News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

À atenção da SAD...

Started by Olho Vivo, 19 de September de 2006, 19:16

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Já escrevi isto noutro tópico, mas acho apropriado colocá-lo em evidência...

"Prestem atenção à crónica d' A Bola e ao ataque cerrado que é feito a Carvalhal...
É aquilo que se esperava, verdadeiros abutres à espera da primeira derrota para desancar em Carvalhal! E até nem é por ele, que também é professor, é pelo outro...
É por estas coisas que estou mesmo (ainda mais) a torcer por que Carvalhal tenha sucesso. Mesmo que o que vi até agora não seja muito animador. Mas quem cá esteve antes, teve uma época e meia para construir uma equipa..."

Pede-se atenção à SAD porque quem se pretende atingir via Carvalhal é a Administração da SAD e a sua decisão de não renovar contrato com Jesualdo Ferreira. Jesualdo faz parte de um clube de treinadores (de que faz parte por exemplo o seu protegido José Couceiro, premiado com a selecção de sub-21 após o brilhante percurso que fez nos últimos tempos) que têm o beneplácito de boa parte da imprensa dita nacional, prerrogativa de que nunca quis fazer uso enquanto por cá andou. Estes seus amigos não ficaram agradados com a decisão soberana da SAD e farão tudo para mostrar que a decisão foi errada e que o "outro" é que era bom, tentando desestabilizar psicologicamente equipa técnica, plantel e adeptos... Esta crónica d' A Bola é paradigmática. Não se critica o jogo da equipa nem se faz a apreciação ao jogo propriamente dito. É malhar do princípio ao fim nas opções do treinador...

Estou grato ao Prof. Jesualdo pelo trabalho que cá fez. Para que não fiquem dúvidas, penso que tecnicamente é um excelente treinador. Mas também penso que não esteve isento de erros e sobretudo não me agradou que tenha colocado sempre a preservação da sua imagem à frente do sucesso da equipa. Percebe-se agora o porquê. Tinha ainda ambição de outros voos. Sacrificou a ambição da equipa à sua. O que não é aceitável é que os seus "amigos" tenham esta atitude de revanchismo, visando contribuir para o nosso falhanço e assim, colocar o senhor professor no pedestal.

Vejam por exemplo o tratamento que tem sido dado pel' A Bola ao Porto(!) e ao seu treinador... E a atitude e as declarações deste... e comparem...

Que a administração da SAD não tenha receio de colocar a nu as intenções desta gente...

PauloLopes

Concordo totalmente contigo Pedro Ribeiro.

Vlad

Subscrevo!

Não li "a burla", e nem preciso, mas é óbvio que a comunicação social em geral anda a endeusar o Jesualdo.  Desconheço as motivações desses patetas, mas mesmo na imprensa generalista isso se passa, assim como na televisão. Quando o boavista ganhou ao benfica, a um desses anormais que comenta na sporttv (já nem sei qual era) só lhe faltava mesmo isso, colocar o JF num pedestal!! Era a forma como o porto já ia ganhando jogos sendo o mérito de jesualdo; era a forma como o boavista goleou o benfica cuja principal razão era a forma como jesualdo construiu a equipa; era a positiva carreira inicial do Braga fruto apenas da herança de Jesualdo; Enfim!!! O Jesualdo agora é o maior!!!!
Eles esquecem-se quem era o Jesualdo A.B. (Antes do Braga)?? Era o despedido do benfica após um trabalho sofrível e uma eliminação em casa com o gondomar; era o mediano e inssosso treinador do alverca que se apresentava quase como uma filial benfiqueira? Era o senhor professor que passou anos e anos agarrado às selecções  jovens (ai não... que bom...) sem resultados importantes a salientar? Era o adjunto, repito, adjunto do TONI, esse sábio do futebol!!! Quem era o Jesualdo A.B.?
Respeito o Professor Jesualdo, e acho que fez um excelente e meritório trabalho em Braga, mas só quero com isto dizer que acho que o Braga fez muito mais pelo Jesualdo, do que o Jesualdo pelo Braga.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 19 de September de 2006, 23:51
Desconheço as motivações desses patetas, mas mesmo na imprensa generalista isso se passa, assim como na televisão.

