News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Designação de cidade como anfitriã do Campeonato do Mundo ou Academia para SCB?

Started by Afonso Matos, 29 de July de 2009, 09:56

Previous topic - Next topic

anti-lampioes

a academia sem qualquer duvida e de preferencia paga pela CGD porque tambem somos portugueses e pagamos impostos!
construir uma bancada por um jogo ou dois jogos do mundial é deitar dinheiro fora!
sem qualquer cor politica visto de vermelho   para cantar e ver o braga a ganhar

JR1287

Quote from: anti-lampioes on 29 de July de 2009, 17:41
a academia sem qualquer duvida e de preferencia paga pela CGD porque tambem somos portugueses e pagamos impostos!
construir uma bancada por um jogo ou dois jogos do mundial é deitar dinheiro fora!
sem qualquer cor politica visto de vermelho   para cantar e ver o braga a ganhar


É a primeira vez que concordo com o antilampioes! Afinal, de vez em quando, também dizes umas coisas acertadas!

miki

o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

JR1287

Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

Eu não fui mandatado para o defender, mas o Dr. Ricardo Rio é nado e criado em Braga, logo é Bracarense de gema. E, mais do que isso, Braguista, sócio do Braga desde sempre. Por isso, calem-se e não digam asneiras!!!!!!

Quanto à parte de ser "humilhado" nas eleições não sei, mas não creio que em democracia esse termo se deva utilizar, mas enfim... As barbaridades ficam para quem as diz...

Mas não posso deixar de lembrar dois provérbios antigos: "em boca fechada não entra mosca" e "Quem diz o que não deve ouve o que não quer".

Por isso estejam caladinhos, para não dizerem asneiras, e não terem depois de levar o troco...

Bvna

Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

Atenção que não se está aqui a falar de eleições....Existem outros fóruns mais apropriados para isso.

Pé Ligeiro

Quote from: Stk on 29 de July de 2009, 18:39
Quote from: JR2969 on 29 de July de 2009, 18:22
Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

Eu não fui mandatado para o defender, mas o Dr. Ricardo Rio é nado e criado em Braga, logo é Bracarense de gema. E, mais do que isso, Braguista, sócio do Braga desde sempre. Por isso, calem-se e não digam asneiras!!!!!!

Quanto à parte de ser "humilhado" nas eleições não sei, mas não creio que em democracia esse termo se deva utilizar, mas enfim... As barbaridades ficam para quem as diz...

Mas não posso deixar de lembrar dois provérbios antigos: "em boca fechada não entra mosca" e "Quem diz o que não deve ouve o que não quer".

Por isso estejam caladinhos, para não dizerem asneiras, e não terem depois de levar o troco...


Então diz-me meu caro , não foi esse senhor que a uns tempos atrás , disse que não tinha lógica o  Mesquita  "ajudar" o Sc Braga ?

A ideia que sempre tive desse senhor é que a ser eleito , ele fechava as portas ao Sc Braga , mas .. posso estar enganado.  ;)

Mas tendo em conta o que o Mesquita tem feito e o carinho que os Bracarenses nutrem por ele , será presidente novamente  :)


O tema pode e deve ser discutido sem entrar  em "jogadas políticas".
Sempre fui contra a promiscuidade entre a política e o futebol!
Se acho que a CGD não tinha nada que financiar o Benfica, acho o mesmo para para o Braga!
O que se espera de um político é que coloque o bem comum acima dos seus interesses pessoais ou partidários. Espera-se que trabalhe em prol da comunidade e que seja criterioso e responsável na administração da coisa pública.
O que eu exijo como cidadão português que paga os seus impostos a tempo e horas é que o dinheiro do Estado (dos nossos impostos) seja utilizado no desenvolvimenmto do país e não para satisfazer este ou aquele interesse particular!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Ricardo

Sinceramente, creio que as duas coisas são possíveis. Especialmente porque a designação de Braga como cidade anfitriã do mundial é coisa para dar lucro. Não só no arrendamento do estádio para o jogo como no dinheiro que para cá trará!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Stk

Eu penso que se por ventura tiver que acontecer isso da bancada.. Que seja uma bancada amovível, pois uma bancada fixa tinha duas desvantagens :

1º Descaracterizava o estádio e depois ia ser sempre um espaço que praticamente nunca ia ser preenchido em dias de jogos para o Campeonato ou Liga Europa. Seria bastante inútil mais 10mil lugares para apenas receber 1 jogo ou 2 no máximo.

