News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Gil Vicente vs. S.C.Braga -> Comentários durante e após o jogo

Started by Bvna, 25 de July de 2009, 12:38

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jogo muito mau!
Não há fio de jogo nenhum, ninguém sabe o que fazer à bola, para quem passar, pouca objectividade.
Impressionante a quantidade de passes falhados!

Possebon e Peña são uma desilusão.
Madrid, alguém que o venha buscar e depressa.
Paulão ganha nas alturas, mas depois a passar a bola...Leone é bem melhor. Ney dá um bom suplente, tem garra.
Frechaut o tapa buracos do costume.
Yazalde, Meyong e Linz: não deu para ver grande coisa pk a bola não chegava lá!
Edimar não atacou, provavelmente devido às orientações ultra defensivas do Domingos.
Diogo Valente lutador mas não chega.
Paulo César, Mossoró e Evaldo pouco produtivos ainda.
Matheus ainda te queixas de teres poucas oportunidades?
Fernando Alexandre é razoável, mas no Braga tem que ser muito mais rápido.
Filipe Oliveira foi dos poucos que se safou (boa alternativa a João Pereira).
Enorme Vandinho, ao nível que nos habituou, pôs alguma ordem no meio campo na 2ª parte.
Kalaba continua a ser uma boa surpresa, merece sem dúvida uma oportunidade.
Alan ainda tá com o ritmo do forró, da feijoada e dos shopinhos!
Na baliza estamos muito bem servidos.

Espero que o João Pereira esteja recuperado para 5ªf.

E César...volta depressa!!!

JotaCC

A desorganização continua falta alguem que pegue na bola que ponha a equipa a jogar um numero 10, só o César não chega, o Kalada pode vir a ser, falta um marcador de livres e um avançado para o jogo areo, no outros sectores está tudo bem desde que não haja saidas, mas assim jogamos para o empate para o ponto e o nosso BRAGA  tem que jogar para a vitória.

C.P.

SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Olho Vivo

Vi ontem a nossa equipa jogar pela primeira vez nesta temporada e... tendo em atenção que há um jogo a sério na próxima quinta-feira, há motivos para preocupação. A equipa revela pouca mecanização, nenhuma imaginação ou quaisquer rasgos de criatividade - e, evidentemente, cria muito poucos lances de golo. Por outro lado, a organização defensiva parece estar um pouco mais afinada - embora, uma ou outra vez, tivéssemos sido apanhados mal posicionados em lances de contra-ataque do adversário. O Gil Vicente, diga-se, mostrou sempre uma boa organização.

Em termo tácticos, fiquei algo surpreso em relação ao que aqui havia lido. O Braga apresentou-se em 4-2-3-1, desta forma:

[1ª parte:]

PAWEL

F.OLIVEIRA          PAULÃO             NEY             EDIMAR

MADRID                    POSSEBON

P.CÉSAR                         KALABA                    MATHEUS

YAZALDE


[2ª parte]

EDUARDO

FRECHAUT        PAULÃO         RODRIGUEZ        EVALDO

F.ALEXANDRE                    VANDINHO

ALAN                         MOSSORÓ                    D.VALENTE

MEYONG


Sensivelmente a meio da segunda metade, entraram Leone (por Paulão), Peña (por Mossoró) e Linz (por Meyong).


Este 4-2-3-1 tem no entanto uma nuance: um dos médios "defensivos" tem licença para, em momento ofensivo, se adiantar no terreno: Possebon foi esse homem na primeira parte, caindo um pouco mais sobre a esquerda; a F.Alexandre coube essa função na segunda parte, caindo um pouco mais sobre a direita. Nessas situações, o pivot ofensivo (Kalaba, Mossoró e Peña) tendia a cair sobre o lado contrário, sem deixar contudo de lhe caber o papel de dinamizador do ataque.

