News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 04/07

Started by Bruno3429, 04 de July de 2009, 06:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Domingos alistou-se na legião

O centro de atendimento do Sporting Clube de Braga, situado nas antigas galerias do Bingo, recebeu ontem a visita especial da equipa técnica bracarense para a temporada 2009/10, com o objectivo de proceder à formalização de associados no emblema minhoto. Domingos Paciência alistou-se na legião e é o sócio número 20303.
Da actual equipa técnica apenas Jorge Vital não se tornou sócio dos minhotos, uma vez que o treinador de guarda-redes já o era anteriormente e com as quotas em dia.
Atingir os vinte mil sócios era um objectivo do actual mandato de António Salvador e o seu elenco directivo. O Sporting Clube de Braga ultrapassou esses números recentemente, todavia contabiliza apenas cerca de 13 mil associados pagantes. Há o desejo claro de continuar a fazer crescer a legião e de aumentar o número de sócios pagantes.
O emblema arsenalista contabiliza actualmente 20 mil e 307 sócios, sendo que Domingos Paciência ficou com o 20303.
Depois da formalização de novos associados a equipa técnica deixou as antigas galerias do bingo, no sentido de preparar o apronto vespertino, que acabou por sofrer alteração de planos. Inicialmente estava previsto trabalho de campo, contudo a sessão foi trocada para o ginásio, no sentido de fortalecer os músculos, de forma a minorizar o desgas-te sentido nas primeiras horas da época, que têm decorrido nos limites.


Possebon: "Não tive qualquer dúvida"

Já está! Rodrigo Possebon é oficial. O médio defensiv o do Manchester United já pisou o relvado do Estádio Municipal de Braga e é o quinto reforço dos arsenalistas para a próxima temporada. Em declarações ao site oficial do Sporting Clube de Braga, Possebon mostrou-se fascinado com o estádio dos minhotos e considerou que nem pensou duas vezes quando confrontado com o projecto. "Não tive qualquer dúvida em aceitar o convite", destacou.

"Este estádio é lindo. Nunca vi nada assim", considerou Rodrigo Possebon, que nas duas últimas temporadas actuou no teatro dos sonhos, o Estádio Old Trafford, casa do Manchester United.
"Espero fazer uma óptima época e ajudar o clube", salientou o mais recente reforço dos arsenalistas. "Fiquei muito entusiasmado com o projecto ambicioso que me apresentaram. Não tive qualquer dúvida em aceitar este convite", disse o jogador que chega a Braga por empréstimo para a nova temporada.
De referir que que Possebon ainda não se mostrou perante os adeptos, um facto que só deve acontecer no arranque da semana, até porque faltam resolver uns detalhes burocráticos, que estão relacionados com os seguros.

Com a entrada de Rodrigo Possebon o plantel do emblema arsenalista está praticamente encerrado. Deve ainda entrar mais um elemento para o sector atacante. À parte dessa situação, a administração da SAD liderada por António Salvador só regressa ao mercado caso sejam vendidos atletas, até porque alguns continuam a estar nos planos de clubes europeus.

Correio Minho

Bruno3429

Trio de dúvidas no ginásio

Os atacantes Petterson, Yazalde e Jorginho ficaram-se ontem pelo ginásio. Os dois primeiros repetiram a situação do dia anterior, ao passo que para Jorginho regressou após um dia de treino em pleno. A ausência destes três elementos não deixa de ser curiosa. É que nenhum deles tem o lugar assegurado no próximo plantel.



Galácticos do Minho

Sempre na linha da frente quando toca a animar o treino, João Pereira não hesitou em apelidar de galáctica a sua equipa, aquela que mais vezes venceu nos vários jogos do dia. Depois de obrigar os colegas a posar para a fotografia, baptizou-os um a um com o nome dos novos madridistas: Kaká, Cristiano Ronaldo, Raúl e Benzema. Fernando Alexandre ficou com a designação de Albiol, uma vez que era o mais defensivo do grupo. O lateral-direito não se poupa a esforços para integrar os mais recentes reforços.


