News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que pena este DESPERDÍCIO!!!

Started by nandes, 21 de July de 2009, 11:31

Previous topic - Next topic

nandes




Na UEFA só cabem 22  

O Braga, que hoje se apresenta aos sócios com 31 jogadores, tem gente a mais para os planos da equipa técnica, que já anunciou a intenção de dispensar quatro jogadores, e a menos para preencher todas as vagas da lista a remeter à UEFA, em breve, com vista à participação na terceira ronda de qualificação para a Liga Europa, em que a equipa defrontará os suecos do Elfsborg ou os húngaros do Haladas - os primeiros, recorde-se, estão em vantagem na eliminatória e o treinador do emblema da Suécia já dá o assunto por praticamente resolvido, tendo mesmo admitido que o Braga era uma das equipas que queria evitar.

As quatro anunciadas dispensas em equação resolverão o problema da quantidade de atletas que Domingos Paciência pretende ter disponíveis para a preparação da temporada; a tarefa pode mesmo vir a ser facilitada pelas movimentações do mercado na ressaca de uma grande época bracarense.

No que respeita às competições europeias, porém, o que limitará de forma significativa as opções do treinador será a qualidade dos jogadores disponíveis, ou seja, a capacidade para preencher todos os requisitos, a fim de atingir o limite de 25 inscrições na lista principal. Apenas 17 dessas inscrições são livres. As restantes dividem-se por dois critérios: quatro destinam-se a jogadores formados em Portugal, o que não constitui problema para o Braga, e as restantes quatro são para futebolistas formados no clube com permanência de, pelo menos, três temporadas entre os 15 e os 21 anos.

É neste último capítulo que as contas se complicam, uma vez que o guarda-redes Eduardo é o único que pode ser considerado nesta categoria; o médio Stélvio, cedido ao Leiria, era o outro nome que podia acompanhá-lo. Esta lacuna de gente feita nas escolas do Braga, nos termos exigidos pela UEFA, condena ao vazio três vagas e reduz as opções do treinador a 22 nomes de entre os 27 que vierem a constituir o plantel definitivo.  

Na prática, as alternativas não se esgotam nos 22 (ou 25, no limite definido pela UEFA): existe uma outra lista, onde cabem dez juniores e, para essa, não faltarão nomes de jovens bracarenses. Só não serão os de jogadores que participem no quotidiano da equipa, ainda vasta para os planos do treinador, mas curta para as possibilidades que a Liga Europa oferece.

O Jogo


Ainda não me debrucei devidamente sobre este assunto, mas que se trata de uma situação, neste momento, difícil de resolver e nos tempos mais próximos, ai isso é. Que pena este DESPERDÍCIO!!!


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

krugger

Quote from: nandes on 21 de July de 2009, 11:31



Na UEFA só cabem 22  

O Braga, que hoje se apresenta aos sócios com 31 jogadores, tem gente a mais para os planos da equipa técnica, que já anunciou a intenção de dispensar quatro jogadores, e a menos para preencher todas as vagas da lista a remeter à UEFA, em breve, com vista à participação na terceira ronda de qualificação para a Liga Europa, em que a equipa defrontará os suecos do Elfsborg ou os húngaros do Haladas - os primeiros, recorde-se, estão em vantagem na eliminatória e o treinador do emblema da Suécia já dá o assunto por praticamente resolvido, tendo mesmo admitido que o Braga era uma das equipas que queria evitar.

As quatro anunciadas dispensas em equação resolverão o problema da quantidade de atletas que Domingos Paciência pretende ter disponíveis para a preparação da temporada; a tarefa pode mesmo vir a ser facilitada pelas movimentações do mercado na ressaca de uma grande época bracarense.

No que respeita às competições europeias, porém, o que limitará de forma significativa as opções do treinador será a qualidade dos jogadores disponíveis, ou seja, a capacidade para preencher todos os requisitos, a fim de atingir o limite de 25 inscrições na lista principal. Apenas 17 dessas inscrições são livres. As restantes dividem-se por dois critérios: quatro destinam-se a jogadores formados em Portugal, o que não constitui problema para o Braga, e as restantes quatro são para futebolistas formados no clube com permanência de, pelo menos, três temporadas entre os 15 e os 21 anos.

É neste último capítulo que as contas se complicam, uma vez que o guarda-redes Eduardo é o único que pode ser considerado nesta categoria; o médio Stélvio, cedido ao Leiria, era o outro nome que podia acompanhá-lo. Esta lacuna de gente feita nas escolas do Braga, nos termos exigidos pela UEFA, condena ao vazio três vagas e reduz as opções do treinador a 22 nomes de entre os 27 que vierem a constituir o plantel definitivo.  

