News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O discurso de Domingos e a imprensa

Started by Olho Vivo, 21 de July de 2009, 14:03

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Se não me engano, passaram mais ou menos em claro (aqui) as palavras com as quais Domingos, já por mais de uma vez, se referiu à época passada. Fê-lo deixando implícito que as lesões de que padecem muitos dos jogadores do actual plantel teriam algo a ver com a gestão física dos atletas na temporada passada e voltou a fazê-lo considerando que o que o Braga fez na temporada passada esteve aquém do que poderia e deveria ter feito. A este propósito, ouvi ontem declarações de Fernando Guerra (cronista d'A BOLA), num programa desportivo que de alguma forma ele repete hoej, numa crónica do referido jornal:


Má camaradagem

Por Fernando Guerra

JORGE COSTA é um dos mais jovens e promissores treinadores portugueses. Ainda a dar os primeiros passos, apresenta já percurso muito simpático, com resultados, de que se destaca a promoção do Olhanense à Liga principal, uma aposta de risco concretizada com sucesso. Esse título não terá a grandeza dos muitos que ele conquistou como jogador, mas representa feito de enorme significado para quem decidiu, por sua conta e risco, empenhar-se noutro desafio, diferente mas não menos aliciante. Antes recebia orientações para a equipa melhorar o desempenho, agora é ele a dá-las. Mudança aparentemente insossa, encarada com toda a naturalidade, como em qualquer actividade profissional, onde a experiência, o conhecimento e a vontade são os pilares fundamentais de progressão numa carreira. Como ninguém consegue adivinhar o futuro, não é possível prever se o êxito que Jorge Costa terá como treinador se aproximará do que alcançou como jogador, de aí me parecer que se precipitou ao declarar que em Portugal só aceitará treinar o FC Porto, no que se refere ao universo dos grandes, obviamente.

A afirmação considero-a dispensável, mas entendo-a num quadro de relacionamento pouco saudável, insensato, onde a rivalidade clubista continua a confundir-se com tribalismo. Com uma simples frase, Jorge Costa fechou duas portas, a do Benfica e do Sporting, pouco interessando trazer à discussão se alguma delas, algum dia, se lhe abriria. Provavelmente, não, mas o futebol é um poço inesgotável de surpresas. Talvez ele se tivesse atrevido a tão arrojada posição por duas ordens de razões: pressentir que, de facto, como funcionário, nunca lhe será permitida a entrada nem na Luz nem em Alvalade e também por reconhecer que, sendo a sua ligação ao FC Porto tão poderosa, não descobre espaço na sua mente para alimentar eventuais exercícios jornalísticos que amanhã o colocassem na lista de preferências dos rivais de Lisboa.

Vistas assim as coisas, ao acatar as sugestões da sua consciência, Jorge Costa inibe os horizontes profissionais cá dentro, o que, quer se queira ou não, é uma prova de coragem e uma manifestação de nobreza de carácter. Da mesma maneira que também nunca alguém esperou ver Toni sentado no banco de suplentes do FC Porto ou do Sporting. É verdade que não foi convidado e se tivesse sido a resposta, com toda a certeza, adivinha-se: não. Pelos mesmos motivos dos invocados por Jorge Costa, que massacraram Artur Jorge, marcado com o ferrete de emissário do norte para a espúria missão de destruir o futebol encarnado, e que só não liquidaram Jesualdo Ferreira por a sua competência ter abafado a ladainha de algozes ansiosos por acariciarem a cabeça do treinador do Benfica. À força de tantos jogos ganhar e de tantos títulos conquistar, Jesualdo tem silenciado e condenado ao desprezo o bando crítico, mas que se acautele. Estamos a falar de gente sem memória, sem princípios, sem valores.

Se Jorge Costa definiu o seu rumo com clareza, Domingos Paciência, outro jovem treinador da mesma fornada, opta pela via da insinuação, da má vizinhança e má camaradagem.Nada de relevante apresenta em termos de resultados desportivos, mas quanto ao reparo barato aprecio-lhe a destreza. Foi escolhido pelo Sporting de Braga com base em critérios não explicados e desde que lá chegou tem dividido o tempo entre a preparação da equipa e o ataque ao trabalho do antecessor, por acaso actual treinador do Benfica. Primeiro criticou as pubalgias e depois atreveu-se à deselegância de considerar que na época passada «o Sp. Braga poderia ter feito muito mais em todas as competições». Se Domingos for a treinar como é a falar (mal) dos camaradas de ofício, ou vai longe, muito longe, depende de quem lhe der alento, ou despista-se numa curva próxima.... Espera-se que se os bons resultados tardarem, não se desculpe com as lesões musculares que diz ter herdado de Jesus...



