News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Domingos que fazer?

Started by Apenas_Braga, 30 de July de 2009, 23:28

Previous topic - Next topic

Scottish

Eu acho que cá em Braga é só jogadores de Football Manager. Não há ninguém que pense que para treinar uma equipa é necessária formação? É tudo a mandar bitaites, a dizer que deviamos jogar assim e assado. O Domingos tem a formação necessária para treinar, todos lhe devemos reconhecer competência. Pelo que vejo no estádio é só "treinadores" de bancada que segundo eles, jogar com 8 avançados é que deve ser. Deixem o homem trabalhar. Hoje ao ler um jornal desportivo, por curiosidade, fui vendo as fichas de jogo dos amigáveis que se tem jogado em Portugal e no resto da Europa e reparei que mais de 70% das equipas jogam em 4-3-3. Se o Domingos se sente confiante nesse sistema, é deixá-lo trabalhar, até porque de certeza percebe mais de tácticas do que algum de nós. Para além disso, tem um bom currículo ao nível da formação em relações humanas (algo que o Jesus nunca teve e nunca vai ter, pois é um treinador que em vez de defender os seus jogadores, diz que a culpa é deste ou daquele, como quando se desculpou dos 3 que levou do Benfica dizendo que o Eduardo tinha tido muitas responsabilidades nos golos). O treinador dos suecos com quem estamos a jogar veio da 4ª divisão, sabiam? Chegou ao Elfsborg e colocou-os em primeiro lugar. E creio que não tinha tanta experiência assim.

Deixem o Domingos e a restante equipa técnica trabalhar, pois são eles que estão habilitados a tal, não nós, que apenas vemos a equipa de 8 em 8 dias. Isso de trocar de treinador e plantel todos os anos é para aquele clube que ganha os troféus de pré-época, não é para nós.

Heisenberg

Quote from: Scottish on 04 de August de 2009, 00:50
Eu acho que cá em Braga é só jogadores de Football Manager. Não há ninguém que pense que para treinar uma equipa é necessária formação? É tudo a mandar bitaites, a dizer que deviamos jogar assim e assado. O Domingos tem a formação necessária para treinar, todos lhe devemos reconhecer competência. Pelo que vejo no estádio é só "treinadores" de bancada que segundo eles, jogar com 8 avançados é que deve ser. Deixem o homem trabalhar. Hoje ao ler um jornal desportivo, por curiosidade, fui vendo as fichas de jogo dos amigáveis que se tem jogado em Portugal e no resto da Europa e reparei que mais de 70% das equipas jogam em 4-3-3. Se o Domingos se sente confiante nesse sistema, é deixá-lo trabalhar, até porque de certeza percebe mais de tácticas do que algum de nós. Para além disso, tem um bom currículo ao nível da formação em relações humanas (algo que o Jesus nunca teve e nunca vai ter, pois é um treinador que em vez de defender os seus jogadores, diz que a culpa é deste ou daquele, como quando se desculpou dos 3 que levou do Benfica dizendo que o Eduardo tinha tido muitas responsabilidades nos golos). O treinador dos suecos com quem estamos a jogar veio da 4ª divisão, sabiam? Chegou ao Elfsborg e colocou-os em primeiro lugar. E creio que não tinha tanta experiência assim.
Deixem o Domingos e a restante equipa técnica trabalhar, pois são eles que estão habilitados a tal, não nós, que apenas vemos a equipa de 8 em 8 dias. Isso de trocar de treinador e plantel todos os anos é para aquele clube que ganha os troféus de pré-época, não é para nós.

Quem fala assim não é gago...

A.COSTA

Deixem trabalhar o Homem. E que ele + o grupo que lidera comecem já na Suécia a ganhar que é o que todos queremos.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

arsenal

NOTA:

- Há um outro aspecto que me preocupa, para lá das escolhas tácticas: a liderança. Jesus, naquele seu jeito peculiar, era um homem que impunha uma forte liderança - alicerçada num grande conhecimento e dedicação ao futebol. Os jogadores reconheciam-no... e por isso o respeitavam. Um homem assim seria sempre muito difícil de substituir. É como qualquer pessoa em qualquer emprego. Todos sabemos reconhecer uma chefia que sabe liderar, que é conhecedora, independentemente de por vezes não nos agradar o seu grau de exigência. Quando se perde um líder carismático e conhecedor, gera-se por vezes uma sensação de vazio porque quem chega, normalmente precisa de algum tempo para apalpar terreno - e estará um degrau abaixo da capacidade de quem saiu (até porque pode estar numa fase mais precoce da carreira). A forma como um grupo de trabalho reage a esta situação nem sempre é a melhor...