Na prática, as alternativas não se esgotam nos 22 (ou 25, no limite definido pela UEFA): existe uma outra lista, onde cabem dez juniores e, para essa, não faltarão nomes de jovens bracarenses. Só não serão os de jogadores que participem no quotidiano da equipa, ainda vasta para os planos do treinador, mas curta para as possibilidades que a Liga Europa oferece.

O Jogo


Ainda não me debrucei devidamente sobre este assunto, mas que se trata de uma situação, neste momento, difícil de resolver e nos tempos mais próximos, ai isso é. Que pena este DESPERDÍCIO!!!




Sem duvidam são 4 os lugares obrigatorios reservados para os jogadores formados na casa, se nao forem preenchidos azar do clube, e será efectivamente isso que nos irá acontecer, poderiamos inscrever até 25 jogadores e assim temos plantel para inscrever 22, se a situação não for contornavel toca a fazer uma gestão equilibrada do plantel...

Olho Vivo

Já há muito tempo que vinha alertando para esta questão. Quase todos "chutaram para canto", ninguém acreditando que a SAD não tivesse acautelado esta questão. Mas a verdade é só uma: neste plantel, não há jogadores formados em casa. Deixámos sair Paulo Jorge, Stélvio e... até o Diego emprestámos de forma inexplicável ao Sp. Covilhã quando o poderíamos ter mantido no plantel e emprestado Cristiano (que ainda não tem os três anos de casa necessários). Como entretanto também transferimos Orlando, resta Eduardo... se não sair entretanto...

Vêem mais alguém que possa ocupar estes três lugares em falta!? Eu não vejo... E é uma pena que se tenha de excluir cinco jogadores do plantel por causa disto - com todas as consequências que daí advêm: "plantel europeu" demasiado curto, desmoralização/desmotivação de alguns jogadores, etc....

ZGANDULO

Quando vi o título do tópico pensei que se tratasse da Diana chaves... ;D :D ;D

Quanto ao´tema do tópico dá para reflectir sobre essas situações que por sinal é a lei da UEFA mas certamente que os nossos dirigentes estão conscientes daquilo que estão a fazer, logo à partida prepararam a época a pensar nesses factores.

É de pensar talvez é porque os jornaleiros estarão preocupados pela equipa do Braga...isso é que devíamos reflectir... ::)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Pé Ligeiro

#4
O caso é preocupante e já tinha sido levantado pelo Pedro Ribeiro, que em boa hora lembrou das consequências que poderiam advir para a nossa participação na UEFA, mas infelizmente ninguém da direcção "ouviu" esse alerta.
Numa competição tão exigente como é a UEFA (Liga Europa), como se pode admtir um plantel "coxo" à partida?


BRAGA SEMPRE MAIS!

Imbelloni

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de July de 2009, 12:39
Já há muito tempo que vinha alertando para esta questão. Quase todos "chutaram para canto", ninguém acreditando que a SAD não tivesse acautelado esta questão. Mas a verdade é só uma: neste plantel, não há jogadores formados em casa. Deixámos sair Paulo Jorge, Stélvio e... até o Diego emprestámos de forma inexplicável ao Sp. Covilhã quando o poderíamos ter mantido no plantel e emprestado Cristiano (que ainda não tem os três anos de casa necessários). Como entretanto também transferimos Orlando, resta Eduardo... se não sair entretanto...

Vêem mais alguém que possa ocupar estes três lugares em falta!? Eu não vejo... E é uma pena que se tenha de excluir cinco jogadores do plantel por causa disto - com todas as consequências que daí advêm: "plantel europeu" demasiado curto, desmoralização/desmotivação de alguns jogadores, etc....

De facto já há algum tempo que falaste nisto (creio até que foi a proposito da saida do Paulo Jorge para o Chipre), e infelizmente veio-se a verificar o que havias diagnosticado. Não entendo a facilidade com que esta direcção desfaz-se de jogadores formados na nossa cantera trocando-os por umas supostas promessas. Faz-me muita confusao esta aposta desenfreada num mercado sul-americano algo obscuro e o crescente esquecimento das nossas promessas.

Quote from: ZGANDULO on 21 de July de 2009, 13:00
Quando vi o título do tópico pensei que se tratasse da Diana chaves... ;D :D ;D

Quanto ao´tema do tópico dá para reflectir sobre essas situações que por sinal é a lei da UEFA mas certamente que os nossos dirigentes estão conscientes daquilo que estão a fazer, logo à partida prepararam a época a pensar nesses factores.

É de pensar talvez é porque os jornaleiros estarão preocupados pela equipa do Braga...isso é que devíamos reflectir... ::)


Cá está um dos que chuta para canto...

ZGANDULO

Sempre é melhor xutar pra canto do fazer penálty...

...é que de vez em quando aparece alguêm a cometer infrações punidas com cartão vermelho... DIGO EU..?

Continua...
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Imbelloni

Escusas de ficar mordido.

Avante!

ZGANDULO

Quem está mordido??? - Eu???

