News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Designação de cidade como anfitriã do Campeonato do Mundo ou Academia para SCB?

Started by Afonso Matos, 29 de July de 2009, 09:56

Previous topic - Next topic

Afonso Matos

Eis um óptimo tema para debate:

"A "Coligação Juntos Por Braga" manifestou-se  contra a designação da cidade como anfitriã do Campeonato do Mundo de Futebol em 2018, defendendo que será melhor investir numa academia desportiva do Sporting de Braga."

Independentemente da componete política, este assunto pode e deve ser discutido por todos nós de forma ordeira e educada.
Quem sabe, não terá influência nas decisões sobre esta matéria dos nossos políticos?

Bvna

Milhões por milhões  a Academia ficará para sempre na cidade e servirá o clube. Enquanto que o prestígio e as boas recordações que, concerteza, guardaríamos por acolhermos jogos de um Campeonato do Mundo de Futebol, irão com o tempo...Prefiro um investimento que vai ajudar mais o Braga! Voto na Academia!

Nuno À-Braga

 Sejamos RIGOROSOS. O que querem é atirar-nos areia para os olhos, portanto sigamos a via da análise objectiva e rigorosa, recorrendo a FACTOS, tanto quanto possível!

"Milhões por milhões"??? Mas que milhões? Os milhões já foram gastos para a construção do Estádio, no âmbito do Euro2004 que, para o país NA SUA GLOBALIDADE, DEU LUCRO.

Agora, apenas faria falta uma bancada provisória, que decerto não custaria "milhões".

Estamos cientes que este é o maior evento a nível mundial, sem contar com uma guerra mundial?

Estamos cientes que esta é das poucas oportunidades que temos, enquanto cidade e região para contrariarmos o centralismo e para nos afirmarmos, quer em Portugal, quer na Península Ibérica em todo o mundo?

É PURA DEMAGOGIA e POLITIQUICE (não Política), vir para a praça pública com esta ideia que seria tão penalizadora para Braga, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM SEJA A PESSOA QUE O FAÇA.

Não estão em causa "milhões", muito menos "milhões" não comparticipados, a não ser os "milhões" de pessoas a quem Braga lhes entrará pelos olhos dentro e os "milhões" de Euros que a economia local granjeará a longo prazo em consequência da afirmação da cidade, tão e cada vez mais muito carente neste ponto, num mundo de progressiva competição entre regiões e cidades, sobretudo quando se prepara um preocesso de Regionalização que se prepara para nos transformar numa aldeia do porto.

SEJAMOS RIGOROSOS!

Deixemos de lado POLITIQUICE. Ao menos, que actuassem ao nível da Política, não da politiquice. E isto serve para TODOS.


Areia para os olhos é também deixar no ar a ilusão que há uma OPÇÃO, dizer que se transfere o dinheiro (gostava que me provassem que são tantos "milhões") da bancada provisória e se faz uma academia "PARA O SCB", como se o financiamento proviesse todo das mesmas fontes, como se ele existisse caso não tenhamos o Mundial em Braga (pelo menos ao nível da comparticipação extra-Município), como se ele existisse para outros fins e mesmo como se fosse legítimo a C.M.B. pagar uma academia ao S.C.B.. LANÇA-SE A IDEIA QUE HÁ UMA ESCOLHA, que há dinheiro que podemos optar por aplicá-lo numa coisa ou noutra.
É DESONESTO, mas... EFICAZ, infelizmente!

Já agora, também eu quero que me construam um campo de futebol, que faço lá uma escola de futebol para miúdos. E iria funcionar muito melhor que esses clubes de regional, que conheço muito bem, e que são apoiados anualmente com milhares e milhares de euros e com construções de instalações desportivas e sedes!

Sejamos sérios. Por Braga, pelo S.C.Braga!

P.S.: é recorrente, mais uma vez tenta-se ganhar votos à custa do S.C.Braga... E, repito, a minha crítica é cega no sentido em que se aplica objectivamente a quem pratica os actos que condeno, independentemente de quem seja.

