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Acessos ao AXA

Started by ric, 17 de July de 2009, 10:25

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Legião

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
Carissimos,

Está aqui um tópico que entendo ser deveras importante.

1º Não existe forma de comprar ingresso para quem vai da cidade a pé para entrar pelo Bairro da Misericordia.

Solução, colocar pequena bilheteira ao lado da sede do GD Bairro da Misericordia, a funcionar só em dias de jogos e com ligação informática ao posto principal na Praça do Estádio em Dume.

2º Acesso do centro da cidade a pé até ao estádio.

Solução, assinalar o caminho de acesso a partir da Arcada, com sinalização horizontal e vertical. Pode ser por exemplo "A caminho do AXA...", é facil de fazer, se calhar a  Axa paga tudo por troca com a publicidade á marca, dá para inaugurar antes das próximas eleições ;D. Sugiro subir a Rua dos Chãos, descer a Norton de Matos, atravessar o Bairro (...) entrar no Bairro da Misericordia e já está. Outro trajecto, Rua dos Capelistas, Praça Conde Agrolongo, Mercado Municipal, Rua Abade da Loureira, Bairro da Misericordia e já está.

3º Escadas e mais escadas (salvo erro 270 degraus do lado da poente, por onde eu entro a pé...)

Solução, colocar escadas rolantes, com sentido reversivel entre a bancada poente e a pedreira, com acessos aos patamares que ficam por baixo das bancadas, não perturbam a estética (ficam ocultas ) e quem descer até ao ultimo nvel pode depois passar por baixo do relvado para aceder á nascente. No incio servem para descer, no final invertem o sentido e servem para subir.

4º Acesso ao estádio pelo Bairro da Misericordia, pouco digno e com poucas condições.

Solução, rasgar o caminho pelo espaço que já lá existe da Artur Soares, quase em frente ao portão da cadeia, para passar ao lado da Pedreira que está delimitada por umas redes em mau estado e entrar directamente em rampa para o parque superior da Poente.

5º Estacionamento em Dume

Solução, aproveitar o da decathlon, (aquilo está sempre ás moscas...), devolver para utilização o espaço do estaleiro da obra (parada...) das piscinas, ir a pé pelo acesso superior da poente depois das alterações sugeridas em cima ;)

6º Bares incapazes

Solução, colocar á entrada de cada porta das bancadas um bar tal como está junto da B4, para isso podem desmontar o imenso material que está montado por baixo das bancadas nos sitios originalmente definidos pela arquitectura  >:(

Por aqui me despeço, fazendo votos de que com estas ou com outras ideias, se consiga ter a abertura de espirito e a congregação de vontades, que permitam melhorar as condições do estádio, em que joga o Enorme SCBRAGA

Abraço Braguista

Boas ideias.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Augusto Gomes

Dificil solucionar o problema, sem dúvida...
No 1º de Maio 50% do pessoal ia a pé, no Axa só 10% irão...E essa desproporção é decisiva...
Muita gente com TV em casa de qualidade pensa duas vezes, principalmente no Inverno, e dos jogos em dia de semana.Pensa também nas escadas que tem de subir...Individuos a partir de 45 anos e algo pesados podem afastar-se...
Em Lisboa e Porto o pessoal já tem outra mentalidade e está habituado a sofrer para estacionar, embora tenha o metro, mas para regiões populosas só uma pequena parte é que vai ao futebol.
Em Guimarães o Estádio está na cidade e muita gente vai a pé...
Sinceramente, só com paixão e a pagar é que se vai ao Axa....
O futebol no Estádio é cada vez mais para minorias!Mas pode-se fazer alguns paliativos...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Golbery

De facto, para quem vai de carro torna-se complicado estacionar... pena não se ter pensado num parque maior que o mínimo existente... presumo que para as pessoas que moram próximo do Estádio os dias de jogo sejam... complicados...

::)

Por outro lado, não se compreende que só exista uma bilheteira quando (precisamente para descongestionar a "entrada principal") era importante haver duas nascente/poente...

::)


Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Bracarense

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
1º Não existe forma de comprar ingresso para quem vai da cidade a pé para entrar pelo Bairro da Misericordia.

Solução, colocar pequena bilheteira ao lado da sede do GD Bairro da Misericordia, a funcionar só em dias de jogos e com ligação informática ao posto principal na Praça do Estádio em Dume.
De acordo com a coloação de uma bilheteira na Poente mas já dentro do parque.. .o GDBM é uma coisa, nós somos outra.

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
2º Acesso do centro da cidade a pé até ao estádio.

Solução, assinalar o caminho de acesso a partir da Arcada, com sinalização horizontal e vertical. Pode ser por exemplo "A caminho do AXA...", é facil de fazer, se calhar a  Axa paga tudo por troca com a publicidade á marca, dá para inaugurar antes das próximas eleições ;D. Sugiro subir a Rua dos Chãos, descer a Norton de Matos, atravessar o Bairro (...) entrar no Bairro da Misericordia e já está. Outro trajecto, Rua dos Capelistas, Praça Conde Agrolongo, Mercado Municipal, Rua Abade da Loureira, Bairro da Misericordia e já está.