Tem de dizer-se que as coisas não funcionaram bem. Em minha opinião, o grande problema é exactamente a composição da dupla mais recuada do meio-campo. Nenhum desses homens, sobretudo aqueles incumbidos de se libertarem e incorporarem na manobra ofensiva) mostraram qualidades para serem factor de desequilíbrio. Dos quatro que jogaram, todos mostraram mais qualidades para a posição 6 (o tradicional trinco) do que de número 8. Nenhum mostrou qualidades (e à-vontade) para assumir um jogo de maior risco, conduzindo a bola ou arriscando o passe mais longo, a variação de flanco...  De modo que os nossos lances ofensivos viveram sobretudo dos rasgos de criatividade do pivot ofensivo. Não por acaso, os flancos mais activos no plano ofensivo foram o direito na primeira parte (para onde tendia a cair Kalaba) e o esquerdo, na segunda (por força do posicionamento de Mossoró)*. Muito pouco quando o adversário está bem posicionado no terreno. O jogo foi uma sucessão de passes para o homem mais próximo, curtos e denunciados, facilitando a tarefa de quem defendia, sem ninguém que impusesse variações no nosso futebol ou lhe emprestasse alguma capacidade de desequilíbrio.

Curiosamente, a equipa da primeira metade foi um pouco mais perigosa e mais segura - Paulo César teve uma oportunidade de golo imperdível. Na segunda metade, à excepção de um excelente cabeceamento de Meyong e apesar de uma ou outra boa movimentação ofensiva, houve pouca objectividade... e visámos muito pouco a baliza. Em contrapartida, parecemos um pouco mais vulneráveis ao contra-ataque adversário - embora não se possa dizer que o Gil Vicente tenha beneficiado de grandes oportunidades de golo.

Concluindo, independentemente de alguns jogadores poderem estar em processo de adaptação aos companheiros e numa fase em que estão ainda à procura de alguma confiança, penso que dificilmente as coisas poderão melhorar muito com uma dupla de médios "defensivos" composta por jogadores (salvaguardadas as diferenças) tão "iguais". E o problema é que não temos grandes alternativas. A meu ver, apenas César Peixoto o pode fazer, o que é curto. Em contrapartida, não me parece haver lugar para tantos médios "defensivos" no plantel. Pelo menos um está a mais...

Enfim, volto a dizer, compreendo mal a alteração aos sistema e modelo de jogo da época passada. Tínhamos claramente plantel para o reproduzir... Assim, muitas dúvidas se levantam em relação ao futuro desta equipa. E com um jogo a sério na próxima quinta-feira...  :-\ :-\ :-\

* Com a entrada de Peña, as coisas voltaram a inverter-se, com o venezuelano a cair um pouco mais para a direita).

NOTA: um pouco mais tarde "posto" a minha apreciação a algumas exibições indivduais.

anonymous

Quote from: Bruno3429 on 26 de July de 2009, 08:05
Jogo muito mau!
Não há fio de jogo nenhum, ninguém sabe o que fazer à bola, para quem passar, pouca objectividade.
Impressionante a quantidade de passes falhados!

Possebon e Peña são uma desilusão.
Madrid, alguém que o venha buscar e depressa.
Paulão ganha nas alturas, mas depois a passar a bola...Leone é bem melhor. Ney dá um bom suplente, tem garra.
Frechaut o tapa buracos do costume.
Yazalde, Meyong e Linz: não deu para ver grande coisa pk a bola não chegava lá!
Edimar não atacou, provavelmente devido às orientações ultra defensivas do Domingos.
Diogo Valente lutador mas não chega.
Paulo César, Mossoró e Evaldo pouco produtivos ainda.
Matheus ainda te queixas de teres poucas oportunidades?
Fernando Alexandre é razoável, mas no Braga tem que ser muito mais rápido.
Filipe Oliveira foi dos poucos que se safou (boa alternativa a João Pereira).
Enorme Vandinho, ao nível que nos habituou, pôs alguma ordem no meio campo na 2ª parte.
Kalaba continua a ser uma boa surpresa, merece sem dúvida uma oportunidade.
Alan ainda tá com o ritmo do forró, da feijoada e dos shopinhos!
Na baliza estamos muito bem servidos.

Espero que o João Pereira esteja recuperado para 5ªf.

E César...volta depressa!!!

Faço das tuas as minhas palavras.
Possebon é só fogo de vista. Muitos passes errados, não corre, arrasta-se dentro de campo.
Peña até que nem esteve muito mal, mas é muito frágil e um pouco pequeno (o que não quer dizer que não tenha qualidades).
Agora sim, começo a ficar preocupado...