2º O dinheiro que ia ser gasto em tal , poderia ser investido noutra coisa mais rentável e mais útil ao Braga. Tal como a Academia , que seria uma coisa que ficava para sempre , permitia o melhor desenvolvimento das Camadas Jovens do clube e melhorava as condições de treino do clube ,entre outras inúmeras vantagens ,  não tendo que despender dinheiro em estágios de pré época.

Jamiro

ja agora a academia é para quando? ja prometram ha tanto tempo e ainda nada nem se ouve falar

ComContaPesoEMedida

Seguindo a sugestão do nosso querido Amigo Afonso Matos   (por onde tens andado?), vou também dar o meu contributo para este «peditório».

Mas como sempre defendi que aqui, no fórum do Superbraga, nunca deveriam ser discutidas questões de índole política ou religiosa - há braguistas em todos os quadrantes não se esqueçam - resolvi aproveitar a ocasião para homenagear a grande Lena d'Água, transcrevendo a letra de uma sua canção, com letra e música de Luís Pedro Fonseca, datada de 1982 e que diz tudo oque eu penso sobre este assunto!!!

E digo mais: só um político é que se lembraria de lançar esta questão em conferência de imprensa!!!


Demagogia


Dão nas vistas em qualquer lugar

Jogando com as palavras como ninguém

Sabem como hão-de contornar

As mais directas perguntas



Aproveitam todo o espaço

Que lhes oferecem na rádio e nos jornais

E falam com desembaraço

Como se fossem formados em falar demais



Demagogia feita à maneira

É como queijo numa ratoeira



P'ra levar a água ao seu moinho

Têm nas mãos uma lata descomunal

Prometem muito pão e vinho

Quando abre a caça eleitoral



Desde que se vêem no poleiro

São atacados de amnésia total

Desde o último até ao primeiro

Vão-se curar em banquetes, numa social



Demagogia feita à maneira

É como queijo numa ratoeira







Letra e música de Luís Pedro Fonseca
Álbum Perto de ti, Lena d'Água 1982

disco infiltrator

Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

"nosso presidente" ??? Fala por ti......

ZGANDULO

Quem disse ou apresentou factos crediveis que para aceitar o mundial, tinha.se de abdicar de um centro de estágios/alto rendimento para o SCB????

Quem diz???

Eu aceito as duas coisas e já agora, andem depressa com esse processo do terreno para o centro de estágios.... ;) ;D

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

JotaCC

Quote from: JR2969 on 29 de July de 2009, 18:22
Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

Eu não fui mandatado para o defender, mas o Dr. Ricardo Rio é nado e criado em Braga, logo é Bracarense de gema. E, mais do que isso, Braguista, sócio do Braga desde sempre. Por isso, calem-se e não digam asneiras!!!!!!


Por ser nascido e criado em Braga não quer dizer que seja Bracarence (sócio ou adepto) até a data nunca teve qualquer manifestação a esse respeito, enquanto o Engº já tirou o nosso enorme de descer de divisão.

PAF

Quote from: Jotacc on 29 de July de 2009, 14:28
No meu entender tudo não passa de manobras politicas como o Eng. Mesquita Machado é a favor o Mundial esses senhores tinham de ser do contra, nunca quiseram saber do nosso ENORME  e  em vésperas de eleições veem com esse comunicado.

Se tivessem um pouco que fosse atentos ao que se passa na cidade saberiam que um dos temas em discussão na reunião de Camara amanhã dia 30 é precisamente a candidatura de Braga a ser uma das cidades sede do Mundial em  2018 ou 2022, a pedido da Federação portuguesa de futebol.

Ricardo Rio em nenhuma parte do comunicado fala que é uma coisa ou outra....
Eu apesar de politicamente ser apoiante de RR sou totalmente a favor do Mundial em Braga, obviamente com custos controlados, e significa isto o quê? Que não se gaste do mesmo modo como se gastou com o EMB,  um estádio de 30mil lugares já vai com custos 120milhões€ ou perto disso, e apesar de já terem passado 9anos desde que começou, ainda se devem 75M€ dos 90M€ pedidos e nem se saberá quando estará pago!
Ou seja, construir uma bancada de 14mil lugares nunca pode ser solução, porque o estádio já tem lugares a mais vazios, e o custo dessa bancada e do seu projecto seriam incomportáveis e nesta altura (mesmo que seja daqui a 5/6anos) inaceitáveis.
Convém não esquecer que com a construção dos 38campos sintéticos (fora os já existentes e outros não incluidos na parceria), são mais 35M€ a pagar a longo prazo só para campos de futebol( a parceria é de 55M€ mas engloba outras infraestruturas)... ou seja financeiramente também não me parece que a Câmara esteja em condições de entrar em grandes aventuras, senão nem recorreria á parceria, que não passa de uma forma encapotada de pedir empréstimos, só que quem pede ao banco é a empresa.