Mais poluição visual NÃO. Quem quer ir ao futebol sabe o caminho. Quem vem de fora (e não são assim tantos) já tem algumas informações e "quem tem boca vai a Roma".

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
3º Escadas e mais escadas (salvo erro 270 degraus do lado da poente, por onde eu entro a pé...)

Solução, colocar escadas rolantes, com sentido reversivel entre a bancada poente e a pedreira, com acessos aos patamares que ficam por baixo das bancadas, não perturbam a estética (ficam ocultas ) e quem descer até ao ultimo nvel pode depois passar por baixo do relvado para aceder á nascente. No incio servem para descer, no final invertem o sentido e servem para subir.
O estádio não foi feito para ter escadas rolantes. É um sacrificio que se tem que fazer. Talvez abrirem o acesso aos elevadores já existentes. E a única bancada que obriga mesmo a subir muita escada é a Nascente superior (para a Poente superior pode-se vir pela Misericordia, para as inferiores bastante entrar pela nascente pois por baixo do relvado chega-se facilmete à poente inferior)

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
4º Acesso ao estádio pelo Bairro da Misericordia, pouco digno e com poucas condições.

Solução, rasgar o caminho pelo espaço que já lá existe da Artur Soares, quase em frente ao portão da cadeia, para passar ao lado da Pedreira que está delimitada por umas redes em mau estado e entrar directamente em rampa para o parque superior da Poente.
A solução não é "rasgar" mais caminhos mas arranjar os caminhos do bairro e requalificar essa zona. Fica a ganhar quem vai a pé ao estádio e mais importante ficam a ganhar os moradores do bairro. Não é uma questão de beenficiar os que vão ao futebol mas sim de beneficiar a população local. Pena é qeu só se pense nisso por causa do estádio.

Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
5º Estacionamento em Dume

Solução, aproveitar o da decathlon, (aquilo está sempre ás moscas...), devolver para utilização o espaço do estaleiro da obra (parada...) das piscinas, ir a pé pelo acesso superior da poente depois das alterações sugeridas em cima ;)
E se aproveitassem para ir a pé e de transportes publicos para o estádio (não faltam no dia de jogo)??? QUe chatice... o pópó não podia ir ao futebol tb.


Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
6º Bares incapazes

Solução, colocar á entrada de cada porta das bancadas um bar tal como está junto da B4, para isso podem desmontar o imenso material que está montado por baixo das bancadas nos sitios originalmente definidos pela arquitectura  >:(

Lançar novo concurso para concessionar os espaços e esperar que alguem com capacidade queira ir para lá. O problema é que , salvo os jogos com os 3 estarolas e um ou outro europeu, o volume de negócios nem deve dar para pagar as despesas de bares a séio e por isso é que ninguém com qualidade pega naquilo.

andre_carneiro

Então para ti está tudo bem!

As pessoas que vão o futebol são as que querem e o resto que não vai tb n irá!

Acho que a solução passa por tornar o estádio o mais funcional,facil e atractivo possivel!

As ideias do Aquiles são muito boas!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Bracarense

Quote from: andre_carneiro on 19 de July de 2009, 14:41
Então para ti está tudo bem!

Como podes ler no post, nem tudo está bem, mas tb nem tudo o que dizem que está mal pode ou deve ser corrigido, pois não estará assim tão mal.

Quote from: andre_carneiro on 19 de July de 2009, 14:41
As pessoas que vão o futebol são as que querem e o resto que não vai tb n irá!

Daqueles que não vão, apenas uma minoria não vai por causa dos degraus ou do estacionamento. A prova disso é que quando tivemos jogos com entradas à borla e numa tarde soalheira (Belenenses de há uns tempos) o estádio encheu. Ou quando há uma oferta maciça de convites a jovens e não só, o nº de espectadores cresce significativamente. Nesses casos não vi nenhum parque insuflavel montado ou nenhuma grua a levar os adeptos para os seus lugares...

O preço e a falta de verddeiro fervor pelo clube é que faz com que sejam sempre os mesmo 8-9-10 mil a ir ao estádio, faça chuva ou faça sol, jogue-se para a taça, para o campeonato ou para a UEFA.
Era assim no tempo do 1º de Maio, é assim no tempo do AXA e muito provavelmente será assim no futuro imediato. Talvez daqui a uns anos, com as campanhas sustentadas nas escolas se consiga impregnar nos jovens o mesmo amor ao clube que o p.e. o meu pai me impregnou ao levar-me a ver os Juniores e tb os seniores desde pequeno.

Bragamo-te

#26
Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
Carissimos,

Está aqui um tópico que entendo ser deveras importante.

Não existe forma de comprar ingresso para quem vai da cidade a pé para entrar pelo Bairro da Misericordia.

Solução, colocar pequena bilheteira ao lado da sede do GD Bairro da Misericordia, a funcionar só em dias de jogos e com ligação informática ao posto principal na Praça do Estádio em Dume.

