os braços e vamos lutar pelo segundo jogo. Em futebol um 2-0 é possível, mas esperamos que lá seja um jogo diferente, porque o adversário fez dois golos em dois remates e isso intranquiliza qualquer equipa», disse Domingos Paciência no final da partida.

O treinador, que se estreou no comando técnico dos minhotos e nas competições europeias, afirma que o segundo golo dos suecos foi «contra a corrente do jogo» e destacou «a diferença de ritmo» entre as duas equipas dado que o Elfsborg já realizou 16 jogos pelo campeonato do seu país.

Domingos Paciência justificou a ausência de César Peixoto com o facto de jogar não ter vindo a treinar mas admitiu a saída do esquerdino que tem sido apontado ao Benfica: «O César Peixoto não tem estado disponível para treinar e é complicado quando um jogador não está disponível a 100 por cento. Ele esteve sob alçada do departamento médico com um problema ao nível do tendão e o treino não tem sido contínuo.»

A BOLA

Bruno3429

Liga Europa mais longe do Minho

Domingos Paciência teve uma estreia desoladora no jogo de estreia nas competições europeias como treinador
.


O Sporting de Braga perdeu na pedreira minhota com o Elfsborg, por 2-1, no primeiro jogo da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, e terá de vencer na Suécia por dois golos de diferença, ou reverter a seu favor o resultado desta noite, resolvendo o apuramento no prolongamento - ou nos penáltis - se quiser seguir em prova.

Muito mais avançado na sua preparação, o Elfsborg, líder da sua Liga doméstica ao cabo de 16 jornadas, bateu Eduardo com dois golos de eleição apontados por Danielsson (15') e Bajrami (73'), de pouco servindo o penálti cobrado com precisão por Meyong (50').

Dado como certo no Benfica, César Peixoto assistiu a tudo da bancada, onde também esteve o seu substituto, Hugo Viana, que deverá assinar amanhã depois de ter sido dispensado pelo Valência.


Destak

JotaCC

: «César Peixoto? Têm de negociar connosco»
Carlos Freitas diz que não negoceia através de intermediários

Carlos Freitas falou do interesse do Benfica em César Peixoto, que nos últimos dias tem feito manchetes na imprensa. Sem nunca referir o nome do Benfica, o manager do Sp. Braga não negou que exista cobiça por César Peixoto, referindo apenas que «até à data» não houve nada que possa sugerir «o interesse firme de algum clube» pelo jogador.

O que pode ser explicado pelas notícias que a negociação estaria a ser feita por Jorge Mendes. A esse propósito, Carlos Freitas aproveitou para deixar um recado ao Benfica. «O Sp. Braga tem um presidente e tem um manager, e somos nós que tratamos dos assuntos que dizem respeito à equipa profissional de futebol», começou por dizer.

«Não aceitamos negociar com intermediários. Quem quiser um jogador do Sp. Braga tem de negociar directamente connosco», adiantando que o esquerdino «não tem nenhuma cláusula de rescisão», pelo que todos os interesses têm de passar pelo clube detentor do passe. «O César Peixoto é jogador do Sp. Braga e tem contrato até 2010.»

A esse propósito, Carlos Freitas deixou também um recado para César Peixoto. «O clube tem todas as obrigações em dia com ele. Exigimos que haja reciprocidade por parte do jogador e que seja um bom profissional», disse, em conversa com os jornalistas que serviu para confirmar a contratação de Hugo Viana por empréstimo de uma época.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Braga compromete UEFA

A equipa de Domingos Paciência perdeu em casa frente ao Elfsborg por 2-1, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Europa League e comprometeu as aspirações europeias. Os golos de Danielsson e Bajrami ditaram a derrota portuguesa, de nada valendo o tento de Meyong de grande penalidade, castigando falta sobre Alan.

Foi azarada a estreia do técnico arsenalista no banco de suplentes em competições europeias, já que o Braga foi incapaz de evitar uma derrota comprometedora. Depois de uma primeira parte em a exibição apagada da equipa portuguesa quer levou a partida para os balneários com desvantagem de 1-0, os comandados de Domingos Paciência não conseguiram dar a volta ao marcador, que ainda esteve nas perspectivas dos adeptos depois do golo do empate apontado por Meyong aos 50 minutos.

