News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito...

Started by Zé, 20 de September de 2006, 19:42

Previous topic - Next topic

Ao contrário do habitual, consegui um tempinho extra e entrei na net... Li o fórum SuperBraga.com e após a rápida leitura dos tópicos, e porque o sal não era muito, comecei a divagar sobre uma enorme quantidade de assuntos, que me ocorreram de forma tão rápida que nem deu para organizar ideias. Não entrava à algum tempo e ao accionar o nick reparei numa mensagem privada do RuiAlex. Ao tempo que não sabia nada dele! Como que instantaneamente, lembrei-me de outros que eram presença diária e assídua no fórum e pelas mais diversas razões andam arredados do fórum. O que se passa?
Confesso que é uma situação que me entristece, uma vez que começava a acreditar, melhor dizendo, desejava acreditar que o fórum estava a formar uma espécie de família... infelizmente houve muita gente que emigrou!!!
Não vale a pena chover no molhado acerca da ausência de foristas que outrora eram presença assídua porque tenho a impressão que a questão é mais pessoal que propriamente de outra índole.

Um outro assunto que gostaria de dar realce é à magnitude que a  palavra que nos identifica - "BRAGUISTA" - alcançou nos dias de hoje. Para ser sincero, nunca pensei que o termo que o  Pereira um dia propôs no fórum tivesse a importância que hoje tem. O termo braguista assume importância tal, que hoje, inclusive, temos uma associação que  se intitula braguista e reúne as preocupações e interesses dos braguistas.
Mais importante, BRAGUISTA é o termo que os muitos milhares de pessoas que nutrem simpatia pelo SCB, se auto-intitulam e orgulhosamente dizem ao mundo quando lhes perguntam qual a preferência clubista. O termo Braguista veio para ficar! Veio para ficar e assume e resume na  minha opinião algo mais importante que o momento da equipa; os bons plantéis; os bons resultados; será talvez, na essência, a chave para o crescimento do clube, se é que me fiz entender.

E aqueles a quem me refiro no 1º parágrafo, só me ocorre dizer-lhes uma palavra: Braguismo! Pensem no braguismo e na importância que TODOS temos para que no futuro aquilo que a palavra representa seja algo que nos faça orgulhar e ao invés de ser algo pequeno, medíocre, débil... seja algo forte, grande e digno. Todos contamos e temos importância!

Força Gverreiros

cardoso

Olá Zé
de facto, tal como temos conversado pessolmente, sabemos que há razões objectivas para a mudança que o fórum sofreu.
Mas vejamos o lado positivo da "coisa": imensa gente nova veio cá parar e isso prova o bom desempenho que nós, os velhinhos tivemos na divulgação do superbraga. Digámos que cumprimos a nossa parte: fizemos crescer a criança e ela agora é alimentada por toda esta juventude que vimos "invadir" o fórum.
Mas não se trata de uma oposição velhos/novos. Trata-se de uma mudança de perspectiva; no passado predominavam os posts mais analíticos, hoje predominam os posts mais levezinhos, onde o confronto de ideias é feito numa base mais descontraida, com todos os prós e os contras que isso implica.
Pessoalmente também já não sinto, como já te disse, a mesma motivação que sentia antes para escrever aqui. Talvez seja por causa da mudança que o fórum sofreu ou então foi eu próprio que mudei. Não interessa. Nestas coisas devemos fazer o que nos apetece porque não andamos na net para fazer qualquer espécie de frete nem para prejudicar a nossa vida.
Mas que fique bm clara uma coisa: eu não (e o zé também não, sei-o eu) desvalorizo estas dezenas de foristas novos. pedlo contrário. É tudo malta muito porreira, simplesmente as coisas mudam; não necessariamente para melhor ou para pior... apenas mudam...
Quanto ao braguismo também eu estou admirado. Em boa hora o Pereira se lembrou de tal coisa. O braguismo é um sentimento que ultrapassa resultados e desempenhos; é aquilo a que outros chamam "mistica"; é o poder de um simbolo e de uma cor nova e única: o vermelho com mangas brancas :D

braguista365

velhos ou novos ,todos contam para fazer deste clube o verdadeiro ENORME!
todos sao igualmente importantes!

ric

bem já agora deixem-me meter uma "colherada"...a seguir a estes dois ilustres, Mais uns quantos 3 ou 4 , tb sou dos mais antigos neste forum.
Nutro pelo forum uma relação quase intima que me leva a ter dificuldade em deixá-lo por um dia que seja. mesmo que as coisas não me agradem e as conversas sejam "ç^para outra ovelha" sinto necessidade de cá vir. é que entrar diariamente na Net faz parte tb da minha pessoal e profissional ..daí a facilidade...