2º Acesso do centro da cidade a pé até ao estádio.

Solução, assinalar o caminho de acesso a partir da Arcada, com sinalização horizontal e vertical. Pode ser por exemplo "A caminho do AXA...", é facil de fazer, se calhar a  Axa paga tudo por troca com a publicidade á marca, dá para inaugurar antes das próximas eleições ;D. Sugiro subir a Rua dos Chãos, descer a Norton de Matos, atravessar o Bairro (...) entrar no Bairro da Misericordia e já está. Outro trajecto, Rua dos Capelistas, Praça Conde Agrolongo, Mercado Municipal, Rua Abade da Loureira, Bairro da Misericordia e já está.

3º Escadas e mais escadas (salvo erro 270 degraus do lado da poente, por onde eu entro a pé...)

Solução, colocar escadas rolantes, com sentido reversivel entre a bancada poente e a pedreira, com acessos aos patamares que ficam por baixo das bancadas, não perturbam a estética (ficam ocultas ) e quem descer até ao ultimo nvel pode depois passar por baixo do relvado para aceder á nascente. No incio servem para descer, no final invertem o sentido e servem para subir.

Acesso ao estádio pelo Bairro da Misericordia, pouco digno e com poucas condições.

Solução, rasgar o caminho pelo espaço que já lá existe da Artur Soares, quase em frente ao portão da cadeia, para passar ao lado da Pedreira que está delimitada por umas redes em mau estado e entrar directamente em rampa para o parque superior da Poente.

Estacionamento em Dume

Solução, aproveitar o da decathlon, (aquilo está sempre ás moscas...), devolver para utilização o espaço do estaleiro da obra (parada...) das piscinas, ir a pé pelo acesso superior da poente depois das alterações sugeridas em cima ;)

Bares incapazes

Solução, colocar á entrada de cada porta das bancadas um bar tal como está junto da B4, para isso podem desmontar o imenso material que está montado por baixo das bancadas nos sitios originalmente definidos pela arquitectura  >:(

Por aqui me despeço, fazendo votos de que com estas ou com outras ideias, se consiga ter a abertura de espirito e a congregação de vontades, que permitam melhorar as condições do estádio, em que joga o Enorme SCBRAGA

Abraço Braguista

Por mais que tentemos relativizar os problemas de funcionalidade do AxA é um facto que eles existem.Se não acreditam basta ir ver um jogo ao estádio do Dragão e percebe-se logo as diferenças.

Agradeço ao Aquiles ter tido a paciência de apontar alguns dos problemas mais significativos, acrescento também aumentar as palas do estádio bastava por mais uma ou duas filas com os cabos de aço penso que não seria difícil e deixava de chover nas primeiras filas do estádio, o que obriga as pessoas a sairem dos seus lugares mesmo tendo lugar anual.

Se queremos crescer é importante que o Braga e a Câmara em conjunto consigam resolver ou pelo menos atenuar grande parte deles. Um clube sem adeptos não evolui e com estas condições o que está acontecer é o Braga de ano para ano estar a perder gente no estádio o que é pena porque a nível desportivo somos cada vez maiores. É urgente fazer algo!

(S)oon(C)hampion(B)raga

precisamos de um METRO em Braga tal e qual há em lisboa e que pare à portinha do estádio AXA tal como acontece em lisboa em frente aos estádios de alvalade e da luz e no puorto em frente ao estádio do dragõun. ;D

fica aqui a minha ideia para quem a quiser aproveitar:

- linha de metro em 2 círculos, com linhas longitudinais a atravessar cada 1 dos circulos.

- 1 primeiro circulo a circundar toda a cidade(gualtar, lamaçães, quinta da capela, maximinos, aveleda, real, dume, etc)

- 2 segundo circulo povoa de lanhoso, amares, barcelos, famalicão, guimarães...

- falando agora das linhas longitudinais, teriam como origem a zona central da cidade, aproveitando a passagem de peões subterrânea do hotel turismo traçasseiam linhas com direcção a quinta da capela/guimarães, maximinos/ferreiros/aveleda/famalicão, real/barcelos, gualtar/amares, lamaçães/povoa de lanhoso.

obviamente estou a falar de um metro subterrâneo. ;)


obviamente que havendo esta infra-estrutura de metro que parasse, tal como em lisboa e porto, em frente ao estádio por certo o estádio AXA estaria muito bem mais composto do que acontece nos últimos anos. E eliminaria-se quase na totalidade o problema existente com os referidos carros e seu estacionamento.

Como por certo resolveria quase na sua totalidade os problemas de transito tanto internos da cidade de Braga, como entre Braga e as referidas/citadas, por mim, localidades vizinhas.

deixo a minha ideia para a apreciação critica de todos, em expecial aos "velhos do restelo", que frequentam veementemente o do fórum superbraga.com
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Legião

Quote from: Bragamo-te on 19 de July de 2009, 19:10
Quote from: Aquiles on 18 de July de 2009, 18:18
Carissimos,

Está aqui um tópico que entendo ser deveras importante.