1. Considero que Domingos não esteve de facto bem. Não tem qualquer necessidade de se referir (de forma explícita ou implícita) ao seu antecessor. Fica-lhe mal mas sobretudo coloca sobre si e sobre a equipa uma pressão desnecessária que se pode voltar contra si. Ele tem de ter consciência de que está a construir uma equipa (novamente) do zero mas que precisa de produzir resultados... JÁ! As competições europeias estão aí à porta... e é escusado referir qual o termo de comparação relativamente à época passada...

2. Não digo que as observações que foram feitas não o pudessem ser. Mas não por Domingos. Há uma estrutura que gere a área desportiva a quem poderia caber fazer esse tipo de apreciações. Ao técnico cabe-lhe trabalhar, resguardar-se e eventualmente, quando tiver uma equipa, aí sim, poder fazer esta ou aquela apreciação, já respaldado por algum trabalho. Neste caso, a questão é tanto mais complicada quanto tocou em alguém que veste as cores de um clube que tem boa parte da imprensa do seu lado. "Comprou" uma guerra desnecessariamente...

3. Dito isto, as palavras do Fernando Guerra são de uma parcialidade a toda a prova: "Domingos não tem nada de relevante a apresentar em termos desportivos... relativamente a Jorge Costa!?!? Porquê!? Um sétimo lugar com aquele plantel da Académica, melhor classificação dos estudantes nas últimas décadas não pode comparar com uma subida de divisão de um clube que teve o apoio do Porto na formação do seu plantel (apoio que Domingos não teve)!? Mas então, qual era o currículo do por si incensado Jesualdo Ferreira quando chegou a Braga!?

4. "Domingos foi escolhido pelo Braga com base em critérios não explicados". Porquê? Os outros clubes explicam? Mas custa-lhe assim tanto aperceber!? Ou não acompanhou a última temporada e não ouviu os elogios de muito boa gente ao trabalho de Domingos!? Será apenas um problema de compreensão (ou de desconhecimento!) por parte do Fernando Guerra!?

5. Mas o que é realmente inaceitável é a dualidade de critérios no julgamento. Quando alguém diz que "os mesmos jogadores vão jogar o dobro" não está a faltar ao respeito ao seu antecessor!?!? Ou o que na boca de uns é um discurso "forte e ambicioso" noutros é "insinuação, da má vizinhança e má camaradagem"!? Mais: se Domingos não esteve bem (e já o reconheci), não é com um sem-carácter como Jorge Jesus que terá alguma coisa a aprender em termos de comportamento. Quem acompanhou o final da nossa época passada, se ainda não estava esclarecido, ficou em definitivo desenganado quanto à qualidade humana de Jorge Jesus...

Kilo

 Já se sabe que para o grandes tudo vale, tudo é permitido e tudo é em nome da competição!

Mas não invalida que o Domingos deveesse ter tido algum tento na lingua! Nós não queremos tratamento especial da imprensa, apenas que se apresentem os factos como são!

Mais um artigo baseado na defesa de quem mais lhes interessa...


Passe-se à frente... :-\

barinho

Não adianta,estes benfiquistas têm palas nos olhos e só sabem ver para um lado.Desde que vi um comentador o outro dia a dizer que eles este ano só não saõ campeões se os árbitros não deixarem porque o ano passado lhes roubaram 20 pontos e 16 penaltis,tá tudo dito.

LeonelP

A resposta a esse senhor da Bola, vamos-lha dar em campo. E começa já hoje. A partir de Londres não vou perder o jogo.

Allez Braga

Dracul

Esse senhor lampião está a tentar minar o campo de uma equipa que muito possívelmente lhes vai fazer frente durante este temporada.
Os lampiões têm muitos defeitos e um deles é só verem para um lado.

anti-lampioes

discurso de lampiao jornalista ou adepto é igual! na pré época vao ganhar tudo sao os maiores ninguem os pára este ano temos a melhor equipa do mundo a meio do campeonato ficam mudos! o treinador nao presta o jogadpor A B OU  C nao presta a culpa é dos arbitos do pinto da costa, agora também é do salvador que devia estar calado e nao falar que benfica foi levadinho ao colo jogo Braga benfica bla bla bla bla a história é sempre a mesma!