No entanto, um grande golo de Bajrami aos 73 deitou por terras as esperanças portuguesas, com o Braga a não conseguiu repor a igualdade no marcador. A exibição foi pobre e o resultado negativo, motivos mais do que suficientes para deixar os responsáveis bracarenses preocupados com o futuro europeu da equipa.

Zerozero

Bruno3429

Leões saíram da jogada no sábado

A SAD do Sporting revelou abertura para negociar a aquisição de César Peixoto, um nome que foi sugerido para colmatar a ausência temporária de Izmailov (lesionado), mas não chegou a acordo com o jogador devido ao número de anos de contrato desejados por este e, sobretudo, pelos (elevados) vencimentos reclamados pelo esquerdino. Em face das divergências, no sábado passado decidiu dar por terminadas as conversações.


Peixoto livre para a Luz
SÉRGIO ANDRÉ

César Peixoto não fez parte das opções de Domingos Paciência para o encontro com os suecos do Elfsborg (ver mais noticiário da página 18 à 21), tendo, assim, o caminho livre para se vincular ao Benfica e ser utilizado por Jorge Jesus nas provas europeias. Caso actuasse ontem pelo emblema arsenalista na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, Peixoto estaria inibido de ser utilizado pelos encarnados, reserva que abalaria os planos do treinador que tanta força tem feito para o ter na Luz.

Peixoto, que pode desempenhar funções como lateral-esquerdo - é neste papel que Jesus o quer ver - e médio-esquerdo, está mesmo conciente de que o seu ciclo em Braga já terminou e quer dar o salto para Lisboa para voltar a representar um grande, ele que já foi jogador do FC Porto.

Como O JOGO adiantou na edição de ontem, Peixoto não tem cláusula de rescisão o que obriga a alguma flexibilidade comportamental entre António Salvador e Luís Filipe Vieira, cujas relações pessoais já tiveram melhores dias.

De resto, ontem no fim do jogo entre o Braga e o Elfsborg, o manager do Braga irrompeu na sala de Imprensa para dizer que César Peixoto continua a pertencer aos minhotos. A exclusão do grupo dos 18, alegou Carlos Freitas, teve por base motivos técnicos. "Fazia parte dos 19 convocados e, por opção técnica, foi o 19º jogador. Tem contrato com o Braga até 2010. Todas as obrigações do clube para com o atleta estão em dia e tudo o que lhe exigimos é que haja reciprocidade", vincou o dirigente, explicitando que o Braga não tem ofertas por Peixoto: "Até à data não há nada que consubstancie uma proposta firme de qualquer clube."

O Jogo

JotaCC

Plantel com quatro caras novas

Braga apresentou-se

Ricardo Costa (ex-Rio Ave), Luís Faria (ex-ASCREDNO), Tiago Vilaça (ex-Merelinense) e o guarda-redes Hélder Alvares (ex-GDAS) são os reforços que vão integrar o plantel do Sporting de Braga, versão 2009/2010. Os responsáveis do clube bracarense conseguiram manter a «espinha-dorsal» da equipa da época passada e continuam no mercado à procura de mais um jogador para fechar o plantel que vai ser comandado por Pedro Palas. O objectivo para a temporada que se avizinha passa por fazer um campeonato melhor do o da época passada, com a subida de divisão no horizonte. Plantel: Guarda-redes - António Peixoto, André Costa e Hélder Alvares (ex-GDAS); Adelino Azevedo, Fabrício Ribeiro, André Machado, José Magalhães, Eduardo Rodrigues, Rui Pereira, Sérgio Gonçalves, Filipe Coroas, Luís Resende, António Peixoto, André Costa, Ricardo Costa (ex-Rio Ave), Luís Faria (ex-ASCREDNO), Tiago Vilaça (ex-Merelinense). O início dos trabalhos de pré-temporada está agendado para o dia 31 de Agosto.