P.S.2: já agora, se é só escolher, então eu escolho ter jogos do Mundial, ter selecções com a base em Braga (como a Espanha e a Grécia no Euro2004, algo que não foi assim tão frutuoso, muito menos comparado com a realização dos jogos), ter o S.C.Braga a construir uma Academia e a PAGÁ-LA DO SEU BOLSO sem ofertas de terrenos ou alterações do PDM pela C.M.B. e ainda ter um Parque Desportivo para os cidadãos na zona do Estádio 1º de Maio e Camélias!

P.S.3: a ti, amigo, que foste o único que leu o meu texto até ao fim, obrigado.

Ana Cunha

Nem penso duas vezes: academia! O campeonato acaba ao fim de um mês e a academia fica para sempre e, a longo prazo, iria ser muito mais útil. Mas infelizmente, penso que tanto uma como outra hipóteses são pouco realistas neste momento.

krugger

Quote from: Ana Cunha on 29 de July de 2009, 10:58
Nem penso duas vezes: academia! O campeonato acaba ao fim de um mês e a academia fica para sempre e, a longo prazo, iria ser muito mais útil. Mas infelizmente, penso que tanto uma como outra hipóteses são pouco realistas neste momento.

Concordo completamente.....

Bracari

Nem tanto ao mar... Nem tanto ao Rio!
Para começar, por mais que se ache piada à organização do mundial, o impacto em termos de imagem é relativo. Digam-me, demmemória, alguma cidade em que tenham tido lugar jogos do Mundial de 98, de 2002 ou 2006, tirando aquelas que conhecem de ouvir falar dos Países organizadores.
Mais, digam qual é a primeira imagem que vos vem à memória de cada uma dessas cidades. Nenhuma? Parabéns! Integra o grupo de 99,9% da população mundial.

Em 2004, Braga ainda se afirmou como a cidade do "estádio esquisito"... Que agora já nem seria, sendo que isso das bancadas provisórias me merece sérias dúvidas: estamos a falar de jogos do mundial e não do Benfica-Estoril!...

A posição da Coligação tem razão num ponto: é mais benéfico ter cá uma selecção como a Alemanha, a itália, a França, a Espanha, o Brasil, a Argentina ou outra que tal a estagiar do que organizar jogos como o Coreia-Mali ou o Letónia-Austrália...

E para isso a Academia do Braga podia ser um bom polo de atracção, que até teria esse benefício todos os anos.

Mas acho que o raciocínio falha quando coloca isso em alternativa ao investimento no estádio.
Porque não deve ser a câmara a pagar a Academia do Braga e mal está se o fizer. O dinheiro que não for gasto no estádio deve ser investido nas escolas, em lares, em jardins e em muitas outras coisas que faltam a Braga.

Pé Ligeiro

Quote from: Nuno À-Braga on 29 de July de 2009, 10:23
Sejamos RIGOROSOS. O que querem é atirar-nos areia para os olhos, portanto sigamos a via da análise objectiva e rigorosa, recorrendo a FACTOS, tanto quanto possível!

"Milhões por milhões"??? Mas que milhões? Os milhões já foram gastos para a construção do Estádio, no âmbito do Euro2004 que, para o país NA SUA GLOBALIDADE, DEU LUCRO.

Agora, apenas faria falta uma bancada provisória, que decerto não custaria "milhões".

Estamos cientes que este é o maior evento a nível mundial, sem contar com uma guerra mundial?

Estamos cientes que esta é das poucas oportunidades que temos, enquanto cidade e região para contrariarmos o centralismo e para nos afirmarmos, quer em Portugal, quer na Península Ibérica em todo o mundo?

É PURA DEMAGOGIA e POLITIQUICE (não Política), vir para a praça pública com esta ideia que seria tão penalizadora para Braga, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM SEJA A PESSOA QUE O FAÇA.

Não estão em causa "milhões", muito menos "milhões" não comparticipados, a não ser os "milhões" de pessoas a quem Braga lhes entrará pelos olhos dentro e os "milhões" de Euros que a economia local granjeará a longo prazo em consequência da afirmação da cidade, tão e cada vez mais muito carente neste ponto, num mundo de progressiva competição entre regiões e cidades, sobretudo quando se prepara um preocesso de Regionalização que se prepara para nos transformar numa aldeia do porto.