MRamoa

#6
Muito bem observado Pedro, pena não existir disponível o e-mail deste monte de es****, queria ver qual a resposta que ele daria ás considerações que o Pedro fez. Se queremos competir com os três grandes temos de criar ropturas dentro e fora de campo, talvez e como disseste esta não tivesse sido a melhor altura, mas também não sabemos os niveis de confiança vividos no seio da equipa os quais podem ter dado origem a querer comprar uma guerra nesta altura, talvez passe por aí a estratégia...

ZGANDULO

Quote from: barinho on 21 de July de 2009, 14:30
Não adianta,estes benfiquistas têm palas nos olhos e só sabem ver para um lado.Desde que vi um comentador o outro dia a dizer que eles este ano só não saõ campeões se os árbitros não deixarem porque o ano passado lhes roubaram 20 pontos e 16 penaltis,tá tudo dito.

;D ;D ;D

... é melhor chutar mais uma vez pra canto!!!
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Imbelloni

Quote from: ZGANDULO on 21 de July de 2009, 15:01
Quote from: barinho on 21 de July de 2009, 14:30
Não adianta,estes benfiquistas têm palas nos olhos e só sabem ver para um lado.Desde que vi um comentador o outro dia a dizer que eles este ano só não saõ campeões se os árbitros não deixarem porque o ano passado lhes roubaram 20 pontos e 16 penaltis,tá tudo dito.

;D ;D ;D

... é melhor chutar mais uma vez pra canto!!!

Se me permites, aqui concordo em chutar para canto!

JR1287

#9
Concordo com o que foi dito por todos.
Mas há aqui uma questão que não foi abordada por nenhum forista, mas que acho necessário realçar.
Quer se queira quer não, o Braga tem muitos anticorpos por esse país fora - em Guimarães por questões óbvias, em Belém pela contratação do Jesus, em Coimbra pelo célebre Guimarães-Braga que os mandou vários anos para a segunda, na Luz pela tão propalada ligação actual ao Porto, na Madeira por causa do Manuel Machado, etc.
E quanto melhor e maior for o Braga, maiores serão as invejas, as raivas contra nós, cada vez mais seremos um alvo a abater.
Para já, e apesar de tudo, ainda nos temos aguentado mais ou menos junto dos adeptos de todos os clubes que não referi.
Contudo, não me parece que traga nenhuma vantagem para o Braga que nos colem uma imagem de fanfarrões, malcriados, ou "maus vizinhos" e "maus camaradas", como este artigo denota - e, custa-me dizer, com alguma razão.
Não precisamos deste tipo de linguagem. Para quê comprar guerras desnecessárias? Para quê desgastar-mo-nos em batalhas sem sentido e que não nos trazem vantagem nenhuma?
Eu sei que essa é a técnica do Porto - quem não é por nós é contra nós -, e até lhes tem trazido resultados; mas será que, também nisto, temos de imitar o Porto??
Podem dizer que é uma inevitabilidade, uma vez que cada vez mais seguimos a escola do Porto - ex-jogadores do Porto, Presidente que idolatra e quer imitar o Pinto da Costa, treinador com a escola do Porto como jogador e como treinador; eu sei que temos tudo para imitar o que o Porto faz (de bem e de mal...), mas não queria ver o meu Braguinha cada vez mais à imagem do Porto trauliteiro, agressivo e grosseiro que é a imagem do Pinto da Costa, do Pôncio Monteiro, do Reinaldo Teles, e outros que tais...
Já chega que nos colem ao Porto, desde que nos possamos defender dizendo que não temos jogadores emprestados, nem lhes devemos favores, nem somos sequer parecidos com eles. Mas se nos colam ao Porto e nos comportamos, de facto, como eles, então seremos mesmo o Porto B - e isso eu não vou aceitar!

Deixem as lutas para combater com justiça e honestidade quando os árbitros nos roubarem; quando as comissões disciplinares nos prejudicarem; quando os jornalistas nos ignorarem; quando os adversários nos ofenderem. Porque se nos perdemos em conversas e discussões desnecessárias e sem grande sentido, quando tivermos mesmo  razão, ninguém nos vai levar a sério.