Acho que aceitável para Braga seria um gasto de 5/10milhões de euros, e com a condição de realizar pelo menos 4jogos(no Mundial há 64).

Já agora fica aqui o comunicado da coligação que abarca vários pontos, uns com os quais concordo outros nem por isso...
A) Sobre os méritos da Candidatura Ibérica à organização do Mundial de Futebol
1. Os Vereadores eleitos pela Coligação "Juntos por Braga" entendem que a organização de eventos da natureza de um Campeonato do Mundo de Futebol são um forte contributo para a projecção internacional da imagem do País, das Regiões e das Cidades, um elemento catalisador da promoção turística e um elo de fortalecimento da identidade das Comunidades envolvidas.

2. Neste sentido, considerando que Portugal dispõe e disporá das condições necessárias ao acolhimento deste evento numa co-organização com Espanha, seja no ano de 2018, seja no ano de 2022, entendemos que esta Candidatura pode ser o veículo de rentabilização dos avultados investimentos realizados em Estádios no quadro do Euro-2004.

3. Em suma, assumimos a defesa desta Candidatura submetida a uma lógica de racionalização dos recursos a investir e da maximização do potencial hoje existente no domínio das infra-estruturas desportivas necessárias.


Queremos que Portugal receba em 2018 ou 2022 a organização do Mundial de Futebol.

B) Sobre a designação de Braga como cidade-anfitriã: enquadramento
4. Foram os Vereadores da Coligação confrontados com a proposta submetida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga à reunião do Executivo Municipal da próxima Quinta-feira de confirmar a disponibilidade expressa por este para que seja possível utilizar o Estádio Municipal de Braga no âmbito dessa Organização, caso tal Candidatura seja vencedora.

5. Nos termos da missiva dirigida pelo Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a confirmação de tal disponibilidade (a ocorrer, por escrito, até 31 de Julho próximo), requer que seja posteriormente remetido, até 30 de Novembro do ano em curso, o ante-projecto do Arquitecto responsável pelo Estádio com vista à ampliação do mesmo para 44.000 lugares sentados, o que implicará a construção de uma nova bancada.

6. Como não será difícil antecipar, seja pelos honorários do Arquitecto, seja pelo Custo de Construção da referida Bancada e inerentes adaptações da infra-estrutura existente, tal ampliação importará em algumas dezenas de milhões de Euros, num Estádio com um custo global muito superior aos 100 milhões de Euros e dos quais se encontra ainda por pagar uma parte substancial do financiamento bancário associado.

7. De notar ainda, que a instalação de tal Bancada adicional poderá acarretar a perda do único elemento verdadeiramente vantajoso deste equipamento, numa óptica de afirmação externa e de classificação patrimonial: a sua singularidade arquitectónica.

8. Finalmente, em circunstância alguma as comparticipações da FIFA ou eventuais participações de Fundos Públicos para apoio ao Evento poderão compensar o grosso dos custos que a Autarquia terá que assumir. O exemplo do Euro-2004 foi clarividente nesta matéria.

C) Sobre a designação de Braga como cidade-anfitriã: Parecer
9. À luz do exposto e das condicionantes existentes, não podem os Vereadores da Coligação "fazer de conta" e "empurrar com a barriga" uma decisão clara e corajosa só porque estamos na antecâmara de um acto eleitoral em que outros não pouparão na demagogia e no eleitoralismo.

10. Sempre nos pautamos por uma lógica de rigor e responsabilidade, por uma ambição consistente e não por uma postura de oneração despudorada das gerações vindouras. Respeitamos demasiado os filhos e netos dos Bracarenses de hoje para lhes queremos deixar a factura dos desmandos megalómanos de alguns.

11. Não podemos, pois, considerar viável a adesão de Braga a esta Candidatura, no que concerne à eventual utilização do Estádio Municipal de Braga em 1 ou 2 jogos desse evento.Não trocamos a resposta a um vasto rol de prioridades existentes no nosso Concelho pela promessa eventual de 90 ou 180 minutos de futebol oficial no quadro de tal Organização.