O NORTE DESPORTIVO


JotaCC

#18
Tropeção no próprio sistema

Se a ideia é fazer melhor do que Jorge Jesus em todas as provas, então convém não começar desta maneira na competição onde mais bem sucedido foi o antecessor de Domingos Paciência. Pior do que perder contra uma equipa fraca, sofrendo dois golos em casa, foi constatar que, nesta altura, o Braga é pior do que o próprio Elfsborg. Pior a fazer circular a bola, pior a correr atrás dela e incomparavelmente inferior a organizar o seu futebol. Ou, no caso, a falta dele.

A derrota caseira torna o apuramento para a próxima fase da Liga Europa num cenário muito complicado. Nada está perdido, mas o favoritismo é agora amplamente sueco. É certo que Domingos Paciência se pode queixar da ausência de César Peixoto, alheia a qualquer motivo técnico, e da impossibilidade de usar a equipa que mais vezes rotinou na pré-época. Mas o primeiro erro do treinador terá sido ceder à tentação de substituir o esquerdino pelo jogador que, entre todos os convocados, melhores indicações havia deixado até aqui: Paulo César. O segundo foi ter demorado mais de 60 minutos a corrigi-lo. Paulo César até foi dos melhores, mas a equipa não funcionou. Ao Braga já custava habituar-se a um meio campo de três elementos e não quatro, como aconteceu durante 48 jogos com Jorge Jesus. Com apenas dois tornou-se insustentável ter a bola e, pior, evitar que o adversário a tivesse. O contra-ataque do Elfsborg tinha sempre mais gente do que a defesa minhota e os espaços entre os sectores era assustador. O primeiro golo foi consequência directa desta situação: faltou alguém à entrada da área para evitar que Danielsson rematasse. A reacção arsenalista foi feita de muitos solavancos, sempre dependente do instinto de cada um.

O intervalo permitiu algumas correcções e o golo a abrir o segundo tempo trouxe finalmente alguma serenidade. A entrada de Mossoró completou o processo de estabilização. O onze assentou finalmente num modelo conhecido e o futebol que os adeptos bracarenses apreciam lá apareceu. Sentiu-se que a reviravolta era uma questão de minutos, mas, como a sorte ajuda quem mais a merece, foram os suecos do Elfsborg a marcar outra vez. Faltava pouco mais de um quarto de hora e o choque foi forte demais para evitar o desmaio. Domingos Paciência tem uma semana para acordar a equipa, essencialmente no aspecto anímico, pois no plano táctico não é de crer que haja outro condicionalismo de última hora. Para grande parte dos jogadores, sair da Liga Europa nesta fase seria uma enorme frustração, ao ponto de poder condicionar o resto da temporada. E para o clube isso seria uma tragédia ainda maior.

Braga 1-2 Elfsborg

>> Estádio axa

>> relvado EXCELENTE

>> 10 110 espectadores

>> Árbitro cesar fernandez (Espanha)

>> Assistentes Jose fernandez e javier robles

>> 4º árbitro carlos ferreiro

Treinador DOMINGOS PACIÊNCIA

1 Eduardo GR 5

17 Frechaut LD 4

3 Paulão DC 4

2 Rodriguez DC 4

6 Evaldo LE 5

65 Fernando Alexandre MD a 75' 3

88 Vandinho MD 6

30 Alan AD 5

9 Paulo César MO a 61' 5

19 Meyong AV 5

99 Matheus AE a 55' 4

31 Kieszek GR

68 Ney LD

25 Possebon MC

18 Kalaba MO

8 Mossoró MO d 61' 4

11 Diogo Valente AE d 55' 2

14 Yazalde AV d 75' 2

Golos

[1-1] 49' Meyong, gp

amarelos 87' Frechaut

vermelhos Nada a registar

Treinador Magnus haglund

31 Covic GR 6

11 Mobaeck LD 5

15 Lucic DC 5

5 Martin Andersson DC 6

4 Karlsson LE 6

8 Svensson MD a 59' 5

6 Danielsson MD 7

24 Ishizaki AD a 85' 5

20 Bajrami MO 6

16 Nordmark AE a 68' 5

17 Keene AV 6

40 Andreas Andersson GR

14 Floren LD

13 Wikstrom DC d 68' 4

29 Mohammed MC

19 Johansson AV d 85' 4

23 Niclas Hult AV

9 Avdic AV d 59' 5

Golos

[0-1] 16' Danielsson [1-2] 74' Bajrami

amarelos 20' Nordmark, 22' Svensson , 93' Wikstrom

vermelhos Nada a registar


BRAGA UM A UM


Eduardo 5

Surpreendido por duas bombas, viveu o pesadelo de qualquer guarda-redes. Não brilhou, sofreu dois golos e a equipa perdeu.