SEJAMOS RIGOROSOS!

Deixemos de lado POLITIQUICE. Ao menos, que actuassem ao nível da Política, não da politiquice. E isto serve para TODOS.


Areia para os olhos é também deixar no ar a ilusão que há uma OPÇÃO, dizer que se transfere o dinheiro (gostava que me provassem que são tantos "milhões") da bancada provisória e se faz uma academia "PARA O SCB", como se o financiamento proviesse todo das mesmas fontes, como se ele existisse caso não tenhamos o Mundial em Braga (pelo menos ao nível da comparticipação extra-Município), como se ele existisse para outros fins e mesmo como se fosse legítimo a C.M.B. pagar uma academia ao S.C.B.. LANÇA-SE A IDEIA QUE HÁ UMA ESCOLHA, que há dinheiro que podemos optar por aplicá-lo numa coisa ou noutra.
É DESONESTO, mas... EFICAZ, infelizmente!

Já agora, também eu quero que me construam um campo de futebol, que faço lá uma escola de futebol para miúdos. E iria funcionar muito melhor que esses clubes de regional, que conheço muito bem, e que são apoiados anualmente com milhares e milhares de euros e com construções de instalações desportivas e sedes!

Sejamos sérios. Por Braga, pelo S.C.Braga!

P.S.: é recorrente, mais uma vez tenta-se ganhar votos à custa do S.C.Braga... E, repito, a minha crítica é cega no sentido em que se aplica objectivamente a quem pratica os actos que condeno, independentemente de quem seja.

P.S.2: já agora, se é só escolher, então eu escolho ter jogos do Mundial, ter selecções com a base em Braga (como a Espanha e a Grécia no Euro2004, algo que não foi assim tão frutuoso, muito menos comparado com a realização dos jogos), ter o S.C.Braga a construir uma Academia e a PAGÁ-LA DO SEU BOLSO sem ofertas de terrenos ou alterações do PDM pela C.M.B. e ainda ter um Parque Desportivo para os cidadãos na zona do Estádio 1º de Maio e Camélias!

P.S.3: a ti, amigo, que foste o único que leu o meu texto até ao fim, obrigado.

Depois de ter chegado ao fim do teu texto, incluindo os teus três PS (P.S., P.S.2 e P.S.3) fico com a ideia reforçada de que se trata de uma questão política e que deverá interessar não só a quem gosta de futebol, mas a todos os cidadãos que podem ter peso, mesmo que indirectamente, na decisão que será tomada.

BRAGA SEMPRE MAIS!


José Soares

Não entendo a alternativa. Então não podemos querer as duas ? Se calhar vamos ficar sem qualquer delas e tudo isto não passou de conversa para ganhar uns votos (rosas ou laranjas). Para o SC BRAGA é óbvio que o melhor era a academia, para a cidade de Braga qualquer das duas é positiva.
 

rasarb

[url="http://apenasbraga.blogspot.com/"]http://apenasbraga.blogspot.com/[/url]
[url="http://www.youtube.com/watch?v=b7XmFHpAWrk"]http://www.youtube.com/watch?v=b7XmFHpAWrk[/url]

JCosta

Quote from: José Soares on 29 de July de 2009, 12:33
Não entendo a alternativa. Então não podemos querer as duas ? Se calhar vamos ficar sem qualquer delas e tudo isto não passou de conversa para ganhar uns votos (rosas ou laranjas). Para o SC BRAGA é óbvio que o melhor era a academia, para a cidade de Braga qualquer das duas é positiva.
 

Além disso, uma seria construida pelo SCBraga outra pela câmara. Daí que a questãp nem se coloca. O SCBraga decide sobre a academia e a câmara sobre o mundial.