Stk



O Sp. Braga apadrinhou a apresentação da boa equipa do Gil Vicente aos seus associados, num jogo que acabou a zero, pelo que a Taça Crédito Agrícola teve de ser decidida nas grandes panalidades. Aí brilhou Eduardo, que travou os remates de Baylon e Hugo Vieira. Os bracarenses levaram o troféu e ainda algumas dúvidas para a próximo jogo já "a doer", frente aos suecos do Elfsborg, que sábado marcaram presença em Barcelos em missão de espionagem.

Também Pinto da Costa, presidente do FC Porto, viu o dérbi minhoto, aproveitando para trocar impressões com Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, que ontem mostrou o seu núcleo duro só na segunda parte.

Fonte : record

djfc

Depois de ter visto o jogo de ontem começo a ficar apreensivo para o jogo de 5ª feira...Aguardo mudanças e melhorias mas o tempo aperta.

nandes



Relativamente à situação do João Pereira, não sei informar se realmente foi vendido (não acredito muito) ou se estava lesionado (não me pareceu), apenas sei que assistiu ao jogo na bancada, acompanhado de uma menina, por sinal muito linda e bem "boa". Portanto, ele em Barcelos e no estádio, ESTEVE!!!



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Ultra81

[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

Satmar

Mais um jogo que vi do nosso clube e novamente uma desilusão. Parece que as coisas estão complicadas,  equipa está longe de parecer confiante, houve uma ruptura total com o passado e pouco se ganhou. Sei que os jogos a sério ainda não chegaram, mas duvido muito que até 5.ª feira as coisas mudem muito. Vai ser dificil passar esta eliminatória, pois pelo que vi a equipa está muito curta, não há profundidade e poucos oportunidades de golo. Dos reforços só Diogo Valente parece entrar bem na equipa, já que Paulão e Possebon não são, até agora, melhores que os que cá estavam. Mas temos que ser optimistas e acreditar que o mister está a trabalhar bem e com pensamento no futuro.
Força Guerreiros!!!

Olho Vivo

Algumas apreciações individuais:

Paulão: quase sempre bem - com destaque no jogo aéreo - mas mostrou alguma falta de rins num lance, na segunda metade, em que foi facilmente driblado em velocidade, lance que poderia ter resultado num lance de grande perigo. Com as linhas adiantadas, precisa de alguém com velocidade para lhe cobrir as costas. Muito perigoso nos lances de bola parada ofensivos.

Ney: pareceu muito certinho - para quem não é central de raiz. Não foi contudo muito perturbado no período em que jogou (primeiro tempo) pelo que há que rever a sua capacidade em outras ocasiões.

Possebon: tem grande qualidade técnica, joga de cabeça levantada... mas joga um futebol muito curto. Pode ser uma questão de confiança, de pouco conhecimento em relação aos companheiros de equipa... ou uma questão de perfil. Parece-me um excelente jogador para actuar como pivot defensivo. No papel que lhe foi atribuído, faltou-lhe iniciativa e rasgo. Ou ainda não mostrou tudo o que vale ou não se pode esperar dele que empurre a equipa para a frente, "correndo riscos". Pareceu-me uma alternativa muito boa... mas para a posição 6 (para a qual já temos muitas soluções).

Madrid: não se pode dizer que tenha estado mal - mas foi um duplicado de Possebon no primeiro tempo. Tem a atenuante de estar incumbido de funções mais posicionais. Pareceu-me contudo algo lento a decidir em alguns lances - e daí algumas perdas de bola. Também é verdade que a movimentação da equipa não abria grandes linhas de passe...

Kalaba: a única fonte de criatividade da equipa durante o primeiro tempo, o único que tentou coisas diferentes, sempre em movimento. Não é um velocista mas executa sempre em velocidade. É claramente uma alternativa para o onze... e com suficiente versatilidade para actuar noutras posições - nas alas, por exemplo. Combinou algumas vezes bem com  Yazalde.

Yazalde: tal como qualquer ponta-de-lança, com a equipa a jogar da maneira que jogou, não teve muita bola. Contudo, procurou-a sempre, combinando por vezes bem com Kalaba. Mostrou a sua grande virtude: a capacidade de, jogando de costas para a baliza, saber utilizar a sua capacidade física para guardar a bola, esperando a subida dos companheiros - o que o tornaria uma excelente opção no modelo de jogo da temporada passada (continuo a não entender o porquê de, na altura,  não ter ficado no nosso plantel). Neste sistema, precisa... que a equipa produza mais...