Amigo Vlad,

Vivemos num país de compadrios e lobbies encapotados. Os media são um dos seus veículos privilegiados. Pior ainda: eles existem infiltrados nos próprios media...

Na imprensa desportiva este estado de coisas é porventura ainda mais latente. Há lobbies que se juntam em volta de algumas figuras e/ou de alguns clubes. É preciso não esquecer a promiscuidade entre as carreiras de jogador, treinador, dirigente e jornalista desportivo. Grande parte dos jornalistas têm um historial (alguns como atletas, outros como dirigentes, outros ainda que entram no mundo do jornalismo desportivo através de dirigentes e outros jornalistas do meio) que os liga a algumas figuras (quase tutelares) ou a alguns clubes.

Quem está atento, percebe que o Prof. Jesualdo Ferreira tem a sua imprensa. Foi um dos primeiros homens a atrair para a profissão de treinador de futebol um carácter de cientificidade, contribuindo para a sua institucionalização em termos académicos. Vem daí aliás a forma como recorrentemente (quase reverencialmente, diria eu) os media o nomeiam com o título de "professor".  Teve um percurso muito longo de trabalho, em que passou pelo Benfica e pelas selecções. Conheceu muita gente do meio futebolístico e cultivou a sua imagem de homem avesso a "choques", distante das ondas que as lutas do futebol geralmente trazem, uma espécie de gentleman do futebol. Nos últimos anos, ganhou até, por influência desses mesmos "media" uma certa aura de sábio do futebol. Ainda por cima, facto não dispiciendo, grande parte da sua vida profissional girou à volta da capital que é como se sabe onde a maioria da imprensa dita nacional se publica e aos restantes media têm as suas sedes.

O Prof. Carlos Carvalhal por seu lado pertence a uma nova geração de treinadores, conotada com José Mourinho porque formada sensivelmente na mesma altura e porque de uma forma ou de outra mantém laços de contacto entre si.  Não têm o mesmo historial de contactos com os media "nacionais". Pior do que isso: têm mesmo alguns anticorpos da parte dessa imprensa... porque todos sabemos que José Mourinho no seu percurso não deixou muitos amigos, colocando os seus interesses desportivos (e das equipas que comandava) à frente das preocupações com a imagem. Claro que o oportunismo da maioria dos media não lhes permite fazer outra coisa senão incensar José Mourinho. Pudera! Com o que ele ganhou e vai ganhando não têm outro remédio que não seja engolir esse grande sapo. Mas o mesmo já não se passa com os treinadores que jocosamente essa mesma imprensa vai apelidando de "novos Mourinhos", entre os quais se encontra o Prof. Carlos Carvalhal. Para esses, só há um caminho: ganhar contra tudo e contra todos de forma a que uma vez mais esta nossa imprensa se veja obrigada a engolir novo sapo.

Ora substituir o "senhor professor Jesualdo Ferreira" pelo "Carlos Carvalhal" não é aceitável para esta gente. É despromover o senhor professor. É uma ingratidão para com este, despromovê-lo desta forma. "O futuro encarregar-se-á de provar que foi uma asneira grossa. E nós cá estaremos para o mostrar à saciedade", é assim que se coloca a nossa imprensa desportiva.

É perante esta dificuldade acrescida, perante esta pressão adicional que teremos de enfrentar esta época. É importante que a SAD esteja consciente disso e que se necessário actue em conformidade, i.e., colocando a nu os interesses encapotados que se manifestam nesta forma de actuar da imprensa para que pelo menos a equipa técnica, o plantel e sobretudo os adeptos não se deixem intoxicar pelas críticas que inevitavelmente cairão sobre Carvalhal (e indirectamente a SAD) após cada resultado menos bom.

É óbvio que não é fácil lutar contra isto, o poder dos media é tremendo e uma opinião veiculada reiteradamente rapidamente se transforma em verdade absoluta. Mas há que pelo menos proteger os nossos!