Quero , no entanto, expressar o seguinte:
Existe de facto algum cansaço de quem muitas pestanas queimou a ecsrever e a dirimiropiniões.
Custa tb ver que ideias, pensamentos, acções que juklgavamos fáceis de acatar, rumos por onde p clube seguia e podia seguir, comentários vários sobre a vida do nosso clube, são continuamente repetidos. e são repetidos porque ainda não estão 100% em vigor. De quantas lacunas já falamos aqui? Quantas vezes dissemos que a "roda estva inventada" e que só precisavamos de a fazer andar? Quantas vezes discutimos aqui incentivos para sócios, ideias de merchandising, necessidade de imposição da presença do clube entre a juventude? tantas e tantas vezes falamos do que deveria ser feito. tantas e tantas vezes constatamos que , por vezes, a euforia desportiva ocultava outras acções de fundo que eram urgentes...

Muitas vezes sorrio com alguns tópicos com assuntos discutidos dezenas de vezes em longos serões de "teclagem forista". quantas vezes se falaram dos problemas prementes do clube? Até chegamos a constituir ua  direcção sombra...ehehehe...

Hoje, vejo que a maioria dos assuntos estão activos e na ordem do dia. esses, que falamos há mais de 3/4 anos.
esses que fazem parar e pensar que afinal "teria valido a pena?"

é que nem sempre existem discussões actuais de temas de fundo que não o sejam j´+a discutidos antes.E arrisco mesmo a dizer que todos os dossieres prementes do clube e da sua evolução já foram aqui discutidos.

Somos de facto um manancial inesgotável de ideias.porque existimos como associados activos, com capacidade de anlise e de raciocinio. E move-nos uma fé inquebrantável que o Braga VAI LONGE!!!!

Hoje , escrever neste fórum é sempre dizer o que gostamos e não gostamos da equipa, é escrever aquilo que discutimos com os amigos do café e que partilhamos para o mundo.

porqu eo Braga vale a pena, continuo por aqui. Outros o fazem...outros chegarão   e os que por cá passaram, como o ruialex,ao nosso convivio regresserão. nem que seja para festejar o titulo!!!

Afonso Matos

Amigos Braguistas... cof, cof... concordo com vocês... cof, cof...
Ai que já não tenho idade para estas coisas  cof...
E o senhor padre? Que bem que ele escrebe.
Desculpai: Que benhe escrebe o belho Zé... cof cof...
E que dezere daquele mocito... o Cardoso? Um luxo de crónicas!

Agora a sério:  Um abraço a todos! Eheheheh

Quote from: Afonso Matos on 20 de September de 2006, 23:05
Amigos Braguistas... cof, cof... concordo com vocês... cof, cof...
Ai que já não tenho idade para estas coisas  cof...
E o senhor padre? Que bem que ele escrebe.
Desculpai: Que benhe escrebe o belho Zé... cof cof...

Esqueceste de tomar o xarope!!!
Força Gverreiros

Manuel Pereira

Os assuntos já foram todos (quasee todos) discutidos é verdade, mas há sempre formas novas de pegar em problemas velhos que ainda não foram resolvidos. Alguns foram resolvidos ou melhorador foram resolvidos. Nem sempre tenho tempo mas, também sou dos que já foi mais activo, mas não me sinto menos motivado que antes.
Como já disse só relaxarei completamente quando o Municipal for sistematicamente prenchido em cada jogo por trinta mil braguistas.
CONFIO QUE AINDA VOU VER ISSO!

Saudações braguistas.

Mau Maria

BOAS,

Caros Braguistas, como bem sabem eu não sou um Braguista. Sou apenas mais um "biclubista" que dada a distancia que me separa do clube do coração... e o coração não tem razões... decidiu por alguns neurónios ao "serviço" do clube da nossa cidade. Não tenho intenções negativas, muito pelo contrário... Gostava de ver um Braga à dimensão que este merece (não o quero enorme, mas pelo menos que seja um dos grandes... e penso que o realismo é importante aqui...).