F.Alexandre: gostei da impetuosidade e do arreganho que coloca na disputa dos lances.Também não é homem para gerir de forma diferente o futebol da equipa... mas parece pelo menos não ter medo de tomar a iniciativa de arrastar a equipa para a frente. Falta-lhe contudo o discernimento para ser ele a comandar e iniciar o nosso jogo atacante. É mais uma excelente alternativa para a posição 6... de recurso para a posição 8...

D. Valente: mostrou o que se lhe conhece - empenho, velocidade, capacidade de trabalho e... [finalmente alguém!] apetência pelo cruzamento (muito bem, neste aspecto!). Tem outras pechas: nem sempre tem grande discernimento (foi algo lento a decidir-se pelo remate num lance de potencial perigo) e não é muito criativo nos duelos individuais.

Peña: gostei do miúdo, já que não tinha grandes expectativas. Mostrou não ter receio da iniciativa. É verdade que lhe falta alguma capacidade física e alguma velocidade... mas pode vir a ser um bom jogador. Duvido contudo que seja real alternativa a breve prazo.


Dos mais "velhos" gostei de Rodriguez - muito bem a dobrar Paulão; Vandinho, a mostrar que, pelo menos para já, é a melhor opção para a posição 6; Meyong, apesar de muito isolado na frente, apareceu com imaginação e sempre felino, quase marcou de cabeça. Não gostei de Paulo César (trapalhão, como sempre, e ainda por cima perdulário) e Matheus (alternou o bom com o mau, mas raramente desequilibrando).

easy_scb

Do comentário do Pedro nota-se aquilo que já por aqui disse: faltam médios de transição que encaixem neste 4x3x3...

Mais: fico ainda mais preocupado quando me dizem que o Possebon não é capaz de desempenhar o papel como seria suposto...resta-nos Peixoto quando deviamos ter 4/5 bons jogadores para as posições... :o :o ??? ???

Stk

O Possebon já mostrou ser grande jogador com a bola nos pés .. Só não vê isso quem não quer. O que lhe está a faltar é um bocado de raça a disputar os lances . Penso que ele neste momento está ainda a ganhar confiança e entrusamento , pois não é fácil estar sempre a mudar de 11 jogo para jogo.

Nota-se também que ele é um bocado acanhado em campo , tem medo de arriscar certos lances e joga sempre pelo seguro, talvez aqui se aplique a falta de confiança , talvez pela grave lesão que teve ou pela diferença do futebol que vinha para o nosso.
Acredito que quando estiver a moral em alta e os niveis fisicos a 100% vai ser uma mais valia no meio campo.

Contudo , resta-me concluir a rezar para que o César esteja bom para jogar quinta , pois não parece mas os 2 jogos que saiu da equipa.. não conseguimos jogar. O que não se passava nos jogos anteriores que ele estava em campo, penso que é neste momento um dos jogadores capazes de pegar na bola e por a equipa a jogar.

krugger


Bem não vi o jogo mas pelo visto foi mais do mesmo.

O Elfsborg chegou à liderança do campeonato sueco, espero que toda a gente tenha a real noção do adversario k vamos enfrentar, para não termos surpresas desagradaveis.

Pedro_RBA

Mais um jogo em que o Braga não mostrou nada. Começo a ficar seriamente preocupado, Dos reforços destaco apenas Yazalde e Kalaba como positivos por que os outros ainda não me mostraram nada de especial, então a estrela de que tanto falavam chamada de Posebon nem no jogo de apresentação nem no jogo de Sábado me mostrou algo que se veja.

Quanto aos guarda-redes não sei onde o Eduardo anda com a cabeça mas tenho saudades do velho Eduardo que era seguro nas saídas e dava essa mesma segurança aos seus companheiros e a nós adeptos, no sábado limpou um pouco a imagem de um jogo fraco e com alguns arrepios ao defender 2 penalidades. Contudo, continua obviamente com o meu apoio e a ser a minha opção titular.