Não existe forma de comprar ingresso para quem vai da cidade a pé para entrar pelo Bairro da Misericordia.

Solução, colocar pequena bilheteira ao lado da sede do GD Bairro da Misericordia, a funcionar só em dias de jogos e com ligação informática ao posto principal na Praça do Estádio em Dume.

2º Acesso do centro da cidade a pé até ao estádio.

Solução, assinalar o caminho de acesso a partir da Arcada, com sinalização horizontal e vertical. Pode ser por exemplo "A caminho do AXA...", é facil de fazer, se calhar a  Axa paga tudo por troca com a publicidade á marca, dá para inaugurar antes das próximas eleições ;D. Sugiro subir a Rua dos Chãos, descer a Norton de Matos, atravessar o Bairro (...) entrar no Bairro da Misericordia e já está. Outro trajecto, Rua dos Capelistas, Praça Conde Agrolongo, Mercado Municipal, Rua Abade da Loureira, Bairro da Misericordia e já está.

3º Escadas e mais escadas (salvo erro 270 degraus do lado da poente, por onde eu entro a pé...)

Solução, colocar escadas rolantes, com sentido reversivel entre a bancada poente e a pedreira, com acessos aos patamares que ficam por baixo das bancadas, não perturbam a estética (ficam ocultas ) e quem descer até ao ultimo nvel pode depois passar por baixo do relvado para aceder á nascente. No incio servem para descer, no final invertem o sentido e servem para subir.

Acesso ao estádio pelo Bairro da Misericordia, pouco digno e com poucas condições.

Solução, rasgar o caminho pelo espaço que já lá existe da Artur Soares, quase em frente ao portão da cadeia, para passar ao lado da Pedreira que está delimitada por umas redes em mau estado e entrar directamente em rampa para o parque superior da Poente.

Estacionamento em Dume

Solução, aproveitar o da decathlon, (aquilo está sempre ás moscas...), devolver para utilização o espaço do estaleiro da obra (parada...) das piscinas, ir a pé pelo acesso superior da poente depois das alterações sugeridas em cima ;)

Bares incapazes

Solução, colocar á entrada de cada porta das bancadas um bar tal como está junto da B4, para isso podem desmontar o imenso material que está montado por baixo das bancadas nos sitios originalmente definidos pela arquitectura  >:(

Por aqui me despeço, fazendo votos de que com estas ou com outras ideias, se consiga ter a abertura de espirito e a congregação de vontades, que permitam melhorar as condições do estádio, em que joga o Enorme SCBRAGA

Abraço Braguista

Por mais que tentemos relativizar os problemas de funcionalidade do AxA é um facto que eles existem.Se não acreditam basta ir ver um jogo ao estádio do Dragão e percebe-se logo as diferenças.

Agradeço ao Aquiles ter tido a paciência de apontar alguns dos problemas mais significativos, acrescento também aumentar as palas do estádio bastava por mais uma ou duas filas com os cabos de aço penso que não seria difícil e deixava de chover nas primeiras filas do estádio, o que obriga as pessoas a sairem dos seus lugares mesmo tendo lugar anual.

Se queremos crescer é importante que o Braga e a Câmara em conjunto consigam resolver ou pelo menos atenuar grande parte deles. Um clube sem adeptos não evolui e com estas condições o que está acontecer é o Braga de ano para ano estar a perder gente no estádio o que é pena porque a nível desportivo somos cada vez maiores. É urgente fazer algo!

Concordo que é urgente fazer algo!

Gostava de ouvir a opinião de alguém ligado ao Braga ou à Câmara a comentar esta situação mas nunca ouvi ninguém.

Porque será? Este são problemas que se arrastam há mais de 5 anos!

O que podemos fazer para que a nossa vós se oiça?
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

lipe

Não gasto um cêntimo nos bares e toda a gente deveria fazer o mesmo. Se as vendas descessem os concessionários iriam tentar perceber porquê.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Bracarense

Quote from: Bragamo-te on 19 de July de 2009, 19:10
... Se não acreditam basta ir ver um jogo ao estádio do Dragão e percebe-se logo as diferenças.
....
...é o Braga de ano para ano estar a perder gente no estádio...

Ir ao Dragão dá para perceber que o metro entope na hora de sair (mas é ainda assim a melhor forma de lá chegar), que o trânsito já de si complicado fica caótico ocm filas de carros intermináveis e que se quiseres evitar as filas para chegar ao Dolce Vita deixas o carro estacionado a pelo menos 15' a pé (do género deixá-lo ali para os lados do mercado em Braga)

Quanto a estarmos a perder adeptos de ano para ano no estádio é um conceito relativo pois se poderemos até aceitar que isso é verdade em termos absolutos, relativizando para  a quebra geral de adeptos no estádio em todo o país talvez não estejemos tão mal assim...

ric

amigos:

Eu queria suscitar discussão e sobretudo ver se conseguimos com esta discussão ter ideias que possam ajudar os responsáveis.