Caro Pedro,

Permite-me discordar na parte que concerne à liderança pois acho que houve um vector em que JJ falhou claramente que foi:
ter a capacidade de trabalhar com aqueles casos difícios dentro do grupo. E todos os grupos existem sempres um a dois elementos que são por si só complicados de gerir quer por que não se identificam imediatamente que as orientações, ou porque são naturalmente do contra, ou por que acham que têm sempres razão, etc. Não quer dizer que não tenham valia para o grupo ao nível das competência e normalmente são os de mais valia têm.
Quando estamos a liderar é nos mais fácil eliminar estes elementos pois podem tornar-se casos que possam contaminar terceiros.
Aqui reside na minha óptica a grande diferença de um líder excelente de um mediano ou seja a capaciddae de com algum tempo levar estes elementos a integar o grupo e a perceber que não são do que um e que devem colocar ao serviço do grupo as suas valências.
O que fez JJ? Logo de início afastou dois elementos, Wender e Linz, a saber um já um braguista convertido e outro uma activo grande do clube. A isso eu associo mais autoritarismo a liderança.
O que ganhamos com este estilo? Desvalorizamos um activo para jogar um emprestado de uma metralha que para uns têm saudades da capacidade de luta mas que para mim não esqueço os pontos perdidos pelas oportunidades escandalosas falhadas nem aceiteis ao nível da 3ª nacional. O que fazia ao nível da capacidade de luta o renteria faz também o Yazalde bem trabalhado e esse ao menos é nosso.
Neste aspecto não culpo não só o JJ mas também o director desportivo pois este deve também chamar a tenção do técnico para estes aspecto e não fazer todo o que o Senhor quer pois quando saí... Vamos ver o ***** ou muito me engano ou o JJ vai ser o coveiro do mesmo (que Deus me esteja a ouvir)

Claro que é difícil e vai ser para qualquer treinador após um treinador carismático fazer a transição, por isso é necessário dar tempo ao domingos e aí os sócios podem ser o factor crítico pois acho que (espero mesmo que sim) o Salvador já aprendeu após a era Jesualdo que também com falhas foui carismático.

Arsenal


lininho

Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 12:55
Alemanha: treinador despedido na pré-época
Já se viu em Portugal, mas na Alemanha não. O norueguês Jorn Andersen tornou-se no primeiro treinador da Bundesliga a ser despedido antes de o campeonato começar. Depois de subir o Mainz à liga principal na época passada, o clube decidiu demitir o técnico. «Visões diferentes», argumentou o presidente.

«Analisámos a situação, discutimos internamente e explicámos, de modo claro, a Jorn Andersen qual era a filosofia do clube», disse o responsável máximo do Mainz, Harald Strutz.

«No final, concluímos que as nossas visões não eram compatíveis», explicou o presidente, que decidiu prescindir do treinador, de 46 anos, que ainda este domingo foi eliminado da Taça da Alemanha, pelo Lubeck, clube do quarto escalão.

O substituto de Andersen é Thomas Tuchel, que orientava os sub-19 do clube.

in Maisfutebol
::)











;D ;D ;D ;D

será um bom exemplo.
um exemplo a aplicar a um treinador que eu cá sei e nãose chama paciência.
até logo...
zé: futuro capitão. 8-)

Vlad

#125
Aos moderadores, responsáveis pelo fórum:

Não está em causa do tópico em si. As opiniões aqui, felizmente, são livres e ainda bem. Para mim, basta o tópico fazer sentido para um único membro do fórum, para ter a sua legitimidade e ser alvo de discussão. Nada a obstar.