Na defesa notou-se a falta do nosso pequeno guerreiro JP pois o Filipe Oliveira apesar de não comprometer na defesa tem um indice de falhas de passe e perdas de bola demasiado elevado para o meu gosto. Da malta nova, ainda noto alguma estranheza e uma certa, como aqui foi dito, dureza de rins. Sem duvida que a dupla Rodriguez/Moises ou mesmo Rodriguez/Leone deverá ser a titular.

Meio-Campo muito lento que temos este ano, pelo menos é essa a ideia que tenho, ou então é muito defensivo porque aqueles ataques rápidos de primeiro toque e com meia duzia de passes não se vê este ano. Existe uma falta gritante de opções e um enrolar da bola a ver se sai dali alguma coisa. Madrid é para vender/dispensar, e Posebon como já disse não vi nada dele e prevejo um "rompe bancos" se a coisa não muda de figura, salvo não esteja no contrato dele que seja obrigado a jogar, porque se assim for muito mal estamos. Vandinho continua aquele reloginho e é a salvação daquele meio-campo, onde o Mossoró fez o que pode para tentar esquecer Luis Aguiar mas... que saudades do Uruguaio. Ainda assm Kalaba esteve muito bem e com um pouco mais de horas de jogo nas pernas podemos ter aqui uma verdadeira revelação. Alan esteve estranhamente trapalhão, podendo ser ainda uma questão de tempo até se habituar ao seu novo look (admito que não estava a reconhcer o careca que estava a jogar).

Do ataque o Yazalde na minha modesta opinião merece a titularidade, depois da garra, da técnica e da força que mostrou neste ultimo jogo, comparativamente falando ao lutador mas ineficaz Meyong e á nulidade que é/foi Linz. Muito sinceramente eu, que detesto ver pontas de lança que não fazem uma palha pela equipa e esperam que a bola lhe venha parar ao pé ou á cabeça, acho que o Linz é a terceira opção desta equipa numa lista onde punha o Yazalde a titular.

Concluindo, muito mas muito pouco para uma equipa que Quinta vai fazer a sua estreia na Liga Europa. Ou muita coisa muda até lá, ou vamos sofrer e não vai ser pouco. Se continuar assim somos equipa de meio da tabela e para o ano nem a Europa cheiramos. Não é pessimismo, é aquilo que mostramos que não dá para mais.

Saudações Ultras

luismico

Muito mau para ser verdade  :'( :'(
Dos piores destaco

F. Oliveira (perde muitas bolas e nao vai ao choque)
Paulão (apesar de criar boas oportunidades nas bolas paradas, é bastante mau com a bola nos pés, errou bastantes passes simples na defesa que se podem tornar perigosos)
Madrid (apesar de estar melhor que em outras alturas complicou bastante em alguns lances faceis, falhou alguns passes. E eu que gosto (gostava) muito de o ver jogar
Matheus (inconsistente e muito agarrado à bola quando se pediam passes)

De positivo só mesmo a barraquinha que vendia as sandes de porco asssado  ;D ;D ;D

Luso

Uns dizem bem de uns jogadores, a seguir outros já estão a dizer mal...ao menos é tudo da mesma opinião que a equipa não jogou nada. ;D

BDBRAGA

PORQUE RAZAO O MISTER NÃO UTILIZOU INICIO A EQUIPE QUE ESTARAA DE INICIO NA QUINTA E AI MEXIA DURANTE O JOGO AAS POSSIVEIS ALTERAÇOES,E FEZ AO CONTRARIO?
O PRESI TEM QUE LHE DAR UM DAQUELES BERROS ....

(S)oon(C)hampion(B)raga

segundo foto e texto vindo no jornal "abola" de domingo esteve presente uma video-camara a filmar todo o jogo para uma televisão sueca...

alguém consegue arranjar esse video/resumo do jogo?
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Carvalhinha

Quote from: Adepto on 28 de July de 2009, 01:46
segundo foto e texto vindo no jornal "abola" de domingo esteve presente uma video-camara a filmar todo o jogo para uma televisão sueca...

alguém consegue arranjar esse video/resumo do jogo?

Pelo que eu entendi dessa notícia, não filmaram nada para uma estação de televisão, mas sim para o próprio clube, para saberem como é que o SC Braga joga, quais os pontos fracos, os fortes, etc.