A minha ideia inicial seria o desbloquear do caos de transito uma horita antes de cada jogo. E sobretudo fazer com que a s pessoas que se deslocam de fora de Braga (muitas delas Braguistas) não precisem de vir de véspera... lembrem-se que muitos jogos começam poucos minutos após a saída dos empregos...

na minha óptica existem 2 problemas cruciais e que carecem de soluções "integradas":
1- Acessos exteriores de acesso á cidade
2- Acessos e estacionamento nas imediações do estádio

Nota prévia: Não percebo como com a sociedade de grande bulício e onde se tentam minorizar tempos mortos e de espera se possa conecber um estadio gastando milhões para as pessoas IREM A PÉ!!
Um estádio desta grandeza implica um crescente aumento do conforto das pessoas e nesta adjectivação encontram-se os acessos, a forma de estacionar, de assistir em segurança a im espectáculo, de acessos rápidos e prioritários, e até possibilitar 8pagando a quem o quiser) um modo de ENTRAR NO PROPRIO ESTÁDIO DE VIATURA SUBINDO OS DEGRAUS E ELEAVDOR PARA AS BANCADAS.

O objectivo máximo ´+e trazer CONFORTO  e simplicidade de forma a que assistir a um jogo não seja um exercicio complicado de logistica e de PREPRAÇÃO DA VIAGEM COM ANTECED~ENCIA. Só desta forma traremos mais pessoas ao estádio. os que lá vão são...os maluquinhos de sempre....

Confesso que a ideia de ir a pé é um bom principio mas ...PARA QUEM PODE. E não podemos minorizar as coisas de forma tão linear e rectilinea. Se assim fosse também poderiamos dizer: então não vás ao estadio que assim não tens qualquer problema...

Hoje em dia as pessoas buscam a simplicidade, o conforto e não podemos fazer com que uma ida ao estádio seja concebida fora destes patamares.

Esta é uma nota prévia.

e já agora assumo perfeitamente que gosto de ir de carro para o estadio!

Sobre os acessos principais (vias rapidas que chegam de barcelos e porto bem como na variante que ascende de prado e Vila verde residem os principais problemas. E isto porque o trafego se concentra na avenida do estadio, sem saídas significativas e que implicam uma pescadinha de rabo na boca criando um caos enorme.

penso que na chamada avenida do estadio se poderia criar corredores de forma a que não possam existir dois sentidos. Seria um sentido no inicio do jogo e um outro para a saída tentando aplicar o encerramento d euma faixa de rodagem a estacionamento e as outras de faixa de escoamento. Já o vi fazer em situações de aglomeração de viaturas (ex: feiras interbacionais em que o fluxo de carros é de 1h num sentodop e de uma outra hora no sentido contrario). QQ perito em transito sabe que isto é possivel.

Parece-me tb que o acesso eplo bairro devia ser barrado ao trafego automóvel. Apanhamos com o CO2 dos escapes e o "povo" anda a passo com medo de ser apanhado pela procissão de carros. Nessa área seria resrvada exclusivamente para acesso de peões.

O acesso via Montélios (dos Bombeiros para baixo) devia ter sentido único descendente antes dos jogos e ascendente no final.

na avenida doe stadio devia tentar criar-se o tal sentido único de foma a que as saidas e entradas se focassem em 2/3 locais. real, marginal do palmeira e nas tais saidas de Montélios nos sentidos tratados atrás.

Além disso, rever locais de estacionamento e sobretudo ter em atenção que com os lugares da avenida do estadio prenchidos, impor proibições de acessos pelas vias rapidas principais. Se tivermos antes do túnel da estação na via rapida indicações que a sa+ida para o estadio está fechada por ter enchido haveria de ter recursos disponiveis. Seria assim uma espécie de plano de contigencia que passaria pela zona de real, frossos ou mesmo Dume.Deixaria é que as pessoas ficassem largos minutos em filas que não levam a lado nenhum. isro são atribuições da 'policia...

mas para isso deveria haver os tais planos de conting~encia. Que espaços temos alternativos á avenida do estadio? que espaços temos aletrnativos á confusão do bairro e cadeia para estacionamento? quem dá a info que estes espaços estão apinhados evitando que mais viaturas circulem sem qq hipotese de eatacionamentoe apenas a gastarem combustivel?

E que canais temos livres para viaturas de urg~encia ou mesmo para entradas VIP ou de estacionamento privado noe stadio (logo pago mas que deve ter condições dignas?)

na minha óptica tudo isto requer um serviço integrado de forma a que se possa estudar devidamente toda a envovlente e tenhamos cenarios prepradaos para jogos de vários escalões.

Sinceramente não percebo como passados 5 anos após a inauguração do estadio não se vislumbra qq melçhoria nOS ACESSOS.