Madrid saiu lesionado

Andrés Madrid saiu do único treino de ontem com o tornozelo esquerdo imobilizado. O argentino lesionou-se sozinho na fase final do apronto e teve de ser César Peixoto a solicitar a ajuda do departamento médico. O que parecia um simples toque pode afinal revelar-se uma entorse de média gravidade, uma vez que o jogador teve mesmo de sair no carro-maca. Numa fase em que chegou outro médio-defensivo (Possebon), Madrid pode perder espaço na luta por um lugar na equipa. De qualquer forma, hoje será reavaliado.


AXA encantou último reforço

Possebon só treinará na próxima semana, mas já falou "à Braga" e disse-se convencido pela ambição do clube. "Fiquei muito entusiasmado com o projecto ambicioso que me apresentaram. Não tive qualquer dúvida em aceitar este convite", explicou, indicando o Estádio AXA como aquilo que mais gostou: "Este estádio é lindo. Nunca vi nada assim."


Possebon obriga a mais dispensas
ANDRÉ MORAIS

A contratação de Rodrigo Possebon não era uma obrigatoriedade, mas dificilmente poderia ser enjeitada atendendo à valia do jogador. Com excesso de médios-defensivos, Domingos terá agora de dispensar alguém, juntando mais um nome à lista de jogadores que abandonarão o clube após o estágio que tem início na próxima semana.

Vandinho, Frechaut e Fernando Alexandre têm lugar certo. Os dois primeiros são capitães e, pelas suas idades, têm pouco valor de mercado. Ao segundo acresce ainda a polivalência como qualidade. Quanto a Fernando Alexandre, é contratação recente e aposta promissora. Com Possebon também garantido, Madrid ou Stélvio são, aparentemente, os mais fortes candidatos à saída. O primeiro continua com hipóteses de ser transferido e não esconde a vontade de regressar ao FC Porto. O Braga também não recusará a possibilidade de facturar.

O segundo é um produto da formação arsenalista, mas teve dois anos sem grandes oportunidades para mostrar serviço, a não ser nas chamadas à selecção de Sub-21. Stélvio precisa de jogar e a SAD sabe que outro ano na sombra pode limitar decisivamente o crescimento de um jovem com potencialidades físicas incríveis. O empréstimo poderia ajudá-lo.

Para tomar decisões, Domingos quer ainda saber com que defesas-centrais conta, pois Stélvio pode ser útil nessa função. Com a chegada de Possebon, também Petterson, Kalaba e Jorginho saem a perder. Os indícios dados pelo treinador é que só jogarão dois médios-ofensivos e no plantel, há seis soluções: Mossoró, Pena, César Peixoto e os três já referidos.

O Jogo

JotaCC

Carlos Ferreira, o adeus de um campeão
DEPOIS DE 24 ANOS AO MAIS ALTO NÍVEL
   
Carlos Ferreira anunciou, ontem, o adeus a uma carreira brilhante de 24 anos ao mais alto nível. Panta, nome familiar pelo qual também é conhecido, foi um dos ícones do andebol nacional, deixando como cartão-de-visita um currículo notável, com 11 títulos de campeão nacional, 8 Taças de Portugal e uma presença na final na Liga dos Campeões, só para falar nos mais importantes, além de 150 internacionalizações. Aos 42 anos, uma rotura completa do supra espinhoso do ombro direito colocou-o fora das quatro linhas.

A voz embargada pela emoção não deixou ao guarda-redes do ABC espaço para muitas palavras. Infelizmente, tenho de abandonar. Não porque não me sinta capaz, mas por causa da grave lesão", explicou Carlos Ferreira, reservando um lugar especial para a família, que "esteve sempre presente, mais nos maus do que nos bons momentos", em especial a esposa. Ferreira transita para a equipa técnica do clube de Braga.



RECORD

JotaCC

Carlos Ferreira despediu-se

Da sua família, apenas o filho mais novo, Ricardo, de 11 anos, não testemunhou o momento em que o pai anunciou o fim da carreira de andebolista profissional. Mas Ricardo pode estar descansado, pois tem uma boa justificação: encontra-se no Alto do Moinho, ao serviço do Francisco de Holanda, a disputar o Encontro Nacional de Minis de... andebol.