Notas:

1. Já alguém se esqueceu da forma como Jesualdo Ferreirar cá chegou num processo pouco claro (que envolveu os tais interesses encapotados de que falava) que vitimou, na altura, Carlos Carvalhal? Mas é óbvio, o senhor professor é um gentleman, não teve nada a ver com isso... nem tão pouco com a saída do Bessa para o Dragão, num processo claro como água, como aliás a mesma imprensa atesta...

2. Já repararam como o epíteto de professor só é (raramente) utilizado para Carlos Carvalhal num sentido jocoso, apesar de por formação académica as suas habilitações serem idênticas a outros "professores"?

3. Não é minha intenção defender Carlos Carvalhal, de quem não tenho qualquer procuração para o fazer. Devo aliás dizer que a forma como vem jogando me deixa um pouco preocupado com o seu trabalho. Mas ele tem dois meses de trabalho. Merece o tempo que o seu antecessor teve para que a equipa explane o seu jogo. A minha intenção é defender a equipa de uma pressão acrescida que não resulta apenas do seu trabalho semana a semana, mas de origens mais ou menos obscuras. Pode haver quem pense que isto é uma teoria da conspiração muito rebuscada, mas estou firmemente convicto de que não o é. Uma primeira derrota bastou para o colocar a nu...

4. Sendo para mim claro o facto de Jesualdo dispor de uma imprensa do seu lado, considero a sua passagem pelo nosso clube uma desilusão relativa, apesar dos resultados. Não pelo seu trabalho técnico, que já referi várias vezes ter sido muito meritório. Mas por não ter sabido usar a sua influência sobre os media para ser uma voz incómoda quando a sua equipa disputava lugares cimeiros com armas desiguais; para defender o grupo e o clube, gerando uma união de interesses que poderia levar a que a equipa se transcendesse e aproveitasse as oportunidades históricas que teve (e não sei se se repetirão) de obter uma classificação final inédita. Não o quis fazer. Preferiu preservar a sua imagem e deixar a equipa cair. Se o objectivo era conseguir regressar a um dos metralhas, então parabéns!

ric

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 20 de September de 2006, 04:30
Quote from: Vlad on 19 de September de 2006, 23:51
Desconheço as motivações desses patetas, mas mesmo na imprensa generalista isso se passa, assim como na televisão.

Amigo Vlad,

Vivemos num país de compadrios e lobbies encapotados. Os media são um dos seus veículos privilegiados. Pior ainda: eles existem infiltrados nos próprios media...

;)
Quando referi que desconhecia as motivações dos media, foi com uma inocência "encapotada". Entendo e concordo com tudo o que referiste. E sim, acho que a SAD e nós devemos defender os nossos, ainda que seja uma luta de David contra Golias.

PS: o texto do Zé Diogo Quintela que o Gavion postou noutro tópico identifica bem o carácter e motivações de quem dirige a nossa imprensa desportiva.

Apenas_Braga

Estes magníficos textos definem exactamente o comportamento Sr. Jesualdo, reparem que para além das mudanças onde ficou demonstrado para meu espanto que não pode ser assim tão sério quanto eu pensava que era. E como salta quando o Porto marca, em Braga, às vezes, esboçava um sorriso, mas, só às vezes. HIPOCRITA.
Enfim é o Futebol, relarivamente aos média nem vale a pena fazer qualquer comentário.
PENSO QUE TODOS TEMOS SEMPRE DE ESTAR ATENTOS.
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Reis

Para enaltecer um treinador que neste momento é nosso adversário directo, e queimar o nosso treinador que nos levará a futuras vitórias, não precisamos de jornais desportivos...
Graças a bons entendedores da matéria, já temos quem o faça até no nosso próprio estádio...

Por isso...

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Augusto Gomes

Claro que esta época (infelizmente) vai ser um martirio para Carvalhal, como aliás já foi a primeira época para Jesualdo...

A SAD e Carvalhal vão ter que ter nervos de aço, como é evidente...

Os sócios não vão perdoar e só ao fim de um ano Carvalhal se credibilizará, se tiver sucesso...

Mesmo assim foi bom Jesualdo sair do Boavista para evitar comparações sem sentido...