Podem ambos decidir que sim ao ser projecto, ambos decidir que não ou um que sim e o outro que não. Mas nenhuma das decisões depende~rá da outra.
A academia não depende do estádio e o estádio não depende da academia.
Saudinha... da boa.

lipe

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Stk


Bvna

Quote from: Nuno À-Braga on 29 de July de 2009, 10:23
Sejamos RIGOROSOS. O que querem é atirar-nos areia para os olhos, portanto sigamos a via da análise objectiva e rigorosa, recorrendo a FACTOS, tanto quanto possível!

"Milhões por milhões"??? Mas que milhões? Os milhões já foram gastos para a construção do Estádio, no âmbito do Euro2004 que, para o país NA SUA GLOBALIDADE, DEU LUCRO.

Agora, apenas faria falta uma bancada provisória, que decerto não custaria "milhões".

Estamos cientes que este é o maior evento a nível mundial, sem contar com uma guerra mundial?

Estamos cientes que esta é das poucas oportunidades que temos, enquanto cidade e região para contrariarmos o centralismo e para nos afirmarmos, quer em Portugal, quer na Península Ibérica em todo o mundo?

É PURA DEMAGOGIA e POLITIQUICE (não Política), vir para a praça pública com esta ideia que seria tão penalizadora para Braga, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM SEJA A PESSOA QUE O FAÇA.

Não estão em causa "milhões", muito menos "milhões" não comparticipados, a não ser os "milhões" de pessoas a quem Braga lhes entrará pelos olhos dentro e os "milhões" de Euros que a economia local granjeará a longo prazo em consequência da afirmação da cidade, tão e cada vez mais muito carente neste ponto, num mundo de progressiva competição entre regiões e cidades, sobretudo quando se prepara um preocesso de Regionalização que se prepara para nos transformar numa aldeia do porto.

SEJAMOS RIGOROSOS!

Deixemos de lado POLITIQUICE. Ao menos, que actuassem ao nível da Política, não da politiquice. E isto serve para TODOS.


Areia para os olhos é também deixar no ar a ilusão que há uma OPÇÃO, dizer que se transfere o dinheiro (gostava que me provassem que são tantos "milhões") da bancada provisória e se faz uma academia "PARA O SCB", como se o financiamento proviesse todo das mesmas fontes, como se ele existisse caso não tenhamos o Mundial em Braga (pelo menos ao nível da comparticipação extra-Município), como se ele existisse para outros fins e mesmo como se fosse legítimo a C.M.B. pagar uma academia ao S.C.B.. LANÇA-SE A IDEIA QUE HÁ UMA ESCOLHA, que há dinheiro que podemos optar por aplicá-lo numa coisa ou noutra.
É DESONESTO, mas... EFICAZ, infelizmente!

Já agora, também eu quero que me construam um campo de futebol, que faço lá uma escola de futebol para miúdos. E iria funcionar muito melhor que esses clubes de regional, que conheço muito bem, e que são apoiados anualmente com milhares e milhares de euros e com construções de instalações desportivas e sedes!

Sejamos sérios. Por Braga, pelo S.C.Braga!

P.S.: é recorrente, mais uma vez tenta-se ganhar votos à custa do S.C.Braga... E, repito, a minha crítica é cega no sentido em que se aplica objectivamente a quem pratica os actos que condeno, independentemente de quem seja.

P.S.2: já agora, se é só escolher, então eu escolho ter jogos do Mundial, ter selecções com a base em Braga (como a Espanha e a Grécia no Euro2004, algo que não foi assim tão frutuoso, muito menos comparado com a realização dos jogos), ter o S.C.Braga a construir uma Academia e a PAGÁ-LA DO SEU BOLSO sem ofertas de terrenos ou alterações do PDM pela C.M.B. e ainda ter um Parque Desportivo para os cidadãos na zona do Estádio 1º de Maio e Camélias!

P.S.3: a ti, amigo, que foste o único que leu o meu texto até ao fim, obrigado.

Nuno, quando digo "milhões por milhões" quero dizer "dinheiro por dinheiro", compreendo que a expressão inicial não tenha sido usada da melhor maneira, neste âmbito.

Em relação ao resto, não fui rigoroso porque apenas respondi ao post inicial e não ao artigo do Ricardo Rio.

