News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/07

Started by david, 14 de July de 2009, 07:08

Previous topic - Next topic

david


Fernando Alexandre feliz com mudança
DO ESTRELA PARA UM CLUBE DE DIMENSÃO EUROPEIA 

O sorriso diz tudo: Fernando Alexandre está "muito feliz" com as mudanças operadas na sua vida. "Passei momentos complicados no Estrela da Amadora e agora sirvo um clube muito diferente, o Sporting de Braga, de dimensão europeia", congratula-se.

Da Amadora o médio de 23 anos guarda apenas uma boa recordação. "O grupo era fantástico. Grandes homens! Só isso permitiu que, mesmo com todos aqueles problemas, a equipa rubricasse uma campanha excelente. E havia ali muita qualidade, comprovada pela circunstância de praticamente todos os elementos terem encontrado colocação com facilidade nas ligas profissionais."

Em Braga, Fernando Alexandre sabe que a concorrência "é forte" mas espera "fazer o maior número possível de jogos". Nos treinos e nos encontros de preparação já disputados, o médio alternou entre as posições 6 e 8. "Todos sabem que me sinto mais à vontade no primeiro desses lugares, mas atuo onde o treinador entender e melhor servir os interesses da equipa", garantiu.

No capítulo coletivo, a meta também está traçada e passa por "cimentar o Sp. Braga como quarto grande".

Autor: ARMANDO ALVES
Data: Terça-Feira, 14 Julho de 2009 - 2:08 
  RECORD

Bruno3429

"Afirmar o Sp. Braga como o quarto grande"

É um dos reforços da nova temporada e mais um dos rostos do optimismo nesta fase de arranque da nova época. Fernando Alexandre não esconde a satisfação por vestir a camisola do Sporting de Braga, depois de um período complicado vivido na última temporada ao serviço do Estrela da Amadora.

O médio tem sido um dos jogadores em destaque no estágio de pré-época, que decorre em Portimão, pelo empenho, entrega e raça, com o objectivo claro de cativar Domingos e lutar pelo lugar no 4x3x3 do novo treinador. "Sinto que tenho valor para poder disputar o lugar, acho que todos os jogadores que estão aqui têm qualidade para jogar, agora cabe ao treinador escolher. De resto, todos trabalhamos no mesmo sentido, todos queremos jogar", sublinhou o médio.

"Surpreendido" pela fácil adaptação e recepção no clube minhoto, Fernando Alexandre revela que o objectivo passa po r ajudar o clube a afirmar-se no panorama nacional.
"A título pessoal é jogar e fazer o máximo de jogos possíveis. Colectivamente penso que passa por ir ganhando jogo-a-jogo e, no fim, faz-se as contas. Mas a ideia é afirmar o Sp. Braga como o quarto grande em Portugal. Trabalhamos para mostrar isso", destacou.

Apesar de se identificar mais na posição de trinco, Fernando Alexandre garante que não tem "qualquer problema" em jogar a médio-direito, aliás, "tenho treinado as duas posições e se me pedirem para treinar a oito não tenho problemas".
O médio confessa que, no Estrela da Amadora, viveu "uma fase difícil", por isso, em Braga sente-se como "no céu": "aqui é outra coisa, é um clube completamente diferente, com condições muito boas para trabalhar bem. Agora quero aproveitar a oportunidade de estar aqui".



Sp. Braga: Ataque dá frutos

É já um ataque que dá frutos. E uma das apostas de Domingos Paciência nas primeiras semanas de trabalho com o plantel do Sporting de Braga. O exemplo são mesmo os seis golos apontados nos dois jogos-treino já realizados - três em cada uma das partidas, frente ao Freamunde e Bristol City.
Linz e Meyong somam já dois golos, numa clara evidência e promessa de regresso em grande na nova época, tal como Diogo Valente e Kalaba, os outros dois rematadores de serviço.