Frechaut 4

Sem velocidade para dar largura ao ataque, remeteu-se a acções defensivas, mas sentiu sempre muitas dificuldades quando a bola lhe era colocada nas costas.

Paulão 4

Mostrou um nervosismo desnecessário com a bola nos pés, optando a maioria das vezes pelo pontapé para a frente quando facilmente a poderia colocar nos pés de um colega.

Rodriguez 4

Logo nas primeiras intervenções aliviou a bola para o pé de Danielsson, lance que originou o primeiro golo.

Evaldo 5

Embora sem a eficácia habitual, tentou apoiar o ataque e procurar as tabelas com o colega mais adiantado. Não faltou entrega, mas nos cruzamentos esteve mal.

F. Alexandre 3


Lento a pensar os lances, foi quase sempre desarmado. Pecou também nas recuperações.

Alan 5

Sem deslumbrar, tentou empurrar a equipa para a frente com investidas verticais, mas foi de cabeça que esteve mais perto do golo.

Paulo César 5

Foi o primeiro a responder ao golo dos suecos com um forte remate. Teve a virtude de acordar os colegas para o jogo e quando saiu a equipa perdeu fulgor.

Matheus 4

Com uma marcação tão apertada, deveria ter optado por um jogo mais simples e não cair no exagero da acção individual.

Meyong 5

Marcou a grande penalidade com a classe que se lhe reconhece e pouco mais. Bem marcado, foram poucas as vezes em que apareceu no espaço vazio.

Diogo Valente 2

Se a ideia era dar profundidade ao flanco esquerdo, não resultou.

Mossoró 4

Meia hora em campo, tempo suficiente para criar perigo.

Yazalde 2

Mal servido, foi apenas uma presa fácil.



Domingos Paciência
"Vamos lutar, porque o 2-0 é possível"

A derrota em casa deixou o Braga numa situação complicada, mas Domingos Paciência prometeu que a equipa "não vai baixar os braços". "Vamos lutar pelo segundo jogo, porque o resultado de 2-0 é possível", frisou o treinador dos bracarenses, esperançado que a segunda mão "seja diferente", pois ontem "o Elfsborg fez dois remates e marcou dois golos". "O jogo não nos correu bem. Ficámos intranquilos quando sofremos o primeiro golo e ao nível do passe e recepção as coisas não nos saíram bem. Temos de fazer mais e melhor", alertou Domingos, que garantiu ter sido sua a decisão de excluir César Peixoto. "Por várias razões, não tem tido um treino contínuo e é complicado quando não se pode contar com um jogador a cem por cento", justificou, pedindo "estabilidade e organização" para o grupo, embora não descarte mais uma incursão no mercado. "Falei com o presidente e o plantel está aberto. As saídas do Renteria e do Luis Aguiar ainda não foram colmatadas, além de que a permanência do César Peixoto é uma dúvida", rematou.


Hugo Viana oficial


Quatro anos depois de ter sido emprestado ao Sporting, Hugo Viana está de regresso ao futebol português, após passagens pelo Newcastle, de Inglaterra, que já o havia cedido aos leões, Valência e Osasuna, de Espanha. Braga é o próximo destino do médio, que ontem assistiu à partida com o Elfsborg, na tribuna, ao lado de Carlos Freitas. Foi o próprio dirigente da SAD que confirmou a contratação de Hugo Viana, por empréstimo do Valência, que suportará parte substancial do seu salário. "O acordo está feito", confirmou Carlos Freitas. Hugo Viana, cujas características agradam ao técnico Domingos Paciência, será o mais que provável sucessor do uruguaio Luis Aguiar na organização do jogo bracarense, lugar que à partida parecia estar destinado a Peña, médio criativo que ainda necessita de ganhar maturidade.