12. Braga tem hoje que dar respostas céleres e cabais nos planos do apoio social, da criação de emprego, da requalificação ambiental, da dinamização cultural e da renovação urbana que não se compadecem com desvios improdutivos.

13. Mesmo no Plano Desportivo, poder-se-á perguntar: Para quando a Conclusão da Piscina Olímpica? Para quando o Pavilhão Multiusos? Para quando a recuperação do PEB ou a dotação de vários equipamentos necessários nas diversas Freguesias do Concelho?

14. Como não poderia deixar de ser, daremos conta de tal indisponibilidade ao Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que esta vontade poderá prevalecer assim venhamos, como estamos convictos, a merecer a confiança da maioria dos Bracarenses nas Eleições Autárquicas de Outubro próximo.

D) Sobre o envolvimento de Braga no Mundial 2018/2022
15. Àqueles que nos irão acusar de enjeitar a "projecção internacional da cidade", convidámos a que assistam com atenção ao desenvolvimento da nossa governação e que percebam o que poderiam ter conseguido se tivessem apostado claramente na valorização patrimonial, na promoção de eventos culturais de dimensão ou no acolhimento de empresas de sectores de elevado valor acrescentado.

16. Mesmo no quadro da Candidatura ao Mundial 2018/2022, consideramos que Braga tem mais a ganhar como a cidade Quartel-general de uma ou mais Selecções de referência do que como cidade-anfitriã de um ou dois jogos eventualmente secundários da competição oficial.

17. Para tal, reiteramos a nossa convicção e disponibilidade para apoiar a criação de uma infra-estrutura absolutamente necessária à afirmação de tal capacidade de atracção, cujos méritos se estendem por todo o horizonte temporal vindouro, em benefício da formação desportiva local e de uma das nossas mais emblemáticas colectividades: a Academia Desportiva do Sporting Clube de Braga.

18. Os recursos que não serão afectos à adaptação do Estádio Municipal, em benefício de um fogo-fátuo de circunstância, serão muito melhor rentabilizados, e de forma perene, como catalisador da concretização de um projecto que merece, como sempre mereceu, todo o apoio e carinho desta Coligação.

19. Se no passado defendemos que seria preferível a criação de um projecto de raiz, em localização a designar, as actuais circunstâncias levam-nos a ponderar, e a desafiar a Direcção do S. C. Braga a reflectir connosco em tal possibilidade, se o mesmo não será mais exequível aproveitando as infra-estruturas e os espaços já existentes na envolvente do Estádio 1º de Maio, do Complexo Desportivo das Camélias e do Parque de Exposições de Braga.


Seja como for, o SC Braga contará com todo o apoio do novo Executivo Municipal para a concretização da sua Academia Desportiva.

20. Em suma, como será fácil de perceber, queremos Braga no Mundial, mas não no Estádio Municipal.

http://bracara2009.blogspot.com/

PAF

Quote from: Jotacc on 29 de July de 2009, 22:37
Quote from: JR2969 on 29 de July de 2009, 18:22
Quote from: miki on 29 de July de 2009, 18:16
o sr. ricardo rio tem mandado algumas bocas so que esquece se é que ira ser humilhado nas eleiçoes pelo nosso presidente mesquita machado ele que se dedique a pesca nem bracarense é esse senhor

Eu não fui mandatado para o defender, mas o Dr. Ricardo Rio é nado e criado em Braga, logo é Bracarense de gema. E, mais do que isso, Braguista, sócio do Braga desde sempre. Por isso, calem-se e não digam asneiras!!!!!!


Por ser nascido e criado em Braga não quer dizer que seja Bracarence (sócio ou adepto) até a data nunca teve qualquer manifestação a esse respeito, enquanto o Engº já tirou o nosso enorme de descer de divisão.

É mesmo distracção...só pode! Se no post de cima diz que ele é de Braga (bracarense de gema) e depois diz que é sócio do Braga desde sempre... escreve há anos uma crónica no Diário Minho em que variadas vezes o tema foi o SCBraga... convém saber o que se diz antes de escrever ou falar, sem conhecer minimamente a pessoa ou o seu percurso... depois é o diz que disse.
Ser sócio não significa minimamente ser adepto do Braga, conheço tantos que não o são....
Já agora gostava de saber como o Eng salvou o clube de descer? Comprou os arbitros? é que não vejo outra solução já que ele nestes 30 3 tal anos nunca jogou futebol...