Armando Coelho

Mas porque carga de água nos havemos (nós braguistas) de preocupar com artigos de opinião?, de individuos sem credibilidade, sem moral, sem ética profissional, sem imparcialidade, de verdadeiros capachos ao serviço dos lampiões, sacanas que apenas envergonham uma classe que deveria ser um exemplo de bem informar, de seriedade, de imparcialidade e honestidade. Para mim, esse jornal e referido jornaleiro tem menos valor que o papel usado na casa de banho (pelo menos o papel higiénico sempre tem utilidade, ao contrário desse pasquim que nem para limpar o respectivo serve). E porventura o Domingos disse alguma mentira?, eu penso que não, e ficou bem evidente no final da passada época, em que os jogadores estavam praticamente todos no estaleiro e tivemos de recorrer aos juniores para completar a lista de convocados, em que o JUDAS dispensou atletas que se provou fazerem falta.
O Domingos ainda não provou nada?, e o judas provou alguma coisa até à data? numa época em lhe disponibilizaram todas as condições logisticas e com um plantel ao nível dos corruptos do sistema apenas acabou em 5º lugar, pelos clubes aonde passou anteriormente fez campeonatos medíocres, em que apenas lutava pela manutenção, ainda me lembro do Felgueiras ter começado a todo o gaz e na 2ª volta foi o verdadeiro descalabro tendo inclusive caido para 2ª divisão, depois de ter sido apelidada de equipa sensação, nos espanhois safou-se por um triz da descida, a grande época dele foi sem sombra de duvida no ENORME S.C.BRAGA, agora nos lampiões? a ver vamos.
Quanto à suposta falta de ajuda da CS? quero lá saber, por acaso alguma vez tivemos algum jornal que tivesse sido minimamente coerente com o S.C.BRAGA? não, são piores que os abutres, verdadeiras aves de rapina (a ave predilecta deles), deviamos era fazer-lhes o que outros já fizeram, enxertar-lhes a marmita, para ver se nos respeitam mais, pois está provado que quanto mais lhes apararmos o jogo pior, portanto "QUE SE Fo###AM, eles, e principalmente esse lacaio ao serviço das PÊGAS da 2ª circular.

jeba

É mais um artigo de jornaleiro bacoco a tentar destabilizar!!! Estamos a crescer e este tipo de atitudes por parte de alguma CS só nos tem de fortalecer!!!

Como diria o outro: Deixem-nos pousar...

1

Quote from: jeba on 21 de July de 2009, 15:43
É mais um artigo de jornaleiro bacoco a tentar destabilizar!!! Estamos a crescer e este tipo de atitudes por parte de alguma CS só nos tem de fortalecer!!!

Como diria o outro: Deixem-nos pousar...

Concordo.

Só falta acrescentar que em Portugal nunca se aplaude o sucesso mas tem se sim INVEJA.

Se alguém tem sucesso tem de se desculpar com N coisas (que fazem coisas ilícitas, que enganam, etc e tal) e nunca admitir que a pessoa tem valor. O Braga tem crescido por mérito próprio e isso só cria INVEJA nos outros clubes. É assim em tudo na vida, o futebol tá incluído.

O Domingos não teve bem e este jornalista também não teve. Mas sinceramente não entendo como é que vocês lêem "a borla"

SCB_Forever

caros amigos

Já começa a campanha suja que a nossa CS costuma fazer a quem tenta de forma correcta destronar os 3 estarolas.
Nao passa de mais um artigo de opinião é certo, mas revela laivos de inveja e ao mesmo tempo serve para esconder os reais problemas.

Se bem me lembro o JJ quando chegou ao benfica, disse para todos ouvirem:

"Para o ano vão jogar o dobro" ... foi mais ou menos isto.

E nao vi artigos de opiniao para o criticar por isso, e muito menos alguem dizer que era falta de etica etc, ect, etc.

Apesar de ser triste este tipo de comportamentos, revela duas ou tres coisas muito importantes.

1. Estamos realmente a crescer bem pois já nos têm MEDO.
2. Somos realmente já um GRANDE.
3. A nossa CS continua a sua campanha de favorecimento para com os 3 estarolas.

Mas no fundo nada disto nos interessa pois nao ganha pontos, somente destabiliza, mas somos fortes, e o desdem e o desprezo sao as melhores armas para combaterem este tipo de atitudes.
Hoje quando li o artigo, tive vontade de escrever uma carta aberta a esse senhor jornalista, mas só ia perder o meu tempo pois nao levava a nada.