De facto o Braguismo está a ganhar raízes e aí o superbraga.com teve importância fundamental.

Como diz o Cardoso, o menino foi "botado" no mundo. Cabe agora aos novos fazer dele um "homem"... Concordo com isso, mas quem está na génese de tudo isto não pode agora deixar as coisas assim nas mãos da juventude que aparece.

Obviamente que os tempos mudam e as opiniões tornam-se, infelizmente, cada vez mais superficiais... é mais fácil assim... as pessoas mudam e com elas as formas de pensar e de abordar as questões e aí as novas gerações começam a impor-se.

No entanto, e isto é que é o importante, não se pode deixar que uma boa ideia, que é acompanhada de valores positivos, seja desvirtuada pela facilidade de pensamentos. Vejo o Braguismo como uma tentativa de criar nos adeptos do Braga uma personalidade própria, com carácter próprio, onde o amor ao Braga seja o "motor que tudo move".

Além disso, esse movimento tem que ser feito pelas virtudes do Braga, em prol delas, mas não só. O saber viver e estar no desporto, o respeito pelos adversários, a tolerância e sobretudo o amor ao futebol, devem também ser motes do Braguismo.

A manifestação contra as injustiças, sejam elas praticadas na nossa casa ou na dos vizinhos, a defesa da honestidade contra a corrupção, contra o estado das coisas... tudo isto deve ser parte do Braguismo.

O Braguismo, penso eu, não deve ser elevado através do rebaixar os outros ou aqueles que têm opiniões diferentes... A ideia de que o Braga é dos Braguistas, e os outros são os biclubistas não me parece o melhor caminho... O Braguismo deve assumir, no âmbito do que é o futebol português, uma posição de diferença, de exemplo, de superioridade até... e isto porque é uma ideia nova que cresce e ganha raízes... e por ser nova, vamos aproveitar e torná-la nobre nas suas convicções... ser Braguista deve ser algo diferente do que já existe relativamente aos "ismos".... Daí eu defender que quem colocou o menino no mundo, não o pode deixar agora ao vento... os valores têm de ser bem vincados... se assim for, viva o Braguismo....   

8)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Reis

Quote from: Mau Maria on 21 de September de 2006, 11:07
A ideia de que o Braga é dos Braguistas, e os outros são os biclubistas não me parece o melhor caminho... O Braguismo deve assumir, no âmbito do que é o futebol português, uma posição de diferença, de exemplo, de superioridade até... e isto porque é uma ideia nova que cresce e ganha raízes... e por ser nova, vamos aproveitar e torná-la nobre nas suas convicções...

Muito bem!

Muito bem, mesmo!
Este é que deve ser o caminho a tomar pelos Braguistas....
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Apenas_Braga

Concordo com quase tudo, apenas e na minha optica permitam-me dizer-lhes Zé e Cardoso e todos os outros envolvidos, que se fizeram o "filho" têm de o educar, não é abandoná-lo quando ele mais precisa de educação.

Braguismo está em grande e a crescer, e como diz o Mau Maria:

"O Braguismo deve assumir, no âmbito do que é o futebol português, uma posição de diferença, de exemplo, de superioridade até... e isto porque é uma ideia nova que cresce e ganha raízes... e por ser nova, vamos aproveitar e torná-la nobre nas suas convicções... ser Braguista deve ser algo diferente do que já existe relativamente aos "ismos".... Daí eu defender que quem colocou o menino no mundo, não o pode deixar agora ao vento... os valores têm de ser bem vincados... se assim for, viva o Braguismo...."
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

cardoso

Quote from: Apenas_Braga on 21 de September de 2006, 17:50
se fizeram o "filho" têm de o educar

Tens razão, mas, de facto, prefiro fazê-los ;-)

Concordo com quase tudo, apenas e na minha optica permitam-me dizer-lhes Zé e Cardoso e todos os outros envolvidos, que se fizeram o "filho" têm de o educar, não é abandoná-lo quando ele mais precisa de educação.

Braguismo está em grande e a crescer, e como diz o Mau Maria:

"O Braguismo deve assumir, no âmbito do que é o futebol português, uma posição de diferença, de exemplo, de superioridade até... e isto porque é uma ideia nova que cresce e ganha raízes... e por ser nova, vamos aproveitar e torná-la nobre nas suas convicções... ser Braguista deve ser algo diferente do que já existe relativamente aos "ismos".... Daí eu defender que quem colocou o menino no mundo, não o pode deixar agora ao vento... os valores têm de ser bem vincados... se assim for, viva o Braguismo...."