PS: e não me venham com comparações de estadios... os de LX estão no centro de uma grande cidade. com os eternos problemas de transito. os das cidades epquenas estão no centro tb e podem ser aceddidos apé. O nosso, o AXA, foi CONSTRUÍDO DE RAIZ. NUMA ZONA QUE SE QUERIA SER MODELO E DE CARIZ ESSENCIALMENTE DESPORTIVO. NÃO TER HOJE ACESOS DIGNOS E FÁCEIS SÃO PROVA CLARA DE FALTA DE VISÃO E DE CAPACIDADE DE QUEM PROJECTOU ESTA GRANDE INFRAESTRUTURA.
Não olhemos para os problemas dos outros como se fossem tónicos para as nossasinsuficiências. Tivemos um estadio NOVO e merecemos muito melhor.

Imbelloni

Acho que o estadio tem problemas bem piores dos que o de estacionamento!

Os bares sao uma vergonha, aquilo nao tem jeito nenhum. Já tive que sair rapidamente do trabalho e ir a correr para o jogo e chegando ao AXA apenas tenho Chipicaos...

Outro problema é a dificuldade que pessoas com deficiencias motoras tem para aceder às bancadas, apenas a Nascenete Inferior me parece facilmente acessivel para estas pessoas.

Repito, há alguns aspectos a melhorar, mas sejamos francos o Estádio é bom, confortavel e de rapido acesso. Dizem que chove no estadio mas eu nunca fiquei como quando ia ao 1º de Maio em dia de chuva!

Dracul

Os bares são mesmo do pior que há. O serviço não é profissional e a oferta é miserável. Além disso, são caros.

Stk

Isso do Chover é relativo , chove em todos os Estádios.. quando a chuva vem "pegada a vento" facilmente apanhas com ela nas primeiras filas . Isto no Nosso e em qualquer estádio.

disco infiltrator

Mais uma prova que este forum é  uma excelente "ferramenta" ao serviço  do SCB. Foram aqui apresentados os problemas mas também algumas possíveis soluções.

A minha opinião sobre este estádio , já a referi por diversas vezes. Eu nem acho o estádio particularmente bonito, definitivamente não gosto. No entanto, não é isso que está em causa. Penso que o ric pretendeu, com este tópico,  que analisassemos duma forma objectiva os problemas e as soluções que poderão minimizar esses mesmos problemas.

Penso que se está a conseguir.

Deixo só aqui uma nota. Referiram que é uma "minoria" que deixa de se deslocar aos jogos do SCB devido a esses problemas de funcionamento do estádio.  Podem ter a certeza que não é assim.  Muita gente não vai aos jogos do SCB por esse motivo. Principalmente gente com um pouco de mais idade, gente que gosta do SCB, que ia aos jogos no 1º de Maio mas que deixou de acompanhar os jogos desde a mudança de estádio.

Penso que este estádio é  o factor número por não termos mais gente nos jogos, apesar das excelentes campanhas desportivas  do SCB nos últimos anos.


jeba

Realmente este estádio é de extremos, ou se ama ou se odeia. Ao contrário do Disco eu gosto deste estádio, acho-o lindo, talvez por diferente dos restantes por esse mundo fora. Mas, não me impede de ver que algo está mal. Os acessos que aqui se discutem são realmente um problema. É normal que as pessoas vão de carro para o estádio devido aos horários que normalmente os jogos possuem. Aponto um exemplo: um jogo que seja ás 19H30 e se um alguém sair ás 19H é normal que não procure ir a pé ou de transporte público, a menos que este seja eficiente. Não conheço em Braga zonas BUS em direcção ao estádio, o que obriga os autocarros a irem normalmente atrás dos carros...sendo assim, ir de transporte público ou no nosso carro é exactamente a mesma coisa. É certo que de trânsito entendo pouco ou nada, mas os responsáveis nesse capítulo podem e devem ter propostas para apresentar para uma resolução eficiente do escoamento do tráfego. Já aqui falaram do metro do porto, que entope na hora de sair... é normal tendo em conta que é o meio de transporte mais utilizado na cidade. Mas mesmo assim é o mais eficiente porque cada metro (conjunto de 2 carruagens) leva cerca de 1000 pessoas e isto de 2 em 2 minutos é fazer as contas e ver a capacidade real de escoamento. Em Braga este meio de transporte não existe nem um outro foi concebido para esse efeito como o foi a estação "Estádio do Dragão". Então voltamos aos autocarros, é urgente criar trasnportes para o estádio desde vários pontos da cidade, eu sei que ja existem alguns, mas é necessário que eles cheguem com rapidez ao destino. A polícia pode ajudar nessa intervenção, o que não acontece. Aquilo que eu vejo são polícias encostados ás motos ou aos carros numa espécie de espectadores... o único momento em que os vejo em acção é junto á saída das bancadas poente... Outro dos problemas que existe no escoamento do trânsito é junto á rotunda do estádio, porque quando o jogo termina sai aquele aglomerado de pessoas e nas passadeiras atravessam quase todos juntos e criam-se ali filas... a colocação de semáforos ligados em dia de jogo poderia ser uma solução. Eu sei que as pessoas são e estão cada vez mais comodistas, como disse o Ric e muito bem. Então vamos criar condições para que essas pessoas também vão ao estádio, porque isso não invalida que eles gostem menos do Braga que nós. Acho que estas medidas são urgentes e devem ser estudadas com rapidez, rigor e eficiência.