De resto, Carlos Ferreira contou com a família, a mulher Juliana Silva, e o filho mais velho, Bruno, num dos momentos mais duros da sua vida desportiva, que começou ainda menino, ao serviço do Fermentões, terra minhota para onde veio morar quando chegou de Lourenço Marques, onde nasceu há quase 43 anos.

Sem esconder as emoções, como foi sempre sua característica, como quando empolgava os companheiros e interagia de forma entusiasta e contagiante com o público, Ferreira pouco conseguiu falar, mas o que disse foi para agradecer à família "pelo acompanhamento que sempre me dedicou, nos bons e nos maus momentos". Também aqueles que foram seus "companheiros de aventura" e com os quais, garantiu, aprendeu "sempre muito", foram alvo de palavras de "agradecimento".

"O que sinto é um misto de tristeza e alegria. Tristeza porque acabo por deixar de jogar de uma forma que não estava à espera. As pessoas achavam que eu ainda tinha condições para jogar e tenho de abandonar por uma lesão grave (ndr: ruptura total da coifa dos rotadores do ombro direito). Alegria pelo sentimento do dever cumprido. Por em todos os clubes por onde passei, com dedicação, respeito e orgulho pelas instituições, ter deixado em todos a minha marca e por ser bem recebido em todos eles, seja por adeptos, directores ou jogadores", resumiu, destacando o primeiro encontro da carreira. "Marcou-me o primeiro jogo como atleta de I Dvisão, depois de ter estado castigado seis meses... Foi pelo ABC contra o Benfica, na Luz". Curiosamente, o último jogo também foi com o Benfica, mas em Braga.



O novo treinador-adjunto

Carlos Ferreira vai continuar ligado ao andebol e, ontem, durante a homenagem prestada pelo ABC, o presidente do clube assegurou que o ex-guarda-redes vai passar a fazer parte da equipa técnica, no cargo de treinador-adjunto. "Tem o aval do Jorge Rito para passar a integrar a equipa técnica do ABC", começou por salientar Luís Teles. "Vai ajudar-nos, através da sua experiência, em tudo o que diga respeito à direcção técnica, apoiando a direcção desportiva, e é com o profissionalismo que tem revelado ao longo dos anos que contamos para continuar a melhorar os nossos desempenhos, dentro e fora das quatro linhas", acentuou o líder do ABC, que ofereceu uma camisola a Juliana Silva, considerando que "por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher".



Sucesso coleccionador de títulos


Carlos Ferreira fica na história do Sporting, por ter feito parte da equipa que quebrou um jejum de títulos de 15 anos. No FC Porto esteve três épocas e conquistou outros tantos títulos, sendo que no ABC, onde começou (I Divisão) e acabou, também festejou muito.

Foi 150 vezes internacional A.


O JOGO

JotaCC

Sorteio da Liga 2009-10 vai ser condicionado

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou ontem que o sorteio da Liga principal para a época 2009-2010 vai ser condicionado para que não coincidam jogos em casa de duas equipas de uma mesma região.
"São condicionalismos económicos para rentabilizar melhor a indústria do futebol", justificou Hermínio Loureiro.
Segundo o presidente da LPFP, as novas regras do sorteio "evitarão que o Sporting jogue no mesmo fim-de--semana que o Benfica em Lisboa, o Guimarães e Braga a mesma coisa e as equipas da Madeira também não jogarão em simultâneo em casa". Outra garantia para a nova época: "Os dérbis não serão em três jornadas consecutivas, como aconteceu na época passada".
Para sustentar este novo alinhamento do calendário, o dirigente invoca outras experiências na Europa: "Os ingleses já fazem isto há muitos anos, é uma Liga que não descura os pormenores", observa, sublinhando que as novas regras se "enquadram num espírito de inovação e métodos, trabalhados em articulação com os clubes".
Clubes, esses, que não abarcam o Estrela da Amadora, afastado das competições profissionais por não ter preenchido os requisitos exigidos para a inscrição nas provas. "Os pressupostos foram definidos em assembleia geral e têm a ver com as exigências associadas ao rigor. Se os clubes cumprirem esses pressupostos podem participar", realçou Loureiro, acrescentando: "Fico triste se o Estrela ficar de fora, porque é um clube que tem feito um trabalho extraordinário na formação e na promoção do futebol".
Muito provavelmente sem Estrela da Amadora (que recorreu da decisão da LPFP para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol) mas com Belenenses na primeira Liga, o sorteio arranca mesmo a 11 de Julho, na Arena de Portimão, integrado no evento 5 Stars Weekend Portimão '09', uma iniciativa conjunta da Liga Portuguesa de Futebol e da Câmara de Portimão que engloba espectáculos e actividades de animação.