Zeus

Quote from: Stk on 29 de July de 2009, 19:44
Eu penso que se por ventura tiver que acontecer isso da bancada.. Que seja uma bancada amovível, pois uma bancada fixa tinha duas desvantagens :

1º Descaracterizava o estádio e depois ia ser sempre um espaço que praticamente nunca ia ser preenchido em dias de jogos para o Campeonato ou Liga Europa. Seria bastante inútil mais 10mil lugares para apenas receber 1 jogo ou 2 no máximo.

2º O dinheiro que ia ser gasto em tal , poderia ser investido noutra coisa mais rentável e mais útil ao Braga. Tal como a Academia , que seria uma coisa que ficava para sempre , permitia o melhor desenvolvimento das Camadas Jovens do clube e melhorava as condições de treino do clube ,entre outras inúmeras vantagens ,  não tendo que despender dinheiro em estágios de pré época.

Concordo, mas se houver a possibilidade de a bancada ser apenas provisória, acho que não devemos recusar a hipotese de divulgar ainda mais este estádio ao mundo. ;)
Em relação ao centro de estágio, obviamente que não pode estar dependente do mundial.
Não concordo com a afirmação de que o centro de estágio vai permitir ao Braga não fazer estágios de pré-época, porque todos os clubes que têm centros de estágio vão estagiar sempre para fora.......n é por aí.........
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

200% Braga - B3

Para mim... As DUAS... O Mundial traria lucro à cidade (quem sabe até ao ENORME) mais do que suficiente para a Academia, isto se for bem preparado!!!
Isso de as cidades dos Mundiais não entrarem na cabeça de 99.9% das pessoas é treta!!!
Acho que poucos portugueses se vão esquecer de Marienfeld, onde esteve Portugal!!! Os povos que torcerem peças selecções hospedadas em Braga vão levar com imagens (do Bom Jesus quase de certeza!) de Braga a toda a hora e levar com o nome da cidade nem que seja naquela fase final da reportagem em que o reporter diz o nome dele, do camaradaman e da cidade!!! E mais do que as cidades, os estádios ficam no olho!!! O Sapporo na Coreia... Nunca mais o vi, mas tambem nunca mais o esqueci!!!
É publicidade forçada e não forçada, paga e de borla, praticamente inevitavel da cidade e por arrasto tambem do clube em todo o Mundo, e com a nossa grande obra que é o AXA... Ainda mais depressa fica nos olhos do mundo!!! E os jogos fracos vão ser vistos mais pelo estádio do que pelo jogo!!!

joaobl03

Eu acho que é uma asneira construir mais uma bancada para 1 ou 2 jogos , aumentar a lotação do estádio para 44 000 lugares quando a média de espectadores é de 10 mil . Pra além disso tirava muita da beleza arquitetônica ao estádio , na minha opinião é gastar dinheiro à sorte . Preferia a academia , é um passo muito importante para o crescimento do clube e o clube suportar todos os gastos envolve um grande sacrifício financeiro e em tempo de crise não vale a pena arriscar . 
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

lininho

Quote from: Nuno À-Braga on 29 de July de 2009, 10:23

P.S.2: já agora, se é só escolher, então eu escolho ter jogos do Mundial, ter selecções com a base em Braga (como a Espanha e a Grécia no Euro2004, algo que não foi assim tão frutuoso, muito menos comparado com a realização dos jogos), ter o S.C.Braga a construir uma Academia e a PAGÁ-LA DO SEU BOLSO sem ofertas de terrenos ou alterações do PDM pela C.M.B. e ainda ter um Parque Desportivo para os cidadãos na zona do Estádio 1º de Maio e Camélias!

zé: futuro capitão. 8-)

disco infiltrator

Quote from: lininho on 30 de July de 2009, 13:50
Quote from: Nuno À-Braga on 29 de July de 2009, 10:23

P.S.2: já agora, se é só escolher, então eu escolho ter jogos do Mundial, ter selecções com a base em Braga (como a Espanha e a Grécia no Euro2004, algo que não foi assim tão frutuoso, muito menos comparado com a realização dos jogos), ter o S.C.Braga a construir uma Academia e a PAGÁ-LA DO SEU BOLSO sem ofertas de terrenos ou alterações do PDM pela C.M.B. e ainda ter um Parque Desportivo para os cidadãos na zona do Estádio 1º de Maio e Camélias!





Eu queria era ter o mar em Braga com uma magnifica  praia. Será que dá  para juntar a esse pacote?