Aliás, não foi só nos dois testes que os avançados Meyong e Kalaba mostraram raça. No treino de ontem, voltaram a festejar, a dar toques de classe e a deixar um sorriso de satisfação no rosto de Domingos, técnico que vai vendo a máquina guerreira do Minho a dar frutos.
O novo técnico tem incidido num 4x3x3 com forte a posta no ataque e tem sido isso mesmo que se tem visto dentro das quatro linhas: movimentações inteligentes, velocidade, bons passes, leitura de jogo a meio-campo e pormenores técnicos que têm feito a diferença.

No intenso treino de mais de duas horas - depois de uma tarde de folga para o plantel - Domingos testou aspectos defensivos e posicionamento com todos os defesas e trincos, enquanto delegou em Miguel Cardoso o segundo grupo de ataque. O técnico-adjunto orientou os médios e avançados nos trabalhos de finalização, com vários exercícios, cruzamentos e remates fora e dentro da área.

Seguiu-se uma animada peladinha, com vários testes em cada posição e sem um onze definido no novo sistema táctico, mas com os avançados a mostrarem pé quente. Kalaba e Meyong fizeram a festa.

Correio Minho

Bruno3429

Fernando Alexandre quer um lugar no "onze" de Paciência

O Sporting Clube de Braga prossegue o estágio de pré-temporada no Algarve e o centro-campista Fernando Alexandre (ex-Estrela da Amadora) quer mostrar serviço ao técnico Domingos Paciência para poder ser primeira escolha num sector onde, entre outros, tem a concorrência de Andrés Madrid, Vandinho e Rodrigo Possebon.

Diario Minho

Bruno3429

Moisés a caminho de ser reforço

Moisés respira de alívio. Sem jogar desde Fevereiro, o brasileiro vê finalmente o calvário a caminho do fim. O defesa-central ainda só faz trabalho de ginásio, mas uma reavaliação recente deu-lhe ânimo para continuar a trabalhar diariamente sem sentir o cheiro da relva. Moisés estará clinicamente apto num período muito mais curto do que o que chegou a ser temido e obrigou o Braga a ir ao mercado por um defesa-central. É certo que Leone e Frechaut também sofrem de pubalgias, mas o caso de Moisés inspira mais cuidados, pois trata-se de uma recidiva.

Provavelmente ainda não será no estágio que Moisés voltará a trabalhar a cem por cento, mas o regresso a Braga trará novidades positivas e os aplausos dos adeptos, que apreciam imenso a sua parceria com Rodriguez no eixo da defesa. Moisés não estará apto para os primeiros jogos da Liga Europa, mas abandonará o boletim clínico antes do início da Liga Sagres.


Defesa é motivo de preocupação

Três golos sofridos em dois jogos contra equipas de escalões secundários mostraram que há aspectos defensivos que claramente necessitam de ser aperfeiçoados. Domingos aprecia o futebol de ataque, mas ontem entregou a sessão de finalização às ordens do adjunto Miguel Cardoso, ficando ele próprio com o comando de um exercício de posicionamento defensivo.

Paulão fez dupla com Rodriguez, num facto que pode não ser coincidência. O exercício trabalhava o deslocamento defensivo em função da posição da bola e obrigava os defesas a sair a jogar com o médio mais defensivo. Domingos insistiu que o defesa mais próximo da bola saísse aos pés do respectivo adversário, ficando os outros no apoio próximo.


Jorginho foi a boa nova do quarto dia de estágio

No grupo de lesionados, onde se incluíam os habituais Leone, Frechaut, Yazalde, Petterson e, agora, Linz, notou-se a presença de Jorginho, uma novidade absoluta sobre o relvado. O brasileiro tem feito sempre ginásio desde que a época começou. É um bom sinal.


Nottingham na agenda

O jogo com o Portimonense, quinta-feira, será disputado às 10 horas no campo da Penina. A curiosidade é que à tarde o Braga voltará a jogar, mas contra o Nottingham Forest, ingleses de segundo escalão que ainda recentemente venceram o Sporting. Hoje devem ficar marcados o horário e o local do jogo.