Entretando o Boavista perdeu ontem em Setubal, bem bom...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

jaimeh

Todos unidos numa só voz! não é uma bolazeca que nos vai deitar abaixo!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Vlad

" Teóricos, tertulianos e adeptos muito críticos com opções de carvalhal
João Pinto não cabe no banco
O futuro é já ali, mas a derrota com o U. Leiria mantém-se como dominante de conversas pelo reino arsenalista. E, na especificidade da questão, a surpreendente passagem de João Pinto à condição de suplente, ainda que eventualmente ocasional, estava no centro das conversas.
João Pinto suplente? Quem ousaria acreditar? Não é certamente da idade, que os 35 anos cumpridos em Agosto nem à lupa se notam, e ao olhar-se para a equipa que defrontou o U. Leiria, a questão absorvia tudo e todos: sem o caríssimo motor da companhia, quem marcaria os ritmos? Sem a sua elevadíssima rotação, a exuberância intemporal, o que seria de esperar do Sp. Braga?
A questão já divide claramente parte do universo arsenalista, e as respostas encontradas, sem qualquer presunção de ingerência no trabalho e opções de Carvalhal, são claras como a água: ninguém compreende a decisão. Pergunta-se como investimento desta natureza, associado a uma capacidade futebolística ainda intacta e inigualável, pode ser preservado...
Claro que a derrota exacerbou paixões e críticas, mas já na observação do onze se viram narizes torcidos quando se notou a falta do homem que arrastou três mil à apresentação.
Percebe-se: o técnico quer um colectivo e evitar a dependência individual. Anular o conceito de superstar. Mas a evidência é clara: colocar João Pinto no banco apenas ao quarto jogo da época surge, descaradamente, como primeiro erro grosseiro de Carlos Carvalhal e razão nuclear para as críticas.
Olhando apenas um ano para trás, verifica-se: nunca João Pinto foi suplente, no Boavista só esteve dois jogos de fora (castigado...), fez 2535 minutos na Liga, marcou nove golos, em metade dos jogos esteve hora e meia no campo, na maioria dos restantes, saiu sempre à beira do fim...
IN A BOLA  "

Houve assim tantos adeptos chocados com a ausência do João Pinto??? Alguém se referiu à ausência do João Pinto como a "razão nuclear para as críticas" ?!?! Das duas uma, ou conversei e discuti com os braguistas errados ou então os jornalistas da Burla já são adeptos do Braga e estão descontentes com a ausência do João Pinto.
Vejam bem o exagero deles e forma como deturpam as coisas: "homem que arrastou três mil à apresentação"
3 mil!!!!! 3 MIL!!!! Que pancrácios!!

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 21 de September de 2006, 12:18
(...) sem o caríssimo motor da companhia, quem marcaria os ritmos? Sem a sua elevadíssima rotação, a exuberância intemporal, o que seria de esperar do Sp. Braga? (...)
(...) ninguém compreende a decisão. Pergunta-se como investimento desta natureza, associado a uma capacidade futebolística ainda intacta e inigualável, pode ser preservado... (...)
(...) colocar João Pinto no banco apenas ao quarto jogo da época surge, descaradamente, como primeiro erro grosseiro de Carlos Carvalhal e razão nuclear para as críticas. (...)
IN A BOLA  "

Mais achas para a fogueira... É preciso desmascarar os objectivos desta gente! Em nome da defesa do grupo, é preciso que não deixemos esta imprensa intoxicar o ambiente entre adeptos, equipa técnica e plantel...
Porque isto é apenas o início....

lininho

pois, mas isto já não é de agora e da SAD, nem um pio. também da forma que as coisa estão postas e "encapotadas" por estes escrevinhadores de pasquins não dá aso para que a SAD se insurja.
também é de certra forma uma opinião que, provavelmente, nós os braguistas, por não nos relacionarmos, normalmente, com esses do "eu bem avisei" estamos imunes ou nem atendemos a esse tipo de critica fácil.
zé: futuro capitão. 8-)

Olho Vivo

Mais uma reportagem arrasadora para Carvalhal n' A Bola de hoje, desta vez com uma análise de fundo em que se questionam as opções do nosso técnico desde o início de época...
Para além de alimentar um pseudo-problema relacionado com a utilização de João Pinto, chega ao ponto de comparar (inocentemente, claro está) a capacidade rematadora da nossa equipa face ao campeão nacional... Não fosse alguém não perceber o alcance da comparação, o artigo dá uma ajuda, identificando o campeão nacional com o clube de Jesualdo Ferreira...