O que não percebo é porque razão um tópico destes está inamovível e em destaque no fórum (sempre no topo)? Sinceramente não entendo como é que é dada esta importância a uma votação acerca do que fazer ao treinador Domingos Paciência, com o campeonato ainda por começar...

Acho muito mal que os responsáveis e moderação do SuperBraga o permitam.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Luso

Quote from: Vlad on 04 de August de 2009, 15:13
Aos moderadores, responsáveis pelo fórum:

Não está em causa do tópico em si. As opiniões aqui, felizmente, são livres e ainda bem. Para mim, basta o tópico fazer sentido para um único membro do fórum, para ter a sua legitimidade e ser alvo de discussão. Nada a obstar.

O que não percebo é porque razão um tópico destes está inamovível e em destaque no fórum (sempre no topo)? Sinceramente não entendo como é que é dada esta importância a uma votação acerca do que fazer ao treinador Domingos Paciência, com o campeonato ainda por começar...

Acho muito mal que os responsáveis e moderação do SuperBraga o permitam.
Concordo. É de muito mau gosto.

disco infiltrator

Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 15:18
Quote from: Vlad on 04 de August de 2009, 15:13
Aos moderadores, responsáveis pelo fórum:

Não está em causa do tópico em si. As opiniões aqui, felizmente, são livres e ainda bem. Para mim, basta o tópico fazer sentido para um único membro do fórum, para ter a sua legitimidade e ser alvo de discussão. Nada a obstar.

O que não percebo é porque razão um tópico destes está inamovível e em destaque no fórum (sempre no topo)? Sinceramente não entendo como é que é dada esta importância a uma votação acerca do que fazer ao treinador Domingos Paciência, com o campeonato ainda por começar...

Acho muito mal que os responsáveis e moderação do SuperBraga o permitam.
Concordo. É de muito mau gosto.

100% de acordo.

Abaixo deste, estão listados outros tópicos mais pertinentes e de muito maior importância...e não estão fixos.

JR1287

Quote from: disco infiltrator on 04 de August de 2009, 15:20
Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 15:18
Quote from: Vlad on 04 de August de 2009, 15:13
Aos moderadores, responsáveis pelo fórum:

Não está em causa do tópico em si. As opiniões aqui, felizmente, são livres e ainda bem. Para mim, basta o tópico fazer sentido para um único membro do fórum, para ter a sua legitimidade e ser alvo de discussão. Nada a obstar.

O que não percebo é porque razão um tópico destes está inamovível e em destaque no fórum (sempre no topo)? Sinceramente não entendo como é que é dada esta importância a uma votação acerca do que fazer ao treinador Domingos Paciência, com o campeonato ainda por começar...

Acho muito mal que os responsáveis e moderação do SuperBraga o permitam.
Concordo. É de muito mau gosto.

100% de acordo.

Abaixo deste, estão listados outros tópicos mais pertinentes e de muito maior importância...e não estão fixos.

Também concordo!

E como já retiraram a inamovibilidade deste tópico, venho congratular os moderadores do SuperBraga por estarem atentos aos comentários dos foristas! Se temos o direito de criticar o que está mal, também temos de ter o dever de elogiar o que é bem feito! Obrigado, moderadores.

Olho Vivo

O duplo-'pivot' de Braga

MUDAR de sistema é um processo complexo. Penso em zonas específicas. Duplo-pivot ou apenas um pivot? Será mais complexo, na interligação de princípios, passar do pivot único para o duplo, do que o inverso. No Braga, Domingos tentou essa transformação no jogo europeu de estreia, apostando num duplo-pivot (Vandinho-F. Alexandre) quando antes a equipa jogava só com um (Vandinho), passando do 4x1x3x2 para um 4x2x3x1 que virava 4x4x2 quando Paulo César se aproximava de Meyong. O problema conceptual de jogo centra-se a na complementaridade táctica que o duplo-pivot exige aos seus intérpretes. Um jogar demasiado evoluído para este inicio de época. Com Vandinho muito preso e F. Alexandre sem rotatividade para ser o médio de transição, o circuito preferencial de jogo ficou travado na origem. É possível que, mais tarde, a equipa possa jogar bem com duplo-pivot, mas neste momento (sem tempo para o treinar e a precisar de ganhar) abandonar as bases posicionais que tinha acabou por colá-la num território táctico desconhecido, do qual não encontrou saída.