César apontado ao Benfica por saudades de Diana

César Peixoto viu ontem o seu nome associado a uma possível mudança para o Benfica por dois motivos: a preferência de Jorge Jesus e as saudades da namorada Diana Chaves. A transferência foi noticiada pela revista "VIP" e veiculada como possível.



Fernando Alexandre
"Tenho valor para disputar o lugar"


As condições de trabalho do Braga estão a encantar Fernando Alexandre. Mas até é normal. Apesar de formado no Benfica, o jovem médio já não estava habituado a um tratamento VIP que o ajuda em todos os capítulos. No Mafra, da II Divisão, não havia tantas facilidades. No Estrela da Amadora, foram só dificuldades. "Tivemos um bom grupo, que soube lidar com a situação. Foi um ano muito difícil. Aqui é completamente diferente. Dão-nos todas as condições para podermos trabalhar bem. Quero aproveitar esta oportunidade", comentou serenamente.

De forma serena terá também de trabalhar para a titularidade. Vandinho é um dos capitães de equipa e foi eleito pelos adeptos o melhor do ano passado. Madrid também é craque, e Possebon veio do Manchester United. A concorrência não podia ser maior, mas a esperança não vive com Fernando Alexandre em menor escala. "Sinto que tenho valor para disputar o lugar. Todos têm qualidade, e cabe ao treinador escolher quem vai jogar", afirmou. A dedicação vai ser total, nem que para isso tenha de se sacrificar e jogar como "8", posição que, confessa, não é a sua. "A minha posição é a '6', mas, se me colocarem na '8', faço-a com todo o gosto", referiu. Nos jogos, tem sido médio de transição e só a espaços experimenta a sua preferência.

"Surpreendido" pela forma como está a ser integrado pelo grupo, "que tem facilitado muito", não traça metas impossíveis. "A título pessoal, quero fazer o maior número de jogos possíveis. Colectivamente, é ganhar jogo a jogo e reforçar o lugar de quarto grande", respondeu.

A afirmação segue dentro de momentos. Quinta-feira há jogo contra o Portimonense e uma oportunidade para abraçar Lito Vidigal, que o levou para a Amadora. "Vou abraçá-lo. Deixou saudades", disse.



CR9 aposta em Possebon
MANUEL CASACA

Cristiano Ronaldo, o melhor do Mundo, privou de perto com Rodrigo Possebon, o reforço mais sonante dos arsenalistas. E, em exclusivo a O JOGO, aquele que também é o jogador mais caro de sempre não teve dúvidas em avalizar muito positivamente o ex-colega no vice-campeão inglês. Possebon, Rodrigo para os amigos, terá muito sucesso em Portugal "Vai triunfar. Tenho a certeza de que vai triunfar", garantiu CR9.

Possebon emigrou para Inglaterra em Janeiro de 2008. O interesse do Manchester era antigo, mas só depois de adquirir a nacionalidade italiana é que a mudança foi permitida. Durante seis meses brilhou nas reservas, e Alex Ferguson não hesitou em observá-lo na pré-época seguinte, há precisamente um ano. Nessa altura, Cristiano Ronaldo, ainda o CR7, alimentava a novela do defeso, já a propósito do Real Madrid, onde só viria a aterrar (e rodeado de loucura total) no último 30 de Junho. Possebon aproveitou o facto de o internacional português e outros que jogaram o Euro'2008 se terem juntado à equipa mais tarde para ganhar crédito no seio da equipa. A 17 de Agosto substituiu Giggs e estreou-se na Premier League. Seguiu-se uma época entre a primeira e a segunda equipa, com oito jogos ao mais alto nível, alguns ao lado do CR9. "Conheço-o muito bem. Estivemos juntos em Manchester, e ele treinava algumas vezes com a equipa principal. Como jogador, ainda está a aprender, mas tem muita qualidade. Vai triunfar", voltou a sublinhar Ronaldo.

Braga é "um clube bom para ele", referiu o madridista, certo de que também o ambiente da cidade capital do Minho o pode ajudar. "Vai fazer-lhe bem, e ele vai adaptar-se ao futebol português", prosseguiu.