Acho que estás enganado numa questão fundamental, Zé. Não fiz (e acho que o Cardoso subscreve) nem tão pouco sou o "fomentador" do fórum. Quando cá cheguei já andavam por aqui o Fidelis, Afonso Matos, Estrada, Carlos Viana, ...se tem que haver pais, são os que atrás enunciei. ;D ;D ;D
Ajudei(tal como o Cardoso e outros) a engrandecer o fórum e nada mais.
Se um dia fui moderador(junto com o Cardoso) e assumi responsabilidades, que sempre as assumi, no dia que tive consciência que não tinha tempo para levar a bom porto a minha tarefa de moderador,  pedi ao Miguel para me retirar o estatuto. Se até então tinha obrigações, a partir de então a minha participação no fórum estava sujeita à minha disponibilidade de tempo e disposição, e como tudo na vida, o fórum seguiu o seu rumo, agora com outras pessoas ao leme.Se entretanto algo mudou eu não sou certamente o responsável(somos todos) nem a pessoa indicada para o "educar". A propósito... eu não abandonei o fórum. Ontem...hoje tive tempo, mas devo dizer-te que em prejuízo dos meus filhos(a escola já começou, certo?) e certamente vou de "férias" uns tempos.
Contribui, e contribuo, na medida do possível para o engrandecimento do fórum mas o Cardoso e o Zé não são o fórum. Além de não ser verdade, o fórum é mais abrangente, muito mais importante e interessante que 2 simples foristas. Além disso recuso tal fardo.

Força Gverreiros

Afonso Matos

Sem dúvida nenhuma que quem faz o filho deve/devia educá-lo. Infelizmente nem sempre acontece mas aqui no Superbraga.com, os "velhotes" onde me incluo, raros são os dias que não damos uma espreitadela.É impossível viver sem o Braga!
Ainda há dias um atrasado mental que não digo o nome mas que se chama SDBRAGA ou coisa que o valha, desancou uma série de nomes e impropérios a uma ilustre forista. Mal li parte desse lixo, liguei logo ao Ric que tratou da respectiva limpeza. Portanto, nós, os" velhotes" estamos cá.
Sou do tempo em o Braga era notícia de jornal regional/nacional/desportivo somente quando jogava ao fim-de-semana. Era uma seca para quem não tinha por hábito deslocar-se à ponte para ver os teinos. Actualmente,todos os dias há uma notícia qualquer num qualquer jornal. Por vezes até cansa.
É certo que já não sou/somos tão participativos. É natural. Foram milhares e milhares de posts colocados e lidos. Isso desgasta. Houve alturas em que duvidei se o Cardoso trabalhava, tal o tempo que dedicava ao forúm pois, à semelhança do Zé,  era moderador. Já agora, ainda és?
A propósito dia moderação, confesso que na altura em que esta se alargou fiquei um pouco triste quando o Ric, um novato e passando por cima de malta mais velha, convidou gente mais nova para a moderação do "NOSSO" forúm. Posteriormente houve até um pedido de desculpas e tal... Pronto o que passou passou. Não há a nada a fazer e somos todos amigos. De igual modo, é justo dizer que se não fosse o Ric, o Zé Rodrigues o Nandes, a Marta, Cidália, CCPEM,  Buna e outros foristas mais recente, o site dificilmente atingiria a actual notariedade.
Ocorrem-me, entre outras, as crónicas dos jogos do Pedro Ribeiro. Que delícia. Que qualidade.
Enfim, a malta mais nova que trate de arrepiar caminho e ser participativa porque o site foi feito também a pensar neles e veio para ficar.
Além disso e, à falta de melhor, é a SEDE SOCIAL (VIRTUAL) DOS BRAGUISTAS.

Augusto Gomes

Claro que o superbraga.com é para todos, velhos e novos.

É tanto para os teóricos e analistas do fenómeno do desportivo e do braguismo como para os adeptos da cultura "light", que só despacham emoções...

A participação no superbraga.com assume diversas formas, umas vezes mais interventivas que outras.

Nada obsta a que os pretensos teóricos  não debitem também abordagens mais leves e superficiais, de vez em quando...

Mas podem também continuar a ser fazedores de opinião e com isso desassossegarem o forum...