Luís Freitas Lobo n' A BOLA

JotaCC

Quote from: Pedro Ribeiro on 05 de August de 2009, 09:19
O duplo-'pivot' de Braga

MUDAR de sistema é um processo complexo. Penso em zonas específicas. Duplo-pivot ou apenas um pivot? Será mais complexo, na interligação de princípios, passar do pivot único para o duplo, do que o inverso. No Braga, Domingos tentou essa transformação no jogo europeu de estreia, apostando num duplo-pivot (Vandinho-F. Alexandre) quando antes a equipa jogava só com um (Vandinho), passando do 4x1x3x2 para um 4x2x3x1 que virava 4x4x2 quando Paulo César se aproximava de Meyong. O problema conceptual de jogo centra-se a na complementaridade táctica que o duplo-pivot exige aos seus intérpretes. Um jogar demasiado evoluído para este inicio de época. Com Vandinho muito preso e F. Alexandre sem rotatividade para ser o médio de transição, o circuito preferencial de jogo ficou travado na origem. É possível que, mais tarde, a equipa possa jogar bem com duplo-pivot, mas neste momento (sem tempo para o treinar e a precisar de ganhar) abandonar as bases posicionais que tinha acabou por colá-la num território táctico desconhecido, do qual não encontrou saída.


Luís Freitas Lobo n' A BOLA

Mais uma boa analise do Luis é isso mesmo que está acontecer só o Paciencia é que não vê isso Vandinho- Alexandre não são compativeis

Zeus

Quote from: JR2969 on 05 de August de 2009, 02:31
Quote from: disco infiltrator on 04 de August de 2009, 15:20
Quote from: Luso on 04 de August de 2009, 15:18
Quote from: Vlad on 04 de August de 2009, 15:13
Aos moderadores, responsáveis pelo fórum:

Não está em causa do tópico em si. As opiniões aqui, felizmente, são livres e ainda bem. Para mim, basta o tópico fazer sentido para um único membro do fórum, para ter a sua legitimidade e ser alvo de discussão. Nada a obstar.

O que não percebo é porque razão um tópico destes está inamovível e em destaque no fórum (sempre no topo)? Sinceramente não entendo como é que é dada esta importância a uma votação acerca do que fazer ao treinador Domingos Paciência, com o campeonato ainda por começar...

Acho muito mal que os responsáveis e moderação do SuperBraga o permitam.
Concordo. É de muito mau gosto.

100% de acordo.

Abaixo deste, estão listados outros tópicos mais pertinentes e de muito maior importância...e não estão fixos.

Também concordo!

E como já retiraram a inamovibilidade deste tópico, venho congratular os moderadores do SuperBraga por estarem atentos aos comentários dos foristas! Se temos o direito de criticar o que está mal, também temos de ter o dever de elogiar o que é bem feito! Obrigado, moderadores.

O campeonato está por começar mas a época já começou...............e até já houve uma competição que para nós já acabou.
A questão é se vamos continuar a perder objectivos, é que para recuperar esta  equipa psicológicamente é que vão ser elas.....
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

joaobl03

É correr com ele já , não podemos perder mais tempo com este palhaço .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

anti-lampioes

uma equipa so joga o que outra deixa jogar eles nao deixaram jogar o braga nao deram espaços fisicamente sao superiores como era de esperar estavam sempre em cima da bola e de toscos nao tem nada e tem uma boa equipa. deixem o domingos trabalhar e deixem-se de merdas ou vamos ter 3treinadores.
perdemos bem o resto é treta

joaobl03

Quote from: anti-lampioes on 06 de August de 2009, 21:03
uma equipa so joga o que outra deixa jogar eles nao deixaram jogar o braga nao deram espaços fisicamente sao superiores como era de esperar estavam sempre em cima da bola e de toscos nao tem nada e tem uma boa equipa. deixem o domingos trabalhar e deixem-se de merdas ou vamos ter 3treinadores.
perdemos bem o resto é treta

Boa equipa ? Quem ouvir até pensa que é verdade .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

eumesmo

Quote from: joaobl03 on 06 de August de 2009, 21:06
Quote from: anti-lampioes on 06 de August de 2009, 21:03
uma equipa so joga o que outra deixa jogar eles nao deixaram jogar o braga nao deram espaços fisicamente sao superiores como era de esperar estavam sempre em cima da bola e de toscos nao tem nada e tem uma boa equipa. deixem o domingos trabalhar e deixem-se de merdas ou vamos ter 3treinadores.
perdemos bem o resto é treta

Boa equipa ? Quem ouvir até pensa que é verdade .