Mas nem só os acessos são os problemas do AXA. As escadas intermináveis para a nascente superior, retiram muita gente ao nosso estádio.porque não se criam soluções? Existem elevadores de carga que levariam muitas pessoas de uma só vez. Existe, não sei se será possível colocarem escadas ou tapetes rolantes que como já aqui disse só precisavam estar ligadas para subir, pois a descer todos os santos ajudam. A chuva é um outro problema nas filas da frente e não concordo com o que aqui já se disse: "que nos outros estádios também chove". Para mim essa desculpa não serve! Então se tínhamos um estádio que não tinha condições e construímos este, novo, deveríamos acautelar o mínimo de condições. Se colocarmos mais 2 ou três placas na cobertura e isso é possível!! talvez este problema estaja resolvido e não desvirtuamos a arquitectra do mesmo! Os bares como já aqui se falou, penso ser mesmo um problema de concessão, pois se o aluguer for baixo, os preços baixarão... penso eu. Ou então porque não colocar aquelas máquinas automáticas? Afinal já existem máquinas que aceitam notas e moedas não sendo necessário ter trocos apenas para se servirem dela... ficam aqui mais algumas ideias, mas o ideal era fazer chega-las a quem de direito porqu andam a fazer ouvidos de mercador á muito tempo...

Aquiles

Carissimos,

Já escrevi aqui algumas das minhas ideias e Voçês também expuseram as Vossas. Façamos votos que cheguem a quem de direito, ou então que os admnistradores deste forum as canalizem para as pessoas certas.

Faço notar apenas que já estive em todos os grandes estádios do Euro e no tripas, a distancia do torniquete até á bancada é quase nada, e os bares estão lá dentro junto das portas de acesso ás bancadas com um acesso rapido e facil. Os bares em Braga mudaram de concessionário na época passada. O anterior era uma empresa de Lisboa e agora pelo que julgo saber é a mesma pessoa do "Colinatrum". Na minha opinião infelizmente piorou. A solução é colocar lá os bares e atribuir a exploração a várias pessoas, para que exista concorrência entre eles e no final todos saimos a ganhar. Os acessos são aquilo que já sabemos as ideias do Ric também me parecem bem vistas, não podemos realmente ter um estádio novo e acessos pouco condizentes...

Abraço Braguista

Legião

Quote from: ric on 20 de July de 2009, 11:51
amigos:

Eu queria suscitar discussão e sobretudo ver se conseguimos com esta discussão ter ideias que possam ajudar os responsáveis.

A minha ideia inicial seria o desbloquear do caos de transito uma horita antes de cada jogo. E sobretudo fazer com que a s pessoas que se deslocam de fora de Braga (muitas delas Braguistas) não precisem de vir de véspera... lembrem-se que muitos jogos começam poucos minutos após a saída dos empregos...

na minha óptica existem 2 problemas cruciais e que carecem de soluções "integradas":
1- Acessos exteriores de acesso á cidade
2- Acessos e estacionamento nas imediações do estádio

Nota prévia: Não percebo como com a sociedade de grande bulício e onde se tentam minorizar tempos mortos e de espera se possa conecber um estadio gastando milhões para as pessoas IREM A PÉ!!
Um estádio desta grandeza implica um crescente aumento do conforto das pessoas e nesta adjectivação encontram-se os acessos, a forma de estacionar, de assistir em segurança a im espectáculo, de acessos rápidos e prioritários, e até possibilitar 8pagando a quem o quiser) um modo de ENTRAR NO PROPRIO ESTÁDIO DE VIATURA SUBINDO OS DEGRAUS E ELEAVDOR PARA AS BANCADAS.

O objectivo máximo ´+e trazer CONFORTO  e simplicidade de forma a que assistir a um jogo não seja um exercicio complicado de logistica e de PREPRAÇÃO DA VIAGEM COM ANTECED~ENCIA. Só desta forma traremos mais pessoas ao estádio. os que lá vão são...os maluquinhos de sempre....

Confesso que a ideia de ir a pé é um bom principio mas ...PARA QUEM PODE. E não podemos minorizar as coisas de forma tão linear e rectilinea. Se assim fosse também poderiamos dizer: então não vás ao estadio que assim não tens qualquer problema...

Hoje em dia as pessoas buscam a simplicidade, o conforto e não podemos fazer com que uma ida ao estádio seja concebida fora destes patamares.

Esta é uma nota prévia.

e já agora assumo perfeitamente que gosto de ir de carro para o estadio!