Já agora, o "Mau Manel" para confesso biclubista até é um grande braguista...

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Mau Maria

Quote from: Augusto Gomes on 22 de September de 2006, 00:00

Já agora, o "Mau Manel" para confesso biclubista até é um grande braguista...

Prefiro mais ser um anti corrente. ainda não tenho as "capacidades" e nem cumpro os "requisitos" suficientes para ser um braguista.
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Apenas_Braga

Quote from: cardoso on 21 de September de 2006, 20:49
se fizeram o "filho" têm de o educar
Tens razão, mas, de facto, prefiro fazê-los ;-)

Amigo Cardoso, Zé, Afonso Matos, são os que conheço desde que para cá vim, e todos os outros que não sei os nomes (peço desculpa)

Quando falo em educar, falo numa prespectiva de ajudar os mais novos a compreender de como funciona o Superbraga.com, como funciona o forum, a "educar" os mais novos que este forum é de todos única e exclusivamente para servir ao mais alto nível possível o SC de Braga, e para ser de todos os mais velhos, sejas tu ou outro, têm de os fazer vêr que por exemplo a educação é sempre bem vinda e a má educação não cabe neste forum.
Claro que temos o Ric incansável a apagar msg, ou a fazer qualquer tipo de obs, a um determinado topico (quando existe a má educação) para penso que não chega, os "históricos" a não ser que tenham todos falta de tempo, opinar e/ou "educar" neste forum no meu entender é fundamental. Afinal o Superbraga.com (no seu todo) foi construído pela Vossa paixão ao Braga (evidentemente que tenho de sublinhar o Miguel), logo, se temos que dar espaço aos mais novos, e porque estamos vivos, devemos ajudar com a maior ou menor disponibilidade que todos temos na nossa vida diária.
AFINAL SE OS NOSSOS AMORES ESTÃO EM CASA, A NOSSA PAIXÃO É O S.C. DE BRAGA, ENQUANTO SERES VIVOS, NÓS SOMOS BRAGUISTAS, NÓS PROMOVEMOS O BRAGUISMO.

Como dizia o outro - Estou certo ou errado ?
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

jaimec

Eu tb sou da velha guarda ... só que no antigo, o meu nick tinha "ardoso" no fim ! Tenho notado pouca vitalidade no fórum, a contrastar com o que se passava há uns tempos ... mas eu tb participo menos por falta de tempo .

Acabemos as conversas sobre bi-clubistas .Sabemos quem eles são ... falemos do SCBraga !

TRINCADO

Trincado online no superbraga.... aos anos!!

JailBreak

Boas

Bem não sou tão "velho" assim no fórum, mas também já tenho algum tempozito do vosso fórum(sinceramente não sei à quanto). Não sou obviamente um Braguista, serei sempre um Vitoriano e Setubalense convicto, mas sei perfeitamente o que é esse sentimento. Seja para as cores do meu/vosso clube, seja para o bairrismo que temos para a com a nossa terra e nossas gentes.

E também o vosso fórum serviu para eu(e talvez outros) virem de outras bandas virem para aqui discutir e falar sobre diversos assuntos que todos os amantes puros do desporto querem.

Ou seja serve(serviu) também para outros novos elementos de outras paragens virem vos conhecer, conhecer outras realidades e com sentimentos semelhantes. Que apenas vem provar que temos muita coisa em comum e que o país é pequeno demais para outras "guerras".
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Carvalhinha

Quote from: Afonso Matos on 21 de September de 2006, 23:27
De igual modo, é justo dizer que se não fosse o Ric, o Zé Rodrigues o Nandes, a Marta, Cidália, CCPEM,  Buna e outros foristas mais recente, o site dificilmente atingiria a actual notariedade.
Ocorrem-me, entre outras, as crónicas dos jogos do Pedro Ribeiro. Que delícia. Que qualidade.

Agradeço as palavras. Tento sempre fazer o que posso, nada demais.
O que é certo, é que venho cá diariamente; menos quando me encontro de férias que por acaso estão aí a chegar :D

Tenho a página inicial do superbraga.com como homepage, por isso é impossível não passar por aqui. Aliás, se não viesse cá sentia-me vazia... No inicio só aparecia umas 2 vezes por semana, mas de repente apanhei o vício! 
E faz precisamente no dia 26 deste mês três anos que ando nisto, quer dizer andar andar já há mais, agora registar foi no dia que referi.