É hábito começar mal


O Braga sofreu a terceira derrota no arranque de uma Liga Europa/Taça UEFA desde 2005/06. Em seis jogos, os bracarenses só venceram dois, contra Chievo (06/07) e Zrinjski (08/09). Quando começaram a perder só avançaram por uma vez: foi em 07/08, após desaire com os suecos do Hammarby.


Jogadores calados

A derrota imposta pelo Elfsborg foi mal digerida pelo grupo arsenalista, de tal forma que nenhum jogador (incluindo o capitão) prestou declarações à Comunicação Social. Uma medida que terá sido tomada, de forma institucional, mal terminou o jogo.

Quase meia casa


Não foi por falta de adeptos que o Braga entrou com o pé esquerdo na Liga Europa. Ao contrário do habitual, o Estádio AXA apresentou-se bem composto, contando 10.110 adeptos nas bancadas, e o ambiente chegou a ser infernal para os visitantes... até aos golos.

Meyong: fim do jejum

Nem tudo foi mau no jogo com o Elfsborg. Meyong, por exemplo, acabou com um curioso jejum em matéria de golos que já durava há cinco meses. O último tiro certeiro do ponta-de-lança camaronês tinha acontecido a 8 de Fevereiro, em Alvalade, contra o Sporting, na época passada.

João Pereira rendido por Frechaut adaptado

Mal começou a desenhar-se o impedimento de João Pereira, Domingos tratou logo de encontrar um substituto, tendo ensaiado Frechaut e Filipe Oliveira na posição de lateral-direito. Ganhou o primeiro, um central em teoria. Ney, um lateral de raiz, ficou no banco.

Pinto da Costa na bancada

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi um dos notáveis na "Pedreira". Além dele, estiveram no estádio Agostinho Oliveira, adjunto da Selecção Nacional, e António Fiúza, líder do Gil Vicente


Momento

74'[1-2]
Um frio pontapé com a escaldante exuberância de Bajrami


O Braga estava por cima e a concluir os melhores 10 minutos do jogo. O Elfsborg fechava-se como podia, mas montava a tenda lá na frente sempre que surgia um lance de bola parada. Numa dessas ocasiões, Ishizaki marcou um livre directo para cima da baliza de Eduardo. No meio da confusão, o guarda-rede socou para a frente, onde um aglomerado de jogadores disputou a bola. Aleatoriamente, o esférico bate num bracarense e acaba por ir parar à zona de Bajrami, o organizador dos suecos, que sacou do seu elevado potencial para parar de peito e puxar para o pé esquerdo. Depois, de primeira e com a bola no ar, rematou ao poste mais distante de Eduardo, que ainda não estava devidamente equilibrado depois de sair da baliza. Os suecos festejaram com a certeza de que regressariam em vantagem. Para os guerreiros, o jogo nunca mais foi o mesmo.


Filme do jogo

Braga

29' Canto de Matheus. A bola bate na cabeça de um sueco e sobra para Paulo César, que remata de primeira e permite uma estirada excelente a Covic, que é obrigado a ceder canto.

40' Pontapé de canto, com Alan, de cabeça, a permitir uma sapatada dificílima do guardião adversário. A bola subiu e depois Frechaut falhou a emenda por muito pouco.

49' [1-1]Alan foi carregado por Karlsson na área. Meyong bateu o penálti para o lado esquerdo do guarda-redes, enganando-o e fazendo o empate.

60' Alan dribla um adversário e entra na área pela direita. O extremo cruza recuado para Meyong, mas este atira muito por cima.

90'Jogada de entendimen-to entre Alan e Meyong, com o primeiro a beneficiar de uma boa tabela e a entrar na área para rematar cruzado. A bola saiu a rasar o poste de Covic.

Elfsborg

16' [0-1]Nordmark cruzou na esquerda para Rodriguez tirar de cabeça. Mas não estava ninguém à entrada da área e Danielsson rematou para golo.

31' Aproveitando o excesso de espaço no meio-campo, Danielsson teve tempo para preparar um remate forte. Mas a bola saiu à figura do guardião Eduardo.