PUBLICO

JotaCC

Lesões atrapalham decisões

Domingos completa hoje a primeira semana de trabalho sem ver todo o grupo em acção. À lista de lesionados, juntou-se na sexta-feira Matheus. Plantel aberto à entrada de mais um central

Sobre o fecho da primeira semana de trabalho, que hoje se conclui em Braga, há um cenário de indefinições a envolver a construção do plantel que Domingos Paciência vai orientar ao longo da temporada, isto num enquadramento comum a qualquer pré-época, mas também no segmento de uma adversidade que não é nova no clube.

Um quadro clínico pesado não contribui para as decisões que o novo treinador tem de tomar para acertar o lote de efectivos que vão atacar os ambiciosos objectivos do clube para 2009/10.

A BOLA

JotaCC

Stélvio reforça leirienses

A União de Leiria assegurou, este sábado, junto do Sp. Braga o empréstimo do internacional sub-21 Stélvio até ao final da próxima temporada.

O jovem médio defensivo, de 20 anos, estava «tapado» no Sp. Braga e deste modo poderá ter mais oportunidades de jogar no conjunto orientado por Manuel Fernandes.

A BOLA

JotaCC

União de Leiria garante empréstimo de Stélvio e procura mais dois reforços

O médio Stélvio, de 20 anos, vai jogar na União de Leiria por empréstimo do Sporting de Braga, revelou hoje o presidente dos leirienses, João Bartolomeu, que acrescentou que o clube procura mais dois futebolistas para a nova época.

O internacional sub-21 é o oitavo reforço da União de Leiria e junta-se aos guarda-redes Djuricic (ex-Hajduk Kula, Sérvia) e Hélder Godinho (ex-Feirense), aos defesas Jean Batista (ex-Guaratinguetá, Brasil), Vítor Moreno (ex-Estrela da Amadora), Hugo Gomes (ex-Estrela da Amadora) e Nuno Gomes (ex-Varzim) e ao médio Pape Sow (ex-Châteauroux, França).

Segundo João Bartolomeu, até segunda ou terça-feira são esperados mais dois reforços em Leiria, "um deles um número dez". Ao todo, a União de Leiria terá um plantel de 25 jogadores, com "dois jogadores para cada lugar, por indicação da equipa técnica", sublinhou o presidente da SAD.

Também hoje foi conhecida a constituição completa da equipa que irá trabalhar com Manuel Fernandes: Ricardo Martins será o adjunto do técnico, Luís Diogo ficará encarregue da preparação física e Sérgio Louro treinará os guarda-redes do plantel leiriense.

O JOGO

JotaCC

40 camarotes do Estádio Axa já vendidos
NOVA ÉPOCA DESPERTA INTERESSE NOS ADEPTOS
   
O Sp. Braga já conseguiu vender 40 camarotes do Estádio Axa para a nova época, restando dez para vender, para além de dois que todos os anos pertencem à direcção e à SAD do clube. É mais um sinal do interesse que a nova temporada está a despertar na cidade dos arcebispos, onde Domingos continua a preparar a equipa, que treinou hoje de manhã e amanhã descansa.

Matheus, Moisés, Peterson e Jorginho não treinaram hoje devido a problemas físicas. Domingos insistiu em movimentos de finalização, perante a presença de 200 adeptos, e na organização do ataque. Os adeptos vibraram sobretudo com um golo apontado por Mossoró, que só regressou a Braga anteontem mas que já está a conseguir mostrar o seu potencial.

Entretanto, o clube bracarense cedeu o trinco Stélvio Cruz, de 20 anos, à U. Leiria. O internacional sub-21 terá, assim, oportunidade para jogar mais e para se assumir como um dos principais activos do Sp. Braga.

RECORD