Logo vamos começar a mostrar o que valemos, isso sim.
Abraço a todos e que logo seja um grande Jogo.

krugger

Quote from: Imbelloni on 21 de July de 2009, 15:08
Quote from: ZGANDULO on 21 de July de 2009, 15:01
Quote from: barinho on 21 de July de 2009, 14:30
Não adianta,estes benfiquistas têm palas nos olhos e só sabem ver para um lado.Desde que vi um comentador o outro dia a dizer que eles este ano só não saõ campeões se os árbitros não deixarem porque o ano passado lhes roubaram 20 pontos e 16 penaltis,tá tudo dito.

;D ;D ;D

... é melhor chutar mais uma vez pra canto!!!


Eu reforço o chuto, next, passa à frente....
Se me permites, aqui concordo em chutar para canto!

Satmar

Caros foristas, o clube está a crescer, como tal os anti-corpos vão aumentando. O Domingos tem os comentários que todos têm, vem com energia e vontade de triunfar. pode ter caído nalgum exagero, no entanto parece-me muito precoce "crucificar" as suas palavras. Não estamos dentro do clube para falar de pubalgias nem de condições oferecidas, apenas que queremos resultados e esses no ano passado surgiram na UEFA, juntamente com brilhantes exibições. Vamos esperar para ver, pois também não gosto de desvalorizar o trabalho do Jorge Jesus, pois apenas errou na forma como forçou a saída. Agora é um tempo de mudança, Domingos traz ideias novas e oxalá novos e melhores resultados. A UEFA está à porta, queremos ganhar e seguir até ao fim do mundo, como diz a música...
Força Guerreiros!!!

Aquiles

Carissimos,

As considerações do Pedro Ribeiro, são bem feitas e oportunas.
A generalidade dos jornaleiros que esrevem neste Portugal, são mesmo pobres de espirito.

Cabe aos Braguistas continuar a marcar a diferença, com vitórias no campo e elevação nas bancadas, com mérito desportivo e com apoio inexcedivel dos adeptos.

Força Braga!

A.Castro



O Domingos está a iniciar a carreira como treinador, no meu entender as palavras que tem dito são de alguem com vontade, de querer fazer mais e melhor.E se ele sente que o objectivo é fazer melhor do que no ano passado, e que tem plantel para isso porque é que não o pode demonstrar???

Neste momento para mim é o melhor treinador do mundo e eu estou com ele....ele quer o melhor po clube e eu tambem!!!

Força mágico!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Stk

#18
Quote from: A.Castro on 21 de July de 2009, 17:21


O Domingos está a iniciar a carreira como treinador, no meu entender as palavras que tem dito são de alguem com vontade, de querer fazer mais e melhor.E se ele sente que o objectivo é fazer melhor do que no ano passado, e que tem plantel para isso porque é que não o pode demonstrar???

Neste momento para mim é o melhor treinador do mundo e eu estou com ele....ele quer o melhor po clube e eu tambem!!!

Força mágico!!

Tudo dito , o que o Domingos disse foi apenas demonstrar que está confiante que vai conseguir fazer coisas boas , e nós , os verdadeiros braguistas , que vivemos , sofremos e choramos as vitórias e derrotas do nosso Enorme clube , só temos que estar do lado dele.

Meus amigos Braguistas ,não se esqueçam que agora temos um novo clube , o "Anti-Braga" que tem vindo a ganhar mais e mais sócios todos os anos , aseguir ao "Anti-Benfica" e "Anti-Porto" Somos o 3º maior clube e com mais sócios .

Não tenham duvidas que esse número de sócios vai subindo de ano para ano e vai continuar a subir conforme nós formos crescendo também.

Catarina

Os jornais adoram criticar o Braga... quando é para informar é que as coisas mudam de figura.

O jornalista é claramente benfiquista, está claramente a defender o JJ e claramente enterrou-se.

Toda a gente sabe que o JJ fartou-se de criticar muitos treinadores e alguns jogadores, é um hino à arrogância, mas ainda o comparam com o Domingos Paciência, por amor de Deus...

Acho que a imparcialidade deste jornalista é de pôr os nervos á flor da pele, a sua crónica é um acto de propaganda ao "benfica do JJ", usando o Braga...

O Domingos Paciência não disse nada que não fosse verdade, esteve mal a afirmá-lo, mas parece que doeu a muita gente.

A apreciação do Pedro Ribeiro está muito bem feita.