Lido o artigo, onde ele até nem coloca as coisas nestes termos de "ou Mundial ou Academia", mas mais "ou Mundial ou um conjunto de outros equipamentos e infra-estruturas", devo dizer que posso perfeitamente concordar contigo em vários aspectos que abordaste, nomeadamente na questão de "opção". Aceito que a "opção" não será tão linear assim, pois são verbas diferentes, para equipamentos diferentes, provenientes e comparticipadas de forma diferente, e envolvendo várias entidades. No fundo o que eu quero mesmo, é o Mundial, a Academia para o Braga e mais parques na cidade, porque a vida não é só futebol!

JotaCC

No meu entender tudo não passa de manobras politicas como o Eng. Mesquita Machado é a favor o Mundial esses senhores tinham de ser do contra, nunca quiseram saber do nosso ENORME  e  em vésperas de eleições veem com esse comunicado.

Quanto ao tema em si concretamente tem duas vertentes distintas:

1ª Mundial: Tal como o europeu viria muita gente dependendo das equipas que cá jogassem como aconteceu no europeu que seria bom para a cidade (comércio e hotelaria) até mais uma vez para divulgar a nossa cultura e quem sabe no futuro nos viriam visitar.

2ºAcademia: Para o clube seria bom, para a  formação de jogadores, criar um espaço para os miudos extra clube poderem usufruir das nossas instalações.

Agora não acredito que alguns clubes viessem para aqui estagiar.

DM92

Uma coisa eu vos digo, O SC Braga nao é so futebol...

Ha mais modalidades que sao completamente ignoradas dentro do clube, exemplo do basquetebol
Sempre Contigo .. BRAGAAAA


1

Quote from: Turtle#11 on 29 de July de 2009, 14:54
Uma coisa eu vos digo, O SC Braga nao é so futebol...

Ha mais modalidades que sao completamente ignoradas dentro do clube, exemplo do basquetebol

Sem duvida. O basket é igual às outras modalidades são todas ignoradas menos o futebol. Para mim a academia deveria ser para todas as modalidades, espero que pensem nisso.

Já agora expliquem me porque é que se tem que pôr as coisas dessa forma? Ou uma ou outra? Porque não as 2?

Dizem que tem que ser 1 ou outra mas não explicam porquê? (obviamente é por motivos financeiros mas não será possível fazer os 2?)
A academia do Braga deve ser construída pelo Braga talvez com algum subsidio mas deve ser do Braga a câmara a meu ver deve ter o menor envolvimento possível.

JR1287

Quote from: Jotacc on 29 de July de 2009, 14:28
No meu entender tudo não passa de manobras politicas 1. como o Eng. Mesquita Machado é a favor o Mundial esses senhores tinham de ser do contra, 2. nunca quiseram saber do nosso ENORME  e  3. em vésperas de eleições veem com esse comunicado.

1. Donde é que se retira quem é contra e quem é a favor do Mundial em Braga??? Nem nunca ouvi o MM a defender o Mundial em Braga, nem o RR a ser contra o Mundial em Braga... Pelo contrário, senão nem colocaria essa hipótese, como está a fazer.

2. Quem é que nunca quis saber do nosso Enorme?? Sabes o que estás a dizer?? É que além de ser injusto, é mentira! O RR é sócio do Braga e assíduo frequentador dos jogos do Braga desde sempre; aliás, é tão fanático como eu! (foi meu colega de escola, e sei o que estou a dizer, pois vi muitos jogos com ele no 1º de Maio e continuo a encontrá-lo no axa muitas vezes).

3. Já nas outras eleições se falou do Braga e do estádio; não acerca do Mundial, como é óbvio, mas sobre a melhor forma de o rentabilizar após o Euro 2004. E devo dizer que tinham excelentes propostas, que satisfaziam o interesse dos cidadãos, rentabilizavam o estádio no interesse da Câmara e eram desportivamente bons para o Braga, e claro que nenhuma foi aproveitada por este executivo.

Por isso, não basta ser bota-abaixo e dizer asneiras, é preciso saber o que se está a dizer!!!

luismico