E depois sou eu que vejo conspirações onde elas não existem...

ric

Quote from: lininho on 21 de September de 2006, 13:46
pois, mas isto já não é de agora e da SAD, nem um pio. também da forma que as coisa estão postas e "encapotadas" por estes escrevinhadores de pasquins não dá aso para que a SAD se insurja.
também é de certra forma uma opinião que, provavelmente, nós os braguistas, por não nos relacionarmos, normalmente, com esses do "eu bem avisei" estamos imunes ou nem atendemos a esse tipo de critica fácil.

Sei de fonte segurissima que a SAD se tem pronunciado contra estas situações. Não as traz é para a praça pública (embora , por vezes o devesse fazer ).

Apenas_Braga

Quote from: Pedro Ribeiro on 22 de September de 2006, 03:20
Mais uma reportagem arrasadora para Carvalhal n' A Bola de hoje, desta vez com uma análise de fundo em que se questionam as opções do nosso técnico desde o início de época...
Para além de alimentar um pseudo-problema relacionado com a utilização de João Pinto, chega ao ponto de comparar (inocentemente, claro está) a capacidade rematadora da nossa equipa face ao campeão nacional... Não fosse alguém não perceber o alcance da comparação, o artigo dá uma ajuda, identificando o campeão nacional com o clube de Jesualdo Ferreira...

E depois sou eu que vejo conspirações onde elas não existem...

Vamos convidar esse jornalista para ser o treinador de futebol do SC Braga ?
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

jaimeh

Quote from: ric on 22 de September de 2006, 09:16
Quote from: lininho on 21 de September de 2006, 13:46

Sei de fonte segurissima que a SAD se tem pronunciado contra estas situações. Não as traz é para a praça pública (embora , por vezes o devesse fazer ).
Se a SAD, sabe reconhecer esses meninos é fazer-lhes a vida negra como fez o Pinto da Costa a alguns que se meteram com o porto.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

El Che

Concordo com a generalidade dos posts aqui escritos.
Lanço aqui um repto ás claques que são o polo dinamizador dos jogos em nossa casa.
Nos proximos jogos em casa vamos cantar não apenas uma ou outra vez, mas várias vezes durante o jogo o nome do nosso treinador " CARVALHAL"

Pare ele e equipa e os media sentirem  que estamos do lado dele 100%

Espero sinceramente que os responsaveis das claques visualizem este post e aceitem este repto, pois só com eles é que os associados puxarão pelo nosso Professor Carlos Carvalhal

Pé Ligeiro

Quote from: Pedro Ribeiro on 19 de September de 2006, 19:16

(...)
Que a administração da SAD não tenha receio de colocar a nu as intenções desta gente...

Já tenho também referido a necessidade que há de em determinados momentos, o presidente A. Salvador, como responsável máximo do nosso clube, ir à comunicação social e meter essa gente que nos anda a gozar, na ordem!

Há outros que até vão lá para anunciar recandidaturas...

BRAGA SEMPRE MAIS!

weasel

Grande texto Pedro Ribeiro...
Devo dizer que concordo com a excelente análise que fizeste ao longo de todo este tópico... Exactamento o que venho pensando desde à muito tempo, a partir do momento em que se oficializou a não continuidade do Juju...
Também já tive oportunidade de o dizer em outros posts, embora não de forma tão eloquente como tu, e tive oportunidade de conversar a este respeito com o Reis...

Há muito boa gente, muito além dos jornaleiros, que reza para ver o Braga falhar!!!

Quote from: Reis on 20 de September de 2006, 11:00
Para enaltecer um treinador que neste momento é nosso adversário directo, e queimar o nosso treinador que nos levará a futuras vitórias, não precisamos de jornais desportivos...
Graças a bons entendedores da matéria, já temos quem o faça até no nosso próprio estádio...

Por isso...

Reis sabes bem o que penso disto!