Sobre os acessos principais (vias rapidas que chegam de barcelos e porto bem como na variante que ascende de prado e Vila verde residem os principais problemas. E isto porque o trafego se concentra na avenida do estadio, sem saídas significativas e que implicam uma pescadinha de rabo na boca criando um caos enorme.

penso que na chamada avenida do estadio se poderia criar corredores de forma a que não possam existir dois sentidos. Seria um sentido no inicio do jogo e um outro para a saída tentando aplicar o encerramento d euma faixa de rodagem a estacionamento e as outras de faixa de escoamento. Já o vi fazer em situações de aglomeração de viaturas (ex: feiras interbacionais em que o fluxo de carros é de 1h num sentodop e de uma outra hora no sentido contrario). QQ perito em transito sabe que isto é possivel.

Parece-me tb que o acesso eplo bairro devia ser barrado ao trafego automóvel. Apanhamos com o CO2 dos escapes e o "povo" anda a passo com medo de ser apanhado pela procissão de carros. Nessa área seria resrvada exclusivamente para acesso de peões.

O acesso via Montélios (dos Bombeiros para baixo) devia ter sentido único descendente antes dos jogos e ascendente no final.

na avenida doe stadio devia tentar criar-se o tal sentido único de foma a que as saidas e entradas se focassem em 2/3 locais. real, marginal do palmeira e nas tais saidas de Montélios nos sentidos tratados atrás.

Além disso, rever locais de estacionamento e sobretudo ter em atenção que com os lugares da avenida do estadio prenchidos, impor proibições de acessos pelas vias rapidas principais. Se tivermos antes do túnel da estação na via rapida indicações que a sa+ida para o estadio está fechada por ter enchido haveria de ter recursos disponiveis. Seria assim uma espécie de plano de contigencia que passaria pela zona de real, frossos ou mesmo Dume.Deixaria é que as pessoas ficassem largos minutos em filas que não levam a lado nenhum. isro são atribuições da 'policia...

mas para isso deveria haver os tais planos de conting~encia. Que espaços temos alternativos á avenida do estadio? que espaços temos aletrnativos á confusão do bairro e cadeia para estacionamento? quem dá a info que estes espaços estão apinhados evitando que mais viaturas circulem sem qq hipotese de eatacionamentoe apenas a gastarem combustivel?

E que canais temos livres para viaturas de urg~encia ou mesmo para entradas VIP ou de estacionamento privado noe stadio (logo pago mas que deve ter condições dignas?)

na minha óptica tudo isto requer um serviço integrado de forma a que se possa estudar devidamente toda a envovlente e tenhamos cenarios prepradaos para jogos de vários escalões.

Sinceramente não percebo como passados 5 anos após a inauguração do estadio não se vislumbra qq melçhoria nOS ACESSOS.


PS: e não me venham com comparações de estadios... os de LX estão no centro de uma grande cidade. com os eternos problemas de transito. os das cidades epquenas estão no centro tb e podem ser aceddidos apé. O nosso, o AXA, foi CONSTRUÍDO DE RAIZ. NUMA ZONA QUE SE QUERIA SER MODELO E DE CARIZ ESSENCIALMENTE DESPORTIVO. NÃO TER HOJE ACESOS DIGNOS E FÁCEIS SÃO PROVA CLARA DE FALTA DE VISÃO E DE CAPACIDADE DE QUEM PROJECTOU ESTA GRANDE INFRAESTRUTURA.
Não olhemos para os problemas dos outros como se fossem tónicos para as nossasinsuficiências. Tivemos um estadio NOVO e merecemos muito melhor.


Ainda vamos a tempo de encontrar soluções é preciso é que os responsaveis se apliquem na resolução destes problemas relacionados com o AxA.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

BDBRAGA

Eu por natureza sou critico,pois quando se paga exige se,vejamos:
1- Como é possivel que a bancada de socios que mais pagam ,sao os que demoram mais tempo a chegar ao local ,a partir do momento que entram nas instalaçoes? só mesmo em portugal(neste caso braga)
2-acessos? nicless,ha pessoal aqui que critica outros estádios,mas deixem lá os outrso e olhem par o nosso.La fora 1ºfaz se os acessos e so depois  as instalaçoes,verdade?
3-temos tao boas possibilidades pela cadeia,
4-náo se permite beber bebidas aocooolicas no axa,mas como é possivel servir nos camarote?ja parece tempo do titanic ,em que havia sectoe para 1º clase e 3ºclasse.
5.se nao deixam levar guarda chuvas para as bancadas ,tem que criar local paar socios deixarem a guardar.
6-como é POSSIVEL que a comunicação tenha os lugares melhores colocados no estádio?????? na bancada masi cara ,nocentro e na parte de baixo(jornalistas VIPS),eles devem ser colocados no masi alto possivel de maneira a terem uma prerespectiva melhoe a fim da não dizerem borradas.
7-loja no estádio para markting GELOU!!!!
8-PARA UM ESTÁDIO PARA 30.000 Lugares ,deveria ter sido criado um parque  percentual,qual? não sei,quem é arquitecto e tem altos cargos é que tem que ter responsabilidades nisso.
9-JÁ NEM QUERO DIZER MAIS NADA ,PARA NÃO PARTIR O PC.
ABRAÇO