E se, futebolisticamente, Possebon ainda tem margem para crescer, os aspectos psicológicos estão no ponto ideal. É nesse capítulo que CR9 mais elogia o ex-colega. "É um jogador com uma personalidade espectacular. É muito tranquilo e muito boa pessoa", elogiou, num selo que não podia ter melhor garantia. Palavra do melhor do Mundo.

Cristiano a sofrer

Cristiano foi o único guarda-redes não utilizado até ao momento nos jogos-treinos, mas isso não é motivo para relaxar no trabalho. O jovem é o quarto guarda-redes do plantel e está em Portimão, como sempre em Braga, para aprender com os melhores. Jorge Vital é uma referência nacional no treino dos guarda-redes e ontem deu mais uma "tareia" ao miúdo, corrigindo-o a todo o passo e obrigando-o a repetir até acertar com os gestos técnicos. A dada altura, Eduardo juntou-se ao treinador, apostado também em elevar os índices do petiz. Antes mostrava sempre como se fazia. E sem erros.

O Jogo

Bruno3429

FERNANDO ALEXANDRE DESTACA QUALIDADE DO GRUPO DE TRABALHO

Fernando Alexandre é um dos novos Gverreiros do Minho que chegaram esta época ao SC Braga. O médio português, que na época passada representava o Estrela da Amadora, garante que os primeiros dias de trabalho com o novo plantel têm sido fantásticos. "Tem sido uma adaptação fácil num grupo muito bom e com muita qualidade", começou por afirmar Fernando Alexandre no final de mais um treino realizado na Penina, onde os Gverreiros do Minho se encontram a estagiar.

Apostado em ajudar "o quarto grande do futebol português a ganhar todos os jogos", o internacional português de Sub-20 destaca que chegar ao SC Braga "é como estar no Céu", após os meses complicados que viveu na Reboleira.


JOGO-TREINO FRENTE AO PORTIMONENSE QUINTA-FEIRA ÀS 10H00

O SC Braga defronta o conjunto português do Portimonense na próxima quinta-feira, dia 16 de Julho, às 10h00 no campo de apoio do hotel na Penina, onde o plantel se encontra em estágio. Este será, recorde-se, o terceiro jogo-treino dos Gverreiros do Minho na pré-época 2009/10, depois de terem vencido o Freamunde por 3-1 e o Bristol City por 3-2.

SCBraga

Mac

Domingos tem Paciência na escolha do onzePor João José Pedro

O Complexo Desportivo da Penina, no Alvor, é até ao próximo sábado o quartel-general do Sporting de Braga e onde o treinador Domingos Paciência está a tirar os primeiros apontamentos sobre o plantel (31 jogadores) que registou no defeso uma mão cheia de entradas.

Sendo ainda prematuro avançar com clareza sobre a equipa ideal que atacará a época 2009/2010, a única certeza prende-se com o esquema táctico: 4x3x3.

Os bracarenses já realizaram dois jogos-treino e venceram ambos (3-1 frente ao Freamunde e 3-2 contra o Bristol), mas não há, para já, um onze-tipo. Domingos revela Paciência nas escolhas.
in abola

JotaCC

Jogo-treino também com o Sindicato

O Sp. Braga tem mais um jogo-treino marcado para o estágio que cumpre no Algarve. Com efeito, depois de defrontar o Portimonense na manhã de quinta-feira, à tarde os comandados de Domingos Paciência vão defrontar a equipa do Sindicato de Jogadores.

O jogo diante do Portimonense está marcado para as 10 horas de quinta-feira, no Complexo Desportivo da Penina, enquanto para as 18 fica o encontro com a equipa do Sindicato, muito provavelmente em Lagos.

Em relação à preparação da equipa, Andrès Madrid, Leone, Frechaut e Yazalde estiveram em gestão de esforço, Moisés ficou pelo ginásio, enquanto o ainda júnior Peterson já foi reintegrado sem limitações.

A BOLA