79' Pontapé de canto marcado por Ishizaki, directamente para a cabeça de Danielsson, que remata de forma tensa e atira ao lado da baliza.


Arbitragem
Inteligente e sem influência


Uma única decisão de difícil julgamento e muito bem ajuizada. Falamos do penálti assinalado sem qualquer hesitação, uma vez que a carga nas costas de Alan foi evidente. No plano técnico, só falhou de forma clara uma vez e já bem perto do fim. O espanhol preferiu marcar falta sobre Diogo Valente quando Mossoró ficou com a bola e estava a entrar na área de forma perigosa. De resto, serenidade absoluta e muita inteligência a segurar o jogo. Em cinco minutos mostrou dois amarelos aos suecos e garantiu logo um jogo tranquilo.


Figura 6
Carregador de piano Vandinho também vendeu sonhos

Sozinho contra todos. Esta foi a acção de Vandinho, que nunca virou a cara à luta, recuperando bolas e metendo o pé quando tinha de meter. Bem posicionado, o médio soube ler o jogo, o que lhe permitiu ganhar alguns lances em antecipação, mostrando depois a intenção de colocar a bola jogável nos colegas mais adiantados. Tal esforço merecia outro prémio, pois isto de andar com a equipa às costas durante quase noventa minutos e chegar ao fim com um resultado frustrante deixa de rastos qualquer um.

O JOGO

JotaCC

Domingos: «Eliminatória não está perdida»
TREINADOR BRACARENSE ACREDITA NA CONTINUIDADE EM PROVA NA LIGA EUROPA
   
O treinador do Sporting de Braga, apesar da derrota caseira ante o Elfsborg (1-2), na primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, confia ainda na passagem à fase seguinte da competição.

"A eliminatória não está perdida, de maneira nenhuma. Não vamos baixar os braços e vamos lutar pelo segundo jogo. Em futebol um 2-0 é possível, mas esperamos que lá seja um jogo diferente, porque o adversário fez dois golos em dois remates e isso intranquiliza qualquer equipa", afirmou Domingos Paciência no final da partida.

O técnico "arsenalista" falou em "infelicidade", porque o segundo golo foi "contra a corrente do jogo" e frisou "a diferença de ritmo" entre as duas equipas uma vez que o campeonato sueco, que o Elfsborg lidera, já vai na 16.ª jornada.

Ainda assim, considerou que a equipa tem de "fazer mais e melhor", notando o facto de haver jogadores "que não estão tão soltos nesta altura da época."

O treinador do Elfsborg, Magnus Haglund, mostrou-se satisfeito com a vitória: "Estou agradado com a exibição e com o resultado, analisámos bem este o jogo, fomos agressivos na defesa e apostamos depois na velocidade do ataque, sem medo do adversário. O Braga teve algumas oportunidades para marcar mas estivemos sempre muito concentrados".

Para Magnus Haglund a eliminatória ainda não está resolvida: "espero um jogo difícil em casa, porque o Braga tem bons jogadores tecnicamente, mas vamos fazer tudo para passar", disse.


Domingos: «Peixoto não tem estado disponível para treinar»
TREINADOR JUSTIFICA AUSÊNCIA DO MÉDIO DIANTE DO ELFSBORG
      
Domingos Paciência justificou a ausência de César Peixoto dos 18 jogadores chamados para enfrentar o Elsborg na Liga Europa, com o facto do jogador não ter vindo a treinar, mas admitiu a sua saída.

"O César Peixoto não tem estado disponível para treinar e é complicado quando um jogador não está disponível a 100%. Ele esteve sob alçada do departamento médico com um problema ao nível do tendão e o treino não tem sido contínuo", disse.

Sobre o tema, o "manager" do Sporting de Braga disse no final da partida que, "até à data, não há nada que consubstancie de forma firme um interesse de nenhum clube".

"O César Peixoto tem contrato até 2010 e o clube tem todas as obrigações em dia com ele pelo que exigimos a mesma reciprocidade de tratamento", notou.

Carlos Freitas disse ainda que não existe cláusula de rescisão no contrato de César Peixoto e confirmou que Hugo Viana vai assinar 6.ª feira pelo clube.

RECORD