;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D

Já são muitos anos a desviar palha!!!

Alguns dos foristas já colocaram este assunto em discussão e certamente que a nossa direção e equipa tácnica estão por cima do assunto, que nós adeptos, nem imaginámos. Acredita!!!

à palha que os jornalistas tentam espalhar no nosso caminho, só a come quem quer!!! - Eu costumo-a desviar!!! Entendeste agora???



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

krugger

Quote from: ZGANDULO on 21 de July de 2009, 15:08
Quem está mordido??? - Eu???

;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D

Já são muitos anos a desviar palha!!!

Alguns dos foristas já colocaram este assunto em discussão e certamente que a nossa direção e equipa tácnica estão por cima do assunto, que nós adeptos, nem imaginámos. Acredita!!!

à palha que os jornalistas tentam espalhar no nosso caminho, só a come quem quer!!! - Eu costumo-a desviar!!! Entendeste agora???






;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D, beeemmmm

FirebRaGa

lol, eu custumo levar 1 fdgp dos da CS a frente para me limpar o caminho... :D
EU ARDO PELO BRAGA;
EU VIBRO PELO MEU CLUBE;
EU MORRO PELO SCB;

SCB sempre ate m

1

No fundo isto quer dizer 2 coisas:

1º- que Domingos e Carlos Freitas prepararam mal a época cometendo erros infantis, especialmente na questão do Diego/ Cristiano. O Stelvio acho bem que rode porque precisa de minutos.

2º- O pior para mim é que não temos referencias no balneário com amor ao clube (só Eduardo que nem é de cá e talvez o Vandinho mas obviamente não pode representar o Braga). Não temos jogadores das nossas escolas no nosso plantel, não temos jogadores com amor à camisola e isso preocupa-me.

Catarina

Quote from: 1 on 21 de July de 2009, 17:19
No fundo isto quer dizer 2 coisas:

1º- que Domingos e Carlos Freitas prepararam mal a época cometendo erros infantis, especialmente na questão do Diego/ Cristiano. O Stelvio acho bem que rode porque precisa de minutos.

2º- O pior para mim é que não temos referencias no balneário com amor ao clube (só Eduardo que nem é de cá e talvez o Vandinho mas obviamente não pode representar o Braga). Não temos jogadores das nossas escolas no nosso plantel, não temos jogadores com amor à camisola e isso preocupa-me.

Jogadores com amor à camisola? Cada vez menos, e esta não é só uma realidade do Braga.

Quanto à questão do tópico, é preocupante, como já referiram, 5 jogadores vão ter de ficar de fora, e isso pode criar mal-estar na equipa. Temos um plantel cheio de bons jogadores, muitos vão ter de ficar no banco, em qualquer que seja a competição, e outros nem na Uefa poderão estar... :-\

Houve alturas em que acreditei que o clube tinha esta questão bem delineada...

Temos que pensar positivo... ao menos teremos 22 jogadores bem escolhidos... ;)

Stk

Isto vai ter de ser bem escolhido , penso que vai recair nos jogadores teoricamente "excedentes" .. Do Exemplo : Deixar F.Oliveira de fora , pois temos polivalentes , apenas 2 guarda redes e não 3.

Quando o Pedro Ribeiro falou nisto , pensei que a situação estava controlada , mas pelos vistos não.. Sou um dos que chutei para canto , não tenho problemas em admitir isso.

So espero que a direcção tenha mais atenção em casos futuros , para não voltar a acontecer a mesma coisa.

1

Já agora alguém me sabe esclarecer à cerca disto:

O Filipe Oliveira pode fazer parte "destes formados" no clube?

Acho que não porque ele saiu cedo do Braga e isso não conta para a UEFA mas se alguém souber que me esclareça.

Olho Vivo

Quote from: 1 on 21 de July de 2009, 18:40
Já agora alguém me sabe esclarecer à cerca disto:

O Filipe Oliveira pode fazer parte "destes formados" no clube?

Acho que não porque ele saiu cedo do Braga e isso não conta para a UEFA mas se alguém souber que me esclareça.

Não, não faz. Um jogador para ser considerado formado no clube deve ter acumulado três épocas com a sua camisola entre as idades de 15 e 21 anos...

mot

Eu gostaria apenas de chamar a atenção para o facto de que esta situação vai obrigar a deixar de fora 3 jogadores do plantel de forma teoricamente não prevista e não os 5 já referidos. É certo que segundo o nosso mister o plantel deverá ser constituido por 27, mas toda a gente já sabia que na UEFA só cabem 25 logo 2 teriam obrigatoriamente de ficar de fora. Os outros 3 é que supostamente não deveria acontecer, mas mesmo aí temos de aguardar para ver como vai ficar a lista final, e como poderá ser contornada em termos de opções essa mesma situação.

Saudações Braguistas!
SCB - Simply Choose the Best