Foi melhor que a nossa claramente, logo foi uma boa equipa.
Podemos ter jogadores com nome e qualidade técnica, mas no futebol vence a equipa.
Nós não o fomos e em parte a culpa é do treinador, que repetiu o duplo pivot, que o Luis Freitas Lobo falou, mas desta com o Possebom, corrigiu ainda antes do intervalo, no entanto cometeu muitos outros erros, nomeadamente com o Meyhong como avançado, que como sabemos só mete golos parado, e ja se tinha visto no primeiro jogo que não teria hipoteses contra esta equipa.
Para alem disso é inconcebível haver tanto espaço entre sectores, tivemos jogadores a correr a trás do prejuízo, tivemos outros que não corriam, enfim muito mau, ou ha muitas mudanças ou este ano com esta equipa ficamos na posição da Académica.

@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

Lateralus

Mais do que as suas "capacidades tácticas", o que mais me impressiona neste treinador é, sem dúvida, a sua apatia. Completamente despreocupado com o que a equipa produz e com medo de arriscar. Hoje, quando mostravam imagens dele, fiquei f*dido com a sua reacção ao desempenho da equipa em campo. Com ares de arrogância, como se estivesse tudo controlado. Esse senhor precisa de meter uma coisa na cabeça, se quer ficar no Braga pelo menos esta época: Mourinho só há um.
Por mim,ou ele começa a trabalhar a sério e a mostrar capacidades ou pode ir já embora. A minha Paciência já se esgotou.

Kilo

Quote from: Lateralus on 07 de August de 2009, 00:16
Mais do que as suas "capacidades tácticas", o que mais me impressiona neste treinador é, sem dúvida, a sua apatia. Completamente despreocupado com o que a equipa produz e com medo de arriscar. Hoje, quando mostravam imagens dele, fiquei f*dido com a sua reacção ao desempenho da equipa em campo. Com ares de arrogância, como se estivesse tudo controlado. Esse senhor precisa de meter uma coisa na cabeça, se quer ficar no Braga pelo menos esta época: Mourinho só há um.
Por mim,ou ele começa a trabalhar a sério e a mostrar capacidades ou pode ir já embora. A minha Paciência já se esgotou.

Engraçado porque ele me pareceu, isso sim, completamente assustado e sem saber muito bem o que fazer... :-\

Heisenberg

Quote from: Kilo on 07 de August de 2009, 00:30
Quote from: Lateralus on 07 de August de 2009, 00:16
Mais do que as suas "capacidades tácticas", o que mais me impressiona neste treinador é, sem dúvida, a sua apatia. Completamente despreocupado com o que a equipa produz e com medo de arriscar. Hoje, quando mostravam imagens dele, fiquei f*dido com a sua reacção ao desempenho da equipa em campo. Com ares de arrogância, como se estivesse tudo controlado. Esse senhor precisa de meter uma coisa na cabeça, se quer ficar no Braga pelo menos esta época: Mourinho só há um.
Por mim,ou ele começa a trabalhar a sério e a mostrar capacidades ou pode ir já embora. A minha Paciência já se esgotou.

Engraçado porque ele me pareceu, isso sim, completamente assustado e sem saber muito bem o que fazer... :-\


O homem só bufava...  :(

LeonelP

O que me chateia nisto é que se calhar os do ninho das gaivotas acertaram este ano. E caso isso aconteça, ninguém vai poder com eles, como se já pode ver em foruns e comentários nos jornais.
Mas pronto, esta paixão é mais forte que eu.

Braga sempre, nas vitórias e nas derrotas!!!